28/10/2009
19h56
Polícia apreende 37 t de alimentos vencidos em SP; comida ia para escolas e prisões
da Folha Online
Policiais civis da 2ª Delegacia de Saúde Pública, do DPPC (Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania), apreenderam nesta quarta-feira cerca de 37 toneladas de alimentos vencidos em uma distribuidora na Vila Ema, zona leste de São Paulo. A gerente da empresa foi presa, mas o proprietário continuava foragido até a noite de hoje.
Segundo informações da delegacia, os alimentos eram distribuídos para escolas e creches dos Estados de São Paulo, Minas e do Mato Grosso; além de penitenciárias e para pelo menos um hospital público.
| Fabio Braga/Folha Imagem |
![]() |
| Alimentos vencidos tinham a validade adulterada para enganar clientes; comida era distribuída em escolas e penitenciárias |
A distribuidora, localizada na rua João Graeber, embalava novamente as carnes e alimentos vencidos colocando novos prazos de validade nas embalagens para enganar os clientes que adquiriam a mercadoria.
A polícia chegou ao local após receber uma denúncia, e passou mais de um mês investigando a distribuidora antes de realizar a apreensão desta quarta-feira.
Os nomes e o número total de locais que consumiam os alimentos vencidos, porém, ainda não foram divulgados. Ao todo, quatro empresas –todas do mesmo proprietário– utilizavam o local para armazenar comida.
O material deverá ser encaminhado para a Vigilância Sanitária. A polícia não soube informar se a gerente já possui advogado, nem o que ela alegou em sua defesa.
____________________
Parabéns ao Departamento, especialmente aos membros da 2a. Delegacia de Saúde Pública.


