Carta do Dr. Youssef Abou Chahin aos Policiais Civis 99

07/04/2018
Carta do Dr. Youssef Abou Chahin aos Policiais Civis
Sábado, 7 de abril de 2018 (6:00)
Carta aberta ao Policiais Civis do Estado de São Paulo

Caros colegas Policiais Civis,

Assumi, com muito orgulho, a Delegacia Geral de Polícia em 6 de janeiro de 2015, por escolha do então Secretário de Segurança Pública, Dr. Alexandre de Moraes. A princípio relutei em concordar, pois tinha a certeza de que as dificuldades seriam muitas, uma vez que meu objetivo seria dirigir uma POLÍCIA CIVIL DE ESTADO e não de governo, visando, obviamente, retirar as influências externas da instituição e prestigiar os policiais comprometidos com a Administração Pública. Todavia, como sempre gostei de desafios em minha vida, após inúmeras reuniões, decidi aceitar pois percebi que teria o respaldo necessário. Com a assunção do Dr. Mágino Alves Barbosa Filho como titular da Secretaria de Segurança Pública, em meados de 2016, não foi diferente, ou seja, manteve-se o inédito apoio total à independência funcional da Polícia Civil Bandeirante.

Como era previsto, conhecendo a Instituição como conheço (afinal são quase 30 anos de trabalho ininterrupto), com minhas atitudes consegui angariar alguns desafetos de baixa moral e/ou inteligência. Sempre agi, é bom que se diga, visando proteger a Polícia Civil dos que nela procuraram interferir esquecendo-se de que a Constituição Federal fala claramente ser a Polícia Civil dirigida por Delegados de Polícia de carreira – aliás, se quiserem aproveitar, o concurso foi autorizado e as inscrições encontram-se abertas –, bem como daqueles que, sem competência reconhecida, correm atrás de padrinhos buscando cargos, ou mesmo dos que, ao invés de trabalharem em prol da sociedade e/ou virem com ideias para ajudar, preferem as críticas defronte a holofotes ou atrás de teclados, sabendo-se lá com qual interesse, provavelmente escuso. Mas isso só me fortaleceu e me mostrou que eu estava no caminho certo.

Olhando em frente e sem perder o foco, montamos o Conselho da Polícia Civil, buscando sempre os melhores e mais experientes Delegados de Polícia para dirigir cada Departamento, tendo se sempre por base as características e o currículo profissional de cada um.

Liberdade total foi dada a esses mesmos Diretores para escolherem seus Seccionais e Divisionários, e a cada um destes, por sua vez, para compor suas equipes operacionais e chefias.

Promoções de classe em todas as carreiras passaram a ser distribuídas para todos os Departamentos Policiais do nosso Estado, indistintamente, e sempre feitas tomando-se por base critérios eminentemente técnicos.

Neste período começou a ser discutida a PEC da Previdência no Congresso Nacional e tivemos, como consequência, uma enxurrada de aposentadorias que culminou com trabalharmos praticamente, durante esses pouco mais de três anos, com aproximadamente 3/4 do efetivo previsto legalmente (cerca de 7.500 policiais a menos), mas, apesar de todas as dificuldades, alcançamos, dentre outras conquistas, a volta da Corregedoria aos quadros departamentais da Polícia Civil, a oficialização do Necrim por Decreto, a avaliação de produtividade das unidades policiais territoriais, a aprovação do DEJEC, a compra de coletes balísticos, de pistolas, de fuzis e de carabinas para enfrentarmos de igual para igual o crime organizado, a compra de viaturas policiais caracterizadas e reservadas, a incrementação e expansão do sistema AFIS junto ao IIRGD e o banco de dados de DNA, a contratação de todos os aprovados e remanescentes dos concursos de 2013, a abertura de novos concursos para a instituição com 2.750 novas vagas, a implantação do inquérito policial eletrônico, o reconhecimento e divulgação dos trabalhos de cada equipe de policiais de todo o Estado pelas redes sociais oficiais da instituição, o aumento expressivo da produtividade policial como um todo, a expansão da Delegacia Eletrônica (que, em 2017, registrou 61% das ocorrências do Estado, deixando apenas para as delegacias 39% dos registros, diminuindo muito as reclamações por demora no atendimento), um combate vitorioso contra o crime organizado com diversas operações (de grande repercussão midiática nacional e internacional), realizadas em todo o nosso Estado e também em outros Estados, a queda dos índices criminais ano a ano. Todavia, muitas outras coisas não conseguimos e, muitas delas, por não termos orçamento próprio e efetivo necessário.

Aqui cabe um parêntese: com a crise financeira se agravando no Brasil, assumimos a direção da PC exatamente quando a fartura de recursos financeiros terminou e a crise econômica nacional eclodiu trazendo consigo inúmeros problemas e limitações, sendo o mais grave para nós o de não termos conseguido junto ao Governo a reposição de perdas salarias que se arrastam há mais de 4 anos. Mas, como os políticos ligados a nossa instituição, bem como associações de classes e sindicatos, apesar de todo esforço, também não o conseguiram, sinto-me frustrado mas não culpado.

