“Na faculdade, deixei minha profissão camuflada”, diz PM
Em São Paulo
18/09/201411h02
-
BBC
Criticando a militarização da polícia, PM se diz decidido a deixar corporação
Orgulho e decepção são dois sentimentos que se misturam quando o policial X fala sobre sua experiência na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em depoimento à BBC Brasil, o policial (que não será identificado para evitar represálias) fala sobre a satisfação em poder ajudar a população em seu trabalho diário e lamenta o preconceito que é dirigido aos agentes da lei em algumas situações.
Crítico ao caráter militar da polícia, ele relata situações de perseguição dentro da corporação, fala sobre a necessidade de reformas e confessa ter decidido deixar a PM.
Leia o relato concedido ao repórter Luis Kawaguti, da BBC Brasil.
“Eu entrei na PM mais por vocação, por gostar da profissão. Eu admirava o trabalho dos policiais militares, a maneira como eles se comportavam com o cidadão, pelo menos isso foi na época em que eu entrei, há mais de dez anos.
Eu via o policial como autoridade, um funcionário da lei que poderia mudar um pouco a situação do Estado de São Paulo.
Mas na escola de soldados eu já tive aquela decepção com a profissão.
Você entra e acredita que vai aprender todas as atividades de policial. Claro, a gente têm aulas de Direito, de procedimentos, mas eles te mandam fazer coisas diversas da profissão como carpir mato, ser pedreiro, lixar, pintar parede, coisa que não faz parte da segurança pública.
Fora a pressão interna. Se você chegasse um dia com a bota mal engraxada os comandantes deixavam a gente preso no final de semana.
Eles obrigavam a gente a limpar um alojamento enorme em vez de contratar uma empresa especializada. Uma vez eu entrei para pegar algo no meu armário e um tenente me viu com botas. Falou que o chão estava limpo e eu estava sujando, por isso me deixou preso no final de semana.
Na minha primeira ocorrência, até considero que agi errado. Guardas civis foram apreender a mercadoria de um vendedor de água e lanches em frente a uma faculdade porque ele não tinha alvará.
Estava ele e a filha dele. Ela tinha uns 10 anos de idade e veio correndo e abraçou a minha perna falando: “Salva o meu pai, salva o meu pai, eles vão apreender a mercadoria dele e é a única coisa que a gente tem para trabalhar”. Aí eu conversei com os guardas e eles não apreenderam a mercadoria. Isso me marcou.
Eu gostava de atender casos de roubo a banco. Às vezes não conseguíamos prender os bandidos, mas podíamos conversar com as vitimas, tranquilizá-las, depois levar para a autoridade policial.
Eu me sentia bem, gostava de ajudar as pessoas. A função da polícia militar não é ruim não.
Orgulho
Em festa de amigos ou de parentes, quando o policial militar chega e alguém fica sabendo logo começa aquela conversa numa roda. Você vai bater um papo para descontrair e eles começam a contar casos policiais, como: ‘O policial militar me parou nessa semana e o veículo estava com o licenciamento vencido e o policial solicitou dinheiro para mim. Nossa, o policial é corrupto’.
Aí eu falo: ‘Espere aí! Nem todos os policiais militares são corruptos. Eu não sou, trabalho com vários policiais que não são, esse foi um caso isolado que o policial pediu dinheiro para você, mas nem toda a polícia é corrupta’.
Eu defendo o policial militar porque eu convivo com ele e eu acredito que a maioria é honesta, a maioria quer trabalhar, cumprir com seu dever e voltar no outro dia para casa.
Eu ficava chateado porque era uma afronta ao fato de eu ser policial e por saber que eu sou honesto e os meus amigos também. Não ficava chateado por falarem mal da instituição, mas por generalizarem o policial militar como desonesto. Ele não é desonesto nem violento, salvo exceções.
Na faculdade de Direito, eu procurei deixar camuflada a minha profissão. O policial tem receio, nós somos discriminados. Se eu chegasse na faculdade e me apresentasse como policial militar o tratamento seria outro.
Seria entrar naquele debate sobre o policial honesto, todo mundo ia querer contar aquela história sobre o que o policial fez. Eu me preservei por causa disso, quis ser normal na faculdade.
No final do curso eu fui falar que era policial e o pessoal falou: ‘Nossa, não acredito! Não tem nada a ver você de policial militar’.
Eu não sei qual era a analogia. Não sei se é pelo fato de eu estar em uma faculdade estudando, almejando crescer . (Me disseram que) ‘o policial militar não tem essa vontade de crescer, ele não tem cultura, não tem estudo’. Mas eu não questionei porque já era o final do curso.
Afastamento
Já no curso da pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal tinha quatro delegados na minha sala, o resto eram advogados. Quando me apresentei como PM senti um certo afastamento. Eu sentava no fundo da sala e quando me apresentei todo mundo olhou para trás e disseram: ‘Nossa, um policial militar aqui na sala!’
Hoje a população pensa de maneira errada que o policial militar não tem cultura, não tem estudo, não tem nem o segundo grau, não sabe ler ou escrever. Simplesmente a população acha que ele passou em frente do setor de seleção da PM e foi arrastado para dentro. Mas não, é um concurso muito difícil de entrar e o PM tem que ter muito conhecimento.
Antigamente tinha aquela musiquinha: ‘É, é , é não estudou virou gambé (gíria para policial em algumas regiões do Brasil)’. Hoje não, para ser ‘gambé’ tem que estudar, para ser policial tem que estudar muito.
O homem com conhecimento pode exercer profissão bem melhor, o policial com conhecimento de Direito vai exercer sua profissão muito melhor.
Eu conseguia trabalhar e agir sempre de uma maneira legalista, mas eu fui desanimando por causa de perseguição interna. Exemplo clássico: o policial está dirigindo a viatura e se vier a bater, pronto! De duas uma: vai ficar preso ou vai pagar a viatura e ser perseguido.
Como fiz Direito, já defendi muito policial militar em processo administrativo. Mas eu ia vendo que as decisões do comandante eram tendenciosas e isso ia me desanimando.
Hierarquia há em todos os órgãos públicos, mas a hierarquia militar, por ter regulamento próprio, é pior. Se você chegar atrasado – o trem pode atrasar, o ônibus pode quebrar – você já responde processo.
Eu tomei providências em relação ao meu oficial, que era um tenente. Ele não aceitou o fato de que um soldado poderia abrir um processo contra ele. Ele quis utilizar um armamento que não poderia usar por norma do comandante. Eu fiz um documento comunicando isso a um superior dele e acabei transferido de companhia.
Esse é um tipo de punição na Polícia Militar que não tem no regulamento, que é a transferência, mudança de escala, é uma punição velada. O PM é obrigado a melhorar o salário fazendo o famoso bico. Um comandante que quer perseguir vai botar o policial para trabalhar no dia do bico, puxar escala extra e aí ele perde o dinheirinho extra do bico.
Eu respondi a dois processos administrativos.
Hoje quero sair da PM. Não tenho mais aquele brilho no olhar para a polícia, não gosto mais da profissão.
Não quero mais fazer um serviço desses para sofrer perseguições, o militarismo desanima a gente. A PM é a única instituição em que você vai trabalhar e pode ser preso, ser morto ou responder a um processo.
A Polícia Militar hoje é uma instituição secular. Felizmente, bem ou mal, é a única polícia que consegue segurar a criminalidade no país, mas tem que passar por muitas reformas. Mas eu não vou ficar para ver, se Deus quiser, vou sair em breve.”
(Procurada pela reportagem da BBC Brasil, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo afirmou que não se pronunciaria sobre o relato do policial. Já a Polícia Militar do Estado de São Paulo não havia enviado seu posicionamento até a publicação desta reportagem)


Manisfesto???Com qual base vc esta alegando isso???Hierarquia tem em casa na escola até no ônibus tem!
CurtirCurtir
Vai acabar, é só uma questão de tempo.
Quem viver verá ! Só vão espernear os estrelinhas INÚTEIS para a sociedade que gasta seu dinheiro suado para sustentar esses parasitas, que só gostam de emanar ordens ridículas e descabidas, acobertados pela nomenclatura “HIERARQUIA’.
Ultimamente, também se metem a legislar. Pobres coitados que se valem da ignorância extrema de um povo desinformado, de políticos covardes e corruptos, que mantém essa excrescência apenas por ser mais fácil de manipular.
