Eduardo Tagliaferro ( Perito Federal ) , um assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Tagliaferro foi preso em 8 de maio de 2023, após suposta ocorrência de violência doméstica em que ele teria ameaçado sua esposa com uma arma de fogo e disparado arma de fogo em local habitado. A prisão ocorreu na Grande São Paulo, e o caso ganhou contornos políticos devido à intervenção da deputada bolsonarista Carla Zambelli.
Envolvimento da Polícia
A Polícia Civil de São Paulo depois da prisão determinou a apreensão e manteve o celular de Tagliaferro por seis dias, o que gerou questionamentos sobre o interesse no conteúdo do aparelho. O celular, um iPhone com dois chips, foi entregue à polícia pelo cunhado de Tagliaferro. A polícia poderia estar procurando provas de ameaças contra a esposa, mas há especulações sobre se outros dados foram extraídos. Não há notícia de exame pericial do telefone com objetivo específico de materializar eventuais ameaças e ofensas em desfavor da mulher.
Repercussão Política
O caso foi politizado rapidamente por Carla Zambelli, que fez postagens nas redes sociais enquanto Tagliaferro ainda estava sendo ouvido pela polícia. Isso levantou questões sobre quem teria informado Zambelli sobre o potencial político do caso.
Vazamento de Mensagens
Um ano e três meses após a apreensão do celular, mensagens do aparelho vazaram, alimentando ataques políticos contra Alexandre de Moraes e tentando enfraquecer sua posição. As mensagens vazadas não indicam ilegalidades por parte de Moraes, mas servem como ferramenta de agitação política.
Questões em Aberto
O relatório levanta várias perguntas sem resposta, como:
- Quem copiou e vazou as mensagens do celular de Tagliaferro?
- Por que o vazamento ocorreu tanto tempo após a apreensão do celular?
- Qual foi o papel de Carla Zambelli e outros atores políticos nesse episódio?
Este caso ilustra como a Polícia Civil dá causa ao próprio descredito , berm como a complexa interação entre questões legais, políticas e de segurança no contexto de alta tensão política no Brasil.


