Um soldado não pode ganhar R$ 3.143, diz novo comandante da PM de SP
Em entrevista à Folha, coronel diz que salário ideal seria muito melhor que isso
Coronel Marcelo Vieira Salles, recém nomeado comandante-geral da Polícia Militar de SP –
O novo comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Marcelo Vieira Salles, 51, disse à Folha que uma das suas principais metas na corporação será pela valorização dos policial militares, incluindo a salarial. “Um soldado não pode ganhar R$ 3.143. O salário do policial tem que ser a altura da sua responsabilidade. Porque ele vai a lugares onde todo mundo está fugindo”, disse o policial.
Salles, que assumiu o comando da PM na semana passada no lugar do coronel Nivaldo Restivo, após escolha do governador Márcio França (PSB), disse que vai defender esse reajuste já que há outros estados do país nos quais os PMs ganham mais do que em São Paulo. “E o custo de vida de São Paulo é mais alto [do que esses lugares]”, afirmou.
O coronel não citou um valor que considera ideal, mas disse: “Tinha que ser muito melhor. Eu acho que deveria pelo menos acompanhar a perda [inflacionária]. Por que é muito ruim esse não acompanhamento [da inflação]. Pelo menos que tivesse mantido o que a inflação comeu”, disse o comandante.
A falta de reajuste salarial é uma das principais reclamações dos policiais militares. Nos últimos quatro anos, os PMs tiveram apenas 4% de reajuste durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB), agora pré-candidato à Presidência da República. Só em 2015, a inflação medida pelo IPCA foi de 10,7%.
O coronel Salles é o caçula de quatro irmãos, o único que seguiu a carreira militar. Antes de assumir o comando da PM paulista, Salles filho comandou a Cavalaria, trabalhou por anos da Casa Militar (no Palácio dos Bandeirantes). Comandava o policiamento ostensivo na zona oeste da capital quando recebeu o convite para o cargo pelo próprio governador Márcio França.
PM NO NOTA 10
Na entrevista à Folha, o novo comandante disse que vai trabalhar para dar um “nível de excelência” para a Polícia Militar na prestação de serviço à população, embora ele já dê nota 10 a esse serviço atualmente.
“Daria 10. Daria 10 por conta do compromisso do policial de trabalhar no sereno, no sol, na chuva, a pé, de barco, no bombeiro. Eu vejo pela regra, não pela exceção. O policial militar é vocacionado. Nós temos alguns que ousam macular esse uniforme. Não é por esses que eu meço. A minha régua é por aqueles que trabalham e se dedicam.”
O coronel disse dar nota 10 até mesmo para a prestação de serviço na periferia, embora admita que é preciso melhorar. Salles disse considerar “equivocada” recente afirmação de um oficial da corporação segundo o qual é preciso um tratamento diferente nos bairros nobres e periféricos.
“Aquele tenente-coronel [comandante da Rota] fez aquela afirmação equivocada. Eu defendo isso, a instituição prega isso que é, por exemplo, nas abordagens, ter um procedimento operacional padrão. Nós temos 645 municípios, São Paulo é um país. Tudo que sai do comando tenha que ter um padrão. Para que o policial aja assim [da mesma forma] em Pedregulho, que aja assim em São Mateus, onde eu nasci, que aja assim nos Jardins.”
TERRITÓRIOS DOMINADOS
O comandante da PM disse que, diferentemente do Rio, em São Paulo não existem “bolsões de exclusão”, maneira como o policial chama os territórios dominados pelo crime onde os policiais militares não conseguem patrulhar.
Em São Paulo, segundo ele, há áreas nas quais os policiais precisam “redobrar a atenção” durante o patrulhamento. “Não há áreas de exclusão, porém, tudo que você for fazer com a polícia, precisa ter uma análise de risco.”
No ano passado, a diretora do Departamento de Homicídios da Polícia Civil de São Paulo, a delegada Elisabete Sato, disse que o Estado vivia um período “muito complicado” para a segurança pública e que até mesmo a Rota, a tropa de elite da PM, não conseguia entrar em favelas da capital paulista.
Sobre a suspensão dos Correios na entrega de produtos em quase um terço da cidade de São Paulo, o que afeta a vida de cerca de 4,5 milhões de pessoas, o policial disse não haver um descontrole sobre os roubos de carga até porque, diz, há uma queda desse indicador desde do ano passado no estado.
INTEGRAÇÃO
Sobre a proposta em estudo no governo do estado de transferir a Polícia Civil da pasta da Segurança Pública para a da Justiça, Salles disse que essa é uma discussão que precisa ser travada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, até com audiências públicas. Para ele, porém, é preciso integração entre policiais civis e militares.
“Independentemente em qual secretaria esteja abrigada uma ou outra instituição, cada uma tem seu papel, até por previsão Constitucional. Independente de onde estivermos, nós teremos de trabalhar juntos. Integrados. Eu acredito na integração”, disse.
Ainda sobre mudanças, o novo comandante disse acreditar que é inevitável o país adotar o ciclo completo de polícia, que permitira aos PMs realizar até investigações de crimes e apresentar casos diretamente ao Judiciário, algo que em São Paulo é proibido. A atribuição de registrar e investigar crimes hoje exclusividade das polícias civis e da Polícia Federal.
“Eu sou a favor do ciclo completo. Eu tenho certeza de que é um caminho natural. Poderia começar com crimes de menor potencial ofensivo, apenado até dois anos”, disse ele, que elogiou experiência exitosa que ocorre em Santa Catarina com tal ciclo.
No estado de São Paulo, essa mudança não ocorreria, porém, “a curto e médio prazos”, porque é uma discussão que ainda precisa amadurecer.
CHACINA
Sobre as suspeitas de envolvimento de policiais militares em chacinas, como ocorreu em anos anteriores no estado, o coronel disse que isso prejudica em demasia a imagem de toda a corporação. “Às vezes as pessoas nos veem como pessoas de segunda categoria.” PMs, por exemplo, foram condenados pela chacina que deixou 17 mortos em 2015, nas cidades Osasco e Barueri, na Grande São Paulo.
Para tentar reverter esse tipo de nódoa na imagem da PM, o comandante disse que é preciso manter um trabalho de depuração internar, “cortar na própria carne”, com a atuação dos comandantes de todos os níveis na fiscalização da tropa. “Nós não temos compromisso com o erro. Nós somos do lado da lei.”
