LEGALIZAÇÃO DA VENDA E USO DE MACONHA – A proibição aos entorpecentes sobrecarrega o sistema carcerário, fortalece as organizações criminosas e enriquece policiais e políticos corruptos 51

USO RECREATIVO

Estado da Califórnia inaugura maior mercado legal de maconha do mundo

O estado da Califórnia, nos EUA, inaugurou, nesta segunda-feira (1º/1), o maior mercado de maconha recreativa do mundo, com dezenas de lojas licenciadas para vender produtos de cannabis a maiores de 21 anos. Analistas projetam que o comércio do entorpecente gerará R$ 1 bilhão de tributos por ano.

Um quinto dos americanos vive em estado que permite a venda de maconha.
Reprodução

Com isso, a Califórnia se torna o sexto estado dos EUA a permitir a venda de maconha. Colorado, Washington, Oregon, Alasca e Nevada foram os primeiros a permitir a comercialização da droga para uso recreativo de forma regulada, licenciada e tributada pelo Estado. Massachusetts e Maine devem seguir no mesmo rumo em 2018.

Como a Califórnia tem 39,5 milhões de habitantes, agora um a cada cinco norte-americanos vive em um estado onde a maconha recreativa é legal para compra, ainda que a transação continue proibida por lei federal.

Porém, grandes cidades como Los Angeles e São Francisco ainda não cumpriram todos os requisitos para permitir a venda de maconha.

Guerra ineficaz
Conforme já demonstrado pela ConJur, a proibição aos entorpecentes sobrecarrega o sistema carcerário, fortalece as organizações criminosas e gera conflitos entre elas.

uso e a venda de drogas como maconha, cocaína e opiáceos não foram proibidos devido a estudos que apontassem seus malefícios à saúde e à sociedade, mas por motivos religiosos, morais, econômicos e sociais. E o saldo de mais de um século desse combate é pífio: mais violência e mais prisões, sem reduzir o uso dessas substâncias.

Pior: mais de 70% das prisões em flagrante por tráfico de drogas têm apenas um tipo de testemunha: os policiais que participaram da operação. E 91% dos processos decorrentes dessas detenções terminam com condenação. O problema, para quem estuda a área, é que prender e condenar com base, principalmente, em depoimentos de agentes viola o contraditório e a ampla defesa, tornando quase impossível a absolvição de um acusado.

Além disso, o tráfico de drogas viola o sistema penal brasileiro. Com base na quantidade de droga apreendida, policiais definem se o acusado vai ser classificado como usuário ou traficante, sem se preocuparem em verificar a conduta dele. Isso dá margem a arbitrariedades e dificulta ainda mais o trabalho da defesa.

Um Comentário

  1. Estão mais do que certos. E aqui deveriam fazer o mesmo. Já chega de policial morrendo pra no fim das contas não impedir que o produto seja comercializado.

    Curtir

  2. Senhores

    O bicho-grilo não encontra no comércio formal, procurará onde?
    https://g1.globo.com/mundo/noticia/venda-legal-de-maconha-no-uruguai-emperra-por-excesso-de-demanda-e-restricao-bancaria.ghtml

    C.A.

    NOTA- SOU CONTRARIO A LEGALIZAÇÃO, A MADEIRA PAGA AO CORRUPTO VAI PARA O ESTADO, O USUARIO CONTINUA NA SUA CONDIÇÃO DEPLORAVEL DE SEMPRE, E NA FALTA DELA NO COMERCIO, PROCURARÁ A INFLACIONADA NO MERCADO CLANDESTINO. SE TIVER DINHEIRO PAGA, CASO CONTRÁRIO FAZ UM PATRIMONIO PARA LEVANTAR UNS COUROS DE RATO!

    Curtir

    • C.A.

      Meu caro, respeito a sua opinião, mas o tráfico sempre foi alimentado por pessoas que levam uma vida comum: trabalhando e estudando. O tráfico não sobrevive dos dependentes, mas dos usuários recreativos.
      Esse negócio de que o viciado furta e rouba para comprar droga sempre foi exceção.
      Ademais, basta ser escravo da droga; não do traficante e também do policial corrupto que sempre emprega aquele método: te peguei com um pino, mas se não arrumar R$ 5.000,00 te enfio mais seis e vai em cana como traficante.

