‘As forças de segurança dão conta do recado’
Chefe da PM admite problemas, mas ressalta que SP não precisa de tropas federais
Entrevista com
Nivaldo Restivo
Marcelo Godoy, O Estado de S.Paulo
13 Agosto 2017 | 03h00
Em meio à crise que levou as Forças Armadas para as ruas do Rio, o comandante da Polícia Militar de São Paulo, coronel Nivaldo Restivo, afirma que o Estado paulista não precisa de tropas federais. Lembra que, apesar de a PM estar há quase três anos sem aumento, ao contrário de outros lugares, o salário de seus homens é pago integralmente e em dia. Diz que os manifestantes que pedem o fim da Polícia Militar estão mal informados sobre a instituição. No comando desde março, ele devia passar para a reserva por força de lei em fevereiro, mas, na quarta-feira passada, a Assembleia Legislativa aprovou projeto do governo Geraldo Alckmin (PSDB) que permite a Restivo ficar no cargo até o fim desta gestão, em dezembro de 2018. Será, assim, o primeiro oficial da PM desde 1980 a ficar mais de cinco anos como coronel na ativa.
É possível dizer que, apesar da crise, São Paulo não precisa de tropas do Exército em suas ruas?
Sem dúvida. As forças de segurança dão conta do recado.
Mas de que forma essa crise afeta a polícia de São Paulo?
O País vive uma crise econômica, política e com choque de ideias que não seguem a moral desejada. São Paulo é o Estado mais pujante do Brasil. A crise se manifesta até de uma maneira mais acentuada aqui. Os investimentos são contingenciados. Em termos de Polícia Militar, essa situação não afetou de forma acentuada a polícia. Temos dificuldades e tivemos de fazer algumas opções de investimento, mas continuamos contratando. Temos um concurso aberto de 2,3 mil policiais militares e outro já em andamento para 2,2 mil PMs.

Qual o déficit de homens hoje da PM?
Está em 9,3%, algo em torno de 6 mil policiais de um efetivo fixado em 93.799 – temos 87,3 mil. O turnover é grande. Perdemos por ano em torno de 2,5 mil policiais militares.
Isso apesar da crise?
Apesar da crise. São pessoas que buscam novas oportunidades. No sábado, um oficial da PM saiu para ser auxiliar técnico judiciário. Não sei o que levou a isso, mas foi a opção que ele fez. Há ainda as aposentadorias e as demissões e expulsões de maus policiais. Nossa capacidade formadora é até maior do que isso.
De tempos em tempos são divulgadas comparações entre os salários das diversas polícias estaduais…
A última que tive conhecimento dizia que São Paulo era o sexto pior salário.
Sim. Mas como é que se explica para a tropa isso?
É o que eu digo sempre. Somos defensores da valorização profissional e sabemos que a função desempenhada por nosso policial é difícil, complexa e merece remuneração à altura. Mas o País passa por uma crise econômica e política. Temos reuniões mensais com o secretário da Segurança e técnicos da Fazenda, que mostraram que os gastos do Estados estão muito próximos do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Falta menos de um ponto porcentual para atingir o limite.
O senhor quer dizer que é melhor receber um salário que vai ser pago do que ter um maior que não vai ser pago?
Exatamente. Temos Estados que têm arrecadação e efetivo menores do que os de São Paulo e concederam 20, 30% de reajuste. Só que o policial desse Estado não recebe (o salário) integral, tem parcelamento. Esse reajuste que ele recebeu no papel dificilmente será incorporado ao salário porque o Estado nem sequer tem condições de pagar o salário em dia e integral. Nós aqui em São Paulo não temos esse problema: no quinto dia útil do mês o nosso salário é depositado integralmente na conta corrente.
Há quanto tempo a polícia está sem reajuste?
Estamos há quase três anos. Mas isso não afetou de maneira significativa a procura pela carreira. A relação candidato por vaga no concurso para a Academia do Barro Branco supera a maioria das profissões nos principais vestibulares.
A inteligência da PM continua vigiando as ações de facções criminosas?
