Aprovado estatuto que garante poder de polícia às guardas municipais 177

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) projeto que cria o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Com a aprovação do texto (PLC 39/2014 – Complementar), do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a categoria passará a ter direito ao porte de arma e à estruturação em carreira única, com progressão funcional. O projeto, que tramitava em regime de urgência, será encaminhado à sanção presidencial.

De acordo com o projeto, as guardas municipais terão poder de polícia com a incumbência de proteger tanto o patrimônio como a vida. Deverão utilizar uniformes e equipamentos padronizados, mas sua estrutura hierárquica não poderá ter denominação idêntica a das forças militares.

O Estatuto Geral das Guardas Municipais regulamenta dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. A guarda municipal deverá ainda colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos. Mediante convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal, poderá fiscalizar o trânsito e expedir multas.

Outra competência é encaminhar ao delegado de polícia, diante de flagrante delito, o autor da infração, preservando o local do crime. A guarda municipal poderá ainda auxiliar na segurança de grandes eventos e atuar na proteção de autoridades. Ações preventivas na segurança escolar também poderão ser exercidas por essa corporação.

O projeto prevê igualmente a possibilidade de municípios limítrofes constituírem consórcio público para utilizar, reciprocamente, os serviços da guarda municipal de maneira compartilhada.

Esse consórcio poderá ficar encarregado também da capacitação dos integrantes da guarda municipal compartilhada. Todos os guardas deverão passar por esse tipo de capacitação e currículo compatível com a atividade.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), relatora do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), parabenizou guardas municipais que desde cedo aguardavam a votação em Plenário. O projeto tramitou mais de dez anos no Congresso. Ela ressaltou que a aprovação do estatuto colabora para melhorar a segurança da população.

Gleisi explicou que aceitou emenda de redação do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) para definir as competências das guardas municipais e das outras forças policiais.

A aprovação também foi saudada pelo senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Para ele, o estatuto colabora para a manutenção da ordem e da segurança em várias regiões do país.

Antes de concluir a votação do projeto, o presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que sua aprovação representa um avanço e defendeu a alocação de mais recursos para a área de segurança pública.

Durante a discussão da matéria, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) concordou com a retirada de requerimento de sua autoria que solicitava o exame do projeto pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Também saudaram a aprovação do projeto os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Mário Couto (PSDB-PA), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Humberto Costa (PT-PE), Eduardo Braga (PMDB-AM), Paulo Paim (PT-RS), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Magno Malta (PR-ES), Sérgio Petecão (PSD-AC), Eduardo Suplicy (PT-SP), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Romero Jucá (PMDB-RR) e as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Agência Senado

Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado

Um Comentário

  1. NESSA BRIGA DE FOICE ENTRE POLÍCIA CIVIL E POLÍCIA MILITAR QUEM SE DEU BEM FOI A GUARDA CIVIL.

    SERÁ UMA POLÍCIA NOVA, MUNICIPALIZADA, SEM INSTITUIÇÃO ‘RIVAL’ PARA COLOCAR ZOIÃO EM SALÁRIO E COM TODA A CHANCE DE NÃO COMETER OS ERROS DAS OUTRAS CO-IRMÃS ESTADUAIS.

    HADDAD ERROU BASTANTE ATÉ AGORA MAS TEM TUDO PARA ACERTAR A SITUAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA DA MAIOR CIDADE DA AMÉRICA LATINA E SER REELEITO PREFEITO DE SÃO PAULO.

    TORÇO PARA QUE SE CRIE TAMBÉM A GUARDA CIVIL NACIONAL COM EXCELENTES SALÁRIOS E CARREIRA DIGNA.

    PARABÉNS A GUARDA CIVIL METROPOLITANA PELA CONQUISTA.

    Curtir

  2. A POLÍCIA CIVIL GANHA BASTANTE COM ISSO E DEVERÁ FAZER O PRÓXIMO GOVERNADOR REPENSAR SEU ‘ESQUECIMENTO’ DE INVESTIMENTO NA POLÍCIA CIVIL TANTO EM EFETIVO QUANTO EM DELEGACIAS E MATERIAL DE TRABALHO, A GCM IRÁ ENTUPIR OS PLANTÕES DE FLAGRANTES E FALTARÃO DELEGADOS.

    ATÉ QUE ENFIM VEREMOS A POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO PARAR DE QUERER SE ARVORAR NAS ATRIBUIÇÕES DE POLÍCIA JUDICIÁRIA E SER OBRIGADA A FAZER O OSTENSIVO COMO SE DEVE, PARA NÃO PASSAR VERGONHA FRENTE A GM, ‘ENCOLHER’ ATÉ EXTINÇÃO.

    OS DELEGADOS QUE SERÃO CADA VEZ MAIS IMPORTANTES DAQUI POR DIANTE, TERÃO AS ESTATÍSTICAS NAS MÃOS PARA COMPARAR NÚMEROS DE PRISÕES ENTRE A PM E A GM.

    QUERO SABER COMO FICARÃO OS RECOLHAS SE É QUE ESTES EXISTEM POIS TÁ IGUAL CAVIAR, NUNCA VI SÓ OUVI FALAR.

    SANTA IFIGÊNIA, DESMANCHES, BIQUEIRAS, PUTEIROS, GASOLINA BATIZADA, MAQUININHAS, JOGO DO BICHO, FEIRAS DO ROLO, ETC, TERÃO A VIDA DIFICULTADA DAQUI POR DIANTE.

    A GCM DO PT APRESENTANDO NA DELEGACIA CADERNINHO COM NOME E VALOR PAGO DE ARREGO VAI PEGAR MAL.

    AO QUE TUDO INDICA ESSES 02 ANOS QUE RESTAM PRO HADDAD FRENTE A PREFEITURA DE SP DEVERÃO FAZER MUITA DIFERENÇA NA SEGURANÇA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO PAULO, SE ELE DESAQUARTELAR A GCM, CONTRATAR MAIS EFETIVO E COLOCAR ELA NA RUA PRA TRABALHAR DE VERDADE.

    FODA-SE A OPERAÇÃO DELEGADA QUE OBRIGA O CONTRIBUINTE A PAGAR 02 VEZES PELO MESMO SERVIÇO MAL FEITO PELA MESMA INSTITUIÇÃO(PM).

    O ELEFANTE BRANCO CHAMADO POLÍCIA MILITAR COMERÁ POEIRA DIANTE DA JOVEM GUARDA MUNICIPAL CHEIA DE VONTADE DE FAZER POLÍCIA.

    Curtir

  3. Isso sim é que considero inconstitucional!!! Era só o q faltava: a Polícia Municipal…

    Bem mesmo q vi umas “viaturas” operacionais, bem ostensivas da GCM rodando pela cidade… Uma delas, com o melhor e mais bonito representante: um cão, Pastor Alemão… coisa mais linda!!!

    Curtir

  4. Pagar de “bombadinho’ portando arma na rua todos querem, inclusive PCs, agora aguentar as buchas atrás do balcão dos plantões “fididos’ da vida ninguém quer né.

    Curtir

  5. eu dei uma lida… e o estatuto é bem sutil.. e se nao reparar passa despercebido… mas fundamenta .. uma possivel açao de policia ostensiva preventiva por parte dos guardas … alem disso ainda terão as atribuições do transito … municipal e estadual…. talvez seja a grande virada da policia civil………

    Curtir

  6. E outra coisa, essa merda de PC já acabou faz tempo, só papel e balela para inglês ver. A PM investiga e muito, com muito mais eficiência e mecanismos, porque não pode também montar o dito IP e encaminhar para o forum, assim a GCM faz o preventivo e nós PCs, como não fazemos nada faz tempo, só reclamamos, sem união, seremos extintos de vez. É o fim. O bosta.

    Curtir

  7. Somente e o aquartalamento da pm. Igual que ocorria em 1960, na nossa co irma igual que ocorre com as forcas armadas e que maior parte do orcamento e para pagar inativo. Chegou um ponto que a pm ficara como uma reserva do governador se precisar chama.
    E a gm nao e a terceira e a quarta na pratica criada for da ssp

    Curtir

  8. Perfeito. Nas cidades do litoral os caras já são policia faz tempo e fazem um excelente trabalho. Outro dia passava uma vtr da CGM de Praia Grande quando avistou duas pessoas entrando de capacete em uma imobiliária. Não tiveram dúvida, pararam a vtr e ficaram esperando a saída dos malacos e os prenderam em flagrante. E se fosse aquela senhora negra que anda sozinha de vtr pra baixo e pra cima iria fazer o que?

    Curtir

  9. Agora fico bauuuummmm! Só falta criar a Polícia Penal dos Agentes Penitenciários para ficar redondo! Imagina o DP ou Plantão, chegando flagrante da PM e GM e a bozada toda! Parace que ninguém se lembra onde tudo vai desaguar né!

    Curtir

  10. Agora, funcionário da Prefeitura tambem é polícia… Que tal incluir vigilantes bancários, guardas noturnos e guardadores de carro??? Poder de Polícia pra todo mundo !!!

    Curtir

  11. Q Projeto é esse que pelo jeito, não mudou nada do que já é a realidade da CMG?

    Poder de polícia qualquer um ter (em estado de flagrante), até mesmo a guarda. Já por mandado é outra conversa! Nem GCM, nem qualquer um do povo, nem a PQP.

    Então, não sei, ainda não li o texto Institucional da GCM referente a esse Projeto, mas pelo jeito, não poderá dar o direito ao GCM em mandar pra parede e dar mão-pra-cabeça, esse Poder, só as POLÍCIAS têm. Agente Municipal não tem o poder de parada sobre ninguém, não são do Estado, é uma puta usurpação de função pública específica.

    Tô sabendo ai que Juizada está mandando GCM fazer Condução Coercitiva de testemunhas e autores p/ audiências.
    Sei lá, acho que num “apoio” à polícia, a GCM é útil, fora isso, são (numa parcela) metidos a SWAT pagando de Ostensivo, sendo que a sua função é taxativamente outra.

    Ou seja…Projetinho para Inguêzinho ver, e o povo que é trouxa, aceitar ser abordado pela Swat – Municipal…kkkkkkkkkkk

    Curtir

  12. EXISTEM VÁÁÁÁRIOS JULGADOS DO STF AFIRMANDO QUE POLÍCIA APENAS AS DO ART 144 DA CF!
    CIENTÍFICA….GCM….BALELA!
    POLÍCIA APENAS AS DA CF.
    MAS BOA SORTE AOS GCM….ESPERO QUE TENHAM BOM SALÁRIOS E SEJAM FELIZES!! DEUS ABENÇOE!

    Curtir

  13. Isso é verdade. Aqui na minha cidade a GCMada ganha mais de 6 mil. Duvidam? Cola nos caras e vcs verão!

    Curtir

  14. Pobres coitados!!! Agora que estão ferrados mesmo. Com este poder supremo, intergalático, o poderosíssimo poder de “puliça” verão que merda é. Um pseudo poder que lhe confere o direito de ser molestado e esfalfado pelo Estado, além de se ferrar bem em alguma corró criada pela imprensa, padres, ong’s, mp, defensoria, poder j.
    Parabéns pela conquista. VERDADEIRO “TROFÉU NABO DE OURO”.

    Curtir

  15. Parabéns aos GCM’s.
    Tudo que vem para somar é bem vindo.
    Penso ser inconstitucianal tal façanha porém vão entrar na mesma ideia da Cientifica q não existe na CF mas existe por um monte de lugar.
    A unica coisa q tem de ser feito a partir de agora é fazer provas descentes e com nivel aceitável para o ingresso de novos candidatos pq TODAS as provas q vi até hj são de nivel MOBRAL, chega a ser ridiculo se comparado a outros concursos. Eu achava q a prova da PM era de baixissimo nivel até ver a da GCM. Até as provas de antigamente da civil q eram de nivel MOBRAL ainda eram mais dificeis do que as destas duas corporações até hj.
    Não desmereço a instituição muito menos os candidatos mas sim o ato de ingresso (concursos) q é de baixissimo nivel fazendo com q vários pessoas ineptas para o serviço policial (obvio q não são todos) adentrem a instituição (isto tb tem na civil).
    Alguns entram na instituição se achando justiceiros e verdadeiros mantenedores da ordem e acabam por cometer abusos ridiculos q até uma pessoa com o minimo de instrução saberia q aquilo era errado.