      Curtir

  3. Legaliza essa mer.. logo.
    Vai diminuir a quantidade de presos.
    Polícia não terá que pegar noia e ainda vai ter q mudar o tipo de produção.
    A união ou Estado irá arrecadar mais com esse mercado.

    Também sou a favor de mega cassinos no sertão. Irá desenvolver muito a região. Só que com o desenvolvimento vem o crime também.

    Campanha legalize já. Também sou a favor da regulamentação da prostituicao, afinal as primas e primos arrecadam muito e não tem fiscalização sobre o serviço.

    Nada dá certo nesse país mesmo! Qual o problema? Muita gente já fuma como se fosse cigarro normal, senhores e senhoras adoram um binguinho e as primas e primos nunca deixaram de ser profissionais do sexo. Apenas façam regras rígidas para todos. Caso contrário vai ter prostituta clandestina dando prazer a um senhor fumando maconha (ou cheirando) na porta de sua casa, logo após ganhar unzinho no bingo! Kkkkk

    Curtir

  4. BOM ADVOGADO É ESSE QUE TÁ ABRINDO BINGO COM UM ALVARÁ JUDICIAL DE CAMPINAS ( ALVARÁ JUDICIAL É DE COMPETÊNCIA EXCLUSIVA REGIONAL, SENDO VÁLIDO APENAS NA COMARCA ONDE FOI EXPEDIDO), E O MESMO TÁ SENDO USADO EM VÁRIAS CIDADES DO INTERIOR PAULISTA E PRINCIPALMENTE NA JURISDIÇÃO DO DECAP, É FATO QUE O MESMO ESTÁ USANDO DE LITIGÂNCIA DE MÁ FÉ PARA COM O MAGISTRADO QUE O PROFERIU, PORÉM O QUE FICA É UMA GRANDE INTERROGAÇÃO DE COMO AS AUTORIDADES ESTÃO PERMITINDO QUE O MESMO ACONTEÇA SEM NENHUMA CONDUTA INVESTIGATIVA. SERÁ QUE ESTAMOS DIANTE DE UM NOVO MÉTODO DE TRABALHO, FALTA DE ENTENDIMENTO JURÍDICO OU É O CASCALHO QUE TÁ SENDO BOM DEMAIS.

    ESPORTE CLUBE PAREDÃO DE MALHA É BOCHA, SUA NOVA MODALIDADE EM PERMITIR O FUNCIINAMENTO DE CASAS DE BINGO.

    Curtir

  5. Senhor Guerra

    Respeito o vosso também, quanto ao corrupto pode ter certeza que legalizado ou não dará seus pulos. Mas afirmo, com convicção, no passado, algumas décadas atras, realmente era a burguesia quem mantinha o lucro do trafico, a erva sempre foi mais barata que o pó, com suas festas de embalo, carreiras e carreiras, ou mesmo a colher, o isqueiro bic e o a torniquete.Isso mudou com a chegada do crack, não entrarei em minucias para não alongar, daí sim, popularizou, começou
    a se batizar a farinha no acido ou pó de marmore mesmo, me lembro bem do final da década de 80, ambos eramos Policiais,só que eu na rua. Disparou a quantidade de roubos a transeuntes, roubos de autos, saidinhas mil…coisa dos noiados!
    Posso não ser o melhor Policial, aliás, tenho certeza que não sou, mas tenho história para contar e VERDADEIRA!

    C.A.

    Curtir

    • C.A.

      Antes do crack, no final da década de 1980, o aumento brutal de crimes contra o patrimônio teve como principal causa o total abandono dos então chamados “de menor” que abundavam – ainda abundam – as nossas cidades. Que se entorpeciam a céu aberto inalando cola de sapateiro . Abandono de crianças e adolescentes fruto da crise econômica e moral deixada pelos milicos. O crack apenas substituiu a cola. Possivelmente seja menos nocivo que aquela. Sem esquecer daquele modismo – muito explorado por policiais corruptos – chamado “bocas de ouro”. As quais no final do expediente destinavam parcela do lucro aos policiais da circunscrição.
      Por outro lado, roubos de autos está muito mais relacionado com a “benevolência” com que os desmanches e os cabriteiros sempre foram tratados por NÓS.
      A saidinha de banco apenas substituiu a punga; pode ter certeza que a maioria dos roubadores agem na cara dura e limpa. A diferença é que o punguista pagava pau diário. Assaltante só quando rodava.

