A grande mudança na coordenação da reestruturação da Polícia Civil : no lugar de um oficial da PM botaram um oficial do Exército 26

Um Comentário

  1. Nao sendo delegado tá ótimo, já tiveram a chance de apresentar algo imparcial, e foram totalmente parciais atendendo uma única carreira

    Curtido por 1 pessoa

    • Perfeito

      Também fico mais tranquilo não sendo delegado. São tão egoístas, que a longo prazo prejudicam eles mesmo, como na época em que aceitaram o GAT e se lixaram para o restante, e acabaram por ficar escravos dessa gratificação, não tendo aumento significativo depois disso.

      Curtir

  2. Que seja, não sendo nenhum delegado ou delegada está ótimo, perfeito!

    Assim não correremos o risco de ter uma lei porca e mal feita, já que sabemos a quantidade imensa de m…. que os “cabeças pensantes” são capazes de produzir! Até aceito um GCM, mas delegado (a) nunca, jamais e tempo algum!

    Curtir

  3. quando um general ou promotor vira secretário de segurança, nao tem chilique.

    Nao entendo o motivo dessa repercussão .

    Curtir

  4. Polícia é igual criança. Basta o governador mostrar um pirulito e todo mundo fica feliz. Quando eu estava na meganha em 2001, todo mundo reclamava do regulamento disciplinar da PM que na época era de 1943. Pois bem, o Geraldo, vulgo Chuchu, e a cúpula de oficiais do PSDB deram pra teopa a LC 893/01 que era muito pior que o antigo. Mas, isto é Brasil. Vai entender. O que vale aqui é medalha cadeira.

    Curtir

  5. Mas que novela!

    A Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil LONPC já está pronta:

    DISPOSIÇÕES GERAIS, DOS PRINCÍPIOS, DAS DIRETRIZES E DAS COMPETÊNCIAS, DA ORGANIZAÇÃO E DO FUNCIONAMENTO, DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS.

    Não falta mais nada é só cumprir.

    Curtir

    • LEI Nº 14.735, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2023

      DISPOSIÇÕES GERAIS

      Art. 1º As polícias civis, dirigidas por delegado de polícia em atividade e de classe mais elevada nomeado pelos governadores dos Estados e do Distrito Federal, são instituições permanentes, com funções exclusivas e típicas de Estado, essenciais à justiça criminal e imprescindíveis à segurança pública e à garantia dos direitos fundamentais no âmbito da investigação criminal.

      DOS PRINCÍPIOS, DAS DIRETRIZES E DAS COMPETÊNCIAS

      I – proteção da dignidade humana e dos direitos fundamentais no âmbito da investigação criminal;

      Das Diretrizes

      I – planejamento e distribuição do efetivo policial, por resolução do Conselho Superior de Polícia Civil, proporcionalmente ao número de habitantes, à extensão territorial e aos índices de criminalidade da circunscrição

      Das Competências

      6º Compete à polícia civil, ressalvadas a competência da União e as infrações penais militares, executar privativamente as funções de polícia judiciária civil e de apuração de infrações penais, a serem materializadas em inquérito policial ou em outro procedimento de investigação, e, especificamente:

      Estrutura Organizacional Básica

      I – Delegacia-Geral de Polícia Civil;

      Da Delegacia-Geral de Polícia Civil

      Art. 8º A polícia civil tem como chefe o Delegado-Geral de Polícia Civil, nomeado pelo governador e escolhido dentre os delegados de polícia em atividade da classe mais elevada do cargo.

      Do Conselho Superior de Polícia Civil

      Art. 9º O Conselho Superior de Polícia Civil, presidido pelo Delegado–Geral e integrado por policiais civis, é composto por representantes de todos os cargos efetivos da corporação, com a possibilidade de eleição de seus membros e participação paritária, respeitada a lei do respectivo ente federativo.

      Da Corregedoria-Geral de Polícia Civil

      § 3º É garantido o duplo grau de revisão do julgamento nos processos disciplinares na hipótese de penalidade de demissão, mediante recurso ao Conselho Superior de Polícia Civil e, em última instância, ao Chefe do Poder Executivo

      Do Conselho Superior de Polícia Civil

      Art. 9º O Conselho Superior de Polícia Civil, presidido pelo Delegado–Geral e integrado por policiais civis, é composto por representantes de todos os cargos efetivos da corporação, com a possibilidade de eleição de seus membros e participação paritária, respeitada a lei do respectivo ente federativo.

      Da Escola Superior de Polícia Civil

      § 4º A Escola Superior de Polícia Civil terá participação nos processos seletivos dos concursos públicos para os cargos integrantes da estrutura da polícia civil.

