O GLOBO
10 Ago 2014
Governo destina para segurança apenas 0,4% do que gasta e não cumpre meta de reduzir homicídios
Alexandre Rodrigues
Atribuição constitucional dos estados, a segurança pública é um pesadelo dos brasileiros há décadas. No entanto, sucessivos governos federais preferem manter distância do problema, deixando o peso apenas sobre os ombros dos governadores. Em agosto de 2007, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ensaiou mudar esse histórico ao lançar o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), com quase R$ 7 bilhões disponíveis para estados e municípios desenvolverem projetos de combate à criminalidade.
O programa era tão ambicioso que era chamado de PAC da Segurança. Sete anos depois, apenas R$ 1,2 bilhão foi repassado, segundo dados do Portal da Transparência. A maior parte dos recursos se perdeu na falta de projetos regionais consistentes e nos cortes de orçamento que enfraqueceram o programa no governo de Dilma Rousseff (PT), sem que ele concretizasse a sua principal meta: reduzir pela metade os crimes de morte no Brasil a partir de 2008.
Entre 2008 e 2012, a taxa de homicídios no Brasil subiu 7%, de 24,2 para 25,8 por 100 mil habitantes. Pelos padrões internacionais, mais de 10 por 100 mil habitantes já é considerado um quadro de violência epidêmica. Em números absolutos, o registro de assassinatos no Brasil subiu quase 10% entre 2008 e 2012, de 45.885 para 50.081, de acordo com o mais recente anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Não é difícil entender por que, a cada eleição, a segurança figura entre os serviços públicos com pior avaliação dos brasileiros. Numa pesquisa feita pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas em seis regiões metropolitanas, publicada com exclusividade pelo GLOBO em maio, 80% dos entrevistados se disseram insatisfeitos com o combate à violência. Em sondagens do Datafolha e do Ibope, a segurança divide com a saúde a lista de maiores preocupações dos eleitores.
Embora a gestão das polícias civil e militar seja de responsabilidade dos governadores, especialistas em segurança dizem que é preciso envolver o governo federal para mudar o quadro. Do total de despesas da União, apenas 0,4% é direcionada para segurança pública. Esse percentual, apurado em 2012, fica bem abaixo do que é gasto pelo governo central de outros países com desafios similares.
Na Colômbia, essa proporção chega a 3,3%. No México, a 6,2%. A comparação foi feita por uma rede de pesquisadores liderada pelos institutos Sou da Paz e Igarapé num documento com propostas para a segurança que foi entregue às campanhas dos candidatos à Presidência. O grupo defende, inclusive, a criação do Ministério da Segurança Pública.
– Um ministério ajudaria a coordenar melhor as ações de segurança com as de justiça criminal, como a gestão dos presídios. Como vivemos uma situação de emergência, são necessários o investimento e o comprometimento do governo federal – diz Ilona Szabó de Carvalho, diretora do Instituto Igarapé, centro de estudos do tema no Rio. – Como o déficit é enorme, o governo usa a prerrogativa constitucional de que segurança é responsabilidade dos estados para evitar se responsabilizar pela redução da violência que assola o país. O Brasil não será um país desenvolvido sem resolver isso.
Enquanto o governo federal gasta pouco, a segurança pesa nas contas dos governos estaduais. Alguns chegam a direcionar mais de 10% de seus gastos ao combate à criminalidade. É o caso de Alagoas, Paraíba e Bahia. No entanto, a maior parte desse dinheiro vai para custeio e pagamento de salários. Um terço é gasto com pensionistas. Dessa forma, a maioria dos estados depende de repasses federais para fazer investimentos em equipamentos e instalações.
Para piorar, a polícia brasileira é uma das mais ineficientes do mundo. Apenas 8% dos homicídios são esclarecidos. Nos Estados Unidos, essa taxa sobe para 64%. E passa dos 95% em países como Alemanha e Japão. Contribui para esse contraste a falta de estrutura de delegacias e institutos de perícia. Numa pesquisa realizada pelo Ministério da Justiça em 2012, só 17 estados tinham informações sobre a produção de exames balísticos.
A média de atendimento dos pedidos era de 44,4%, fruto da baixa qualidade de equipamentos e da falta de pessoal: apenas 14% dos peritos do país estavam nessa função. Em todo o país, os pesquisadores encontraram 22 mil pedidos de laudos que não foram produzidos. Na prática, inquéritos que terminaram sem provas para além de testemunhos, dificultando a condenação.
Outro problema é a falta de informação e de parâmetros de avaliação das políticas de segurança nos estados. Desde 1995, o governo já está na sua quarta tentativa de fazer funcionar o compartilhamento de dados criminais, através do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e Sobre Drogas (Sinesp). O Mapa da Violência, publicação anual muito utilizada por pesquisadores, usa como base informações de mortalidade do Ministério da Saúde.
A falta de subsídios para o planejamento do Pronasci foi o que levou o governo Dilma a esvaziá-lo. Em junho de 2012, um novo programa, o Brasil Mais Seguro, foi lançado para financiar a modernização e qualificação das polícias e do sistema de justiça criminal, com o foco em melhoria da investigação de homicídios, policiamento ostensivo e controle de armas. Mas os resultados demoram a aparecer.
Para o cientista político Guarcy Mingardi, especialista do Fórum de Segurança Pública que integrou a equipe do Ministério da Justiça no governo Lula, o Pronasci significou um passo à frente na participação do governo federal na segurança, mas Dilma não deu o seguinte.
– A ação prática, nas ruas, é realmente dos estados. O governo federal pode incentivar, mas não pode controlar a taxa de homicídios. O lado bom do Pronasci era o dinheiro para ações sociais, como os de prevenção com jovens, mas ninguém consegue controlar 94 ações em todo o Brasil. Acabou perdendo o foco.
