O chororô com 32 dentes do delegado do DEIC e a inutilidade do Delegado Geral 16

 

Ah, caro leitor, que ironia nos apresenta o destino!

Eis que nos deparamos com a curiosa saga do delegado Fábio Pinheiro Lopes, alcunhado Fábio Caipira,  famigerada figura nas investigações criminais de São Paulo.

Quem diria que este homem, tão seguro de sua posição, se veria enredado nas teias da  politicagem que jurou defender?

Numa cena digna dos mais intrincados folhetins, nosso protagonista, em um ato de desespero quase teatral, bradou aos quatro ventos sua indignação.

“Estou puto, me sentindo injustiçado”, declarou ele, como se as paredes da Associação dos Delegados pudessem absolvê-lo de suas supostas transgressões.

Ele reiterou sua frustração e refinado linguajar , afirmando: “Puto, injustiçado, eu tenho 32 anos de polícia, você pode ver minha carreira”.

E mais, sendo politicamente submisso:

“O governador tem as razões dele, mas tenho certeza de que na hora que tudo se esclarece, ele vai ver que se antecipou e a gente vai voltar para o lugar da gente”

” Absurdo, o Derrite sabe que eu não estou envolvido no caso. O secretário disse que isso era o maior absurdo, a maior injustiça do mundo, mas o governador, por cautela, parece que também iria afastar a corregedora, achou melhor afastar junto”!

Caipira tropeçou nas palavras ou insinua que a culpa é da outra?

Mas, oh!

Como são caprichosos os meandros do poder!

O governador, qual Júpiter trovejante, decidiu afastar o nosso Caipira de seu posto celestial.

E por quê?

Ora, por conta de uma delação premiada, essa moderna invenção que tanto assombra os corredores do poder.

Um tal Vinícius Gritzbach, agora finado, sussurrou aos ouvidos da justiça que nosso delegado teria sucumbido à tentação da propina.

Entretanto, como em toda boa narrativa, há reviravoltas.

O secretário Derrite, qual Sancho Pança defendendo seu Dom Quixote, proclama a inocência de Caipira.

Mas de que vale a lealdade quando o vento da política sopra em outra direção?

E assim, caro leitor, chegamos ao cerne da questão: a inutilidade do Delegado Geral.

Ah, que figura mais decorativa!

Como a rainha da Inglaterra, ele reina, mas não governa.

Não vê, não ouve, não fala – uma verdadeira estátua em meio ao caos burocrático.

Que lição podemos extrair de mais esta comédia político-policial?

Talvez seja que o apadrinhamento, essa prática tão antiga quanto o próprio Brasil, continua a corroer as entranhas de nossas instituições.

O clientelismo e a corrupção, como ervas daninhas, florescem no jardim malcuidado de nossa segurança pública.

E assim termino, deixando-vos com esta reflexão: em um mundo onde a hierarquia se desmancha como açúcar em água quente, quem poderá realmente clamar por justiça?

Eis a questão que nos persegue, como uma sombra indesejada neste primeiro dia acinzentado de verão.

Rcguerra

Ex (pulso ) -delegado e muito invejoso!

Um Comentário

  1. caramba o cara de vez de ir embora e fica quieto porque a hora que começarem fazer uma devassa no departamento na pirataria no roubo de carga no desmanche na lavagem de dinheiro facções criminosas, aí ele vai ver a pica entrar, imagino o Ministério Público chegar na galeria pajé e no Brás, e levantar o telefone de alguns árabes recolhas, imagina o primeiro Distrito 12 distrito a pirataria se o Ministério Público junto com a Polícia Federal fizer um trabalho bonito caiu o departamento inteiro não sobra nem o porteiro, é melhor esse diretor ir embora quietinha, antes que a bomba store porque agora a ordem da federal é acabar com a fama do governador isso está vindo lá de Brasília é questão de justiça o pessoal do Lula acabar com a segurança em São Paulo provando que aqui só tem bandido é isso que eles querem, caipira vai pro seu lugar logo fica quietinha, porque senão já já o Carandiru vai ficar pequeno

    Curtir

    • Eles tem o PT nas mãos, Jilmar Tatto, Senival Moura tão envolvidos nesses casos dis transportes…. Se eles caírem vão liberar as investigações que tocam no DEIC e DENARC

      Curtir

  2. dr. Guerra, por que o senhor não monta um espaço aqui no blog onde a gente possa montar umas fotos uns vídeos e começar a mandar aqui todos que quiserem provas de corrupção provas de policiais roubando ônibus do Paraguai junto com o ganso nas rodovias, boletins de ocorrência que são feitos apreensões fraudulentas, apreensões são trocadas em delegacias, bancas de jogo de bicho a menos de 50 m de uma delegacia, lojas vendendo televisão pirata programas pirata a menos de 50 m de uma seccional, restaurantes que fazem jogo de bicho praticamente embaixo um prédio de uma delegacia, porque que a gente não arruma um esquema de montar aqui um negócio que possa mandar os vídeos ? se cada policial que quer ver uma polícia melhor mandar uma prova de corrupção aqui e for passado para o Ministério Público para Federal até julho do ano que vem a Polícia está toda reformulada acredita

    Curtir

  3. Avatar de Fraude em contratos do DIPOL, conta outra, essa é mais antiga do que mijar pra frente. Fraude em contratos do DIPOL, conta outra, essa é mais antiga do que mijar pra frente. disse:

    Quanto custa uma cadeira de titular numa delegacia do DEIC?