Com o orçamento comprometido, fomos várias vezes em busca de recursos junto ao Governo, contando sempre com o apoio total do Secretário da Pasta, Dr. Mágino Alves Barbosa Filho, grande parceiro de luta que, da mesma forma que seu antecessor, Dr. Alexandre de Moraes, sempre procurou, dentro de suas possibilidades, ajudar a nossa instituição e nos apoiar em toda e qualquer situação: por tal motivo, faço questão de agradecê-los publicamente.

Agora, com o término do Governo Geraldo Alckimin, e com a intenção mais do que justa do novo Governador Márcio França, declarada em várias entrevistas em rádios, revistas e demais meios de comunicação, querer escolher os cargos de confiança, achei por bem permitir que a nova administração que se inicia – à qual desejo todo êxito – esteja totalmente à vontade para montar sua equipe de trabalho e, por tal motivo, deixo o cargo de Delegado Geral da nossa Polícia Civil, fechando assim um ciclo de três anos e três meses e afirmando aos nossos policiais que tudo o que foi possível dentro das limitações do cargo e com os recursos a nós destinados, foi feito ou ao menos tentado em prol dos policiais, da segurança pública e da sociedade paulista.

Eventuais erros ou falhas, se ocorreram, foram todas involuntárias, mas sempre objetivando o melhor para os policiais, para a Instituição e para a sociedade. Agradeço a todos, de todas as carreiras e funções, que compuseram a minha equipe na Delegacia Geral de Polícia em nome do Delegado Geral Adjunto, Dr. Júlio Gustavo Vieira Guebert (não citarei todos nominalmente para não correr o risco de esquecer alguém), que se dedicaram dias e noites tentando fazer o melhor para os nossos policiais e para a segurança pública do Estado de São Paulo, e também aos meus nobres companheiros que comigo compuseram o Egrégio Conselho da Polícia Civil e que, até o último minuto, souberam motivar nossas equipes a, sempre de forma justa e legalista, produzir resultados expressivos na atividade policial, que é o combate à criminalidade, e, acima de tudo, pelo apoio e comprometimento com a causa pública demonstrados ao longo destes mais de três anos de convivência diária.

Agradeço também aos membros do CONCPC (Conselho Nacional dos Chefes de Polícia), na pessoa do seu Presidente Dr Eric Seba que, sempre que solicitados, apoiaram nossas operações policiais interestaduais e, principalmente, as nossas demandas institucionais junto ao Congresso Nacional, bem como a todas as instituições Federais, Estaduais e Municipais que, de alguma forma, trabalharam conosco nesse período, sempre demonstrado respeito e admiração pela nossa instituição.

Agradeço, por fim, de uma forma bastante emotiva e especial, a cada Policial Civil de nosso Estado, verdadeiros heróis que, mesmo com todas as dificuldades, nunca se furtaram a cumprir a nossa missão constitucional que é a de eslarecer os crimes e encarcerar os culpados, sempre com um alto grau de coragem, profissionalismo, legalidade e eficiência.

Como falei no meu primeiro dia como Delegado Geral de Polícia, este é meu último cargo na Instituição e como sempre procuro cumprir minhas promessas de forma célere, estou aposentando-me e deixando que novos valores venham e lutem com vontade – e principalmente inteligência – por uma Polícia Civil mais forte e por uma sociedade mais segura.

“Ter fé não significa estar livre de momentos difíceis, mas ter a força para os enfrentar sabendo que não estamos sozinhos” (Papa Francisco).

São Paulo, 7 de abril de 2018.

YOUSSEF ABOU CHAHIN

Um Comentário

  1. Conheci o Dr. Youssef Abou Chahin quando ele frequentava, como aluno, o Curso Superior de Polícia, e na Academia de Polícia compareci para proferir uma palavra. O tema “Justiça para Todos” encantou-o e fez com que ele, ao final, me abordasse para um rápido bate-papo. Não nos tornamos amigos alí, nem depois, mas pude sentir naquela oportunidade que se tratava de uma pessoa com vontade de trabalhar por uma Polícia Civil melhor.
    Vendo-o elevado, por seus méritos próprios, ao cargo de Delegado Geral, pude confirmar ao longo de sua atuação aquela primeira impressão que dele tive, ainda na Academia.
    Nunca voltamos a conversar, eu jamais pedi alguma coisa a ele e muito menos ele jamais pediu alguma coisa a mim. No entanto, com dois filhos policiais civis, que tanto reclamam dos baixos salários e das péssimas condições de trablho, pude verificar, comparar e constatar que, durante os 3 anos e 3 meses no cargo de Delegado Geral, o Dr. Youssef gostaria de ter feito muito mais, mas certamente fez bem mais do que as condições que dispunha lhe permitiram fazer.

    Curtir

  2. Se aposentou no dia que o INIMIGO NUMERO UM da Polícia Civil de São Paulo, Geraldo Alckmin, saiu! Banco de DNA, contratação dos remanescentes de concursos anteriores? DEJEC? O que é isso? Doutor, já vai? Vá com Deus!

    Curtir

  3. Feliz um belíssimo trabalho a frente da Instituição, com toda certeza do mundo afirmo que foi o melhor DGP que a PC já teve. Boa Sorte Dr. Youssef Abou Chahin !!

