Delegado, policiais e guardas de Indaiatuba são presos em operação contra esquema de extorsão por meio de falsas investigações
Titular do 1º Distrito Policial do município foi preso durante a operação, segundo o Gaeco. Crimes investigados são extorsão, corrupção e organização criminosa. Ação também foi realizada em Itu.
Por Jorge Talmon, Marcello Carvalho, EPTV e g1 Campinas e Região
26/03/2024 07h47 Atualizado há 4 minutos
Reproduzir
Policiais civis e guardas de Indaiatuba são alvo de operação do MP; delegado foi preso
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público (MP), realizou, na manhã desta terça-feira (26), uma operação contra policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba (SP). O delegado titular do 1º Distrito Policial, José Clésio Silva de Oliveira Filho, foi preso, segundo o Ministério Público.
De acordo com o Gaeco, os crimes investigados são extorsão, corrupção e organização criminosa. No total, foram cumpridos, em Indaiatuba e Itu (SP), 17 mandados e busca e apreensão, além de 13 de prisão temporária.
Os endereços são ligados a policiais civis, guarda municipais e também advogados. Três funcionários comissionados da Prefeitura de Indaiatuba também foram detidos. Veja quem são os presos:
- Delegado titular do 1º DP de Indaiatuba
- Dois investigadores (uma mulher na casa dela em Itu)
- Um escrivão
- Dois guardas municipais
- Três advogados
- Três funcionários comissionados de Indaiatuba
O Ministério Público ainda afirmou que a residência do delegado e também a sede do 1º Distrito Policial de Indaiatuba foram alvos de busca e apreensão.
Os policiais civis presos foram levados para a corregedoria da Polícia Civil em Campinas (SP) e os demais para o 1º DP de Indaiatuba. Foram apreendidas armas, dinheiro e documentos.
LEIA MAIS:
A defesa do delegado José Clésio Silva de Oliveira Filho disse que não iria se manifestar ainda porque os autos do processo estão em segredo de Justiça.
Quais eram os crimes?
Segundo o Gaeco, a organização criminosa, formada pelos policiais civis, guardas e advogados de Indaiatuba, invadia estabelecimentos comerciais e extorquia empresários.
O grupo forjava boletins de ocorrência, inquéritos e relatórios de investigação para sustentar exigência de pagamentos como preço de “resgate” de eventuais prisões decretadas ou garantias de não investigação. Veja aqui detalhes do esquema.
Ainda de acordo com o MP, “mais de uma dezena de empresários” foram vitimas de extorsão no período de um ano. Pelo menos 15 promotores de Justiça, 10 servidores do Ministério Público, 94 policiais militares e 19 policiais civis participaram da operação.
O Ministério Público solicitou o bloqueio de valores e sequestro de bens que giram em torno de R$ 10 milhões.
A operação recebeu o nome de “Chicago”, que remete à cidade americana dos anos 20 e 30, quando gangsters governavam a cidade “à base de violência, desprezando a lei e criando fortunas com os crimes”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/V/o/LSd1jgQ3qVOVAouYJrRA/gaeco-1.jpeg)
Gaeco faz operação contra policiais civis e guardas municipais em Indaiatuba — Foto: Jorge Talmon/EPTV
Qual a novidade ? Sempre foi assim e sempre será! O que eu quero ver, em se confirmando tudo, ver tudo e todos se phodendo bem gostoso, cadeia e demissão a bem do serviço público, não necessariamente nesta ordem! Agora esperar, sentado, um certo “policial” vim aqui explicar o quanto são “inteligente esses policiais civis”! E que a PM só faz m….! Diz esse “policial The best” que a PM é odiada e que só tem burro! Imagino quanto amor a população deve estar sentindo desses ” policiais civis, super inteligentes”!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ué… Não entendi! O delegado é corrupto por ser “Bolsonarista” ou por ser “Bolsonarista” é corrupto? Então quer dizer usando a “lógica” inversa não tem policial Lullista corrupto! Sério?! Melhor dizendo não existe e nunca existiu corrupção na gestão do Molusco e da Anta?!Mais uma vez sério! Mensalão, Petrolão, Sete Brasil, Correios, estádios da copa, a organização da olimpíadas etc, etc,etc…. nunca existiu?! Alguém pode explicar? Pensei que corrupto pudesse ser de qualquer ideologia política, seja da esquerda ou direita. Putz como pude me enganar tanto assim! Já estou comprando a minha passagem pra Rússia, lá só tem eleição justa, honesta, transparente, etc, etc, etc … Segundo o governo do gênio da raça humana, o Lulla Molusco!
CurtirCurtir
A ideologia do corrupto é a grana . O bolsonarista aí decorre do fato de militância ostensiva ! Por outro lado , já que o Flit é tido como petralha, esquerdista , etc. , o sarro é de direito…kkk
CurtirCurtir
Verdade, tipo Fla X Flu, ladrão com distintivo ou não tem que ser zuado!
CurtirCurtir
E nas prefeituras das ilhas? Nada, Guerra?! Comissionados, apadrinhados por políticos e irmãos da loja abundam e pululam. O patrimônio é incompatível com os rendimentos. Pode isso, Guerra?!
CurtirCurtir
Até os gansos com propina kkkk
CurtirCurtir
O corrupto é de cunho individual! não importa o genero, classe social, opção politicia, raça etc…corrupção é uma prática comum no Brasil, principalmente nas forças de segurança, a começar pela escolha da titularidade, ai vem o tal cargo de confiança, onde o tal político aloca o seu apadrinhado e por vez terá a obrigação de remunerar uma grande parte, que no final, não sabem de nada… A verdade é, se fizerem invstigações no combate, “cada enxadada, uma monhocada”.
CurtirCurtir
*minhocada
CurtirCurtir