Brasil matou três vezes mais do que a guerra no Iraque; especialistas propõem soluções para resolver o problema
FLÁVIA FARIA
DA EDITORIA DE TREINAMENTO
Os números da violência brasileira assustam. Em dez anos, o Brasil matou três vezes mais que a guerra no Iraque. De 2003 a 2013, foram quase 560 mil assassinatos. São 153 mortos por dia, seis por hora ou um a cada dez minutos.
Os dados indicam que o problema é grande – e está aumentando. Entre 2002 e 2012, os índices de homicídios cresceram em quase todo o país. Em 13 Estados, o aumento foi superior a 40%.
Numa comparação global, o Brasil é o 16º que mais mata, segundo o Relatório Global de Homicídios da ONU lançado no ano passado. Contraditoriamente, é o quarto que mais prende, de acordo com o Centro Internacional de Estudos Prisionais (ICPS, em inglês), da Universidade de Londres.
Embora não haja um consenso sobre o que se deve fazer para contornar a situação, especialistas concordam em alguns temas, como polícia, recursos e sistema carcerário. A Folha conversou com alguns pesquisadores da área. Abaixo, você confere os principais problemas e soluções para a questão da violência brasileira.
1. Não basta aumentar a verba para segurança pública, é preciso aplicá-la de maneira estratégica.
Os recursos para a área consomem em média 8,3% do orçamento dos Estados, o que não é pouco, mas ainda não é suficiente.

”É basicamente custeio para manter efetivo policial. Há baixíssima capacidade de investimento, de modernização”, alerta o professor da FGV e vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima. Para ele, é preciso investir em inteligência e atualização dos sistemas de segurança.
2. As polícias precisam trabalhar de maneira integrada.
Polícia Civil e Militar precisam dividir informações e operar em conjunto. Alguns especialistas defendem ainda a desmilitarização e a criação de uma polícia unificada. De acordo com André Zanetic, pesquisador do Núcleo de Estudos de Violência da USP, as corporações não dialogam e por vezes desconfiam do trabalho uma da outra.
“O país precisa de uma polícia de ciclo completo, que faça da prevenção à investigação”, afirma. Três propostas de emenda à Constituição (PECs) em tramitação na Câmara e no Senado estabelecem a criação de polícias estaduais únicas.
3. Desenvolvimento econômico sem redução significativa das desigualdades sociais não é suficiente para conter a violência.
A região Nordeste, que registrou aumento do PIB acima da média do Brasil, teve crescimento de 91,5% nos índices de homicídio em dez anos.
De acordo com o sociólogo Luiz Lourenço, da UFBA (Universidade Federal da Bahia), o dinamismo econômico, se não for aliado à diminuição da desigualdade social, cria mais alvos em potencial. Isso pode aumentar os crimes contra o patrimônio (roubos e furtos) e proporcionar um consumo maior de drogas, atraindo o tráfico. “No Nordeste, existem áreas tão degradadas que, por mais que tenham melhorado, continuam muito ruins”, diz.
4. É preciso melhorar a qualidade dos dados.

Em dezembro do ano passado, foi criado o Sinesp, uma plataforma que reúne informações de todas as unidades federativas e tem como objetivo dar suporte ao planejamento, diagnóstico e avaliação de políticas de segurança.
Apesar de ser um grande avanço, ainda não há padrões nacionais para o modo como os dados são contabilizados. “Não é cada polícia que vai decidir como contar os dados de letalidade policial, por exemplo. É preciso ter estatísticas padronizadas e fazer com que os Estados entendam que elas são ferramentas de planejamento e prestação de contas”, diz Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
5. O sistema penitenciário precisa ser reformado urgentemente.
Em junho de 2013, havia 574 mil presos no país, cerca de 256 mil a mais do que o sistema é capaz de suportar. Do total de presos, 43,8% são provisórios (ainda não foram julgados).
As condições do sistema prisional são degradantes e há poucos programas de ressocialização dos presos. Quase metade da população carcerária (47%) é reincidente, segundo estudo do PNUD.
6. É preciso unificar a política de combate à violência em um plano nacional de combate aos homicídios.
“O ponto zero, prioridade alta, é que exista um plano nacional de combate aos homicídios. Uma sociedade que acha que tudo bem morrerem tantas pessoas em um ano é uma sociedade violenta. Precisamos mudar essa mentalidade”, afirma Ivan Marques, da ONG Sou da Paz.