Sim.
Essa é a principal função da inteligência da PM hoje?
É uma das principais funções. Grande parte da inteligência está voltada a oferecer condições para a PM direcionar o seu trabalho para redução de indicadores criminais, que é o que mais preocupa a população.
Durante a crise política houve manifestações de pessoas que tiraram fotos com policiais e outras em que os participantes pediam o fim da Polícia Militar. Como a corporação convive com quem pensa que a PM tem de acabar?
A Polícia Militar sempre chama os organizadores dos movimentos. Uma das partes comparece em peso e entende a necessidade, por exemplo, de limitar deslocamentos para manter a ordem pública. Outro lado, em regra, não entende isso como necessidade. O que falamos aos nossos policiais empenhados no controle de uma manifestação? A presença deles é para dar segurança para quem está expressando seu pensamento na rua. Nossa atuação deve se basear na técnica e na legalidade. Independentemente do posicionamento do manifestante, ele só pode ser objeto de atuação policial se estiver praticando infração penal. Ele pode discordar do posicionamento da PM, e a PM pode discordar de suas ideias, mas não vai atuar enquanto não houver quebra da ordem pública. Tiramos fotos com pessoas com bandeiras verde e amarela na Paulista e nós temos fotos de policiais com manifestante de grupo antagônico, em incidência menor, mas temos imagens de policiais ao lado de pessoas com blusa e bandeira vermelha. Tiramos foto sem qualquer tipo de problema.
Mas o que o senhor pensa dos manifestantes que pedem o fim da PM?
Eu penso que quem alardeia essa disposição de querer o fim de uma instituição que preserva a vida daquele que está falando é uma pessoa que está mal informada sobre o que é e o que faz a Polícia Militar.
O número de letalidade da polícia no primeiro semestre foi o mais alto desde 2003, com 459 mortes, sendo a PM responsável por 430 delas. Quem quer o fim da PM diz que a maioria dessas pessoas não morreu em confronto – teria sido assassinada. Enquanto o número de homicídios praticados pela população caiu, as mortes em confrontos aumentaram. Por quê? Não seria de se esperar que a diminuição da violência na população levasse à redução da taxa de letalidade?
São inúmeras as variáveis que interferem na letalidade policial. Eu não posso aceitar como verdade que as 500 mortes em confronto esse ano foram assassinatos. Hoje a polícia chega muito rápido ao local de ocorrência, porque nós usamos a tecnologia que nos auxilia. Nossas viaturas estão com posicionamento georreferenciado e temos possibilidade de localizar um veículo roubado por meio de câmeras. Nosso policiamento é inteligente, e a possibilidade de intervenção hoje é muito maior. Do total de confrontos que a PM participou no ano passado, só em 15% deles o bandido foi morto. Nos demais ele foi preso, fugiu ou foi ferido.
O objetivo da PM é tentar controlar e reduzir os índices de criminalidade, mas os números de roubos não cedem como os homicídios? Por quê?
Tudo aquilo que se previne não é possível de se medir. É preciso levar em consideração que a população aumentou nesses 17 anos e os crimes não cresceram nessa proporção. A taxa de crime por habitante cedeu, e a atuação policial tem melhorado. A produtividade operacional da polícia é espantosa. Em 2016, a PM prendeu mais de 25 mil pessoas em flagrante, foram 11,5 mil armas que saíram de circulação e 89 mil veículos roubados ou furtados recuperados.
Na Polícia Civil há um movimento de delegados que critica o que chamam de sucateamento da instituição. A PM acompanha esse movimento?
A nossa inteligência trabalha para fornecer subsídios para o planejamento do emprego operacional da PM. Preciso me preocupar com as demandas da PM. Isso não é algo que nos preocupa e diz respeito.
A inteligência só acompanha a criminalidade comum e a organizada?
É isso.
O senhor colocaria nessa criminalidade grupos como os black blocs?
Depende. Se são grupos que praticam crimes, eles serão alvos da atuação de inteligência.
A PM acompanha ou vigia movimentos sociais e seus atos?
