Vídeo flagra suspeita de corrupção policial em São Paulo
Ouvidor encaminhará caso à Corregedoria da Polícia Militar
Imagens exclusivas do R7 mostram um caso de suspeita de corrupção envolvendo um homem oriental e dois policiais militares na região central de São Paulo, na madrugada da última sexta-feira (25). Um motorista aparentemente bêbado é parado pelos PMs, só que, em vez do procedimento normal – revista, checagem de documentos e teste de bafômetro -, o que se vê é uma sequência de atos incorretos que põem em dúvida a ação policial. O caso será levado à Corregedoria da Polícia Militar.
Apresentadas a especialistas em leitura labial, as imagens revelam que o motorista abordado diz por três vezes: “Eu vou pagar”.
O motorista chega a colocar a mão no bolso da jaqueta algumas vezes, sinalizando que iria pegar dinheiro, mas em todas as tentativas ele foi barrado pelo policial.
Depois disso, as cenas mostram intimidade entre os três. O motorista, que não foi revistado, pega no braço de um dos policiais e conversa de maneira amigável. Na sequência, o oriental volta para o seu carro acompanhado de um dos PMs. Ali – com o policial apoiado na janela do carro –, eles conversam e trocam aperto de mãos. Na sequência, o PM volta para a viatura com uma das mãos fechada, como se segurasse algo, entra no carro e todos vão embora.
Luiz Gonzaga Dantas, responsável pela Ouvidoria das polícias Civil e Militar, órgão do governo do Estado que recebe denúncias contra policiais, viu as imagens e disse que pedirá à Corregedoria da PM (Polícia Militar) que investigue o que aconteceu. Ele quer saber o que os policiais faziam ali e se receberam dinheiro. A assessoria da PM disse que vai apurar o caso após assistir ao vídeo.
O R7 procurou o motorista em um prédio no centro de São Paulo para saber o que havia acontecido, mas ele não foi encontrado. O repórter teve que desistir de esperar pelo oriental após ser ameaçado por dois homens armados que disseram ser policiais.
Após assistir ao vídeo, o especialista em segurança pública Ariel de Castro Alves, ligado ao Condepe (Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana), afirmou haver suspeita de corrupção ativa [quando os policiais pedem dinheiro] ou passiva [quando se paga a agentes públicos para burlar a lei]. Os dois casos são crimes, com penas que variam de 2 a 12 anos de prisão.
Dantas e Ariel criticaram a ação dos policiais e apontaram os seguintes problemas durante a ação:
– a viatura da Polícia Militar não deveria ter parado ao lado do Corolla (carro do oriental). O correto seria parar atrás ou à frente do carro;
– os policiais não pedem os documentos do motorista nem fazem revista nele ou em seu carro;
– o policial deixa que o homem demonstre intimidade ao pegá-lo no braço;
– se o homem era suspeito, os policiais deveriam sair com a arma em punho para se proteger em caso de reação.
A negociação suspeita durou cerca de dois minutos e aconteceu por volta das 3h30 de sexta-feira (25) na rua Conselheiro Furtado, quase esquina com a rua Santa Luzia, na Liberdade (centro).
Saiba como deve ser a abordagem de policias no trânsito:
– parar a viatura atrás do carro suspeito e acender luz alta para ver quem está dentro do veículo; outra opção seria a polícia parar na frente do carro suspeito, para bloquear a passagem. Na sequência, o policial deve abrir a porta para se proteger, como um escudo;
– um dos policiais sai do carro recebendo cobertura. Quando ele estiver em segurança, o outro policial também sairá do veículo;
– pedir para que o suspeito saia de seu carro e vire-se de costas, com as mãos na cabeça e as pernas abertas para ser revistado;
– revistar o carro;
– checar os documentos do motorista e do veículo;
– fazer teste de bafômetro (se houver suspeita de o motorista estar bêbado
Só pela falta de roteiro nos procedimentos operacionais padrão (POP), tem de ser, no mínimo, responsabilizados administrativamente…Isso é cristalino no caso apresentado.
