Uma vez que a cúpula da Polícia Civil e o governo estadual nada fazem de concreto para valorização dos policiais civis , para o prenchiumentos dos cargos vagos , melhores condições funcionais e materias; reforma nas instalações, inclusive, os policiais operacionais deveriam cruzar os braços. Motivos não faltam, falta coragem e vergonha na cara. Escolha o seu ( motivo ) e pare!
1 – Sucateamento da Polícia Civil: nos últimos anos a Polícia Civil perdeu mais de 10 mil policiais e o governo estadual se recusa a preencher os cargos vagos. Na prática condenando o órgão a extinção.
2 – Perdas salariais: o governo estadual nunca propôs reajustes que recompusessem a inflação ocorrida desde a posse do governador Mario Covas em 1995.
3 – Adicionais não é remuneração: os adicionais criados pelo governo não incide nas férias, 13º salário, licenças , previdência, muito menos beneficiam aposentados.
4 – O setor mais importante do governo: sem segurança pública nada se produz. Não há saúde, educação , justiça, comercio, agricultura e industria.
5. Descaso governamental: o governo inventa grupos de estudos que nada elaboram de concreto; quando chegam a bom termo suas propostas são totalmente ignoradas.
6. Adicional por acúmulo de funções: todo policial exercendo atribuições de outros cargos ou em circunscrições diversas deveria , tal como os delegados , receber um adicional compatível.
7. Diárias durante escalas de sobreaviso: policial fica à merce da Administração que pode requisitá-lo a qualquer hora do dia ou da noite, folgas, feriados e fins de semana, sem contrapartida.
8 – Desigualdade entre carreiras : policial civil nem sequer recebe a metade do que o estado paga para carreiras de outros órgãos e poderes , muitas com menos requisitos para ingresso , formação e atribuições menos complexas.
9 – Vida de policial não é moleza: baixos salários , jornadas escravas , assédio moral, cobrança por produção, adoecimento, sobrecarga de trabalho, terceirização ( gansos e funcionários municipais ) . O governo não faz nada para melhorar as condições de trabalho.
10 – Conselho da Polícia Civil inerte: o Delegado Geral e seus Diretores de confiança nada fazem para melhorar as condições financeiras e funcionais dos policiais civis, resultando um órgão composto por funcionários descontentes que odeiam e boicotam seus superiores.
Estes são apenas dez singelos motivos entre centenas, mas a covardia tomou conta do órgão desde que a Polícia Civil “apanhou” da Polícia Militar em 2008. Perderam o brio e a vergonha.