CurtirCurtir
“Na minha primeira ocorrência, até considero que agi errado. Guardas civis foram apreender a mercadoria de um vendedor de água e lanches em frente a uma faculdade porque ele não tinha alvará.
Estava ele e a filha dele. Ela tinha uns 10 anos de idade e veio correndo e abraçou a minha perna falando: “Salva o meu pai, salva o meu pai, eles vão apreender a mercadoria dele e é a única coisa que a gente tem para trabalhar”. Aí eu conversei com os guardas e eles não apreenderam a mercadoria. Isso me marcou.”
—————————-
Obrigado ao PM da reportagem!
Eu também só teria visto um pai trabalhando para sustentar a filha nessa situação.
Às vezes, uma conversa ou até um olho de vidro fazem mais Justiça que a Lei.
E, apesar de eu pegar no pé do PT, o Haddad vem tentando regularizar a situação dos vendedores de comida de São Paulo. Espero sinceramente que consiga.
CurtirCurtir
Hierarquia tem em todo lugar, mas, separar “sangue azul” do “resto”, só na meganha. Tanto é que o primeiro a chiar se diz oficial, quero ver se vai aparecer algum praça desmintindo o relato do PM que concluiu um nível superior de verdade e não estes de faz de conta da esdrúxula meganha filha bastarda da ditatura militar.
CurtirCurtir
“desmentindo”
CurtirCurtir
e eu digo que é difícil acabar:
é só uma questão de lógica . . .
não digo que nunca ira acabar nestes moldes históricos . . .
mas diante do CAOS . .
SIM VIVEMOS UM CAOS FABRICADO E MANTIDO . . .
onde toda e qualquer instituição ou ser humano pode ser corrompido . . cooptado . .destruído . . .
As forças militares organizadas . . mesmo que tênues . débeis . . viciadas . . .
( qual o material aparente humano hoje que não se vende ? muitos ? )
mas ARMADAS VIOLENTAMENTE ARMADAS . . . desarmamento servil . . . legitima defesa ???!!!
estarão sempre de prontidão para o rei do momento . .
reis da dinastia sufrágio universal simulação eletrônica que fique claro . . .
a legitimidade ???!!!
é isto . .
uma ordenação fidalga piorada e sua guarda pretoriana particular . . . uma volante . . um biotipo, arquétipo, um fenótipo . . capitão do mato literalmente . . .
e uma oligarquia local e transnacional com seus bicos legais !!!
QUEM VAI ACABAR ??? QUANDO ??? QUEM ???
OS SERES HUMANOS POLICIAIS EDUCADOS FORMADOS SAUDÁVEIS AMPARADOS
NUNCA SERÃO O PROBLEMA . .
O PROBLEMA É ESTE I$TADU DE LEIS VICIADAS . .UM I$TADU VICIADO . .
E PRESTEM MUITA ATENÇÃO NISTO AGORA
UM I$TADU DE LEIS JAMAIS SERA UM ESTADO
E O PRIMEIRO SINTOMA DE UM I$TADU DE LEIS
É A DESOBEDIÊNCIA CIVIL . . . plural . . .
O QUE NÓS VIVEMOS HÁ 514 ANOS . . .SEM ESTADO . .COM GENOCÍDIO . . .
CurtirCurtir
Acabar a Policia Militar, só na cabeça de imbecis ela pode ate mudar de nomenclatura, mas continuara sendo a mesma coisa. Se quer ajudar colabore, de ideias, sugestões, mas criticar e coisa de hipócrita. limpe a sua bunda primeiro depois limpe a dos outros. kkkkkkkkk a policia continua vocês vão morrer todos e ela continuara.
CurtirCurtir
Vindo da BBC Brasil não me surpreenderia que esse relato fosse falso, a todo o momento ele critica a polícia, e a sua estrutura, mas o que mas nos prejudica é a estrutura? Em nenhum momento ele menciona a violência, o salário, e as leis, que essas sim nos fodem, esses dias mesmo a BBC insinuou que se a PM fosse desarmada faria um trabalho melhor, a todo momento a BBC esfrega na cara do leitor a “violência policial” e NUNCA fala um “A” sobre a violência do bandido, e se o relato for verdadeiro, pode saber que essa parte foi omitida, e vou além, ainda deram um jeito de colocar a culpa desses abusos no militarismo, mesmo todos aqui sabendo que na policial civil, e empresas privadas é muito pior
CurtirCurtir
E nos prédios da PC que tem elevador só pra delegado? Carcereiro sendo motorista particular? Transferências igualzinhas e essas ditas? Será que a PC é militarizada também?
CurtirCurtir
Não é só na PM que isso está acontecendo não meu caro. Na PC tem muitos que também estão dando linha na pipa e procurando coisa melhor.
CurtirCurtir
Claro Jonas , não vai acabar, só não vai se chamar Polícia MILITAR, não vai mais ter TJM, vai ter treinamento voltado para atendimento ao cidadão, não terá mais perda de tempo e erário com bandas de música e essas cositas más … no mais só vai mudar o nome mesmo.
CurtirCurtir
PODERDE POLÍCIA
12 de agosto de 2014, 12:22
Foi publicada nesta segunda-feira (11/8), em edição extraordinária do Diário
Oficial da União, a lei que permite porte de arma de fogo por guardas
municipais, sancionada na última sexta-feira (8/8) pela presidente Dilma
Rousseff.
“Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme
previsto em lei”, diz o texto oficial. Estabelece, porém, que o direito pode ser
suspenso “em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da
adoção da medida pelo respectivo dirigente”.
De acordo com a regra, além da segurança patrimonial, estabelecida pelo
artigo 144 da Constituição Federal, as guardas terão poder de polícia. Elas
poderão atuar na proteção da população, no patrulhamento preventivo, no
desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em grandes
eventos e na proteção de autoridades, bem como em ações conjuntas com os
demais órgãos de defesa civil.
A Lei 13.022/2014 decorre de projeto apresentado pelo deputado Arnaldo Faria
de Sá (PTB-SP), aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. A proposta
gerou polêmica. Entidades ligadas à defesa dos direitos humanos e o Conselho
Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros
Militares foram contrários ao porte de armas, defendido pelas associações de
guardas municipais.
Com a aprovação da lei, os profissionais também deverão utilizar uniformes e
equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter
denominação idêntica à das forças militares. As guardas terão até dois anos
para se adaptar às novas regras. Com informações da Agência Brasil.
Revista Consultor Jurídico, 12 de agosto de 2014, 12:22
CurtirCurtir
Por isso que era melhor derrubar tudo e construir de novo … uma casa só.
CurtirCurtir
SEGUNDA LEITURA
27 de julho de 2014, 08:01
Por Vladimir Passos de Freitas
Escrevo Polícia mesmo sabendo que o nome é
Guarda Municipal, porque, na realidade, é de Polícia
mesmo que se trata. O rótulo não altera o conteúdo.
O Senado aprovou no dia 16 passado o PL 39/2014
que cria o Estatuto Geral das Guardas Municipais,
cujo texto ainda não foi disponibilizado na internet.
Face ao interesse que o assunto desperta, escrevo
valendo-me do Projeto de Lei 1.332 que desde 2003
tramitava na Câmara dos Deputados e que foi
aprovado naquela casa em 23 de abril passado.
Segurança e saúde são as duas grandes
preocupações da maioria da população brasileira. A
segurança não atende os padrões mínimos para um país que quer ocupar
espaço entre as nações mais desenvolvidas. Se fôssemos falar das mazelas na
área, cujos órgãos há décadas padecem de falta de estrutura, esgotaríamos os
limites do texto. Fiquemos apenas na mais recente e surpreendente
declaração.
O Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Norte, ao comentar o
aumento dos assaltos após o fim da Copa do Mundo, afirmou que os
comerciantes deveriam ter a sua segurança própria, pessoal (clique aqui para
ler). Este conselho, vindo da autoridade máxima estadual, reconhece a falência
do Estado e orienta os comerciantes a criar sua guarda própria, mesmo
sabendo que isto seria inútil, porque os seguranças não poderiam portar arma
de fogo. Só faltou sugerir que fossem criadas milícias, como no Rio de Janeiro,
para dar proteção mediante pagamento de uma taxa mensal.
Polícia ou Guardas Municipais existem em alguns países, como o México,
Polícia Municipal é a novidade na área da segurança pública no paísArgentina e Itália. Nos Estados Unidos elas são bem desenvolvidas e possuemum papel ativo na segurança pública. Consulte-se, por exemplo, o site da
Central de Polícia de Denver, Colorado.