A inteligência da PM só faz isso para saber se será ou não preciso empregar o Choque no caso, para proteger quem se manifesta e minimizar os efeitos para a população que não participa do protesto.
Não há nenhuma central de grampo dentro da polícia de São Paulo?
Toda interceptação telefônica realizada pelos órgãos de segurança é feita com a solicitação para o Ministério Público e a manifestação e anuência do Poder Judiciário. Qualquer coisa fora disso não existe.
Qual a extensão da infiltração do crime organizado no aparelho policial?
Temos acompanhamento do público interno desde o concurso de ingresso na PM e uma Corregedoria forte para detectar desvios. Neste ano, até 9 de agosto, já tivermos 164 policiais expulsos ou demitidos. Em 2016, foram 222 em um universo de 87 mil homens.
O fim do contrato de tornozeleiras eletrônicas dará mais trabalho para a PM na saída de presos do regime semiaberto para o Dia dos Pais?
Pode ser que a falta da tornozeleira ponha na cabeça do infrator que ele pode praticar crimes sem ser identificado. Nesse sentido, pode trazer mais trabalho para a gente.
“Nós aqui em São Paulo não temos esse problema: no quinto dia útil do mês o nosso salário é depositado integralmente na conta corrente.”
Ouço isso na PC tbm !
Pagar salários em dia não é nenhum favor . É obrigação .
Era só o que faltava : Não cumprir o reajuste anual e ainda atrasar o salário miserável .
CurtirCurtir
são paulo não precisa de forças federais … ou internacionais…o problema são as nossas leis frágeis …
podem mandar todas as policiais internacionais p/ca´… que não vai adiantar nada….
OBS***
um dos maiores problemas que temos aqui é a impunidade que vivem os receptadores….
não ficam em cana nunca…. deitam e rola ….
CurtirCurtir
É impressionante como os latinhas da meganha são puxa saco, têm audácia de dizer que a situação de sucateamento PC não são problema deles. Por quê será que coxada reclama tanto, quando demora para ser atendidos na delegacia ?
CurtirCurtir
Não só os receptadores ficam impunes, os roubadores, os que portam arma de fogo ilegalmente, os furtadores, os traficantes…todos eles!!!! País que não tem leis que realmente mantenham o bandido preso não pode cobrar nada das suas polícias. Ou o vagabundo pega pena irrisória pelo crime que cometeu ou acaba saindo na audiencia de custódia, agora diária!!!!! É analisar a sensação de impunidade que bandido tem vendo o vídeo do cidadão que levou um tiro na cabeça só pelo fato de terem confundido sua pochete com uma arma de fogo, ontem, na Barra Funda! Quem o fez, além de lixo humano, é sabedor que , se tivesse matado um policial, hoje estaria sendo o rei perante aos seus, e na certeza de uma cadeia curtinha!!! A PM mata pouco, deveria matar muito mais!!!!! Aqui tem um razoável policiamento ostensivo que, se fosse melhor remunerado, menos envolvido com o que não presta e com mais liberdade para combater o crime, não precisaria de mais ninguém!!!!!
CurtirCurtir
E, óbviamente, se o Coronel disser que as tropas federais são necessárias, ele está assinando um atestado de incompetencia à si próprio. O que empata e atrasa a instituição PM é o alto oficialato que se julgam os deuses da polícia! Ganham salários astronomicos, incondizentes com a realidade, não fazem nada de útil, só aquartelados mexendo em papelada para tacar a caneta nos subalternos ou arrumar nova picuinha com a PCivil.
CurtirCurtir
E tal picuinha não é arrumada por eles diretamente, lavam o cérebro da tropa jogando os operacionais contra nós!
CurtirCurtir
esse ai vai trabalhar no ZORRA…
comediante nato
é isso !
CurtirCurtir
Então tá
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
QUERO VER ENTRAR UMA VIATURA NO JD NORONHA, ITAJAI, CHACARA DO SOL ÀS 3 DA MATINA.