      Quanto as suas colocações: “eu na rua” e “tenho história para contar e VERDADEIRA”, aparentemente o senhor envereda pela velha ladainha que delegado não sabe o que se passa no mundo; além de , também, aparentemente, nos chamar de MENTIROSO, não é ?

      Meu caro, primeiramente, delegado não só não sabe “tudo” o que os seus subordinados fazem na rua, mas o atendimento a dezenas de ocorrências diárias , leituras de boletins e relatórios de investigadores dão uma boa bagagem prática de sociologia e criminologia.

      Quanto a história boa e VERDADEIRA; eu posso neste tópico e no meus comentários estar errado ( equivocado ) , mas daí a ser mentiroso vai uma grande distância.

      Por fim, obviamente as drogas são um dos fatores geradores de criminalidade, mas nunca foi o mais significativo. Ideologia policial, nada mais!

      Curtir

  6. A PALAVRA ESTA COM OS SENHOR GOVERNADOR E SECRETARIO DA SEGURANÇA PUBLICO, ISTO PORQUE? QUANTO ESTIVE COM OS DIRETORES DA ASS.FUNC. DA POL. CIVIL NO GABINETE DO SECRETARIO NÓS REINVINDICAMOS AS DIARIAS , REFEIÇOES, PROBLEMA DOS CARCEREIROS ,E SALARIOS ETC. O SSP NOS FALOU QUE A ARRECADAÇÃO FOI MUITO BAIXA E GOVERNO NÃO TINHA DINHERIO. E AGORA FICO SABENDO POR INTERMEDIO DA IMPRENSA FALADA E ESCRITA QUE O GOVERNADOR CONTÍGENCIOU, A VERBA QUE ESTAVA DISPONIVEL PARA DESPESAS DA POLICIA CIVIL NA SECRETARIA DA FAZENDO E REDISTRIBUIU PARA A SEC. DA JUSTIÇA E AO MINISTERIO PUBLICO, E PARA POLICIA CIVIL , DEU UMA MERRECA, ” pasmem ” QUE É DA NOSSA PROPRIA VERBA. POR ISTO QUE ESTAVA FALTANDO TUDO NAS DELEGACIA E NOS DISTRITOS POLICIAIS, . EM TESE TODAS : AS ASSOCIAÇÕES FORAM TAPEADAS , E QUANDO OUTRO GOVERNADOR VAI ASSUMIR VAI NOS NEGAR TUDO, DIZENDO QUE NÃO TEM VERBA..ENQUANTO NOSSA CO- IRMÃ, TEM TODO DINHEIRO DISPONÍVEL PARA SUA DESPESAS ANUAIS .COMO DIZ VELHO PROVÉRBIO : A POLICIA CIVIL SEMPRE TEM COMER RAÇÃO ( verba) NO GALINHEIRO ALHEIO ( fazenda). SÓ PARA LEMBRAR ( LEMBRA POLEMICA DA COMPRA DAS VIATURAS PARA PC FEITA PELA POLICIA MILITAR, QUE NO FINAL A PM QUERIA QUE A PC PAGASSE COM VIATURA AS DESPESAS ICM. ENFIM………………………)

    Curtir

  7. No dia que a polícia civil de são Paulo for pra cima de vereadores, prefeitos, deputados e governadores, tal qual a Policia Federal no âmbito dá União, aí teremos verbas condizentes. Enquanto ficarmos esperando migalhas do Estado seremos sucateados. A PF tem sem anseios atendidos pois representa um perígo aos políticos e deve ter o podre de vários no gatilho, caso negado seus pedidos. O MP a mesma coisa.
    A polícia civil e respectivos sindicatos estao no bolso dos políticos, não representamos perigo nenhum a eles!!!