No Brasil, o PL 39/2014 do Senado foi aprovado rapidamente e por
unanimidade, estimulado pela perda do controle do Estado na área da
segurança. O tema suscita polêmicas. De um lado situam-se os que veem na
nova Polícia um benéfico reforço em área deficiente. Do outro, posicionam-se
os que afirmam que a nova Polícia acabará se prestando aos interesses
políticos do prefeito, além de criar uma superposição de atribuições que vai
gerar conflitos com outros órgãos policiais. Na verdade, tais discussões agora
são inúteis. O Estatuto foi aprovado e depende apenas da sanção presidencial.
Pode haver veto de um ou de outro artigo. Mas não afetará o conjunto. Em
torno de um mês passaremos a viver uma nova realidade.
É certo que os municípios de médio e grande porte já possuem a sua Guarda
Municipal, Civil ou Metropolitana. Todavia, ela agora se apresenta sob novo
figurino. A base, como antes, será o artigo 144, parágrafo 8º da Constituição,
que dá-lhes poderes de proteção de seus bens, serviços e instalações. Portanto,
a essas guardas cabe, antes e depois do Estatuto, zelar pelas ruas, parques,
jardins, monumentos, serviços prestados (como no trânsito) e instalações
(escolas e os bens que nelas se integram).
A diferença entre o antes e o depois é que até o Estatuto recém-aprovado não
havia uma norma comum que as integrasse. Agora, porém, elas terão um
mínimo de uniformidade. No entanto, suas atribuições dificilmente ficarão
contidas nos limites do artigo 144, parágrafo 8º da Constituição. Vejamos.
O artigo 5º, inciso II, dá às Guardas poder de “coibir infrações penais” e o inciso
III o de “atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município,
para a proteção sistêmica da população”. Evidentemente, nas duas hipóteses,
mencionam-se bens, serviços e instalações municipais. Mas, no calor de uma
ocorrência, quem será o hermeneuta a decidir de quem e a competência? E ele
será obedecido?
O mesmo artigo nos incisos V fala em colaborar para a pacificação dos
conflitos que atentem contra os direitos fundamentais das pessoas. A
interpretação pode concluir que à Guarda caberá solucionar rusgas de
vizinhança, pequenas cobranças, atos aéticos como o descaso da família no
trato de um idoso. Em suma, uma ressurreição das antigas funções dos Juízes
de Paz. Estranho.Os incisos XIII e XIV suscitarão prolongadas discussões. A Guarda atenderá
ocorrências emergenciais quando deparar-se com elas e encaminhará ao
Delegado de Polícia o autor de infração pilhado em flagrante. Esse tipo de
procedimento é feito pela PM. Fácil é prever a ocorrência de conflitos entre as
duas corporações. Ainda mais que o estado de emergência é subjetivo, nem
sempre bem definido.
Outras atividades atribuídas à Guarda estão plenamente ajustadas à sua
previsão constitucional e não geram maiores dúvidas. Entre elas, exercer
funções no trânsito, proteger o patrimônio ecológico, histórico e cooperar com
os demais órgãos da defesa civil.
Outros dispositivos merecem comentário.
Boa iniciativa é exigir que os integrantes da Guarda sejam concursados (artigo
9º) e que os cargos de direção sejam, por eles, exercidos após quatro anos da
criação (artigo 15, parágrafo 1º). Não se elimina, mas, pelo menos, diminui o
caráter político da nomeação, algo comum nos municípios.
Nas exigências para a investidura (artigo 10) os requisitos são os de sempre,
mas a lei municipal poderá estabelecer outros. E aqui, com olhos postos no
futuro, seria bom que se exigisse dos concursandos exame psicotécnico. Afinal,
os integrantes da GM enfrentarão, armados, situações complexas e deles se
exige equilíbrio emocional. Na mesma linha preventiva, em caso de má
conduta, mesmo que não hajam vítimas, o juiz poderá proibir que o agente
porte arma de fogo (artigo 16, parágrafo único). É preciso evitar ao máximo os
riscos.
O controle através de corregedoria própria e de ouvidoria (artigo 13) é
oportuno, mas, poucos acreditam na sua efetividade. Tudo indica que ele, na
vida real, será exercido pelo promotor de Justiça da comarca. As GMs terão
uma linha de telefone direta, com o número 153 (artigo 18). Boa medida.
O Estatuto não disfarça uma certa espécie de aversão à Polícia Militar. Proíbe
seus integrantes de terem formação ou aperfeiçoamento nas Academias da PM
(artigo 12, parágrafo 3º), de ficarem sujeitos a regulamentos militares (artigo
14, parágrafo único) e até de utilizar denominações idênticas, títulos,
uniformes, distintivos e condecorações (artigo 19). Este repúdio não condiz
com o espírito de cooperação que deve existir entre órgãos afins, cria
animosidade por prevenção contra uma Polícia que, exceções à parte, tem
prestado bons serviços à população brasileira. O artigo 19 chega a ser ridículo,
porque, eliminando títulos rejeita denominações de uso internacional (comoTenente) e obriga a criação de outros, desconhecidos da população e que serão diferentes em cada município.
Finalmente, a efetividade. Serão as GMs um órgão a auxiliar a população
brasileira no combate à criminalidade? Ou um órgão a mais a consumir
recursos pagos pelos contribuintes? Seria oportuno que fossem convidados os
cérebros mais privilegiados e os expertos no assunto para que esta nova fase
comece bem. Nesta linha sugere-se que:
1) O Ministério da Justiça criasse um Guia de Condutas destinado aos prefeitos,
com sugestão de atos de gestão das referidas Guardas, Guia este a ser feito com
o auxílio de pessoas que tenham tido experiências de sucesso em outros países.
Da mesma forma um Guia de Conduta para os novos agentes, com modelos
práticos dos limites de suas atividades e formas de conduzir-se.
2) Os Tribunais de Justiça assumissem seu papel político e tão logo surjam os
primeiros conflitos de atribuições entre a GM e outras polícias, editem
Súmulas, a fim de orientar os órgãos de segurança. Não se pode esperar que
esta orientação venha de órgãos do Poder Executivo, porque diferenças
partidárias dificultarão as soluções. O Judiciário pode e deve fazê-lo através
das Súmulas, deixando o comodismo e participando ativamente do problema.
Atualmente, poucos TJs têm dado atenção às Súmulas, como se percebe em
pesquisa do Ibrajus, sendo o do Rio de Janeiro o mais efetivo.
Aí está a novidade, ainda pouca avaliada pela população, porém com
resultados em futuro próximo. Esperemos que dê bons resultados.
Vladimir Passos de Freitas é desembargador federal aposentado do TRF 4ª
Região, onde foi corregedor e presidente. Mestre e doutor em Direito pela UFPR,
pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP, é professor de Direito
Ambiental no mestrado e doutorado da PUC-PR. Vice-presidente para a
América Latina da “International Association for Courts Administration –
IACA”, com sede em Louisville (EUA). É presidente do Ibrajus.
Revista Consultor Jurídico, 27 de julho de 2014, 08:01
CurtirCurtir
Outros dispositivos merecem comentário.
Boa iniciativa é exigir que os integrantes da Guarda sejam concursados (artigo 9º) e que os cargos de direção sejam, por eles, exercidos após quatro anos da criação (artigo 15, parágrafo 1º). Não se elimina, mas, pelo menos, diminui o caráter político da nomeação, algo comum nos municípios.
Nas exigências para a investidura (artigo 10) os requisitos são os de sempre, mas a lei municipal poderá estabelecer outros. E aqui, com olhos postos no futuro, seria bom que se exigisse dos concursandos exame psicotécnico. Afinal, os integrantes da GM enfrentarão, armados, situações complexas e deles se exige equilíbrio emocional. Na mesma linha preventiva, em caso de má conduta, mesmo que não hajam vítimas, o juiz poderá proibir que o agente porte arma de fogo (artigo 16, parágrafo único). É preciso evitar ao máximo os riscos.
O controle através de corregedoria própria e de ouvidoria (artigo 13) é oportuno, mas, poucos acreditam na sua efetividade. Tudo indica que ele, na vida real, será exercido pelo promotor de Justiça da comarca. As GMs terão uma linha de telefone direta, com o número 153 (artigo 18). Boa medida.