De acordo com Regina Miki, secretária nacional de Segurança Pública, a próxima gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) deve buscar mudanças constitucionais para dar maior poder à União em relação à segurança pública. A intenção, ela diz, é que o governo federal possa criar um padrão para alguns procedimentos operacionais, a exemplo de regras para investigação e perícia.
7. Crimes graves não podem continuar impunes.
“Prendemos muito, mas prendemos mal. Deixamos na rua quem é responsável pelos crimes mais violentos”, diz Ivan Marques, da ONG Sou da Paz. Para ele, o Judiciário brasileiro tende a prender criminosos de menor potencial ofensivo, enquanto a polícia tem índices muito baixos de resolução de crimes mais graves, como homicídio ou roubo.
Um estudo publicado em 2010 pela UFRJ constatou que o índice de solução de assassinatos em capitais como Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre gira em torno de 15%.
8. As instituições precisam agir em conjunto
Ministério Público, Judiciário e polícia precisam dialogar. Também carecem de integração os poderes federal, estadual e municipal. “O MP bate cabeça com a Polícia Federal, o Judiciário não conversa com governo estadual. As soluções dependem de como a gente gere um sistema que hoje induz mais às disputas do que à cooperação”, analisa Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Enquanto o Mapa da Violência reúne números do DataSus, base de dados do Ministério da Saúde, o Anuário de 2014, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, usa como fonte o Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública).




Extraído do texto acima:
“Em dezembro do ano passado, foi criado o Sinesp, uma plataforma que reúne informações de todas as unidades federativas e tem como objetivo dar suporte ao planejamento, diagnóstico e avaliação de políticas de segurança”.
Deve ser mais uma belíssima m…..que não serve para absolutamente phorra nenhuma, na minha pastelaria quem tinha a senha de outra belíssima m…. o Infoseg deixou de usar por absoluta e total inutilidade.
Estão criando siglas para dar alguma “importância” para a secretaria nacional de (in) segurança pública dirigida pela advogada Regina Miki, que tem muita experiencia em segurança pública foi chefe de GCM de Diadema por longos 8 (oito) meses.
E antes que alguém entenda errado escrevi importância no sentido de importante, se fosse no sentido de valor já iriam mandar procurar o Youssef o facilitador da vida do PT.
CurtirCurtir
Senhores….
Nesta hora, aparece um monte de especialista, mas em gráficos, desenhos, animações e outras atividades, falta o que realmente coloca o sapato no barro da favela ou da periferia, este sim, sabe a receita para a solução do problema.
Com uma lei Penal e de Processo Penal como a que temos, é bem facil de se conseguir informações de pessoas que cientes que “se” o meliante preso…será colocado em liberdade e certeiramente cobrará a bronca rapidinho.
Vide exemplo dos “Heróis Brasileiros”, ex-hospedes da papuda, que milagrosamente escaparam do crime de formação de quadrilha, já que não eram em mais de 4, não se juntaram para cometer crimes e de fato, não o concretizaram…
O grande problema não é a Policia, a Justiça ou o Sistema, o embrolho é simplesmente nosso arcabouço de Leis, pode-se dobrar os salarios, comprar armamentos “Jedais”, viaturas intergalácticas, que nada resolverá, será somente a mesma e velha “enxugação de gelo costumeira”, Claro que com uma mudança de Leis, que não beneficiem tanto os “Manos”, uma melhoria significativa de vencimentos, reposição de efetivo, treinamento, sem esquecer de colocar os maçanetas para trabalhar, ajudaria bastante. E não seria da noite para o dia, primeiro teria que se instalar a “CULTURA DA PUNIBILIDADE”, isso leva tempo.
é o que penso
C.A.
CurtirCurtir
OLHA QUE LEGAL. JÁ TEM A RECEITA, ENTÃO É SÓ FAZER O BOLO!!!BOA SORTE.
CurtirCurtir
Fim.da PM com urgencia!