Sobre a letalidade policial, Salles disse que a morte de “20 pessoas” por mês em confronto “é muita coisa” e, por isso, é preciso tentar mudar isso. “Precisamos nos debruçar para tentar reduzir isso número.”
No ano passado, 45 policiais militares foram mortos no estado, a maioria de folga (34). No mesmo período, foram registradas 877 mortes pelas mãos de PMs.
MARCA
Salles disse não buscar uma marca pessoal em sua passagem pelo comando já que, para ele, a instituição tem uma que ele já usa: “Servir e proteger”. Um dos seus objetivos, segundo ele, é substituir à altura seu antecessor, Nivaldo Restivo, que vinha conseguindo a redução de todos os indicadores criminais –com exceção dos estupros. “Não é fácil substituir o Pelé”, brincou o coronel, amigo do outro.
Apesar de poder ficar apenas sete meses no cargo, caso o governador Márcio França não consiga a reeleição em outubro, Salles disse que vai “tentar implementar de todas as formas” na tropa uma filosofia mais humana e respeitosa no trato com as pessoas.
“Numa abordagem, você prende um bandido ou faz um amigo. Uma abordagem bem explicada, você ganha o amigo. Eu tenho que acreditar nisso [que podemos mais]. Ou, senão, acabou. Eu tenho que promover isso, eu tenho que inspirar isso”, disse.
A cerimônia de posse de Salles foi marcada pelo choro do oficial ao falar do pai, um subtenente aposentado da própria PM paulista. O coronel, com seu 1,88 metro de altura, disse não ter vergonha de chorar porque se sente “abençoado por Deus” por tudo que conseguiu até agora. “Eu não tenho vergonha de emocionar. Hoje eu sou comandante da Polícia Militar do Estado de São Paulo e fui um modesto office-boy. Eu era uma das pessoas invisíveis.”
Salles disse que é com as pessoas invisíveis da sociedade que a PM precisa trabalhar. “Nós temos que defender os mais fracos.”
__________________________________________________
Coronel, quantos bilhões de reais em “vencimentos, proventos e pensões ” o povo paga para a PM?
Se o senhor efetuar uma simples operação matemática – orçamento para custeio de pessoal pelo número de ativos, inativos e beneficiários – constatará que os policiais militares ganham bem.
Muito bem, comparativamente à população produtiva deste estado e deste país, aliás!
A questão é que a minoria consome a maior parcela do orçamento.
Vamos distribuir a renda na PM?

Será que o novo Governador dará um novo reajuste ainda este ano ?
CurtirCurtir
Se existe alguma empresa que paga 3000 de salário a jovens “sem instrução ou qualquer qualificação” eu não sei. O que eu sei, é que esse jovem “sem qualquer qualificação” estará assinando sua própria sentença de morte. Nenhum jovem é assassinado pelo PCC por ser engenheiro, médico ou professor de educação física. Mas, assim que esse jovem informa à sua comunidade que está participando de um concurso público para entrar na PM, não será mais bem visto e estará colocando em risco até mesmo seus familiares. Não terá mais paz pra fazer uma simples caminhada pelo próprio bairro.
CurtirCurtir
Agepol,
Esse jovem não é constrito a ser policial.
Se pouco mais de R$ 3.000,00 não vale o risco que vá trabalhar na construção civil, no supermercado , com táxi , ser ajudante de carga e descarga, etc. ; sem estabilidade, sem quaisquer benefícios e por menos da metade do que lhe paga o povo.
Ser PM, de fato, é perigoso apenas fora do serviço, mas no exercício das funções é uma das profissões mais seguras do planeta!
No Rio o assassinato de “tantos” PMs decorre da falta de moralidade daquela corporação e dos rotineiros assaltos que fazem aos pontos de tráfico. Aqui em São Paulo decorre , muito mais , da cultural violência arbitrária praticada pela PM. De qualquer forma, policiais matam muito mais do que são mortos. Talvez daí a gênese de tanto ódio .
CurtirCurtir
Legal a parte que ele fala que cada polícia tem que fazer a sua parte, e logo em seguida , fala que é a favor da pm investigar e ter o ciclo completo. O dia que a PM tiver que apresentar ocorrência pro juiz, vai ter que abrir concurso todo mês, porque só delegado frouxo passa pano pra PM.
CurtirCurtir
Guerra pela sua lógica então ninguém seria policial pois teria que se arriscar e ainda ganhar pouco. Eu acho que tanto o policial militar quanto o policial civil deveria ganhar bem. A segurança pública esta esta merda por causa disso todo mundo ta fazendo só o feijão com arroz e olhe lá. A polícia virou bico. Não temos que criticar quem busca o aumento de salario para a PM pois tenho certeza que se aumentar o salario da PM o da policia civil também vai aumentar.
O que temos que buscar são delegados honestos que não estejam interessado na cadeira só visando o $$ e sim que estejam preocupados com melhorias para instituição que esta caminhando para o FIM pois agora nem radio para comunicação nós temos.
CurtirCurtir
Meu caro, a PM é muito melhor remunerada comparativamente à Polícia Civil e outras carreiras do funcionalismo público.
A média salarial das Praças (soldados, cabos e sargentos ) supera a casa dos R$ 5.000,00 mensais.
Em cinco anos um soldado pode obter a graduação de sargento.
Com 30 anos de contribuição ( 20 na PM ) pode pedir “aposentadoria” , em muitos casos como 2º ou 1º tenente, recebendo mais de R$ 10.000,00 líquidos por mês.
Quem quer o fim da PC é governo do estado , o MP a PM e , tristemente, os policiais civis que se dizem operacionais.
É difícil buscar delegados honestos, pois a maioria deles é composta por egressos de outras carreiras policiais.
Ingressam no novo cargo já corrompidos e – salvo alguns – com o único objetivo de continuar alimentando seus interesses pessoais.
Os “de fora” com o tempo sucumbem ao sistema, pois logo verificam que não vale a pena gastar vela com mau defunto!
