Compartilho, com tristeza,  a bajuladora carta do grupo “GUERREIROS” da ADPESP, pois sou obrigado – depois de ler vergonhoso monturo – a reafirmar publicamente que toda a culpa por ter a decrépita carreira dos delegados paulistas descido do meio-fio para a sarjeta, verdadeiramente, cabe a muitos dos vetustos subscritores , especialmente os superbonderes DGPs e Diretores de Departamentos…Do contexto da lamentável e mal redigida carta kifuriana infere-se ignorância jurídica , violento arbítrio , servilismo e puxa-saquismo de quem – “na atividade ” – só rugiu ferozmente e mordeu os mais fracos; sempre traiçoeiramente, diga-se ! 34

São Paulo, abril de 2024.
 
 
Excelentíssimo Senhor TARCÍSIO GOMES DE FREITAS,
Digníssimo Governador do Estado de São Paulo.
 
 
Os subscritores desta carta, somos Delegados de Polícia aposentados, mas não inativos (na acepção física e mental do termo) com idade média entre 75 e 85 anos e que nos congregamos, sob a égide de nossa Associação de Classe, num grupo apolítico, autodenominado “Guerreiros” (incluindo quatro ex-Delegados Gerais), título que se identifica com nosso espírito de luta que ainda – e até o dia final – nos inspira.

Reunimo-nos mensalmente para tratar de assuntos que envolvam a classe e a Polícia Civil, criando e participando ativamente dos movimentos que a ambas interesse.
 
Temos acompanhado atentamente o excelente trabalho que Vossa Excelência desempenha à frente do Executivo Paulista, que envolve coragem, visão, determinação, carisma e espírito público.
 
No campo da Segurança Pública, Vossa Excelência, liderando e incentivando os órgãos policiais – civil e militar – tem pontificado na árdua batalha de combater o crime organizado que, há décadas, tanta intranquilidade e dano tem causado à aflita população de nosso Estado, protagonizando uma liderança que contagiou o ânimo e a disposição de todos os policiais, ora voltados a essa ingente e perigosa missão de restabelecer a ordem pública e o respeito ao ordenamento jurídico.
 
Bem por isso, clara e notória, tem sido a manifestação de aprovação e aplauso a Vossa Excelência, por parte da imensa maioria da população que testemunha, enfim, um Governador disposto a observar e cumprir o que manda a Constituição, no sentido de que a segurança pública é dever do Estado e direito da Cidadania.
 
Malgrado o acerto da conduta de Vossa Excelência, vozes advindas de setores retrógrados da sociedade – poucas, felizmente – insistem em tentar depreciar vosso trabalho, dando às fatais mortes de marginais que ocorrem, um sentido de força excessiva e desproporcional, olvidados de que o enfrentamento armado que aqueles opõem às autoridades policiais e aos seus agentes, são fruto de uma audácia e de um destemor inauditos, despropositados e intoleráveis, e que já causaram mortes de diversos policiais.
 
O trabalho que as forças de segurança, por imposição e dever funcional exercem, deve, na realidade e por justiça, ser rotulado como autêntica “legítima defesa de terceiros” (os cidadãos de bem), o que defere ao trabalho policial certo grau de nobreza, mesmo quando resulta de um “múnus público”.
 
Desse contexto, decorre que o policial, quando se depara com um marginal de arma em punho, em atitude de desafio e afronta, não pode e nem deve, como insinuam os falsos defensores dos “direitos humanos”, inclusive alguns setores da imprensa, aguardar que ele atire primeiro.

Isso é ilógico, desarrazoado, despropositado.

Afinal, quem se colocou voluntariamente nessa situação de risco, foi ele próprio.
 
Receba, pois caro Governador, de nossa parte, que até hoje, após longos anos de dedicação ao serviço policial, permanecemos firmes da trincheira da segurança e da paz social, nossa moção de agradecimento e apoio, na certeza de que melhores dias advirão em benefício da nossa angustiada e sofrida população.

Conte conosco.
 
