Polícia Civil da Seccional de Santo André prende oito pessoas por dia em 2014 14

Polícia Civil prende oito pessoas por dia em 2014

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC

Denis Maciel/DGABC

A Polícia Civil prendeu, em todo o ano passado, 3.038 pessoas na área da Delegacia Seccional de Santo André. Além do município homônimo, o território também abrange Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. O número equivale a pouco mais de oito prisões por dia. No mesmo período, foram registrados 100.893 boletins de ocorrência nos distritos policiais das quatro cidades, sendo que 2.785 casos foram esclarecidos. Isso representa aumento de 2,6% em relação a 2013. A quantidade de menores apreendidos chegou a 420.

Segundo o delegado seccional Luiz Carlos do Carmo, que assumiu o cargo em junho, a maioria dos mandados de prisão que foram cumpridos estão relacionados às ações realizadas pela Polícia Civil. Ele destacou a Operação 120 Dias, que teve início em agosto e atendeu 278 ordens judiciais.

“Fizemos um trabalho de inteligência na seccional, com o apoio do Ministério Público, para localizar os procurados. A maioria dos mandados expedidos envolvia crimes de homicídios e tráfico de entorpecentes, além de roubo e furto de veículos”, disse Carmo.

Durante o ano, 913 pessoas foram presas após solicitação da Justiça, crescimento de 4% em relação a 2013, quando esse número foi de 878. Também foram cumpridos 106 mandados de busca e apreensão.

O delegado avalia que o desempenho policial influenciou diretamente na redução de criminalidade e no aumento da sensação de segurança da comunidade. “Essas pessoas que foram presas estavam procuradas, e provavelmente, praticando algum delito. Agora, elas foram recolhidas na cadeia. Isso dá um impacto, pois a população de bem percebe que tem gente sendo detida e, assim, acaba se sentindo mais tranquila. Isso faz com que a polícia acabe tendo mais credibilidade e, por essa razão, começamos a receber mais denúncias anônimas, que são muito importantes para nos dar informações sobre o paradeiro de pessoas foragidas.”

Para combater o tráfico de drogas, foram feitas 360 apreensões em 2014. Carmo destacou, principalmente, o trabalho da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) em relação a esse tipo de ocorrência.
“O nosso foco é dar o máximo possível de prejuízo para o tráfico de drogas. Por isso é importante o trabalho dos agentes da Dise, que atuam em grandes apreensões. Outra coisa que estamos fazendo é levantar quem tem a maior lucratividade com esse tipo de substância, para ver quem são essas pessoas, se elas têm patrimônio e onde estão lavando esse dinheiro. Nós descobrimos todos os locais que funcionam como ponto de venda, mas os traficantes acabam migrando conforme vamos encontrando”, afirmou o delegado.

Outro problema do tráfico é a relação aos assassinatos que ocorrem na região. “Essas pessoas praticam homicídios relacionados à cobrança pela compra de drogas. Há também os casos de latrocínio (roubo seguido de morte), cometidos pelos viciados que querem levantar dinheiro para conseguir o entorpecente.”

VEÍCULOS
A Polícia Civil recuperou 3.243 veículos no ano passado, alta de 1,8% em relação aos 3.185 de 2013. Sobre esses números, o delegado destacou a Operação Desmanche, que lacrou quatro estabelecimentos ilegais na região. “Acabamos fiscalizando o comércio de peças usadas. A pessoa que ia até um local comprar acessórios ilegais deixou de ir. Isso diminui a força do crime”, comentou. Em fevereiro, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou lei que exige que os donos de desmanches sejam credenciados e comprovem a origem dos produtos vendidos.

Um Comentário

  1. kkkkk puta materia paga kkkk, deviam colocar aqui, que santo andre foi o municipio onde mais aumentou os roubos no ano passado , e isso dai passou na globo não no diarinho ………..kkkkk segura peão ou bad boy kkkkkkk

    Curtir

  2. Piada isso, KKKKKKKK, Garra que a maioria é calça branca , Dise…sem comentários, fazer flagrantes em biqueira pra prender noia com 15 pinos é fácil , cada as grandes canas, grandes apreensões, acabou???? Santo Andre só tem comédia, tira , correria , que tem informação, Policia de verdade em Santo Andre não fica, Já foi a época que era uma das melhores seccionais, hj infelizmente só comédia, não tem tira com culhão nem pra cobrar a bronca de colega baleado, agora policial fantasiado de comandos em ação que para a barca na porta de academia pra treinar e pagar de gatão ai tá cheio, Hoje em dia só tem policia comédia e merrequeiro, que toma 40 mil e se acha o fodão….sem falar de ganso que manda mais que policia nessa secc. Quer uma reportagem dessas, mostra cana de verdade não um monte de coitado na frente de biqueira pra ficar levando pra base fotografar, que vergonha essa policia..