A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, não deu entrevista. Em nota, informou apenas que, a partir de 2011, incorporou todos os princípios e diretrizes do Pronasci à política do governo federal para segurança pública. “Isso significa que o conceito do Pronasci deixou de ser restrito a um dos programas da União e passou a direcionar todas as ações”.
É ASSIM QUE “OS GRANDES ESTADISTAS” BRASILEIROS FOMENTAM A POLITICA NO PAÍS. SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL É TRATADA COMO UM DEVANEIO, UM INCOMODO QUE ASSOLA A TODO POLITICO EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO. É AQUILO QUE SE POSSÍVEL, DEVÊSSEMOS EVITAR ATÉ PRONUNCIAR O NOME COMO SE FOSSE UMA DOENÇA INCURÁVEL. É FÁCIL PARA OS POLÍTICOS DE POUCA ENVERGADURA MORAL, E ENORME EGO ACUSATÓRIO MANDAR RECADO E APONTAR O DEDO PARA OS OUTROS COMO SE NÃO FOSSE IGUALMENTE CULPADO PELA TOTAL SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA QUE ASSOLA O PAÍS, ALIAS, CHAMAR DE SENSAÇÃO E COLOCAR PANOS QUENTES NUMA SITUAÇÃO QUE JÁ PASSOU DE CALAMITOSA E JÁ BEIRA O TERROR. ACREDITO QUE O IRAQUE OU O AFEGANISTÃO É MAIS SEGURO QUE SP. NÃO POR CULPA DA POLICIA COMO MUITOS COSTUMAM COLOCAR, MAS POR CULPA DE POLITICO HIPÓCRITA E DEMAGOGO QUE SE NEGA A MUDAR AS LEIS, QUE ACHA QUE BANDIDO É VITIMA DA SOCIEDADE(SOCIEDADE INJUSTA POR CAUSA DESSES MESMOS POLÍTICOS), E DEFENSORES DA IDEOLOGIA QUE AS POLICIAS SÃO REPRESSORAS E QUE DEVEM SER SEMPRE EXECRADAS E COLOCADAS COMO VILÃ DE UMA DEMOCRACIA PLENA ONDE TUDO SE PODE, E OS DEVERES SÓ CABE AO “ZÉ POVINHO”, POIS TODOS SABEMOS QUE OS BANDIDOS E POLÍTICOS SE ACHAM ACIMA DA LEI.
CurtirCurtir
E VC IMBECIL ,TENTE EMPURRAR EM NÓS POLICIAIS ESSA FALÁCIA TRANSCRITA DO ‘o globo”,É REALMENTE O PCCSDB NÃO TEM RESPONSABILIDADE NENHUMA SOBRE A CRIMINALIDADE,,JÁ FOI TARDE!!!!
CurtirCurtir
Ah…coitadinhos dos Tucanalhas, né ?
Então é por falta de dinheiro federal que o estado mais rico da Federação não investe em segurança pública ?
Deve ser por isso também que a Casa de Saúde foi fechada, né ?
As escolas públicas em SP estão uma merda porque a Dilma não deu dinheiro pro Picolé, né ?
Aqui em Sp, realmente, as tarifas são baixíssimas, os impostos quase zero, os pedágios baratinhos, o IPVA é tão pequeno que todos os estados do país vem até SP para licenciar seus veículos, o custo de vida e consequentemente a arrecadação do INSS é quase nula.
Com já disse o colega aí de cima, JÁ FOI TARDE MESMO !
De puxa-saco e vendido, metido a malandro, que pensa ser mais esperto que os outros, a cúpula da PC está cheias, por isso estamos nessa draga.
CurtirCurtir
Já tivemos o PROER.
Já tivemos o PAC.
Já tivemos o PRONASCI.
E agora temos o PROenheta, este programa acomete tudo e a todos em época de eleição, é sempre o mais do mesmo, um verdadeiro festival de constatação de obviedades.
Como já dizia o finado Serjão Motta, o ex-todo poderoso ministro do FHC, é tudo masturbação sociológica, que nunca chega a lugar nenhum.
CurtirCurtir
Presidente Dilma e correligionários do PT, parem de adular e mandar recursos que pertencem aos Contribuintes e Eleitores Brasileiros para os Castros de Cuba e a FARC, te ensinarem a se perpetuarem no Poder, bem como seus correligionários (Lula e outros). Vejam a morte estranha do Chaves na Venezuela quando tentou recuar e não ajudar mais Cuba, de mediato, o Maduro que já era de confiança dos Castros assumiu e é perpétuo até quando os Cubanos o desejarem. Respeite os Contribuintes e Eleitores Brasileiros exercendo a boa e responsável governabilidade evitando o caos que está ocorrendo na Venezuela. Se os Congressistas fossem sérios e responsáveis solicitariam o, impeachement da Senhora.
CurtirCurtir
AGORA O GLOBO VAE COLOCAR QUE O CRIME É CULPA DA DILMA.
E O SALARIO É UMA MERDA
CurtirCurtir
Quando o Chuchu foi entregar a proposta de redução da maioridade penal ela barrou, deram poder de ministério de primeiro escalão a secretária de direito dos manos para nos massacrar, chuparam o pau do PCC e engoliram a porra, sucatearam a PF, amoleceram as leis para os bandidos e colocaram a faca no nosso peito, olha o que aconteceu na Bahia, PT é partido de bandido, seus militantes podem se passar por políciais e vim escrever asneirais aqui, mas nos não somos burros como os grupos estudantis que manipulam, sentimos o cheiro de bandido de longe
CurtirCurtir
PF sucateada ? Hum… De qualquer forma conheço muita gente que gostaria de entrar nessa polícia falida e ganhar 9 mil iniciais, ainda mais agora com o adicional de fronteira.