CurtirCurtir
Essa reportagem é a famosa mais do mesmo. Dizer que nosso povo é bandido e assassino é pura redundância os números que estão aí falam por si. A questão, o cerne mesmo é o que fazer. Os “especialistas” pedem integração entre…podem rir – Policia, MP e Judiciário. Então tá! O policial na corro, como amplamente é conhecido, é maltratado, no mínimo é claro. MP e Defensoria dão suas contribuições especialíssimas em nos empalar e, no judiciário, a pena pesa. Já briguei muito com bandidos, pulei muitos muros e meti muito pé na porta. Hoje, assim com está, não saiu do DP nem de viatura. A ultima que tomei conhecimento, e deu corro, o tira encanou o ladrão e, na delegacia, o chamou de bandido. Resumo da história, apuração preliminar. O anel cobrou R$ 5.000,00. para acompanha-lo na rua da Consolação. Sendo assim meu irmão, boa sorte!
De um lado, o agressor da sociedade é o coitadinho e tem anel de graça. Do outro lado, sou malvado e tenho que arcar com custas de processo. Chega!!! Tô fora. I’m out!!!
CurtirCurtir
Estou na reta final a apenas 10 meses da tão sonhada aposentadoria!!Ja vou segunda feira entrar com o pedido de contagem e ja tirar as tres licenças premio e os 3 meses de feria ai tchau fuii!!Isso com 51 anos de idade,quanto a paridade/integralidade brigo na Justiça!!
CurtirCurtir
Enquanto o Ministro da Justiça for o incompetente do José Eduardo Cardoso que joga contra o próprio PT e essa Secretária Nacional de Segurança Pública tiver como secretário quem nunca fez polícia na vida nada mudará. Também é preciso mudar esse Estatuto da Criança e Adolescente que é a grande porta da impunidade e de estímulo para que o menor cometa crimes e vire bandido quando grande, E mudar a Lei de Execução Penal que pune a vítima e beneficia o bandido.
CurtirCurtir
Faz 200 anos que se fala que as polícias têm que trabalhar integradas. Balela, conversa fiada pra boi dormir. Enquanto houver duas polícias estaduais, isso dificilmente irá acontecer. Ou se muda a constituição e unifica as duas, ou se para de tentar tapar o sol com a peneira. Precisamos de atitudes radicais, e com urgência.
CurtirCurtir
Não nos esqueçamos que o povo paulista esta de acordo com tudo o que está acontecendo em SP (vide resultado das urnas). Então não há que se mudar nada e nem nós podemos ir contra a vontade do povo, ninguém tem que ser herói, cumpram seus horários e voltem para suas casas que o povo já fez sua escolha. “Não se esqueçam disso”!
CurtirCurtir
Crime de roubo simples: 6 anos/ com emprego de arma de fogo 10 anos (mesmo que simulacro) / latrocínio: 30 anos e 20 na forma tentada / maioridade penal: 14 anos/ adicione-se 5 anos ao concurso de pessoas/ receptação de veículo automotor 6 anos/ cumprir as penas integralmente, sem reduções e saídas temporárias/ o porte de arma 3 anos sem fiança, tá no carro com 3 todos puxam a corda/ semi aberto só para furto simples,estelionato e demais crimes de menor potencial ofensivo, isso após o tempo do fechado /cadeia sem visita íntima e alimentação -vestuario trazidos de fora/ 10 minutos pelo vidro no parlatório semanalmente……..TODAS ESSAS PENAS ACRESCIDAS DE 1/3 SE O CRIME FOR COMETIDO CONTRA QUALQUER AGENTE DO ESTADO ( se falar que não sabia que é policial, foda-se!). Se isso não fizer efeito rasgo minha funcional e peço exoneração. Na minha pastelaria vejo ladrão ser autuado dando risada, eles sabem que a cadeia será curta, tiram um barato da PM quando sobre duas rodas, mais um ano só pelo pinote, desrespeitam as polícias certos da impunidade que as leis lhe facultam.
CurtirCurtir
Esqueci: deixem as polícias trabalhar, deu resistencia o policial volta a trabalhar normalmente, sei de mikes que já foram ameaçados pelos respectivos comandos se, der confronto, é remoção imediata prá outra área, bem como os do Cptran que tem cotas de autuações de multas, se não cumprir vem represália. Quando a polícia senta o pau e a imprensa não crucifica, fica à vontade para trabalhar e bandido sabendo que vai levar bala pensa duas vezes antes de encarar. Infelizmente, ao nível em que chegamos, TEM QUE SER ASSIM!!!!!! É muito policial assassinado pelo simples fato de exercer a função. Sr governador: só o sr pode mudar esse quadro!!!
CurtirCurtir
Garanto que a parte boa da população de bem que o elegeu pensa assim e quer viver em paz, retomar atitudes rotineiras, TER SEGURANÇA PRÁ VIVER!!!!!!! E nós policiais também queremos!!!!