De qualquer forma, comparativamente a outros cargos públicos, hoje sou obrigado a afirmar: OS DELEGADOS DE POLÍCIA EM GERAL e DEMAIS POLICIAIS CIVIS SÃO MUITO MAIS DIGNOS DO QUE A TOTALIDADE DE POLÍTICOS DESTE BRASIL!
CurtirCurtir
Imagino que Delegado ganha muito para o que faz. Não deveriam ter se tornado carreira Jurídica. Se não tiverem felizes com o salário que vão montar escritório ou serem empregados.
Só na PC mesmo… Carreira Jurídica trabalhando na pasta do executivo.
3.000 dá para morar em lugar razoável? Sustentar quantos filhos? Fazer um churrasquinho por mês? Escola particular? Pq para Delegado dá p fazer tudo isso é apenas necessita de ser m bacharelado em qualquer uniesquina por aí. Basta derrotar a concorrência que é difícil, mas para todos os concursos existe concorrência difícil.
Quanto vale não ter paz de espírito? Quanto vale sua vida?
3.000 em vida 150.000 na morte.
É um valor justo?
Ainda tem quem acredite que são valores bons.
Na SSP todos entram sem saber fazer quase tudo e aprenderão na prática.
Cansei de ver Delegado calça branca sem saber fazer o mínimo da profissão e não apenas operacionais.
Quem acha que 3.000, + ou -, é salário bom e mais que o suficiente para trabalhar na Polícia da um pitaco aí por favor.
Não opinar: Playboys, sem família ou dependentes, recolha e aspirantes a cargo público.
Cada um cada um. Vamos ver a opinião do povo. Kkkk
CurtirCurtir
Imparcial,
Sim, delegado de polícia ganha razoavelmente pelo que faz!
Quem deles não estiver feliz com os vencimentos que venha estabelecer um escritório de advocacia, pagando todo dia 10 , aluguel, luz, telefone , impostos, internet, livros , materiais diversos, além da anualidade de mais de MIL REAIS para a OAB.
Sobrevivendo no vermelho, sem direito a férias, 13º e levando para casa problemas e aflições alheios. Sem nunca se aposentar, é claro!
Ser advogado é tão promissor que um monte deles – sem lograr aprovação como delegados – ingressam na PC como investigadores, inclusive!
Quanto a afirmação de que para ser delegado basta ser bacharelado em qualquer uniesquina, deve ser lembrando que para ser soldado ou oficial da PM basta o certificado de uma escola estadual ou de um supletivo 2º grau. Do mesmo modo, desde que seja mais apto do que a concorrência.
Mas Delegado, além do diplominha da uniesquina, deve comprovar o efetivo exercício da advocacia por três anos, no mínimo! Ou seja, delegado possui qualificações profissionais anteriores. Não se forma apenas nas costas do povo.
Com efeito, diplominha de merda pode evidenciar toda a qualidade pessoal de um candidato.
Mas diplomas da São Francisco, diariamente, demonstram toda a mediocridade de muitos de seus portadores.
CurtirCurtir
Concordo.
CurtirCurtir
Faz muito bem em dizer o que disse.
Quanto a qualificação profissional, esses soldados, tão desprezados por que escreve aqui, passam mais de ano, em período integral, se qualificando através de um curso de formação totalmente condizente com o serviço que vão desempenhar. Condizente não significa completo pois o verdadeiro policial só é forjado no dia a dia das Ruas.
Ele diz muito bem que um Soldado não pode ganhar em São Paulo um Soldo menor do que se ganha em estados mais pobres e com custo de vida muito menor.
Ele defende muito bem a Policia que lhe cabe comandar e veja, em nenhum momento. Entorno falou dos salarios dos Coronéis e Oficias e sim, da base da pirâmide.
Fora que esse papo idiota de “temos tantos Coronéis ganhando bem” e Delegados, não tem não?
Qual a idéia desse tipo de comentário? Policiais devem trabalhar por 30 anos com dedinação exclusiva mas deveriam se aposentar ganhando miséria pois, oras bolas, são só policiais?
Essa é a idéia?
O comandante Geral falou muito bem e tem a real noção do que deve fazer como prioridade.
Tomara que as idéias possam ser transmutadas para a vida real.
Agora, o que se espera de um Cmt…que não defenda seus comandados?
Que só pense na sua classe?
Ou que va defender valorização para professores, médicos?
Ou que invés de pedir valorização para a PM peça para a Civil, que nada tem haver com ele?
CurtirCurtir
Jamiro,
Não estou desprezando ninguém, aparentemente há uma certa dificuldade ( ou má-vontade ) de se compreender perspectivas contrárias ao discurso falacioso e incompleto do coronel.
O que eu quero dizer é que um soldado possui um bom vencimento inicial para quem durante um ano , em período integral , será sustentado, qualificado e diplomado graças ao povo que em sua maioria nem sequer ganha a metade do que recebe um soldado.
Quanto ao papo idiota de “temos tantos coronéis”, esse papo idiota é para você tentar lembrar que a quantidade de oficiais inativos na PM , coronéis, inclusive , é de tal sorte grandiosa que inviabiliza a melhoria dos vencimentos dos ativos.
E que comprativamente ao povo em geral a remuneração e o regime de previdência dos PMs é um verdadeiro escárnio .
Ser PM é uma boa profissão!
CurtirCurtir
Em vez de lutar por nosso pares ,vamos criticar quem ao menos demonstra um pouco de boa vontade com seus comandados! Certo estão os deltas ! “Farinha pouca,meu pirão primeiro”.
CurtirCurtir
Eu acho que o policial tinha que ser muito bem remunerado pois é um servidor imprescindível para a sociedade e o estado vejamos o exemplo da Policia Federal, pouca corrupção não se dobra a exigências externas tem muita força o concurso é muito difícil, todo mundo quer ser Policial Federal.
Não deveria ser assim também com as Policias Estaduais? Hoje em dia qualquer idiota entra na polícia. A quem interessa uma policia assim? Aos políticos corruptos que mandam e desmandam na policia pagam essa miséria e quem sobe na carreira são só os apadrinhados.
Uma policia forte começa pelo salario não tem outro jeito, melhorando o salario, melhora o nível dos candidatos, melhora a prestação do serviço e por ai vai.
CurtirCurtir
O policial é imprescindível para a sociedade ou a sociedade é quem é imprescindível para a existência de policiais.