    Curtir

  4. Dr. TOVANI,

    Só não entendi o rancor que se verifica nesta passagem:

    Como era previsto, conhecendo a Instituição como conheço (afinal são quase 30 anos de trabalho ininterrupto), com minhas atitudes consegui angariar alguns desafetos de baixa moral e/ou inteligência. Sempre agi, é bom que se diga, visando proteger a Polícia Civil dos que nela procuraram interferir esquecendo-se de que a Constituição Federal fala claramente ser a Polícia Civil dirigida por Delegados de Polícia de carreira – aliás, se quiserem aproveitar, o concurso foi autorizado e as inscrições encontram-se abertas –, bem como daqueles que, sem competência reconhecida, correm atrás de padrinhos buscando cargos, ou mesmo dos que, ao invés de trabalharem em prol da sociedade e/ou virem com ideias para ajudar, preferem as críticas defronte a holofotes ou atrás de teclados, sabendo-se lá com qual interesse, provavelmente escuso. Mas isso só me fortaleceu e me mostrou que eu estava no caminho certo.

    Com todo respeito, nada acima tem a ver com a Polícia Civil de São Paulo. As carreiras – pelo que sei – querem apenas valor , respeito e uma fórmula de progressão funcional. Quanto a apadrinhamento: sem um pai rico ou bons amigos ninguém chega a DGP!

    Curtir

  5. Nossa chega eleição um monte de gente tapada ainda bota fé nessa “compra de votos” Quem teve tempo de fazer antes não fez! Sera q fará agora?

    Curtir

  6. Pelo amor… Já vai tarde, escreveu carta aberta aos sem comando, sem representação, sem respeito… aos órfãos, não fará falta alguma.

    Curtir

  7. Esse já vai tarde mesmo. É o PIOR delegado geral da história. Não fez nada para a polícia, só para os amigos que pôs em departamentos estratégicos.

    Curtir

  8. Dejec ? Que Dejec ?
    Ninguém.nunca recebeu nenhum centavo de Dejec na PC.
    O GAT levou todo orçamento que seria do Dejec.

    Espero que esse GAT acabe com a entrada desses novos 250 delegados.
    Para receber Dejec tem que trabalhar.
    GAT o delegado responde a distância.

    Curtir

  9. DA UM DESTAQUE DR GUERRA

    NOSSA ME ESPANTA…
    COMO FOI RÁPIDA A ADMINSTRAÇAO
    PARA PUBLICAR A APOSENTADORIA DO DR YOUSSEF
    DEVIA FAZER DA MESMA MANEIRA COM AS OUTRAS TANTAS
    QUE ESTÃO PARADAS DAP-DGP / SPPREV
    SO VERICAR TANTAS OUTRAS, QUE DERAM ENTRADA
    ANTES DA DO DR YOUSSEF, E MESMO, TANTAS OUTRAS
    QUE IGUAL DETÉM DE SENTENÇA JUDICIAL

    SERÁ QUE ELE PODERIA INFORMAR COMO FEZ.
    PARA OS OUTROS TANTOS FAZEREM IGUAL

    AFINAL

    “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI” rs

    Curtir

  10. vai tarde, puxou saco evidentemente para governador na nomeação da científica e não fez absolutamente nada, aliás, fez… tornou ela “incomunicável”

    Vai… vai tarde e com Deus

    Curtir

  11. Enquanto não publicam a minha aposentadoria, recebo pela Secretaria da Fazenda (com paridade e integralidade), meu cargo não está vago, estou licenciada desde setembro de 2017. Em condições similares estão dois investigadores e mais um escrivão, isso só na unidade onde eu atuava. Oh! dó de quem ainda não tem tempo de contribuições para se aposentar e cair fora antes do barco afundar.

    Curtir

  12. Três anos e três meses só enrolando. Foi um DGP virtual, fico imaginando qual será o próximo. Se for um que adotar a filosofia do meu atual seccional: “O policial tem seus direitos, mas temos que lembrarmos da conveniência da administração”; enfim, as coisas podem piorar e muito. Eu, por exemplo, não estou conseguindo nem agendar férias.

    Curtir

  13. Tanto ele como o Chefe Geral dos Investigadores foram tão atuantes, que se perguntar para todos os investigadores do estado de Sao Paulo qual o nome do chefe que ficou lá mais de 3 anos, somente quem trabalhou no deic sabe o nome dele, pois tambem foi totalmente omisso com a categoria. Acho que passou esse tempo todo só fumando seu cigarrinho de palha e apreciando o visual la de cima do predio.

    Curtir

  14. Só para lembrar:

    A PM tem um auxilio alimentação QUATRO vezes maior que o da PC. Nada fez para mudar está injustiça, portanto vai tarde, infelizmente seu substituto fará o mesmo, ou seja: NADA.

    Curtir

  15. Ate mais, boa aposentadoria, ja que ainda estou aguardando a minha por meses. Quanto a carta, nem seria necessário, já que não somos nada nesta instituição, deveria entrega-la no sindicato dos delegados.
    Uma boa ideia seria o novo governador colocar no cargo um cone, ou mesmo um boneco inflável, pouparia gastos com este cargo totalmente subserviente.

    Curtir

  16. A RODA CONTINUA RODANDO

    entra DG sai DG e o RESTOPOL continua no mesmo esquecimento ….

    no dia em que fizerem a prometida e atrasadíssima restruturação da PC, eu começarei a acreditar no DG…………….
    esse que saiu em nada foi diferente dos anteriores…

    Curtir

  17. TODOS SABEMOS QUE A MAIS DE 20 ANOS os dirigentes da PC são os mesmos nomes….
    só mudam de posições, igual a um time de futebol…
    estes que estão ai são polivalentes, jogam em qualquer posição…
    hoje ele é goleiro … daqui a uns meses jogam na ponta direita… depois viram centroavantes… zagueiro central…

    até parece que na P`C não existem outros dirigentes…..

