Cúpula da Polícia Civil se reúne em apoio à mudança de secretaria
Governo estuda transferência da instituição da pasta de Segurança para a da Justiça.
Alteração deve ser decidida na Assembleia Legislativa
SÃO PAULO
Kaique Dalapola, do R7
16/04/2018 – 23H16 (ATUALIZADO EM 16/04/2018 – 23H50)
Conselho da Polícia Civil se reuniu nesta segunda-feira
Divulgação/Sindicato dos Delegados
Representantes da Polícia Civil de São Paulo se reuniram na noite desta segunda-feira (16) para manifestar apoio à transferência da instituição da Secretaria de Segurança Pública para a pasta de Justiça e Cidadania do Estado.
Desde quando foi anunciada pelo atual governador paulista, Márcio França (PSB), a medida recebeu apoio das entidades de classe da Polícia Civil.
O encontro desta segunda-feira reuniu a presidente do Sindicato dos Delegados de São Paulo, Raquel Kobashi Gallinati; o presidente da Associação dos Delegados de São Paulo, Gustavo Mesquita, e o vice, Abrahão José Kfouri Filho; e o deputado estadual Delegado Olim (PP). Além deles, o encontro favorável à transferência contou com diretores e membros do conselho da Polícia Civil.
Em entrevista para a rádio Bandeirantes na manhã desta segunda-feira, o governador ressaltou sua posição de apoio à transferência da Polícia Civil de pasta, mas disse que “quem tem que decidir isso, a rigor, são as duas categorias e a Assembleia Legislativa”.
Segundo a delegada Raquel, presidente do Sindicato dos Delegados, “o governador irá propor a alteração do artigo 2º da lei complementar 207”, que prevê que a Polícia Civil é subordinada “hierárquica, administrativa e funcionalmente” à SSP-SP. Por isso, segundo a delegada, o projeto deve ser discutido na Assembleia Legislativa.
Para explicar a mudança, França afirma que as policias Civil e Militar têm rotinas diferentes e desenvolvem funções distintas, sendo que os policiais civis têm serviços investigativos, como polícia judiciária, por isso se enquadra melhor na Secretaria de Justiça.
Para o professor Rafael Alcadipani, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a possível mudança significa “um grito de desespero da Polícia Civil”. No entanto, segundo o especialista, “o governador adotou uma solução muito rápida sem estudar devidamente quais seriam as consequências dessa mudança”.
Ainda na entrevista à rádio Bandeirantes, França disse que o governo deve auxiliar na recuperação da “autoestima” dos policiais civis e “para isso ela tem que ter carreira jurídica”. A mudança também colocaria um representante da PM no comando da pasta da Segurança Pública.
“Boa parte dos policiais civis sente que a instituição precisa evoluir, melhorar, e sente que precisa receber mais atenção do governo. Essa proposta de mudança é uma proposta que, na visão de muitos policiais, iria gerar essa melhoria que tanto querem”, afirma Alcadipani.
Para o especialista, a alteração de pasta pode satisfazer a vontade de mudança de membros da Polícia Civil. No entanto, ele destaca a necessidade de “fortalecer a integração entre as policiais e não um distanciamento”. Por fim, Alcadipani afirma que a mudança “diminuiria a interação entre Polícia Civil e Polícia Militar e acirraria a disputa entre as duas instituições”.
VIXI
Ó O BO A VISTA!
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/04/chefe-da-policia-civil-deixa-cargo-e-ataca-novo-governador-de-sao-paulo.shtml
CurtirCurtir
O Conselho da Polícia Civil manifestou-se favoravelmente à essa estupidez, de transferir a Polícia Civil para a Secretaria de Justiça?
E teria por acaso essa decisão sido unânime? Se não foi, quais teriam sido os Conselheiros que se manifestaram contra?
Estavam todos os Conselheiros presentes a essa reunião? Todos se manifestaram num ou noutro sentido, ou houve alguma abstenção?
As manifestações individuais foram colhidas por escrito, ou por áudio?