O Estatuto não disfarça uma certa espécie de aversão à Polícia Militar. Proíbe seus integrantes de terem formação ou aperfeiçoamento nas Academias da PM (artigo 12, parágrafo 3º), de ficarem sujeitos a regulamentos militares (artigo 14, parágrafo único) e até de utilizar denominações idênticas, títulos, uniformes, distintivos e condecorações (artigo 19). Este repúdio não condiz com o espírito de cooperação que deve existir entre órgãos afins, cria animosidade por prevenção contra uma Polícia que, exceções à parte, tem prestado bons serviços à população brasileira. O artigo 19 chega a ser ridículo, porque, eliminando títulos rejeita denominações de uso internacional (como Tenente) e obriga a criação de outros, desconhecidos da população e que serão diferentes em cada município.
Finalmente, a efetividade. Serão as GMs um órgão a auxiliar a população brasileira no combate à criminalidade? Ou um órgão a mais a consumir recursos pagos pelos contribuintes? Seria oportuno que fossem convidados os cérebros mais privilegiados e os expertos no assunto para que esta nova fase comece bem. Nesta linha sugere-se que:
1) O Ministério da Justiça criasse um Guia de Condutas destinado aos prefeitos, com sugestão de atos de gestão das referidas Guardas, Guia este a ser feito com o auxílio de pessoas que tenham tido experiências de sucesso em outros países. Da mesma forma um Guia de Conduta para os novos agentes, com modelos práticos dos limites de suas atividades e formas de conduzir-se.
2) Os Tribunais de Justiça assumissem seu papel político e tão logo surjam os primeiros conflitos de atribuições entre a GM e outras polícias, editem Súmulas, a fim de orientar os órgãos de segurança. Não se pode esperar que esta orientação venha de órgãos do Poder Executivo, porque diferenças partidárias dificultarão as soluções. O Judiciário pode e deve fazê-lo através das Súmulas, deixando o comodismo e participando ativamente do problema. Atualmente, poucos TJs têm dado atenção às Súmulas, como se percebe em pesquisa do Ibrajus, sendo o do Rio de Janeiro o mais efetivo.
Aí está a novidade, ainda pouca avaliada pela população, porém com resultados em futuro próximo. Esperemos que dê bons resultados.
Vladimir Passos de Freitas é desembargador federal aposentado do TRF 4ª Região, onde foi corregedor e presidente. Mestre e doutor em Direito pela UFPR, pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP, é professor de Direito Ambiental no mestrado e doutorado da PUC-PR. Vice-presidente para a América Latina da “International Association for Courts Administration – IACA”, com sede em Louisville (EUA). É presidente do Ibrajus.
Revista Consultor Jurídico, 27 de julho de 2014, 08:01
CurtirCurtir
DÊ UM JOINHA QUEM TEM ESTA MESMA VONTADE DE DEIXAR ESTA MERDA DE EMPREGO.
CurtirCurtir
SE ESSE FOSSE PROBLEMA EXCLUSIVO DA PM ESTAVA BOM….
CurtirCurtir
exescravão,
Haddad vem regularizando? Onde?
Você já viu aquelas reportagens (ou até na tv paga, os programas) sobre os tais “food truck”? São caminhões ou utilitários novos equipados com cozinhas comerciais… É moda nos Estados Unidos. E tal como enlatado televisivo, também estão importando a “moda” para cá. Mas o típico vendedor de picolé não tem dinheiro para TV paga, nem tem paciência para ler legenda. Viajar para os “istaitis”? Não… O foco dessa “regularização” não é o vendedor de quebra-queixo.
Sabe qual o motivo de “legalizar”? Dar uma mãozinha aos “empreendedores” da classe média bem remediada…
O vendedor de milho-verde não tem condição, não!
E os vereadores de São Paulo ainda quiseram chamar para as subprefeituras a competência para dizer quem vai trabalhar, onde iria trabalhar. Sabe qual o resultado? Corrupção! Ponto bom seria bem caro!!! O subprefeito mapearia, faria a estimativa e…”venderia” a permissão para quem pudesse pagar.
O vendedor de churrasco grego, de churros, o vendedor de cachorro-quente, o vendedor de espetinho-de-gato – que sempre foram os pioneiros (por necessidade!) da comida de rua em São Paulo – jamais teriam condição de competir com os “food trucks”…
Mas vá lá… Uma coisa o Haddad tem feito: não tem mexido com ambulante dentro dos terminais de ônibus das periferias.
Em cada ponto, tem uma barraquinha.
Mas aí vem um dúvida.
Se eles sempre vendem o mesmo e igual mix (produtos e marcas) e praticam o mesmo preço, talvez eles não sejam donos do negócio… Não será sinal de que alguém é o dono das “barraquinhas”?
Com todo o respeito, mas nesse “puteiro” chamado Brasil não existe político “puro”.
CurtirCurtir
Será que a Escócia vai se separar da Grã-Bretanha?
CurtirCurtir
Já que é tudo eleição ou plebiscito que tal ser feito consulta só com os praças das PMs que são a imensa maioria, para verificar se estes quem continuar com militarismo ou a transformação da PM e uma instituição civil, penso que um montão de oficial PM BABACA ficará surpreso com o resultado da tal consultar.
CurtirCurtir
Será que a Escócia vai se separar da Grã-Bretanha?
A Escócia faz parte do Reino Unido e não da Grã Bretanha. Grã Bretanha é a ilha principal onde estão a Inglaterra, País de Gales e Escócia. O Reino Unido também congrega a irlanda do Norte, que fica em outra ilha (do ladinho) e nessa ilha está ao Sul, a Irlanda do Sul, esta última independente do Reino Unido.
CurtirCurtir
O que vai esperar de uma instituição policial militar que foi doutrinada segundo os princípios da legião francesa (marginais, ladrões, mercenários, traidores ou seja, a escória da da sociedade francesa que eram anistiados pelo governo francês em troca de patentes de oficiais para servirem ao domínio francês nos confins coloniais. Vale lembrar que D. Pedro pagou em peso de ouro aos oficiais mercenários da legião francesa para doutrinar a milicia de Feijó e Tobias. Aliado a isso, também existe outro fato histórico que os Policiais Militares Praças e contribuintes devem confabular entre os seus pares qual a razão de um Monarca ceder o titulo de Brigadeiro da Polícia ao Tobias de Aguiar, e porque esse aceitou? A sociedade aristocrata na época era mercenária, e não importava na alta corte, o súdito ser traído pela esposa com o Imperador, o costume mercenário era aceito normalmente em troca de poder. Há muitos Praças que desembolsaram dinheiro próprio para possuir curso superior, e essa sociedade mercenária que nada gastou do bolso para ostentar as patentes são contra a evolução dos Praças na PM. Observem a maioria dos oficiais subalternos ou novos possuem parentescos bisavós, avós, pais que foram oficiais, vejam como o costume mercenário, absolutista e nepótico ainda impera na PM, desde os tempos mais remotos. O absolutismo caiu há muito tempo, mas na PM ainda existe. Vai ser difícil derrubar essa torre, mas o contribuinte deve observar e contestar.
CurtirCurtir
– Aposentadoria com até 45 anos de idade.
-Aposentadoria com promoção automática.
-Integraridade e paridade independente do tempo de serviço.
-incorporação de TODOS os “acessórios” da folha de pagamento.
-Apenas o 2 grau.
QUER MAIS O QUE? Ajuda ai!!!
Quero ver na iniciativa privada ou na PC se você conseguirá esse salario.
.
Tem sim inveja da PM, apesar da hierarquia e disciplina, no FINAL ela valoriza seus pares.
CurtirCurtir
Tira Calça Branca Incardida disse:18/09/2014 ÀS 16:48, não passe vontade não é só prestar co concurso dai a sua inveja acaba, simples assim.
E só para você ir treinando o bumbo é no pé direito. Ooooodiário marcha.
CurtirCurtir
Tira Calça Branca Incardida
—————————————–
AI FUNCIONA ASSIM PRESTOU PASSOU KKKKKKK SE TA LIGADO KKKK
CurtirCurtir
Tenho bons amigos, de infância e até por razão da profissão. Sabemos que muitos são honesto, mas como dizia o protagonista do Tropa de Elite “O SISTEMA É FODA”.
Mas posso dizer, todos somos heróis, mas para ser policia tem que ser profissional, e o principal tem que dar todas condições para isso.
BASTA DESSE SISTEMA MACABRO!!
Por uma sociedade melhor e um Pais digno da grandeza que se propagandeia.