    Com essa alta do dólar, não faço nem ideia, mas o trono de Diretor, com certeza, vale muito mais do que o do Rei da Inglaterra. Só gente “brilhante”, só classe “diamante” esquenta aquela cadeira.

    Rei morto, rei posto. Quem será o próximo felizardo?

    Já sabemos que não será o Brandini. Deu ruim lá no DIPOL. La maison tombe.

    Motivo:

    O mais do mesmo desde o tempo do classista “pós-sábado”: hiper, super, master faturamento de contratos de informatização ou de compra de equipamentos de informática, normalmente sem a entrega do objeto do contrato ou entrega de objeto diverso do contratado, geralmente de qualidade inferior.

    Arrecadaram a merreca de 400 paus em espécie no ap do Bill Gates da Civil.

    MP, não esqueça de pedir bloqueio de bens, sequestro, perdimento para ressarcimento do que foi surrupiado do erário público em detrimento da população que paga os salários desses rapinos.

    Rapaziada do PPC, água no feijão que chegou mais um.

    Curtir

  4. Denúncia contra delegados se vai adiante quanto tem participação do MP e da PF né ?

    Fica a dica!

    Curtir

  5. eu vou dar aqui a minha contribuição para os policiais que ainda estão na ativa, assim que o novo diretor assumir a cadeira do departamento do Carandiru todos os policiais que lá trabalham acredito que vão ser trocados, porém os que ficarem deveriam estabelecer a meta de tolerância a zero com a corrupção, fechar as lojas do centro de São Paulo que mexem com pirataria fechar todos os desmanches errados, fechar as agências de carros sem registro fortalecer o roubo a banco, ficaram um ano na tolerância zero, toda arrecadação ou apreensão alguma coisa nesse sentido seria revertido em salário para os policiais, ou acaba de vez com o departamento só deixa as delegacias de bairro funcionando acaba com tudo que está por aí para tomar dinheiro consumidor saúde pública Fazendária, acaba com todos os departamentos, e delegacia de bairro vai poder fazer tudo acaba com essa putaria de seccional ter recolha, acaba com essa putaria de seccional ter cerco, que todos sabem que só serve para pega dinheiro, enfim deixa só um ou dois departamentos funcionando não sei quantos seriam necessário e o resto tudo será feito pela delegacia de bairro transfere as viaturas os equipamentos reformas delegacias, você vai ver como as coisas vão melhorar, ou acaba com os departamentos ou se comprometam a fazer a tolerância zero para corrupção um ano somente, vocês vão ver a coisa mudar e o salário triplicar, só que deputados vice-governador governador e outros não podem cobrar propina da polícia, pois esse negócio de indicação política ter que gerar dinheiro é o que está acabando com a gente também vamos esperar ver se alguém toma essa atitude

    Curtir

  6. Dr. Guerra, neste seu comentário de chamada está se falando do delegado Fábio Caipira, enquanto diretor do DEIC, ou do mesmo Fábio Caipira, enquanto deletado?

    Enquanto delatado, de fato ele tem toda razão de estar “puto”, de se achar injustiçado, porque, segundo amplamente divulgado, o delator (em boa hora assassinado) teria se referido ao referido delegado como alguém que, segundo um advogado de prenome Razuem (o qual, aliás, bem conheço), teria feito uma “pedida” e supostamente recebido algo em torno de 5 milhões.

    Se é apenas isso o que se tem (e parece-me que é!), o Ministério Público nem deveria ter insuflado a Imprensa e, por consequência, o próprio governador, contra o “caipira” delegado, que de “mané”, ou “tonto”, ou mesmo “caipira” só tem o sotaque.

    Agora, dizer que algum delegado consegue chegar ao topo do DEIC, e nele permanecer por quase 3 anos, sem “corromper” e ser “corrompido” é algo que me custa acreditar. Não dá mesmo! Porque “não existe um filete de água limpa num cano de esgoto”.

    E a “grana”, em se falando do DEIC, DENARC, DETRAN e outros não para nas respectivas diretorias; dali parte significativa segue para cima.

    Supresos?! Ninguém está surpreso, nem pode ficar surpreso, salvo se não souber, pelo menos, onde fica o DEIC de SP.

    Curtir

  7. Uma coisa é fato!

    Todo policial civil de São Paulo inclusive DELEGADOS que tem o rabo preso com CORRUPÇÃO ; vai passar o Natal com o PERÚ na mesa e o CÚ na mão.

