ZECA CAMARGO X CRISTIANO ARAÚJO
Jornalista não pode criticar morto durante período de luto, diz juíza
Jornalista pode fazer crônicas e falar com emoção sobre vários temas, mas não agredir gratuitamente determinada pessoa ou grupo em sua narrativa, ainda mais quando o criticado acabou de morrer. Esse foi o entendimento da juíza Rozana Fernandes Camapum, da 17ª Vara Cível e Ambiental de Goiânia, ao condenar o jornalista Zeca Camargo.

Divulgação
Ele deverá pagar indenização de R$ 30 mil por danos morais aos familiares do cantor sertanejo Cristiano Araújo, morto em 2015 em um acidente de carro. Os autores da ação alegaram que o texto foi escrito e interpretado de forma preconceituosa contra a imagem do cantor e da música sertaneja.
Zeca Camargo escreveu que, embora muitas pessoas tenham estranhado a comoção nacional motivada pela morte do cantor, “a surpresa maior, porém, vem do fato de [o artista] ser tão famoso e tão desconhecido”.
“É só lembrar as despedidas de Cazuza, Ayrton Senna, Kurt Cobain, Lady Diana, Michael Jackson, Mamonas Assassinas. Mas Cristiano Araújo? Sim. Eles sim eram, guardadas as proporções, ídolos de grande alcance. Como fomos, então, capazes de nos seduzir emocionalmente por uma figura relativamente desconhecida?”, questionou na ocasião.
Ele relacionou a comoção pela morte do cantor ao fato de o cenário musical brasileiro atual ser dominado “por revelações de uma música só, que se entregam a uma alucinada agenda de shows para gerar um bom dinheiro antes que a faísca desse sucesso singular apague sem deixar uma chama mais duradoura”.
Para a família, vários trechos deturpam a imagem de Cristiano Araújo. Já Zeca Camargo negou ter ofendido a honra e a imagem do cantor. Disse que seu texto buscou demonstrar a emoção e os sentimentos relacionados ao fato para analisar o impacto da situação e trazer uma reflexão opinativa.
O réu negou qualquer menção preconceituosa à música sertaneja ou à imagem do artista, argumentando que a crítica não foi ao trabalho do cantor, mas ao cenário musical brasileiro. O jornalista alegou que não fez deboches, pois apenas expôs sua opinião de que o cantor não era, ainda, um artista de projeção nacional.
Desprestígio e compaixão
Rozana Camapum disse que o jornalista pode fazer crônicas e falar com emoção, “mas não deve descambar para a agressão gratuita, desprestígio e humilhação à pessoa humana no momento da narrativa”. Afirmou ainda que Zeca Camargo não respeitou o momento do luto do pai, da família, do empresário e dos fãs do cantor.
“Não teve o mínimo de compaixão e sensibilidade e no seu egoísmo e narcisismo, com pensamento de autoridade acerca do que deve ser considerado bom ou não, passou a agredir aquele que já não tinha defesa, morto ao alçar voo, causando sofrimento intenso a todos os fãs e em especial aos familiares e empresário que nele depositavam os sonhos de uma vida melhor”, disse a juíza.
Ela também afirmou que o texto de Zeca Camargo ” desmerece inteiramente a imagem de Cristiano Araújo” por meio de subterfúgios, tom “despropositadamente escandalizado ou artificioso” e “dramatização” para dizer que o público e os fãs não eram dele, mas sim pessoas carentes de paixões e heróis. “E, tão somente por isto, arrastaram-se ao seu velório”, complementou.
Segundo a juíza, a crítica poderia sim ter sido feita, mas não em momento de luto e usando imagens de alguém recém-falecido. “Dever de respeito é imposto a todos, quer sejam jornalistas ou não”, opinou.
“Não é sua opinião, quanto ao que seja música de qualidade que deve emocionar e comover multidões, que enseja a prática do ato ilícito e o abuso no exercício regular de um direito, mas os excessos cometidos, sem qualquer razoabilidade e sem respeito ao luto, imagem e honra dos autores”, concluiu. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Goiás.
Clique aqui para ler sentença.
Apesar de concordar com as palavras do Zeca Camargo, acho que foram feitas em momento inoportuno. Mas não acho que cabia processo… Enfim será que ele vai pagar a multa sozinho ou o Raí vai ajudar?
CurtirCurtir
Sei que este é um espaço de projeção do PSDB, contudo é sempre importante manter o foco em debater propostas para a melhoria das condições da Polícia Civil.
http://www.adpesp.org.br/noticias-exibir?not=6371
Para conhecimento e apoio de todos nos diversos meios de informação. Obrigado.
CurtirCurtir
HEI !, AGORA VAMOS EFETIVAMENTE COLLORIR ESSE NOSSO AMADO BRASIL. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…
CurtirCurtir
A Dr. só assiste à novelas da RECORD e possivelmente, é da Igreja Universal. Por outro lado, R$ 30.000,00 pro Zeca é dinheiro de pinga.
CurtirCurtir
Certeza que a Juíza era Fã do Cristiano Araújo, eu como outro fã também adorei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
E verdade seja dita, esse Zeca Camargo é um saco ninguém aguenta essa bicha velha, tanto que em menos de 1 ano conseguiu ser espirrado de 2 programas da Globo. Ele é frustrado porque Rai não assume publicamente relacionamento deles kkkkk
CurtirCurtir
E pra vê como o Brasil é injusto, as pessoas que divulgaram a foto do corpo dele não aconteceu nada com elas.
CurtirCurtir
#FODAM-SE BLINDADO E JUÍZA.
CurtirCurtir
Vivemos um momento perigoso do judiciário pra todos. O ativismo judiciário está em alta. Os juízes estão se tornando parte no processo. Foi-se o tempo em que o juiz permanecia equidistante das partes. Emitir juízo de valor fundado naquilo que acreditam parece estar pesando mais do que a aplicação da lei. E graças ao princįpicio constitucional da publicidade o judiciário vem se politizando porque se preocupa com a opinião pública. Ainda que não seja a opinião da população mas a opinião de seus pares. Quando a fundamentação é com base em princípios ela sempre será bonita e salvadora dificilmente será quebrada por órgãos colegiados que não vão querer contrariar os princípios ainda que a aparente preocupação seja com a coerência de princípios na verdade preocupam se manter o corporativismo. Muito comum as certas instituições públicas. Vivemos tempos tenebrosos onde o juiz quer fazer parte no processo. O promotor de justiça quer ser o juiz. . Uma sentença onde a fundamentação for muito bem escrita baseadas em princípios nada nada será capaz de quebrar a condenação. Princípios são hipóteses, são palavras carregadas de valores como por exemplo amor, fé , honestidade , Esperança, povo unido, ideal público, honra
CurtirCurtir