PLC tinha sido aprovado pelos deputados estaduais e a sanção ocorreu nesta segunda-feira (21/10), no Palácio Anchieta. Casagrande confirmou notícia divulgada em primeira mão pelo Blog do Elimar Côrtes: “Essa unificação [dos cargos de Investigador, Escrivão e Agente de Polícia] é excelente, pois cria condições para que profissionais possam exercer as atividades dentro das investigações de crimes. Estamos avançando, mas ainda temos um déficit no efetivo da Polícia Civil. Adiamos o concurso para fazer essa adequação. O efetivo previsto para os cargos unificados é de 2.740, mas temos hoje apenas 1.700. Agora, poderemos abrir o concurso para fortalecer a Polícia Civil, porque as vagas foram criadas”.
dentro Segurança Pública

Ao sancionar, na manhã desta segunda-feira (21/10), o Projeto de Lei Complementar (PLC) 33/2024, que cria o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) na estrutura da Polícia Civil, o governador Renato Casagrande (PSB) confirmou notícia divulgada em primeira mão pelo Blog do Elimar Côrtes, no dia 8 de outubro deste ano: a realização de concurso público para a contratação de mais mil policiais civis. O OIP é resultado da unificação dos cargos de Investigador, Escrivão e Agente de Polícia. Casagrande afirmou também que a Lei, de autoria do Executivo Estadual e aprovada pela Assembleia Legislativa na terça-feira (15/10) passada, significa a modernização da Polícia Judiciária capixaba e a valorização dos policiais na busca da eficiência na investigação de crimes. O ato da sanção do PLC, que será pública no Diário Oficial do Estrado de terça-feira (22/10), aconteceu no Palácio Anchieta.
Renato Casagrande explicou que a sanção do PLC 33/2024 é uma âncora importante para a organização da Polícia Civil. Lembrou que é um passo decorrente da Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis Estaduais, que, sancionada em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), unifica as regras sobre os direitos, deveres e garantias da classe nos Estados e no Distrito Federal.

“Essa unificação [dos três cargos] é excelente, pois cria condições para que profissionais possam exercer as atividades dentro das investigações de crimes. Estamos avançando, mas ainda temos um déficit no efetivo da Polícia Civil. Adiamos o concurso para fazer essa adequação. O efetivo previsto para os cargos unificados é de 2.740, mas temos hoje apenas 1.700. Agora, poderemos abrir o concurso para fortalecer a Polícia Civil, porque as vagas foram criadas”, afirmou o governador.
Casagrande salientou ainda que a lei garante a modernização da Polícia Civil capixaba e valoriza os policiais na busca da eficiência na investigação. “Na hora em que a gente adequa a estrutura à Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis, é uma demonstração de prioridade que nosso Governo está tendo, porque a Lei obriga os Estados a fazerem essa adequação, permitindo que todos esses policiais possam trabalhar, efetivamente, na investigação. Isso poderá aumentar a eficiência do trabalho da Polícia Civil, valoriza os policiais e organiza a carreira. E é isso que temos feito com todas as forças de segurança do nosso Estado.”
O ato da assinatura da sanção do PLC 33/2024 reuniu os secretários de Estado Álvaro Duboc (Economia e Planejamento e coordenador executivo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida), Leonardo Damasceno (Segurança Pública e Defesa Social) e Manuela Pedrosa (secretária de Governo; o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda; dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol) e das Associações dos Escrivães (Aepes) e dos Agentes de Polícia (Agenpol); o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil); e presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL).

Para o grupo, o governador lembrou os investimentos tecnológicos feitos na Polícia Civil, buscando sempre ter mais produtividade e mais eficiência. Ressaltou que, em seus três governos, os profissionais da segurança pública foram os únicos servidores a receber reajustes salariais diferenciados: “Meu objetivo é que a remuneração [dos policiais] se aproxima do mais adequado, com responsabilidade e equilíbrio. Estamos alcançando resultados positivos na segurança pública a todo momento. Queremos uma Polícia Judiciária cada vez mais com capacidade, com aumento de solução de inquéritos. Queremos ver vocês [policiais] motivados, com a faca dos dentes, para combater a criminalidade. Não podemos jamais deixar que grupos criminosos tentem dominar regiões”.
Renato Casagrande frisou ainda que a Polícia Civil tem todos os instrumentos tecnológicos para continuar intensificando as investigações que visam reduzir a violência: “O foco é atingir a base financeira dos grupos criminosos e, investir na formação de nossos policiais, dá ao Espírito Santo uma situação diferenciada”, disse o governador.

