08/10/2009
Delegado vai para seccional por foto em cachaça
Flávia Martins y Miguel
do Agora
O delegado Carlos Alberto Delaye, 62 anos, afastado anteontem do cargo de titular do 92º DP (Parque Santo Antônio), foi transferido ontem para a 6ª Delegacia Seccional, em Santo Amaro (zona sul de SP). Ele havia sido afastado por ter usado sua foto e o número da delegacia em que atuava em rótulos de cachaça e de vinho.
| Fabio Braga/Folha Imagem |
![]() |
| Carlos Delaye vai ficar na seccional de Santo Amar |
- De acordo com o Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), o policial irá assumir um dos cargos de delegado-assistente da seccional até que a apuração de sua conduta seja concluída.
Essa posição é hierarquicamente inferior em relação à de titular do 92º DP. Segundo delegados que pediram anonimato, isso foi uma punição e uma solução para que ele ocupe algum cargo enquanto durarem as investigações.
Para o presidente do sindicato dos delegados, José Leal, a transferência foi uma decisão “prudente e correta”.
Delaye foi procurado ontem e não quis dar entrevista.
Nos rótulos, ele aparecia com uma roupa de caubói. Havia, além do número 92, a frase “Aqui o sistema é bruto”.
O delegado havia afirmado que as garrafas eram só para presentear amigos e negado que os rótulos fossem uma tentativa de se promover ou usar o nome da polícia para obter vantagens. Ele também negou que o número 92 seja uma referência à sua antiga delegacia.
________________________________
Ordem era mostrar que a ‘polícia da polícia’ voltou (JORNAL DA TARDE , sábado 12 de setembro )
A prisão do delegado João Rosa provocou reações na Polícia Civil.
O presidente do Sindicato dos Delegados, José Leal, foi à sede da corregedoria, na Consolação, no centro, manifestar sua solidariedade ao colega preso. “Fui dar apoio moral sim. Ele tem residência e emprego fixos. Essa prisão era absolutamente desnecessária. A corregedoria foi truculenta.”
A Operação 11 de Setembro foi preparada após nove meses de investigações, que começaram com os promotores do Gaeco e foram encampadas pela delegada Maria Inês Trefiglio Valente, que assumiu a corregedoria em abril. Ela destacou o chefe da corregedoria do interior, delegado Luiz Rezende Rebello, para planejar a ação.
A ordem para os policiais era “descer a marreta”. Mostrar que a “polícia da polícia” estava de volta – assim era conhecida a corregedoria até 1993, quando era chefiada pelo delegado Guilherme Santana. Eram 3h45 de ontem quando os cerca de 200 policiais e promotores se reuniram na corregedoria, para formar as mais de 30 equipes. Para cada uma delas foi dado um envelope lacrado com as informações sobre o local e quem devia ser preso. Também foram distribuídos malotes com cadeados para a guarda de material apreendido.
O objetivo era achar documentos, computadores e agendas nas casas e escritórios dos investigados. Os mandados de prisão temporária por cinco dias dos acusados foram expedidos pela 5º Vara Criminal de Guarulhos – só um dos investigados, dono de caça-níqueis, não foi preso.

Sobre esta situação da própria polícia prendendo polícia não é o tópico deste comentário e sim, a desfaçatez do governo estadual que tem no site do DETRAN – SP, informações errôneas e impossíveis de acreditar que o cidadão não passa de manobra dos politiqueiros do PSDB que estão há três décadas no Poder Executivo ” governando ” o estado mais rico da união e passam informações constantes no site que não são acessadas como deveriam de ser, pois o atendimento do fale por telefone direto com o DETRAN – Capital , no número 11 3322 – 33 33 , onde está escrito que o serviço deste atendimento vai até às 19h. é pura balela. Fiquei tentando das 17:30 h. até às 18:20 h. numa segunda-feira dia 16/12/2013 e fiquei apenas ouvindo uma mensagem gravada que era para esperar…oras, tá na cara que quem presta este serviço é funcionário relapso e irresponsável por encostar o corpo e deixar o cidadão aborrecido e irritado, levando-o no próximo ano, anular o voto. Crei que com est mau serviço do governo do PSDB fará que o candidato perca as eleições para governador, levando o Aécio Neves à derrota frente ao Lula, que vai substituir a Dilma como candidato à presidência paera desbancar o Getúlio Vargas em duração de tempo no poder da República, com 16 anos de duração, no comando da nação, passando patra a História do Brasil do presidente que mais tempo governou o país eleito pelo voto direto…
CurtirCurtir