CurtirCurtir
Pessoas morrem todos os dias isso faz parte da mudança, comprovadamente todas as pessoas irão morrer algum dia.
CurtirCurtir
Não existem duas policias. Existem dois trabalhos diferenciados com o mesmo objetivo que é prender o criminoso, um atua antes do crime e a outra atua depois do crime lamento que pessoas mal informadas consigam ver fantasmas onde não existe.
CurtirCurtir
na verdade esta na hora dos militares chutar o pau da barraca e mandar esses bandidos de brasilia lá para cuba isso sim já demorou.
CurtirCurtir
Calma ai o maluco, ao pais é democrático e cada um faz o que quer, deixa os manos lá.
CurtirCurtir
Engraçado, resolvemos apenas 15% dos crimes graves, mas ainda sim o judiciário está abarrotado de processo criminal. Fazemos um flagrante em
Media em duas horas. O Jud repete em no mínimo um ano e meio. Se fizessem uma estatística, ia verificar q as contribuições da Pm em cana que vira inquérito e consequentemente denuncia é muito menor do q feito pela PC, ou seja, a PC produz muito mais processos do que a PM. De Qq forma a culpa da violência e também do judiciário, sobretudo pq são os mesmo ladrão de sempre que não ficam presos. Engraçado notar q o direito penal brasileiro orbita em apenas 4 crimes que geram cadeia. Nossas leis são ridiculas!!!
CurtirCurtir
“Prendemos muito, mas prendemos mal. Deixamos na rua quem é responsável pelos crimes mais violentos”, diz Ivan Marques, da ONG Sou da Paz. Para ele, o Judiciário brasileiro tende a prender criminosos de menor potencial ofensivo, enquanto a polícia tem índices muito baixos de resolução de crimes mais graves, como homicídio ou roubo.”
Se 66% dos presos são presos por tráfico, roubo e homicídio, como ele pode afirmar que a maioria é zé ruela? Ah claro, ele quer soltar a bandidagem na rua
CurtirCurtir
sergio disse:
02/01/2015 ÀS 20:17
Crime de roubo simples: 6 anos/ com emprego de arma de fogo 10 anos (mesmo que simulacro) / latrocínio: 30 anos e 20 na forma tentada / maioridade penal: 14 anos/ adicione-se 5 anos ao concurso de pessoas/ receptação de veículo automotor 6 anos/ cumprir as penas integralmente, sem reduções e saídas temporárias/ o porte de arma 3 anos sem fiança, tá no carro com 3 todos puxam a corda/ semi aberto só para furto simples,estelionato e demais crimes de menor potencial ofensivo, isso após o tempo do fechado /cadeia sem visita íntima e alimentação -vestuario trazidos de fora/ 10 minutos pelo vidro no parlatório semanalmente……..TODAS ESSAS PENAS ACRESCIDAS DE 1/3 SE O CRIME FOR COMETIDO CONTRA QUALQUER AGENTE DO ESTADO ( se falar que não sabia que é policial, foda-se!). Se isso não fizer efeito rasgo minha funcional e peço exoneração. Na minha pastelaria vejo ladrão ser autuado dando risada, eles sabem que a cadeia será curta, tiram um barato da PM quando sobre duas rodas, mais um ano só pelo pinote, desrespeitam as polícias certos da impunidade que as leis lhe facultam.
DISSE TUDO. MATOU A PAU.NÃO TEM MAIS NADA PARA FALAR. AGORA QUE EU ACHO DIFICIL DE ACONTECER, AHHH, EU ACHO!!!! AINDA MAIS COM ESSE CONGRESSO QUE MAIS PARECE UM SINDICATO DO CRIME.
CurtirCurtir
Sergio..
Sábios pensamentos… e acrescentaria o seguinte “preso não reeducando” uma das maiores hipocrisias é dizer que o mesmo esta se se reeducando na cadeia, CADEIA tem que ser castigo mesmo e esse castigo é a grade.
O que tem que melhorar e muito é o sistema penitenciário, alias que os mesmo paguem suas penitencias preso.