Dirigindo-se ao presidente do Sindipol/ES, Aloísio Fajardo, Renato Casagrande agradeceu a forma com que a entidade debate com o Governo as melhorias para a categoria policial civil: “O Sindicato sempre atua com equilíbrio e diálogo nas discussões. Parabéns ao Aloísio [Fajardo, presidente do Sindipol] e sua diretoria. Com diálogo, alcançamos os bons resultados”
Só passando aqui para dizer que pulei a “catraca” para desgosto de alguns. Chupa essa manga. Cade vc Investigador? Quero sentir o gostinho de vossas lágrimas. Prepara a mistura de Gardenal com Rivotril. huahuahuahuahua
CurtirCurtir
SQN!!! huahuahuaha
CurtirCurtir
SQN!!! O dó. Em breve será aqui. huahuhaa Imagino que agora os demais Estados seguirão a mesma cartilha. Basta dar o chute inicial. Como disse o Investigador… Sonhar ainda não paga.huahuaha Achei que já estaria provando as láqrimas… huhauhau SQN…
CurtirCurtir
Como ainda insistem nisso sendo que é inconstitucional essa aglutinação de cargos, já pacificado no STF. So esperar o tempo… SP nem agente e carcereiro pode se juntar….
CurtirCurtir
Não se juntaram porque ao Extinguir o cargo devia o governador criar cargo novo.
Esta aglutinação deveria vir da criação de cargo novo o que não é inconstitucional.
CurtirCurtir
Os policiais civis do Espírito Santo foram valorizados, recebendo iniciais acima de R$8.000,00 e sem a exigência de prova oral, enquanto em São Paulo a remuneração inicial não chega a R$5.000,00 e ainda há a prova oral, vista como dispensável. A união faz a força e por isso os policiais capixabas estão de parabéns pela conquista.”
CurtirCurtir
LEI COMPLEMENTAR N° 1.093Cria o Cargo de Oficial Investigador de Polícia – OIP e dá outras providências.O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTOFaço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO IDAS DISPOSIÇÕES INICIAISCAPÍTULO IDA CARREIRA DE OFICIAL INVESTIGADOR DE POLÍCIA
Art. 1º Fica criado o cargo de Oficial Investigador de Polícia – OIP, integrante das Carreiras de NaturezaPolicial da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo – PCES
DA PROMOÇÃO
Art. 18. Promoção é a passagem do servidor estável, de uma categoria para outra, em sentido vertical, mesma referência e dar-se-á no interstício mínimo de 5 (cinco) anos de efetivo exercício.Parágrafo único. A promoção de que trata o caput deste artigo dependerá de participação voluntária do ervidor em processo específico.
Art. 35. Ficam revogadas:
I – parcialmente os Anexos da Lei Complementar nº 446, de 21 de julho de 2008, no que se refe argos de Investigador de Polícia, Escrivão e Agente de Polícia;
CurtirCurtir
Parabéns aos Policiais Civis do Espírito Santo em especial ao Governador do Estado por atender a lei nacional e valorizar seus Policiais.
São Paulo precisa desses bons exemplos, esperamos coragem do Governador de São Paulo para atender a Lei Nacional e não se curvar aos interesses escusos dos sindicatos e associações que aparentemente só estão visando os próprios interesses em detrimento dos policiais Civis .
Ficou nitido na apresentação do projeto da nova Lei Organica da Polícia civil Paulista pela DGPAD que a Instituição Polícial Civil não teve postura para atender a Lei Nacional, se curvou a interesses de uma única classe.
Inventar justificativas e opções de criação de cargo distinto da padronização nacional apenas para não valorizar todas as carreiras e manter a qualquer custo as amazelas internas que condenam a instituição ao fracasso demonsta a opção por uma Polícia Civil obscura e injusta.
Em breve saberemos que tipo de Polícia Civil o Governador Tarciso quer e defende para o Estado de SãoPaulo.
CurtirCurtir
me ajuda aí: não houve aumento salarial este ano para a PC ??
CurtirCurtir
kkkkkkkk
CurtirCurtir
Enquanto isso em SP……….kk
CurtirCurtir
Aguardem e verás o caos que se instalará!
CurtirCurtir
Vamos manter somente no cargo de OIP o investigador de polícia; afinal, somente o Estado de SP está correto.
