CDP de Hortolândia – Agentes penitenciários resistem pacificamente à invasão feita pela PM 73

Força Tática da PM tira agentes do CDP ‘no braço’

Agentes estavam sentados em greve em frente à cadeia; PM abriu o portão para levar presos

20/03/2014 – 11h30 | Da Redação
correiopontocom@rac.com.br
Foto: Cecilia Polycarpo/ AAN

Agentes sentados em greve para bloquear a abertura do portão resistiram pacificamente à retirada

Agentes sentados em greve para bloquear a abertura do portão resistiram pacificamente
Raquel Valli
Cecilia Cebalho
Vinte cinco agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) Campinas-Hortolândia, que estavam cuidando dos presos dentro da cadeia hoje, saíram da unidade, deixando os detentos com apenas três carcereiros no começo da tarde desta quinta-feira (20). Quarenta agentes é o número de agentes necessário, mas só havia 25 dentro da cadeia porque a categoria está em greve.

A saída é um protesto contra a ação do governo estadual, que mandou a polícia furar a greve dos agentes nesta manhã. A Força Tática da Polícia Militar retirou literalmente no braço os carcereiros que estavam sentados em frente ao portão do CDP.

Depois da retirada, o portão foi aberto e viaturas da PM entraram na cadeia levando 100 detentos que estavam no 2° Distrito Policial (DP) campineiro. Os cerca de 20 agentes resistiram à retirada, mas pacificamente. Os presos foram levados em três levas: na primeira foram 29, na segunda, 30, e, na terceira, 41.

Os presos passaram pela portaria, mas não conseguiram entrar no Centro. Foram barrados pelos carcereiros e permanecem no pátio. Os 59 primeiros que entraram são oriundos do 2° DP de Campinas. Já os 41 restantes, vieram de Itapira.

Sem acordo 

Em visita a Campinas hoje, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que atendeu três de quatro reivindicações do grevistas, não informando, entretanto quais seriam elas. Na terça-feira (18), afirmou que não negocia com os grevistas enquanto a greve não for encerrada.

A categoria reivindica, entre outros aspectos, 20% de reajuste salarial, para cobrir a inflação, mais 5% de aumento real.

O atendimento das reivindicações é questionado pelos grevistas. “Não é mais fácil o governador negociar conosco? Não seria mais democrático? Ele defende a democracia, mas é um ditador. Não quer negociar. E, então, o que ele faz? Coloca a polícia contra a polícia”, afirmou o diretor regional do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp), Carlos Rufino.

De acordo com o sindicalista, os serviços essenciais estavam sendo realizados antes da retirada dos agentes sentados. Ainda segundo Rufino, cerca de 700 carcereiros estão em greve.

O major Arquimedes de Souza, do 48° Batalhão de Sumaré, que comanda a ação da PM em frente ao CDP, ainda não falou com a imprensa.

Alckimin relembrou que a decisão da Justiça, que estipula multa de R$ 100 mil por dia de paralisação e por unidade prisional, aos sindicatos. Entretanto, segundo Rufino, os três sindicatos da categoria já deixaram a greve por este motivo. Desde terça-feira, a paralisação está sendo feita pelos próprios carcereiros independentemente de vinculação sindicalista.

“Espero que o bom senso prevaleça e que a greve termine hoje”, disse o governador.

ColaborouMaria Teresa Costa, da AAN

Força Tática da Polícia Militar (PM) chega ao CPD de Hortolândia para furar a greve dos agentes penitenciários

Um Comentário

  1. Quem disse que não iria receber preso ?, que iria enfrentar os policiais civis ? que iria agredir os Delegados de Polícia ?
    Acabou a machesa ? Como minha avó sempre dizia, passarinho que come pedra, sabe o c…. que tem.

    Curtir

  2. GUARDA PRETORIANA

    REGIME DE EXCEÇÃO

    DERRAMA E GENOCÍDIO . . .

    P5DB, GUARDA PRETORIANA E AS LEIS QUE ELES MESMO FIZERAM . . .

    ESTADO ???? DEMOCRÁTICO ??? DE DIREITO ???

