Chamem a Major Jeiza – A PM do Rio de Janeiro – pra não generalizar – só cumpre a lei na novela da Globo, no mundo real atua de forma igual aos traficantes que supostamente diz combater: mete bala e que se foda!…( Por isso querem se autoinvestigar e auto-julgar, não é ? ) 29

 

Motorista que levava turista espanhola à Rocinha disse não ter visto bloqueio policial

RIO – O motorista que levava a turista espanhola Maria Esperanza Ruiz para a favela da Rocinha, na manhã desta segunda-feira, 23, disse à Polícia Civil não ter visualizado o bloqueio policial de dentro do carro, que tem película escura nos vidros.

A Polícia Militar informara mais cedo que o automóvel furou o bloqueio de policiais e que, por isso, eles atiraram, matando a turista. Maria Esperanza foi atingida na região do pescoço; tudo indica que tenha sido um disparo de fuzil.

O delegado Fabio Cardoso, da Delegacia de Homicídios do Rio, onde ficarão concentradas as investigações, disse que informações preliminares dão conta de que “o motorista não viu a suposta blitz.

“Foi ouvido o disparo e a turista caiu dentro do carro. A irmã dela estava no carro e disse que também não viu o bloqueio”, afirmou o delegado, que já mandou apreender três fuzis usados pelos PMs.

“Uma turista vir ao Rio e ser assassinada é inadmissível. A gente vai identificar e colocar na cadeia quem fez essa covardia. Até o fim da tarde teremos pessoas identificadas e presas. Mas qualquer divulgação prematura pode ser leviana, pode levar a pré-julgamentos. Vamos ver a dinâmica, se havia ou não blitz, se era visível ou não”.

Serão ouvidos a irmã da vítima, o motorista – que é brasileiro, segundo o delegado – e os PMs. As identidades e patentes não foram divulgadas.

Para guias, responsável por passeio desconhecia conflitos do tráfico

Guias turísticos que fazem passeios na favela da Rocinha, na zona sul do Rio, afirmaram que a espanhola Maria Esperanza Ruiz, de 67 anos,morta nesta manhã de segunda-feira, 23, pela Polícia Militar, deve ter sido guiada ao local por alguém de fora da comunidade sem conhecimento dos conflitos do tráfico na comunidade.

“A gente trabalha com guias locais e um vai passando informação para o outro. Todo dia, tem que avaliar a situação. Como a gente é daqui, sabe dizer se dá ou não. Trabalho com isso há três anos e nunca tive problema. A gente zela. Tem todos os cuidados. Sabe os locais de perigo. Não vai levar turistas a vielas onde tem facilidade de acontecer algo. E claro que, se algum policial recomendar que não haja passeio, a gente não vai. Um guia local nunca iria desobedecer a uma ordem da polícia para parar o carro. Talvez a pessoa não tenha escutado bem”, contou Roberto Júnior, coordenador do Favela Walking Tour, um dos muitos serviços turísticos da Rocinha.

Ele disse que não há interação entre os policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da favela com os que estão reforçando o policiamento no morro há um mês, desde que houve a invasão por traficantes rivais em área do grupo que comanda o comércio de drogas atualmente. Segundo ele, a decisão por fazer ou suspender os passeios acaba sendo individual. Já outro guia ouvido pela reportagem, que não quis se identificar, relatou que diariamente, desde o início dos conflitos nas favelas, policiais fazem uma avaliação em casos de risco de tiroteio, orientam as empresas a não levar visitantes para o morro.

Na semana passada, a reportagem presenciou um grupo de turistas passeando num dia de tiroteio. Na ocasião, o capitão Maicon Pereira, um dos porta-vozes da PM, afirmou que a visita não era recomendada. Segundo os guias, o movimento de turistas caiu a menos da metade no último mês por causa dos conflitos. Num dia chuvoso como esta segunda-feira, visitantes que deixam de ir ao Cristo Redentor e Pão de Açúcar, por causa da baixa visibilidade, optam por visitar comunidades. “Tem muita gente que sonha conhecer uma favela. Ver o que ninguém noticia. Mostramos que a maioria é trabalhador. Eles veem o que não está no cartão-postal”, justificou o guia Roberto Júnior.

Um Comentário

  1. Fosse policial, deixaria fugir e tentaria fazer um cerco com apoio de viatura, incolumidade pública acima de tudo, fora a incerteza de quem está no veículo. Imagino que seja melhor tomar uma possível prevaricação (que não é simples de provar) do que tomar um homicídio. E estrangeiro ainda, esse PM vai levar sem KY.
    Agora, fazer turismo na Rocinha atesta a indigência de um país, a cretinice do turista e a safadeza da agência de turismo que vende essa merda de pacote. RJ é igual à Síria ou ao norte do Iraque, talvez pior.

    Curtir

  2. Primeiro eu comecei a ler e pensar, quem é que vai fazer turismo na Rocinha ??? Tem que ser aqueles turistas bem idiotas que acham que aqui só tem índio e macaco …
    Mas aí vc lê o majura falando que “morrer turista no Rio é inadmissível …”, nem terminei de ler, quer dizer que a população pode morrer de peste negra, mas o turista não pode tropeçar no ladrilho mal colocado ???
    Coitado do ex-PM, agora um condenado … será que agora ele faz jus ao salário atrasado Arnaldo ???