    No mais agora é esperar a Presidenta sancionar e parabéns aos GCM’s pela conquista (ou dependendo do ponto de vista meus pesames, pq agora vão ter muito mais atribuições e consequentemente mais piças além de perceberem menos é claro).

    Agora aposto q vão pedir paridade salarial com a PM e PC né!!!kkkkk

    Curtir

  16. Mais gente para apresentar ocorrências, mas onde estão os escrivães para colocá-las no papel?…

    Curtir

  17. muito bom ,aqui no interior se não é a gm tamos fodidos pois as policias de verdade só no bonde de ladrão
    pro ps.

    Curtir

  18. Paridade salarial com a PM? Irmão anônimo, o PM tem de trabalhar 3 meses pra ganhar o que um GCM ganha em um! Não viaja!
    Ganham mais que o Estado, Somam o salário base + periculosidade + insalubridade + HE, em suas três formas, + Horas ganhadas por incentivo….kkkkkkkkk, os caras ganham mais que, quem de fato e de direito, e por força de lei, tem realmente o “poder de polícia”. Pesquisa ai que vc vai ver!

    Curtir

  19. Ah, e esqueci de falar do sobreaviso, 1/3 da hora para ficarem 12h antes do plantão, à disposição do Comandante…kkkkkkk. A polícia têm isso? Ainda ganham almoço (têm cozinha na base). Algumas Prefeituras pagam inclusive 14º salário, no mês do aniversário. Toma pra cara, toma!

    Curtir

  20. Dr. Guerra!

    Por gentileza, dê sua opinião sobre a GCM.
    Gostaria de saber o que o Sr. acha e pensa!

    TKS

    Curtir

  21. O problema é que o gargalo do funil é PC e principalmente seus plantões! Se já tava ruim, quando não tinham poder de polícia, imagina agora! Vão querer mostrar serviço e vão chover ocorrências quadradas nos plantões.

    Curtir

  22. Eles merecem.
    Entretanto, o desejo de muitos, é que o Brasil tenha apenas uma Policia, mas pelos acontecimentos, isso torna-se mais difícil a cada dia.
    Não tenho duvida, que será mais fácil aparecer uma outra denominação com poder de Polícia, do que o Brasil ter apenas uma Policia.

    Curtir

  23. eu acho que esta regulamentaçao é muito boa para o policia civil….. se a gm um dia estiver trabalhando de forma eficiente ……….tenho certeza que o governador investirá muito mais na PC e menos na PM…. no entanto.. acho que isto nao é bom para os gms… conheço dois gms… Paulinia e hortolandia… e tudo o que voces imaginarem que um funcionario oublico tem direito os caras tem tmbm…. tenho certeza que se realmente se estabelecerem como força policial.. irão perder muitos beneficios .. e dificilmente ganharam algo na justiça.. pois neste pais de merda.. policia nao é trabalhador.. e só tem deveres..!!!

    Curtir

  24. Policiamento ostensivo tem que ser municipalizado totalmente, aí sim haverá uma polícia comunitária.

    Curtir

  25. É sempre válido quando trata-se de segurança pública, porém, todos esquecem que para construir um prédio é necessário um ótimo alicerce, não adiante trazerem flagrantes, ocorrências diversas para a Polícia Civil e, não ter funcionário para atender como se deve, falta Escrivão de Polícia, a falta de material humano é gritante, além das outras carreiras, falta estrutura, sim, é bom para a GCM, mais, a organização em todo é muito falha, não vai resolver o problemas das instituições inclusive da população e, ainda se não houver mudanças vai piorar…

    Curtir

  26. Dr. Guerra,

    Por gentileza, se possível, gostaria de saber vossa opinião sobre o assunto.
    O que o Sr. acha e pensa (se possível) da GCM.

    Nem que seja uma síntese!

    TKS irmão!

    Curtir

  27. Bem…
    O “Ostensivo”, está por conta da militar….ok…até aí, normal…
    A “Investigação”, o MP logo, logo, “abraça” de vez… (já era de se esperar…apesar deles não estarem tão avidos por isso, mas…)
    E agora, com as GCMs obtendo o “Poder de Polícia” (Poder ?!?!?….)
    Qual será o “Próximo Capítulo” ?!
    EXTINÇÃO LEGAL DAS POLICIAS CIVIS.
    (Os “carteira vermelha” virarão “chefes” de investigação do MP; os “carteira preta”, agentes do MP, e “zéfiní”, DE FATO, pras PCs)
    Alguém duvida?!
    “SABE NAAAADAAA, INOCENTES !!!”

    Curtir

  28. Realista , o sr ando meio fora da realidade( rsrsrs) , convenhamos que o salario das polícias militares não são os melhores , mas um PM ter que trabalhar 3 meses para ganhar o que um municipal ganha em 1 é um pouco utópico !!!! Que guarda é essa que ganha 6 mil por mês , diga q vou prestar concurso para tal instituição, pois aqui na minha cidade a realidade é bem diferente . No Rio de Janeiro , o salario da guarde é menos da metade de um SD PM .
    E , alem do mais , nada mudou , as guardas continuarão sendo guardas , essa lei é só um engodo com fins eleitoreiros , não se enganem , não se iludam , pois instituições policiais são aquelas elencadas no art 14 da nossa CF .

    Curtir

  29. Só para complementar :
    O poder de policia de vcs continuara restrito a aplicação de multas de transito e vigilância de prédios , praças ou escolas publicas .
    No caso da prisão em flagrante , vcs , como qualquer outra pessoa do povo , poderão faze-lo.

    Curtir

  30. A PM, FICOU VIGIANDO A PC, E SE FUDEU, A GCM, VAI FAZER A DELEGADA PC NAO GOSTA DA PM, OS FLAGOLINOS DA GCM , NA FRENTE, OBS. OS BOMBEIROS TAMBEM VAO PARA O MUNICIPIO ! A PM TA ACABANDO MESMO! E NAO A PC!

    Curtir

  31. Quer saber, os caras merecem. O que deveria ser municipalizado é a Polícia inteira, nos moldes da Polícia Norte Americana. No Brasil só se copia o que não presta, o que da certo não é recepcionado pelos nossos ilustres representantes. Se dá certo lá, por que não aqui. Acabaria de vez com essa briga tola. Alguém duvida que daqui a pouquíssimo tempo A polícia Municipal ou extintos GCM ganharão mais que nós da Civil???????

    Curtir

  32. Só formalizaram o que já vinha ocorrendo no Brasil todo, as guardas, muitas das vezes, trabalham mais e fazem até mais do que as polícias militar e civil!

    Não adianta reclamar, chorar ou xingar! É a pura verdade! Bastam ir para algumas das principais cidades do interior, tal como em Jundiaí, Campinas, Sorocaba, Americana etc…, lá é praticamente as guardas municipais que patrulham e fazem o papel da polícia militar. Só não fazem o de investigação interna, pois não deixam!

    Agora ao invés de ficarmos reclamando dessa PEC, poderíamos cobrar que outras que nos beneficie sejam aprovadas!

    Boa sorte a todos!

    Curtir

  33. subten Pmerj… eu concordo com o senhor… nessa parte… “””o poder de policia de vcs continuara restrito a aplicação de multas de transito e vigilância de prédios , praças ou escolas publicas .
    No caso da prisão em flagrante , vcs , como qualquer outra pessoa do povo , poderão faze-lo.””” no entanto a regulamentaçao das GMS… ampara qualquer açao de policia ostensiva preventiva,,……….. o rio de janeiro é um caso a parte… o crime tomou conta e nem exercito e nem PM dao conta… e acho inclusive que o prefeito do rio nem irá armar as guardas do rio.. pois em toda sua historia foram.. apenas agente de transito,, no entanto tenente.. nao é erradop se posicionar baseado no pouco que conhece…. no interior de sao paulo… a guarda faz o trabalho de policia ostensiva preventiva,…. e esta regulamentaçao fortalece e muito estas instituiçoes… quanto ao salario.. pode prestar.. .cidades de paulinia.. jundiai… hortolandia.. valinhos.. vinhedo… nehum guarda ganha menos de 5 mil …

    Curtir

  34. Subtenente Carioca,

    Estou na Região Metropolitana de Campinas – SP, 2º maior polo tecnológico do Brasil!
    Os caras ganham essa grana sim, e ainda possuem Previdência Social!

    E vc disse exatamente o que eu disse! Projetinho só pra GCM ficar alegre, pq Institucionalmente, continuarão gozando do Art. 302 e seus 4 incisos do CPP, assim como qualquer um do povo!

    Meu vizinho é Guardão, anda de i30 e já comprou uma puta chácara. E a sua mulher que é professora de creche, anda de xt 660!

    Curtir

  35. ainda continuo achando que foi o melhor acontecimento dos ultimos anos para a policia civil….aguardem …

    Curtir

  36. 1 – Policia Federal = união
    2 – Policia Civil = estadual
    3 – Policia ( GCM + PM ) uma só, municipais !!!
    Cada uma no seu quadrado !!!

    Curtir

  37. Cada município sabe de suas necessidades, mais intimamente no que tange á saúde, educação e segurança. A polícia municipal é o mais inteligente molde de prevenção ao crime.
    Insta salientar que é de suma importância que o concurso seja realizado, no mínimo nos moldes das polícias já existentes, haja visto que não podemos por nas ruas policiais municipais armados, com as prerrogativas em mote, com pouco preparo.
    Tudo o que vem pra somar é válido. É só verificarmos as estatísticas de crimes contra o patrimônio para ver que a PM não está dando conta do policiamento preventivo de forma satisfatória. O aumento dos crimes, e o pouco efetivo da polícia investigativa/judiciária reflete na falta de esclarecimento e apontamento de autoria dos crimes.
    Acho que se a intenção não for simplesmente eleitoreira, será uma excelente medida para nossa segurança pública.
    Chega de guerra de egos. O que importa é a segurança de nossos filhos.

    Curtir

  38. Vou prestar pra GCM de Campinas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Parabéns a GCM, aqueles que discordam e maldizem essa nova lei que beneficiou a GCM, nada mais são do que frustrados com dor de cotovelo, e garanto a todos, a GCM vão ser grandes aliados da Policia Civil, diferentemente da Policia Militar que quer que a gente se FODA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  39. Como já disseram aqui, eles merecem. Trabalho em uma região da grande SP onde a GCM faz o serviço de polícia faz tempo e sinceramente se não fossem eles a cidade já seria um caos, vejo aqui vários colegas dizendo isso ser um absurdo e não consigo entender o pq, se vierem para somar maravilha! E é verdade sim, em alguns municípios alguns ganham mais que a PC e a PM, cito Barueri, Guarulhos, Jundiaí (salário de quase 6 mil com benefícios) etc
    A PC acabou, todos acham nós um lixo (inclusive o MP) e a PM com o tempo vão descobrir que é uma máquina que gasta muito $$$$$$ e não resolver nada.

    Curtir

  40. AGORA COM O TRIPLÉ POLICIAL, QUEM SABE AS COISAS MUDAM. MALDITA INSEGURANÇA PÚBLICA. QUE NÃO AJA BRIGA E/OU INVEJAS, POIS, O MERCADO É GRANDE E SEMPRE RESTARÁ UM PEDAÇO DE PÃO PARA CADA UM DE NÓS. É SÓ VOCÊ NÃO SER INVEJOSO E SABER REPARTIR, NÃO SÓ O MATERIAL, BEM COMO O MÉRITO. ENTENDEU?

    Curtir

  41. SÓ ACHO QUE O PROCESSO DOS CONCURSOS E SELEÇÃO PRA GCM TEM QUE SER REVISTOS, ATE EX-PRESIDIÁRIO ENTRA NA GCM ATUALMENTE.

    Curtir

  42. Erotides,

    Acontece sim, só desgraça, mas acontece.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Tudo de ruim e um pouco mais pra Policia Civil, são esses os acontecimentos nos últimos anos!!!!!!!!!

    Mas a esperança é a última que morre, talvez no futuro as coisas mudem.

    Curtir

  43. É logico que temos que torcer pra não pisar no pé de ninguém sem querer na delegacia onde trabalhamos, senão seremos esquartejados pela corregedoria e não veremos o futuro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  44. Excluído…

    Na PC o cara entra e se torna presidiário depois, quando é pego ” acharcando”.