    Curtir

  3. Já imaginou se a moda pega, cada empresário quando enfretar greve de seus funcionários e não estiver satisfeito pede ao Gov. Alckimim que sua guarda pretoriana entre em ação, afinal para que serve a democracia. Os empresários deveriam montar grupos anti greve no estilo da Polícia para essas situações.

    Curtir

  4. Está na hora de privatizar os presidios ai acaba esta palhaçada ,quando entraram já sabiam quanto ia ganhar. Agora ficam atrapalhando todo os os sistema prisional . A PC e PM cabe cumprir a decisão judicial usando a força necessaria….Isto tem dedo dos PETISTA…….

    Curtir

  5. MALDITOS VERMES PAU MANDADOS ENCABRESTADOS.
    LEMBRAM QUANDO MACHUCARAM DIVERSOS POLICIAIS CIVIS EM 2008, E AGORA ESSES MESMOS TAPADOS MALDITOS PARTIRAM CONTRA A JUSTA GREVE DESSA CATEGORIA QUE ESTA SENDO ESMAGADA PELA TIRANIA DESSE GOVERNO.
    MALDITOS PMS, SÓ SERVEM PRA HUMILHAR AS OUTRAS CATEGORIAS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO.
    EM GREVE DE PROFESSORES ELES BATEM EM PROFESSORES E DÃO RISADA;
    EM GREVE DE POLICIAIS CIVIS ELES BATEM E SAEM SORRINDO;
    E AGORA EM GREVE DE AGENTES PENITENCIÁRIOS ELES PARTIRAM PRA CIMA DELES TAMBÉM.
    DEPOIS DISSO ELES RETORNAM AO BATALHÃO E FICAM HORAS DANDO RISADA DA HUMILHAÇÃO QUE FIZERAM OS OUTROS PASSAREM.
    O SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA NÃO ACEITA MAIS O MILITARISMO.
    TEMOS QUE ACABAR COM ESSES TAPADOS.

    Curtir

  6. Cícero, vc é uma pessoa que não sabe o que está falando, aliás, pelas suas palavras já percebe que vc não é um dos nossos, é um penetra daqueles que não tem o que fazer e cai de paraquedas nos blogs da vida, vai procurar sua turma, que talvez por uma crise de identidade não sabe nem que ela é.

    Curtir

  7. Cícero, vc é uma pessoa que não sabe o que está falando, aliás, pelas suas palavras já percebe que vc não é um dos nossos, é um penetra daqueles que não tem o que fazer e cai de paraquedas nos blogs da vida, vai procurar sua turma, que talvez por uma crise de identidade não sabe nem quem ela é.

    Curtir

  8. Paulo Antunus da Silva, Vc está equivocado, informe-se direito e verifique se todas as cadeias estão recebendo preso. Informe-se não obtivemos uma resposta do Governador sobre o que era proposto. A resistência continua e o Governador já está cedendo. Os militares nas portas demonstraram puramente que o Governo está preocupado, pois está tomando atitudes desastrosas. Tenha conhecimento dos fatos antes de postar.

    Curtir

  9. Em nota, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informa que o governo paulista “mantém a disposição de negociar com as entidades representantes dos agentes penitenciários e espera responsabilidade dos líderes do movimento na manutenção dos serviços essenciais determinados por lei”. A nota lembra que “o juiz Sérgio Serrano Nunes Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou que ficam proibidas quaisquer medidas que impeçam o transporte de detentos para audiências e julgamento e a transferência de presos entre unidades”.

    Para quem desacredita acesse a Fonte (http://r7.com/4fHf)

    Curtir

  10. O BRASIL INTEIRO DEVERIA LER ESTA ENTREVISTA

    Entrevista com o líder do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, ao jornal O Globo.

    Estamos todos no inferno. Não há solução, pois não conhecemos nem o problema

    O GLOBO: Você é do PCC?