CurtirCurtir
Tem PM que não desliga a chave “casa-trabalho-lazer(??)”. Explico: tenho uma aluna cujo pai é PM – ela nem precisaria ter me contado. Essa moça passou no vestibular de meio de ano da Fatec. O pai dela foi lá no cursinho onde leciono para agradecer aos professores, muito simpático.
Só que ele veio com aquele “PMês”, dizendo “professor, vim dar um TKS a toda a equipe aqui”, “minha filha logrou êxito no vestibular”, “agora a vaga tá na mão” etc.
Como é de se imaginar, tenho muitos alunos que pintam o cabelo com cores berrantes, usam aqueles brincos com alargador, andam de skate, falam alto, enfim, essas coisas normais de adolescentes.
Aí ele olhou um grupinho assim que estava perto de nós e soltou “tem uns jovens com umas posturas antissociais (???), isso é inadmissível, os pais que não orientam seus filhos para viver em sociedade”…
Sabe Deus o que é “orientar” e “viver em sociedade” para ele.
Um dia, se de fato entrar na Civil mesmo e se me for permitido, gostaria, além de exercer minhas atividades, de fazer um estudo linguístico da atividade policial. Esse PM pai e o lunático do “derrubar” já seriam material de pesquisa.
CurtirCurtir
Tenho um conhecido que o cumpadre dele é pm, o sujeito foi em um churras na casa do mike e tinham uns dois ou três mikes tb, o cúmulo da meganhice é que eles se tratavam por “stive’ , tipo, stive passa uma gelada ai, stive tem picanha?, kkkkkk, isso que é amor à instituição, não desliga nunca.
CurtirCurtir
OS SEIS MIL MILITARES QUE SEGUNDO ESSE CORONEL AFIRMA QUE ESTAVA FALTANDO PARA SERVIR A POPULAÇÃO NÃO HÁ NECESSIDADE DE CONTRATAR NÃO.
SÃO AQUELES QUE ESTÃO ESCONDIDOS NA “banda”, NO p2, NA SSP, NAS uis DA VIAGEM E ENTRE INÚMEROS LUGARES INTERNOS QUE NÃO CONDIZ COM O SERVIÇO QUE É MANTER, CONSTITUCIONALMENTE, A ORDEM PÚBLICA.
QTO AO SALÁRIO, ESTÁ MUITO BOM SIM PARA QUE CUMPRI UMA JORNADA DE APENAS TRINTA ANOS TRABALHADO E SEQUER EXISTE UM PROJETO POLÍTICO PARA QUE SE IGUALE A OUTROS FUNÇÕES PRESENTE POR OUTROS SERES HUMANOS BRASILEIROS.
CurtirCurtir
Esse coronel está parecendo cavalo de cigano com esses enfeites na farda!
CurtirCurtir
SÓ EM DITADURAS E PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS A POLÍCIA É MILITAR!!!!!!
CurtirCurtir
Parece o chuchu falando … tudo bem quarto o ano sem reajuste, pelo menos está pagando em dia, já é uma grande coisa !!!
CurtirCurtir
Ok, não morro de amores pelos oficiais da PM, mais ele ao menos falou e não escondeu a cara.
Já o b…..do DG alguém já ouviu a voz, deste inútil?
Vou repetir o que o DG fez?
Falou o que?
Para quem?
Onde?
O seu adjunto fez um comunicado foi desautorizado! Ficou maguadinho bateu o pezinho e fez biquinho, mas de prático?
Nada, absolutamente nada!
Depois os tivemos a famosíssima reunião “extraordinária” do conselho de inúteis, mais uma vez de prático absolutamente phorra nenhuma.
E não me venham falar da reforma da garagem, que só e talves vá sair por conta da reportagem da Rede BOBO, porque descobriram que alguém está colocando R$ 130.000,00 por mês no “aluguel” daquela tralha que está ornamentando, a anos, o prédio da garagem.
Depois o adjunto falou mais uns dois minutos, voltou a se calar, deve ter sido por conta do seu espirito público, nada tem haver com o amor e a paixão pela cadeira, ficou só para ajudar mais um pouquinho, para não passar de mentiroso e moleque.