Ora, se qualquer idiota ingressa na polícia então os policiais estaduais estão ganhando muito acima do merecido.
Diga-se de passagem, idiotas não deveriam ganhar nada!
A PF não se dobra a corrupção?
Meu caro, você é um nefelíbata…Venha para o mundo real!
CurtirCurtir
O povo paulista sustenta uma PM imensa que daqui a alguns anos “quebrará” o funcionalismo estadual paulista!
CurtirCurtir
Delegado btem o GAT que dá pra pagar o salário de um investigador.
O GAT e pago sem o delegado precisar ir trabalhar na delegacia.
O escrivão faz todo trabalho e leva para o delegado assinar no DP que o delegado é lotado.
Oficial ganha bem sim, mas sobe junto com os praças
Já na PC delegados só pensam neles mesmos, passando por cima até dos próprios pares para tomar a cadeira.
Se PM oficial ganha bem e porque fazem isso em conjunto.
Hoje entra soldado e pode chegar a sub Tenente com salário de 10 mil.
Na PC ps novos investigador numa cá vai chegar a esse salario, pois tem teto e não tem paridade e integralidade.
Delegados já estão maquinando a transferência para a secretária da justiça para tentar equiparar o salário deles com o de promotores.
Provavelmente conseguirão e novamente os operacionais serão prejudicados sem reajustes condizentes com o cargo.
Restopol está abandonado. Deveríamos lutar por carreira única dos operacionais.
CurtirCurtir
Em tempo.
É óbvio que o coronel vai defender ciclo completo na PM.
Mas isso já tem.
M.P e PM ciclo completo.
Olha a Rota nas operações do MP na máfia da merenda.
Quando voces acham que investiga e faz as escutas?
CurtirCurtir
Fred Flinstones,
Você ganha bem pelo que diz dos delegados, viu ?
A máfia da merenda escolar foi desbaratada pelo delegado-seccional de Bebedouro, José Eduardo Vasconcellos, por meio da operação denominada Alba Branca. O MP tomou carona e se apropriou das glórias! Procure se informar melhor ou , melhor ainda, ingresse na PM e suba com os oficiais.
CurtirCurtir
Fred Flintstones Como voce fala merda meu deus…..
CurtirCurtir
Qual empresa paga R$3143, iniciais a jovens com apenas o 2o. grau — muitas das vezes cursado em supletivo ou ensino a distância –, que mal sabem conjugar um verbo no presente do indicativo ou sequer responder corretamente a tabuada do 2 de forma salteada??? E não venham com chororô, pois os papéis abundam pelos cartórios.
CurtirCurtir
Frank castle disse:
12/05/2018 ÀS 11:59
Legal a parte que ele fala que cada polícia tem que fazer a sua parte, e logo em seguida , fala que é a favor da pm investigar e ter o ciclo completo. O dia que a PM tiver que apresentar ocorrência pro juiz, vai ter que abrir concurso todo mês, porque só delegado frouxo passa pano pra PM.
Parabéns ao Coronel está certíssimo, brigando pela sua corporação, como um todo , não pedindo apenas pelos oficiais, como fizeram os delegados, brigaram pelo ADPJ e GAT e ao restopol, nada, mais uma vez a PM saindo na frente da PC, depois não sabem porque a PM esta crescendo e a PC cada vez mais sucateada.
CurtirCurtir
Policia disse:
12/05/2018 ÀS 11:37
Será que o novo Governador dará um novo reajuste ainda este ano ?
Pode até ser, mas pelo visto para PM, somente.
CurtirCurtir
Senhores
Santa ingenuidade, se na Policia Civil, o salario tivesse como teto o posto maximo, como é o caso da PM, não me lembro ao certo a percentagem, mas cada graduação ou patente, equivale a uma porcentagem do salario de Coronel, Se o salario do Praça eleva, o do Coronel também, ele apenas usou uma psicologia reversa.
Não entrarei no merito se alto ou baixo, se a Federal ganha bem ou não, se os salarios da iniciativa privada equivalem…
Mas, todos temos o direito a melhoria, e cada um que procure a tua!
é o que penso
C.A.
CurtirCurtir
Fred Flintstones disse:
12/05/2018 ÀS 13:32
Delegado btem o GAT que dá pra pagar o salário de um investigador.
O GAT e pago sem o delegado precisar ir trabalhar na delegacia.
O escrivão faz todo trabalho e leva para o delegado assinar no DP que o delegado é lotado.
Oficial ganha bem sim, mas sobe junto com os praças
Já na PC delegados só pensam neles mesmos, passando por cima até dos próprios pares para tomar a cadeira.
Se PM oficial ganha bem e porque fazem isso em conjunto.
Hoje entra soldado e pode chegar a sub Tenente com salário de 10 mil.
Na verdade chega até 2º tenente, na aposentadoria, lembre-se na PM há o posto imediato quando aposenta, isto é, se não prestar concurso interno para oficial, ai chega até major.
CurtirCurtir
Eu não disse que na PF não tem corrupção. Eu disse que a PF tem pouca corrupção ou você acha que veríamos políticos presos que a todo tempo tentam interferir nas investigações será que é tudo mérito do Juiz e do Promotor?
Eu concordo idiotas não deveriam ganhar nada por isso eu acho que não policia não devem entrar idiotas pois para os idiotas esse salario esta bom e demais e a segurança publica vai continuar essa maravilha que está
CurtirCurtir
Na PF tem muita corrupção, os crimes cometidos por políticos são minoria no universo das infrações tributárias, contrabando , jogatina , prostituição e tráfico de armas e drogas.
Você já percebeu que a PF e a Receita apenas apreendem cocaína que seria remetida ao exterior; mesmo assim apenas executando as apreensões sob investigação, supervisão e financiamento das agências antinarcóticos estrangeiras. As quais pagam muito bem por cada quilo apreendido. Já percebeu que quase nunca há grandes apreensões de drogas destinadas ao consumo interno. Levar cocaína para os EUA e Europa a PF não deixa, mas trazer para vender aqui é praticamente liberado.
Ademais, todas essas grandes operações contra fraudes administrativas decorreram de iniciativas externas ( governos estrangeiros, tribunal de contas , controladoria, etc. )cujo material probatório não se poderia escamotear. Lembrando que a Lava Jato foi praticamente acidental. Por fim, prova obtida por delação premiada apenas revela a falência dos instrumentos policiais e processuais para se reprimir a criminalidade. Em linhas gerais, a delação não passa de um acerto que envolve em muitos casos a compra do acordo por parte do denunciante arrependido.
