Ministério Público também deve ser notificado por falta de negros como promotores e procuradores…( Penso que essa falsa tutela prestada pelo Ministério Público é indigna; não se alcança igualdade compulsoriamente…Logo pretenderão obrigar casar branco com negra e negro com branca ) 11

MPT notifica Globo por falta de negros em novela e recomenda mudanças

Recomendação prevê ainda um conjunto de ações para promover a igualidade racial

Da Agência Brasil
12/05/2018 – 19:24 – Atualizado em 12/05/2018 – 19:29
Novela entra no ar na próxima segunda-feira (Foto: Divulgação)

O Ministério Público do Trabalho recomendou à TV Globo 14 medidas para promover a participação de pessoas negras em produções audiovisuais e no jornalismo. A medida foi motivada pela ausência de personagens pretos e pardos* na novela Segundo Sol, ambientada em Salvador, na Bahia, e que estreia na segunda-feira (14). A recomendação é de sexta-feira (11) à noite, antevéspera dos 130 anos da abolição no Brasil, regime que durou três séculos.

Além de cobrar mudanças na novela, a recomendação prevê um conjunto de ações para promover a igualdade racial “em todo ambiente de trabalho da empresa”. Entre elas, a mais importante é a elaboração de um plano de ação prevendo formas de incluir, remunerar e garantir a igualdade de oportunidades aos negros. Outra recomendação é a realização de um levantamento de negros e negras em todas as produções da emissora, incluindo o jornalismo.

A TV Globo tem sido criticada por escalar poucos artistas negros para a novela Segundo Sol, apesar de o enredo se passar na Bahia, estado com uma das maiores populações negras no País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até uma campanha foi lançada com cartazes de artistas negros que já passaram pela emissora, mas ignorados pela produção.

“Decidimos expedir essa nota com o fim de mostrar a importância de a empresa respeitar a diversidade racial”, declarou a coordenadora Nacional de Combate à Discriminação no Trabalho do MPT, procuradora Valdirene Silva. Ela disse que, apesar de a novela ser uma obra artística e aberta, “tem a obrigação de incluir atores negros em proporção suficiente para uma real representação da sociedade”.

“Estamos diante de uma situação que é vista como discriminatória”, com base em leis internacionais e no Estatuto da Igualdade Racial.

A TV Globo tem 10 dias para comprovar as mudanças no roteiro e na produção da novela Segundo Sol e 45 dias para apresentar um cronograma de cumprimento das demais recomendações. Caso não sejam atendidas, o MPT pode propor ação judicial como último recurso.

Nas redes sociais, o diretor de cinema e pesquisador pós-doutor Joel Zito Araújo, desabafou na sexta-feira (11) sobre a situação. “Nunca pensei que meu filme A negação do Brasil, lançado em 2001, permaneceria atual por tanto tempo (infelizmente)”. O documentário fala sobre papéis que atores negros representaram nas novelas brasileiras, em posições subalternas, apenas. Ele alertava para a influência na perpetuação do racismo e na limitação do mercado de trabalho.

Mídia alimenta racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro), que lançou a campanha com cartazes de atores negros, também se pronunciou sobre a produção global. Em nota, afirmou que a mídia é “pouco permeável à ideia de ter o negro como protagonista”, reflexo de uma cultura que nega as identidades negras e reforça a exclusão desde a escravidão no Brasil.

A nota citou papéis negativos geralmente dados a artistas negros, como “o escravo, a mulata lasciva, a empregada doméstica, o preto bobo ou ignorante que faz a gente rir e o bandido”, destacando também os “positivos”, tais como “o jogador de futebol, o sambista ou aquele personagem que interpreta a exceção: o moço de família humilde que lutou muito e venceu na vida. Figuras que não são exclusividade da ficção, vistos também em programas de auditório e no jornalismo”.

Com a inserção de personagens em destaque em novelas e propagandas, a Unegro defende que a sociedade encare o problema. “A inserção não resolverá as questões raciais. O que se espera disso é uma contribuição para o debate [do racismo no país]”.

A dramaturga negra Maria Shu, autora de uma das primeiras mensagens alertando para o privilégio de atores brancos em o Segundo Sol, fez constatação semelhante. “A presença dos negros na TV tem apenas um foco, que é a espetacularização de suas dores. Estudamos, alcançamos novos espaços, mas não nos reconhecem como sujeitos produtores de conhecimento”.