    Curtir

  45. Dr. Guerra

    Todo post que contem a palavra CORREGEDORIA fica aguardando moderação, que medo é esse, o Sr. não é mais policial, eles que se fodam!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  46. PC calça branca,

    SABE DE NADA INOCENTE

    Um dia vc vai saber, porque vai viver o dia a dia, sorte na sua caminhada.

    Curtir

  47. Dr. Guerra!

    Gostaria, se possível, uma dissertação sua sobre o tema.
    O que o Sr. pensa ou acha das Guardas e, qual é a realidade da situação!

    Tks irmão!

    Curtir

  48. A Papa Fox usa tóxico pesado.

    “3 – Policia ( GCM + PM ) uma só, municipais !!!
    Cada uma no seu quadrado !!!”

    PM virar agente municipal, só se mudar a CF querida! E isso, (como diz o Shrek para a Fiona na questão de ele ser um Ogro) _ “Nunca vai mudar”.

    Curtir

  49. Sei sim, e como todos os novatos na PC sabem que entraram em uma barca furada e falida….
    Da minha turma a maioria está estudando para outros concursos (área fiscal, polícia federal etc), infelizmente essa é a realidade da polícia civil que não é unida e tem uma disputa de egos enorme.

    TKS

    Curtir

  50. Antes de cpmentar qualquer assunto deve-se ler, tem dona dinah comentando sem ter lido o texto, sugiro que facam a leitura, porque na pratica a pm sera extinta, porque agora tera concorrencia e por tabela põe na bunda do prefeiro, que agora na falha da pm que ocorre muito, tera que assumir o policiamento ostensivo.

    Curtir

  51. Senhores

    A grande ferramenta do “Poder de Policia” é o Mandado de Busca e o de Prisão, após a Carta de 1988, o primeiro saiu das mãos dos Delegados de Policia e passou para o Judiciário. Sejamos sensatos, que grande vantagem tem o cidadão em abordar este ou aquele na rua? Que grande Status?
    Mudou-se a forma de obtenção do Mandado de Busca, mas não temos na hora da necessidade um Promotor e um Juiz para concede-lo, o crime é velóz, ele não aguarda dia útil ou horario de expediente.
    É fácil se culpar este ou aquele ente componente do sistema de segurança publica, mas todos se esquecem da ferramenta, esta sim, que faria novamente os delinquentes temerem a ação do estado em sua porta as Seis da Manhã!
    No meu entendimento, da forma que está, há de se colocar um guarda em cada esquina, para baixarem os indices de criminalidade, mas, com os recursos que temos isso é impossivel e tenho a nitida impressão que o Estado também não está disposto.
    Não entendo o motivo do desdém de alguns, pois LADRÃO NÃO TEM DONO, quem o pega prende!
    Acabou-se em nosso Pais a meritocracia, não há pessoas especializadas nas atividades de estado em postos de mando, o que há é o acordo politico, assim sendo, só poderemos aguardar um final apocalíptico.

    é o que penso

    C.A.

    Curtir

  52. Então Pedro Américo, os Delegados já não tem as estatísticas na mão? Então vou te dar alguns números: Polícia Civil, aproximadamente 40.000 homens. Polícia Miliar, 100 mil. Polícia de Nova York: 60.000 homens fardados, 10.000 a paisana. Polícia Civil, menos de 3% dos casos encaminhados ao DP são solucionados. Polícia de NY: 98% dos casos solucionados. PM de SP: 40 milhões de chamados em 2013. Me responda: qual o efetivo da Guarda municipal? Em torno de 7.000. Qual o efetivo do Comando de Área NORTE da PM? Em torno de 9.000. Qual o tempo de formação do Inspetor da Guarda em SP? Curso de 200 horas? É isso? Para Soldado são 9 meses de curso. Manhã e tarde. Para Oficial, 3 anos. Contribuinte pagar 2 vezes por Operação Delegada? Brincou? Procure saber qual foi o último aumento de efetivo da PM. Seria ótimo que a GCM fizesse pelo menos o que lhe cabe agora: a proteção dos próprios. A segurança de quem frequenta os Parques Municipais e Escolas. E não precisassem, o próprio município, gastar com terceirização de serviço de segurança.Em SP, nem conseguem acabar com o uso de drogas por menores nos Parques. Espero que o poder de polícia dê aos mesmos também a responsabilidade pela não execução adequada do serviço.

    Curtir

  53. Parabéns aos GCMs.

    A Polícia Civil que tome conta dos seus poucos espaços que a PM ainda não tomou, porque os caras são fudidos, tem doutorado em ” GRILAGEM “. Não podem ver um terreno vazio que tomam na mão grande, vejam a antiga febem na Celso Garcia, a Praça defronte a SSP., o espaço da calçada atrás do Presídio da PC, etc.
    Quando digo fudidos quero dizer que manjam de papéis e leis, se interessam e vão atrás.
    Agora esse espaço que dividiram com a GCM tão cagando um kilo, já faz TC., BOPM, RDO, acessam todos os RDOs elaboradorado pela Civil, vigiam câmeras, FAZ INVESTIGAÇÃO SOB PROTEÇÃO DO M.P., o efetivo da PM é três vezes mais, ELES TEM A JUSTIÇA MILITAR QUE EXPEDE MANDADOS DE BUSCA, é só usar um Pm qualquer e a Corregedoria deles aciona a J.M., e assim caminha a humanidade.
    Tomamos nós PC muito, mas muito cuidado!!!

    Curtir

  54. . . . mais ostentação e armas nas ruas . . .

    . . .estão preparados para lidar com o cidadão ???

    se os fairdadus que já existem estão arrancando até os olhos de crianças ? ? ? ?! ! !

    protejam os teus filhos

    o pior esta por vir . . . .

    agora é kangaço . . . .

    isto sinaliza que optaram pelas armas . .quantidade , , presença luminosa e sonora . . .

    optaram por isto . . . . e relegaram o resultado de longo prazo real que é INTELIGÊNCIA

    justamente no momento que mais precisamos apenas de INTELIGÊNCIA . . .

    2014 ?????!!!!! onde ????

    Curtir

  55. pessoal ta mordido… nussa vai acabar com a PM.. ai vem um PM com numeros deixando claro… que a gm nao tem condiçao de realizar o trabalho da pM… eu acho que estao se perdendo em relaçao ao topico… a questao é que os gms irao ter estabilidade juridica.. para uma possivel açao de policia ostensiva…. no entanto.. por hora.. a gm vem para somar.,,,
    . e nao para acabar com esta ou aquela instituiçao… calma pessoal…

    Curtir

  56. acho perfeito… uma policia municipal.. preventiva, comunitaria..aquela figura do guardinha de rua….. uma policia estadual repressiva.. com equipes especializadas .. choque .. etc.. e uma policia estadual judiciaria… forte e estruturada….

    Curtir

  57. Esse é o nosso Brasil varonil.
    Na ineficiência de órgãos, criam-se outros.
    Forças armadas sucateadas.
    Policia federal de “cabresto” para não apurar grandes safadezas.
    Policia Civil com efetivo e salário baixos.
    Policias militares acorrentadas e mal pagas.
    Agora se cria a SUPER POLICIA MUNICIPAL, a Guarda Municipal.
    Bem treinada e armada, pronta para enfrentar o PCC, CV e políticos.
    Não estarão jamais sob o julgo de vereadores e prefeitos honestíssimos.
    Terão os melhores recursos federais.
    Resolverão todos os problemas da segurança publica deste país.
    Agora, e em pouco tempo, teremos também os serviços particulares (segurança) também eleitos policiais.
    Um pouco mais tarde, serão os Guardas Mirins.
    Depois serão os escoteiros.

    Nada contra a Guarda Municipal.
    Senhores o problema deste país são as leis, as benesses, os acordos, os políticos, o sistema falido na área de segurança publica.
    É a ingerência do poder financeiro/político nas atuações policiais.
    A falta de recursos, o crime sem controle. A mensuração irreal do que acontece neste país.
    A falta de vergonha na cara de quem tem o dever de cuidar desse povo, abandonado, na segurança, na saúde, na educação etc etc.
    Senhores Guardas municipais, sejam bem vindos a vala comum, aos presídios, aos confrontos, as ingerências de políticos mancomunados com o crime.
    Bem vindos ao mundo do crime.
    Mas fiquem sempre do lado da justiça, se conseguirem.

    Curtir

  58. Aviso ao navegantes mais incautos :
    Essa lei apenas padroniza a atuação das guardas municipais em âmbito nacional , só isso!!!! Guarda continua sendo guarda como era -sem querer desmerecer o eficiente trabalho das guardas- e cuidando das praças , instalações e escolas públicas .
    As instituições continuam , cada qual com suas atribuições, no mesmo lugar na nossa constituição federal.
    NADA MUDOU no âmbito das atribuições constitucionais!!!!

    Curtir

  59. Nada da ajuda de alimentação, cade nossas associações para cobrar um posicionamento a respeito????????????????

    Curtir

  60. Deixa essas porras de gm começarem a virar alvo de vagabundo nas ruas….aí eu quero ver a choradeira !

    Curtir

  61. Quando serão abertas inscrições para a GCM de algum municio do interior de SP?
    acho que vou pra algum lugar desses rsrsrs
    Imagina ganhar bem e ainda ter a excelente qualidade de vida que um interiorano tem !
    Se para ser ” cidadão comum ” aqui no RJ ta foda , imagine o calvário que é ser policial carioca!

    Curtir

  62. Muito bem nós Policiais Civis e Militares vemos com a ótica pessimista e invejosa na qual mostramos a nossa incapacidade de luta e do qual somos subservientes do governo atual onde o Sr Feudal faz o que bem entende em todos os sentidos!Agora vejamos pelo lado bom para os Guardas Municipais:As prefeituras irão investir em:Pagamento de um salario digno,programa habitacional com a criação de unidades exclusivas para os GM,e não como o governo estadual faz,jogando PC e PM para morar nesses CDHU onde a maioria vem das comunidades(favelas)onde o crime impera.Investimentos em melhores equipamentos,Planos de saude,auxilios diversos inclusive para cursos de nivel superior,pois assim terá uma Policia mais preparada e será cobrada a altura!O prefeito que investe,garante a segurança tem votos e não fica merce da segurança pifia das Policia Civil e Militar.AGORA SÓ UM DETALHE:OS COMANDANTES DEVEM SER ORIUNDO DAS PROPRIAS GUARDAS E NAO OS BOSTILDOS DE POLICIAIS CIVIS OU MILITARES,APOSENTADOS OU NÂO!!Ai será o grande trunfo.

    Curtir

  63. A grande tacada está aqui: ” mas sua estrutura hierárquica NÃO poderá ter denominação idêntica a das forças militares”

    Para quem não percebeu, foi o golpe definitivo no grande monstro improdutivo e oneroso aos cofres públicos, denominado POLÍCIA MILITAR.

    Finalmente os caras lá do Congresso chegaram à conclusão óbvia, que para fazer policiamento preventivo/ostensivo, não é preciso gastar fortunas com uma dezena de cargos para oficiais INÚTEIS e totalmente improdutivos.

    Podem anotar: com o passar do tempo, a própria população vai EXIGIR a extinção da Polícia Militar, porque vai perceber gradativamente, que os GMs estarão fazendo mais, gastando muito menos da metade. Também ficará claro que uma polícia preventiva que trabalha para os interesses da população, atendendo as solicitações com presteza e urbanismo, é muito melhor que a PM, que trata o zé povinho como escória, chamando-os de “paisanos” e via de regra, humilhando e agredindo aqueles que não tem posição de prestígio na hierarquia sócio-econômica.

    Gostem ou não, isso já existe em TODO O MUNDO.

    Polícia boa e competente é aquele que se faz respeitar pela população, sem precisar utilizar-se da truculência, sem desrespeitar as leis para prevalecer-se e principalmente, sem gastar fortunas para remunerar os chamados “gestores de segurança”, que na prática, não trazem segurança alguma ao povão, conforme as últimas estatísticas da criminalidade vêm comprovando..

    Curtir

    • Polícia Militar em 2013
      Chamadas – 33.927.586
      Ocorrências – 2.450.098
      Atendimentos Sociais – 2.506.664
      Resgates – (de jan a ago) – 619.031
      Veículos localizados – 87.395
      Flagrantes – 116.476
      Adolescente/Crianças Sindicadas – 48.054
      Procurados capturados – 18.337
      Armas de fogo apreendidas – 13.824
      Total – 39.787.465
      Apreensão de Entorpecentes – 80.603,45 Kg (isto não dá pra somar)

      PC – menos de 3% dos BOs investigados. Dos casos investigados somente 0,8% terminam em condenação pelo MP porque ocorreram erros na investigação.