CurtirCurtir
É REALMENTE,UMA ILHAZINHA DE MERDA TEM CONTROLE SOBRE UMA POTENCIA MUNDIAL DO PETRÓLEO.É O VUDÚ DA ILHA QUE CONTROLA A MENTE DO MEDÍOCRE DO MADURO,QUANDO NÃO HOUVER MAIS INTERESSE ELE MORRERÁ MISTERIOSAMENTE DE UMA DOENÇA RARA E DESCONHECIDA O CANCER,!!!!BÚÚÚÚÚÚ
CurtirCurtir
A falta de investimento em captação de água, que levou o sistema Cantareira a secar, também é culpa da Dilma? Vão dizer que esse problema se deve a ressaca do ex presidente Lula? As vezes até penso em ver o PSDB ganhar novamente, só pra ver a que ponto pode chegar a mesquinhes administrativa de um sistema político. Em que eles poderiam piorar a vida dos paulistas, falta de oxigênio talvez…..? Visitas de presos entrando nos presídios sem serem revistadas? Fechamento de mais escolas e hospitais e construção de muitos novos presídios (Com a supervisão do PCC é claro)?
CurtirCurtir
É lamentável o ser humano: defendem a bandeira ensanguentada e corrupta de partidecos políticos e vendam os olhos em prol daqueles que estão cagando para a segurança pública e para a periferia. O governador de SP e a Presidanta estão seguros em seus palácios protegidos pelo Estado e só aparecem aqui no fundão para comer pastel e pegar criancinhas no colo durante o período eleitoral…Eita povinho alienado!!!
CurtirCurtir
Propostas do Pt. Trocar o nome do Brasil por Cubão, mudar o hino nacional por um funk cantado pelo mc. molusco, ensinar terrorismo e socialismo de botiquim nas escolas e servir cachaça com linguiça na merenda escolar. Na segurança pública a tropa de choque serão os black blocks com o mst, tendo como o ministro da justiça o chefe wigan dos simpsons e o lampião para o secretário de segurança pública que proibirá o policial civil de ter parceiro e sim companheiro. Na saúde vão contratar as parteiras ribeirinhas para os hospitais e um pajé para ministro da saúde. Aí sim a coisa vai.
CurtirCurtir
NÃO QUERO SER COMEDIANTE; MAS NÃO PARECE COISA DE OUTRO PLANETA – INTERPLANETÁRIA – QUE; FUZARCA É ESSA ?
CurtirCurtir
Nenhuma política de segurança pública que não leve em consideração o que os policiais sentem e pensam, está fadada ao fracasso.
O policial é um ser humano como qualquer outro, a diferença é que ele arrisca a vida para proteger quem ele não conhece, porém não arrisca a vida para proteger quem ele sabe que não está nem ai pra ele.
CurtirCurtir
Realmente Carcereiro 13, as politicas de segurança pública não levam em consideração o policial como um ser que pensa e sente, são tratados como números apenas e o resultado é o que vemos: falta de identificação com a instituição e distanciamento da verdadeira missão.
CurtirCurtir
”
CHUPA QUE A MANGA É DOCE! em 10/08/2014 às 22:52
Realmente Carcereiro 13, as politicas de segurança pública não levam em consideração o policial como um ser que pensa e sente, são tratados como números apenas e o resultado é o que vemos: falta de identificação com a instituição e distanciamento da verdadeira missão.
”
Ou seja, o problema é o policial que se sente “desprestigiado” não a politica de segurança, é pra cair o cu da bunda mesmo
CurtirCurtir
Boa Madruga pessoal venho aqui desabafar…
É o fim mesmo, na minha rua já há algum tempo está acontecendo baile Funk isso mesmo baile funk.
Essa merda de polícia militar ostensiva não consegue acabar com isso o merda do comandante dessa área ( CEP – 04193-090 ) sabe que nos final de semana esta ocorrendo esse tipo de pertubação e não faz nada. Hoje enquanto o “baile” acontecia 3 viatura estavam paradas mais ou menos 1 Km da rua onde está acontecendo essa putaria. são dezenas e dezenas de pessoas usando droga, sem falar dos pino de cocaina no chão são centenas.
Nessa mesma rua (Jorge Morais – CEP 04193-090) na altura do número 69 existe um ponto de venda de drogas e os caras ficam com armas no meio da rua igualzinho no Rio de Janeiro, hoje por exemplo tem um cara com uma Pistola que parece muito uma Tauros e outros dois com revolve isso mesmo no meio da rua.
São muito ligação para polícia. sabemos que em uma viatura com 2 policiais não pode fazer nada cade a FORÇA TÁTICA ou melhor FORÇA TRÁGICA ??? cade a super ROTA ???
O pior que onde eu moro é uma favela com DUAS ruas; não estou falando de uma favela com a do Paraisópolis ou Heliópolis que são favelas grandes lugar complicado AQUI é só DUAS ruas de favela e o merda do Comandante não consegue fazer nada.
São 2:04 Horas da madrugada é ninguém consegue dormir. São dezenas de Motos sem placas, 5 carros com som no último volume, motos acelerando esta um inferno.
Quando meus vizinhos reclamam que a polícia só passa aqui pra pegar dinheiro dos bares com “maquininhas” eu até defendia a polícia de merda mais não da pra defender mais.
Crimes cometidos aqui na rua:
1 – Venda de drogas ( lança Perfume, Cocaina, maconha)
2 – Pessoal portando armas
3 – Pertubação do Sossego ( Contravenção )
4 – Venda de Bebida alcoólica para menos de 18 anos
5 – Etc.
Esses são alguns dos crimes que ocorrem nesta rua que a Polícia M. deveria combates e não o faz.
Rua: Jorge Morais
Bairro: Parque Bristol
CEP:04193-090
São Paulo – SP
CurtirCurtir
Desculpem os erros de Português e os erros de concordância a cima pois estou muito nervoso aqui em casa ninguém consegue dormir.