CurtirCurtir
http://www.youtube.com/watch?v=CEmPC0GsVIo
CurtirCurtir
O policial que estuda passa a ter uma visão que não interessa aos poderosos, talvez este seja o motivo de mesmo existindo, na intranet, um campo próprio para efetuar inscrições na academia, não possamos utiliza-lo, porem aqueles que estudam, apesar das dificuldades, conseguem sair deste inferno já que ser policial hoje em dia é cada vez mais difícil. E no site portal transparência é possível saber que existem oficiais da mike ganhando mais de quarenta mil reais, sendo este o provável motivo de não haver uma unificação das policias pois isto só é possível graças ao militarismo
CurtirCurtir
Militarismo na PM hoje é fichinha, se fosse há trinta anos, já pedia baixa durante período de formação.
CurtirCurtir
Realmente um policial na graduação é punk, imaginem na Pós graduação.
No ar, nas faces, fica clara a pergunta: O que você faz aqui?
Isso é assustador, mas sem medo continuamos. Durante esses períodos sempre se volta com uma ou outra face do tipo, só se alivia e se sente em pé de igualdade no banco sentado esperando o canudo, digo diploma.
Parabéns aos policiais que entram e entraram em uma sala e somado a tudo completaram suas vontades.
CurtirCurtir
delegados conversa diariamente com os soldados nos plantoes
relativo a elevador ha muitos anos ja nao existe agora pegam todos a mesma fila.
A pm nao sera extinta mais reduzida ao que era na epoca forca publica, e o bombeiros caindo fora
CurtirCurtir
Que historia emocionante desse nosso amigo, ele esquece que pra ser um Policial Militar (DE VERDADE), tem que ter DOM, e não DÓ, quem tem dó é Deus, o nome MILITAR não significava nada pra vc ? ou não sabia que isso ainda funciona, se não quisesse seguir os padrões militares de hierarquia e disciplina, tentasse a Policia Civil, que ao meu ver ver com 20 anos de PM acho uma instituição Invejada por muitos de nós, e muito competente, agora se vc entra pq tá fudido e desempregado NUNCA irá ter uma visão de Militar me desculpe esta no lugar errado, esse negocio que achava lindo ajudar o cidadão não fazemos mais que nossa obrigação,somos um pacote de dados fazemos de tudo lembra ? E buscar a Imprensa para desabafar acho ridiculo, então faz logo a denuncia que estão maltratando vc e dá nome aos bois pq ficar escondido é coisa de covarde. abraço a todos e tks pelo espaço…. Selva….
CurtirCurtir
O QUE O POLICIAL DISSE A RESPEITO DA PM É A MAIS PURA VERDADE.
ELE ATÉ AMENIZOU. LOGO NA ESCOLA DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS, O RECRUTA É INFORMADO DE SEUS DIREITOS: “RECRUTA NÃO TEM DIREITOS”!
É UMA INSTITUIÇÃO FEITA PARA QUEM MANDA E ONDE A CORDA SEMPRE ARREBENTA NO LADO MAIS FRACO.
SÃO MUITOS OS DITADOS DE CASERNA: “RECRUTA É A IMAGEM DO CÃO” , “QUEM FALA DEMAIS,DÁ BOM DIA À CAVALO”, “A DISTÂNCIA ENTRE UM PRAÇA E UM OFICIAL É IGUAL A DE UMA RÃ/SAPO PRÁ LUA”, “BUMBO NO PÉ DIREITO E SIM SENHOR E NÃO SENHOR” DENTRE TANTOS.
O INDIVÍDUO ENTRA CHEIO DE IDEAIS E TEM TODOS ELES FRUSTRADOS DURANTE SUA PERMANÊNCIA NA JAULA ONDE SÓ CABE UM ANIMAL (IRRACIONAL) A FARDA! O SUBORDINADO NÃO TEM O DIREITO DE RACIOCINAR E QUANDO UM OFICIAL DESCOBRE QUE O PRAÇA ESTÁ CURSANDO DIREITO, PIOROU PORQUE ELES TEM RECEIO DE QUE ELE PASSE NO CONCURSO PARA DELEGADO/JUIZ/PROMOTOR E UM DIA ACABEM SE ENCONTRANDO EM SITUAÇÃO DIFERENTE E “AZEDE O PÉ DO FRANGO”.
QUANDO ELES DESCOBREM QUE O PRAÇA ESTÁ NA FACULDADE, NA MAIORIA DAS VEZES ELES DIFICULTAM A ESCALA ATÉ UMAS HORAS QUE É PRÁ VER SE O CARA DESISTE DA FACULDADE.
EU PASSEI SETE ANOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO E VÍ MUITA COISA…
PRIMEIRO ELES ACUSAM E PUNEM E DEPOIS VOCÊ QUE SE VIRE PRÁ PROVAR O CONTRÁRIO OU DEIXA QUIETO PRÁ NÃO ARRUMAR PERSEGUIÇÃO.
GRAÇAS A DEUS, EU ME MATEI DE ESTUDAR E CONSEGUI PASSAR NO CONCURSO PARA A POLÍCIA CIVIL E SAI DO INFERNO PELA PORTA DA FRENTE!
SÓ DEIXEI AMIGOS LÁ E AINDA TENHO CONTATO E AMIZADE COM VÁRIOS MAS, DA INSTITUIÇÃO EM SÍ, EU NÃO SINTO A MENOR SAUDADE!
BOA SORTE AO POLICIAL QUE SE FORMOU EM DIREITO E ESTÁ PENSANDO EM SAIR DE LÁ. NÃO PENSE DUAS VEZES!
CurtirCurtir
Reproduzido do site UOL ( 18/09/2014 )
SÃO PAULO TEM MAIS BILIONÁRIOS QUE PARIS – LOS ANGELES E GENEBRA.
São 2.325 bilionários no mundo em 2014, dos quais 36 vivem em São Paulo. Essa concentração na capital paulista é maior que a vista em Paris, na França (33); Los Angeles, nos EUA (25); e Genebra, na Suíça (23).
No mundo, 20 cidades concentram um terço (34%) dos ricaços. A líder é Nova York, nos EUA, com 103 bilionários, seguida por Moscou, na Rússia, com 85, e Hong Kong, com 82.
Os dados são do “Censo de bilionários”, publicado nesta semana pelo banco suíço UBS e pela consultoria especializada em alta renda Wealth-X.
Os 36 bilionários em São Paulo possuem, juntos, US$ 91 bilhões (cerca de R$ 215 bilhões). Só um deles passou a barreira dos US$ 5 bilhões.
Veja algumas curiosidades sobre os super ricos da capital paulista apontadas pelo relatório:
a idade média é de 65 anos;
25% são mulheres;
83% deles nasceram no Brasil;
61% construíram pelo menos parte de sua fortuna;
61% têm diploma universitário;
53% estão envolvidos com empresas públicas, principalmente;
64% são casados;
28% são do ramo de finanças, bancos e investimentos.
Observações de um policiai civil pobre e honesto = OTÁRIO: Esse número de bilionários em SP, consta apenas os que declaram legalmente o Imposto de Renda. Se formos computar aqueles que sonegam, enriquecem ilicitamente e principalmente os biliardários que depositam dinheiro auferido de maneira fraudulenta em paraísos fiscais e bancos suiços ( contas numeradas ), alcançaríamos facilmente o primeiríssimo lugar no mundo em número de marajás.
E ainda tem gente que diz que os salários do funcionalismo público podem “arrebentar” os cofres da Fazenda estadual, se um reajuste substancial for concedido.
Tem neguinho que diz que pagar uma merréca de bolsa família para uma horda de indigentes, sacrifica o herário.
É por causa dessas cavalgaduras que os larápios de colarinho branco deitam e rolam. Eles fazem o cidadão que camelou a vida interia em troca de 3 ou 4 salários mínimos, acreditar que é “classe média” e fazem a besta sentir ódio dos miseráveis que não tem onde morar e o que comer, porque o imbecil é levado a crer que é ele quem sustenta os vagabundos.
Acorda Mané, você também é um puta de um pé-rapado e quem tá levando tua grana não são os sem teto, sem comida e sem salários decentes, mas sim essa cambada de ricaços sonegadores de impostos, aliciadores de políticos corruptos, que tal qual o Eike Baptista, nunca produziram um prego e jamais se preocuparam em pagar seus funcionários de maneira justa.
CurtirCurtir
Sem drama, pede baixa e vai procurar emprego. Ou então presta concurso !