Respeitosamente, assinamos todos nós, integrantes do Grupo Guerreiros:
 
 
Abrahão José Kfouri Filho
 
Orlando Miranda Ferreira
Alfredo Habis
Alphio Merlin
Ambrósio João Possari
André Santos Pereira
Antônio Carlos de Castro Machado
Antônio Carlos Gonzalez
Antônio de Pádua Pimenta Júnior
Antônio Fasoli
Antônio Rossi dos Santos
Arlete Inez Korsakas
Carlos Alberto Augusto
Carlos Antônio Guimarães de Sequeira
Choji Miyake
Edemur Ercílio Luchiari
Eli Schiavi
Eloni Haesbaert
Esdras Campos Colicigno
Francisco Alberto de Souza Campos
Francisco de Paula Leão
George Henry Millard
Gilberto Nascimento Silva
Guilherme Zéglio Netto
Gustavo Mesquita Galvão Bueno
Ivan Roberto Mendes Costa
João Antonio Pinto
João Evangelista Pereira
José Ailton Ribeiro
José Eduardo Ferreira Ielo
José Gregório Barreto
José Maria Coutinho Florenzano
José Oswaldo Pereira Vieira
Luciano Navas Rodrigues
Luiz Carlos Freitas Magno
Luiz Carlos Piazentin
Márcio Marques Ramalho
Marco Antônio Desgualdo
Marco Antônio Martins Ribeiro de Campos
Marcos Buarraj Mourão
Marinósio Martins Santos
Massilon José Bernardes Filho
Milton José Troiano
Milton Rodrigues Montemor
Orildo Nogueira
Osvaldo Naoki Miyazaki
Rafael Rabinovici
Reginaldo Antônio Borro
Roberto Bayerlein
Roberto Fernandes
Roberto João Julião
Roberto Maurício Genofre
Roney Antônio Rodrigues
Rubens Ribeiro da Silva Júnior
Ruyrillo Pedro de Magalhães
Segismundo Lahoz Júnior
Valdir Bianchi
Vlamir de Jesus Sandei
Waldomiro Bueno Filho

Um Comentário

  1. Os guerreiros estavam tirando uma gostosa soneca quando foram surpreendidos pela PM com a infraestrutura montada em todo o Estado para começar a fazer TC a partir de amanhã.

    Tomados pelo ódio da traição fizeram essa romântica carta ao governador carioca deste Estado.

    Volta a dormir gente!

    Foi só uma pegadinha da PM.

    Curtir

  2. Galeria de imortais, guerreiros do apocalipse, pós sábado, só carcaça e penugem branca ainda em cargo do 1º escalão da polícia… o que mais nós temos para demonstrar muito passado, pouco presente e, quiça, nenhum futuro.

    Curtir

  3. Espero que daqui a oito anos quando eu aposentar (não fico um dia a mais do que o previsto), ainda tenha um pouco de massa encefálica dentro do meu cérebro para nunca escrever algo semelhante. Vergonha desse pessoal.

    Temos o governador e o SSP mais pró PM de todos os tempos, até mais que o Ferreira Pinto, e esses delegados não conseguem enxergar o óbvio. Mesmo depois do governador escolher um PM da casta inferior para SSP, de dar aumento diferenciado para a PM, de excluir a PC de investigações de expressão que novamente estão sendo transferidas para os 007 de boinas pretas, esse pessoal ainda querem mais.

    Todos bolsonaristas. Não é à toa que na Polícia Civil de São Paulo temos as figuras raras do sindicalista de direita.

    Se a PM fosse um pouquinho mais competente (são competentes em passar a imagem de competentes) a PCSP já teria sido extinta, a depender da visão de mundo de nossos líderes.

    Curtido por 1 pessoa

  4. se quando estavam na ativa o governo já cagava e andava pra eles, imagine agora!!! kkkkkk. A propósito, um joguinho de dominó na praça cairia bem pra vcs: abutres!!

    Curtir

  5. Faz muitos anos, foi-se a época em que escrita bacharelesca e pseudoparnasianismo comoviam as pessoas, principalmente as autoridades.