      E a Guarda? Que nem consegue fazer segurança das Escolas e Parques?

      História pra boi dormir. Mas acho que seria legal a GCM fazer policiamento ostensivo. Talvez dai não morram tantos PMs. Forma 68 até agora neste ano. Vai ser mais uma “Força” para lutar contra o crime organizado. Mas acho que seria bom a GM terem os seus próprios Distritos também.,

      Curtir

  64. mas sua estrutura hierárquica NÃO poderá ter denominação idêntica a das forças militares

    Isso quer dizer que serão civis.
    Mas para quem conhece a GCM.
    Ela tem hierarquia sim
    GM ,2 classe, 3 classe, inspetor, comandante ou diretor.
    Nada será como antes no quartel de Abrantes.

    Curtir

  65. C.A.,

    Muito sensato seu comentário, ouso complementar:
    1) O Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar deveria ser expedido por Delegado de Polícia e seu resultado comunicado ao Poder Judiciário;
    2) A Prisão Temporária deveria ser Decretada por Delegado de Polícia e comunicada imediatamente ao Poder Judiciário, MP, Defensória Pública, como ocorre com a Prisão em Flagrante;
    2) A Interceptação Telefônica deveria ser determinada pelo Delegado de Polícia e comunicada ao Poder Judiciário.

    Três institutos simples, mas essenciais para qualquer investigação.

    Querem uma polícia investigativa eficiente e não lhes dão as ferramentas necessárias.

    ABRAÇO

    Dizer que a PM investiga com eficiência, ainda que ilegal, é desconhecer a equação, e observar apenas as variáveis. A PM obtém sucesso em suas investigações por idêntico motivo que o Ministério Público também obtém, escolhem o que investigar e são pouquíssimos casos. Trabalhem com uma demanda igual a nossa e comparem depois os números.

    Se a GCM vai concorrer com a PM no policiamento ostensivo, ótimo, talvez consigam melhorar os índices, pois, a PM há muito não consegue, seus comandantes vivem de fazer política e não polícia. Tem PM na Assembléia Legislativa, no Ministério Público, no Poder Judiciário, no Tribunal de Contas do Estado e do Município, na Casa Militar, nas Prefeituras, nas Guardas Municipais, em tudo que é lugar, fazendo política, quando deveriam fazer polícia, e são milhares deles.

    Cada roubo, cada furto, cada crime que chega na delegacia foi um crime que a PM não conseguiu evitar, sua função é evitar o crime, ou reprimir imediatamente, porém, não querem fazer sua função, seu projeto de poder é subjugar todos os demais órgãos. Querem ser auto-suficiente em todo, são como o pato, nadam, voam e andam, porém, não fazem direito nenhuma das três.

    Que o atual modelo de segurança é equivocado isso nem se discute, é fato. O Município deve sim ter um papel de protagonista na segurança pública, afinal, dos entes federativos o mais concreto é o município, ninguém reside na União ou no Estado, residem no município.

    A GCM precisa tomar cuidado para não incorrer no mesmo erro da PM, fome de poder, começam com o policiamento ostensivo e preventivo, depois, criam policiamento velado, depois querem subjugar o município. Se cada ator da segurança pública fizer a sua parte já está de bom tamanho.

    Não estudei ainda nem conheço o Estatuto aprovado, porém, não pode como é sabido, colidir com o art. 144, CF. Até que mudem a CF, polícia, só as elencados ali, o rol é taxativo, mas o que é a Força Nacional, dirão alguns? Respondo, um absurdo jurídico.

    ABRAÇOS.

    Curtir

  66. GENTE PREOCUPADA COM A GCM AQUI E EU ESPERANDO A MINHA CERTIDÃO QUE O DAP NÃO FORNECE……….. VAMOS EMBORA DISSO AQUI GENTE, PELO AMOR DE DEUS E AS QUE FICAM LUTEM E TENTEM APENAS SE PREOCUPAR COM A SUA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO (QUASE FALIDA POR SINAL)

    Curtir

  67. ————— COLEGAS PCs E PMs ACORDEM PARA A REALIDADE……………….

    NÃO DA PRA ENTENDER ESSA CHORADEIRA AQUI DOS CAMARADAS PCs E PMs…..

    DEIXEM OS GCMs TRABALHAREM EM PAZ…

    NÃO IMPORTA QUEM É POLICIA OU NÃO!!!! VOCÊS TEM MAIS É QUE ACORDAREM !!! NÃO ESTÃO VENDO QUE O CRIME TOMOU CONTA DO PAIS INTEIRO, O GOVERNO TEM QUE PROCURAR SOLUÇÕES SIM SENHORES … E TODA AJUDA QUE VIER É BOM PARA NÓS OS POLICIAIS DA CF 89 …. SABEMOS QUE A PC NÃO TA COM TEMPO DE INVESTIGAR NADA…..ESTA TODA EMPENHADA EM OSs PARA INQUERITOS QUE NÃO DÃO EM NADA …. OS PMs NÃO DÃO CONTA DOS MALAS NAS RUAS !!! POIS OS MALAS PARECEM VÍRUS , ESTÃO INFESTADOS EM TODOS OS LUGARES ,, ESTAMOS VIVENCIANDO UMA VERDADEIRA EPIDEMIA DE LADÕES E TRAFICANTES , POR TODO O CANTO QUE A GENTE VAI..

    O BRASIL SE NÃO TOMAR PROVIDENCIAS CONTRA O CRIME , VAI SER ENGOLIDO POR ELE LOGO LOGO…

    1= HOJE OS MALAS ESTÃO TACANDO FOGO NOS ÔNIBUS QUANDO UM MALA MORRE EM CONFRONTO COM A POLICIA NÃO É MESMO ??????

    2= QUEM GARANTE QUE NUM FUTURO PRÓXIMO OS MALAS NÃO TACARÃO FOGO EM DELEGACIAS SEMPRE QUE
    UM VAGABUNDO VISITAR O CAPETA EM CONFRONTO COM A POLICIA ??????????????????

    COLEGAS PENSEM DIREITO É SÓ VEREM AS REPORTAGENS NA CIDADE DE AMARGOSA NA BAHIA ,
    ONDE NESTA MADRUGADA OS MALAS TACARAM FOGO NA DELEGACIAS E VTR ….
    O BICHO TÁ FEIO LÁ……O MOTIVO É QUE MORREU UMA CRIANÇA NA TROCA DE TIROS ENTRE MALAS E POLICIA EM
    QUE UMA BALA PERDIDA MORREU UMA CRIANÇA………..

    PORTANTO COLEGAS . TODA AJUDA É VÁLIDA E MUITO BOA…………………………..

    Curtir

  68. O que mais chama atenção é o interior.

    Cidades como americana, santa barbara, limeira aonde a Gcm é bastante atuante só tem a ganhar.

    Porém, vejo alguns problemas a ser enfrentados. A rivalidade deles com a PM.

    Certamente os GCMS irão fazer diversos bloqueios. Imagine a cena: param um tenente ou sargento alcoolizado. Há o desentendimento. Os gcms algemam o tenente. E rumam pra delegacia. Imaginem a delegacia virando a “faixa de Gaza”.

    Aguardem e verão.

    Apenas um exemplo, mas já formulei vários na minha cabeça.

    De qq maneira: parabéns aos GCMs

    A PC vai assistir de camarote a PM ficar no pio e abaixar a bola.

    Curtir

  69. Pela nova Lei eles podem fiscalizar veículos.

    Ou seja: podem parar o carro e fazer abrir o porta malas pra ver o estepe. Só nessa já conseguiram o amplo poder de abordagem. Os policiais militares que fiquem espertos. Vão tomar multa pra cacete se folgarem…

    Kkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  70. ====APOSENTADORIA DOS GCM DE SÃO PAULO, INTEGRALIDADE E PARIDADE

    E TEM MAIS COLEGAS , ATRAVÉS DE UM PROJETO DE LEI DO DO VEREADOR DE SP CORONEL TELHADA,
    A POUCOS MESES ATRAS OS GCMs DE SP , GANHARAM O DIREITO DE SE APOSENTAR AOS 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO , SENDO DESTES 20 ANOS EXCLUSIVOS DE GCMs…IGUALZINHO A PM DE SP….

    COM PARIDADE E INTEGRALIDADE,

    ESTA LEI COMEÇA A VIGORAR AGORA NO INICIO DE AGOSTO DE 2014………….

    TÃO VENDO COLEGAS OS GCMs ESTÃO COM MAIS VANTAGENS DO QUE NÓS PCs E ASPs DE SP !!!!!

    Curtir

  71. Pai Diáh, se morreu uma criança, um inocente numa troca entre polícia e vagabundo, no mínimo, delegacia incendiada e vagabundo aparecendo com tiro na nuca ainda é pouco, o o sr. acha que é aceitável?

    Se, mandassem fogo nas delegacias toda vez que a polícia fizesse merda não teríamos mais polícia, consequencia, não teriamos mais merdas por parte dessa que deveria servir e PROTEGER.

    Por outro lado e bem paralelo a esse, se tbm tocassem fogo nos malas no mesmo teor das delegacias, o resultado seria igual.

    Conselheiro hábil, Como é que é? Eu li direito? GCM fazendo bloqueio? Só na sua cabeça!!! Seus conselhos não são tão hábeis assim! Estão equivocadaços!

    Curtir

  72. ======= TAÍ COLEGAS . A GCM IGUAL OS PMs============

    os GCMs de sp estão com mais vantagens do que os policiais civis…………………………………………………..
    sendo que nós PCs , temos que completar o fator 095 = 60 anos de idade mais 35 anos de contribuição
    se almejarmos aposentadoria integral e paridade……………

    Aprovada Aposentadoria Especial para a Guarda Civil Metropolitana

    13/12/13 – Hoje (dia 11 de dezembro de 2013) entra para a história da GCM SP, foi aprovado por unanimidade com 48 vereadores votando a favor o projeto da Aposentadoria Especial para a GCM SP. vejo o texto final Art. 1º O art. 88 da Lei Orgânica do Município de São Paulo passa a vigorar com a seguinte redação:

    VEJA TAMBÉM: Aposentadoria Especial – Veja o vídeo com os melhores momentos da histórica votação!

    Art. 88 – O Município manterá sua Guarda Municipal, a qual se denomina Guarda Civil Metropolitana, destinada à proteção da população da cidade, dos bens, serviços e instalações municipais, e para a fiscalização de posturas e do meio ambiente.

    § 1 º . Os seus integrantes serão aposentados, de forma voluntária, nos termos do art. 40, § 4º, II e III, da Constituição da República, sem limite de idade, com paridade e integralidade do ultimo salário que receber, desde que comprovem:

    I – 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, contando com pelo menos 15 (quinze) anos de efetivo exercício em cargo da Carreira de Guarda Civil Metropolitano, para mulher.

    II – 30 (trinta) anos de contribuição, contando com pelo menos 20 (vinte) anos de efetivo exercício em cargo da Carreira de Guarda Civil Metropolitano, para homem.

    § 2 º – A Guarda Civil Metropolitana poderá exercer dentro de suas funções a segurança e proteção nas escolas públicas municipais, no âmbito da cidade de São Paulo.

    Art. 2º Esta emenda à Lei Orgânica entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    Curtir

  73. Realista disse:
    17/07/2014 ÀS 16:43
    Pai Diáh, se morreu uma criança, um inocente numa troca entre polícia e vagabundo, no mínimo, delegacia incendiada e vagabundo aparecendo com tiro na nuca ainda é pouco, o o sr. acha que é aceitável?

    =================================================

    o realista= eu só acho o seguinte, que toda vez que busão e , delegacias são incendiadas , são a mando do crime, organizado, toda vez que morre vagabundo importante no mundo do crime , geralmente tem retaliação , quando morre cidadão comum nunca acontece nada !!!!, eu acho INADIMISSIVEL TOCAR FOGO EM DELEGACIA ..

    O GOVERNO NÃO E NUNCA PODERÁ ADMITIR ISSO, ISSO É UMA AFRONTA AS PESSOAS DE BEM..