    Curtir

  18. temos que parabenizar este EX DGP , pelo postura de não ficar na ganancia , até aos 75 anos ,
    ALMEJANDO futuras cadeiras , como 99% dos cardeais pensam…………

    Curtir

  19. pelo menos este EX ira aproveitar o restante da vida para saborear a liberdade de viver e sem compromissos politicos.

    Curtir

  20. é isso ai EX DGP… va descansar , e conviver com a familia, os prazeres da vida……………….

    Curtir

  21. Como o picolé de chuchu que saiu e “inaugurou” um monte de obras inacabadas e estações fantasmas, e olha que este ficou vários anos como governador, ao qual o DG serviu, subservientemente, diga-se de passagem, saiu este último com um montão de obras inacabadas e outras inexistentes, tal qual o seu senhor.
    A citar; a DEJEC duvido que o ex-DG, posso apontar, um único policial civil, que tenha recebido tal verba!
    Depois de um monte blá, blá, blá……fez praça de ter término um concurso que teve início em 2013, estou de pé aplaudindo a sua agilidade.Só 5 (cinco) anos !
    Penso será o mesmo tempo que a corregedoria, que voltou a sua subordinação, irá levar para apurar o mensalinho daquela mesma casa censora, que ocorreu na sua gestão, sobre isto nem uma palavra.
    Fez graça sobre a aquisição de armas, vtrs, coletes e afins, mais de outras belíssimas aquisições, da sua gestão, o que de fato afetou a todos os operacionais, novamente nenhuma linha, gostaria de agradecer as escalas extras nas escoltas das audiências de custódias, meu muito obrigado.
    Em tempo; criar um grupo, setor, departamento para este fim, nada!
    Nem mesmo um grupo de estudo! E olha que este, que está de saída, é chegadíssimo a um grupo de estudo.
    Poderia ficar aqui demolindo item por item desta carta, mais é e seria uma absoluta perda de tempo.
    O único mérito, já citado, foi se aposentar não ficando até os 75 anos.
    E como dizem por ai; até um relógio quebrado está duas vezes, num período de 24 horas, está certo.
    Este acertou uma, pena que na saída, já que na “ficada” não fez diferença alguma.
    Agora só a expectativa nas danças das cadeiras, e a próxima nulidade que vai sentar na cadeira de DG.

    Curtir

  22. Há quase dois anos

    blob:https%3A//mais.uol.com.br/8f5eeece-db7a-4238-8132-52e62c378504

    Curtir

  23. temos que nos acostumar com estas viciadas mudanças, a unica diferença de um novo DGP sera no nome……
    pois os comandantes subordinados a ele que hoje estão ai … somente serão realocados para outras posições………………..
    e continuaremos igualzinho aos dias de hoje…………..

    Curtir

  24. “Quanto a apadrinhamento: sem um pai rico ou bons amigos ninguém chega a DGP!”
    Não chega nem a classe especial. Não adianta nem perder tempo em fazer o CSP.
    Aqui, sem padrinho e “tchule” a carreira com alguma sorte termina na 1ª.

    Curtir

  25. com a posse de um novo DGP , os restopols continuarão na mesma…………… as mudanças serão somente das cadeiras …

    quem ta na nr 1 vai comandar a numero 10 , quem ta hoje na cadeira 04 ira para a cadeira 8… e por assim adiante…………. até completarem as cadeiras, com os mesmos nomes de hoje…………….
    pra mim isso eu interpreto , que continuara igual a hoje……………….no fundo nada mudara……………

    Curtir

  26. eu juro pra todos………………………..

    se eu fosse um DELTA e estivesse na 1º classe , com 60 anos… e 35 anos de contribuição.. fator 095.
    teria direito a integralidade e paridade….

    eu jamais iria esperar os superiores completarem 75 anos para se aposentarem………….esperando uma vaga …

    eu pediria minha aposentadoria hoje mesmo….por este motivo eu parabenizo o EX DGP .. pois vai abrir uma vaga na classe especial.. e um mais novo a ocupara……

    Curtir

  27. que carta emocionante, e muita emoção para um restopol …………………………………..

    Curtir

  28. Com certeza o pior de todos os tempos, não fez nada absolutamente nada pela polícia e assistiu de camarote a falência de nossa instituição!!! Nunca se pronunciou, nunca pois a cara a tapa! Um cone seira mais atuante!

    Curtir

  29. E o jovem investigador Paulo Santiago da delegaci Roubo a Bancos – DEIC, que se matou com um tiro na boca ao sair de uma boate na zona oeste sábado pela manhã. Ninguém fala nada?

    Curtir

  30. Odracir Santo disse:
    08/04/2018 ÀS 10:33

    AFINAL

    “TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI”

    Quando era novo, recém formado na faculdade de direito acreditava cegamente nessa frase.
    Há muito tempo cai na real

    Curtir

  31. Chorei muito com a carta de despedida, mas em todo esse período de gestão nada vi mudar na PC. Sempre a mesma conversa. Cansou!!!!!!!!

