GREVE NA BAHIA: O PERITO SACOU A ARMA E, “FELIZMENTE”, O TENENTINHO DE 22 ANOS ATIROU PRIMEIRO…A PM POSSUI METODOLOGIA HOMOGÊNEA: MATAR E MENTIR DEBOCHADAMENTE 11

PM acusado de matar perito-técnico será afastado durante investigações

Danile Rebouças* | A TARDE

 

Afastamento do PM foi anunciado pelo secretário César Nunes

 

 
http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1198180

 

>> Você concorda com a postura adotada pela polícia para resolver este caso?

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira, 30, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o secretário da Segurança Pública, César Nunes, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nílton Mascarenhas, e o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, anunciaram que o policial militar Fagner Castro Santos será afastado de suas atividades durante as investigações da morte do perito-técnico Hilton Martins Rivas, identificado como o autor dos disparos que mataram o perito-técnico Hilton Martins Rivas, de 25 anos, na noite desta quarta-feira, 29, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo.

Apesar do anúncio, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindpoc), informou que irá manter a paralisação das atividades da categoria, iniciada nesta quinta em decorrência do incidente. “A questão não é que ele seja afastado. A questão é que ele seja apresentado para depor na 2ª Delegacia, que é o procedimento correto”, afirma Bernardino Gayoso, secretário-geral do Sindpoc.

De acordo com Manoel Francisco Bastos, corregedor da PM, “não existe razão para prender alguém que agiu no legítimo cumprimento do dever. O perito sacou a arma e, felizmente, o tenente atirou primeiro. Foi um caso de legítima defesa evoluído do estrito cumprimento do dever”. 

Com a paralisação, o atendimento à população está suspenso nas delegacias. São realizadas apenas levantamento cadavérico e registro de flagrantes. A categorai realizou protestos ao longo dia. Pela manhã, manifestantes colocaram uma faixa preta em sinal de luto na frente da secretaria e fecharam a rua com cerca de 30 viaturas com sirenes ligadas. À tarde, os policiais protestaram em frente ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, na avenida Centenário.

Investigação – O inquérito para aveguar as circunstâncias da morte de Rivas será conduzido pelo tenente coronel da Polícia Militar José Reinaldo Barreto. O encarregado das investigações terá o prazo de 40 dias para entregar os autos ao Ministério Público Estadual. Caberá ao órgão então decidir se aceita a denúncia, arquiva o processo ou solicita novas diligências. Segundo informações da coletiva desta tarde, todas as provas já foram coletadas no local.

As investigações serão acompanhadas pela Polícia Civil e pelo MPE, através da coordenadora do Grupo de Atuação Especial para o Controle Externo da Atividade Policial (Gacep), promotora de Justiça Isabel Adelaide Moura. De acordo com nota divulgada pelo MPE nesta tarde, a promotora colheu depoimento de Santos nesta manhã.

De acordo com o corregedor-chefe, coronel Manoel Francisco Bastos, o tenente alegou que Hilton teria reagido à abordagem dos policiais do 18º Batalhão (Centro Histórico), empunhando uma pistola contra os militares, tendo sido baleado por conta da atitude. O enterro de Rivas ocorreu às 16h30 desta quinta no cemitério Jardim da Saudade.

*Com redação de Danielle Villela | A TARDE On Line.

______________________

De acordo com uma testemunha o perito sacou a identidade funcional.

Um Comentário

  1. adindonde se assucedeu esse fato. Num achei noquique num fala da cidade nim do Istado?.

    Curtir

  2. Ah, complementei: foi em Salvador …Um despreparado e assustado tenente matou um perito da polícia civil; agora contam as “conversas” de sempre…o perito desobedeceu e tentou sacar a arma, “felizmente” o tente atirou primeiro…tentou sacar a segunda vez e “felizmente” o tenente matou o perito.