      Das Unidades de Execução

      Art. 12. Constituem unidades de execução da polícia civil, sem prejuízo de outras definidas na lei do respectivo ente federativo:

      Das Unidades de Inteligência

      Art. 14. Constituem unidades de inteligência da polícia civil, sem prejuízo de outras definidas na lei do respectivo ente federativo

      Das Unidades Técnico-Científicas

      Art. 15. Constituem unidades técnico-científicas da polícia civil as unidades responsáveis pela perícia oficial criminal, nos casos em que o órgão central de perícia oficial de natureza criminal estiver integrado em sua estrutura, cujos chefes devem ser designados pelo Delegado-Geral de Polícia Civil, dentre outras:

      Das Unidades de Saúde

      Art. 17. Os Estados, o Distrito Federal e os Territórios ficam autorizados a instituir, em benefício dos policiais civis e dos seus dependentes e pensionistas, no exercício de suas competências orçamentárias, unidades de saúde destinadas a dar assistência ambulatorial, clínica, psicológica, psiquiátrica e terapêutica e a encaminhar cirurgias de maior complexidade a outras unidades

      Do Quadro Policial

      Art. 19. O quadro de servidores da polícia civil, cujas atribuições são de nível superior, é integrado pelos seguintes cargos:

      I – delegado de polícia;

      II – oficial investigador de polícia; e

      III – perito oficial criminal, se o órgão central de perícia oficial de natureza criminal estiver integrado na estrutura da polícia civil.

      § 1º Os cargos efetivos da polícia civil são considerados permanentes, típicos de Estado e essenciais ao funcionamento da instituição para todos os efeitos legais, e suas atividades devem ser exercidas exclusivamente pelos ocupantes dos cargos previstos nesta Lei ou em lei do respectivo ente federativo.

      Art. 27. O oficial investigador de polícia, além do que dispõem as normas constitucionais e legais, exerce atribuições apuratórias, cartorárias, procedimentais, de obtenção de dados, de operações de inteligência e de execução de ações investigativas, sob determinação ou coordenação do delegado de polícia, assegurada atuação técnica e científica nos limites de suas atribuições.

      DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIA

      Art. 38. Na criação do cargo de oficial investigador de polícia, os cargos efetivos atualmente existentes na estrutura da polícia civil serão transformados, renomeados ou aproveitados nos termos da lei do respectivo ente federativo, respeitadas a similitude e a equivalência de atribuições nas suas atividades funcionais.

      Art. 40. Fica vedada a custódia de preso e de adolescente infrator, ainda que em caráter provisório, em dependências de prédios e unidades das polícias civis, salvo interesse fundamentado na investigação policial

      Curtir

  6. A respeito do escrivão que se matou dentro da unidade a imprensa boquinha de siri né ?

    Curtir

    • COMO DIZEM DOS INVESTIGADORES TUDO PRA NÓS NADA PRA ELES.

      O ESCRIVÃO DEVERIA ESTAR SOBRECARREGADO DE SERVIÇOS

      AS ACHO QUE FAZER CONCURSO PRA INVESTIGADOR É PRESTAR CONCURSO PRA SER VAGABUNDO!

      CLARO QUE NÃO PODEMOS GENERALIZAR, APENAS 70%

      ESPERO QUE SAIA DO PAPEL ESTA LONPC

      Curtir

      • Sobrecarregado é o caraleo…

        Ninguém se mata por excesso de serviço seu bosta!

        Usar uma desgraça como essa para tentar justificar algo beira uma insanidade de sua parte.

        Respeite os familiares da vítima seu covarde.

        E hoje os escrivães estão em situação bem melhor que os tiras.

        Quer ser tira, preste concurso… E PASSE!

        Ficar ofendendo toda uma categoria de maneira anônima não me parece ser a melhor forma de melhorar seu cargo.

        Contém melhorias.

        Frustrado!

        Curtir

        • Investigador, nota se que vc é muito trabalhador, passa o dia inteiro fazendo grampos, campana, acompanhamentos e etc.

          Bosta é vc seu egoísta vagabundo, fica o dia inteiro cosando o saco aqui, onerando o Estado ao invés de estar trabalhando.

          Ah frustrado deve ser sua mãe em ter lhe colocado no mundo

          Curtir

          • “COÇANDO” do verbo coçar, seu analfabeto.

            Vai estudar pra prestar um concurso que preste seu zé ruela frustrado.

            Pular catraca você não vai, entenda de uma vez.

            Se eu passo o dia inteiro na campana ou no grampo não te diz respeito, mas lhe garanto que meu trabalho eu sei fazer…e bem!

            Curtir

            • Primeira lugar seu inteligente Sou Formado em Educação Física e o meu Corretor de Texto diferente do seu está desativado kkk, isto não te faz melhor nem pior do que eu!

              Segundo lugar vc já se caguetou Investigador Onera os Cofres Públicos.

              Terceiro se fosse tão inteligente Não seria Polícia és mais um número para o Estado mais nada.

              Curtir

  7. Concordo com os colegas, não sendo Delegado de Policia coordenando, talvez tenhamos a chance de ter algo mais imparcial e nos moldes da lei nacional, pois se fosse com os delpols nem chance teríamos.

    Curtir

  8. Grande mudança !!!!, rsrs. Gostaria de saber o que esse senhor sabe de segurança pública e mais precisamente de Polícia Civil para coordenar um grupo que irá tratar da nossa Restruturação. Brincadeira.

