“Serei sempre submisso ao povo”, diz Márcio França, novo governador de SP 51

“Serei sempre submisso ao povo”, diz Márcio França, novo governador de SP

Sessão extraordinária de posse foi rápida e contou com diversos elogios ao antecessor Geraldo Alckmin

Matheus Müller
De A Tribuna On-line @atribunasantos
06/04/2018 – 15:39 – Atualizado em 06/04/2018 – 16:07

Candidato ao cargo de governador na próxima eleição, Márcio França (PSB) terá a oportunidade de exercer a função até o dia 31 de dezembro. Ele assumiu, na tarde desta sexta-feira (6), em solenidade na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o posto antes ocupado por Geraldo Alckmin (PSDB), que renunciou para disputar a Presidência da República.

“Acima de nós e dos nossos partidos está o povo de São Paulo, o povo brasileiro. Eles sim são os verdadeiros donos de tudo o que fazemos, das nossas decisões e do Estado. A eles serei sempre submisso”, falou França, em breve discurso de 10 minutos.

O agora governador enalteceu o trabalho realizado por Alckmin e disse que “a tarefa fica muito mais simples” depois de assumir o governo das mãos de um “homem honrado, que cumpre sua palavra e é digno”.

O ex-governador Alckmin enviou uma carta de renúncia ao cargo na tarde desta sexta. O documento foi recebido pelo presidente da Alesp, Cauê Macris (PSDB), que, na sequência, deu início à sessão extraordinária para a leitura do documento e convocação para a posse como governador ao então vice França.

ver galeria
1/4

  • Biografia

    Márcio França começou a carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Após trabalhar como oficial de justiça e atuar na advocacia, ele se elegeu vereador pelo PSB (seu único partido até hoje) por dois mandatos seguidos em São Vicente (1989-1996). Em 1988, foi eleito com apenas 472 votos e, em 1992, com 1.082, sendo o quarto nome do Legislativo mais votado da Cidade.

    Prefeitura

    Em 1996, foi eleito prefeito ao obter 50.371 votos (44,3% dos sufrágios válidos) e iniciou o mandato no ano seguinte, atuando em ações sociais, incentivo ao turismo, geração de empregos, melhora do transporte público e da segurança.

    Por conta do reconhecimento do trabalho realizado no Município, França foi reeleito, em 2000, com a maior taxa de votos válidos do País naquele ano: 93,1% (139.581 sufrágios).

    Em 2001, ele criou o projeto Jovens no Exercício do Programa de Orientação Municipal (Jepom), um programa de alistamento civil, que deu oportunidade do primeiro emprego a jovens de 18 anos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa tirou São Vicente da terceira posição de mais violenta do Estado.

    Ao sair da Prefeitura, elegeu o sucessor, Tércio Garcia (1962-2016), com 84% dos votos.

    Câmara dos Deputados

    Por conta do trabalho realizado em São Vicente, França foi eleito deputado federal com 215.388 votos (o nono nome mais votado para o cargo no Estado), em 2006. No Legislativo, foi líder do PSB e do bloco formado pelas seguintes legendas: PSB, PDT, PCdoB, PMN, PHS e PRB. Em 2010, foi reeleito com 172.005 votos.

    Márcio França é pré-candidato ao cargo que ocupará até 31 de dezembro (Foto: Vanessa Rodrigues/AT)

    Governo do Estado

    Em 2011, França foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) a assumir a Secretaria de Estado de Turismo e se licenciou da Câmara. Ele permaneceu na pasta até o início de junho de 2012 e retornou ao Legislativo. Durante sua gestão na pasta, foram implementados programas importantes, como o Roda SP, que oferece roteiros culturais e históricos em vários pontos da Baixada Santista em uma única viagem por R$ 10,00.

    Vice-governador

    Em 2014, França recebeu o convite de Alckmin para ser o candidato a vice-governador na chapa liderada pelo tucano. Com a vitória, a partir de janeiro de 2015, o ex-prefeito de São Vicente acumulou a função de secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

    A pasta é responsável pelas universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista (Unesp) e Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), assim como outras instituições, como o Centro Paula Souza, autarquia que administra 220 Escolas Técnicas (Etecs) e 66 Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

    Coordenou campanhas presidenciais

    Por conta do perfil de liderança, o socialista foi convidado a coordenar duas campanhas para a Presidência da República: as do ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (2002), e do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (2014), que morreu em um acidente aéreo, em 13 de agosto de 2014, em Santos. França preside o PSB no Estado e é o primeiro secretário nacional de Finanças da legenda.