CurtirCurtir
Futuro policial civil. não liga mais 190 e muda de casa. Ou Liga pra polícia civil na próxima pra acabar com o baile funk. Em tempo Boa hélio.
CurtirCurtir
Eu sou contra o preconceito, contra a homofobia. Cada um que viva a sua vida como lhe faz feliz.
E também sou contra a distribuição do KIT GAY nas escolas.
A escola não ensina Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química etc, mas quer ensinar sexualidade de modo ideológico?
E liberar meninos e meninas pro sexo (hétero e homo) sem qualquer responsabilidade ?
CurtirCurtir
O elemento do Jornalista Alexandre Rodrigues devia fazer um histórico da relação GLOBO – DITADURA. Porque enquanto durou a Ditadura Militar não existia problema nenhum no país. Depois que outros passaram a ocupar o poder, aí passou a apresentar todos os problemas. E o Brizola ganhar no Rio foi um duro golpe nesta gentalha. Aí começaram a aparecer na TV os traficantes (como por encanto) e os arrastões nas praias era muito interessante. Vários Jornalistas ficavam surpresos como as coisas aconteciam ao mesmo tempo, “parecia” tudo programado, tudo cronometrado: os arrastões e as câmaras devidamente montadas em lugares estratégico.
ENQUANTO PAULO MALUF era Governador do Estado de São Paulo ele era o único culpado por tudo. Os Jornalistas gritavam “a segurança é responsablidade do Governador”. EU ME LEMBRO PERFEITAMENTE!!.
Não só a Segurança ‘tudo” era responsabilidade do Maluf. Foi acusado de estar preocupado com a presença de negros na político. O QUE ERA UM ABSURDO. Mas como era para derrubar Maluf, valia tudo!!!.
CurtirCurtir
Houve desenvovimento nos 500 anos de existência do Brasil, mas a miséria nunca diminuía.
Os jornais da grande imprensa, em sua maioria, eram contra Getúlio Vargas, não por causa da ditadura, tortura e mortes, mas por causa dos benefícios sociais. Eu tenho exemplar de jornal cujo editorial critica o 13º e diz que o culpado das Prefeituras estarem falidas.
O salário mínimo estava crescendo e isto assustava os reacionários. Estava sendo comparado com Oficiais das Forças Armadas, com Magistrados. E ia aumentar mais ainda.
COM O PRESIDENTE LULA NO PODER foi dado trabalho (pleno emprego) e benefícios sociais. Não se pode aumentar o salário mínimo baseado em sua perda histórica e por isso existem outros benefícios.
São milhões de trabalhadores ainda hoje que não tem o registro, não são recolhidos INSS.
O resto é só política partidária, é vingança social. Em todas as épocas inventaram, forjaram, conspiraram contra governos que atendiam os anseios sociais.
CurtirCurtir
Silvio, eis os “benefícios trabalhistas” do PT chama ESCRAVIDÃO.
CurtirCurtir
Segurança não é prioridade dos nossos políticos. Assim como saúde e educação. Essas coisas não dão muita chance para grandes desvios.
Obras em Cuba dão margens maiores, ou a aquisição de trens pela Alston, para ficarmos somente com esses dois exemplos. A coisa é tão promissora que tem gente querendo sair da FIESP para ingressar nesta roda-viva.
CurtirCurtir
https://www.youtube.com/watch?v=Z5eV-MP9CPA
CurtirCurtir
O “paraíso” cubano
https://www.youtube.com/watch?v=8akJ6ajEBN8
CurtirCurtir
E isso foi uma CAMPANHA do PT, com dinheiro público:
https://www.youtube.com/watch?v=YT5rQTug040
CurtirCurtir
Só pra lembrar:
O Gramsci e outros teóricos de esquerda, definem a FAMÍLIA como INSTITUIÇÃO BURGUESA e por isso precisa ser DESTRUÍDA.
Logo, fazer campanhas incentivando a prostituição tem todo sentido.
Uma vez que as crianças assim nascidas terão toda sorte (ou azar) de infortúnios e serão dependentes (escravos) do TODO PODEROSO GOVERNO.
CurtirCurtir
Enquanto o MINISTÉRIO DA SAÚDE faz CAMPANHA PELA PROSTITUIÇÃO, diz que não tem dinheiro para atender quem está MORRENDO.
https://www.youtube.com/watch?v=55LiB61Pqzc
CurtirCurtir
Aqui na minha cidade tem oito médicos cubanos.
No Brasil estão vindo Médicos de outros paises também.
O Médico Presidente da Associação dos Médicos do Rio Grando Do Sul é contra o Mais Médico e até escreveu no prédio inteiro. No entanto, os seus dois filhos se formaram em Cuba. Portanto, vão ser falsos….
Eu não sei o que acontece um Cuba, por isso li empresários que trabalham no setor de exportação e eles dizem que empresários do EUA estão querendo investir muito em Cuba e ganhar muito dinheiro. E todos falaram sobre a importância do investimento brasileiro no porto para as exportações do Brasil. QUEM QUISER LER É SÓ PROCURAR PELA INTERNET.
ACABOU O OURO DE MOSCOU!!!. Qual riqueza tem a ilha. Acho que nenhuma riqueza mineral.
Mas o Brasil tem.
E EM SERRA PELADA TINHA 30 TONELADAS DE OURO. SEGUNDO O JORNALISTA ELIO GASPARI GRANDE PARTE FOI PARAR EM BANCO DO EUA (MORGAN, SE NÃO ME ENGANO).
EU NÃO CONHEÇO CUBA. EU ESTOU PREOCUPADO COM O BRASIL.
XINGAM, OFENDEM LULA POR TER DEIXADO OS RICOS MAIS RICOS. TER AJUDADO BANCOS, EMPRESAS, INDÚSTRIAS……
CurtirCurtir
Silvio,
Pergunta pros oito médicos, quantos puderam trazer suas famílias para o Brasil e quantos tiveram que deixar as famílias como REFÉNS em Cuba.