Observem o que ele falou sobre os concursos da PM! E o que fala o DG!
Ele como coronel pode ficar no máximo 5 (cinco) anos no posto, vai se aposentar já na PC temos e somos obrigados a conviver com dinossauros, velhos no pior sentido da palavra, verdadeiras raposas que insistem em tomar conta do galinheiro por amor a cau$a.
Quem quiser que acreditar que acredite, eu não confio em oficial da PM e muito menos em delegado de polícia, simples assim.
CurtirCurtir
Comecei a ler a entrevista, aí li que o PSDB paga no quinto dia útil sem falta, como se fosse um favor, mas insisti na leitura e vi que o reajuste pouco importa, tanto que a procura para entrar na polícia continua alta (claro, com o desemprego bombando, pessoal aceita ser até faxineiro, com todo o respeito à profissão).
E esse papo que não dá para reajustar/aumentar salário por causa de crise não cola mais. Estamos há 20 anos sendo comandados pelo PSDB e beeeem antes da crise não tínhamos salário digno.
CurtirCurtir
Só não perguntaram as praças da PM se está tudo bem.
CurtirCurtir
O SUCATEAMENTO DA POLICIA CIVIL É UM PROJETO DA POLICIA MILITAR QUE CONTA COM O APOIO DAS AUTORIDADES DE SP, POR ISSO ESTE TIPO DE MANIFESTAÇÃO.
CurtirCurtir
Caro Tired, você esta certo, a garagem talvez seja reformada, eu reafirmo, talvez, só não podemos saber quando, como e por quem, mas acredito que não será logo, e muito provavelmente não volte a ser da PC. Amanhã é o ultimo dia para que funcionários a usem, depois, fodam-se, paguem estacionamento, ou seja, paguem mais do que já pagam para trabalhar.
CurtirCurtir
Outra coisa engraçada, os dinossauros estão chegando na pm…. kkkkkkkkkkkkkk
Esse é o primeiro de centenas que querem ficar no comando, assim como na nossa falida e moribunda PC.
A teta vai esticar pra lá tambem…. kkkkkkkkkkkkkkkk
Outra coisa, o bastião da justiça, tambem chamada carinhosamente de coxolandia, adora um JOTA.
Quem puder desmentir, tenta a sorte.
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO AÍ GENTEEEEE KKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Outra coisa engraçada, os dinossauros estão chegando na pm…. kkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Esse é o primeiro de centenas que querem ficar no comando, assim como na nossa falida e moribunda PC.
A teta vai esticar pra lá tambem…. kkkkkkkkkkkkkkkk
Outra coisa, o bastião da justiça, tambem chamada carinhosamente de coxolandia, adora um JOTA.
Quem puder desmentir, tenta a sorte.
CurtirCurtir
A teta vai esticar pra lá tambem…. kkkkkkkkkkkkkkkk
Outra coisa, o bastião da justiça, tambem chamada carinhosamente de coxolandia, adora um JOTA.
Quem puder desmentir, tenta a sorte.
CurtirCurtir
Esse é o primeiro de centenas que querem ficar no comando, assim como na nossa falida e moribunda PC.
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO AÍ GENTEEEE…. KKKKK
CurtirCurtir
Esse é o primeiro DINO de centenas DE DINOS que querem ficar no comando, assim como na nossa falida e moribunda PC.
OLHA A MODERAÇÃO AI GENTEEEEEE ………. KKKKKKKKKKKK
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO AI GENTEEEEEE ………. KKKKKKKKKKKK
Esse é o primeiro DINO de centenas DE DINOS
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO AI GENTEEEEEE ………. KKKKKKKKKKK
que querem ficar no comando, assim como
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO AI GENTEEEEEE ………. KKKKKKKKKKKK
na nossa falida e moribunda PC.
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO AI GENTEEEEEE ………. KKKKKKKKKKKK
assim como na nossa falida e morib….. PC.
CurtirCurtir