É injusto cobrar eficiência se o líder não dá o exemplo
Do desembargador Sergio Coimbra Schmidt, do Tribunal de Justiça de São Paulo, sobre depoimento de servidor colhido pelo professor Herval Pina Ribeiro e reproduzido no livro “Os Operários do Direito”:
“O juiz dá o tom, é o maestro. Se ele trabalha, todo mundo trabalha. Agora, se ele fica com três mil processos e não dá um despacho, uma sentença, acabou o serviço do cartório…” Bingo! Como líder de uma equipe (e não um suserano do grupo de apoio), cabe ao juiz dar o exemplo e ditar o ritmo. Se é eficiente, dinâmico, objetivo, sua equipe corresponderá. Se não o fizer, poderá cobrar-lhe desempenho. Caso contrário…
Aliás, a regra é elementar e vale para toda e qualquer situação em que há líderes (chefes, qualquer que seja sua denominação) e liderados (subordinados), qualquer que seja seu nível hierárquico. É injusto cobrar do valoroso eficiência quando o líder não dá seu exemplo.
Podemos ver nisso uma das grandes causas da ineficiência; não do Judiciário, mas do serviço público em geral. Parece-me que, poucos anos atrás, pesquisa coordenada pela Profa. Sadek tocou nessa chaga. Vale relembrá-la.
Escrito por Fred às 13h35

O ssusperiores mnaõ tem moral, competencia em todoas as acpções não se dão o respeitos e tec.. eis o resultado desprezo total
CurtirCurtir
a competencia do lider não é tudo. tem que haver inventivos. por que eu vou me matar fazendo um srviço no desvio de função se eu ganho dez vezes menos, não posso fazer bico e tenho que viver do meu minguado salário???
Qual incentivo que um lider pode me dar se eu faço o serviço dele e ele só assina??
Por que essa diferença nos salários, incluindo ALE e diárias… o que os chefes comem é mais caro e melhor por isso a diária deles é maior ??
Local de exercício é referente ao local e não a função. No mesmo local todos tem que ganhar a mesma coisa.
Não vejo nada a curto prazo que possa me incentivar…
Ver os corruptos punidos até que seria uma forma se incentivo, mas já se sabe de antemão – pelos obvios motivos de sempre – que isso jamais ocorrerá.
Resta o que?
Sem motivação, sem incentivo, sem salário, com um monte de serviço pra fazer e outros , cambada de puxa sacos levando cafezinho pro chefe, abrindo porta das viaturas e não fazendo nada o dia inteiro…
Quem vai começar a distribuir incentivos ?????
Como vai fazer isso????
Até quando vamos tem que aguentar puxa sacos ?????
Até quando as injustiças salariais vão vigorar????
Olha aí. O ultimo que sair apaga a luz e não esqueça de dar um jotinha pro tira lá da portaria……
CurtirCurtir