    – Mais que isso, eu sou um sinal de novos tempos. Eu era pobre e invisível… vocês nunca me olharam durante décadas… E antigamente era mole resolver o problema da miséria… O diagnóstico era óbvio: migração rural, desnível de renda, poucas favelas, ralas periferias… A solução é que nunca vinha… Que fizeram? Nada. O governo federal alguma vez alocou uma verba para nós? Nós só aparecíamos nos desabamentos no morro ou nas músicas românticas sobre a “beleza dos morros ao amanhecer”, essas coisas… Agora, estamos ricos com a multinacional do pó. E vocês estão morrendo de medo… Nós somos o início tardio de vossa consciência social… Viu? Sou culto… Leio Dante na prisão…

    O GLOBO: – Mas… a solução seria…

    – Solução? Não há mais solução, cara… A própria idéia de “solução” já é um erro. Já olhou o tamanho das 560 favelas do Rio? Já andou de helicóptero por cima da periferia de São Paulo? Solução como? Só viria com muitos bilhões de dólares gastos organizadamente, com um governante de alto nível, uma imensa vontade política, crescimento econômico, revolução na educação, urbanização geral; e tudo teria de ser sob a batuta quase que de uma “tirania esclarecida”, que pulasse por cima da paralisia burocrática secular, que passasse por cima do Legislativo cúmplice (Ou você acha que os 287 sanguessugas vão agir? Se bobear, vão roubar até o PCC…) e do Judiciário, que impede punições. Teria de haver uma reforma radical do processo penal do país, teria de haver comunicação e inteligência entre polícias municipais, estaduais e federais (nós fazemos até conference calls entre presídios…). E tudo isso custaria bilhões de dólares e implicaria numa mudança psicossocial profunda na estrutura política do país. Ou seja: é impossível. Não há solução.

    O GLOBO: – Você não têm medo de morrer?

    – Vocês é que têm medo de morrer, eu não. Aliás, aqui na cadeia vocês não podem entrar e me matar… mas eu posso mandar matar vocês lá fora…. Nós somos homens-bomba. Na favela tem cem mil homens-bomba… Estamos no centro do Insolúvel, mesmo… Vocês no bem e eu no mal e, no meio, a fronteira da morte, a única fronteira. Já somos uma outra espécie, já somos outros bichos, diferentes de vocês. A morte para vocês é um drama cristão numa cama, no ataque do coração… A morte para nós é o presunto diário, desovado numa vala… Vocês intelectuais não falavam em luta de classes, em “seja marginal, seja herói”? Pois é: chegamos, somos nós! Ha, ha… Vocês nunca esperavam esses guerreiros do pó, né? Eu sou inteligente. Eu leio, li 3.000 livros e leio Dante… mas meus soldados todos são estranhas anomalias do desenvolvimento torto desse país. Não há mais proletários, ou infelizes ou explorados. Há uma terceira coisa crescendo aí fora, cultivado na lama, se educando no absoluto analfabetismo, se diplomando nas cadeias, como um monstro Alien escondido nas brechas da cidade. Já surgiu uma nova linguagem.Vocês não ouvem as gravações feitas “com autorização da Justiça”? Pois é. É outra língua. Estamos diante de uma espécie de pós-miséria. Isso. A pós-miséria gera uma nova cultura assassina, ajudada pela tecnologia, satélites, celulares, internet, armas modernas. É a merda com chips, com megabytes. Meus comandados são uma mutação da espécie social, são fungos de um grande erro sujo.

    O GLOBO: – O que mudou nas periferias?

    – Grana. A gente hoje tem. Você acha que quem tem US$40 milhões como o Beira-Mar não manda? Com 40 milhões a prisão é um hotel, um escritório… Qual a polícia que vai queimar essa mina de ouro, tá ligado? Nós somos uma empresa moderna, rica. Se funcionário vacila, é despedido e jogado no “microondas”… ha, ha… Vocês são o Estado quebrado, dominado por incompetentes. Nós temos métodos ágeis de gestão. Vocês são lentos e burocráticos. Nós lutamos em terreno próprio. Vocês, em terra estranha. Nós não tememos a morte. Vocês morrem de medo. Nós somos bem armados. Vocês vão de três-oitão. Nós estamos no ataque. Vocês, na defesa. Vocês têm mania de humanismo. Nós somos cruéis, sem piedade. Vocês nos transformam em superstars do crime. Nós fazemos vocês de palhaços. Nós somos ajudados pela população das favelas, por medo ou por amor. Vocês são odiados. Vocês são regionais, provincianos. Nossas armas e produto vêm de fora, somos globais. Nós não esquecemos de vocês, são nossos fregueses. Vocês nos esquecem assim que passa o surto de violência.