O povo cubano é maravilhoso, como o brasileiro, sempre buscando uma solução, sempre tentando sobreviver. Eles não merecem o governo que têm. Nem os brasileiros.
O que o Lula fez foi, como a grande dos políticos, MENTIR.
A diferença é que o PT não quer roubar do Brasil, o PT quer ROUBAR O BRASIL TODO.
CurtirCurtir
Delegado GeraI faz palestra no I Congresso de Segurança Pública
O delegado geral, Luiz Mauricio Souza Blazeck, proferiu na tarde desta quinta-feira
(7), palestra sobre a temática “Procedimento de Polícia Judiciária e as Relações
com o Ministério Público”. A explanação foi feita durante o I Congresso de
Segurança Pública, organizado pela Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo
(GLESP).
O evento programado para os dias 7 e 8 de agosto tem o objetivo de repassar
conhecimento e ações ligadas ao setor de Segurança Pública de todo o Brasil e
acontece na sede da GLESP, na Rua São Joaquim, 138 – Bairro Liberdade – SP.
Em sua palestra, Mauricio Blazeck, fez um rápido histórico das ações da Polícia
Judiciária e destacou a importância do trabalho investigativo e do Inquérito Policial,
além de ressaltar o relacionamento estreito com o Ministério Público de São Paulo.
Nos dois dias do evento, também estão programadas palestras com o comandante
geral da Polícia Militar, cel. Benedito Roberto Meira; com o delegado de polícia
federal, Claudio Tusco e com o conselheiro federal da OAB, Luiz Flávio Borges
D`Urso, entre outros.
Wilson Elias
CurtirCurtir
Taí na Internet. Quem começou a implantar o Mais Médico foi também José Serra quando Ministro da SAúde. E ainda tinha A CPMF. Começou os procedimentos, portarias e outros. TEnho certeza que ficaram preocupados, temor e impediram o Ministro, como aconteceu com outras propostas. E tenho certeza que ninguém ia falar nada sobre tais problemas.
QUEM QUISER SE INFORMAR É SÓ PROCURAR PELA INTERNET. TUDO JÁ FOI QUESTIONADO E RESPONDIDO. TUDO BOBAGEM. TUDO POLITIQUICE.
LULA mandou e Dilma manda muito dinheiro para Geraldo Aidimim. E o Estado está quebrado.
Comprou a Nossa Caixa e onde Aidmim enfiou o dinheiro.
ESCRITÓRIOS DA USP são fechados. QUEBRADO.
CurtirCurtir
O futuro policial civil:
Vc quer o que?
Que vá o super policia que ganha 3 conto, cheio de problema e fudido na vida, pegar o seu 38, ir no meio do baile aonde se encontra 800 jovens menores drogados mandando vc tomar no cu, todos com celulares ligados pra colocar no youtube, os moradores das sacadas de suas casas estrategicamente posicionados pra te fuder….e vc quer que o policial chegue lá e diga: “o pessoal vamos colaborar!!! Abaixa o som e falem um pouco mais baixo…por favor”…..
Kkkkkkkkkkkkkk
Ninguém mais respeita ninguém.
Fazer uma operaçao dessa é certeza de corregedoria, perda de licença prêmio, risco de tomar pedrada ou garrafada e a capa da Uol e o César Tralli te escrachando.
E no dia seguinte tá o Comando dizendo:
” Nós não compactuamos com nenhum desvio. Os policiais ja estao afastados e se comprovado alguma atitude ilegal serão severamente e exemplarmente punidos”.
Entao meu amigo com todo respeito hj vigora a lei do “pau no seu cu”.
Vc mora em um pais de índio . O importante é o Neymar reconciliar com a Bruna Marquezine, afinal de contas recebeu uma carta emocionada da Presidente Dilma mandando força.
Quantas cartas receberam as esposas e filhos de policiais que morreram ou se fuderam e perderam o emprego em operações como essa?
Lembre vc que o DATENA fez o Secretario de Segurança de Sp entrar ao vivo para escrachar um Pm que empurrou um cinegrafista da band!!!!
Entao meu amigo futuropol….já vai se acostumando com a maior frase que um policial que preze a sua familia pode dizer: “Pau no seu Cú”. Se vira.
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
O pior é que o amigo
Coloca um Led no talo disse:
11/08/2014 ÀS 11:51
Está com toda razão, esse o pais está uma merda.
Vivemos em uma situação que a fase mais dita hoje é a tirada do filme Tropa de Elite: “CARA CACHORRO QUE LAMBA SEU CACETE”
CurtirCurtir
Amigo Futuro Policial Civil:
Infelizmente onde há grande aglomeração de pessoas é temerário uma ação policial. Certamente vai acontecer até mortes. E todos vão dizer que “eles estavam apenas se divertindo” e se esquecem que bandidos agiam no local.
Alguma coisa deve ser feita antes. Há exemplos em outros lugares.
Depois eles arranjam outro lugar.
CurtirCurtir
GOVERNO TUCANO DE SÃO PAULO PODE CAUSAR COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ENERGIA NO RIO DE JANEIRO
TRÊS USINAS JÁ FORAM AFETADAS PELA AÇÃO IRRESPONSÁVEL E ILEGAL DO GOVERNO DE GERALDO ALCKMIN – PSDB/SP
http://007bondeblog.blogspot.com.br/2014/08/governo-tucano-de-sao-paulo-pode-causar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+blogspot/NIKX+%28007BONDeblog%29
CurtirCurtir
O Luís Inácio é um quadro aparte do PT. Santo nunca fora, mas pelo menos ouvia ambas a partes equilibrando a balança social no Brasil, mas o que vemos Dilma e Haddad fazer é a tentativa de CUBANIZAÇÃO do Brasil.