CurtirCurtir
16º n ranking de morte e 4º no de prisões? Porra o que esses idiotas estão reclamando? Prendemos 4 vezes mais que matamos! e ainda reclamam? se fosse o contrario, até me calaria, mas desse jeito exposto, essa imprensa é foda! quer manipular tudo e de qualquer maneira, com mentiras, ilusões e falcatruas! Mas hoje, com o advento da cultura da inclusão digital fica mais difícil! Isso porque as policias estão com os bagos amarrados igual porco sendo castrado! e mesmo assim prendem 4 vezes o que matam! vejam os que menos matam e verifiquem o quanto se prende! Querem resultados de policiais holandeses, com administração de políticos ingleses, com decisões de juristas chineses, enquanto aqui lidamos com a policia mais mal paga do planeta, possuímos os políticos mais corruptos do universo e convivemos com juristas incompetentes que são indicados a ocuparem altos cargos por QI(indicação)! Isso não é mencionado na reportagem né?Se alguém tiver a fórmula para o nosso cenário, pode mostrar!
CurtirCurtir
isso prova que a policia prende e ajustiça solta, devido a que ? as Leis , o sistema penitenciario falido devido a que ? as Leis , PC maltratada devido a que ? Leis mudem as Leis .
CurtirCurtir
E de salário digno, ninguém fala? Policial só tem que trabalhar, sem conseguir ao menos se sustentar? Quando pagarem bem aos policiais, pode ter certeza que as coisas mudam…, enquando isso não acontecer…., só ZzZzzzzzzzZzzzzZ
CurtirCurtir
FIM DAS DUAS POLÍCIAS E INTITUCIONALIJACAO DO PCC, PARA SEGURANÇA PUBLICA, E A NOVA COLOMBIA GENTE.
CurtirCurtir
A Polícia do estado mais rico do país……….onde ficamos, às vezes, por horas, cuidando de uma simples legitimação junto ao IIRGD…. se mudasse isso, já entendo que seria uma grande avanço. Promessas não faltam, mas , de fato,nada acontece.
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e Senhores.
Muitos falam demais, raríssimos possuem conhecimento prático, mas, a maioria gosta de aparecer bem na foto.
Meu pai já dizia:
“Temos dois ouvidos, dois olhos, dois braços e duas pernas, mas, possuímos somente uma boca e um órgão genital”.
Temos que atacar o ponto nefrálgico da situação e não será indicando este ou àquele para certas cadeiras importantes que realmente se resolverá a problema.
A grande maioria deste País sabe que o maior problema encontrado é a escassez de bons exemplos e principalmente a especialização de mão de obra.
Alguns espertalhões adoram assumir riscos, mas na hora “H” ao assumir os prejuízos agem como se fossem àqueles pastores arrependidos diante de seu rebanho.
Existe uma presente necessidade que se inicie o dever de casa e estas tarefas embora não sejam agradáveis, todos indistintamente têm que participarem.
Certas castas ainda acham que é o ponto terminante da sociedade, mas devo lembrar que as famílias “quatrocentonas” deste País, estão em decadência ou em franca extinção. Por isso não se pode falar em privilégios para este ou àquele distinto.
Temos que nos concentrarmos e exigirmos dos nossos governantes uma sociedade mais justa e participativa em todos os sentidos.
“CRIME” neste País não é o único problema, pois se não olharmos para outros pontos, este quesito em nada será equalizado.
Temos que ter uma melhor qualidade de vida e com menos impostos, pois estes fatores contribuem em muito para o desespero de muitos na sociedade e, atrevo-me até em dizer que contribui em grande escala para um alto índice de SUICIDIO, pois muitos em total desespero, ao invés de optarem por cometer delitos, preferem dar cabo da sua própria vida e este é um ponto que se deve levar muito em consideração.
Onde estão àqueles que auto intitulam serem os analistas de plantão, mas que até o presente momento ainda não se atreveram a levantar esta questão?
Será medo de uma retaliação?
É realmente muito fácil depois de o leite derramado vir a público e tentar assegurar a todos que o maior problema da nação está nas mãos de alguns poucos mortais que não souberam serem assessores de confiança de seus eleitos.
Digo:
Enquanto não se resolverem a oferecerem cargos e carta branca para àqueles que definitivamente têm conhecimento pleno em certas questões, em nada se resolverá, pois como dizemos na gíria policial, continuaremos a enxugar gelo e deste jeito Senhoras e Senhores, ainda nos digladiaremos com os tudescos e por fim, perderemos de 06 a zero.
Caronte.
CurtirCurtir
Tem que ser pena de morte, aí sim estimulária á polícia esclarecer os crimes com vontade. Só não pode darem sentença para alguns como se estivessem acima da lei.