CurtirCurtir
C.A. disse:
12/05/2018 ÀS 14:04
Senhores
Santa ingenuidade, se na Policia Civil, o salario tivesse como teto o posto maximo, como é o caso da PM, não me lembro ao certo a percentagem, mas cada graduação ou patente, equivale a uma porcentagem do salario de Coronel, Se o salario do Praça eleva, o do Coronel também, ele apenas usou uma psicologia reversa.
Não entrarei no merito se alto ou baixo, se a Federal ganha bem ou não, se os salarios da iniciativa privada equivalem…
Mas, todos temos o direito a melhoria, e cada um que procure a tua!
E o Coronel está errado?
Não, importa quanto eles vão ganhar o que importa e quanto podem melhorar o dos outros, diferente da PC
CurtirCurtir
CurtirCurtir
E o mais interessante é que o Coronel não mandou os praças procurarem suas associações e sindicatos, mais uma vez parabéns.
CurtirCurtir
deve comprovar o efetivo exercício da advocacia por três anos, no mínimo! Ou seja, delegado possui qualificações profissionais anteriores.
Concordo, mas isso é de uns anos para cá. Nunca foi exigido, ou seja, somente agora necessita demonstrar qualificação profissional. Escrevi besteira? Antes tinha esta exigência?
Sem menosprezar, mas auxiliar de papiloscopista policial e auxiliar de necropsia também contam como experiência ou qualificação não é mesmo? Para suprir a tal atividade jurídica? Não há necessidade de ser advocacia. Se bem que para quem tem OAB esse tempo passa voando, ainda mais com o monte de boiada que estão dando para passar na ordem atualmente.
O Sr tem razão no que escreve, mas sejamos imparciais.
CurtirCurtir
Imparcial,
De imparcial você não tem nada!
Verdade, até alguns anos atrás não era exigido o exercício da advocacia para candidatos de fora da PC.
Mas uma boa parte dos aprovados desde sempre foi composta por jovens advogados inscritos e militantes, não obstante mais de 60% ser egressa das próprias fileiras e de outras carreiras do funcionalismo.
A carreira de delegado sempre foi boa para policiais e funcionários em geral, nem tanto para quem exercia a advocacia.
Aliás, advogado ingressar na polícia é capitis diminutio maxima, no tempo em que ingressei ser delegado correspondia legalmente a possuir título de doutorado para fins de ingresso na magistratura.
Muitos como eu ingressaram como uma espécie de trampolim e acabaram se dando muito mal.
Há 30 anos o cargo ainda tinha lá alguma moral. Hoje perdeu todo o elã!
Só não entendi a comparação que acima você fez sobre as qualificações exigidas entre delegados , papiloscopistas e auxiliares de necropsia.
O que há em comum entre elas, salvo pertencerem aos quadros da PC ?
Um tenente e um soldado praticamente são a mesma coisa, mas entre Delegado e auxiliar de necrotério a distância é como da terra ao sol.
Quanto a sua afirmação: “monte de boiada que estão dando para passar na ordem atualmente” , nos responda com tanta franqueza, você possui OAB?]
E lhe digo sem medo de errar: o advogado mais medíocre tem qualificações intelectuais para ingressar em quaisquer cargos das polícias, mas a grande maioria dos policiais não possui as qualidades intelectuais necessárias para exercer a advocacia.
Qualquer advogado honestamente graduado e aprovado pela OAB , sendo saudável fisicamente, pode ser – com méritos – soldado, investigador, oficial ou delegado de polícia.
Assim, não menospreze uma profissão que exige maiores atributos intelectuais, morais e muito mais coragem do que se exige para a sua, seja lá qual for o seu cargo.
CurtirCurtir
Com todo respeito Guerra, nessa você foi mal e criticou por criticar.
Você, por mais de uma vez, reclamou, com razão, da diminuição do efetivo desses Soldados, aí em São Vicente, e o consequente aumento da criminalidade.
Que outro funcionário público, incluindo todas as polícias do Brasil, que outro funcionário faz tanta falta para a população e para o dia a dia da sociedade que o Soldado que é tão desprezado?
Que mal faz um Comandante Geral que tem a firmeza moral de reclamar do baixíssimo salário de seus mais importantes comandados?
Qual erro ele cometeu?
Talvez o erro de não ser demagogo e dizer, da boca para fora e sem nunca ter feito nada , como o Cel Camilo, que trabalha para todos, de Sd a Cel…Sem nunca ter feito, ratifico, bosta nenhuma por ninguém além dos seus.
O Comandante Geral da PM deve brigar por valorização da PM.
O Delegado Geral da PC deve brigar por valorização da PC.
Não há nada errado ou desabonador nisso.
O contrário sim, é inconcebível!
CurtirCurtir
Jamiro,
Eu não estou criticando o coronel.
Ele está mais do que certo em ver o lado da tropa.
Só queria lembrar que toda discussão salarial não pode ser circunscrita ao inicial de uma carreira composta por tantas graduações e postos como a PM, muito menos ficar restrita ao ponto de vista do interessado. Ademais, aumentando-se os vencimentos do soldado aumenta-se automaticamente o soldo do comandante. Será que o comandante defenderia aumentos e reajustes apenas para os soldados ?
Agora independentemente do meu pensamento e sentimento pessoal sobre o assunto, vocês devem atentar que o título da postagem e parcela dos meus comentários apenas faz repetição ao pensamento da TECNOCRACIA DE DIREITA atualmente tão defendida por policiais. Ora, se vocês querem realmente demonstrar possuir pensamentos e posições da direita conservadora devem começar respeitando as regras e princípios que regem a economia liberal, em relação ao funcionalismo, inclusive , ou seja, quando há abundância de candidatos ao emprego o salário é inversamente proporcional. Mão de obra abundante igual a salário baixo, especialmente quando se vive sob crise econômica e forte desemprego na iniciativa privada. Um soldado de EB ganha R$ 1.500,00, contra a média de R$ 4.000,00 pagos pelas PMs. O Capitão caso eleito presidente aumentará o soldo dos soldados da Forças Armadas ao nível das PMs. Mas vocês continuarão ganhando aquilo que a demanda ditar. Enquanto tantos jovens sem grandes perspectivas buscarem emprego nas Polícias a tendência será apenas piorar.
CurtirCurtir
Jamiro disse:
12/05/2018 ÀS 13:06
Faz muito bem em dizer o que disse.
Concordo com vc, acredito que todos os policiais devam ganhar bem, do Soldado ao Coronel, do Carcereiro ao Delegado, principalmente no Estado mais rico da federação, porque podem falar o que for, senão houver segurança, nada funciona, para tudo, educação, saúde.
Realmente não é justo um Soldado ganhar o que ganha , assim como não é justo um Investigador/Escrivão ganhar o que ganha, com nível superior, ou até mesmo o que ganha um Delegado em comparação com o defensor público, se paga mais para soltar que para prender o criminoso.
O problema é que os Delegados ainda não entenderam que a União faz a força, eles pensam que segregando vão ter mais vantagens, mas a historia esta demonstrando o contrário.
Pior é que quando acordarem poderá ser tarde.
CurtirCurtir
Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado, isto é, está no nível 3 de …
Analfabetismo funcional – Wikipédia, a enciclopédia livre
https://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional
CurtirCurtir
Fred Flintstone
Como voce fala merda da até dó,o bicho burro
CurtirCurtir
https://educacao.uol.com.br/noticias/2016/02/29/no-brasil-apenas-8-escapam-do-analfabetismo-funcional.htm
CurtirCurtir
UMA PESSOA FAZ O CURSO SUPERIOR DE PEDAGOGIA E PRESTA UM CONCURSO PÚBLICO ESTADUAL PARA DAR AULA, O SALÁRIO NO MÁXIMO, POR UM PERÍODO, É DE 2.500 MIL REAIS E CORREM UM ALTO RISCO DE VIDA PELA INSEGURANÇA, RISCO BEM SEMELHANTE A DE UM patrulheiro da pm.
UM coxinha PARA INGRESSAR NA NA pm É EXIGIDO DELE APENAS O ENSINO MÉDIO E O SEU SALÁRIO INICIAL PASSA DOS 3 MIL REAIS PARA TRABALHAR NO MÁXIMO 15 DIAS POR MÊS.
QUEREM MAIS O QUÊ?
CurtirCurtir
Verdades Dr. Guerra..
E para quem não vive no mundo real, na região do Morumbi pela manhã há desfile de viaturas da PF, saindo das mais diversas ruas de bons condomínios.
Será que PF (delegado e agente) não ganha o suficiente para o combustível?
Pelo menos combinassem o compartilhamento de carona oficial…
CurtirCurtir
Eduardo,
Nenhum delegado ganha o suficiente para morar no Morumbi; os agentes no máximo podem morar no Tucuruvi!
Pode receber R$ 20.000,00 líquidos por mês durante 35 anos que não economizará o suficiente para comprar um apartamento típico do Morumbi, ou seja, com 150 metros quadrados pra cima. Tem gente muito ingênua que pensa que é só a Polícia Civil que arrecada da pirataria , do jogo , da prostituição, etc. E aquela viatura da PF que você vê rotineiramente em alguns prédios da PC não está lá para fazer expediente. Foram tomar um café com a chefia e pegar o pacote que lhes é destinado.
CurtirCurtir
Guerra com ex delegado vai defender os deltas.
Acha justo PM tem Dejem, agente penitenciário ter diária para trabalhar na folga e nós policiais civis não receber nada para trabalhar sábado domingos e feriados nas audiências de custódia?
Acha justo ao invés de ter Dejec usar a verba para GAT?
Escrevente recebe 250 reais para trabalhar na audiência de custódia sábados domingos e feriados, PM 200, juiz mais de mil, MP e defensoria idem.
Não defendo a PM, pelo contrário, acho que deveria ser extinta.
Nao disse que quem deflagrou a investigação da máfia da merenda foi o MP, eu disse que a PM faz ciclo completo em conjunto com MP.
Esclareci.
Escrivão acumula duos ou mais delegacias no interior e recebem uma mereca por isso. Não tem direito a gratificação por acúmulo.
Levam a delegacia nas costas.
CurtirCurtir
Fred Flintstones,
Nada é justo na PC.
Contra uma série de injustiças lutei sozinho; como prêmio ganhei demissão!
Vocês são desagregados e covardes; não são confiáveis nem sequer quando se trata da defesa de seus próprios interesses coletivos.
Vivem nessa verdadeira merda funcional por mérito.
CurtirCurtir
Imparcial disse:
12/05/2018 ÀS 12:36
Imagino que Delegado ganha muito para o que faz. Não deveriam ter se tornado carreira Jurídica. Se não tiverem felizes com o salário que vão montar escritório ou serem empregados.
Só na PC mesmo… Carreira Jurídica trabalhando na pasta do executivo.
3.000 dá para morar em lugar razoável? Sustentar quantos filhos? Fazer um churrasquinho por mês? Escola particular? Pq para Delegado dá p fazer tudo isso é apenas necessita de ser m bacharelado em qualquer uniesquina por aí. Basta derrotar a concorrência que é difícil, mas para todos os concursos existe concorrência difícil.
Quanto vale não ter paz de espírito? Quanto vale sua vida?
3.000 em vida 150.000 na morte.
É um valor justo?
Ainda tem quem acredite que são valores bons.
Na SSP todos entram sem saber fazer quase tudo e aprenderão na prática.
Cansei de ver Delegado calça branca sem saber fazer o mínimo da profissão e não apenas operacionais.
Quem acha que 3.000, + ou -, é salário bom e mais que o suficiente para trabalhar na Polícia da um pitaco aí por favor.
Não opinar: Playboys, sem família ou dependentes, recolha e aspirantes a cargo público.
Correto………….é isso ai.
CurtirCurtir
Só para lembrar………….entra ganhando 3.000,00……………e aposenta com o mesmo salário inicial pelo inss………..depois ou preventivamente corre atrás judicialmente.
CurtirCurtir
O único prêmio que os PCs teriam, após conseguirem chegar no fim de sua jornada, seria a Aposentadoria Especial……….mas acabou.
Tem que trabalhar sem saber se o Juiz que julgar seu processo, vai conceder ou não a ap. esp. .
CurtirCurtir
Coronel demagogo. Quer fazer graça com o chapéu alheio, gozar com o … dos outros.Tira um pouco do salário de quase 1.500 coronéis ativos e aposentados, quase todos ganhando acima do teto do funcionalismo, com resíduo a ser acrescido ao salário assim que aumentar o teto do funcionalismo. Não é a toa que estão fazendo uma pesada pressão nos deputados estaduais para conseguirem o aumento do teto, o que vai “phoder” ainda mais as praças que alegam ganhar muito pouco. Em plena crise só pensam no próprio umbigo e ficam dando uma de que estão preocupados com o salário da tropa.
CurtirCurtir
Aos que acham que 3100 é muito para um camarada de 20 anos com “apenas” segundo grau: quero ver se sua vida valesse apenas 3100 em vida e 150 mil morto.
Ninguém vai te perseguir ou sua família porque voce é engenheiro, cozinheiro ou contador. Mas por ser policial, sim.
Coronel/delegado ganham bem porque, teoricamente, tem mais estudo que o resto. Mas o resto corre mais risco de VIDA (a vida, a meu ver, vale mais que decorar as leis de um livro, mas tudo bem).
Já tive alguns colegas baleados, PM´s e PC´s, sendo que alguns deitaram em serviço ou em razão dele. Será que a vida deles valiam menos de 4 mil mensais ?
Claro que uma VIDA não vale nem 10 mil reais mensais. Mas pelo menos corre risco de vida dando uma condição boa/razoável para a família.
O problema é que quando o policial se corrompe, reclamam. (e com razão)
Quando o policial faz greve/operação padrão, reclamam (geralmente o chamam de vagabundo e o pagamento está em dia, mesmo que seja mixaria)
Quando o policial pleiteia de alguma forma melhores condições de trabalho e salários, também reclamam…
Aliás, esse papo de “está insatisfeito, vá para a iniciativa privada” é papo de pobre de direita incapaz de passar em concurso público. Quem fica satisfeito com salário desproporcional ao risco, com impressora sem tinta ou viatura toda fudida? Não podemos exigir um mínimo de dignidade ?
E mais: para ser delegado basta 3 anos de advogacia ou ser um restopol por alguns anos, formado na uniesquina e passar para delegado.
CurtirCurtir
Circo Completo,
Disse bem, para ser delegado basta – além dos requisitos para a inscrição ao concurso – PASSAR PARA DELEGADO!
De nada adianta ter diploma da São Francisco sem se preparar para o concurso. Não será aprovado!
E quem não possui pai rico para lhe prover ingresso na São Francisco, PUC, Mackenzie ou FGV ( esta mais de R$ 5.000,00 por mês ) , cursa a Uniesquina de R$ 800,00 e se supera autodidaticamente.
Diga-se de passagem, se não fossem as Uniesquinas da vida pouquíssimos policiais ( tanto civis como militares ) ostentariam cursos superiores.
Elas ( faculdades de Direito ) foram especialmente criadas e são mantidas para quem quer prestar concursos públicos ou obter melhorias no cargo público já ocupado.
Ou ser advogado por conta própria.
Pois emprego em grandes escritórios é só para quem fala inglês, espanhol e seja diplomado pelas quatro faculdades acima mencionadas.
Infelizmente, nas últimas décadas, as bancas examinadoras avaliam os candidatos pelo nome de família e pelo nome da Universidade. Assim, aqueles bons candidatos, oriundos de escolas pouco competitivas são alijados em nome do elitismo corporativista.
CurtirCurtir
advocacia*
CurtirCurtir
A comparação de carreiras foi para demonstrar que só ao pertencer a PC já supri os três anos de advocacia.
Minha imparcialidade é justamente demonstrar que todos, aparentemente, puxam a sardinha para si quando entra em debate a famosa questão salarial.
Quanto a boiada da OAB eu digo pois agora há diversas facilidades. Citarei uma. Agora se o acadêmico passar na OAB antes de se formar ela fica em uma espécie de efeito suspensivo aguardando a formação do aluno. Antes não. Eu tive alguns colegas que passaram por isso de não ter se formado e passaram na prova, porém,ninguém obteve o registro.
Verdade não tenho OAB, simplesmente porque quando me formei vim direto para a Civil e nunca quis advogar e por este motivo nunca, se quer, fiz a prova.
Sim a OAB não é fácil, porém de alguns anos para cá deu uma facilitada.
Não é menosprezar… O Sr.menospreza alguns integrantes de determinadas carreiras? Eu não. Acredito que atualmente todos os concursos da Polícia Civil são de difícil acesso. Não pelo conteúdo da prova, mas pela concorrência. Hoje quase todas as provas semelhantes. Umas com conteúdo mais aprofundado e outras com menos. Delegado, Perito e Legista são provas que realmente demandam maior capacidade intelectual e nunca disse o contrário.
Essa conversa foi justamente pelo senhor achar que Policial (operacional) já ganha bem e Delegado apenas razoável. Essa balança não está regulada. O administrador tem que ganhar bem mesmo.
Mas pela sua ideia (+ou-) Delegado ganhando 20 e operacionais 3,4,5 já está de bom tamanho.
Agora aqui entre nós… Se o senhor acha que Delegado poderia ser melhor e dos operacionais já está de bom tamanho, isso não seria puxar a sardinha para si alegando maior capacidade intelectual em detrimento da menor capacidade intelectual de outras carreiras?
CurtirCurtir
Imparcial,
Inicialmente, em tempo ou lugar algum eu disse que operacional ganha bem.
Disse que o inicial de um soldado não é ruim e disse que os vencimentos iniciais de um delegado de polícia são razoáveis.
E disse isso tomando como base os salários pagos pela iniciativa privada para advogados ( as boas empresas e bons escritórios, aliás ) e a renda de um comum advogado liberal.
Obviamente, delegados ganham muito mal se comparados a PGE, Defensoria, MP e magistratura.
Mas tais carreiras estão supervalorizadas, ganham mais do que os congêneres em ricos países da Europa e EUA.
