CAOS, INÉPCIA E LETARGIA NA POLÍCIA CIVIL FRUTOS DA RESISTÊNCIA DO DELEGADO EM DAR PODERES 6

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS DELEGADOS DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (ADPESP)

Sergio Marcos Roque

A nova sistemática de atendimento

 

 

 

 

 O AUTORITARISMO SE REVELA PELA RECUSA EM DELEGAR PODERES, RECUSA DE  SUGESTÕES , CRENÇA DE SUPERIORIDADE E INFALIBILIDADE…

FRUTO DO EGOÍSMO TÍPICO DE QUEM NÃO QUER VER O “STATUS” DIMINUIDO. ( do blog )

Pelo projeto em fase final de concepção, pronto para execução em poucas semanas, expressiva estrutura policial civil, hoje contingenciada apenas para registro das notícias de crimes, será, agora, empregada unicamente para a tarefa de investigação criminal. Serão equipes com delegados, investigadores, escrivães e demais policiais, que terão como encargo o esclarecimento dos crimes e a prisão dos respectivos autores.

Não haverá fechamento de delegacias, pois em todas haverá equipe de atendimento ininterrupto ao cidadão. Todavia, em algumas unidades existirá uma estrutura material e humana mais ampla para a lavratura de atos mais complexos. A igualitária distribuição de tarefas garantirá ao policial civil a fruição regular de férias e demais afastamentos legais, melhorando sua qualidade de vida.

O projeto traz, ainda, outra novidade: uma ferramenta de investigação criminal desenvolvida a partir de um modelo concebido pelo FBI, denominado Violent Criminal Apprehension Program (Vicap). Trata-se de um relatório de coleta e análise de informações criminais, elaborado no próprio local do crime pela equipe de investigação designada para o caso.

Com isso, diante da notícia de um crime que exija investigação imediata ou que deixe vestígios (por exemplo, um estupro ou um furto de residência mediante arrombamento), será obrigatório o deslocamento de uma equipe de policiais civis até o local, com o objetivo de colher informações da vítima e testemunhas, identificar possíveis suspeitos para interrogatório, descrever o cenário do delito e, após esse trabalho, elaborar um relatório pormenorizado de tudo que observou e apurou.

Esse relatório minucioso, auditado pelos superiores do policial que o assinar, será convertido, depois, em planilha eletrônica que alimentará os bancos de dados de tipos de crimes e criminosos, de características de vítimas e locais, bem como de “modus operandi”, os quais, abastecidos continuamente, representarão valiosa fonte de informações cruzadas, importantes para desvendar os crimes de autoria desconhecida.

__________________________

O superior não irá ler ou auditar a grande maioria desses relatórios, MAS EXIGE-SE A CHANCELA DO “SUPERIOR”.

Ora, o responsável pelo relatório deveria , imediatamente, alimentar o banco de dados…E PONTO FINAL.

Se não tem competência para o menos, não tem competência para o mais: LEVANTAR O LOCAL DO CRIME.  

E com certeza, para fins de auditamento, o tal ” superior”  não será o  INVESTIGADOR-CHEFE. 

Um Comentário

  1. DR GUERRA,

    QUALQUER UM DE NÓS, QUE FAÇA QUESTÃO DE SER, MINIMAMENTE, JUSTO, NÃO PODERÁ DEIXAR DE CONCORDAR QUE A NOSSA POLÍCIA, É ABSOLUTA E COMPLETA FONTE DE INESGOTÁVEIS PIADAS DE MAU GOSTO!!!!!!

    MAIS UMA VEZ, NÃO SEI SE RIO OU SE CHORO!!!!!!!!!!

    ESSE POBRE SERGIO ROQUE DEVERIA SE POUPAR UM POUQUINHO, NÃO ACHA?????

    CADÊ O TROFÉU DO CAIPIRAPOR??????????

    MELHOR, CADÊ O CAIPIRAPOR????????????????????

    PUXA! NÃO TÔ DANDO CONTA DE FAZER PIADA SOZINHA POR AQUI!

    Curtir

  2. Pingback: Blogosfera Policial» Blog Archive » CAOS, INÉPCIA E LETARGIA NA POLÍCIA CIVIL FRUTOS DA RESISTÊNCIA DO DELEGADO EM DAR PODERES

  3. Dança de policial com cantor Daniel em show vira motivo de polêmica.

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1324378-5605,00-DANCA+DE+POLICIAL+COM+CANTOR+DANIEL+EM+SHOW+VIRA+MOTIVO+DE+POLEMICA.html

    OLHA A HONESTIDADE DA P.M., TUDO LÁ É APURADO, POIS BEM:

    ROUBAR NO CENTRO OS MOAMBEIROS, MAQUINEIROS, ETC PODE?