NÃO AO BRASO-CUBISMO que os PETRALHAS estão tentando implantar!
FORA PETRALHAS!
CurtirCurtir
BIZÚ: DILMA ACABA DE SANCIONAR O PLC 39/2014, SERÁ O FIM DA POLÍCIA MILITAR?
CurtirCurtir
exescravão disse:
11/08/2014 ÀS 6:52
Eu sou contra o preconceito, contra a homofobia. Cada um que viva a sua vida como lhe faz feliz.
————————-
Golpe baixo hein
http://noticias.terra.com.br/educacao/mec-diz-que-39kit-gay39-em-circulacao-nao-e-oficial-veja-videos,07c81a4045cea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Vamos buscar a informação oficial. O preconceito é politico.
CurtirCurtir
Coloca um Led no talo disse:
11/08/2014 ÀS 11:51
O futuro policial civil:
Vc quer o que?
Que vá o super policia que ganha 3 conto, cheio de problema e fudido na vida, pegar o seu 38, ir no meio do baile aonde se encontra 800 jovens menores drogados mandando vc tomar no cu, todos com celulares ligados pra colocar no youtube, os moradores das sacadas de suas casas estrategicamente posicionados pra te fuder….e vc quer que o policial chegue lá e diga: “o pessoal vamos colaborar!!! Abaixa o som e falem um pouco mais baixo…por favor”…..
Kkkkkkkkkkkkkk
Ninguém mais respeita ninguém.
Fazer uma operaçao dessa é certeza de corregedoria, perda de licença prêmio, risco de tomar pedrada ou garrafada e a capa da Uol e o César Tralli te escrachando.
E no dia seguinte tá o Comando dizendo:
” Nós não compactuamos com nenhum desvio. Os policiais ja estao afastados e se comprovado alguma atitude ilegal serão severamente e exemplarmente punidos”.
Entao meu amigo com todo respeito hj vigora a lei do “pau no seu cu”.
Vc mora em um pais de índio . O importante é o Neymar reconciliar com a Bruna Marquezine, afinal de contas recebeu uma carta emocionada da Presidente Dilma mandando força.
Quantas cartas receberam as esposas e filhos de policiais que morreram ou se fuderam e perderam o emprego em operações como essa?
Lembre vc que o DATENA fez o Secretario de Segurança de Sp entrar ao vivo para escrachar um Pm que empurrou um cinegrafista da band!!!!
Entao meu amigo futuropol….já vai se acostumando com a maior frase que um policial que preze a sua familia pode dizer: “Pau no seu Cú”. Se vira.
BOA MEU! FOI O COMENTARIO MAIS SENSATO ATÉ AGORA. BOA NOITE.
CurtirCurtir
hc disse:
11/08/2014 às 18:28
Eu li a matéria, no final diz:
“… As cartilhas e os vídeos estão sendo produzidos por uma empresa terceirizada pelo ministério”
Não é oficial, mas é o Ministério da Educação que pagou pela produção? Então o que é oficial?
E o material não foi distribuído porque alguns poucos parlamentares, como o Bolsonaro, que ventilaram tudo na imprensa. Mas já tinha muito material pronto pra ser distribuído e por pouco não foi mesmo, incluindo para crianças a partir dos 6 anos.
Não sou homofóbico e acredito que cada um tem seu direito de ser feliz, seja como for, mas querer educar crianças sexualmente pra quê?
Escola precisa ensinar Língua Portuguesa, Matemática etc. Sexo até cachorro e gato fazem sem precisar que o governo ensine.
CurtirCurtir
SILVIO MIGUEL GOMES disse:
11/08/2014 às 10:18
Silvio, você mostrar onde estão os desmentidos? Se houver e eu estiver errado, eu não tenho qualquer problema em reconhecer, mas até agora só vi fatos graves acontecendo contra o Brasil e muita mentira dos políticos.
CurtirCurtir
O tempo se esgota!!. Falta pouco!!!. Há doze anos atacando de todas as formas!!! Faltam somente 08 dias.
CurtirCurtir
acional destaca caso de comprovante de virgindade exigido por concurso da Secretaria da Educação
“Mulheres brasileiras têm que provar sua virgindade para conseguir um emprego”, diz site; exigência para selecionadas em concurso de Agente de Organização Escolar é alvo de inquérito do Ministério Público
Siga Marie Claire no Pinterest
“A GESTÃO PÚBLICA NÃO DETERMINA QUE O EXAME É OBRIGATÓRIO, MAS ELAS DEVEM SIM APRESANTAR UM COMPROVANTE”, AFIRMA A ASSESSORA DE IMPRENSA (Foto: Thinkstock)
“A GESTÃO PÚBLICA NÃO DETERMINA QUE O EXAME É OBRIGATÓRIO, MAS ELAS DEVEM SIM APRESANTAR UM COMPROVANTE”, AFIRMA A ASSESSORA DE IMPRENSA (FOTO: THINKSTOCK)
A exigência de um comprovante de virgindade para mulheres aprovadas no concurso público da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) foi destacada em sites de notícias internacionais, como a versão americana da Marie Claire e os britânicos “Daily Mail” e “The De Brief”.
Sob o título “Mulheres brasileiras têm que provar sua virgindade para conseguir um emprego”, a Marie Claire americana afirma que “uma informação tão invasiva e irrelevante avança a linha do território ético”. Os ingleses “The De Brief” e “Daily Mail” também destacaram a história com títulos semelhantes, afirmando que mulheres têm que mostrar que são virgens antes de começar a trabalhar.
O caso veio a público após uma das candidatas ao concurso de Agente de Organização Escolar, que teve 10 mil inscritos, chamar a atenção para uma das exigências às selecionadas: um exame de colposcopia, mais conhecido como Papanicolau. Para não ter que passar pelo procedimento, a candidata precisou ser analisada para comprovar que seu hímen não havia sido rompido. As candidatas com vida sexual ativa são obrigadas a fazer os exames ginecológicos intrusivos.
