Observem a inclinação dos militares pela covardia e mentira: Coronel do Exército tira o rabo da reta e acusa a Polícia Civil de São Paulo pelas torturas aos esquerdistas 30

Em depoimento, coronel confirma ter havido de ‘castigo físico’ na ditadura

MATHEUS LEITÃO
DE BRASÍLIA

09/09/2014 19h16

Em depoimento realizado nesta terça-feira (9) à Comissão Nacional da Verdade, o coronel da reserva Pedro Ivo Moezia confirmou a existência de “castigo físico” contra esquerdistas realizada pela Polícia Civil de São Paulo durante a ditadura militar (1964-1985).

O coronel também afirmou haver uma estrutura paralela dentro das Forças Armadas para obter informações de organizações armadas de esquerda durante o regime – sem especificar sua forma de funcionamento. Moezia negou, no entanto, a existência de sessões de tortura no Doi-Codi de São Paulo, um dos principais centros de repressão à esquerda armada no regime militar.

“Diziam vamos trabalhar o preso, nisso você pode imaginar um monte de coisa. […] Ninguém desconhece que o método da polícia sempre foi esse: o do castigo físico”, disse. “Institucionalmente não havia a tortura, mas só um idiota imagina que não exista. No Doi eu nunca presenciei”, afirmou.

Chefe da equipe de interrogatório e depois da área administrativos do Doi-Codi, Moezia foi subordinado do general reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra no aparato de combate a militantes esquerdistas em São Paulo entre 1970 a 1974.

No período, pelo menos 60 militantes de esquerda perderam a vida pela atuação do órgão. Centenas foram submetidas à tortura, de acordo com depoimentos. Moezia esteve no Doi-Codi, sob o comando de Ustra, entre o final de 1970 até meados de 1972. “Existem métodos mais persuasivos do que bater. Ninguém morreu ou foi assassinado no Doi-Codi enquanto estive lá. Houve, sim, morte por acidente, como ataque cardiaco”.

Moezia defendeu Ustra, a quem definiu como “maior herói do Exército” e um “injustiçado” que “devia obediência a superiores”. Segundo ele, o Exército leva “mais fama do que cama”.

Apesar de negar a existência de tortura no Doi-Codi, o coronel defendeu o castigo físico como forma de obter informações “para preservar a vida humana”. “Você me pergunta se esta certo impor sofrimento físico a alguém para que ele confesse um crime? Eu acho que está certo. Eu apoio que imponha o sofrimento físico para preservar a vida humana”, afirmou Moezia.

Moezia afirmou ter “orgulho” de sua participação na ditadura e disse não ter “arrependimentos” pelo trabalho no Doi-Codi de São Paulo no início dos anos 70.

Na avaliação do coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, é importante “o reconhecimento de que havia uma estrutura paralela voltada a pratica de graves violações aos direitos humanos”. “Já havíamos registrado a pratica de tortura na Polícia Civil”, disse.

“Há pessoas com mãos sujas de sangue e outros não. Ele aparentemente não tem. Já o Ustra, por exemplo, sim. Há quadros que sabiam da existência da tortura, se beneficiavam dela, mas não participavam”, afirmou Dallari.

Transcrito da Folha de São Paulo ; nos termos do artigo 46 da Lei nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998.‏

Snap 2014-09-09 at 22.01.23

 

Um Comentário

  1. Esse está mais é com medo de pagar a conta, e como vários………JOGA ESSA CONTA NAS NOSSAS COSTAS!!!! Cagão!!!

    Curtir

  2. Senhores

    Apenas uma lembrança, estes ínclitos e probos senhores, que com dedo em riste, apontam sem nenhum pudor acusando pessoas de fatos ocorridos há quase meio século, em uma situação politica diferente da atual, são os mesmos que, defendem os delinquentes da atualidade, marginalizados pela sociedade e tão violentamente tratados pela Policia.
    Não tomo aqui a defesa dos chamados “algozes”, mas, defendo o meu ponto de vista, que os dois lados da GUERRA, sentassem na mesma cadeira, afinal de contas, como se auto-denominam defensores da democracia, e recebedores de polpudas pensões.
    Os dois lados excederam, em alguns casos, longe até da civilidade, então, por que apenas um lado senta na cadeira de réu?

    C.A.

    Curtir

  3. sergio >>> “…joga essa conta nas nossas costas” ???? Nas minhas costas não, eu não fiz nada. Nem gostava do Dops.