    Curtir

  8. Só não entendo uma coisa:
    Provavelmente será estipulada uma quantidade máxima, provavelmente por semana, para cada maconheiro. O controle deverá ser feito por algum tipo de documento de identificação na hora da compra.
    Mas como todo policial sabe, tal quantidade não irá satisfazer muitos deles e como já adquiram o máximo que poderiam, o que vocês acham que vai acontecer?
    Ganha uma paçoca quem responder que será na ilegalidade.

    Curtir

  9. Senhor Guerra

    Não rotulo as pessoas como mentirosas, principalmente as que estimo, mas vamos la….
    A punga é a mais antiga forma de 155, feita de cara limpa e com destreza, apenas diminuiu, mas existe…não sei nos dias atuais, pois ha decadas estou fora da capital, também havia as cortadeiras, o boa noite cinderela..
    Realmente, os caranguejos nada tem a ver com a droga, foi figura de retorica para demonstrar a situação.
    Como mencionei, para o corrupto, nunca haverá tempo ruim para seu corre…os ferrolhos existiam e existem não apenas por conveniên$ia de alguns, mas das administrações, lá não ocorre apenas o crime de receptação, muitos prevaricam…
    Não entrarei no mérito se Delegado sabe ou não, como o senhor mesmo disse….papel, relato de vitima, de parte….
    No mais, nossa conversa é instrutiva….

    é o que penso

    C.A.

    Curtir

  10. Sem contar, os menores cheiradores de cola espalhados em pontos da área centríal e bairros proximos, equivalem aos zumbis da cracolândia atual. Jamais disse que a droga é a mola que move o crime, mas afirmo, parte da força motriz dela vem, de várias formas, direta e indiretamente. Force sua memoria, meu caro amigo, quando prestava seus serviços na Delegacia do Serraria em Diadema, no auge dos homicídios, a mola não era a droga e a marvada?

    C.A.

    Curtir

    • C.A. Quando prestava serviços em Diadema percebi que a força motriz da absurda quantidade de homicídios naquela cidade eram as próprias polícias. A local vendendo porte de arma por 50 mangos. A PM desovando seus mortos da Capital. Além dos pés de pato como meu colega de carreira e plantão que foi demitido por chefiar grupo de extermínio. Lembrando que fui eu quem levantou toda a merda que se fazia por lá e por muito pouco não fui exonerado com o capricho da caneta daquela delegado que anos depois foi morto com três tiros no peito disparados por um agente. Esse mesmo filho da puta era quem mais vendia porte de arma no ABC

      Curtir

  11. Senthor Guerra

    Lembro de tudo isso sim, mas diga lá para o Investigador antigo, os mão-branca matavam quem?
    Sem contar os devedores da boca….
    Alias, lembra-se do Rambo? Longe de mim a sua defesa claro, mas, naquela epoca, quem teria cacife para uma camera de filmagem? Seria algum “trabaiadô moradô da comunidade?”

    C.A.

    Curtir

    • O episódio da Naval não era do meu tempo. Quando lá trabalhei em 89 e 90, era reduto de assaltantes . Os justiceiros matavam ladrões, especialmente aqueles que roubavam pequenos comerciantes e as empresas de ônibus.

      Curtir

  12. Senhor Guerra

    Veja que coisa, falamos de ocorridos que na época causavam comoção geral….Compare com a atualidade!

    C.A.

    Curtir

  13. Este povo do pixote,se a memoria não me falha, não morava em Diadema, creio que o mocó era naquela invasão em S.P. no braço de represa, me fugiu o nome agora, creio eu no final da Av. Taboão!

    C.A.

    Curtir

  14. liberem tudo !!!!!!!!!!!!!

    armas , drogas , bichos, bingos, maquininhas, cassino , bordel,

    deixem cada um cuidar da sua vida , a escolha é deles. eles que se explodam…..

    nosso pais esta indo neste caminho……………….