    Curtir

  6. AH-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA-HA!

    Muito boa vindo deles!

    Só q tem um pequeno DETALHE!

    Já A-C-A-B-O-U o primeiro de abril!

    Os cabeças pensantes são ótimos C-O-M-E-D-I-A-N-T-E-S mas às vezes PERDEM noção do tempo!

    Ou será q deixaram passar muito tempo com várias PERDAS?

    Curtir

    • só PM que rouba?? Vai na 25 de março

      Se policial militar rouba se passando por policial civil deve ser mais fácil roubar como policial civil kkkkk

      Curtir

      • Não faço ideia de como seja esse enredo, colega mike. 25 de março já tem uns vários anos que não vou, nem quero ir. Só vi o que foi publicado aí no link.

        Curtir

  7. Eu pensei que os dinossauros 🦕 já haviam sido extintos há muito tempo atrás!

    Curtir

  8. Esses signatários desse atestado de vergonha contribuíram, e muito, para que a PC fosse enfraquecida ao longo dos anos. Lembro de um, que ao dar aulas na Academia, dirigia-se aos futuros investigadores com tom ameaçador, enfatizando que era diretor da Correg, posteriormente saiu da direção do departamento, ao retornar ao mesmo cargo posteriormente, posou para foto no extinto Jornal da Tarde sob chamativa matéria “Começou a lima na Polícia Civil”, algo que não se viu, não se vê e não se verá na PM, PF, PRF, Judiciário, Ministério Público e nem mesmo na GCM.

    Curtir

    • caramba, essa picuinha de PC X PM nunca acaba, muitos quando passam no concurso já começam a falar mal uma da outra, antes mesmo de conhecer a própria instituição. Esse jornal com todo respeito é um desserviço a segurança pública. Sou PM com 29 anos de serviço, sempre trabalhei nas ruas, a única coisa que posso falar mal da PC é quanto a canseira no Dp, no mais sempre recebi ajuda quando precisei e ajudei quando solicitado. O crime nadando de braçada e uns idiotas querendo ser mais que os outros.

      Curtir

      • Se eu tivesse ficado na PM estaria com 30 anos de serviço e estaria apto a reserva desde março último.

        Mas optei pela PCESP e ganhei de presente a permanência até 2028 quando completo 53 anos de idade e 34 de serviço.

        Então, eu acho que posso falar um pouquinho das duas ?

        A minha picuinha começou em 2008…quando vcs se lançaram como fiéis escudeiros do ditador de plantão lá no Palácio dos Bandeirantes. Lembra ?

        “Ainnnnnnnnnnnnn…mas eu só obedeço ordens !!!”… as SS-Totenkopfverbände também só obedeciam ordens.

        Desserviço à segurança pública pq ? Por deixar o policia se expressar ? Eu sei que o conceito de liberdade é estranho…porém, nunca é um desserviço.

        O crime, meu camarada, nada de braçada por um conta de um sistema de segurança pública errado, por interesses dos politiqueiros de mãos rapaces e bolsos vastos como o oceano e pelo discurso populista.

        Sim, o discurso populista de matar meia dúzia de nóias pulguentos e apresentar isso como solução para segurança pública e enganar, como diria Malatesta, o homem da rua.

        Isso ai é o verdeiro desserviço.

        E vc se presta a essa farsa.

        Eu também. A diferença é que eu tento me recusar ( E sugiro que vc leia a Lei 207/79. Tão ruim quanto o RDPM) porque não obedeço cegamente e deixo minha consciência em primeiro lugar.

        E digo mais : Estou falando por mim e não represento a instituição polícia civil de maneira nenhuma.

        Mas eu conheço bem a minha instituição e sei dos defeitos e horrores dela. E conheço um pouquinho a sua pela minha breve passagem.

        Curtir

  9. A Polícia civil de São Paulo foi a única que não reestruturou ao londo de 35 anos.

    Agota querem se denominar guerreiros!

    Guerreiros do quê?

    Ninguém respeita a Constituição Federal e de São Paulo.