    Curtir

  4. A ditadura foi uma tremenda canalhice contra o povo Brasileiro.
    Muitos militares e policiais foram mortos por não concordar com o regime. Este sim bravos lutadores.
    A ditadura foi a garantia da dependência do Brasil aos Estadunidense.
    A bosta é completa quando esse militares intimamente ligado a decisões Estadunidense, sabia, executada e fazia executar todos os planos para evitar que a industria de base e politicas nacionalista se estabelecesse. O fato de agir com medidas populista não quer dizer que há socialismo ou comunismo.
    Agora quem trabalha com nossas riquezas são multinacionais, não temos uma industria do tipo, para agregar valores a matéria prima. Estamos de parabéns o que temos de melhor não fica para os Brasileiro, vai embora e o que volta vem com alto valor agregado. Que forma de dominação macabra.

    A ditadura só nos ensinou e mostra que se sustentou e se sustenta pelo falso moralismo e canalhice. Mas fiquem tranquilo como sempre os militares irão abraçar a causa, mas as empresas, pessoas e organizações que se beneficiaram nunca serão revelados.

    Curtir

  5. Ué? E a PC não torturou? Não vamos querer reescrever a história agora né? A PC torturou muito, muitas vezes a mando do exército, mas muitas vezes contrariando as determinações do exército

    Curtir

  6. Bom Dia!

    Senhoras e Senhores.

    Depois que um Ex Presidente disse:

    Não sei de nada e não me disseram nada.

    A moda pegou.

    Caronte.

    Curtir

  7. helio vai chupar o pau murcho do coronel ! esses filhos da puta de oficiais se intitulavam doutores na sede do doi-codi, se vc os defende é filho da puta igual a eles !

    Curtir

  8. Hélio disse:10/09/2014 ÀS 8:44 “mas muitas vezes contrariando as determinações do exército”

    Caracas que bagulho você está usando, é forte para caralh…….
    Um montão de militar com o cu na mão se fez passar por delegado de polícia ou policial civil desceu o sarrafo e depois voltou para o quartel pagando de inocente.
    Se a PC fez o que fez a cara é responder na medida da ação de cada um, nunca vi nenhum policial civil caguetando militar, mas militar torturador cagueta já vi um montão e este é só mais um.
    Agora que deu m….dizer que não sabia, já vi esta historinha antes.
    Por mim a cara de militar é ficar dentro do quartel marchando, só isto.
    Só a titulo de exemplo o quanto estes “milicos” são covardes e não assumem as suas cagad…..você já viu um vídeo onde um oficial da PM, a pretexto de dar um flagrante extorque um traficante, falando que estava correndo junto com uns investigadores, para dar credibilidade a sua tomada, usar o nome dos outros é muito fácil.
    Este milico no mínimo é um covarde, se ia até as dependências da polícia civil para “trabalhar é por não foi homem para contestar a “ordem” superior, depois foi mais covarde ainda pois ciente das torturas não fez phorra nenhuma para acabar com elas, e depois covardemente voltou para o quartel prestou continência e não denunciou ficou bem caladinho, ou seja foi covarde de fil a pavil e agora virou cagueta, ótimo exemplo de militar, será que ele vai reescrever a sua história de vida?

    Curtir

  9. que merda de blog. destina um tempo precioso para falar mal da policia militar. ganha quem. vamos deixar de ser hipocritas, todos sabem que para arrancar informaçoes, tem que ser na pancada. ou vcs acham que quando os acusados de roubo e homicidios aparecem na gavaçoes confessando. podem ter certeza foi no cacete.

    Curtir

  10. Tõ defendendo ninguém não, sequer me posiciono sobre as torturas, não estava lá, não sei o contexto, nem era nascido

    Curtir

  11. Aliás…o que fizeram contra aqueles imbecis terroristas foi é pouco. Se não tivessem deixado ninguem vivo, hoje não teriamos essa porra de governo do PT cheio de ladrões…….
    Deveriam ter arrombado muito mais gente……Tomara que um dia volte…….serei candidato a dar um pau nesses petistas do caralho.

    Curtir

  12. Gente o que aconteceu na ditadura, era o que regia o nosso regime na época…
    EXERCITO- PM- PC- SÓ CUMPRIAM ORDENS.NADA MAIS QUE ISSO – COMO É HOJE ..
    a diferença é que hoje vivemos em um sistema de democracia..

    DAQUI A 30 ANOS MUITOS DESTES PRESOS ATUAIS, IRÃO PEDIR INDENIZAÇÃO DO ESTADO.