    Curtir

  15. o que sou contra , é depois de triplicarem os noiados vir o governo querendo montar clinicas pros nóias ,gastando bilhões dos cofres públicos, alegando que eles são doentes e o estado tem obrigação de cuidar dos coitadinhos……

    liberem sob a condição de que depois não venham as familias dos nóias encherem o saco , do governo pedindo internação gratuita….

    se liberarem as grogas o governo tera muita culpa no aumento assustador que veremos dos nóias…

    Curtir

  16. RAPAZ !, S.M.J., ESSES DESGOVERNOS INCOMPETENTES ESTÃO CONTUMAZES ” TIRANDO UM SARRO” DOS COMPETENTES POLICIAIS MILITARES E CIVIS DE TODO O PAIS. OS INCOMPETENTES NÃO CUMPREM COM SUAS OBRIGAÇÕES, OU SEJA, NÃO PAGAM NEM PROMESSA A “SANTO” E, QUEREM OBRIGÁ-LOS A TRABALHAR SEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES. CERTA FEITA, NUMA CASA NOTURNA AI DE SAMPA, MAIS PRECISAMENTE NUM PUTEIRO, CONVIDEI UMA GOSTOSA PARA UM ” PROGRAMA”. NO INTERIOR DO QUARTO, EU AO TENTAR ME ADIANTAR, ELA SIMPLESMENTE DISSE ” RAPAZ PRIMEIRO DINHEIRO NA MÃO E DEPOIS CALCINHA NO CHÃO”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  17. PAPO RETO

    Por que haveria de triplicar o número de nóias? Se hoje eu quiser usar droga eu vou lá, compro e uso. Sem nenhuma restrição.

    Curtir

  18. Estão relembrando o passado mesmo, lembraram até do Delegado do DIRD assassinado por um Agente Policial. kkkkkkkk

    Curtir

  19. SANDRINHA PISTOLÃO

    Caracas, diga-se de passagem, eu que conduzi o pobre coitado do Polícia que matou o majura.

    Curtir

  20. SENHOR FBI !, INFELIZMENTE LÁ EM TAMBABA, INDIVÍDUO DO SEU TIPO NÃO É ACEITO, POIS “BICHAS” ESTÃO TERMINANTEMENTE PROIBIDAS DE INGRESSAREM NAQUELA PRAIA DE NUDEZ. AGORA O PAIZÃO AQUI, TEM O INGRESSO LIVRE. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  21. Libera tudo. Quebra as pernas dos traficantes. Nóia planta um pé de maconha no quintal para o próprio consumo. Vai fumar na sala da cada dele na hora do jornal nacional.

    Libera os bingos. Libera os cassinos. Imaginem a quantidade de empregos que serão criados com os cassinos e bingos. Litoral Paulista com hotéis cassinos. Campos do Jordão e outras cidades turísticas do interior. Fora do Estado. Copacabana Palace. Balneário Camboriú. Praias do Nordeste. Resort do tipo Grand Palladium, Praia dos Fortes. Em Manaus.

    Vejam a quantidade de empregos criados. Fora a arrecadação fiscal.

    O combate as drogas pode ser feita pela prevenção. A repressão não deu certo. Guerra perdida. Libera e quebra as pernas dos traficantes.

    Cassino e bingo liberados gera empregos.

    Curtir

  22. enquanto isso no Rio Grande do Norte:

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/01/03/policiais-civis-se-apresentam-em-delegacia-para-serem-presos-no-rn.htm

    “Eles estão, junto com os militares, em uma espécie de operação padrão para reivindicar os salários e melhores condições de trabalho. Apenas flagrantes estão sendo realizados.”

    Lá eles se unem. Aqui em SP existe briga por ego e poder. Viu a diferença de polícia? Viu por que a maioria dos delegados e oficiais só geram custos e desunião? Viram por que tem que unificar?

    Curtir

  23. é isso ai pessoal …liberem todas as drogas….. vai gerar aumento do turismo…. nóias do mundo inteiro chegarão aos montes….

    ai seremos reconhecidos mundialmente , não somente como terra da prostituição.. tambem seremos reconhecidos como um pais drogas livres…. usem a vontade … na rua… no boteco… no cinema… na sala de aula… dentro da DP… no forum em audiencia… etc…………

    Curtir

  24. Falando no Pixote, completou 30 anos de sua morte, vergonha esses PMs assassinos não terem sido punidos. Pior ainda foi os familiares terem sido sumariamente executados.