    Curtir

  3. Prende 8 nasce 50 o barato esta doidão, logo eu consigo aposentar e é o tempo de cair fora deste País, a juventude da periferia esta entrando na criminalidade de um jeito tão monstruoso que me da medo. País sem lei, todo mundo quer ir para o crime, aqui esta fácil demais, olha o crime de caixa eletrônicos, não da em nada, assim fica fácil. Coloca uns furas nas mão dos POLICIAIS e manda deitar todos que participam deste crime, para ver se não para. Bandido só aprende na dor.
    Coloca o mala para puxar 40 anos de ponta a ponta, sem saidinha, celular, visita íntima e outras benécis,..os mala vão pensar mil vezes.
    O problema do Brasil é que o ladrão da prejuízo para o governo e para a sociedade e ninguém cobra nada enquanto em outros países os caras se fodem legal, ou paga com a vida, ou se fode para sempre na perpétua ou trabalha para pagar a cadeia. aqui é um dos poucos lugares no mundo onde gasta 6.500,00 reais mensais com um vagabundo para ele bater timba, jogar futebol, dar uma foda, manda sequestrar, roubar, matar, enquanto o governo e direito dos manos batem palma, porque se depender do povo e fazer um referendo é aprovado a perpétua e a pena de morte na hora, pois o povo não aguenta mais.
    Isso aqui vai virar um MEXICÃO RSRS, O PAÍS ESTA TOMADO DE FAVELA OPSS COMUNIDADE nominho mais bonito é o jeitinho de maquiar as coisas e jogar para baixo do tapete, dentro destas comunidades há muita diversão A LÁ HADDAD o tal de FUNK é a cultura aprovada pelo nosso prefeito e o Direito do Manos sabem que nestes FUNKs os DI MENOR são aliciados a vender drogas, usar drogas, beber, andar com motos roubadas, as novinhas são estupradas por traficantes entre outros crimes e este HIPOCRITAS dos DIREITOS do MANOS não falam nada, não vão a campo fazer o serviço que lhes são incumbidos, apontar o dedo para o DGP é fácil, vai apontar o dedo para o TRAFICANTE dentro das comunidades, resgata os menores que estão se acabando nestas comunidades, usem o ECA como deve ser usado, cambada de DEMAGOGOS.

    Curtir

  4. Ontem teve torra torra na sexta, queimaram uma par de busao na Belmira. Ou os coxa poem o choque pra quebrar ou que o caos assuma de vez e seja o que Deus quiser. Talvez com o caus resolva tudo de vez.

    Curtir

  5. FUGINDO UM POUCO DO ASSUNTO. SERÁ QUE AS AUTORIDADES DESTE ESTADO NÃO PERCEBERAM AINDA QUE OS ÔNIBUS QUEIMADOS EM SÃO PAULO NUNCA PERTENCEM À COOPERATIVAS DE ÔNIBUS?. A RESPOSTA É SIMPLES, ESTAS COOPERATIVAS PERTENCEM AO PCC. PORTANTO O PCC ESTÁ MANDANDO INCENDIAR ÔNIBUS PARA TOMAR CONTA DE VEZ DO SISTEMA DE TRANSPORTE, O QUE GERA MUITA GRANA!! ACORDEM EM QUANTO É TEMPO…

    Curtir

  6. Santo André é Brasil em miniatura: Vereador Coronel Sardano naquele palanquezinho de quinta categoria, apelidado de tribuna da Câmara Municipal, guarda equivalência com a quadrilha instalada Palácio do Planalto Central.

    Curtir

  7. esse Bad Boy, comprou a matéria, pra tentar se segurar, kkkkkkkkk pede para o CAMPOS de novo,kkkkkkkkkkkkk quem sabe não esqueça de pegar a senha

    Curtir

  8. PARABÉNS AOS POLICIAIS DE SANTO ANDRÉ… OS SRS. SÃO ESSENCIAIS PARA O BOM ANDAMENTO DA POLÍCIA CIVIL… CONTINUEM SEMPRE ASSIM!!!

    Curtir

  9. E mesmo assim com o belo serviços dos nossos patriotas a criminalidade anda crescendo .
    Ou seja como resolver esta situação… 2 indíviduo por munícipio ?

    Curtir

Os comentários estão desativados.