Muita gente está insatisfeita com o emprego que tem, então mudam de emprego, simples! Porque este drama com polícia ?
Cheio de militar do Exército por exemplo, que pediu baixa e seguiu outro caminho, formados pela AMAN até, sem drama….
CurtirCurtir
A POLÍCIA MILITAR SÓ PRESTA PARA O OFICIALATO
DA MESMA FORMA COMO A POLÍCIA CIVIL SÓ PRESTA PARA DELEGADOS
DUVIDA? VÁ PERGUNTAR AOS QUE NÃO FAZEM PARTE DESSAS CASTAS.
CurtirCurtir
CONCORDO COM O POLICIAL ACIMA E DIGO MAIS, O PIOR DE TUDO É QUE A TRAIRAGEM E FALSIDADE DENTRO DA INSTITUIÇÃO POLICIAL, SÃO POUCOS PARA AJUDAR E MUITOS PARA TE FERRAR!
O POLICIAL NÃO TEM MAIS AMIGOS, SÃO JULGADOS PELA SOCIEDADE, NINGUÉM QUER SER AMIGO DE POLICIAL, E O QUE É PIOR NEM OS COLEGAS DE PROFISSÃO QUEREM SER AMIGOS… VIVEMOS NO MUNDO A SÓS, COM DORES E A PERDA DE VONTADE DE AJUDAR O PRÓXIMO DEVIDO AOS PRÓPRIOS COLEGAS DE SERVIÇO….
CurtirCurtir
Junior Força Tática. Parabéns pelo comentário, pois vc disse tudo. Não está contente é só mudar.
CurtirCurtir
Tem que obrigar os cursos chegarem até os Policiais em suas respectivas cidades e não os Policiais deslocarem até São Paulo ; Chega de onerar os cofres públicos com medidas impensadas, chega de conversinhas fiadas para encher os bolsos de meia dúzia sacrificando todos policiais, chega de cursinhos para promoção ! Quando o governo gasta mal o dinheiro do contribuinte, falta dinheiro para remunerar adequadamente os Policiais; É preciso gestão e fiscalização, pois os métodos viciosos de décadas levam todos policiais a ruínas salariais em detrimento de poucos. Hoje a Polícia Civil do Estado de São Paulo, anda muito mau porque não existe pessoas capacitadas para administrar corretamente, digo mais, Delegados de Polícia não são capacitados para administrar , mesmo porque nem deveria, pois são habilitados para fazer polícia, ai é onde entra o desleixo do governo na questão de gestão, ele não se preocupa em administrar bem a polícia e dessa maneira é gasto muito dinheiro de forma errada e sem resultados. Quero deixar claro que os Delegados não tem culpa alguma com o desleixo administrativo, pois quem tem que administrar é o governo, se ele não faz bem é porque não tem competência para governar, por isso é momento de trocar o governo e dia 05 de outubro é a chance da população responder nas urnas contra os desleixos do governo de Geraldo Alckimim do PSDB, pois ele não tem mais nada para prometer ao povo paulista, se não fez em 20 anos não fará nunca.
CurtirCurtir
Boa Noite!
Senhoras e Senhores.
Caros Policiais Militares insatisfeitos com a Corporação:
Todo Ser Humano, por ser humano, tem todo o direito de errar, mas todo Ser Humano que eventualmente erra e mesmo assim persiste em seus erros, não pode ser considerado um Ser Humano.
Infelizmente neste País, muitos seres humanos desconhecem o que é Ser Humano.
Vivemos num País onde o contraditório esta arraigado como se fosse uma marca de nascença, pois se não estivéssemos, não haveria o porquê de se questionar o total descaso não somente com os idosos, mas sim com o restante da população miserável que diariamente convive com todas estas disparidades e injustiças.
A partir do momento que membros de alguns segmentos da sociedade diz que somente “pobre e negro” são vítimas, digo:
Estes são àqueles “outros” que de corpo e de alma corroboram, infestam e incutem diariamente na cabeça dos desavisados com o proeminente princípio do contraditório. Pois somente assim eles podem definitivamente se sobressaírem dos demais.
Digo meus caros: Todos somos discriminados.
Por quê?
Ora é simples:
Você dificilmente notará um humilde trabalhador e pai de família se candidatar a algum cargo eletivo; Você não nota nenhum pai de família honesto pleiteando Bolsa Família; Você não observa nenhum pai de família fazendo algazarras nas ruas ou quebrando “coisas” de alguém; Você não nota nenhum pai de família honesto circulando com um carro importado e blindado pelas ruas da cidade; e, por ai a fora.
Mas você certamente encontrará várias pessoas criticando as boas iniciativas de quererem consertar este horroroso mundo; Você encontrará pessoas que infernizam ou contaminam os pensamentos alheios; Você encontrará pessoas querendo vender um cantinho no céu; Você encontrará também à sua frente um espertalhão querendo te induzir a erro; Você encontrará pessoas querendo abusar da tua boa-fé; e, entre outras coisas mais.
Todos indistintamente somos carentes em muitas coisas, inclusive de vergonha na cara. Todos somos carentes de darmos o devido respeito a quem de direito; Todos somos carentes em concedermos o benefício da dúvida; e, Somos carentes em muitos aspectos, pois se não fossemos seguramente não estaríamos discutindo este assunto.
Infelizmente meus caros desde que saímos do conforto do ventre de nossas mães, nós somos enganados.
E podem ter certeza de uma coisa, esta enganação e quiçá escravidão, é com todo mundo.
Caronte.
CurtirCurtir
“policial X”, desculpe-me pela sinceridade. Desde que ingressei na PM paulista, no dia 13/04/79, embora forjassem minha passagem à inatividade no dia 13/02/10, e, a cassação de meu posto e patente em 04/08/11, agarrei-me à convicção de que não me faria o menor sentido temer bandidos (fardados ou não). É como se o paraquedista pudesse ter medo de altura.
A seguir, apenas uma “palhinha” corroborativa do que ora afirmo, exceto a íntegra dos dois anexos (resumem-se ao pedido e respectiva reiteração de cópia de BO/PM):
2 anexos (total de 67,7 KB)
To: claudiarigon@policiamilitar.sp.gov.br
Subject: FW: Marcelo Gomes da Cruz – crucificado pelas PATIFARIAS da Polícia Militar paulista.
Date: Thu, 18 Sep 2014 18:22:34 -0300
Reaja, Coronel Cláudia: basta pedir ao BUROCRATA ALIENADO DE QUINTA CATEGORIA deixar de ser rogado, além de inconsequente e prevaricante, pois, ao invés de se interessar pelo meu pedido da degravação relativa ao BO/PM nº 4306, de 30/01/13, ele saiu-se com essas patuscadas, próprias de covardes, insertas no OFÍCIO Nº CMTG-3939/200/13, de 14/10/13, aduzindo que os fatos apontados compreendem-se no período entre 1998 e 2010. Basta subsidiar o jornalista Fábio Munhoz, destinatário inicial da presente mensagem eletrônica, para que ele perceba o óbvio liame entre o episódio descrito no BO/PM acima citado com os anteriores, pelo ensejo de ele ter atendido ao meu pedido de comparecer ao 2º DP de Santo André, em 21/05/11, o que culminou com a reportagem, editada no Diário do Grande ABC, naquele dia seguinte, intitulada BRIGA EM SUPERMERCADO VAI PARAR NA DELEGACIA. Este lamentável fato, por sua vez, imbrica-se nos demais, como minha demissão, em 04/08/11, e minha forjada passagem à inatividade, em 13/02/10, operada pelo COMPARSA do CHANTAGISTA DE QUINTA CATEGORIA identificado na PARTE Nº CPM-105/14/09, sob protocolo nº CPM-1047/2009, de 20/10/09.
Na condição de mulher, não vos seria naturalmente peculiar desinteressar-se pelas copiosas lágrimas do então Capitão Renata, do CPM (agosto de 2009), quando presenciou o citado CHANTAGISTA, aos berros, encomendando minha próxima transferência, a qual, de fato, se processou no início daquele ano seguinte, para o CPI/1, onde, o forjador da minha passagem, no ato de minha recepção, repetiu a SAFADEZA protagonizada no CPA/M-6, em 01/09/07, quando o Tenente-coronel FRANCISCO RISSI FILHO, visivelmente dominado por substâncias tóxicas, engendrou mais uma “pegadinha” (PARTE S/Nº, sob protocolo nº CPAM6-3905, de 08/11/07), pretendendo me prender em “flagrante”.