    ISSO É TUDO A MANDO DO CRIME ORGANIZADO QUE ESTÃO TOMANDO CONTA DO NOSSO LINDO E QUERIDO PAIS……………………..

    AOS POUCOS ESTÃO DOMINANDO ::: TUDO MAS TUDO MESMO ………………….

    Curtir

  74. Pai Dináh, veja que isso é uma consequencia do descaso do próprio Estado. Entenda que esse tipo de retaliação, é contra o Estado e seus funcionários. Eu entendo que, se o policial entende que é legítimo a sua causa como funcionário de Estado que, diga-se de passagem, não dá nada pra ninguém, pelo contrário, só tira de todos inclusive dos seus próprios agentes, a causa do povo, ante o Estado em queimar delegacias e ônibus tbm é. Já que a morte de uma criança soou, na visão do policial, como dentro da média, ataques a delegacias que exercem o controle formal da criminalidade, é só o troco, uma resposta. E ainda que estou falando de atitudes infantis, pq se o lance ficar sério, acontecerá igual a Síria.

    É o que penso, posso estar errado! Mas ninguém mais aguenta o poder massacrador do Estado. Nego tá ficando de saco cheio, e a delegacia, sempre será o primeiro alvo, justamente por se tratar de um órgão repressor de condutas delitivas, mas o fim maior é o acate exclusivo ao Estado. Ora, se vc é funcionário do Estado, logo esse ônus tbm é seu, solidariamente a ele.

    Curtir

  75. Se nao tivermos nenhum efeito colateral e fatal em nossa Cleptocracia, penso que e o primeiro passo para municipalizacao das policias e tambem desmilitarizacao das mesmas. Haja vista o Brasil esta sendo incessantemente pressionado nesse sentido.

    Curtir

  76. Realista:

    A nova lei permite os Gcms montar bloqueios para fiscalização.

    Tome cuidado. Em um desses, pode ficar ruim pro seu lado. Ande dentro da Lei e não terá o que temer.

    Curtir

  77. O que vai ter de PM indo para GCM não vai ser brincadeira….
    GCM agora é a mesma coisa que a PM, só que sem o maldito militarismo e dependendo do município com o salário bem maior..

    Curtir

  78. Conselheiro hábil,

    Isso aí é a mais nova e inconstitucional palhaçada, na minha opinião.

    Se for mudar mesmo, deve-se também mudar a nomenclature, pq poder, e de polícia, só tem quem é polícia. Não importa se faz polícia ou não. Agora, guarda não é polícia! Não paro num comando de guardas nem fodendo, não paro. Só se tiver com as minhas filhas dentro, pq esses oreias seca bem capaz de meter uma perna de justiceiros. Agora sozinho, ah sozinho é outra parada, vão ter de pilotar muito pra me pegar! Acredite!

    Curtir

  79. AGORA É SO TIRAR OS MEGANHAS DOS BENS MUNICIPAES
    E ACABOU A MAMATA DA FARDA.
    QUERO VER SE VÃO TER CULHÕES

    Curtir

  80. COMENTÁRIO EM 17/07/2014 DE UM MORADOR DA CIDADE DE AMARGOSA = BAHIA

    Agora vejam uma cidade talvez com menos de 50 mil habitantes, há 248 km de Salvador, a bandidagem é quem manda. Um desgoverno esse da Bahia nos últimos tempos. Elevou a violência da Bahia ao estado dele, o Rio de Janeiro. Realmente o povo tem que ser mais inteligente e não deixar o bolsa família levar o povo ao caos. Imaginem essa gente mais 4 anos no poder? Essa Bahia, esse Pais vai virar uma terra de ninguém. Nem da segurança pública eles cuidam. Não estão nem ai pra saúde. Mas a propaganda estava em todas as rádios e jornais dessa Bahia. Tá faltando é justiça para colocar os exterminadores do povo e do erário público no lugar devido.

    Curtir

  81. Já não bastasse os 2 feudos policiais do Estado de São Paulo (PM e Polícia Civil), ambos viciados, corrompidos e engessados pelas políticas de governos de ilhas das fantasias, agora foi instituído mais um feudo de segurança pública o qual será direcionados nos mesmos vícios. Onde vamos parar. Vamos solicitar prestação de serviço para qual das corporações, todas irão fazer guerras na estrelas. Daqui a pouco o PCC, outras facções e outros senhores feudais vão se achar no direito de formar outros órgãos policiais. Desse jeito os tributos não bastam.

    Curtir

  82. AI REALISTA ====TA VENDO ACIMA . É OS CRIMINOSOS NESTES INCÊNDIOS , NÃO É MORADOR COISA NENHUMA, ISSO É O ENFRENTAMENTO DOS MARGINAIS CONTRA AS FORÇAS DE SEGURANÇA LEGITIMADAS PELA NOSSA CONSTITUIÇÃO… A VERDADE É QUE A POLICIA PERSEGUIU UNS MALAS E O MALA ENTROU NA CASA ONDE MORREU A CRIANÇA,, TA NA CARA QUE ESSA CRIANÇA QUE MORREU DEVE SER FILHA DE UM GRANDE MALA COM MORAL PERANTE A MALANDRAGEM NESTE MUNICIPIO BAIANO…..

    POIS O POLICIAIL DESTE BÓ VAI RESPONDER A ESTA FALHA SE É QUE HOUVE , ONDE UM INOCENTE FOI MORTO…

    MAS SE FOSSE FILHA DE UM ZÉ NINGUEM , NÃO TERIA ACONTECIDO ESSES INCÊNDIOS …

    A VERDADE É QUE INFELIZMENTE OS MARGINAIS ESTÃO SEM FREIOS AQUI NO NOSSO PAIS…

    ISSO CHAMA- SE IMPUNIDADE,,, EM TODAS AS CAMADAS DA SOCIEDADE………….

    Curtir

  83. Algum colega indica um bom advogado para ingressarmos com uma ação pelo pagamento da diária de alimentação no valor de 580,00???????????? Afinal temos direito a isonomia.

    Curtir

  84. PARA SERVIR E PROTEGER disse:
    17/07/2014 ÀS 13:40

    Gostem ou não, isso já existe em TODO O MUNDO.

    Polícia boa e competente é aquele que se faz respeitar pela população, sem precisar utilizar-se da truculência, sem desrespeitar as leis para prevalecer-se e principalmente, sem gastar fortunas para remunerar os chamados “gestores de segurança”, que na prática, não trazem segurança alguma ao povão, conforme as últimas estatísticas da criminalidade vêm comprovando..

    ————————————————————-

    A POLICIA É BOA QUANDO A POPULAÇÃO OS RESPEITA COMO AUTORIDADE , E SEJAM UM POVO ORDEIRO CUMPRIDORES DA NOSSA CONSTITUIÇÃO,

    MAS DO JEITO QUE ESTAMOS , COM ESSE POVO MAL EDUCADO QUE QUEREM TUDO SEM FAZER FORÇA SEM SE ESFORÇAR , ONDE MUITOS NÃO QUEREM RESPEITAR AS LEIS SÃO UM BANDO DE DESOCUPADOS , A POLICIA TEM QUE SER AUSTERA , POIS SÓ COM A BORRACHA É QUE O ZE POVINHO ENTRA NO EIXO…

    ESTAMOS CRIANDO UMA GERAÇÃO DE ZE POVINHO QUE SÓ QUEREM DIREITOS , E NADA DE DEVERES >>>>>>>>>>> ISSO É A NOSSA ATUAL REALIDADE……

    Curtir

  85. ENTENDEU REALISTA———

    ESTES ATAQUES COM INCÊNDIOS , NA MINHA OPINIÃO NÃO É O POVÃO , ACHO QUE SIMPLESMENTE É OS VAGABUNDOS( CRIME ORGANIZADO ) QUE TÃO ATRAS DISSO , MANDANDO OS PARCEIROS FAZEREM ISSO E FAZER AQUILO ENTENDEU ?????????????????

    NÃO É NADA DO QUE VOCÊ TA FALANDO DE POVÃO , ISSO AI É O CRIME ORGANIZADO MEU IRMÃO !!!

    ISSO É PARA DIZER QUE ELES SÃO FORTES E QUE COM ELES NÃO ACONTECE NADA ENTENDEU ?????????????????

    Curtir

  86. Lí em algum lugar e compartilho, essa questão é idêntica à física: ” 2 corpos não ocupam o mesmo espaço”.
    Antes de dar poder de polícia às gcm’s, é necessário delimitar quais as suas específicas atribuições, para que não ocorra um CONFLITO DE ATRIBUIÇÕES DA GCM EM RELAÇÃO ÀS ATRIBUIÇÕES DA PM. Uma lei regulamentar que evite que a PM e a GCM sejam responsáveis pelas mesmas funções.
    Mário Covas tinha um projeto de reestruturação do modelo de polícia no Brasil, cujas funções se resumiam da seguinte forma:

    POLÍCIA ESTADUAL (CICLO COMPLETO PC+ PM) = Policiamento investigativo, policiamento repressivo ( algo como o GARRA, ROTA, GOE, GER, GATE E CHOQUE ) e policiamento especializado de rodovias estaduais, florestal e ambiental;

    POLÍCIA METROPOLITANA/ MUNICIPAL (GCM)= Policiamento preventivo/ostensivo local.

    Curtir

  87. Início do fim da PM=Polícia de Mentira… Boa sorte à nova polícia. Não cometam os seguintes erros: a) Não permitam que PMs comandem as GCMs; b) Desenvolvam cada vez mais o viés comunitário; c) Realmente patrulhem. Não abandonem os logradouros públicos à própria sorte, como a polícioa de mentira faz; d) Prendam e submetam os marginais à lei. É assim que funciona nos países civilizados!

    Curtir

    • Essa PM de mentira, como vc diz, atendeu 39 milhões de chamados em 2013.
      Talvez vc confie mais na PC, direito seu, que resolve menos de 3% das ocorrências.
      Ou na GCM em SP, onde a própria Prefeitura tem que contratar empresa particular para fazer segurança dos próprios.

      Curtir

  88. LER AS 5 ÚLTIMAS LINHAS DESTE PARECER, ITEM D

    SEGUE ABAIXO PARECER FUNDAMENTADO DA SENADORA GLEISE HOFFMANN EM RELAÇÃO ÀS NOVAS ATRIBUIÇÕES DAS GUARDAS METROPOLITANAS:

    PARECER Nº , DE 2014 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei da Câmara nº 39, de 2014, do Deputado Arnaldo Faria de Sá, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. RELATORA: Senadora GLEISI HOFFMANN I – RELATÓRIO Submete-se à apreciação desta Comissão o Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 39, de 2014, de autoria do Deputado Arnaldo Faria de Sá, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais. O Projeto, em boa parte oriundo da proposta elaborada no III Congresso Nacional de Guardas Municipais, realizado em Curitiba/PR, em 17 de setembro de 1992, pretende instituir normas gerais para as guardas municipais, que já se fazem presentes em inúmeros municípios brasileiros, com papel essencial e destacado na segurança pública urbana e na proteção municipal preventiva. Apoiado por manifesto emitido em maio de 2014 pela Conferência Nacional das Guardas Municipais, o projeto tem por objetivo, conforme seu art. 1º, regulamentar o §8º do art. 144 da Constituição Federal (CF), segundo o qual os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. O art. 2º prevê que as guardas municipais têm por incumbência a proteção municipal preventiva. Possuem natureza civil, mas uniformizadas e armadas, embora permaneçam as restrições contidas na Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, conhecida como “Estatuto do Desarmamento”. O art. 3º enumera os princípios de atuação das guardas municipais, fundados na proteção dos direitos humanos fundamentais, exercício da cidadania e das liberdades plenas, além de assinalar, entre outros compromissos relevantes, o foco na evolução social da comunidade. O art. 4º do projeto reafirma a destinação das guardas municipais que é prevista no art. 144, §8º, da CF, definindo como competência geral a proteção dos bens do município, seus serviços e instalações, abrangendo os de uso comum, os de uso especial e os dominiais. Em seu art. 5º o projeto especifica detalhadamente aquelas atribuições gerais, destacando-se a presença e a vigilância para prevenir, inibir e coibir infrações penais e atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; a colaboração de forma integrada com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas que contribuam com a paz social; a proteção ao patrimônio ecológico, histórico e cultural, arquitetônico e ambiental do Município; a cooperação com os demais órgãos de defesa civil em suas atividades; a interação com a sociedade civil para discussão e solução de problemas e projetos locais voltados para a segurança das comunidades; o estabelecimento de parcerias com órgãos estaduais e da União, ou com Municípios vizinhos, para o desenvolvimento de ações preventivas integradas; o auxílio na segurança de grandes eventos e de dignitários; e a atuação na segurança escolar. O art. 6º prevê que as guardas municipais poderão ser criadas por lei municipal e serão subordinadas aos prefeitos. O art. 7º dispõe sobre o efetivo máximo das guardas municipais, de acordo com a população do Município, e o art. 8º prevê que municípios limítrofes podem compartilhar suas guardas municipais mediante consórcio público. Os art. 9º e 10 estruturam as guardas municipais em carreira única, formadas por servidores públicos com plano de cargos e salários, conforme dispuser a lei municipal, e relacionam os requisitos básicos para investidura no cargo de guarda municipal, entre os quais a exigência do nível médio de escolaridade, além de outros que poderão ser estabelecidos por lei municipal. O art. 11 trata da capacitação específica para o exercício das atribuições de guarda municipal, exigindo matriz curricular compatível com essas atividades, que poderá ser adaptada da matriz nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Para atender a essa exigência, o art. 12 faculta aos Municípios a criação de órgão de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes da guarda municipal. Os art. 13 e 14 integram o capítulo do projeto que trata do Controle, determinando que o funcionamento da guarda municipal deverá ser acompanhado por órgão de controle interno (via corregedoria) e externo (via ouvidoria), prevendo ainda que lei municipal tratará do código de ética para as guardas municipais, vedando a aplicação de regulamento disciplinar militar – alinhando-se, portanto, com o art. 19, que veda a hierarquização militar das guardas municipais. Os arts. 15 a 18 cuidam das prerrogativas referentes ao provimento de cargos em comissão (inclusive o de diretor), percentual mínimo de ocupação de cargos por mulheres, progressão funcional, reforça a autorização de porte de arma conforme previsto em lei, cria linha telefônica direta (153) e frequências de rádio específica, e assegura ao guarda municipal o recolhimento em cela isolada na hipótese de prisão – antes de condenação definitiva. O art. 20 reconhece a representatividade das guardas municipais no Conselho Nacional de Segurança Pública, no Conselho Nacional das Guardas Municipais e no Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública. Finalmente, os arts. 21 a 23 trazem disposições diversas como a padronização dos equipamentos e do uniforme, o prazo de dois anos para adaptação das guardas municipais existentes a esta nova lei, a possibilidade de que a guarda municipal possa adotar denominação distinta e consagrada pelo uso, e a cláusula de vigência imediata. Não foram apresentadas emendas no prazo regimental. II – ANÁLISE De acordo com o art. 101, I, do Regimento Interno do Senado Federal (RISF), compete à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) opinar sobre a constitucionalidade, juridicidade e regimentalidade das matérias que lhe forem submetidas por despacho da Presidência. Além disso, conforme o art. 101, II, c, do RISF, também compete à CCJ emitir parecer, quanto ao mérito, sobre as matérias de competência da União, entre elas, segurança pública. De imediato, observo que não foi encontrada nenhuma inconstitucionalidade formal ou material no projeto. A Constituição Federal prevê que a União estabelecerá normas gerais sobre proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico (art. 24, VII e § 1º, da CF) e que a lei disciplinará a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública, de maneira a garantir a eficiência de suas atividades (art. 144, § 7º, da CF). Ademais, o §8º do mesmo art. 144 da CF determina que os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei. O projeto observa a juridicidade, por atender aos requisitos de adequação da via eleita, generalidade, abstração, coercitividade, inovação e concordância com os princípios gerais do Direito, e obedece ao Regimento Interno do Senado Federal. Quanto ao mérito, o projeto é oportuno e conveniente, por regulamentar em nível nacional as guardas municipais, padronizando seus princípios, atribuições, criação, exigências para investidura no cargo, capacitação, controle interno e externo, prerrogativas, vedações e representatividade. Os institutos de pesquisa mais renomados tem demonstrado que a segurança pública está entre as primeiras preocupações da população brasileira. E não foi por outra razão que o legislador constituinte admitiu uma atividade de polícia a partir das guardas municipais, resumindo, nesse modelo, uma atividade de segurança comunitária – inclusive para apoio aos órgãos policiais estaduais e federais, quando for o caso. Em muitos países as guardas municipais são importante alternativa para somar ao sistema de segurança pública, a exemplo dos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica, França e Países Baixos. Essa solução se adapta muito bem ao caso brasileiro, por se tratar de um regime federativo, onde o poder de polícia é distribuído pelas três esferas de Poder: a União, os Estados e os Municípios. Aliás, dados do IBGE apontam que a guarda municipal já está presente em mais da metade dos municípios com população superior a 100 mil habitantes. A diversidade de guardas municipais traz desafios que, enfim, estão sendo enfrentados pela proposição em apreço. As inúmeras leis municipais que criaram as diversificadas corporações de guardas pelos municípios brasileiros não conferem uma identidade mínima nacional a estes profissionais, mas sim uma identidade própria para cada Município, o que por vezes pode até afrontar o texto constitucional pela distinção de funcionamento entre as instituições. É importante, portanto, estabelecer em legislação federal um conjunto de características gerais e funções que sejam próprias de todas as Guardas Municipais do país. Uma das formas de construir e consolidar a identidade e a padronização das instituições passa necessariamente pela formação, capacitação e treinamento destes profissionais, tema este que restou delineado pelo presente projeto, na medida em que prevê a adaptação da matriz curricular nacional para formação em segurança pública elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Mais do que isso, a proposição admite que os Municípios possam criar órgão próprio de formação, treinamento e aperfeiçoamento dos integrantes da guarda municipal ou, alternativamente, possam firmar convênios ou consorciar-se visando ao atendimento da necessária capacitação específica para a atividade – neste particular, a proposição abre espaço para que o Estado possa manter órgão de formação e aperfeiçoamento centralizado para atendimento aos respectivos Municípios mediante convênio. Seguramente, um dos principais avanços da proposição corresponde ao reconhecimento do poder de polícia das guardas municipais, ampliando-se o conceito anterior de uma guarda municipal meramente patrimonial para um novo paradigma, focado também na preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, patrulhamento preventivo, proteção sistêmica da população, entre outros. O novo conceito, definitivamente, ampara e dá segurança jurídica à atividade policial das guardas municipais, permitindo-lhes maior contribuição para a redução e prevenção da criminalidade e da violência. Outro avanço significativo que merece destaque no projeto ora em apreciação por esta CCJ é a fixação de um limite quantitativo para o efetivo a ser criado para as guardas municipais, que deverá obedecer ao percentual definido por esta lei geral em comparação ao número total de habitantes do respectivo Município, admitindo-se que Municípios limítrofes possam compartilhar reciprocamente os serviços da guarda municipal mediante consórcio público. Obediente aos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade e eficiência, a regra geral determina os requisitos básicos para investidura no cargo público, e cria, ainda, um capítulo próprio para o controle interno e externo com órgãos permanentes, autônomos e com atribuições específicas de fiscalização, investigação e auditoria, tanto para apurar eventuais infrações disciplinares atribuídas aos integrantes desse quadro de pessoal, como para receber, examinar e encaminhar reclamações, sugestões, elogios e denúncias acerca da conduta de dirigentes e integrantes da guarda municipal. Cumpre registrar, ainda, que a proposição tem o cuidado especial de assegurar aos integrantes da carreira de guarda municipal um direito típico dos agentes policiais do sistema de segurança pública vigente, qual seja, a garantia de recolhimento em cela isolada nos casos de prisão – antes de condenação definitiva -, protegendo-se, desta forma, a integridade física e a vida desses profissionais, de forma preventiva, pois são vistos como inimigos pelos criminosos. De todo o exposto, manifestamos nossa opinião de que o PLC nº 39, de 2014, representa mais um importante instrumento para o sistema de segurança pública, com o objetivo de atender essa que é uma das principais demandas da sociedade, realizando a atividade de segurança urbana, a função de proteção municipal preventiva e apoiando os órgãos policiais estaduais e federais nessa atividade fundamental. Reconhecemos que o projeto não esgota toda a pauta de necessidades dos integrantes dos quadros das guardas municipais, que deverá permanecer como objeto de atenção permanente por esta Casa Legislativa. Mas são inegáveis os avanços conquistados para a categoria e para a sociedade. Não é demais lembrar que a aprovação do projeto trará inúmeros benefícios, tanto para o ente federado que é o Município, como para os profissionais das guardas municipais, como ainda para o sistema de segurança nacional em geral – o que representará, sem dúvida, um ganho efetivo para a sociedade:

    a) será criada uma identidade nacional para as guardas municipais;
    b) a estruturação em carreira única com progressão funcional e a ocupação de cargos em comissão somente por integrantes dessa carreira, motivando os guardas municipais a desempenharem um trabalho cada vez melhor;
    c) as guardas municipais serão valorizadas, tendo existência própria, permanente e subordinação direta ao chefe do Poder Executivo local;
    d) as guardas municipais terão poder de polícia, reconhecendo-se a importância de seu papel na proteção à vida e ao patrimônio.
    III – VOTO Em face do exposto, manifestamo-nos pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara nº 39, de 2014. Sala da Comissão, , Presidente , Relatora SENADORA GLEISI HOFFMANN sucos detox

    Curtir

  89. Até a GCM terá plano de carreira única1! Enquanto isso a PC só vaidades e inoperância!!

    Curtir

  90. em Americana a GCM em uma ocorrencia qualquer verificou que um senhor de seus 60 anos estava tirando fotos da fachada de um hospital, resumo: cidadao algemado no plantão, todo quebrado com ematomas no rosto e corpo, inclusive pescoço roxo por ter tomado um mata leão!!!!! outra ocorrencia: um menor (sem CNH) claro!!! nao parou quando uma viatura da GCM deu ordem de parada Resumo: descarregaram a 380 e o 38 no carro do menor!!! arma dos GCMs apreendida pelo sub inspetor da GCM e não pela Autoridade!!! outra: treta entre PM e GCM em uma festa ou algo parecido (nao me recordo) resumo GCM enfiando a 380 na cara do Tenente Coronel Kano!!! puro desrespeito e afronta!!!! A meu ver vai dar mérca isso!!!!!!!

    Curtir

  91. Tenente coronel kano ,grande merda ele é coronel pras nega dele e seus sordados,para o guarda municipal que é tão agente da autoridade quanto ele é só mais um militar em desvio de função como toda a meganhada!!! Kkkkkkkkkk

    Curtir

  92. País do tamanho do Brasil precisa e muito de Polícias Federal, Estaduais e Municipais.

    Espero que a Carreira Única e a unificação das Polícias Estaduais aconteçam logo.

    E a reforma do IP. Dando autonomia ao policial para investigar e continuando o delegado com o indiciamento.

    Curtir

  93. A GCM já não faz nada e é totalmente inoperante, e quando faz é só merda na rua.

    Curtir

  94. Parabéns a GCM, aos homens e mulheres que se dedicam a esta nobre missão. Que esta conquista receba a chancela presidencial o mais rapido!
    Parabéns a sua organização na esfera federal, a conquista é fruto de dedicação, paciência e profissionalismo que deve ser usado como inspiração a todos.
    O Brasil ganha com vocês, nobres guardas municipais!!!!!
    Parabéns!

    Curtir

  95. Parabéns aos Nobres Colegas Da GCM. Sejam Bem vindos a família Policial. Pra mim vocês sempre foram. Isso prova que dedicação, mobilização, representatividade e paciência fazem a diferença.Não tenho dúvida de que muito ajudarão no árduo trabalho Policial.

    Curtir

  96. Se GCM pode ser polícia segurança de banco,pirriu de rua,vigia de mercado e os demais seguranças tambem podem pois a função é a mesma tomar conta de patrimonio!RIDICULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Curtir

  97. PEDRO AMÉRICO – OPERACIONAL,
    Um Frankenstein de “Caribineros de Chile”?
    Tudo puro jogo de xadrez político.
    Os municípios dependem, e MUITO, de repasses de outras esferas… Principalmente federal.
    E precisava de PLC para que GM fizesse isso que consta do PL?
    Coloca uma viatura de GM circulando onde haja posto de saúde, escola municipal, creche… Em São Paulo, haveria presença de “policiamento” visível praticamente a cada quatro ou cinco quadras.
    Pura panfletagem e demonstração de falta de compromisso dos nossos políticos.

