Corregedoria Geral da Polícia Civil é restituída à Instituição 73

Quarta-feira, 24 de maio de 2017 (16:40)

Nesta tarde (24/5), no Palácio da Polícia, foi assinado o ato normativo que restituiu a Corregedoria Geral da Polícia Civil à Polícia Civil,

O Governador do Estado, Geraldo Alckmin, e o Secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa, compareceram no evento.

A Corregedoria Geral da Polícia Civil foi transferida da Polícia Civil para a Secretaria de Segurança Pública, em 2009.

O comparecimento do Governador para assinar o decreto, na sala do Conselho da Polícia Civil, local onde são tomadas as principais decisões da Instituição, foi muito significativo.

O Delegado Geral de Polícia, Youssef Abou Chahin, externou a importância da medida ao afirmar que “o retorno da Corregedoria Geral para a estrutura da Polícia Civil impunha-se como medida restauradora e apta a fortalecer uma Instituição capaz de olhar-se, emendar-se e prosseguir no único caminho que todas as demais instituições públicas podem trilhar: promover o bem comum”.

Esse mesmo ato normativo também transferiu o Presídio da Polícia Civil, que estava no Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), para a Corregedoria Geral da Polícia Civil.

Ainda, durante a solenidade foram distribuídos 47 fuzis calibre 7.62mm e 654 carabinas calibre 5.56mm, adquiridos pela Instituição Bandeirante para Departamentos com atuação de polícia judiciária.

Os recursos para a compra dessas armas foram provenientes do Fundo de Incentivo à Segurança Pública – FISP.           

Mensagem do Delegado Geral de Polícia Dr. Youssef Abou Chahin 40

 Quarta-feira, 24 de maio de 2017 (17:10)

Desde que assumimos a Delegacia Geral de Polícia, em janeiro de 2015, temos nos empenhado em que a Polícia Civil ocupe seu merecido lugar de destaque no Estado de São Paulo. Responsável pelas funções de polícia judiciária e apuração de infrações penais, nossa Polícia Civil, centenária, é imprescindível para que a sociedade usufrua de seu direito constitucional à segurança pública.
Uma instituição apenas será forte se contar com uma Corregedoria igualmente forte, uma vez que é da correção dos próprios erros que se forjam os grandes caráteres. Assim, o retorno da Corregedoria Geral para a estrutura da Polícia Civil impunha-se como medida restauradora e apta a fortalecer uma instituição capaz de olhar-se, emendar-se e prosseguir no único caminho que todas as demais instituições públicas podem trilhar: promover o bem comum.
O Decreto hoje assinado pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado reconhece que a Polícia Civil merece e honra o voto de confiança que ele representa.
Youssef Abou Chahin
Delegado Geral de Polícia

Fonte e foto: APCS – ps (

Policiais civis fuzilam inocente em São Roque…Desculpas oficiais e indenização para a família , demissão e cadeia para os matadores desastrados 76

Homem se aproxima de bloqueio por engano e é morto pela polícia no interior de SP

Demétrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

23/05/201719h16

  • A van de Carlos Lofredo foi alvejada pela políciaA van de Carlos Lofredo foi alvejada pela polícia

A Polícia Civil comemorou nesta terça-feira (23) ter, enfim, pego uma quadrilha especializada que vinha explodindo caixas eletrônicos pelo interior do estado de São Paulo. Mas a ação planejada, que envolveu 60 oficiais de Sorocaba e São Paulo, acabou com a morte do motorista Carlos Lofredo. Ele foi alvejado por mais de 20 tiros ao se aproximar por engano de um bloqueio feito pelos policiais após a explosão de mais um caixa, dentro de uma agência do Santander, na prefeitura de São Roque.

O paço municipal fica na Rua São Paulo, via que liga o centro de São Roque à Raposo Tavares, e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) tinha a informação de que o local seria alvo do crime na madrugada desta terça (23). Após o crime, os bandidos fugiram em direção à rodovia, onde dois deles foram mortos após troca de tiros com a polícia. Outros três foram presos depois.

Naquele momento, por vota das 2h30, Carlos Lofredo percorreu de van o sentido inverso da rua, em direção ao centro. Ex-funcionário da prefeitura de São Roque e diversas vezes candidato a vereador na cidade, ele morreu dentro do veículo, atingido por diversas balas, como mostra imagem obtida pela reportagem do UOL.

A prefeitura de São Roque já separou as imagens das câmeras de segurança que mostram a van de Carlão, como era conhecido, passando em frente ao paço municipal cerca de 4 minutos depois do roubo dos caixas, no sentido contrário para onde os bandidos fugiram. Naquele momento, os criminosos e os policiais já trocavam tiros. As imagens serão cedidas à família de Lofredo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a van foi alvejada porque o motorista “não obedeceu a ordem de parada dos policiais envolvidos na ocorrência e acelerou o veículo, atingindo duas viaturas”. Segundo os policiais, ele não estava armado. O motorista seguia até Mairinque, cidade próxima, onde trabalhava como motorista de um frigorífico e fazia o turno da madrugada.

Ao UOL, pessoas que tiveram acesso ao vídeo de segurança, mas pediram para não serem identificadas, informaram que Carlos acelerou o carro, mas não em direção às viaturas policiais.

Segundo a SSP, “as investigações vão esclarecer as circunstâncias em que ele se envolveu na ocorrência”. De acordo com a secretaria, a perícia esteve no local e realizou exame de corpo de delito e necroscópico.

2017-05-23-photo-00000627


Regra basilar :  um policial só está autorizado a disparar em defesa da sua vida ou de terceiros.

Lembrando que sempre há a possibilidade de alguém se assustar diante de um bloqueio , especialmente durante o período noturno , e empreender fuga por medo .

Governador Geraldo Alckmin assina Decreto subordinando a CORREGEPOL à Delegacia Geral de Polícia 16

AGENDA DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN*

Quarta-feira, 24 de maio de 2017.

*10:00 – CAPITAL* – Anúncio de novos empreendimentos da PPP da Habitação de Revitalização da Luz -Centro de SP (5 terrenos – 568 moradias de interesse social)

Local: Rua General Couto de Magalhães, nº 445, Santa Ifigênia

*15:00 – CAPITAL* – Assinatura de Decreto mudando a Corregedoria da Polícia Civil para a Delegacia Geral de Polícia + Entrega de 684 carabinas e 47 fuzis

Local: Delegacia Geral de Polícia – Rua Brigadeiro Tobias, 527 – 9º andar – Centro