    Curtir

  32. Conhece? disse:
    08/04/2018 ÀS 19:24
    “Quanto a apadrinhamento: sem um pai rico ou bons amigos ninguém chega a DGP!”
    Não chega nem a classe especial. Não adianta nem perder tempo em fazer o CSP.
    Aqui, sem padrinho e “tchule” a carreira com alguma sorte termina na 1ª.

    Por esse motivo o certo seria uma carreira única, com os quadros preenchidos através de concurso interno,EM HIPÓTESE ALGUMA seria admitido promoção ou ascensão funcional por indicação e o cargo de DGP deveria ser votado por todos integrantes da PC.
    Mas logico isso nunca irá acontecer, pois do jeito que está é bom para criminalidade.

    Curtir

  33. Investipol disse:
    08/04/2018 às 12:33

    Tanto ele como o Chefe Geral dos Investigadores foram tão atuantes, que se perguntar para todos os investigadores do estado de Sao Paulo qual o nome do chefe que ficou lá mais de 3 anos, somente quem trabalhou no deic sabe o nome dele, pois tambem foi totalmente omisso com a categoria. Acho que passou esse tempo todo só fumando seu cigarrinho de palha e apreciando o visual la de cima do predio.

    Irmão, não sou advogado de ninguem aqui…mas quem conheceu ou trabalhou com o chefe Baliero sabe do gente boa que ele é…duvido que voce chegasse la na DGP pedisse pra falar come ele e ele não atendesse sempre de boa….eu trabalhei com ele no DECAP, amigos meus com ele em carapicuiba, DPPC, DEIC….cara super do bem e sem chefite…vim pro interior, e colegas que conheci aqui que queriam voltar pras suas regiões, falei pra procurarem ele…todos voltaram…e ficaram impressionados com a simpatia e boa vontade dele..tenho muito prazer de ter a amizade dele há mais de 15 anos…que me dera vários chefes com quem trabalhei tivessem metade da humildade dele….eu não teria vindo pro interior….

    Curtir

  34. Atenção aos Carcereiros, Agentes e demais carreiras que se sentem prejudicadas e querem uma reestruturação urgente.

    As inscrições para o Concurso para Investigadores de Polícia e Escrivães de Polícia logo estarão abertas.

    É a forma mais fácil de fazer investigação sem alegar que está em “desvio de função”.

    Estudem bastante e boa sorte!!!

    Curtir

  35. O que tem de delegado trabalhador que está mexendo os “pauzinhos” pra pegar uma coletoria no Decap ou no Demacro vocês não fazem nem ideia. Tirando os sexagenários carecas, quanto mais cabelos brancos o “majura” tem, maior a fobia por coletoria.

    Todo mundo querendo investigar, relatar inquéritos, atender pessoalmente o público, fazer operações extras para diminuir a criminalidade na área do DP, acabar com o jogo do bicho, com os bingos, com os puteiros, com os desmanches, com as biqueiras, com os buracos, com os postos de combustíveis que estão vendendo “vinagre” como gasolina aditivada, só 40% dos postos da capital, etc.

    O Sindpol tem como bandeira combater a corrupatio na instituição, vamos acreditar, fazer o quê.

    Curtir

  36. típica carta desnecessária. Apenas PC´s e frequentadores de flit lerão isso.

    e 95% terá ânsia e vontade de vomitar.

    Nem os calças brancas de hoje em dia acreditam mais nisso.

    Curtir

  37. Conhecido como O POSTE, foi sem sombra de duvidas o pior DGP de todos os tempos. OMISSO, OPORTUNISTA e vendido ao governo. Só ajudou aos seus arrecadadores mais íntimos, os quais promoveu todos. Não fará falta nem deixará saudades.

    Curtir

  38. Novo delegado geral domingos de Paula Neto agora o pessoal da Corregedoria volta pra ativa Dr. Olivatto sexto seccional doutor Ismael diretor do de cape continuar

    Curtir

  39. LOUXAS em 09/04/2018 às 11:53
    Atenção aos Carcereiros, Agentes e demais carreiras que se sentem prejudicadas e querem uma reestruturação urgente.

    As inscrições para o Concurso para Investigadores de Polícia e Escrivães de Polícia logo estarão abertas.

    É a forma mais fácil de fazer investigação sem alegar que está em “desvio de função”.

    Estudem bastante e boa sorte!!

    Exatamente, meu caro
    Estudar que é bom ninguém quer.
    Só querem se for na canetada ou uma provinha mamâo com açúcar pra cumprir formalidade.

    Curtir

  40. Pior que esta carta é o signatário crer em tudo o que consta na mesma. Foi um DG omisso ao extremo. Servil, pacato e ausente. Em nenhum momento de sua gestão combateu a favor das carreiras policiais. Como delegado de polícia merece respeito. Mas como gestor da Polícia Civil não surgiu. Agora longe das fileiras que tenha o sono dos justos e não se arrependa e nem vivencie ter podido fazer mais.

    Curtir

  41. Pessoal

    quando virá o retroativo do aumento?

    Eu acabei gastando demais no habibs ontem

    Curtir

  42. Até onde eu sei, não publicaram mais nada. O Alckmin havia dito que pagaria em abril ao bônus referente ao 4º trimestre de 2017, sem dizer em que dia. Havia dito também que o reajuste referente a fevereiro/18 viria em folha suplementar também em abril. Parece que a PM e os professores já receberam agora em abril o reajuste referente a fevereiro e março.