    Curtir

  98. que todos fazem merda eu sei mas pelo menos sao policias!!! o foda e tomar enquadro, tapa na cara, mata leao, e todo tipo de abuso por parte de gcms!!! eu tenho medo de andar em americana principalmente com minha esposa e para ao lado de uma ROMEP, da GCM os caras ficam mirando c as 380 p todo mundo! é muito despreparo e impunidade!!! e olha feio p vc ver, os robocops mandam bala e nao estao nem ai!!!

    Curtir

  99. Tem gente comentando besteira, estão dizendo que gm vai poder fazer blits e parar veículos, mentira, a lei não fala nada sobre isso o poder de policia é adminstrativo junto a outros orgãos “poderão” se convidados a participar de operações e continuaram atuando no transito, tem essa não de dá ordem de parada a veículos e exigir documentação não, vai rolar muito processo no lombo de desavisados e impolgados aí, vai ter município que não vai aguentar nem o primeiro processo por danos morais e já vai ter o orçamento comprometido, Cuidado, mas se fizerem o serviço que lhes cabem bem feito, aí sim a sociedade ganha.

    Curtir

  100. Doutor ten PM disse:
    18/07/2014 às 10:28

    Se GCM pode ser polícia segurança de banco,pirriu de rua,vigia de mercado e os demais seguranças tambem podem pois a função é a mesma tomar conta de patrimonio!RIDICULOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    .
    qUANTA INVEJA.

    .

    Curtir

  101. Teixeira… isso em partes é vdd.. mas na lei esta claro.. que poderão.. mediante convenio.. realizar fiscalização e autuações de transito…de competencia do municipio e do Estado… portanto entendo que poderão sim realizar .. blitz …

    Curtir

  102. SAD um conhecido da epoca de escola foi preso por receptaçao.. e tals.. e foi pro CDP de Americana.. e ele falow.. que os malas falaram exatamente isso…..kkkk..perguntaram quem tinha preso ele e tals.,.. ai falaram . que os caras da romep eram loucos… que eles metem bala.. e depois te quebram no Pau…kkkkk pelo menos os malaiada estao ligeiros..

    Curtir

  103. Sergio Cruz eu acho a melhor policia do Pais a PM de sao paulo… no entanto.. talvez esta seja o x da questao agora poderao cobrar os prefeitos a respeito da eficiencia e bom trabaçho de suas guardas.,,,, em americana e Paulinia por exemplo,, a cidade nao existe mais sem os guardas, inclusive com numero iguais ou melhores que da PM,, portanto estes contrastes é bom… neste caso deixa claro a imconpetencia do prefeito de SAO PAULO…

    Curtir

  104. anderson se pelo menos fossem so os malas mas não é!! ja vi policia ser cercado pelos romep e tomar cacete ate nao querer mais!! se nao bastasse andam c calibre 12 tambem apontando p os carros!!! ja estressei demais em Americana!! aqui e terra sem lei!! fora que se vc estiver andando na rua com seu notebook em sua mochila e for parado pelos romep e nao estiver com a nota em maos, é bica na costela, tapa na cara e plantao para apreensao do notebook!!! ja vi muito isso tbem!!!! ta foda isso aqui.

    Curtir

  105. Meu filho, uma agressão a um cidadão não se justifica pelo fato de uma ser GM, PC ou Civil….
    Se estiver errado, fez merda vai responder por isso, o homem da capa preta não tem dó não, é só olhar o D.O e ver a quantidade de exonerações, já vi ex policial trabalhando de motoboy, pedreiro e vigia.
    Independente da instituição em todo lugar tem lixo,isso não é exclusividade da GM não, eu creio que uma boa parte das pessoas que postam aqui não são de policiais pq a maioria (PM e PC) viu esta regulamentação com bons olhos.

    Curtir

  106. o camaradas já trabalham faz tempo,quem conhece a guarda de jacarei uma das mais antigas,sem recursos os homens trabalhavam que nem doido,a de campinas super dimencionada parece policia americana a da capital não querendo desmerece-la não é a melhor não,e tem mais e quando mais melhor.

    Curtir

  107. aqui em Americana os PMs e PCs não viram com bons olhos nao isso posso garantir!! pq nos sabemos a piça q vai ser isso!! e tenho certeza q as coisas q presenciei aqui que os gcms fizeram, nenum policial faria por mais lixo que eu tenha conhecido e olha q trabalhei em dois dos piores dps de Sao Paulo!!! so quem vive em Americana sabe do que estou falando. por terem costas quentes aqui eles fazem o que querem e nenhuma ocorrencia por mais quadrada e absurda q ocorra com eles nao sao punidos!!! falo com propriedade.

    Curtir

  108. Costumamos brincar aqui na PM que a ser GM é ter bilagem sem compromisso!Ééééé agora isso acabou´agora se quiser bilar vai ter que segurar a pica!Antes a população era sua amante agora é sua esposa kkkkkkk!Parabéns pelo nabo conquistado

    Curtir

  109. kkkkkkkkkk Doutor ten PM…. o senhor resumiu bem a situaçao… eu tambem penso assim… os GMS do interior escolhiam ocorrencia… cansei de ver reclamaçao de pessoas que solicitaram a GM e foram orientados.liga 190,,, portano amigo .. talvez o ferro da prevaricaçao.. agora entre lindo… se depara com um acidente de transito e passa reto pra ir jantar pra voce ver só…….rsrsrs

    Curtir

  110. Não sabem a “pissa” que adquiriram. Bom, pelo menos é mais uma policia pra brigar por bico…..”barato é aqui na minha mão”, kkkk

    Curtir

  111. No site da Câmara dos Deputados tem uma pesquisa a respeito de Policia Carreira Unica, eles querem que respondam SIM ou NÃO ,,

    Curtir

  112. Em análise na Câmara dos Deputados a PEC 430/2009 de autoria do ex Deputado Celso Russomano,

    Curtir

  113. Achei muito interessante a criação de Consórcios intermunicipais, nos moldes dos condados, no entanto, diante do déficit de funcionários na PC, razão pela qual GCM em diversos municípios emprestam guardas para as Unidades Policiais, acredito que toda ocorrência envolvendo GCM deveria ser investigada pelas Corregedorias Auxiliares e seus Núcleos, bem como, pela DCF da Consolação, visando coibir abusos que foram citados acima. Os consórcios serão muito interessantes!

    Curtir

  114. Não sei se a proposta do Deputado Celso Russomano seria a mais viável, mas que as Polícias necessitam de mudança urgente, isso é fato.

    Curtir

  115. Algumas pessoas estão equivocadas, Poder de Polícia é diferente de “ser” Polícia, poder de polícia até o fiscal sanitário tem , é simplesmente o poder de limitar o direito das pessoas (a grosso modo), quando o fiscal interdita um bar, o marronzinho interdita uma rua, quando o guarda municipal impede um carro de ficar com o som alto dentro de um parque ou frente a uma escola, estão usando do chamado Poder de Polícia, até mesmo quando o vigilante do shopping impede a passagem por um determinado local ou impede o uso incorreto da praça de alimentação esta aplicando uma espécia de poder de polícia dentro de um estabelecimento privado, é um dos poderes estudados destro do Direito Administrativo. Isso tudo difere das instituições policiais que são previstas no Art. 144 da Constituição. No caso da prisão em flagrante, qualquer do povo pode aplica-la mas as autoridades policiais e seus agentes DEVERÃO, como as GM não foram incluídas nas instiuições policiais previstas na CF, prender se quiserem, pois essas instiuições municipais NÃO SÃO POLÍCIAS, seus integrantes continuam com o poder de polícia que sempre tiveram, a diferença é que agora esta escrito, mas na prática nada mudou, não podem abordar pessoas ou veículos em via pública, não podem investigar crimes, não podem cumprir ordens judiciais, etc. Acho que choveram no molhado em relação ao Poder de Policia.

    Curtir

  116. Filosofo perfeito… voce resumiu bem.. só discordo da abordagem de veiculo… desde que justificavel.. acho legal esta abordagem,,, exemplo… solicitaçao informou um veiculo em atitude suspeita.. proximo a escola tal.. o GM abordará e irá averiguar o veiculo.. e nao vejo nenhuma ilegalidade… sem contar …que fiscalizarao o transito… isto tmbm viabiliza abordagem a um veiculo…….no mais é isto que voce disse..

    Curtir

  117. O motivo que levou o Jânio Quadros (que também era treze) foi que ao ser eleito Prefeito de São Paulo ele descobrira que com o valor pago as Empresas de Segurança, por um vigilante , daria para pagar cinco GCMs.
    A existência de empresas de segurança prestando serviços nas prefeituras que possuam GCM é fruto do intere$$e.

    Curtir

  118. 07/07/2014 – 19h36 Atualizado em 10/07/2014 – 11h00
    Criação de polícia única é tema de nova enquete da Câmara
    A partir de hoje (7), a Câmara dos Deputados começa uma nova enquete – quer saber se os internautas são a favor ou contra o fim das polícias civil e militar e sua substituição por uma organização policial estadual única.

    Em análise na Casa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 430/09 atribui à União legislar sobre essa nova estrutura (polícia estadual), mas a corporação permanecerá subordinada aos governadores de estado e do Distrito Federal.

    O autor da medida, ex-deputado Celso Russomanno, ressalta que não se trata de unificação das corporações atuais, mas da criação um polícia nova, “desmilitarizada e condizente com o trato para com o cidadão”. Russomanno destaca ainda que o comando policial será unificado em cada estado.

    Problemas atuais
    Para o ex-deputado, a estrutura única facilita a gestão e a implementação de políticas nacionais de segurança pública. Na forma atual, segundo ressalta, “ocorre sobreposição de atuação, duplicidade de estrutura física e uma verdadeira desorganização no que concerne ao emprego da força de cada uma das instituições”.

    Entre os muitos problemas do modelo vigente, Russomanno também cita a dissonância das polícias, por falta de comunicação e comando único, e os “constantes conflitos entre as polícias”. Ele afirma que esses atritos “impedem o avanço da legislação necessária à melhoria dos instrumentos de atuação do Estado contra o crime”.

    Bombeiros
    A PEC também extingue os corpos de bombeiros militares – a instituição passa a ser totalmente civil. Embora permaneça de competência dos estados, a organização das corporações também será instituída por lei federal, editada pelo Executivo. O autor argumenta que não há necessidade de trato militar em uma atividade eminentemente civil.

    Ainda conforme a proposta, as guardas municipais poderão realizar atividades complementares de vigilância ostensiva comunitária. Para isso, no entanto, será necessário convênio com a polícia estadual e coordenação do delegado.

    Russomanno reforça também que os integrantes das polícias existentes “não sofrerão nenhum tipo de prejuízo remuneratório ou funcional”. A proposta assegura aos atuais integrantes das polícias – civil e militar – optar por migrar para o novo sistema ou permanecer na carreira vigente. Caso faça a segunda escolha, o projeto assegura paridade remuneratória e igualdade em todos os direitos

    Curtir

  119. Coitado dos guardas agora além da PM e PC morrer na mão do PCC eles tb seram alvo!! conquista de merda!

    Curtir

  120. Engracado ne tem pessoal reclamando da guarda ,mas se o mala sair de frente com a guarda cometendo crime a guarda daria a voz de prisao mesmo antes do estatuto ser aprovado acho que deviamos nos unir contra o crime nao !!!!

    Curtir

  121. que absurdo dar poder de policia para os despreparados guardas….Aqui em SP o curso de formação da GCM é de 4 meses, da Pm 1 ano….é muita disparidade….tomara que seja vetado esse projeto

    Curtir

  122. É que pm é tão burro que tem que ficar um ano para aprender o que um guarda aprende em 6 messes kkkkk

    Curtir

  123. As PMs sempre moveram um caminhão político contra as Guardas Municipais. Em São Paulo chegaram a publicar diretrizes para orientar seus oficiais a fazerem lobby nas cidades com o fim de extingui-las. Além de entrarem com ações de inconstitucionalidade contra as legislações municipais.
    Os coronéis da PM chegaram a extinguir a Secretaria de Segurança da capital por três anos. E implantaram a Operação Delegada pra sugar os recursos da prefeitura e minar a GCM financeiramente.