Agora uma coisa é certa: comprovada a corrupção passiva tem de ser expulsos após o processo administrativo (com amplas garantias constitucionais de defesa).
Casos de corrupção são abomináveis pois o agente público não atua como defensor da coletividade mas sim na individualidade ” de seu bolso”.
As imagens são, no mínimo, “vergonhosas” para os policiais que procuram atuar em defesa do povo de São Paulo!
CurtirCurtir
So faltou o calendario e adesivo . KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK isso é relações publicas e bom comportamento, so falta dizer que sao civis uniformizados e não correspondem ao grosso da tropa…..KKKKKKKKKKKKK .
CurtirCurtir
VALEU GUERRA, O PIOR E VER NA AREA CENTRAL POLICIAIS MILITARES TODOS OS DIAS PEGANDO DONOS DE BAR ONDE TEM AS MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL JÁ APRENDIDAS E DEPOSITADAS E TOMANDO GRANA DOS DONOS DOS BARES, COMO ACONTECE TODOS OS DIAS NA AREA DO 3 DP E DO 1 DP, ELES MESMOS LIGAM DO ORELHÃO PRO COPOM, RECEBEM A OCORRENCIA, VÃO ATE O BAR, E SE TEM ACERTO APRENDE, SE NÃO TIVER O ACERTO ELES LEVAM PRO 1 DP E FAZEM OS BO PRA GANHAR TEMPO.
SEGUNDO O DELEGADO GERAL NÃO SE DEPOSITA MAIS MAQUINA, MAIS AS QUE JA ESTÃO LACRADAS E DESLIGADAS TEM QUE PERMANECER DEPOSITADAS PARA O DEPOSITARIO, AGUARDANDO DETERMINAÇÃO DO JUIZ PARA DESTRUIÇÃO
MAIS OS CARAS EM VEZ DE PEGAR OS TROMBADINHAS DA PRAÇA DA SÉ , FICAM PEGANDO O QUE JA TA APRENDIDO E LACRADO.
ESSA PM VIU…., TA UMA VERGONHA.
SEM FALAR NOS PMS DA AREA DO 28, 38, E 40 E 45 DP QUE TEM MENSAL COM OS MAQUINANEIROS DA AREA, COMO A BANCA DO CHICO DA RONDA, O FALECIDO, ENTRE OUTRAS.
É SO GRAMPEAR MEIA DUZIA DE PM QUE CAI TUDOS.
FAÇAM MELHOR VÃO NA ZONA NORTE PERTO DO 28 DP, VEJAM UM BAR QUE TEM MAQUINA, LIGUEM PRA 190, E ESPEREM PRA VER O SAEGENTÃO CEHGANDO E DEIXANDO QUIETO.
FAÇAM ESTE TESTE E ME RESPONDAM AQUI
VALEU GUERRA.
LADRÃO TEM ATE NO CEU, NUM É SO CIVIL QUE FAZ COISA ERRADA NÃO VIU
C O X I N H A S A BEIRA DA DESTRUIÇÃO
GRAÇAS AO PINTO
CurtirCurtir
Neste caso, faço minhas as palavras do Cap PM!
Agora, chamar o tal de Ariel de Castro de “especialista em Segurança Pública” é um acinte a TODOS os profissionais de Polícia!
CurtirCurtir
Esse vídeo é uma besteira, é uma tentativa de autopromoção desse tal de R7, o vídeo não mostra absolutamente nada. Se essa móda péga, polícial nenhum vai mais poder conversar com ninguém se tiver de viatura, que se for filmado será suspeito de ter tomado algum.
CurtirCurtir
Eu gostaria de saber onde este especialista em seg. pública Ariél de Castro aprendeu a fazer abordagem parando a viatúra na frente do veículo suspeito? isto é, dando as costas aos suspeitos. Será que é porque êle é dos direitos humanos?
CurtirCurtir
Não tem nada a ver com procedimento, o ridiculo é esses dois ladrões fardados, chega de desviar a atenção “é o circo completo dos palhaços” .
CurtirCurtir
Pingback: Fique por dentro Corrupção » Blog Archive » Vídeo flagra suspeita de corrupção policial em São Paulo « JORNAL …