Procurada pela Rádio Nacional, a TV Globo não confirmou ter sido notificada da recomendação. Porém, em nota, reconhece que a novela tem uma representatividade menor do que gostaria e disse que busca ampliá-la. “Vamos trabalhar para evoluir com essa questão”, informou.

A notificação do MPT é assinada pelos seis procuradores do grupo de trabalho de combate à discriminação e amparada no Estatuto da Igualdade. A lei federal recomenda ao poder público a promoção de igualdade racial no mercado de trabalho público e privado.

Um Comentário

  1. o fato narrado contem um erro grave.

    como pode uma novela ser gravada na bahia e não ter nenhum negro ? onde é o estado que tem a maior população negra do pais.

    Curtir

  2. e tem mais.

    se a gravação fosse no estado do rio grande do sul , ai sim justificaria a falta de artistas negros.

    Curtir

  3. Eeeeh Brasil, tu não tens jeito mesmo…tsc, tsc, tsc….Isso não acontece nos países de primeiro mundo, maaaaaas, como estamos num país de sétimo mundo, é normal…

    Curtir

  4. Avatar de Tem que arrumar alguma coisa para fazer para justificar esses salários astronômicos. Tem que arrumar alguma coisa para fazer para justificar esses salários astronômicos. disse:

    Estamos na Suiça, este país é uma maravilha e São Paulo um paraíso. Não temos criminalidade sem controle e os agentes públicos são os mais probos do mundo.Não existe trabalho escravo, não existe exploração de mão de obra boliviana, de trabalho infantil, etc…Não tendo nada pra fazer eles ficam enchendo o saco dos outros. Gostam de uma mídia, inclusive pra encher o saco dela. Em breve, cotas para indígenas, orientais, judeus, LGBTs, carecas, etc.Ficam até querendo impugnar concurso público alegando inobservância de cotas.

    Curtir

  5. O MAIS TRISTE É QUE NÃO FALTARÃO ARTISTAS, QUE SE ENQUADREM NAS EXIGÊNCIAS, PARA ACEITAR TAIS PAPEIS.
    DEVERIAM MANDAR A GLOBO.STA ENFIAR A NOVELA NO KHÚ

    Curtir

  6. Que conversinha fiada, o dono do dinheiro contrata quem ele acha que deve e paga por isso.
    Se o telespectador se sentir constrangido, não representado, mude de canal. Liberdade é isso, simples assim!

    C.A.

    Curtir

  7. Senhores

    Partindo do mesmo principio, há 51% de mulheres em nossa população, mas poucas Senadoras, Deputadas, etc…
    O motivo é que as mulheres votam em homens!
    Estamos em um pais com alto gráu de miscigenação e temos um Congresso Nacional com maioria Branca…
    Uma maioria de eleitores pobres, representados por eleitos RICOS…
    O grande problema é a criação de cotas, para setores da sociedade, beneficios apenas para uma parcela da população, adianta cota para um aluno que não teve base, isso é paliativo, melhore a base aos padrões das boas escolas particulares e ai, propicie a concorrência de igual para igual. Beneficiar uns e muitos arcarem com os gastos, não é justiça!

    C.A.

    Curtir

  8. o Ministério Público competente, em especial o do estado de São Paulo, deveria se preocupar em responsabilizar, por improbidade administrativa, se possível, aqueles administradores públicos responsáveis pela educação, primordialmente no nível básico. Com uma educação mais responsável, não tão preocupados com temas “lacradores”, mas com temas que realmente constrõem cidadãos aptos a disputar o mercado de trabalho (gramática e língua portuguesa em geral, matemática, ciências duras, etc), será possível proporcionar uma verdadeira revolução social, incluindo não somente o negro, mas todos os pobres que sonham em ascender socialmente. Fora isso, qualquer ação de política de igualdade, seja por meio ao acesso à universidade, cotas em concursos públicos, ou qualquer outra falácia, será apenas para satisfazer pequenos grupos de justiceiros sociais, e não a grande massa que quer melhores condições sociais.

    Curtir

  9. eis o sionismo em ação kkk dividindo o gado cada vez mais e agora na cara larga, primitivos..

    Curtir

Os comentários estão desativados.