    Vai ver que vão pagar o reajuste referente a fevereiro, junto com a folha de abril, pra recebermos em maio. Tô com palpite ruim, de que não virá em folha suplementar, por conta do desconto sindical referente a 2018, já que é o valor de um dia de trabalho do servidor é superior ao reajuste que tivemos em qualquer uma das carreiras da PC.

    Curtir

  43. Sr. Louxas

    Dependendo do tempo de casa e o setor de trabalho, não compensa prestar outro concurso.

    Exemplificando:

    -Carcereiros de 1◦ classe média R$ 5.300,00.

    -Investigador de 3◦ classe média R$ 4.300,00.
    Diferença:

    a- Cerca de 1.000,00, a menos,
    b- Calça branca carrega as pedras (presos, mordidas e etc.…),
    c- Probatório de três anos e o nome escrito em giz (pode ser demitido até por dar um peido).

    Curtir

  44. Ao ler as mensagens aqui postadas, nao tive como deixar de me manifestar. Sou policial civil ha mais de vinte anos e sempre trabalhei efetivamente na policia enfrentando muitos desafios, mais internos que externos. Conheci o Dr Youssef profissionalmente e me senti honrado em te-lo como chefe de nossa Instituicao. Como qualquer policial civil, tambem acho a nossa remuneracao insuficiente e muito abaixo do que merecemos receber em contraprestacao aos nossos servicos. No entanto, acho que e muito injusto e pueril alguem tentar atribuir essa situacao ao Dr Youssef, mesmo porque e uma situacao que perdura ha anos. E pessoalmente acompanhei todo o trabalho desenvolvido por ele visando a melhora salarial, bem como a reposicao da inflacao junto aos salarios, porem, nao conseguiu nao por falta de atitude mas simplesmente porque nao dependia dele! De outro lado, conseguiu humanizar a policia, costumeiramente pautada em retaliacoes, pois estabeleceu com todos os integrantes da policia civil, seja em Sao Paulo ou no interior, contato pessoal frequente e humano. Com essa conduta, ao inves de exigencias absurdas e impositivas, demonstrou bom senso e profissionalismo e razoabilidade, propiciando que a policia civil, mesmo diante de tantas dificuldades, apresentasse um trabalho serio e digno nao apenas para o preenchimento de indices estatisticos mas principalmente para o seu primeiro destinatario: a sociedade! Consigno ainda que somente com a uniao de todos os policiais civis e que vamos conseguir ser realmente fortes. Precisamos de uniao de todos e nao de intrigas. Consigno aqui o meu respeito pelo Dr Youssef.

    Curtir

  45. Vai com Deus..como se aposentou não corre o risco de voltar.
    Três anos e meio??
    Sacanagem

    Curtir

  46. carcereiro 13 disse:

    09/04/2018 às 17:28

    Sr. Louxas

    Dependendo do tempo de casa e o setor de trabalho, não compensa prestar outro concurso.

    Exemplificando:

    -Carcereiros de 1◦ classe média R$ 5.300,00.

    -Investigador de 3◦ classe média R$ 4.300,00.
    Diferença:

    a- Cerca de 1.000,00, a menos,
    b- Calça branca carrega as pedras (presos, mordidas e etc.…),
    c- Probatório de três anos e o nome escrito em giz (pode ser demitido até por dar um peido).

    x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

    carcereiro 13, não fala bobagem rapaz!

    Você pelo visto já tem uma carinha na polícia e sabe muitíssimo bem que quinquênio, sexta-parte e demais benefícios incorporados continuam com o servidor em qualquer concurso que ele for aprovado, principalmente sendo da mesma secretaria.

    a- Portanto, Investigador de Polícia 3 classe com o tempo de um carcereiro 1 classe é no “mínimo” 1.000,00 a mais.

    Conversinha típica de vagabundo seus itens “b” e “c” e exemplifico para você:

    Como todos, terá sim que começar carregando “pedra”. e quanto ao probatório, qual o problema, quem trabalha direito e de forma séria não precisa ter medo.

    O medo é não passar no concurso e ser tirado depois, não é mesmo? O melhor para você é continuar ai na sua, “acomodadinho”, e falando mau da carreira e dos investigadores não é mesmo?

    Mas em duas coisas eu concordo com você: “Terá que trabalhar e não poderá roubar”! (Se conseguir entrar, por óbvio).

    No mais, sorte pra vc.

    Curtir

  47. .
    .
    .
    .
    .
    .
    Este blog, devido à grande quantidade de pessoas que o acompanham, é monitorado por assessores de políticos governistas que tentam de todas as formas afastar seus leitores, visto que somos um foco de críticas aos governantes, principalmente ao partido, hora, dominante em São Paulo, neste intuito (De afastar a análise crítica dos fatos) procuram causar: discussões estéreis, fazendo comentários chulos, ofensivos e desrespeitosos; visando afastar os acompanhantes, muitos deles curiosos em saber um pouco do universo policial civil.

    Nunca discuta com um idi0ta. Você não pode vencê-lo. A menos que desça ao nível dele.