Enfim, vcs acham que os policiais civis são idiotas?
Vcs acham que Associação e Sindicato representam a Polícia Civil?
Vcs acham que o Conselho – assim decidindo, como se fosse uma conversa de bêbados no bar da esquina, sem nada oficialmente registrado – representa a Polícia Civil?
Vcs acham que o delegado Olim representa a Polícia Civil?
Vcs fumaram maconha? Cheiraram cocaína?
Vcs são loucos?
Vcs sabiam que a Secretaria de Justiça nada tem a ver com o Tribunal de Justiça ou com o Ministério Público?
Sinceramente, é por essa e outras que entre PC e PCC este último é muito mais respeitado.
CurtirCurtir
Ninguém sabia que a secretaria de justiça nada tem a ver com o Tribunal de Justiça. Obrigado por nos dar essa aula, nós delegados de polícia ignorantes somos muito gratos a vossa excelência por esclarecer. Obrigado.
CurtirCurtir
JClaudio disse:
Poderia explicar qual a vantagem de mudar da SSP para uma Secretaria sem verba e em expressão ?
CurtirCurtir
Querem ir p lá com esperança de valorização da carreira só pode. Vão acabar levando um passa moleque.
CurtirCurtir
Esse JClaudio é um comédia.
Padrão Delegado Babaca que quando o pau tora se mija e toma tapa de mão aberta na cara.
Que comédia.
CurtirCurtir
Os delegados podem espernear, mas o conselho deveria ser formado por 1 integrante de cada carreira.
Justo e imparcial, em tese.
CurtirCurtir
Na cabeça de alguns a PC indo para a Secretaria da Justiça Delegado vai equiparar o salário com os defensores públicos, 22 mil reais.
CurtirCurtir
Estamos vendo a derrocada da pc!
CurtirCurtir
Então em “votação informal” na reunião de ontem com a presença dos presidentes da Associação e do Sindicato, associados e sindicalizados, o placar foi de 106 x 1.
https://www.adpesp.org.br/noticias-exibir?not=6537
CurtirCurtir
TOMAZ TURBANDO,
.
Se formos para a Secretaria de Justiça nosso orçamento irá junto.
.
Uma das vantagens seria que a horda de oficiais que fica pendurada no soco do SSP, boicotando as demandas da Polícia Civil não existiria. Tomemos como exemplo o auxilio alimentação de 120 reais nosso, os projetos para aumento e equiparação com o valor pago a milícia foram encaminhados para a SSP e até hoje estar na gaveta de algum oficial ajudante do ajudante de ordens do subchefe do puxa saco do secretário. A PM, todos nós sabemos como age, eles não buscam melhorias para eles, buscam nos prejudicar. Todas as nossas demandas são represadas na SSP e na Casa Militar antes de chegar ao governado. Vejo como boa a mudança, mas alguns de nós, principalmente, os que são contrários, não entenderam que essa mudança nos fortalece.
.
Um dos argumentos é que a PM teria uma coronel comandando a SSP. Parabéns para a PM sejam felizes. Ocorre que o eventual coronel que venha a ser ssp não teria ingerência sobre nós que responderíamos ao secretário de justiça.
.
Não consigo ver prejuízo para a PC.
.
Não se deixem levar por conversas de gente de fora. Sempre foi assim, quem diz saber o melhor para a Polícia Civil é gente do poder judiciário, do ministério público, da pm, da globo. Todos dizem saber o que é melhor para gente.
.
Se mudarmos, pode ser ruim, sim pode, mas como estamos atualmente? Estamos bem?
.
JAMIRO,
.
Você é só mais um PM que “sabe tudo” sobre a Polícia Civil e seus membros. Logo se dará o título de especialista em segurança pública. Aqui na Polícia Civil não resolvemos as coisas batendo na cara das pessoas para extravasar nossas frustrações.
.
Educação e respeito no trato com as pessoas vem de berço, né mesmo? Alguns se deixam influenciar pelo meio em que vivem. De toda forma, seu comentário foi útil, pois, demonstra sua personalidade.