    Depois da mais nova parceria “GAECO + POLÍCIA FEDERAL + COAF”, em 2025 vai ter operação atras de operação do MPESP caçando policia corrupta.

    Nada como deitar a cabeça no travesseiro e dormirmos tranquilos com nosso Fiat Pálio 2008 na garagem.

    Bom Natal aos HONESTOS

    Curtido por 1 pessoa

    • A mais pura verdade! Tem gente que não consegue mais dormir e tampouco voltar para casa com medo de ser preso. Um dia isso iria ocorrer e espero que todo lixo seja retirado. Enquanto isso dormimos com muita tranquilidade esperando 2025 chegar. Espero que existam vagas suficientes no PEPC para acomodar toda essa gente.

      Curtir

  8. ALÔ POLÍCIA FEDERAL!

    DEEM UMA VASCULHADA NAS GRAVAÇÕES E INDAGUEM O GERENTE E GARÇONS DA BOIZAO GRILL DA MARGINAL TIETÊ!

    PERGUNTEM SE VIRAM ALGUNS DOS CITADOS NA INVESTIGAÇÃO POLICIAL DO GRITZBACH EM ALMOÇO E JANTARES DE “NEGÓCIOS”!!!

    VÃO SE SURPREENDER COM A QUANTIDADE DE FRANGO “CAIPIRA” COM CARA PRETA E OUTRAS RECEITAS INDIGESTAS…

    Curtir

  9. Vou dizer uma coisa aos senhores em caixa alta

    “NÃO VALE A PENA SER CORRUPTO”

    O maior pavor que eu teria na vida é saber o DESGOSTO e a VERGONHA que o meu FILHO PEQUENO teria na vida ao ver o rosto do pai dele em horário nobre estampado no JORNAL NACIONAL sendo CAÇADO pelo GLORIOSA POLÍCIA FEDERAL por ser BANDIDO e CORRUPTO.

    Imagino os amiguinhos do meu filho no colegio apontando os dedos na carinha dele dizendo: “SEU PAI É LADRÃO, SEU PAI TA PRESO, SEU PAI É UM POLICIAL BANDIDO”.

    Como disse o amigo em outra postagem prefiro ter paz, dormir tranquilo e ter a certeza que o meu trabalho eu faço com total DIGNIDADE e HONESTIDADE.

    Ando com meu HB20 USADO e que ainda estou pagando parcelado apenas com meu salario, mas ando de nariz em pé.

    E a única RECOLHA que faz parte da minha vida é quando eu chego em casa depois de um dia de trabalho e recolho o cocô dos meus cachorrinhos com prazer.

    NÃO VALE A PENA SER CORRUPTO.

    Curtir

  10. É triste entrar nas redes sociais e ver o brasil inteiro te ironizando, tirando sarro da policia civil do Estado de Sao Paulo chamando toda a instituiçao de bandidos, de ladrao, de safados, de corruptos, de porcos ordinarios, de escória da sociedade, de ratos do Estado.

    A internet acabou com a PCESP. Ninguem confia e ninguem acredita na instituiçao.

    A chance da PCESP mudar da agua para o vinho é agora com a (PF – GAECO – COAF) nos pés da instituição.

    Tomara que essas investigações sejam iguais a LAVA JATO que começou num simples posto de gasolina e chegou a colocar na cadeia o ex-presidente da república e o dono da maior construtora da América Latina (Odebrecht)

    Essa é a hora de mudar a PCESP que se tornou uma instituição corrupta, falida e que o verdadeiro cidadão de bem de São Paulo quer é distancia.

    A maior vergonha para a instituição foi o GAECO interromper os trabalhos em conjunto que eram realizados no passado com a policia civil e inclusive realizando operações sem o conhecimento da policia civil de Sao Paulo para que não haja vazamentos. QUE VERGONHA

    O MPESP/GAECO fizeram uma bela parceria com a PF e estão colhendo os frutos de uma instituição elitizada, valorizada, competente e que todo brasileiro acredita.

    Curtir

    • Colega como não tenho num rede social, a não ser o whatsapp, não sei o que está rolando! Acredito em você, quando o assunto é o esculacho generalizado na Polícia Civil, nas redes sociais!

      Mas fato é que tem uns e outros que aqui no flit que vivem apontando a PM como o “câncer de toda humanidade”, só esquecendo de onde trabalha!

      O engraçado é que agora eles não falam e não postam absolutamente nada aqui no flit! Incrível!

      Tinha um inclusive que afirmava do alto da sua ignorância que a PM é a instituição mais odiada do sistema solar! Mas sobre todos os atos de corrupção na própria casa, apontados na última semana, nenhuma palavra! Ética seletiva desse pessoal?!

      Imagino que ele, o faixa preta, deva estar sem sinal de celular no presídio da Polícia Civil!

      Curtir

Os comentários estão desativados.