E outra, recesso judicial deveria ser um bônus aos fóruns com situação processual em dia é não aos que não querem trabalhar.
Fui!
CurtirCurtir
SÃO PAULO ESTA SE TRANSFORMANDO EM UM NOVO RIO DE JANEIRO, ESTA QUASE LÁ.
LÁ É O CV…QUE MANDA
AQUI É O PCC… QUE MANDA…
CurtirCurtir
VAI CHEGAR UMA HORA QUE AQUI EM SÃO PAULO OS POLICIAIS MILITARES SOMENTE CONDUZIRÃO AS VÍTIMAS PARA A DELEGACIA PARA ELABORAR O BÓ…….
E OS POLICIAIS CIVIS ESTARÃO ESPERANDO OS POLICIAIS MILITARES CONDUZINDO AS VÍTIMAS PARA ELABORAR OS BÓs….
PORQUE NA RUA O QUE SERA FEITO E O QUE ACONTECERÁ SERA DETERMINADO PELO PCC…………
ESTE SERÁ O FUTURO DAS POLICIAS DE SÃO PAULO…………….
E COITADO DO POLICIAL QUE DER UM TIRO EM UM MALA…..
ELE IRÁ PRESO E DEPOIS SERÁ EXONERADO PELA VIA RÁPIDA……………..
CurtirCurtir
extra. extra
com este congelamento de dim dim esqueçam essas revindicações
reestruturação.
aumento..
a. alimentação.
carreira jurídica.
n.u.
n,m.
tudo, esqueçam o que foi prometido em 2014. por favor.
CurtirCurtir
legitimação através de fax. Só nesta polícia velha, ultrapassada e doente em todos os sentidos. Acorda PC, enquanto estão utilizando a “nuvem”, nós estamos ainda no sinal de fumaça.
CurtirCurtir
Para os dinossauros que não sabem, nem imaginam o que é nuvem em computação.
O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.
Mais fácil pra PC é enviar fax e preencher formulário em máquina de escrever, pegunte ao seu neto se ele sabe o que é máquina de escrever???? Ah meu amigo, na PC ainda utilizam este museu, acredite.
Levem os estudantes do ensino fundamental para visitar uma delegacia de polícia e apresentá-los uma máquina de escrever, KKKK
CurtirCurtir
Essa ONG – SOU DA PAZ é um dos piores nomes que eu já vi para ONGs
Vejam o porque
O CIDADÃO QUER A PAZ
A POLICIA TAMBÉM
MAS O LADRÃO NÃO
EU SOU DA PAZ MAS O LADRÃO NÃO QUER SABER DE PAZ
Enquanto OngS, o Governo ñ tratar a Segurança como deve ser tratada a tendencia é o Brasil ser campeão de criminalidade. Mais SEGURANÇA menos DIREITO dos MANOS.
O povo vem lutando há anos contra a CRIMINALIDADE exemplos:
– Colocam cruzes nas praias para alertar a guerra injusta que existe no Brasil entre POPULAÇÃO DESARMADA & CRIMINOSOS de FUZIS que matam a torta e direita pessoas indefesas.
-A população em maioria quer a maioridade penal aos 15 anos, apoiam, pedem e o legislador não faz nada a anos.
-A Policia pede socorro e nada dos políticos fazerem algo.
-Nas emissoras o bordão é verdadeiro ” A POLICIA PRENDE A JUSTIÇA SOLTA”.
-A população clama pela mudança do cod penal e o legislador nada faz.
Então o POVO BRASILEIRO não é o culpado, nossos maiores inimigos são os POLÍTICOS que andam de carros blindados, moram em condomínios super seguros, aumentam o salario o quanto quer, nunca trabalham, não votam nada em beneficio do povo e sim em beneficio do seus umbigos.
Hoje existe a PENA de MORTE no BRASIL e o carrasco é o BANDIDO que é paparicado pelo DIREITO dos MANOS, acoitado pelos nossos LEGISLADORES e agraciados por ONGs. Esta é a realidade em nosso País. Enquanto isso a POPULAÇÃO fica sem o direito de IR E VOLTAR VIVO acaba ficando trancafiada em suas casas porque SE FOR NÃO VOLTA VIVO.
Se quer mudança é só ouvir um policia que esta nas ruas deste País por anos afora.
-CUMPRIMENTO DA PENA 30 ANOS DE PONTA A PONTA SEM SAIDINHAS E VISITA ÍNTIMAS.