    Curtir

  9. Caros colegas ! Cuidado porque isto pode ser o “canto da sereia” , vejam no magistério (professores) ao assinarem concordando com a nova carreira perderam direitos como quinquênios, sexta parte , licença prêmio e promoções na carreira ,eles são pagos por subsídios.

    Curtir

  10. Existe “Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo ???

    Essa publicação no D.O.E hoje, a respeito de estágios, é juridicamente válida ???

    3.2.1. Para realizar a inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá acessar o site do CIEE https://pp.ciee.org.br/vitrine/processos-seletivos/publico, em “FILTRE SUA PESQUISA”, clicar em “STATUS DO PROCESSO”, selecionar “INSCRIÇÕES ABERTAS”, localizar na lista o logotipo da POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – Edital 01/2025 e clicar neste link.

    Curtir

    • pois é, colega!

      Nessa discussão toda, nós da SPTC estamos largados e esquecidos!

      SPTC tem até distintivo e cores próprias!

      As autoridades foram tão omissas que deixaram crescer essa POlícia Criminalística, pq o IML mesmo, esse nem lembram que existe!

      Ah, lembra que criaram ate uma setor de apurações preliminares e nomearam uma bacharela, perita, obviamente.,?

      Onde isso vai parar!

      Sindicato dos peritos oficiando pq ficaram de fora da discussão e agora querem uma lei organica da cientifica.

      Cada vez melhor….

      Curtir

      • Distintivo próprio com cor própria? Ilegal. Só denunciar p corregedoria. Lei orgânica própria? Tem que desvincular por inteiro da Civil e passar pálea assembleia legislativa. A SPTC está em desespero com essa reestruturação. Estão com medo de “perder” os servidores, como se fossem deles. Kkkkkk

        O desespero está em querer ser uma polícia na CF. Só esquecem que para votar a PEC tem q ter interesse e depois ainda pode chover ação e parar no STF. Também vai chover ação de quem não quer ir com a Científica, afinal prestaram concurso para a Civil. Aliás… Já deveriam estar metendo umas ações na SPTC para aprender. Lembrando que a PLC106/23 literalmente já passou e transformou as carreiras em agente policial. O Delegado do IIRGD falou que não deveriam subordinar as carreiras de Desenhista,Fotógrafo, Auxiliar e Atepol a SPTC, ou seja, as carreiras não são da SPTC e sim da Civil. Querem uma polícia para chamar de sua. Só que não podem simplesmente “levar os servidores”. Tem q dar direito de escolha e com certeza não vão querer fazer isso. Tá parecendo os Delegados cedendo a pressão de apenas uma carreira para fazer a reestruturação. Perito e Legista não tem que querer nada na reestruturação de carreiras. Cuidem da carreiras deles e deixem a dos outros em paz. São uns desesperados zoioes. E a famosa separação não consensual… Terminou o casamento e a esposa quer levar tudo, achando que tudo é dela. Só que não. Esperem uma chuva de processos.

        Curtir

        • Não se preocupe, você vai sim continuar no IML, que é onde você tem alguma função e onde sempre cumpriu horário de trabalho (se cumpriu).

          Os únicos que vão voltar para os quadros da PC são os agentes policiais que lá estão cedidos, os demais com atribuições nestes órgãos deverão permanecer.

          Nada mais coerente né… ou querem virar investigador de polícia também?

          Virou bagunça agora?

          Curtir

          • Tenho dó de vc por tamanha limitação. Trabalho em DP animal de teta. Sem mais. Como é burro.

            Curtir

  11. Ah, gagá!

    Você fala muito de quem vc não conhece!

    Vc é analfabeto ou tem mal caráter, mesmo? Quem você pensa que quer tomar seu lugar de alguma coisa, colega? Estamos tratando de REESTRUTURAÇÃO, seu encostado.

    Você é no naipe dos que vão fazer expediente no IML, super em forma, instruído, pica das galáxias.

    Quem está preocupado de perder regalias é você. Quem trabalha de verdade pouco importa o nome da carreira. Se voce sabe ler, estamos tratando sobre a SPTC e sua ânsia de desvincular. VocÊ está ai esbravejando como se tivesse poder de decisão. Se coloca no seu lugar. Divulga aqui sua formação, ano de ingresso, nota das suas provas, em quantos concursos passou. Vamos ver se você é tudo isso mesmo.

    A cúpula da PC, o Congresso Nacional, o Ministério da Justiça, todos estão discutindo o assunto e VOCE, VOCê é quem sabe o que vai acontecer? Você é uma piada. Bem que dizem: quem nunca comeu bosta, quando come se lambuza.

    Aprenda uma coisa, discussão por melhorias é sempre bem vinda, independentemente da classe. Você leu alguém aqui dizendo que quer sair de onde está? Trata-se de querer participar de uma briga legítima por melhores condições e valorização para todas as carreiras de base. Você sabe que a sua é de base, né? Ou se apresenta por aí como autoridade?

    O seu serviço super complexo qualquer ad hoc faz. Já que você é legalista, letrado e entendido, pq aceita essa ilegalidade sob seus olhos?

    Curtir

Os comentários estão desativados.