Os demais Estados, a União que elaborou a LONPC, estão errados. Quem está certo são os investigadores de polícia da PCSP.
Delegados professores, Dr Gilson (Dgpad), Dr. Guerra, com conhecimento e embasamento, estão errados.
Simples assim!
Muitos investigadores entendem e concordam com todos serem reenquadrados como OIP, mas uma minoria, aquela que detém raízes no ostracismo e não entendem nada do mundo jurídico, acha que somente eles podem se enquadrar como OIP.
Nao conseguem entender que após a Carta Magna, já foi feita uma reestruturação, sendo autoridade policial e seus agentes ( nomenclatura genérica ) nos moldes da PF.
LOP está antiquada e muitas atribuições comum a todos, até de fácil labor. Outras atribuições de alguns cargos estão em desuso, outras sem qualquer exceção, de obrigação a todas as carreiras operacionais.
Se mantiverem uma carreira somente no cargo de OIP é a pá de cal da PCSP
CurtirCurtido por 1 pessoa
No ES há apenas 1700 policiais, sindicato único e três carreiras apenas para unificar, situação completamente diferente de SP. Ainda há quem se iluda acreditando que aqui será assim……vamos aguardar.
CurtirCurtir
Só uma observação:
Assim como a Polícia Militar de São Paulo funciona igualmente no Brasil inteiro, a Polícia Civil idem. Sem mais.
CurtirCurtir
Não sei se em SP todas as carreiras serão OIP mas com absoluta certeza o investigador perdeu essa briga.
O investigador não levará essa bola dividida.
Antes que alguém diga algo…não faço questão alguma de mudar de carreira.
Minha escala é muuuuito melhor e minha cobrança é muuuuuito menor.
Diferenca salarial é troco de pinga.
CHOREM NA CAMA POIS JÁ PERDERAM
CurtirCurtir
Ainda bem que você não quer mesmo mudar de cargo, porque não vai mesmo.
Agora, você tem razão quando fala da sua carreira, pois é muito melhor mesmo, afinal não fazem nada e não servem mais para porra nenhuma.
Ganham muito, mas muito menos para o que fazem.
A carreira mais inútil existente na PC.
CurtirCurtir
Boa tarde Dr. Guerra,
Vejo sua coragem em publicar as injustiças no meio policial e político, acredito que sem retorno (verba) nenhum.
Também vejo sua imparcialidade e etc.
Já pensou em criar uma Associação ou Sindicato dos Oficiais Investigadores AOIPESP, a princípio, para ajuizamento de ações contra administração?
Garanto que, de início, logo de início, angariaria e ratiava bastante gente para tal fim.
Associação e Sindicato dos Agentes cagaram para gente.
AFPCESP, AGEPOL, SINPOL E ETC ESTÃO CAGANDO PARA TODOS AGENTES DA AUTORIDADE POLICIAL, DEIXANDO OS INVESTIGADORES DEITAR E ROLAR NA LONPC, LONPC, SSP, PC E DGP.
CurtirCurtir
Pet…. Da pra ver bem que além de querer levar na canetada, sem mérito algum, vc não passa de um puxa saco maçaneta…kkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Se ser realista é ser puxa saco então toma essa:
Aquele esboço apresentado na Acadepol é a maior prova de puxa saco que já vi, ali tem dedo de Investigador com uma imaginação de surrupiar o cargo OIP egoisticamente.
O próprio Dgpad Dr Gilson havia falado na Alesp em juntar os agentes e investigadores, estranhamente, talvez alguém foi no seu ouvido….e mudou de ideia.
Fonte: Vídeo Alesp
Puxa sacos:
Quem usurpa a função de motorista dos Delegados é o Investigador pra poder grudar nas bolas…
Na DP onde trabalho saí o Investigador pra dirigir pro delegado pra almoçar e etc. Por que não tem um agente Policial?
Quantos Investigadores fazem escolta do DGP, diretores, seccionais e titulares?
Por isso tem 2 chefes nas DPs um segura a bola direita e outro a esquerda. Rs
Raras as exceções há Investigador não puxa saco, são aqueles competentes.
CurtirCurtir
Kkkkkkkkkkk
isso mesmo, estão cagando e andando para vocês.
Afimal, não vão dar pulo em galho seco!