    Curtir

  3. Meus sinceros pêsames à família e aos amigos da Maria Esperanza Ruiz.

    Oro aos anjos que a levem em paz em sua nova jornada.

    Infelizmente é mais seguro passear em alguns países em guerra do que no Brasil.

    Curtir

  4. Carro com insul film forte entrando em área de confronto, pra polícia de lá, poderia ser um veículo cheio de traficantes com fuzis, como muitos e muitos vídeos que já vi

    Inadmissível é o Brasil não ser interditado para acabar com essa guerrilha, essa farc brasileira que não acaba nunca, é um exército de marginais com arma de guerra

    Curtir

  5. Sem querer defender o PM, mas convenhamos:

    Entrada de uma das PIORES favelas do RJ, um carro FILMADO, DESOBEDIENTE….realmente, o cara tem que ter muito controle para não pôr o dedo no gatilho e puxar….

    Nossa profissão da segurança (digo, quem trabalha na rua, linha de frente) não é fácil.

    Curtir

  6. Ué, a PC não se “auto investiga” também? Pensando bem, é bem melhor aos pms que sejam investigados pela PC mesmo….Entendedores entenderão….

    Curtir

  7. Ciclo Completo e Carreira Única disse:

    23/10/2017 ÀS 21:54

    Sem querer defender o PM, mas convenhamos:

    Entrada de uma das PIORES favelas do RJ, um carro FILMADO, DESOBEDIENTE….realmente, o cara tem que ter muito controle para não pôr o dedo no gatilho e puxar….

    Nossa profissão da segurança (digo, quem trabalha na rua, linha de frente) não é fácil.

    +++++++++++++++++

    Realmente, tem que ter um autocontrole enorme.

    Mas é só pensar: deixar fugir e tomar uma possível, mas bem vaga, prevaricação, ou sentar o dedo e correr o risco de fritar um inocente?

    Lamento pelo PM, calor da ocorrência, pilha, mas ele decidiu e deu merda pra ele.

    E quanto à turista, convenhamos, fazer turismo num lugar tão ruim quanto, ou pior, que a Síria ou o Mali, é prêmio Darwin de seleção natural para a criatura. A mulher pode fazer turismo na Europa, onde há os maiores museus, na Austrália – país lindo.

    Não, vem ver a rocinha. Seleção natural é implacável. Mesmo sem culpa no ocorrido, torço de coração para que esses guias e essas agências que promovem esses “tours” nas favelas quebrem e passem fome.

    Curtir

  8. O que é que essa gente vem fazer no Brasil? O planeta inteiro sabe que aqui vigora a lei do cão. O oriente médio perto disso aqui é o paraíso.

    Curtir

  9. Aí você o wscriba calça branca atuando como juiz, ja pré julgando o Delegado simplesmente pelo fato de ter ele ter enfatizado o fato de ter morrido um turista ; não meu nobre colega, o delegado e seus agentes no Rio com certeza investigam e prendem todos os dias autores de homicídios, nem sempre todas as vítimas são turistas, é que se pensar um pouco mais do que a limitação neurológica vos padece, talvez você possa por lógica deduzir: não se deve morrer cidadãos e muito menos um turista que veio a esse país tão pacífico conhecer as maravilhas da cidade ” maravilhosa”.

    Curtir

  10. Vejo um monte de policial especial aqui. Daqueles wue nunca trocaram tiros em favelas. Porque aqueles que realmente trabalharam nas ruas com certeza tem outro pensamento.no rio o estado e de guerrilha e tenho certeza que ningurm tem tempo de ficar atras da mesa criticabdo acoes de rua. Guerra e guerra o voce mata ou voce morre. Se tivessem respeitado a ordem de parar esta senhora hoje ja teria volyado para seu pais.

    Curtir

  11. Na minha opinião a lei penal precisa ser alterada. Nenhum policial, civil ou militar, nem guarda municipal que esteja atuando em colaboração com as polícias, poderiam ser responsabilizado criminalmente por qualquer crime CULPOSO, somente poderia ser responsabilizado criminalmente por crime DOLOSO. O fundamento é simples: se o policial agiu com culpa é porque não recebeu o treinamento adequado e não dispõem dos recursos necessários para o desempenho da sua função. Portanto, o responsável pelo resultado é o ESTADO, que deverá indenizar. Portanto, na minha opinião, punir qualquer agente de segurança pública por crime culposo é transferir a responsabilidade do Estado para o policial. O policial trabalha, via de regra, em condições desfavoráveis e absolutamente sob pressão e opressão. Tem poucos instantes para decidir sobre a sua vida ou sobre a vida do próximo. É desumano puni-lo criminalmente quando age por culpa.

    Curtir

  12. SE ESSA NOVELA DURASSE MAIS UMA SEMANA DARIA PARA ACRESCENTAR ESSE FATO ENVOLVENDO A MORTE DESSA SENHORA ESPONHOLA.

    ENTÃO MOSTRARIA A REALIDADE DAS pms AQUI DO PAÍS.