    Curtir

  3. Dr. Guerra,lá como cá, os bisonhos milicianos continuam fazendo o que querem. Atiram até mesmo em suas próprias sombras, tamanho o despreparo.Cuidado irmãos PCs, ao serem abordados pelos tenentinhos e praças da vida, o melhor é não se identificar, pois o risco será menor, pois há um claro indício da rivalidade de sempre entre as Instituições.Vamos nos unir.

    Curtir

  4. ACHO QUE NÃO ENTENDI BEM

    MESMO QUE SE TRABALHE NA TESE DA EXCLUDENTE DE

    ILICITUDE, O FATO DESENCADEADO, SUBJETIVAMENTE, PELO

    TENENTE, FOI DOLOSO (NINGUÉM PRATICA LEGITIMA

    DEFESA “CULPOSAMENTE”), E DESTA MANEIRA, DEVE SER

    INVESTIGADO PELA AUTORIDADE POLICIAL COM ATRIBUIÇÃO

    TERRITORIALMENTE TRAÇADA, DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO

    PENAL QUE DIZ QUE CRIME CONTRA A VIDA PRATICADO

    CONTRA CIVIL POR MILITAR É PROCESSADO E JULGADO PELA

    JUSTIÇA COMUM. POR QUE SE ESTÁ DIZENDO QUE

    É UM CORONEL O RESPONSÁVEL PELA APURAÇÃO DO FATO?

    Curtir

  5. Isto me faz lembrar 16/10/2008 outubro sangrento,
    tudo que os pmS queriam é que sacassemos armas, seria o alibi perfeito.

    Curtir

  6. farto poco mai sobrô sangue friu e tiligença. E principarmente ( isso tenho qui dimiti ) sobrô para os nosso lider umas incriver visão i antecipação da trageda qui seria si arguém di cabeça mai quente arresorvesse dá um tiro. Sim falá qui iscutei duns puliça de ……. qui só num deram tiro pruque num tinham trazido minição

    Curtir

  7. Pingback: GREVE NA BAHIA: O PERITO SACOU A ARMA E, “FELIZMENTE”, O TENENTINHO DE 22 ANOS ATIROU PRIMEIRO…A PM POSSUI METODOLOGIA HOMOGÊNEA: MATAR E MENTIR DEBOCHADAMENTE | Blogosfera Policial

  8. Eu estava proxima do local, o rapaz da policia civil falou que era policial civil e ia pegar a funcional no bolso de tras e o deliquente assasino atirou nele.

    Curtir

  9. temos que tentar ir mais fundo nessa questao…quem era o perito…o que ele estava fazendo naquele lugar armado? o que levou um outro policial a puxar uma arma contra ele? vamos ir bem a fundo nessa questao para poder revelar o preparo ou o despreparo dos homens contratados para fazer nossa seguranca! tomara que esse perito da civil que morreu estivesse trabalhando para a nossa seguranca!! vamos investigar a fundo antes de sair acusando…como acontece por ai!! o que levou esse militar a atirar no perito?? sera que ele apenas fez por covardia ou para se proteger? por favor o povo baiano exige seriedade nessa investigacao!! esperamos respostas

    Curtir

  10. DR GUERRA E COLEGAS,

    JÁ PENSARAM SE TIVESSE ACONTECIDO O MESMO AQUI?

    ATÉ A GENTE CONSEGUIR REUNIR OS RESPONSSÁVEIS PELAS NOSSAS 793 ENTIDADES DE CLASSE E ATÉ CONSEGUIR UM OS DONOS DOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SE ENTENDESSEM…

    COM SORTE, CONSEGUIRÍAMOS FAZER ALGUMA MANIFESTAÇÃO NA MISSA DE MES DA MORTE DO COLEGA…

    QUANDO VAMOS IMITAR OS BAIANOS E EXIGIR QUE SEJAMOS REPRESENTADOS POR UMA ÚNICA E FORTE ENTIDADE????

    Curtir

Os comentários estão desativados.