CurtirCurtir
É engraçado ver tanto Investigador querendo pular a catraca para o novo cargo sem prestar concurso. Ora, os demais não podem absorver funções da carreira de Investigador, mas Investigador pode absorver as funções dos demais? Ou estão querendo só mudança de nome de cargo sem nada mais ser alterado? Se for esta ultima opção, de nada valerá a nova lei em termos de reorganização da PCSP…
Melhor coisa que o governo pode fazer é criar novo cargo e extinguir os demais na vacância. Uns se aposentarão, outros sairão da polícia, outros falecerão por motivos diversos e outros serão demitidos/expulsos (justa ou injustamente)…. Em 5 anos é possível contratar mais OIP dos que os atuais investigadores na ativa e resolver grande parte dos problemas de mão de obra interna.
CurtirCurtir
Comecei a ler….
Comecei a ler e pensei que a notícia se referia ao Estado de São Paulo!!!!
Que decepção……. kkkkkkk!
Parabéns aos Policiais do Espírito Santo
Vitória!
CurtirCurtir
É restopol sim!
“aim, só investigador pode investigar”; onde está a PC na Carta Magna, e como está descrita?
“aim, extrema complexidade e especialidade”. Essa então dá vontade ficar rindo o dia todo, até a tia da cantina às vezes investiga melhor que muito policial civil. Nem quis dizer investigador, muito trabalho o início se dá através de uma puta “caguetagem”, ou outro trabalho em andamento que norteia uma “puta investigação”.
“aim, mas sou n.u”; n.u de tecnólogo, de EAD, de tiras com 2° grau completo, época do laço, (de passar na porta do DP e ser “laçado”, essa somente quem tem mais de 15, 20 anos ou já tinha parente policial, e que ouviu antigoes hoje já aposentados contarem essa parte) e pra deixar mais bravos ainda, menor salário do estado de N.U!
Viram como é ruim atacar, mesma coisa quando um ultra nega Seal investigador que nunca prendeu ladrão, sempre foi maçaneta, porteiro, vigia de prédio ataca um agente, ou carcereiro que produz, investiga, faz trabalho de polícia.
hoje vejo que muitos policiais preferem ficar em escalas de 10, 12 plantões por mês, de guarda de prédio, do que ficar confeccionando b.o, investigando, fazendo operações, produções etc.
acho que tem lugar pra todo mundo! Respeitan do o tempo de polícia e podendo optar conforme a disponibilidade da Administração o lugar que melhor lhe convier.
agora não pode um polícia com três, quatro anos ir pra um lugar melhor que um polícia de 20, 30 anos, almeja. Aí é de cair o cu da bunda.
CurtirCurtir
Cadê os PULA-CATRACAS?
Será que já se conformaram?
Até que enfim heim!!!
CurtirCurtir
Até onde sabemos todos virarão Oficial Investigador igual vem ocorrendo em todos Estados como está na Lei Federal. Afinal, é a identidade e a segurança da polícia civil que está em jogo.
Não dá pra esperar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa, vide LOP 1979, mais ultrapassada do que a Constituição Federal 1988 e a Estadual de 1989, NLOP nova Lei Orgânica da Polícia 2023.
CurtirCurtir
Opa tamo aqui. Por que? Já bateram o martelo que somente investigador pode ser OIP? Acho que não. Já cansou de tomar lapada de tanta verdade jogada em vossa cara sobre sua super blaster carreira? Fique tranquilo. Suas lágrimas terão um gosto super especial e suas lamúrias serão como um soneto de anjos. Você realmente acredita que somente Investigador será Oficial? Bom sonhar não custa nada. Eu queria saber o que o SIPESP quis dizer (não sei se foi algum Delegado) com carreira positivada? Hahaha que patético. Ainnnn será o caos se todos virarem OIP… Prepara o remédio… Suco de Rivotril com Gardenal, mas um oito pilhas para você brincar na hora de tristeza. Kkkkkk
CurtirCurtir
Vou concordar com os tiras, que só eles podem ser OIP; afinal de contas, são investigadores, só eles podem investigar.
CF, LONPC, Delegado adjunto da DGPAD- Dr. Gilson, Delegados professores, outros estados, a União que elaborou estão equivocados!
(ironic mode)
CurtirCurtido por 1 pessoa
E a reestruturação de SP? No ES o papiloscopista é perito!!!!
Vamos perder o instituto de identificação para o IC kkkkkkkkkk ninguém se atentou nisso na LONPC
Me ajuda aí
CurtirCurtir