    Curtir

  13. O incrível é o mundo inteiro saber que a rocinha é área conflagrada com mais tiroteios do que na Síria e ainda figurar como roteiro turístico.
    Parabéns Brasil, turismo estrangeiro na terra do Cabral ladrão é caixão.

    Curtir

  14. O comentário do Wagner é surreal, mas faz sentido. Agora como iríamos controlar esse “culposo” todo dia? Já to vendo uma pá de safado escondendo-se atrás da “culpa”.
    Kkkk
    Imagina o tanto de colegas matando culposamente ou até mesmo outras coisas…

    Curtir

  15. O TENENTE QUE DEU DISPARO EM VIA PÚBLICA É UM LOUCO !

    ELE ATIROU SABENDO QUE TINHA PESSOAS DENTRO DO VEÍCULO

    LOGO ATIROU PARA MATAR

    COMO PREMISSA VERDADEIRA MAIOR – ESTÁ É A LÓGICA !

    QUER DIZER QUE TODO VEÍCULO QUE NÃO PARA

    A ORDEM, É METER BALA !

    E SAIR MATANDO SOB A TESE QUE FUROU BLOQUEIO , NÃO PAROU, NÃO OBEDECEU ORDEM !

    CONTA OUTRA VAI !

    AGORA ESTE BESTA VAI RESPONDER

    E VAI PRA RUA !

    A JUSTIÇA MILITAR É IMPLACÁVEL !

    VAI SER DENUNCIADO E RESPONDER PELO HOMICÍDIO DE INOCENTE !

    NÃO TEM EXPLIAÇÃO UMA BESTIALIDADE DESSAS !

    LAMENTO MUITO PELA FATALIDADE !

    CONFESSO QUE NÃO POSSO ELOGIAR A CONDUTA ILEGAL DO TENENTE !

    SÓ SEI QUE ELE VAI SENTAR NA NABA !

    Curtir

  16. QUEM SACA A ARMA E ATIRA

    ATIRA PARA MATAR

    NÃO É PARA FAZER GRAÇA !

    INDAGO ? O TENENTE ESTAVA SE DEFENDENDO DO QUê ?

    QUAL O PERIGO IMINENTE ?

    O QUE LHE CAUSOU MÊDO ?

    ELE VIU PESSOAS COM METRALHADORAS DENTRO DO VEÍCULO ?

    DEMONSTROU DESPREPARO

    PRECIPITAÇÃO

    INCOMPETÊNCIA

    PERIGO PARA A SOCIEDADE

    PROBLEMAS PSIQUIATRICOS, PSICOLÓGICOS

    QUE O IMPEDEM UTILIZAR ARMA DE FOGO ;

    Curtir

  17. TEM VÁRIOS POLICIAS

    QUE NUNCA DEVERIA ANDAR ARMADO

    É UM PERIGO PARA A SOCIEDADE, SUA PRÓPRIA FAMÍLIA E PARA ELE MESMO !

    SÓ PESSOAS EQUILIBRADAS PODEM ANDAR ARMADAS !

    DIRIGIR VIATURAS !

    POLICIAIS QUE VIVEM SOB CONSTANTE PRESSÃO

    DEVEM SER RECICLADOS CONSTANTEMENTE

    Curtir

  18. LEI Nº 13.060, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014.

    Disciplina o uso dos instrumentos de menor potencial ofensivo pelos agentes de segurança pública, em todo o território nacional.

    Parágrafo único. Não é legítimo o uso de arma de fogo:

    I – contra pessoa em fuga que esteja desarmada ou que não represente risco imediato de morte ou de lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros; e

    II – contra veículo que desrespeite bloqueio policial em via pública, exceto quando o ato represente risco de morte ou lesão aos agentes de segurança pública ou a terceiros.

    Curtir

  19. Essa historinha de deixar passar e pegar num possível cerco adiante, é só pra quem faz policia detrás de uma mesa.
    Como já disseram, carro filmado, passa sem obedecer ordem de parada, sai no pinote, são os marginais armados que fazem isso e ponto.
    É de se lamentar que alguem inocente tenha morrido.
    Agora, cá pra nós, quem em sã consciência paga pra visitar favela?
    Esse pessoal, adora ver a desgraça do brasileiro morador de favela, sai filmando, tirando foto e depois vai mostrar em seu rico país, e fica rindo da desgraça alheia.

    Curtir

  20. Desde quando Oficial Superior sobe no morro para trocar tiro?
    “Major Jeiza” é uma piada, faz papel de Sargento com triunfos de Major. Idem aquele Capitão Nascimento.
    Hipocrisia e Valorização de Oficial sem mérito a quem merece os Praças.

    Curtir

  21. NEGO TROUXA: muito bem legalmente fundamentados seus comentários, notadamente o das 21h44min (último dia 24). Ademais, não custa relembrarmos: se a “cidade maravilhosa” chegou nesse ponto de vulnerabilidade, quem assassinou a Juíza patrícia Acioli?

    Curtir

Os comentários estão desativados.