    ALEGARÃO QUE FORAM VITIMAS DA SOCIEDADE, QUE FORAM MASSACRADOS PELA POLICIA.
    AI SERÁ MAIS UMA CAÇA AS BRUXAS . EM RITMO ANO 2040….

    DARÃO UMA DE COITADINHOS, MÃES QUE ALEGARÃO QUE SEUS QUERIDOS FILHOS VITIMA DA SOCIEDADE eram simples vendedores de maconha. DESAPARECERAM , OU QUE MORREU EM UMA DESTAS CADEIAS….

    AI VÃO CHAMAR.- O LULA -. A DILMA -. FERNANDO HENRIQUE ….ETC… ETC… PARA RESPONSABILIZA-LOS…
    DO QUE ACONTECE HOJE……………………………..

    Curtir

  13. DEPOIS DE CHAMAREM OS PRESIDENTES- CHAMARÃO OS GOVERNADORES.

    e depois será a vez dos coronéis e os DGPs , chefe dos tiras . e ao final serão os carcereiros,
    a não ser que augum coronel junto com um delegado chefão diga, em geral…..
    NINGUEM VAI COMPARECER A LUGAR NENHUM NEM PM E NEM PC…
    E AI VAMOS VER QUEM É QUE VAI ENCARAR O CORONEL E O DELEGADO FODÕES…DAQUI A 40 ANOS…..

    PORQUE DAQUI A 40 ANOS A POLICIA CONTINUARÁ FORTE, E SEMPRE SERÁ , COMO SEMPRE FOI…..

    Curtir

  14. POIS PELO QUE ESTOU SABENDO. UM GENERAL ATUAL CHEFÃO DO EXERCITO…. . DISSE A POUCOS DIAS QUE NENHUM MEMBRO DAS FORÇAS ARMADAS IRÁ COMPARECER OU DAR IMFORMAÇÕES EM LUGAR NENHUM .. ELE SIMPLESMENTE PROIBIU…INFORMAÇÕES PRA COMISSÃO DA VERDADE……

    E DAI QUEM É QUE VAI ENCARAR ESSE GENERAL HOJE ????????? QUEM ??? QUEM ????

    Curtir

  15. QUEM ?????????? QUEM ????????????? QUEM ??????????????? QUEM ??????????????QUEM ????
    QUEM ?????????? QUEM ?????????????/ QUEM ??????????????? QUEM ?????????????? QUEM ????

    Curtir

  16. QUEM???????

    A PRESIDENTA DILMA COM ESSES ESCANDALOS DE CORRUPÇÃO VERGONHOSOS ????? = KIKIKIKIKIKIKIKI
    O MINISTRO DA DEFESA ????? O AMORIM UM EX EMBAIXADOR CIVIL = KIKIKIKIKIKIKI..

    QUEM ????? QUEM ?????????????

    Curtir

  17. ESTÃO PREOCUPADOS COM BONUS !!!!!!!!!!!!!!!!

    TEMOS QUE FOCAR EM :

    REAJUSTE DO URV !!!!

    VALORIZAÇÃO DO N.U !!!!

    VALORIZAÇÃO DO N.M !!!!!!

    AUXILIO ALIMENTAÇÃO !!!!

    Curtir

  18. Auxilio Alimentação? Temos que brigar por algo que seja perene para o Servidor Policial, quando você se aposentar não irá levar auxilio Alimentação. O certo é ter um bom salário, compatível com a Carreira Policial e pronto.

    Curtir

  19. INVESTIGA-SE A PETROBRAS, E PORQUE NÃO INVESTIGAR TAMBÉM A SABESP E O METRÔ DE SÃO PAULO ? ESTRANHO NÃO?

    Curtir

  20. Agora compreendo porque amargamos tanto. Revanchismo político, mas quem ganha com isso?

    Curtir

  21. OBS: SE FALAREM VERDADES OU MENTIRAS HOJE EM DIA NÃO INTERESSA MAIS, O QUE INTERESSA ÀS PARTES SÃO ÀS GORDAS INDENIZAÇÕES DA UNIÃO , ESTADO E MUNICÍPIOS;

    ONDE ESTES MONSTROS DA DITADURA ATUARAM;

    OU SEJAM:

    NAS FORÇAS ARMADAS;

    NAS POLÍCIAS EM GERAL;

    NAS GUARDAS MUNICIPAIS;

    EM DIVERSOS ÓRGÃOS PÚBLICOS;

    ETC…

    O BRASIL FORA CONDENADO PELA CORTE PENAL INTERNACIONAL, PELOS CRIMES DE GENOCÍDIO, LESA PÁTRIA, LESA HUMANIDADE;

    AGORA CABEM À TODAS ÀS VÍTIMAS PLEITEAREM SEUS DIREITOS NA JUSTIÇA FEDERAL, CIVEL, COMO OS CRIMES SÃO IMPRESCRITÍVEIS TODOS COM TOTAL CERTEZA SERÃO INDENIZADOS !