Nessa mesma condição (de mulher), bastaria perguntar ao Cb PM Andréia os motivos de não confiar nos “dignos do Oficialato” do CPA/M-6, os quais, além de não adotaram as demais providências relativas ao CRIME ocorrido na madrugada de 25/11/00, “esqueceram” que ele, então Sd PM Andréia, foi contido à porta do alojamento de Oficiais desse quartel, de arma em punho, pois premeditara assassinar os então Ten PM Couto e Ten PM Mata. Tanto não confia nos “dignos” que apuraram tal episódio, que me confessou isso, mediante telefonema, em 29/08/13.
Como pode esse BUROCRATA ALIENADO DE QUINTA CATEGORIA “deixar pra lá” tantas PATIFARIAS?
Como poderia Vossa Senhoria se acercar, silente e sem reação, dos que repassaram ao vosso Cmt G os mais vergonhosos e abjetos informes, para a malfadada elaboração do OFÍCIO Nº GABCMTG-3939/200/13, de 14/10/13?
Como seria possível Vossa Senhoria perder essa oportunidade de “fazer um limpa” no CPA – Comando das Patifarias Abafadas -, para tanto, expondo-me à imprensa, fiando na grata colaboração do identificado jornalista?
________________________________________
To: fabiomunhoz@dgabc.com.br
Subject: Marcelo Gomes da Cruz – crucificado pelas PATIFARIAS da Polícia Militar paulista.
Date: Mon, 15 Sep 2014 12:33:28 -0300
A PM paulista, tradicionalmente covarde e inversora do ônus da prova, dificulta-me o contato com familiares de Marcelo Gomes da Cruz, identificado no BO/PM nº 61, de 18/08/96.
O Chefe de Gabinete do Comandante-geral da PM, Coronel JOSÉ LUIZ SANCHES VALENTIN, a quem publicamente já denominei de BUROCRATA ALIENADO DE QUINTA CATEGORIA, pelas descaradas mentiras que encaminhou ao Assessor Especial do Governador Geraldo Alckmin (OFÍCIO Nº CMTG-3939/200/13, de 14/10/13), referiu-se a mim, num dos itens do epigrafado documento: “… o denunciante, no período em que serviu na região daquele Comando já apresentava postura e atitudes incompatíveis com as funções que deveria desempenhar, sendo recorridamente transferido para diversas Unidades Policiais Militares”.
Ele se reportou à “região daquele Comando”, no contexto, como a do CPA/M-6, subliminarmente tido por Comando de Policiamento de Área Metropolitana, mas, na VERDADE REAL, é Comando das Patifarias Abafadas, por mazelas que se arrastam no tempo.
Vejamos como esse BANDIDO FARDADO, no apontado documento, tenta mitigar as PATIFARIAS, traduzíveis em CRIMES e mais CRIMES os quais demandariam laudas e mais ladas para a pormenorizada descrição: “… os fatos trazidos pelo denunciante não encontram consonância fática com a realidade, quer seja pelo lapso temporal dos fatos descritos (1998 a 2010), quer seja pela inexatidão e desconexão com que são apresentados”.
As mentiras lhe foram repassadas por outro BANDIDO FARDADO, então Comandante desse CPA (na dupla acepção do termo). Irresignado, solicitei à Juíza de Direito Maria Lucinda da Costa, da Comarca de Santo André, que o afastasse do cargo, imediatamente, pelos crimes perpetrados, sobretudo o de prevaricação. Nem foi necessário: no trâmite do meu Requerimento, de 31/03/14, ele caiu fora. Por “coincidência”, foi uma das mais curta estadas (um ano, aproximadamente) de um comandante no descrito CPA. Contra fatos não há argumentos.
Se acaso a PM paulista não estivesse no mesmo pífio nível da PM carioca, um BANDIDO FARDADO que tenta justificar, sob a mais acintosa PREVARICAÇÃO, minhas recorridas transferências, seria sumariamente demitido, merecendo a convocação da imprensa para potencializar tal ato administrativo.
Se acaso a imprensa, que tanto tem contribuído para que se faça o mínimo de justiça social, quiser abrir a “caixa preta” da PM, basta gravar e publicar minha entrevista, em razão da qual eu não precisaria esconder a cara para reafirmar tudo o que ora descrevo, aliás, faça questão de enfatizar que isso é a ponta do iceberg.
Ingressei na PM em 13/04/79, porquanto não temo perguntar:
Os BANDIDOS FARDADOS conseguiriam “justificar”, perante a imprensa, os motivos pelos quais, “na região daquele Comando”, forjaram minha demissão do “banco de reserva” da PM somente no dia 04/08/11?
Teriam coragem de também justificar minha forjada passagem à inatividade em 13/02/10?
Os BANDIDOS FARDADOS “da região daquele Comando” ofereceriam detalhes do conluio estabelecido entre para forjar, em 01/11/07, o embrião do processo de minha demissão, como fator de pressão para que eu passasse à inatividade em 24/05/08, quando completaria o meu tempo de serviço na PM?
Diriam que o então Tenente-coronel FRANCISCO RISSI FILHO, Comandante do 10º BPM/M, era viciado em cocaína, por isso cooptado pelo então Coronel CLÁUDIO ANTÔNIO RISSOTO, do identificado CPA, para o citado conluio, ou seja, para me persuadirem a que eu “caísse fora” da PM, tão logo meu tempo fosse completado?
Diriam da “atração perigosa” desse dependente químico com as favelas Sacadura Cabral e Tamarutaca, em Santo André, pelo uso da Base Comunitária, uma espécie de malfada UPP?
Apontariam quem teria proibido o então Tenente ARMANDO PAULILLO de investigar as ameaças de morte ao Tenente Ayres, oriundas das citadas favelas?
Diriam que foi “por acaso” o cumprimento das tais ameaças?
Teriam o mínimo de vergonha na cara para citar os assassinatos dos Soldados Paulo César, Joel e Manchini, DIRETAMENTE relacionados com o BO/PM cuja cópia me negam?
Estaria o assassinato do Tenente José Ayres e do motorista do Soldado Cláudio, motorista do então Tenente ARMANDO PAULILLO, relacionados com o narcotráfico nas citadas favelas?
Qual a “severa” punição aplicada a quem não investigou as ameaças de morte em questão?
Esse BANDIDO FARDADO, Coronel CLÁUDIO ANTÔNIO RISSOTO, ao não submeter o dependente químico, então Tenente-coronel FRANCISCO RISSI FILHO, a tratamento (vide PARTE S/Nº, sob protocolo nº CPAM6-3905, de 08/11/07), não deveria ser DIRETAMENTE RESPONSABILIZADO pelo “AVC” – Ainda Vivia Cheirando – daquele trapo humano?
Merece credibilidade a instituição que usou e cooptou o referido trapo humano a para forjar processo demissionário contra mim, depois do meu tempo de serviço vencido?
Qual a pretensão dessa nefasta instituição, senão a de tentar me desacreditar perante a imprensa, forjando o referido processo e minha aposentadoria?
Quem mais merece credibilidade: o borra-botas “da região daquele Comando”, Coronel MAURO CÉSAR DOS SANTOS RICIARELLI, ao “cair fora”, tão logo protocolei o citado expediente (na Comarca de Santo André) ou eu, resistindo e documentando variadas pressões que sofri, como as do BANDIDO FARDADO do Comando de Policiamento Metropolitano, Coronel ADMIR GERVÁSIO MOREIRA, diretamente influenciado para acobertar as mazelas do CPA/M-6?
Este último BANDIDO FARDADO é candidato a Deputado Federal. Lamentavelmente, quem me negou cópia do BO/PM nº 61, de 18/08/96 (Capitão CASTROPIL), também o é (a Deputado Estadual), assim, portanto, mais pretensos lixos no nosso já combalido cenário político!
Obs.: meu contato com MARCELO GOMES DA CRUZ, seus familiares ou advogado, será apenas o primeiro passo para que venham às claras minhas posturas e atitudes diante dos descalabros perpetrados no tal CPA – Comando das Patifarias Abafadas.
CurtirCurtir
Eduardo disse: – 18/09/2014 às 15:47
—————————-
Deve mesmo haver algum “esquema” nas barraquinhas, mas…
Realmente o prefeito está mesmo ainda longe de atender aos ambulantes, mas espero que esse começo ajude a dar consciência e a desenvolver um trabalho em prol de todos eles, ao pipoqueiro, ao sorveteiro etc. É um pessoal que trabalha sem férias, sem folga, sob sol, SEM BOLSAS; e só quer ter o direito de trabalhar honestamente e sustentar a família.
CurtirCurtir
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/09/confronto-entre-pms-e-camelos-deixa-uma-pessoa-baleada-em-sp.html
CurtirCurtir
Existe apenas duas carreiras na policia oficial e delegado, o resto e resto.
Quem não suporta isso e hora de sair.
CurtirCurtir
Como adoro este blog, um verdadeiro deformador de opinião de policiais. Acautelem-se PMs. Suas vidas profissionais com os direitos conquistados ao longo de muitos anos estão com os dias contados. Em especial, quando se fala dos direitos à paridade e à integralidade dos vencimentos. O cenário político vindouro indica que as atribuições das polícias militares ficará a cargo dos municípios. Quanto à Polícia Civil!? Continuará na sua eloquente fala de que o Inquérito Policial é algo imprescindível, entre tantas outras idiotices – três países no mundo ainda contam com esta excrescência. Lembrem-se ainda senhores policiais civis do que está ocorrendo na Polícia Federal (estão lutando por carreira única) e que, com a extinção/diminuição da PM, vocês terão que mostrar serviço, visto que as Guardas Municipais serão sindicalizadas e seus agentes, terão direito à filiação partidária.Fico extasiado ainda quando alguns se referem aos “estrelinhas”, visto que sou um deles; aliás oriundo do meio das praças. kkk…se soubessem o que passamos (só para dar uma dica: procurem filhos de “estrelinhas” na Academia do Barro Branco (a de São Paulo), para ver se encontram alguém lá!!!). Caso encontrarem, dou uma paçoquinha. P.S.: alguém me disse um dia que este blog foi criado por um Delegado de Polícia de São Paulo. Caso isso seja verdade, sinto pena deste senhor. Sugiro que vá buscar mais intelecto com pares, visto não ser esta a visão que tenho de stas Excelências.
CurtirCurtir
A EXEMPLO DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS ESSA ABERRAÇÃO POLÍCIA MILITAR – DERIVAÇÃO COMO FORÇA AUXILIAR DAS FORÇAS ARMADAS DEVE SER EXTINTA POR QUE ?
PORQUE FORÇAS ARMADAS SÃO FORÇAS ARMADAS;
A POLÍCIA MILITAR DEVERIA URGENTEMENTE SER TRANSFORMADA EM METROPOLITAN POLICE !
ESSE NEGÓCIO DE PM – FORÇA AUXILIAR DO EXÉRCITO ISSO É SÓ AQUI NO BRASIL !
CurtirCurtir
Dr Ten PM disse:
18/09/2014 ÀS 12:37
Manisfesto???Com qual base vc esta alegando isso???Hierarquia tem em casa na escola até no ônibus tem!
OH ! CARA ! VOCE DEVE SER UM DAQUELES ADÉPTOS DA VOLTA DA DITADURA MILITAR ONDE COMETIAM DIVERSOS TIPOS DE CRIMES LESA PÁTRIA, LESA HUMANIDADE !
É certo que há REGRAS de CONDUTAS, POSTURAS E COMPORTAMENTOS, NÃO CONFUNDA COM HIERARQUIA E DISCIPLINA IMODERADAS, ESCULAÇOS, ESCULHAMBAÇÕES, ETC.
PARA ISSO QUE EXISTEM CÓDIGOS DE LEIS A SEREM OBSERVADOS, CF/88, CE/89, ECA, CPB, CPP, CPM, CPPM, CC, CTB, ETC…IMPRESSIONANTE UM DOUTOR FALAR PALAVRAS DESMEDIDAS !
PROTEGEM A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA
PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA
DIREITOS HUMANOS
LEIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS;
CurtirCurtir
RESSALTAMOS E REITERAMOS :
POLÍCIA – NÃO É PROFISSÃO !
CurtirCurtir
vivemos as questões de melhorar o mundo e uma delas é pela educação,vc não pensou em fazer uma faculdade e ficar no mesmo patamar hierarquico na corporação tem que subir se a idéia é ficar como funcionario público.tirei trinta anos na corporação estudei o que pude,cheguei a universidade por vontade propria nunca usei isso para pisar em alguem seja igual ou superior,se não der, o melhor é buscar outras alternativas profissionais que o diploma lhe reserva,só tenho a reclamar um erro cometido por mim mesmo é fazer o que tem que ser feito, as corporações são entes inanimáveis o que as fazem se movimentar somo nós,se elas vão ser extintas cabem aos politicos as decisões e pouco ou nada podemos fazer para muda-las,trabalhe como se hoje fosse o ultimo dia de sua vida,amanhã será um novo dia conseguiu estudar na corporação agradeça a deus e a ti mesmo, não reclame de nada, porque muitos tentaram e não conseguiram ,não fique aí parado reclamando dos outros, quem sabe se amanhã não encontrará esse de quem vc reclama dando cabeçadas pela ruas da cidade.o mundo gira e a luzitana roda,um grande abraço e aprenda a ingolir sapos vc vai precisar muito.
CurtirCurtir
Sr. adeilton de oliveira
Segue minha opinião sobre seu comentário, respeitosamente,
A- (Um verdadeiro deformador de opinião de policiais)
Este blog deu oportunidade para discutirmos problemas inerentes a função Policial Civil e quem sabe sermos ouvidos pela administração que ciente de nossos problemas poderia vir a tornar esta instituição um dia respeitada.
B-( Direitos conquistados ao longo de muitos anos estão com os dias contados)
Direitos são subproduto do trabalho e da luta.
C- (A paridade e à integralidade dos vencimentos)
É lei e apesar da administração, um dia, será reconhecida pelos tribunais.
D- (As atribuições das polícias militares ficará a cargo dos municípios)
Em uma democracia não se justifica pagar 40, 50, 70 mil para uns e 3, 4 ,5 para outros
E- (Quanto à Polícia Civil!?)
A PC por existir no ordenamento jurídico brasileiro deverá, um dia, ser valorizada e modernizada.
F-(vocês terão que mostrar serviço)
Nós mostraremos serviços quando tivermos nossos quadros de pessoal em número real com condições mínimas de trabalho.
G- (As Guardas Municipais serão sindicalizadas e seus agentes, terão direito à filiação partidária)
É um direito do policial manifestar suas opiniões.
H-( sinto pena deste senhor)
Não sinta pena e sim agradeça a democracia só é fortalecida quando pessoas que poderia ter-se calado preferem lutar.
CurtirCurtir
A PM NÃO PRESTA!
CurtirCurtir
Hélio,
ME fale um prédio da polícia civil que tenha elevadores só para Delegado? Nem na DGP isso tem mais, quando eu trabalhei lá de 2012 – 2013 não tinha mais elevador privativo de delegado, o EX DGP Marco Carneiro acabou com isso. Com relação a ser motorista de Delegado, isso tem mesmo, e não precisa ser carcereiro não, mas são só alguns delegados que tem essa “mordomia”, igualmente os oficiais superiores que tem seus motoristas…… Nada de mais, pare de tempestade em copo dágua.
CurtirCurtir
Vou ser sincero, esse pilantra acho que nem PM é, e se for foi um daqueles “mão cansada”, que somente se esconde, jamais prendeu alguém ou se quer trabalhou na rua, então tem que ir embora mesmo, pq vcs acham se todos os PM de rua fossem “Doutores” iriam atrás de algum bandido em uma favela?, por isso temos que ter um pessoal treinado para tal, bem preparo fisicamente tbm, pois, “doutores” jamais irão exercer o trabalho de bater de frente………….. e mais, sou linha de frente e quando estava na Unesp, jamais me escondi, porque não sou mole e parasita…………
CurtirCurtir
Extamente isso que acontece, eu estou perdendo a saúde por causa da oerseguiçao,faço faculdade de direito, nao tenhi.condição finaceira pra pedir.baixa, mas ja decidi que se nada mudar eu vou sair, e trabalhar de qualquer coisa, de que adianta ser.pm e acabar ficando louca ou me.matando por causa de perseguiçao, todo dia sou humilhada,e quando eu reclamei meus direitos a perseguição so aumentou, a angústia é algo presente o tempo todo na minha vida,nao sei mais de onde vou turar força pra encarar aquele batalhão,
CurtirCurtir
Parabéns ao PM .
Disse exatamente o que os praças sofrem na PM. Isso tudo e mais um pouco .
CurtirCurtir