    Ninguém está querendo respeitar a Nova Lei Orgânica Nacional.

    “Mas todos acreditam no futuro…”

    Daqui 30 anos vão ter Novos Guerreiros!

    Curtir

  10. “Ninguém Respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação…”

    Constituição Federal

    https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10706152/inciso-x-do-artigo-48-da-constituicao-federal-de-1988

    Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:X – criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o art. 84, VI, b ; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Constituição do Estado de São Paulo;

    https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/constituicao/1989/compilacao-constituicao-0-05.10.1989.html

    Artigo 19 – Compete à Assembleia Legislativa, com a sanção do Governador, dispor sobre todas as matérias de competência do Estado, ressalvadas as especificadas no artigo 20, e especialmente sobre:

    III – criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas, observado o que estabelece o artigo 47, XIX, “b”; (NR)

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14735.htm

    Art. 38. Na criação do cargo de oficial investigador de polícia, os cargos efetivos atualmente existentes na estrutura da polícia civil serão transformados, renomeados ou aproveitados nos termos da lei do respectivo ente federativo, respeitadas a similitude e a equivalência de atribuições nas suas atividades funcionais.

    Art. 19. O quadro de servidores da polícia civil, cujas atribuições são de nível superior, é integrado pelos seguintes cargos:

    I – delegado de polícia;

    II – oficial investigador de polícia; e

    III – perito oficial criminal, se o órgão central de perícia oficial de natureza criminal estiver integrado na estrutura da polícia civil.

    Curtir

  11. REFERÊNCIAS:

    https://portal.al.go.leg.br/noticias/104474/plenario-aprova-projeto-de-lei-que-reaproveita-servidores-da-policia-civil-que-tiveram-cargos-extintos?fbclid=IwAR3MD05PRlmqS8N-8egbHoQpQbhDq1yh82etj0HAxXkdd9tNmHf-lbQaJYw

    Com a extinção dos cargos de agente policial, agente auxiliar policial e escrevente policial, integrantes do quadro transitório da Polícia Civil, todos passam a ser “agente de polícia”, pela proposta do deputado. A matéria também estende aos agentes policiais, agentes comissários de polícia e escreventes policiais inativos a paridade com os ativos.

    https://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/listarAtosAno.do?action=exibir&codAto=8464&codItemAto=78942&fbclid=IwAR1YBfjuEn8jtP9MQKNrPma-5YUFH4jVG5u4C_ovWcbwIll3UWClzBgSNDw#78942

    Art. 3º. Os atuais ocupantes da 4ª. Classe da Carreira de Detetive passam a integrar a 3ª. Classe da Carreira de Investigador de Polícia.

    Art. 4º. Os atuais ocupantes da 3ª. Classe da Carreira de Detetive passam a integrar a 2ª. Classe da Carreira de Investigador de Polícia.

    Art. 5º. Fica extinta a Carreira de Agente de Segurança, passando seus atuais ocupantes a integrar a 4ª. Classe da Carreira de Investigador de Polícia.

    Art. 6º. Fica extinta a Carreira de Carcereiro, passando seus atuais ocupantes a integrar a 5ª. Classe da Carreira de Investigador de Polícia.

    https://pt.m.wikipedia.org/w/index.php?fbclid=IwAR1t_AjwQNd3nVC_7ZzV3IG6fXV9QDU3APzvp4jxb4ZR6h-Wa3pYjqb49XU&oldid=16552480&title=Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_de_Minas_Gerais

    Delegado de PolíciaMédico Legista:Perito Criminal:Escrivão de Polícia:Agente de Polícia:Auxiliar de Necropsia:Obs.: Observa-se que o cargo de Agente de Polícia é uma denominação nova na polícia civil mineira, pois levava o nome de DETETIVE (mantendo-se o mesmo plano de carreira, ou seja, Classe I, II, III e Especial). Os antigos cargos de Identificador, Vistoriador e Carcereiro foram incorporados ao cargo de Agente de Polícia.

    http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/e9589b9aabd9cac8032564fe0065abb4/407a5c1b832573fe03256a76005cbf1c?OpenDocument&fbclid=IwAR29UsinNHTwqUazScvZa-L2R02cZ29cGrDiRE1CQO1A4fEW_AE2mh9QN_0

    Agentes de Polícia Estadual de Apoio Técnico-Científico

    Art. 3º – O Grupo II – Agentes de Polícia Estadual de Apoio Técnico-Científico – será integrado pelo cargo isolado de Engenheiro Policial de Telecomunicações, e pelas carreiras de Perito Legista, Perito Criminal, Papiloscopista Policial, Técnico Policial de Necropsia e Auxiliar Policial de Necropsia, com as atribuições, quantitativos e linha de progressão descritos nos Anexos da presente Lei.Parágrafo único – Os cargos do Grupo II – Agentes de Polícia Estadual de Apoio Técnico-Científico – serão em parte objeto de provimento derivado por força de enquadramento, de acordo com os critérios fixados nos anexos desta Lei, dos hoje detentores de cargos da estrutura da Polícia Civil, na seguinte linha de concorrência:I – os ocupantes de cargo de Perito Legista ao cargo de igual denominação;II – os ocupantes de cargo de Perito Criminal e Perito Auxiliar, à carreira de Perito Criminal;III – os ocupantes de cargo de Engenheiro Policial de Telecomunicações ao cargo isolado de idêntica denominação;III – os ocupantes de cargo de Papiloscopista, concorrendo à carreira de Papiloscopista Policial;IV – os ocupantes de cargo de Técnico de Necropsia à carreira de Técnico Policial de Necropsia;V – os ocupantes de cargo de Auxiliar de Necropsia à carreira de Auxiliar Policial de Necropsia.

    Agentes de Polícia Estadual de Investigação ePrevenção Criminais

    Art. 4º – O Grupo III – Agentes de Polícia Estadual de Investigação e Prevenção Criminais – será integrado pelas carreiras de Inspetor de Polícia, Oficial de Cartório Policial e Investigador Policial, além do cargo isolado de Piloto Policial, todos com suas atribuições, quantitativos e linha de progressão, quando cabível, descritos nos anexos da presente Lei.Parágrafo único – Os cargos do Grupo III – Agentes de Polícia Estadual de Investigação e Prevenção Criminais – serão em parte objeto de provimento derivado por força do enquadramento, de acordo com os critérios fixados nos anexos desta Lei, dos hoje detentores de cargos da estrutura da Polícia Civil, na seguinte linha de concorrência:I – os ocupantes de cargo de Detetive-Inspetor, Detetive, Técnico Policial de Telecomunicações, e Técnico Policial de Laboratório, concorrendo à carreira de Inspetor de Polícia;II – os ocupantes de cargo de Escrevente e Escrivão de Polícia, concorrendo à carreira de Oficial de Cartório Policial;III – os ocupantes de cargo de Operador Policial de Telecomunicações, Motorista Policial, Fotógrafo Policial e Carcereiro Policial, concorrendo à carreira de Investigador Policial;IV – os ocupantes de cargo de Piloto Policial, concorrendo ao cargo isolado de idêntica denominação.Art. 5º – A carreira de Investigador de Polícia é subordinada, imediatamente, aos Inspetores de Polícia e Oficiais de Cartório Policial, sem prejuízo da subordinação resultante da estrutura hierárquica da Polícia Civil e da administração pública estadual.

    https://leisestaduais.com.br/pr/lei-complementar-n-259-2023-parana-dispoe-sobre-a-estruturacao-das-carreiras-da-policia-civil-do-estado-do-parana-e-da-outras-providencias

    Art. 76. Os cargos das carreiras policiais civis de Escrivão de Polícia e Investigador de Polícia efetivos, vagos e ocupados, pertencentes ao Quadro Próprio da Polícia Civil – QPPC ficam transformados no cargo de Agente de Polícia Judiciária.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-pc-sp-60-mil-inscritos/

    Cargo Vagas Inscritos Concorrência

    Escrivão 1.600 28.658 17,91

    Investigador 900 31.979 35,53

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-pc-sp-inscritos-ultimo-edital-nivel-medio/

    Cargo Vagas Inscritos Concorrência

    Agente de Telecomunicações 108.052 300

    Auxiliar de Papiloscopista 200 39.534

    Agente Policial 400 65.054

    Papiloscopista 200 42.751

    https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9459255&ts=1699897079752&disposition=inline&_gl=1azvad_gaMTc1NDg4MzE2OS4xNzAwNDkzOTU1_ga_CW3ZH25XMK*MTcwMDQ5Mzk1NS4xLjEuMTcwMDQ5Mzk3MS4wLjAuMA..

    Art. 19. O quadro de servidores da polícia civil,

    cujas atribuições são de nível superior, é integrado pelos

    seguintes cargos:

    I – delegado de polícia;

    II – oficial investigador de polícia; e

    III – perito oficial criminal, se o órgão central de

    perícia oficial de natureza criminal estiver integrado na

    estrutura da polícia civil.

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc19.htm#:~:text=41%20da%20Constitui%C3%A7%C3%A3o%20Federal%20passa,em%20virtude%20de%20concurso%20p%C3%BAblico

    https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/constituicao/1989/constituicao-0-05.10.1989.html

    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

    https://www.policiacivil.sp.gov.br/portal/faces/pages_home/institucional/legislacao/detalhes?titulo=Portarias%20DGP%202012&id_content=UCM_034502&_afrLoop=128667324264702&_afrWindowMode=0&_afrWindowId=null#!%40%40%3F_afrWindowId%3Dnull%26_afrLoop%3D128667324264702%26titulo%3DPortarias%2BDGP%2B2012%26id_content%3DUCM_034502%26_afrWindowMode%3D0%26_adf.ctrl-state%3Dirnr38wth_25

    Curtir

        • Os Integrantes da Polícia Civil de São Paulo são o piores, aqui ninguém gosta de ninguém, um bando de passa fome metido a Charles Brownson, é por isso que é o Pior Salário do Brasil.

          Os integrantes de carteira preta de determinada carreira não sobe e não deixa ninguém subir.

          Você não acha isso egoísmo.

          Curtir

  12. Foram esses ditos delegados covardes que agora vestem pijamas de bolinhas e que nem o podle ( leia-se pudol) os respeita quando o levam para passear, mijando em suas sandálias e deixando o odor de podridão que se mistura ao asco de vaidade que os fazem sair das tumbas e virem manifestar-se, achando que alguém irá dar um mínimo de importância. Peço aos senhores, não,  ordeno múmias que arrastaram a Polícia Civil ao cadafalso em que está: “Voltem à tumbas!!!!”

    Curtir

  13. Não há como se calar diante de aviltante desconchavo. Policial militar dispara, atinge fatalmente um idoso inocente, em seguida, faz a adequação típica como homicídio culposo e noticia o fato em quartel da polícia militar. Simples assim!

    Cadê o Ministério Público deste Estado? Cadê o Dian Go Kid, o DG PM tiroteio que faltava? Cadê os guerreiros do apocalipse?

    Vai chegar o dia que vamos ver policial civil, inclusive delegado, servindo café em reunião de oficiais em quartel da PM.

    Vai seus trouxas confia na PM!

    Curtir

  14. A POLÍCIA CIVIL PERDEU A IDENTIDADE!

    É tão simples:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_Judici%C3%A1ria_(Portugal)

    Polícia Judiciária (PJMHIH • MHM é uma das organizações policiais responsáveis pela investigação criminal

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_de_Seguran%C3%A7a_P%C3%BAblica

    Polícia de Segurança Pública é a Polícia preventiva

    Precisa desenhar?

    Polícia Civil tão, somente, investigação.

    Policia Militar tão, somente, preventiva

    Assim como nosso colonos

    Curtir

  15. …sou professor de português e garanto…o texto foi muito bem redigido..,

    Curtir

Os comentários estão desativados.