    Curtir

  22. os cães do estado continuam sendo vcs. oficiais da pm, e como sempre se escondem com vulgos , né DR. de cú é rola pm, oficial é covarde e sempre o será, vcs. incentivam a violencia nos praças e depois tiram o rabo da seringa, e os entrega de bandeja para imolação ! Quanto ao helio, é isso aí, se não era nascido nos anos de chumbo tem que ficar na miudinha e só ler com quem viveu o momento !

    Curtir

  23. Não estou aqui defendendo este ou aquele, mas comparando “situações”.
    Hoje, parece que há uma “consciência” geral sobre a defesa de certas posições de pensamento e de comportamento. Há grupos de pressão (e aqui não falo de MTST, não!) formados por pessoas da ATUAL elite econômica e política da sociedade e que estão pautando parte das “políticas públicas”. A periferia, exceto em casos específicos e quando não atua como “massa de manobra”, não “apita” nada.
    O mesmo se pode dizer dos “politizados” de outrora…
    Se o grupo afetado pelos desmandos do Regime fosse somente o do proletariado, haveria revolta contra os abusos da Ditadura? Não! Mas a mão do Estado caiu também sobre os filhos da “sociedade de bem”… Aí a “sociedade” brasileira entrou em campo.
    Engraçado que os documentários retratam o pedido de ANISTIA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.
    Quem pediu? E assim foi feito, foram atendidos. Houve uma Lei da Anistia.
    Os tempos, hoje, são outros. A solução que foi desejada antes (a liberdade possível com a Lei da Anistia) agora é considerada, pelos próprios beneficiados, como uma aberração jurídica.
    Quem sabe daqui a trinta anos os atuais “ativistas” não sejam perseguidos pelas suas posturas e os reflexos projetados para o futuro que nos espera?
    Pau que dá em Chico, dá em Francisco…

    Curtir

  24. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Queiram desculpar mas:

    Este assunto é polêmico e muito complexo e, smj, deveria ficar sepultado lá no passado.

    Vivemos em um País onde pelo que se nota, certas personalidades insistem em fazer de bandeira e somente se aterem ou a se lamentarem em coisas e fatos do passado.

    Deveriam sim a priori olharem para os erros do passado e baseados nestes desacertos, começarem a coibir que certos iluminados com a devida vênia, de cometerem às mesmíssimas atitudes.

    E quais seriam elas?

    Falta de pulso em quererem restabelecer a Justiça neste País e começarem a prender estes bandidos matutos que roubam descaradamente a Saúde; A Educação; Os minerais; A biodiversidade; e, entre outros, todo o patrimônio dos brasileiros, através de concessões de explorações, licitações fraudulentas e outras modalidades bem criminosas.

    Arrecada-se anualmente a inimaginável cifra de RRRR$$$$ TRILHÕES DE REAIS e, ninguém averigua a fundo por onde passa ou para onde definitivamente vai todo este dinheiro.

    Todo este dinheiro arrecadado deveria garantir a segurança e a tranquilidade de todos os brasileiros, mas ao invés disto, se acumulam em contas no exterior em nomes de laranjas e enquanto o povo vai às mínguas.

    Morre-se muito nas filas dos Hospitais; Morre-se muito por falta de remédios; Morre-se muitos pais de família por variados desajustes políticos ocasionados pela falta de sensibilidade de alguns governantes no tocante a uma verdadeira política de distribuição de rendas; e, morre-se muito nos mais variados locais existentes por este Brasil à fora e que ninguém tem a coragem e a hombridade que quererem colocar estes pulhas na cadeia.

    Queiram desculpar novamente, mas com já dizia meu finado pai:

    Infelizmente vivemos num mundo onde a falta de suscetibilidade, a falta de altruísmo, a mediocridade e a hipocrisia imperam assiduamente.

    Caronte.

    Curtir

Os comentários estão desativados.