    Curtir

  25. O tráfico pode ate diminuir, mas o crime não, com a liberação das drogas milhares de traficantes vão migrar para outros tipos de crimes, sequestro, roubo a banco e etc.
    No Brasil provavelmente a droga legalizada será bem mais cara $$ que vendida ilegalmente, está será muito mais em conta.
    Quero ver quem serão os corajosos que venderão essas ervas legalizadas, já que a concorrência ilegal pode querer fazer alguma surpresinha inesperada.

    Curtir

  26. Vai ter mercado pra droga legal e a ilegal. Bastando que não seja necessário prender quem vender a ilegal, já reduziria muito os problemas, principalmente para a polícia e o sistema carcerário.

    Curtir

  27. Migração para outros crimes já é uma realidade. Sou favorável a liberação total e irrestrita. Só pelo fato de poder ter sua ervinha plantada no quintal já quebra o tráfico. Demais drogas entrega para indústria farmacêutica. Imposto igual do cigarro e álcool. Se vender no paralelo responde por descaminho. Como existe mais maconheiro, a demanda será suprida no vasinho em casa. O noinha vai fumar na sala de casa perto dos pais e não nas quebradas.

    Curtir

  28. só que o governo tera que criar uma nova lei:

    proibido fumar maconha ,ou cheirar em locais fechados , ou os nóias terão previlégios para usar em qualquer local ???
    no meio do público ….

    e no elevador podera usar droga a vontade ????

    e na igreja ??? os nóias poderão ???

    tão vendo !!! terão que editar novas leis restringindo os lugares livres para usar a queridinha ….

    Curtir

  29. se hoje ja ta dificil brecar os nóias …. imaginem se liberam esta MERDA>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Curtir

  30. PAPO RETO,

    Qual é o problema em editar novas leis para regulamentar o uso? Todo mundo que quer fumar já fuma mesmo.

    Nem se a pena fosse de prisão perpétua para quem consumisse, as pessoas deixariam de consumir, então se a lei não consegue conter o uso, que o minimize.

    Curtir

  31. Eu num sei, mas acho que a educação desse papo reto deve ter sido daquelas: Seu FDP tá fumando esse mato do capeta então toma essa esse seu bacuri sem vergonha!!! Seu tio fazia o mesmo!! Lembra dele? Aquele q andava na chuva e não de molhava?!!

    Curtir

  32. DR. DO SITE, BOM DIA !, E O TÓPICO SOBRE O EXORBITANTE AUMENTO OFERTADO PELO DESGOVERNO QUE QUE TENCIONA SER PRESIDENTE, VAI SAIR ? E, NOS AJUDE AÍ Ó !…

    Curtir

  33. Na minha visão, onde pode fumar cigarro, poderia fumar maconha. Onde pode beber, poderia cheirar.

    Curtir

  34. Devemos seguir as experiências que deram certo nos países desenvolvidos, vamos aguardar os resultados no Uruguai e U.S.A para depois liberar ou não.

    Curtir

  35. CEGO QUE NÃO QUIS VER
    SÓ ME EXPLICA
    – NOS PAÍSES DE PRIMEIRO MUNDO, ONDE A DROGA É LIBERADA, O USUÁRIO TEM CONDIÇÕES DE SUSTENTAR SEU VICIO, E A LEGISLAÇÃO DURA, DESESTIMULA QUALQUER PRATICA DE CRIME.
    NO BRASIL
    – O FILHO DO RICO, QUANDO VICIADO USA O DINHEIRO DA MESADA PARA COMPRAR DROGAS.
    – O FILHO DO POBRE, QUANDO VICIADO, TRAFICA, ROUBA, MATA, FURTA, SEQUESTRA PARA COMPRAR DROGAS,
    SERIA ISTO MESMO, OU TEM ALGUMA FÓRMULA MÁGICA?

    Curtir

Os comentários estão desativados.