-PARLATÓRIO DE 10 MINUTOS POR SEMANA GRAVANDO ÁUDIO E VÍDEO
-MAIOR IDADE PENAL AOS 15 E NO CASO DE CRIMES HEDIONDOS PRATICADO PELO “DI-MENÓ” ESTE CUMPRE A PENA EM LOCAL DIFERENCIADO MAS NA SUA INTEGRALIDADE.
-APERTAR EM CIMA DO TRAFICO DE DROGAS, TODOS OS CRIMES ESTÃO EM SUA MAIORIA RELACIONADOS AO TRAFICO DE DROGAS.
-HOMICÍDIO DE AGENTES DA LEI PENA 1/3 AUMENTADA
-MENOS DIREITO DOS MANOS E MAIS AÇÃO CONTRA A CRIMINALIDADE.
Do jeito que esta pode contratar até a S.W.A.T. que não darão jeito, bandido só aprende com o peso da lei, sem isso é exemplo de que o crime compensa para todos os jovens deste país, que a cada dia estão entrando no crime, por ser móle a nossa legislação.
CurtirCurtir
Nuvem, aqui no tucanistão, só se for nuvem de fumaça ( NU, grupo de estudos, é só uma sensação de segurança, eles são só trinta, temos a melhor segurança).
E com o águia careca a população vai ter que apreender o que a muito tempo os PC sabem, quando estamos com problemas ou insatisfeitos no local em que trabalhamos “ faz seu corre” ou como disse uma certa senhora relaxa e g…………..
E quando eu falo pro povão que muitas vezes ficamos três horas para passar uma legitimação porque um dinossauro não aceita escaneados eles não acreditam.
CurtirCurtir
Existe situação mais ridícula do que aquela imagem na TV do bombeiro apagando o incendio num onibus na ZNorte e a noiada atirando pedras neles???? A Pm tomando pedrada em tres cidades do litoral sul na passagem de ano, devido à reprimir arrastões?????? Sr Governador, acorda, por favor. Não sou ninguém prá lhe dizer isso, mas a população que lhe reelegeu espera uma atitude enérgica do senhor, inclusive aquela população da periferia que não é conivente com a criminalidade vizinha. Não há efetivo policial ou salário elevado que de jeito nisso!!!!
CurtirCurtir
Querem saber minha opinião??
Deveria haver uma mudança na constituição e mudar o Regime de Trabalho dos Policiais. De Estatutários, passaríamos a Celetistas. Qual a razão? É Simples. A única vantagem que temos hoje em sermos funcionários públicos é a aposentadoria, que em tese seria integral. Todos nós sabemos em que pé que está nossa aposentadoria especial. Segundo lugar, somos mal remunerados. E por último, nosso contingente é formado por pessoas desmotivadas, cansadas e descompromissadas com a instituição. A maioria só quer emprego e não trabalho. Receita: Muda o regime, paga-se bem, estipula-se metas realizáveis a fim de que possam serem cobradas dos Policiais. Preguiçoso, braço curto, mal colega, Rua… Empresa privada é assim, não é mesmo? Ou o funcionário corresponde ou é demitido. Eu toparia na hora, assinaria agora a migração para o regime celetista. DÊ-me um salário digno, FGTS, vale alimentação e refeição e plano de Carreira. Aí sim pesaria o desempenho e títulos individuais. Esse modelo atual está falido. De que adianta eu ter duas faculdades, cursar pós graduação ou falar outro idioma???? Aqui não vale nada. Não é possível que nossos parlamentares, a mídia, os cidadãos não tenham percebido o descalabro que nos encontramos. Somente 2% dos crimes contra o patrimônio são esclarecidos. É uma vergonha. Esses resultados nos desmoralizam perante a sociedade.
CurtirCurtir
Nunca vi tanta besteira junta, desculpa i irmão mas mas vai falar besteira asim sentado na privada. kkk
CurtirCurtir
Atento P Ms…amanha publica novas taxas do Estado bem com ufesp…nossa diaria serah de 898,99.
CurtirCurtir
Período bom: 2003 a 2013. Quero dizer que os dez anos de vigência da Lei nº 10.826 de 22 de dezembro de 2003, Estatuto do Desarmamento assinado pelo LULA não serviu pra acabar com a matança brazuca. Por que não revogar essa porcaria?
CurtirCurtir