A polêmica chamou a atenção do Ministério Público do Estado de São Paulo, que abriu um inquérito civil para investigar a legalidade da exigência dos exames ginecológicos e também do atestado de virgindade para as candidatas aprovadas no concurso público estadual.
SAIBA MAIS
“Parecem cemitérios de mulheres vivas”, diz advogada que defende direito de presos sobre cadeias femininas
“A gestão pública não determina que o exame é obrigatório, mas elas devem sim apresentar um comprovante de que nunca tiveram uma relação sexual”, afirma a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação. O documento pode ser fornecido por um médico pessoal da candidata. “Esse atestado é solicitado para todos os concursos públicos, não somente o da Secretaria da Educação”. Ainda de acordo com a assessoria, a medida é preventiva e quem determina a lista de exames necessário para a contratação é o Departamento de Perícias Médicas do Estados de São Paulo (DPME).
CurtirCurtir
Consta no Afpcesp que o salario do NU de 3 classe com um quinquenio em Agosto vai ser de 3.648,45 + 543,00 de insalubridade. Alguem sabe se esta incluso a segunda parcela do NU?
CurtirCurtir
.Promulgado o estatuto das Guardas Municipais Lei 13022
LEI Nº 13.022, DE 8 DE AGOSTO DE 2014
Dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.
A P R E S I D E N T A D A R E P Ú B L I C A
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
CAPÍTULO I
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Esta Lei institui normas gerais para as guardas municipais, disciplinando o § 8º do art. 144 da Constituição Federal Art. 2º Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União, dos Estados e do Distrito Federal.
CAPÍTULO II
DOS PRINCÍPIOS
Art. 3º São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:
I – proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
II – preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;
III – patrulhamento preventivo;
IV – compromisso com a evolução social da comunidade; e
V – uso progressivo da força.
CAPÍTULO III
DAS COMPETÉNCIAS
Art. 4º É competência geral das guardas municipais a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do Município.
Parágrafo único. Os bens mencionados no caput abrangem os de uso comum, os de uso especial e os dominiais.
Art. 5º São competências específicas das guardas municipais, respeitadas as competências dos órgãos federais e estaduais:
I – zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município;
II – prevenir e inibir, pela presença e vigilância, bem como coibir, infrações penais ou administrativas e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais;
III – atuar, preventiva e permanentemente, no território do Município, para a proteção sistêmica da população que utiliza os bens, serviços e instalações municipais IV – colaborar, de forma integrada com os órgãos de segurança pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social;
V – colaborar com a pacificação de conflitos que seus integrantes presenciarem, atentando para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas;
VI – exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas, nas vias e logradouros municipais, nos termos da Lei no
9.503, de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro), ou de forma concorrente, mediante convênio celebrado com órgão de trânsito estadual ou municipal;
VII – proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do Município, inclusive adotando medidas educativas e preventivas;
VIII – cooperar com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades;
IX – interagir com a sociedade civil para discussão de soluções de problemas e projetos locais voltados à melhoria das condições de segurança das comunidades;
X – estabelecer parcerias com os órgãos estaduais e da União, ou de Municípios vizinhos, por meio da celebração de convênios ou consórcios, com vistas ao desenvolvimento de ações preventivas integradas;
XI – articular-se com os órgãos municipais de políticas sociais, visando à adoção de ações interdisciplinares de segurança no Município;
XII – integrar-se com os demais órgãos de poder de polícia administrativa, visando a contribuir para a normatização e a fiscalização das posturas e ordenamento urbano municipal;
XIII – garantir o atendimento de ocorrências emergenciais, ou prestá-lo direta e imediatamente quando deparar-se com elas;
XIV – encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime, quando possível e sempre que necessário;
XV – contribuir no estudo de impacto na segurança local, conforme plano diretor municipal, por ocasião da construção de empreendimentos de grande porte;
XVI – desenvolver ações de prevenção primária à violência, isoladamente ou em conjunto com os demais órgãos da própria municipalidade, de outros Municípios ou das esferas estadual e federal;
XVII – auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignatários; e
XVIII – atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal, de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.
Parágrafo único. No exercício de suas competências, a guarda municipal poderá colaborar ou atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública da União, dos Estados e do Distrito Federal ou de congêneres de Municípios vizinhos e, nas hipóteses previstas nos incisos XIII e XIV deste artigo, diante do comparecimento de órgão descrito nos incisos do caput do art. 144 da Constituição Federal, deverá a guarda municipal prestar todo o apoio à continuidade do atendimento.
CAPÍTULO IV
DA CRIAÇÃO
Art. 6º O Município pode criar, por lei, sua guarda municipal.
Parágrafo único. A guarda municipal é subordinada ao chefe do Poder Executivo municipal.
Art. 7º As guardas municipais não poderão ter efetivo superior a:
I – 0,4% (quatro décimos por cento) da população, em Municípios com até 50.000 (cinquenta mil) habitantes;
II – 0,3% (três décimos por cento) da população, em Municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) e menos de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, desde que o efetivo não seja inferior ao disposto no inciso I;
III – 0,2% (dois décimos por cento) da população, em Municípios com mais de 500.000 (quinhentos mil) habitantes, desde que o efetivo não seja inferior ao disposto no inciso II.
Parágrafo único. Se houver redução da população referida em censo ou estimativa oficial da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é garantida a preservação do efetivo existente, o qual deverá ser ajustado à variação populacional, nos termos de lei municipal.
Art. 8º Municípios limítrofes podem, mediante consórcio público, utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada.
Art. 9º A guarda municipal é formada por servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários, conforme disposto em lei municipal.