.
Abraço.
CurtirCurtir
Polícia Civil está tão prestigiada que chega a dar medo………vtnc
CurtirCurtir
Secretaria da Justiça… um tiro no escuro
CurtirCurtir
JClaudio
“…A PM, todos nós sabemos como age, eles não buscam melhorias para eles,..”
Ah, não? então como o vale alimentação deles foi para mais de 600 reais? O governador é fã da PM e deu assim, como dizem popularmente, de “mão beijada” ?
“Se formos para a Secretaria de Justiça nosso orçamento irá junto…” – “Não consigo ver prejuízo para a PC.”
Bom, viraremos literalmente cartorários. Já viu as entidades que pertencem à secretaria da justiça? Procon é um exemplo. Puro atendimento ao consumidor/público.
Só não quero perder minha aposentadoria especial, de resto podemos ir até para a secretaria do turismo
CurtirCurtir
CIRCO COMPLETO,
.
Você não entendeu o que eu quis dizer, explico: a PM não se contenta em buscar melhorias para eles, mas em atrapalhar qualquer melhoria que nós reivindicamos para nós. Veja o que aconteceu na greve de 2008. Para ficar bem com o governador eles repeliram o movimento que no final das contas refletiria em aumento para todos.
.
É justamente o contrário do que você estar pensando, numa secretaria menor teremos melhores condições de termos nossas demandas atendidas e estaremos mais próximos de entidades de defesa de direitos humanos e cidadania. Não é a Polícia Civil que a ONU pede o fim.
.
Hoje na SSP somos cobrados por estatísticas que nada tem a ver com nossas atribuições. Enfim, não vou me alongar, mas não consigo ver qualquer forma de sermos prejudicados. A nossa vinculação a segurança pública estar na constituição federal, agora a secretaria em que estamos é mero arranjo administrativo. Veja o caso da Polícia Federal que pertence ao ministério da justiça e numa canetada foi para o ministerio extraordinário da segurança pública. No Acre a polícia civil ocupa sozinha uma secretaria e o DG é secretário de Estado.
.
O governador nos ofereceu uma chance que em mais de vinte anos não tivemos e não soubemos aproveitar. A resistência partiu de nós mesmos que demos ouvidos as “sereias” de sempre. Agora acredito que já não seja aprovado a curto prazo essa medida, porque parece que o governador recuou diante de nossa indecisão.
.
Abraço
CurtirCurtir
JClaudio
Entendo seu ponto de vista, mas hoje a SSP conta com dois orgãos: PC e PM.
Essa secretaria da justiça possui 5 orgãos vinculados: fundação casa, imesc, procon, itesp, ipem. (Isso está no site da Secretaria de Justiça)
Ou seja, dividir orçamento com outras 5 entidades.
Não sei dizer em valores o orçamento de cada secretaria e cada entidade.
Mas eu duvido que nosso orçamento aumente.
De qualquer for, nem o sr nem eu nem nenhum comentarista decidirá algo. É acatar e ponto final.
CurtirCurtir
Concordo que a pm barra tudo nosso, isso é fato e nunca mudará.
Quanto a greve de 2008, e eu estava lá, não deu bons resultados pra nós porque quando o serra ofertou o nível universitário (a mando do campos machado) para investigador e escrivão, a greve acabou. Rifaram os demais colegas. Aquela greve seria sim o ponto de partida para uma nova Policia Civil, unida e forte, mas bastou dar uma esmola, que logo abriram as pernas. Resultado: Inflaram o peito dizendo, agora somos N.U., os demais não são nada. Lembrando que 90% dos atuais ocupantes da referidas carreiras, entraram com segundo grau, e muitos com o primeiro grau, e ainda ficam tirando um sarrinho das demais carreiras? Não levamos nada, o salario é o mesmo, as piças tambem. estamos todos no mesmo barco abandonado a dezenas de anos.
CurtirCurtir