    Curtir

  48. Projeto de Lei Complementar 13 de 2018 transformou a extinta carreira de carcereiro policial em agentes policiais.

    Curtir

  49. Este blog, devido à grande quantidade de pessoas que o acompanham, é monitorado por assessores de políticos governistas que tentam de todas as formas afastar seus leitores, visto que somos um foco de críticas aos governantes, principalmente ao partido, hora, dominante em São Paulo, neste intuito (De afastar a análise crítica dos fatos) procuram causar: discussões estéreis, fazendo comentários chulos, ofensivos e desrespeitosos; visando afastar os acompanhantes, muitos deles curiosos em saber um pouco do universo policial civil.

    Curtir

  50. DR GUERRA ….AJUDA NÓIS AI MEU……………..

    quantos nomes DGPS, e SSPs……que tão pondo nos comentarios.. cada nome hein ?????????????????????????????????????

    DR !!!!! o ideal é , que quando o senhor saber quem é o novo SSP e o DGP… o senhor bote um POST…
    pra nóis comentar né ????????????????????? se gostamos ou não……pois estes nomes ai citados não sei não……..
    um advogado como ssp ????????????????????????????????????????????????????????????

    GRATO =

    ass : papo reto………………..

    Curtir

  51. Estou tendo meus comentários censurados, sem motivo não violei as regras do blog.

    Curtir

  52. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 13, DE 2018

    Dispõe sobre a transformação do extinto cargo de carcereiro em Agente Policial, ambos pertencentes ao Quadro de funcionários da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

    A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

              Artigo 1º - O cargo de carcereiro extinto através do Decreto Estadual nº 59.957 de 13 de dezembro de 2013 fica transformado em Agente Policial, ambos pertencentes ao Quadro de funcionários da Secretaria de Segurança Pública.
                   § 1º - Na transformação a que se refere o “caput” será observada a equivalência de remuneração e classes a que pertenciam para enquadramento na nova nomenclatura.
               § 2º - Para adequação na nova função, ficam os carcereiros obrigados a serem habilitados para a condução de veículos automotores na categoria “D” no mínimo, com permissão para o exercício de atividade remunerada.
              §3º - O prazo para cumprimento do § 2º será de até um ano. 
    
                   Artigo 2º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.
    

    JUSTIFICATIVA

        A presente propositura tem por objeto aplicar justiça à categoria dos Carcereiros da Polícia Civil do Estado de São Paulo. 
        Esta categoria foi extinta através do inciso I do artigo 7º do Decreto Estadual nº 59.957 de 13 de dezembro de 2013.
    

    “Artigo 7º – Ficam extintos os seguintes cargos, sendo os vagos na data da publicação deste decreto, e os ocupados, nas respectivas vacâncias:
    I – Carcereiro (SQC-III), do Quadro da Secretaria da Segurança Pública”
    Os carcereiros permanecem na ativa, mas exercendo na prática outra função. É importante transformação da carreira de Carcereiro para a carreira de Agente Policial, pois os vencimentos de ambas as categorias são idênticos (tabela abaixo), porém os carcereiros não têm nenhuma promoção, pois sua carreira não existe mais.
    Cumpre ressaltar que o § 3º do artigo 41 da Constituição Federal determina que no caso de servidor estável cujo cargo for extinto, o servidor permanecerá em disponibilidade com remuneração, até o seu adequado aproveitamento em outro cargo. Portanto, a Constituição Federal permite a alteração de cargo.
    Ademais, se faz necessária a atualização da carteira de habilitação, pois para a função de Agente Policial, é exigida carteira de habilitação com categoria D.
    Diante do exposto contamos com a apreciação e aprovação pelos nobres pares.

    SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
    UNIDADE CENTRAL DE RECURSOS HUMANOS

    L.C. Nº 547/88 – ÁREA – POLÍCIA CIVIL – OPERACIONAL

    CARCEREIRO DE 3ª CLASSE I 1.396,80 1.396,80 2.793,60
    CARCEREIRO DE 2ª CLASSE II 1.488,38 1.488,38 2.976,76
    CARCEREIRO DE 1ª CLASSE III 1.589,57 1.589,57 3.179,14
    CARCEREIRO DE CLASSE ESPECIAL IV 1.701,41 1.701,41 3.402,82

    AGENTE POLICIAL DE 3ª CLASSE I 1.396,80 1.396,80 2.793,60
    AGENTE POLICIAL DE 2ª CLASSE II 1.488,38 1.488,38 2.976,76
    AGENTE POLICIAL DE 1ª CLASSE III 1.589,57 1.589,57 3.179,14
    AGENTE POLICIAL DE CLASSE ESPECIAL IV 1.701,41 1.701,41 3.402,82
    Mês de referência – Janeiro/2015

    Além da remuneração acima descrita, as referidas classes recebem R$ 691,64 a título de Adicional de Insalubridade, previsto na Lei Complementar nº 432, de 18/12/1985, alterada pela Lei Complementar nº 1.179, de 26/06/2012.
    A partir de 01/03/2018, o valor do Adicional de Insalubridade foi reajustado em 2,27%, conforme o comunicado CAF-UCRH nº 01, de 02/03/2018, DOE 06/03/2018.