    AGORA DANCAR COM UM ÍDOLO DO POVO……? AI É CRIME TEM QUE SER PUNIDA, ESTA POLICIAL FEMININA TEM QUE SER EXPULSA, ELA NÃO MERECE ESTAR NA PM, POIS SOMENTE PODERIA TER DANÇADO COM O DANIEL UMA FILHA OU ESPOSA DE CORONERLLLLLLLLLLLLLLLLL.

    GENTE ONDE VAMOS PARAR, TA CADA DIA MAIS FUDIDO O NEGOCIO

    Curtir

  4. “IN MEMORIAM”
    A AYRTON SENNA DA SILVA
    1960 + 1994

    “AS VALKÍRIAS
    VOLTAM À TERRA”

    PRIMEIRO DIA. MÊS DE MAIO. OUTONO BRASILEIRO. 1994. AS FOLHAS MORTAS, E JÁ AMARELECIDAS, ROLAM TOCADAS PELA BRISA, SOBRE O CHÃO DE NOSSA PÁTRIA. JÁ FORAM VERDES E BONITAS, NO ALTO DOS GALHOS DE MAJESTOSAS ÁRVORES. DALI, PENDIAM ALTIVAS, DANDO BELEZA E SOMBRA PROTETORA AOS QUE, DO SOL ARDENTE, BUSCAVAM REFÚGIO. JÁ SERVIRAM DE GRACIOSAS E DELICADAS MOLDURAS PARA LINDAS E PERFUMADAS FLORES. PRESENCIARAM, DO ALTO, TROCA DE BEIJOS, TROCA DE JURAS, CENAS DE AMOR. TIVERAM SEUS MOMENTOS DE ALTIVEZ E GLÓRIA. ENTRETANTO, HOJE, ROLAM FENECIDAS, MORTAS E ESQUECIDAS EM SUA DERRADEIRA CAMINHADA, SUA MISSÃO JÁ CUMPRIDA.

    Curtir

  5. E POR FALAR EM DELEGAR PODERES…

    VOCÊS JÁ NOTARAM QUE COISA MAIS ABSURDA O FATO DA NECESSIDADE DE TER A ASSINATURA DE UM DELEGADO DE POLÍCIA (COM CARIMBO) NA REQUISIÇÃO PARA ABASTECIMENTO DE VIATURAS?
    É O ABSURDO DOS ABSURDOS! VEJAM BEM: O POLICIAL QUE CONDUZ A VIATURA VAI ATÉ A BOMBA E É OBRIGADO A PREENCHER ALÉM DA REQUISIÇÃO, A FICHA DE ABASTECIMENTO NA FAMOSA “PRANCHETA” DA GARAGEM. DEIXA SEUS DADOS: NOME, RG, DADOS DA VIATURA, QUILOMETRAGEM, NOME DO DP, ENDEREÇO, SPC DO SIC, ETC.
    SE O POLICIAL RESPONSÁVEL PELO ABASTECIMENTO DEIXA TUDO ISSO NA BOMBA, POR QUÊ A NECESSIDADE DE ASSINATURA E CARIMBO DO DELEGADO?
    É PARA QUE ELES POSSAM JUSTIFICAR SUA EXISTÊNCIA?
    É PARA DIZER ASSIM: EU “AUTORIZO” ?
    É PARA ELES TEREM LUGAR ONDE COLOCAR SEU CARIMBO ESCRITO “DELEGADO DE POLÍCIA”?
    AGORA, SE O POLICIAL BATE A VIATURA ALGUÉM SEGURA?
    NA MINHA MODESTA OPINIÃO, ISSO SIGNIFICA PERDA DE TEMPO E GASTO DE PAPEL (DINHEIRO) PARA O ESTADO.
    POIS, SE VOCÊ JÁ PREENCHE A FICHA NA BOMBA, QUAL A FINALIDADE DA REQUISIÇÃO? OU SE VOCÊ JÁ PREENCHE A REQUISIÇÃO, QUAL A FINALIDADE DA FICHA DA BOMBA? QUEM NASCEU PRIMEIRO? O OVO OU A GALINHA?
    MAS, UMA COISA É CERTA: SE VOCÊ FOR ATÉ A BOMBA PARA ABASTECER SUA VIATURA E LÁ NA REQUISIÇÃO DE ABASTECIMENTO NÃO TIVER A ASSINATURA E O CARIMBO DA “AUTORIDADE”, NADA FEITO! ELES NÃO DELEGAM PODERES! O POLICIAL QUE CONDUZ A VIATURA E QUE É RESPONSÁVEL POR ELA ENQUANTO ESTIVER COM ELA, NÃO MERECE CONFIANÇA PARA ABASTECÊ-LA SEM A ASSINATURA DA “AUTORIDADE” (COM CARIMBO)!
    E AINDA VÊM ME FALAR DE REESTRUTURAÇÃO! KKKKKKKK

    Curtir

  6. LUIZINHO PIU é ta foda mesmo e o pessoal se preocupando com um “projeto” que nem saiu do papel.

    Curtir

Os comentários estão desativados.