    Muitos policiais militares difamavam as Guardas junto aos seus contatos e à sociedade. Fizeram muito mal aos GCMs, humilhando-os em abordagens muitas vezes. Acho que pressentiam seu potencial de forma inconsciente…
    Acontece que a roda da história continua girando cada vez mais veloz; e o efeito borboleta é implacável. Ações negativas não retornam positivas!

    Os guardas se uniram politicamente, se especializaram junto ao Ministério da Justiça e com o novo Estatuto, serão a força policial mais bem regulamentada do pais, e com muito espaço pro crescimento.
    Hoje em praticamente todas as cidades da região metropolitana as Guardas são a policia do cotidiano, em varias delas como Americana, Barueri e Cotia tem melhores equipamentos e são a salvação da lavoura, pra modelo falido do Estado.

    “Arrempendei-vos irmãos, pois o fim se aproxima!”

    A vida da muitas voltas…

    Curtir

  124. parabens a todos que colaborou para a aprovacao,em quanto criticamos uns aos outros os bandidos estao acabando com vidas deixando criancas orfaos maes chorando e voceis com essas criticas idiotas vamos pra rua acabar com a bandidagem povo

    Curtir

  125. Fico estupefato ao ver que o conhecimento dos Operadores de Segurança Pública que são contrários ao crescimento e reconhecimento institucional da GCM como força auxiliar de segurança pública é pífio em se tratando de Direito Constitucional.

    Gostaria de apenas realizar uma pequena questão já que sou leigo em Introdução ao Estudo do Direito: a Guarda Municipal está elencada fora do contexto de segurança pública (Art. 144)? Pois pelo que me lembro bem a ordem hierárquica é mais ou menos assim… artigo, inciso e parágrafo. Que coisa ABSURDA ter Oficiais que desconhecem essa OBVIEDADE!!!

    Dica aos desatualizados: ler o artigo 144 até o parágrafo X (inserido pela EC 82/2014). Tranquilidade nessa missão? rsrsrsrs

    #estuda,PM

    Curtir

  126. So merda….deveriam de uma vez extinguir a Policia Civil…e o que querem pq não fazer logo!, Quem investiga crime hj? A policia Militar? A GCM? Quem ….ninguém? A Policia Militar so faz merda na rua, a GCM só vai piorar um pouco, quem vai limpar essa sujeira depois? A Policia Civil!, considerada corrupta. E isso ai uma lambança só.

    Curtir

  127. ENQUANTO VOCÊS DISCUTEM PARA VER QUEM É O MELHOR “PULICINHA” O QUE MANDA MAIS, QUE PODE MAIS, OLHA AI O QUE O MARGINAL FAZ COM VOCÊ:

    http://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2014/07/matei-porque-era-policial-diz-2-suspeito-de-participar-de-morte-de-pm.html

    BANDO DE TONTO, POLÍCIA HOJE EM DIA É COCO, É MERDA, É BOSTA, É ESTRUME NÃO SÓ PARA A SOCIEDADE COMO PARA O JUIZ E O MP, RACHO DE RIR QUANDO VEJO UM SUPOSTO COLEGA POLICIAL DIZER QUE É CONTRA GCM, PM, PC OU KARALHO A 4……POLÍCIA TEM QUE SE FUDER MESMO, NÃO TEM UNIÃO ACHAM QUE SÃO FÓDÕES E NA VERDADE SOMOS TODOS UM BANDO DE MERDA CONTROLADOS PELO ESTADO SERVINDO SOMENTE AS ELITES.

    Curtir

  128. ENTENDO QUE; DEVERIA TER UM PLEBISCITO OU NO MINÍMO UMA ENQUETE SOBRE A SITUAÇÃO, ESTA ATITUDE TOMADA PELOS SENADORES FOI PRECIPITADA, ISSO SERÁ UM RETROCESSO NA SEGURANÇA PUBLICA, CONFLITO DE COMPETÊNCIA E DESVALORIZAÇÃO DAS FORÇAS ESTADUAIS E ATE MESMO FEDERAIS, HAJA VISTA QUE AS ATUAIS POLICIAS BRASILEIRAS POSSUI UMA HISTORIA DE PROFISSIONALISMO. ISSO VAI GERAR UM CAOS NA SEGURANÇA PUBLICA DO PAÍS, POIS EM BREVE ” OS MUNICIPAIS” REIVINDICARÃO MELHORES SALÁRIOS E OS MUNICÍPIOS ” QUEBRADOS” COMO VÃO FAZER?, OUTRO FATOR PREOCUPANTE É A QUALIFICAÇÃO DESTES ” GM ” ENTÃO TEM QUE HAVER UM PLANEAMENTO, E QUEM SABE TALVEZ NA OUTRA CONSTITUIÇÃO POSSA ALTERAR A SITUAÇÃO. CREIO QUE A SOCIEDADE AGUARDARÁ O VETO PRESIDENCIAL.

    Curtir

  129. A GM vai virar Policia e pronto, não adianta se morderam de raiva, geralmente pessoas que criticam as GMS são homossexuais arrombados, doentes com problemas mentais e paixão recolhida porque os Guardas nunca deram ousadia para essa gente, vocês do grupo gay devem andar certinhos, porque senão, caso contrario, a POLICIA MUNICIPAL VAI TE COLOCAR AS ALGEMAS E DEPOIS TE CONDUZIR PARA A CELA, KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  130. Acho deprimente, tantos policiais de carreira, tanto Civis Quanto militares agindo como escoteiros. Competição na Pagina do blog e nas ruas. Pra que? a luta é contra a criminalidade, as grandes quadrilhas e facções que estão causando um impacto social e intelectual em nosso País. É hora de unir todas as forças possíveis e lutar contra o verdadeiro inimigo. Lutar contra a criminalidade e contra a imaturidade politica e administrativa das policias.
    Policiais Civis, Militares ou simplesmente Gcms. Somos todos alvos fáceis trabalhando separados. #acordem

    Curtir

  131. passei na gcm de sp gcm de são bernardo , fui gcm em diadema , hoje sou agente de escolta e vigilância penitenciaria, não me arrependi, gcm sempre vai ser um vigilante melhorado.

    Curtir

  132. CONCORDO COM O PC INDIGNADO…UM BANDO DE INOCENTES COM “PODER DE POLÍCIA” FUDIDOS NO SALÁRIO, NA MORAL, SOMOS URUBUS E LIXEIROS DA SOCIEDADE….VEJAM O QUE FIZERAM COM O PROTÓGENES QUE ERA PF, COM O GUERRA, E COM MUITOS OUTROS…..SOMOS APENAS UM NUMERO, UM CÃO DE GUARDA E DOS VIRA LATAS….SEM MORAL, SEM SALÁRIO, SEM FORÇA POLÍTICA…A NÃO SER QUANDO SE PRECISA DE UM CÃO PARA ASSOMBRAR A SOCIEDADE MATANDO, DNDO PORRADAS, JOGANDO BOMABAS…E AO FINAL DO EXPEDIENTE, ENTRAR NO SEU CARRINHO, OU NO SEU BUZINHO, ESCONDIDINHO QUE NEM UM GATINHO MEDROSO….QUIETINHO…COM MEDO DO CRIME…MAS NAS RUAS E NAS VTRS…SOMOS FODÕES..CABEÇA PRA FORA..MAO NAS ARMAS…LOUCO PRA DAR UM TIRO…O DIA QUE NOS UNIRMOS EM PROL DO BEM NÃO EXISTIRÁ FORÇAS QUE NOS SEGUREM….CABEÇAS DE OSTRAS..

    Curtir

  133. Começaram a pagar um pauzinho a quem à anos chamavam de guardinhas de cemitério de patrimonios, etc.., né…! É…quem tem C..te medo. NOVA POLÍCA MUNÍCIPAL. SÉRIA, JOVEN, HONESTA, NAO CORRUPTA, NÃO ASSASSINA!…UMA POLÍCIA DO POVO, COMUNITÁRIA! UM NOVO MUNDO, UM NOVO TEMPO HÁ DE RENASCER…

    Curtir

  134. Criar uma Policia Municipal através de um Estatuto? Que estranho!! Esse pessoal que acreditam que se tornarão policia não tao viajando na maionese não?
    O que continua valendo é a CF e seu art 144. Isso não mudou!!
    Os guardas, que inculcaram, que são policiais, mesmo não tendo nenhuma lei que diz isso, logo vao se desencantar!!
    Muito estanho: o cara entra num concurso fraco , com exame medico feito em qq consultório, (a maioria das cidades) e depois acha que já virou policia, e vai tirar da cabeça dele que não é…!!! é o que a gente lê nesses tópicos!!

    Curtir

  135. Cadê nossos estimados sindicatos para falar do reajuste da diária de alimentação????????????????

    Curtir

  136. o BRASIL e um dos poucos no mundo que ainda tem gms no resto a policia e municipalizada pergunte ao cidadao se ele se importa com quem o socorre ,se e pm ou gm qunta estupidez de ambos os lados a sociedade sofre na mao da vagabumdagem nossos colegas morrem na maos dos criminosos e agente fica discutndoi competencias? ABRAÇOS ATODOS

    Curtir

  137. Vai ter um projeto de lei, que da poder de policia aos coveiros, e o pessoal da prefeitura do tapa buraco kkkkk

    Curtir

  138. Já tem um projeto de lei tb que transforma gansos em policiais, e gcms em pms e pms em pc, kkkkk

    Curtir

  139. Sou GCM há 29 anos , e me orgulho de minha profissão ; certa vez fui convidado para fazer curso de Polícia Comunitária , no quartel da PM em São Paulo ; foi muito bom , mas é que tiveram que ir no Japão para aprenderem um trabalho que exercemos em nossa cidade desde a criação da GM , saliento também , que exerço a função de escrivão ad-hoc na Delegacia de Polícia local ; nunca visei ser chamado de “polícia”,pois acho que estas instituições estão muito desacreditadas no Brasil e em nossos estados,não os desmereço por isso ; gostaria que os nobres “colegas” policiais não tratem as GCMs como impêcilhos em seus “dignificantes” trabalhos , pois acredito eu , que estamos para colaborar com a segurança pública , pois em meu município mora eu , minha família , meus amigos e quem sabe , algum desafetos , pois em minha carreira , efetuei inúmeras prisões e nunca fomos questionados pelo MP ;por fim , cabe a mim dizer ; ” fiquem tranquilos , e que não iremos atrapalhar os esquemas de ninguém , como dizia um policial reformado em minha cidade ” passarinho que come pedra , sabe o c.. que têm .

    Curtir

  140. Segurança pública é dever do estado e Responsabilidade de todos! é isso mesmo que diz a constituição ou estou ficando cego e gagá…A lei sancionada pela Dilma apenas dá o respaldo que os Guardas sempre nescessitaram para trabalhar. Poder de polícia sempre tivemos.

    Curtir

  141. aí ronaldo, voce vai lá e faz o concurso pra ver se passa! no centro de formação da GCM tá cheio de jovens que estava na PM como provisórios…se passaram ou não nas provas de lá, não sei. Mas estão na GCM. Alias, aprenem o que na sua academia só fazem mer…

    Curtir

  142. Pingback: Camaras De Segurança Residential Status | Actual Percentil

  143. Pingback: Camera De Segurança Residential Lettings | Actual Percentil

  144. Pois e , esses críticos desocupados que só sabe falar mal da Guarda Municipal , hoje Guarda Civil, essas pessoas falam mal de uma instituição que ao longo do tempo vem contribuindo pela preservação dos bons costumes e preservação da ordem pública são esses que criticam , mas quando precisam pedem ajuda para o Guarda Civil

    Curtir

  145. Agradeço a todos os políticos que nos apoiaram nesta grande conquista, pois é um grande avanço para nossa categoria que ainda é muito discriminada perante outros órgãos de segurança pública.

    Curtir

  146. Gostaria de saber porque algumas cidades q abre concurso público para gcm pede idade 18 a 30 ou18 á 35 anos acho isso um absurdo o cidadão brasileiro segundo a constituição brasileira falar q perante a lei somos tds iguais mais não é isso q vejo então deixou o meu desabafo e a minha designação por favor nosso deputado Arnaldo falias ajude a esclarecer essa dúvida meu zap 11960393922 Santos

    Curtir

Os comentários estão desativados.