CAPÍTULO V
DAS EXIGÊNCIAS PARA INVESTIDURA
Art. 10. São requisitos básicos para investidura em cargo público na guarda municipal:
I – nacionalidade brasileira;
II – gozo dos direitos políticos;
III – quitação com as obrigações militares e eleitorais;
IV – nível médio completo de escolaridade;
V – idade mínima de 18 (dezoito) anos;
VI – aptidão física, mental e psicológica; e
VII – idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o Poder Judiciário estadual, federal e distrital.
Parágrafo único. Outros requisitos poderão ser estabelecidos em lei municipal.
CAPÍTULO VI
DA CAPACITAÇÃO
Art. 11. O exercício das atribuições dos cargos da guarda municipal requer capacitação específica, com matriz curricular compatível com suas atividades.
Parágrafo único. Para fins do disposto no caput, poderá ser adaptada a matriz curricular nacional para formação em segurança pública, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.
Art. 12. É facultada ao Município a criação de órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes da guarda municipal, tendo como princípios norteadores os mencionados no art.3º.
§ 1º Os Municípios poderão firmar convênios ou consorciar se, visando ao atendimento do disposto no caput deste artigo.
§ 2º O Estado poderá, mediante convênio com os Municípios interessados, manter órgão de formação e aperfeiçoamento centralizado, em cujo conselho gestor seja assegurada a participação dos Municípios conveniados.
§ 3º O órgão referido no § 2º não pode ser o mesmo destinado a formação, treinamento ou aperfeiçoamento de forças militares.
CAPÍTULO VII
DO CONTROLE
Art. 13. O funcionamento das guardas municipais será acompanhado por órgãos próprios, permanentes, autônomos e com atribuições de fiscalização, investigação e auditoria, mediante:
I – controle interno, exercido por corregedoria, naquelas com efetivo superior a 50 (cinquenta) servidores da guarda e em todas as que utilizam arma de fogo, para apurar as infrações disciplinares atribuídas aos integrantes de seu quadro; e
II – controle externo, exercido por ouvidoria, independente em relação à direção da respectiva guarda, qualquer que seja o número de servidores da guarda municipal, para receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias acerca da conduta de seus dirigentes e integrantes e das atividades do órgão, propor soluções, oferecer recomendações e informar os resultados aos interessados, garantindo-lhes orientação, informação e resposta.
§ 1º O Poder Executivo municipal poderá criar órgão colegiado para exercer o controle social das atividades de segurança do Município, analisar a alocação e aplicação dos recursos públicos e monitorar os objetivos e metas da política municipal de segurança e posteriormente, a adequação e eventual necessidade de adaptação das medidas adotadas face aos resultados obtidos.
§ 2º Os corregedores e ouvidores terão mandato cuja perda será decidida pela maioria absoluta da Câmara Municipal, fundada em razão relevante e específica prevista em lei municipal.
Art. 14. Para efeito do disposto no inciso I do caput do art. 13, a guarda municipal terá código de conduta próprio, conforme dispuser lei municipal.
Parágrafo único. As guardas municipais não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.
CAPÍTULO VIII
DAS PRERROGATIVAS
Art. 15. Os cargos em comissão das guardas municipais deverão ser providos por membros efetivos do quadro de carreira do órgão ou entidade.
§ 1º Nos primeiros 4 (quatro) anos de funcionamento, a guarda municipal poderá ser dirigida por profissional estranho a seus quadros, preferencialmente com experiência ou formação na área de segurança ou defesa social, atendido o disposto no caput.
§ 2º Para ocupação dos cargos em todos os níveis da carreira da guarda municipal, deverá ser observado o percentual mínimo para o sexo feminino, definido em lei municipal.
§ 3º Deverá ser garantida a progressão funcional da carreira em todos os níveis.
Art. 16. Aos guardas municipais é autorizado o porte de arma de fogo, conforme previsto em lei.
Parágrafo único. Suspende-se o direito ao porte de arma de fogo em razão de restrição médica, decisão judicial ou justificativa da adoção da medida pelo respectivo dirigente.
Art. 17. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destinará linha telefônica de número 153 e faixa exclusiva de freqüência de rádio aos Municípios que possuam guarda municipal.
Art. 18. É assegurado ao guarda municipal o recolhimento à cela, isoladamente dos demais presos, quando sujeito à prisão antes de condenação definitiva.
CAPÍTULO IX
DAS VEDAÇÕES
Art. 19. A estrutura hierárquica da guarda municipal não pode utilizar denominação idêntica à das forças militares, quanto aos postos e graduações, títulos, uniformes, distintivos e condecorações.
CAPÍTULO X
DA REPRESENTATIVIDADE
Art. 20. É reconhecida a representatividade das guardas municipais no Conselho Nacional de Segurança Pública, no Conselho Nacional das Guardas Municipais e, no interesse dos Municípios, no Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública.
CAPÍTULO XI
DISPOSIÇÕES DIVERSAS E TRANSITÓRIAS
Art. 21. As guardas municipais utilizarão uniforme e equipamentos padronizados, preferencialmente, na cor azul-marinho.
Art. 22. Aplica-se esta Lei a todas as guardas municipais existentes na data de sua publicação, a cujas disposições devem adaptar-se no prazo de 2 (dois) anos.
Parágrafo único. É assegurada a utilização de outras denominações consagradas pelo uso, como guarda civil, guarda civil municipal, guarda metropolitana e guarda civil metropolitana.
Art. 23. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 8 de agosto de 2014; 193º da Independência e 126º da República.
DILMA ROUSSEFF
José Eduardo Cardozo
Miriam Belchior
CurtirCurtir
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1499069-justica-de-sp-decide-afastar-robson-marinho-do-tce.shtml
Faz vinte anos que esta tudo bem administrado?
CurtirCurtir
Enquanto isso…………na sala da justiça, ops, na PC…………vai tudo bem…..!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir