Prefeito do PSDB que tinha mais de 5 milhões no colchão de casa ficará preso até que o partido encontre um Desembargador ou Ministro afável que lhe devolva a liberdade…Se um prefeito de uma cidade pobre e nanica tinha essa grana em casa, imaginem o quanto não roubam os prefeitos de cidades muito mais ricas 19

Policiais federais contabilizaram dinheiro encontrado com prefeito de Mongaguá, SP (Foto: G1 Santos)

Justiça determina prisão preventiva do

prefeito de Mongaguá

Artur Parada Prócida é acusado de lavagem de dinheiro e corrupção passiva

Sandro Thadeu
Eduardo Velozo Fuccia – A TRIBUNA DE SANTOS
11/05/2018 – 22:16 – Atualizado em 11/05/2018 – 22:43
Defesa de Artur Parada Prócida vai entrar com pedido de
habeas corpus no STJ na  segunda-feira (Nirley Sena/AT)

O desembargador federal Maurício Kato, da Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), decretou, na noite desta sexta-feira (11), a prisão preventiva do prefeito de Mongaguá, Artur Parada Prócida (PSDB). E o Município seguirá sem comando, situação que pode se arrastar até terça-feira (15), segundo a Câmara.

O magistrado homologou o flagrante da Polícia Federal (PF) em relação aos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, considerando-o formalmente em ordem, e decretou a preventiva sob o fundamento de ser a prisão cautelar do tucano necessária para garantir a ordem pública.

O advogado de defesa do chefe do Executivo, Eugênio Malavasi, afirmou que impetrará o habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima segunda-feira (14).

Na manhã da última quarta-feira (9), Prócida foi flagrado pela PF com R$ 5,3 milhões, em casa, durante a Operação Prato Feito, que investiga fraudes na contratação de empresas fornecedoras de merenda em 30 prefeituras paulistas, entre elas Cubatão, Mongaguá e Peruíbe.

O presidente da Câmara, Rodrigo Casa Branca (PSDB), tentou assumir a Prefeitura na tarde desta sexta, com base na Lei Orgânica (a Constituição do Município), mas não conseguiu.

Ele justificou que o cargo de chefe do Executivo estava vago com a prisão de Prócida e com a suspensão do exercício da função pública do vice, Márcio Cabeça (PSDB), conforme determinado pela 1ª Vara Federal Criminal de São Paulo, por conta da suspeita do envolvimento em fraudes e a possibilidade de ele destruir provas no cargo.

Casa Branca chegou a enviar um comunicado à diretora do Fórum, Andréa Aparecida Nogueira Amaral Roman, e à juíza da 189ª Zona Eleitoral (que abrange a cidade e Itanhaém), Helen Cristina de Melo Alexandre, para dizer que assumiria o comando do Paço Municipal.

Na Prefeitura, ele protocolou um ofício endereçado ao diretor dos Serviços Internos, Rogério Alves do Nascimento, e ao procurador geral do Município, Eduardo Garcia Cantero, para ir ao prédio público neste sábado (12), às 8 horas, e que ambos permitissem o acesso a diversos documentos, em especial àqueles que dependem do aval do chefe do Executivo.

Casa Branca solicitou ainda um relatório discriminando as localizações de todos os demais processos administrativos, com respectivos assuntos e numerações e a relação de todos os contratos em vigência, assim como verificar todos os empenhos e pagamentos efetuados desde a última quarta-feira e os extratos bancários das contas feitas pelo Município.

Ao protocolar o documento, o diretor do Departamento Jurídico, Douglas Guarnieri, e o chefe de gabinete de Prócida, Antônio Moisinho, alegaram que o prefeito seguia no cargo, mesmo preso, e que o impedimento estaria restrito ao vice. Portanto, os pedidos foram negados.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara, a Procuradoria Geral do Município se comprometeu a dar um retorno sobre a legalidade de Casa Branca assumir a Prefeitura até o fim da tarde da próxima terça-feira. Se a resposta for negativa, o vereador deverá ingressar na Justiça pleiteando uma liminar para poder assumir o Executivo.

A Tribuna tentou contato por diversas vezes com a assessoria de imprensa da Prefeitura, Moisinho e Cabeça, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Conforme apurado pela Reportagem, a equipe ligada ao prefeito ainda mantinha a esperança que ele conseguiria uma decisão judicial para libertá-lo.

O plano B seria Cabeça conseguir uma liminar (decisão provisória e de caráter imediato) para que ele assumisse a Prefeitura, evitando que um adversário político de Prócida assumisse o Paço Municipal.

Um Comentário

  1. Se fosse petralha, já estaria escrachado no Jornal Nacional e em todas as rádios e jornais do Brasil. Mas é tucano…passa-se um pano ahahaha. Evitam até citar o partido ao qual esse sujeito pertence.

    Curtir

  2. 9/05/2018 às 06h53 6 Polícia Federal investiga máfia da merenda Por André Guilherme Vieira | Valor SÃO PAULO – (Atualizada às 20h35) A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje a Operação Prato Feito para desarticular uma suposta máfia da merenda que envolveria esquema fraudulento com políticos e lobistas em 30 municípios do Estado de São Paulo, envolv

    Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link http://www.valor.com.br/politica/5512727/policia-federal-investiga-mafia-da-merenda ou as ferramentas oferecidas na página.
    Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

    Curtir

  3. Solução:

    Confisco de todos os bens de político corrupto;
    Se aposentado, suspensão da aposentadoria, perdendo seus proventos;
    Suspensão de Direitos Políticos, não vota nem se é votado, por nos mínimo, 30 anos
    Proibição de ingresso em qualquer carreira pública, inclusive participação em concursos públicos;
    Cadeia sem direito à redução de pena, progressão e outras regalias mais;
    Escracho em todas as mídias, divulgação ampla e constante.

    Mas no Brasil, se você quiser impor tais medidas, será chamado de “amargo”, “infeliz”, “duro demais”, ou pior “não tá comendo ninguém”….Essa é a VERDADE! País em que não se tem punição, chove corrupção.

    Curtir

  4. Mandatário popular do PSDB pode roubar a vontade. Se der o azar de ser preso provisoriamente é só meter um HC e aguardar a decisão daquele conhecido Ministro do STF, paladino dos ladrões de colarinho branco do Brasil.
    Vai ter o mesmo destino do Paulo Preto, graças ao GM, livre e solto para usufruir os milhões roubados que estão guardados em paraísos fiscais espalhados pelo mundo.
    .

    Curtir

  5. PSDB lidera ranking de prefeituras envolvidas na Máfia da Merenda

    Levantamento mostra que tucanos são responsáveis por 42 prefeituras investigadas. Usando documentos apreendidos pela polícia, o BuzzFeed Brasil fez um levantamento sobre as prefeituras do Estado cujos contratos são suspeitos de participar da máfia da merenda.

    Além de dominar a CPI e blindar Alckmin, o PSDB lidera o ranking com 42 administrações envolvidas, mais de 1/4 das prefeituras que mantinham contratos com as cooperativas.

    Reportagem da Folha de S.Paulo de segunda-feira (27) mostra que o tucanos ensaiam manobras para direcionar as investigações da CPI para prefeituras administradas pelo PT.

    Um documento apreendido pela polícia na Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), organização que deu origem à investigação, mostra que ao menos 152 prefeituras paulistas tinham contratos com cooperativas que participavam do esquema.

    Ao lado de outras duas cooperativas, a Coaf loteava contratos de merenda escolar. Segundo o depoimento do ex-presidente da Coaf, Cássio Izique Chebabi, as organizações combinavam preços e pagavam propinas a agentes públicos.

    Partido do golpista Michel Temer, o PMDB ocupa o segundo lugar no levantamento das prefeituras investigadas, com 21 gestões.

    O BuzzFeed mostra que em 2013 — ano em que as cooperativas fizeram o loteamento —, o orçamento potencialmente comprometido nessas 152 prefeituras somava R$ 62 milhões. 17 administrações petistas são citadas no levantamento.

    Curtir

Os comentários estão desativados.