    Sala das Sessões, em 5/4/2018.

    a) Chico Sardelli – PV

    Curtir

  53. PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 13, DE 2018

    Dispõe sobre a transformação do extinto cargo de carcereiro em Agente Policial, ambos pertencentes ao Quadro de funcionários da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

    A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

              Artigo 1º - O cargo de carcereiro extinto através do Decreto Estadual nº 59.957 de 13 de dezembro de 2013 fica transformado em Agente Policial, ambos pertencentes ao Quadro de funcionários da Secretaria de Segurança Pública.
                   § 1º - Na transformação a que se refere o “caput” será observada a equivalência de remuneração e classes a que pertenciam para enquadramento na nova nomenclatura.
               § 2º - Para adequação na nova função, ficam os carcereiros obrigados a serem habilitados para a condução de veículos automotores na categoria “D” no mínimo, com permissão para o exercício de atividade remunerada.
              §3º - O prazo para cumprimento do § 2º será de até um ano. 
    
                   Artigo 2º - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicação.
    

    Curtir

  54. Olha, a real: aqui e na sub-região onde trabalho, exceto para quem está em cargo de confiança, não melhorou ABSOLUTAMENTE nada!
    Pelo contrário, PIOROU demais!!!!!!

    Curtir

  55. O que postei,não estou levando em conta um viés crítico que poderia FACILMENTE adotar.
    SOMENTE relatei a REALIDADE!!!!!!!!
    Sinceramente, torço para que em alguma região do Estado tenha havido alguma melhora.

    Curtir

  56. Sr. chacal

    O Estatuto do Funcionalismo Público do Estado de São Paulo, prevê que quando um cargo seja extinto o servidor passe para o cargo mais próximo que no caso do Carcereiro é o de Agente Policial, visto não haver gasto, já que temos os mesmos vencimentos, mas o PLC 13/2018, D.O. Legislativo de 06/04/2018 PG 8, é só um projeto, por não ser iniciativa do Executivo terá o mesmo fim do PLC 37/2016 da nova lei Orgânica da Policia Civil, ficará parado em alguma gaveta tucana.

    Curtir

  57. Caramba,o governador tá nem aí com a pc pelo jeito, uma vez q nem dgp temos. Que bagunça . Começou bem kkkkkk

    Curtir

  58. CARREIRA ÚNICA
    todo mundo DELEGADO.
    A unica forma de melhorar a polícia .
    Salário melhor para todos e igualdade nas tarefas.
    Toda delegacia funcionará 24 hs pois terão 2 funcionarios que poderão fazer B.O. Flagrante etc.
    A população fica feliz e os policiais também.
    Carreira única.
    Todo mundo delegado.

    Curtir

  59. Márcio França quer deixar própria marca e tentar reeleição como Governador de SP
    Por Rádio Bandeirantes
    Terça, 10 abril 2018, às 13:53

    4 anos atrasada, estação Oscar Freire do Metrô abre incompleta

    Foco

    Hipopótamo foge de zoológico, mas volta dois minutos depois

    Mundo

    8 curiosidades sobre Katheryn Winnick, a Lagertha da série Vikings

    Cultura & Diversão

    Reforma da Previdência Municipal é prioridade de Bruno Covas, novo prefeito de SP

    Foco
    Márcio França vai anunciar na semana que vem as primeiras medidas de maior impacto como governador.

    Foi o que ele mesmo revelou a José Luiz Datena, na primeira entrevista exclusiva depois de assumir o cargo.

    Junto com as alterações no secretariado, que já começaram, a ideia é deixar a própria marca e tentar a reeleição.

    **************** França sinalizou que pode haver mudanças no comando da segurança pública.******************

    Questionado por José Luiz Datena, ele não cravou a permanência do atual secretário, Mágino Alves Barbosa.
    Um dos caciques do PSB, o governador também comentou a filiação de Joaquim Barbosa ao partido.
    Segundo ele, ainda não é certo que o ex-presidente do Supremo vá disputar a presidência da República.
    Márcio França foi entrevistado por José Luiz Datena no programa “90 Minutos”, na Rádio Bandeirantes.

    Curtir

  60. Juntos pra um País melhor, onde os policiais possam se orgulhar de vestir a camisa. Abraços aos meus irmãos policiais.

    Curtir

  61. Nenhuma informação quanto ao pagamento do bônus referente ao 4º trimestre/201

    Quanto ao retroativo referente a fevereiro/2018: “Jamiro” em outro post informou que a PM já recebeu junto com o pagamento referente a março já com o reajuste.

    Nós da ativa e icencidados da PC recebemos apenas o salário referente a março com os 4$ de reajuste. O governo no deve o referente a feveeiro/2018; Um colega aposentado com paridade e integralidade, de co- dinome “Alone” esclareceu que recebeu o retroativo de fevereiro descriminado no demonstrativo, assim como o salário reajustado ref. a março (SPPREV).

    Será que só os policiais civis que estão na ativa e os que estão licenciados é que ainda não receberam o reajuste referente a fevereiro/2018 ???????

    Curtir

  62. Sou Carcereiro e vivo tranquilo com isto…o duro é vc estar em uma carreira e ver que a mesma não tem e não é nem a metade da fumaça que te venderam e, pra se sentir menos piores, entram aqui e vomitam esse monte de groselhas…Se quer investigar, não precisa fazer concurso pra investigador não…hoje em dia até seu Zé da firminha de segurança de quintal faz isso…lembrando que quem realmente manda e desmanda na polícia são os degolados! e abaixo deles…estão todos fuNdidos…são restos…vivendo com restos!

    Curtir

Os comentários estão desativados.