A sua comparação então é de todo lamentável, pois segundo essa lógica para um bacharel em direito que possui dificuldades para enfrentar e ultrapassar o exame da OAB , pretendendo ser Delegado, bastará ingressar em carreira com poucas exigências para depois de três anos poder prestar concurso simples mortais. Tal estratégia pode até dar resultados para algum inapto filho de cardeal ou apadrinhado de político influente, mas para simples mortais é totalmente ineficaz.
Verdadeiramente, não menosprezo nenhuma pessoa, mas alguns integrantes das mais variadas carreiras deveriam se colocar no devido lugar e função. Tem muita gente na PC se arvorando mais realista do que o rei, ou seja, acreditando ser igual ou melhor do que alguém especializado e ocupante de cargo de maior responsabilidade e complexidade.
Quanto a vencimentos, eu acho e sempre achei que os vencimentos dos operacionais deveriam ser bem melhores ; sem essa distância tão brutal: cerca de 300% . Penso que o governo deveria dar – sempre – maiores reajustes para quem ganha menos do que os delegados, mas sem cometer injustiças com escrivães e investigadores.
Por fim, como advogado inscrito na OAB há 33 anos posso lhe afirmar que não vejo nenhuma facilidade ( boiada ) para aprovação no exame. Ora, o bacharelando aprovado antes de colar grau apenas comprova estar mais do que qualificado para exercer a advocacia. Eu conheço estagiários que ainda cursando o 3º ano já demonstram maior brilhantismo do que muita gente experiente.
CurtirCurtir
pessoal que ta reclamando do salario, dizendo que delegado nao faz nada ; que o tira merece Dejec; que o escrivao carrega a delegacia nas costas, tenho um OTIMA noticia: tá aberto concurso para delegado em SP, fiquem a vontade
CurtirCurtir
OI JACA, QUANTO VOCÊ GANHA?
CurtirCurtir
Circo Completo já! Trapezistas! Engolidores de espadas (calma), mulher barbada! Etc , melhor que PM investigando… Tão delicados e cuidadosos, quanto um elefante numa loja de cristais!!!
CurtirCurtir
Flit a comparação é lamentável, mas é uma realidade.
Concordo que o estudante é brilhante e merece, mas na minha época não tinha isso e tem, ou seja, uma facilitada. Tenho um amigo que passou na Ordem enquanto era estudante e não pode registrar, acabou fazendo a prova novamente por duas vezes até lograr êxito. Kkkk A prova continua sendo difícil, mas agora com algumas “boiadas”. Não é desmerecimento ou menosprezo.
Quanto a questão salarial concordamos em partes, afinal eu acredito que o inicial poderia ou deveria ser um pouco melhor. Na minha singela opinião todo operacional ou soldado deveria começar com 5 e exigir NU para ingresso. Ter um plano de carreira descente, afinal somos servidores. Quanto aos administradores devem ganhar sempre bem. Acredito que 13 já é um início bom. Com um bom plano de carreira alcançaria uns 28. Imagina se fosse assim. Isso é realidade apenas em outros estados, que geralmente, são os que menos contribuem no PIB do País.
CurtirCurtir
5 limpos antes que venham jogar pedra! Kkkk
CurtirCurtir
A verdade seja dita os PMs ganha demais pelo trabalho de porco que fazem, grande parte da população sobrevive com um terço do salário deles e ainda não fica enchendo o saco. Quanto a questão da insegurança sejamos sincero hoje ninguém vive seguro, quem dirá os pobres coitados que habitam nos bairros periféricos, sofrem tanto nas mãos do malas quanto nas mãos dos coxinhas chacineiros.
CurtirCurtir
Não quer ser morto pelo PCC ? É bem simples, só não achacar, roubar e traficar. Isso vale para os PMs, PCs e PFs,.
CurtirCurtir
Com essa diferença enorme entre as carreiras, nas duas polícias, AMBAS NUNCA IRÃO FUNCIONAR COMO DEVEM!!!! O indivíduo cansa de ser palhaço, injustiçado e humilhado!!! ( tanta defasagem salarial incorrigida, não paga as contas) . O policial já vai trabalhar de cabeça virada!!!
CurtirCurtir
REMUNERAÇÃO – Mês de Referência 03 / 2018
NOME ÓRGÃO CARGO REMUNERAÇÃO DO MÊS FÉRIAS E 13º SALÁRIO PAGAMENTOS EVENTUAIS LICENÇA PRÊMIO INDENIZADA ABONO PERMANÊNCIA & OUTRAS INDENIZAÇÕES REDUTOR SALARIAL TOTAL LIQUÍDO(R$)
MARCELO VIEIRA SALLES PM CEL PM 29.360,24
CurtirCurtir
Interessante: ” Quem não estiver satisfeito , vá ser engenheiro, etc…..” Ora . Um dos atrativos para o ingresso de BOAS pessoas, competentes, engajadas, num serviço essencial como a segurança pública, é o SALÁRIO. É a busca por um bom salário que atraíra pessoas mais qualificadas, em todos os sentidos. Mas, enquanto isso é visto desta forma, quem não estiver satisfeito, saia, ficaremos na conjuntura atual. Lamentável que pares civis, lutem entre si. Se não houver o atrativo salarial, chegará o dia em que o estado terá que convocar , tal qual o exército, pois ninguém mais irá querer ser policial. Com professores já ocorre isso. NÃO HÁ professores, há um monte de gente, tapando buraco nas escolas.
CurtirCurtir
O Coronel em uma de suas primeiras entrevistas, tratou de “conquistar” a tropa: aumento de salário e aumento de poder (ciclo completo). Só isso. E, funcionou, ao que parece…
CurtirCurtir
DELTA UNO – ORIGINAL disse:
14/05/2018 às 12:08
O Coronel em uma de suas primeiras entrevistas, tratou de “conquistar” a tropa: aumento de salário e aumento de poder (ciclo completo). Só isso. E, funcionou, ao que parece…
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Se funcionou ?
Governador e PM estão em lua de mel !!!!!!
Mais uma vez a PC ficou de fora rsrsrsrsr
CurtirCurtir
Ficou de fora por um motivo simples: A PM é visível para a população. Só isso. Quando chega as eleições ficam em pontos estratégicos, onde passam muita gente. A PC porém sofre muito mais, com a desunião de seus pares. Deixou ser tratada assim.
CurtirCurtir