    O GLOBO: – Mas o que devemos fazer?

    – Vou dar um toque, mesmo contra mim. Peguem os barões do pó! Tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas. Mas quem vai fazer isso? O Exército? Com que grana? Não tem dinheiro nem para o rancho dos recrutas… O país está quebrado, sustentando um Estado morto a juros de 20% ao ano, e o Lula ainda aumenta os gastos públicos, empregando 40 mil picaretas. O Exército vai lutar contra o PCC e o CV? Estou lendo o Klausewitz, “Sobre a guerra”. Não há perspectiva de êxito… Nós somos formigas devoradoras, escondidas nas brechas… A gente já tem até foguete anti-tanques… Se bobear, vão rolar uns Stingers aí… Pra acabar com a gente, só jogando bomba atômica nas favelas… Aliás, a gente acaba arranjando também “umazinha”, daquelas bombas sujas mesmo. Já pensou? Ipanema radioativa?

    O GLOBO: – Mas… não haveria solução?

    – Vocês só podem chegar a algum sucesso se desistirem de defender a “normalidade”. Não há mais normalidade alguma. Vocês precisam fazer uma autocrítica da própria incompetência. Mas vou ser franco…na boa… na moral… Estamos todos no centro do Insolúvel. Só que nós vivemos dele e vocês… não têm saída. Só a merda. E nós já trabalhamos dentro dela. Olha aqui, mano, não há solução. Sabem por quê? Porque vocês não entendem nem a extensão do problema. Como escreveu o divino Dante: “Lasciate ogna speranza voi cheentrate!” Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno.

    Curtir

  11. Vamos á um Raciocíno lógico: Querem esvaziar os CDPs mas bloqueiam a ída dos presos a julgamento, querem esvaziar as Penitenciárias mas bloqueiam transferências pra progressão de regime, querem melhores condições de trabalho instigando uma Rebelião,dizem querer negociar, mas na verdade não aceitam proposta alguma, querem fazer valer seus direitos sem respeitar o dos outros. (Até onde sei, se estão ali presos é porque estão pagando sua dívida, então eles têm sim os seus direitos.) Então e fica a dúvida: -Qual o sentido dessa greve além de promover a desordem? E ainda, se não estão satisfeitos, porque não pedem exoneração de seu cargo deixando apenas quem quer trabalhar de verdade e vem pro mercado de trabalho pra ver como é a vida de verdade??

    Curtir

  12. o Sr. Cícero lá em cima dos comentários é um sem noção mesmo, pois todo funcionário entra sabendo o quanto vai ganhar mas em lugar nenhum está escrito que o valor é para toda vida,. Helooou, nunca ouviu falar em sistema financeiro?

    Curtir

  13. Avatar de ESTA PUTARIA DO INFELIZ ESCREVER UM COMENTÁRIO E SAIR COLANDO ALEATÓRIAMENTE, JÁ PASSOU DA HORA DE EXAURIR, SEJA CAPAZ, ESCREVA UM TEXTO PERTINENTE AO COMENTARIO, NÃO ENCHA O SACO DE TODOS COM A MESMA COISA O TEMPO INTEIRO.. ESTA PUTARIA DO INFELIZ ESCREVER UM COMENTÁRIO E SAIR COLANDO ALEATÓRIAMENTE, JÁ PASSOU DA HORA DE EXAURIR, SEJA CAPAZ, ESCREVA UM TEXTO PERTINENTE AO COMENTARIO, NÃO ENCHA O SACO DE TODOS COM A MESMA COISA O TEMPO INTEIRO.. disse:

    Senhor Sérgio

    Eu tenho a solução para esta pendenga, instaurado o concurso, inscrições feitas, todos os candidatos teriam direito a passar uns dias acompanhando a rotina do trabalho do cargo escolhido. (risos)
    Sou funcionário antigo seu moço, sei bem como é a coisa. Lá de fóra, se imagina maravilhas, tudo é fácil, funcionário publico são todos vagabundos, etc…e tal…
    Pois bem, demonstrarei o meu caso, já poderia ter-me aposentado pela 1.062, mas ao meu ver, injusta, procuro meus direitos e razões na justiça. Mas, vejamos, uma vida dedicada a causa da Policia Civil, noites e noites em claro, não importa se chovendo ou fazendo frio, ou mesmo debaixo de sol escaldante, cumprindo mandados em favelas insalubres e fétidas, segurando rebeliões em xadrez de distrito, que seria para 25 e continha 100, viatura velha, armamento arcaico…etc….
    Quando sair, será apenas com o salário, nada mais….
    Nada de FGTS, nada de participação de lucros, nada de Multa recisória….salário mesmo.
    Garanto, que com todas estas vantagens expostas acima, mais um periodo anterior, antes do certame, a imensa maioria nem perderia o tempo.
    A população no geral, acha que Policia, é igual aqueles seriados glamurosos da TV, do cinema, acorda para a vida povo,, o cavalo do policia nem ferradura tem.
    Mas eu tenho uma solução, os senhores sabem o motivo do judiciário possuir salarios melhores?
    Vos direi, lá nada é de graça, entre com uma petição, tem custas
    Peça uma certidão, idem
    Enquanto isso, até a antiga taxa para cobrança de cópia de B.O. retiraram.
    Nós só geramos despesas, é evidente que não se preocupam conosco.
    Infelizmente senhores, esta é a realidade, se trabalhamos geramos prejuizo, se ficamos parados é prejuizo também.

    C.A.

    Curtir

  14. EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA AQUI DE AGRADECER A TODOS OS POLICIAIS QUE DEFENDEM NOSSA GREVE… MUITO OBRIGADO
    Thais Helena… Com certeza e nem precisa ser muito inteligente para ver que faz comentários sem conhecimento de causa, a Sra. conhece uma penitenciária? não! sabia… A Sra. pelo que vejo não tem nem ideia do que seja um trabalho remunerado!!! A Sra. já ouviu falar alguma vez em Inflação ou data base ou ainda DIREITO??? Com certeza não!!! Poderia por horas aqui explanar tudo e tirar todas suas duvidas, porem tenho algo de maior a fazer que é lutar pelo meu Direito e também aprendi que não devemos simplesmente entregar o peixe (Vai pesquisar com quem conhece) aprende a pescar!!!

    Curtir

  15. Sra. Thais Helena, provavelmente, vc deve ser advogada, se não for, faça direito e se torne uma, pois a sua lógica é uma falácia.

    Vou redigir aqui, o mesmo que deduzi do Sr. Cícero (Penetra nº 1): “vc é uma pessoa que não sabe o que está falando, aliás, pelas suas palavras já percebe que vc não é um dos nossos, é um penetra daqueles que não tem o que fazer e cai de paraquedas nos blogs da vida, vai procurar sua turma, que talvez por uma crise de identidade não sabe nem quem ela é.”

    Curtir

  16. Polícia nao bate em polícia, se PM por a mao em mim, pode crer que vai morrer….
    Estive na greve de 2008, eles estavam entrincheirados e preparados na covardia…. Se tbem estivéssemos preparados eles tbem se foderiam…eu vi muito pm do choque apanhando na cara…. E tendo botas, escudos arrancados… Bem eles sao e sempre serão acefalos, nasceram para isso essa raça maldita……

    Curtir

  17. COM CERTEZA TEM MUITO BOSTAS, QUE POSTAM CONTRA PMS NESTE BLOG, E AGORA PEDEM ARREGO PARA A GLORIOSA, E JUNTA-SE A ELA, PARA TENTAR MELAR A GREVE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS, A INVÉS DE APROVEITAR A SITUAÇÃO E JUNTAR AOS GREVISTAS.

    Curtir

  18. CALMA GENTE! MUITA CALMA NESTA HORA!

    O FINAL DE SEMANA ESTÁ AÍ!

    NA SEGUNDA FEIRA NOS CONVERSAMOS MELHOR!

    Curtir

  19. A GREVE DOS DESTEMIDOS AGENTES PENITENCIÁRIOS, QUE JÁ TEVE INICIO, COM GRANDE REPERCUSSÃO NA IMPRENSA PAULISTA, HOJE DOMINA TODOS OS MAIS IMPORTANTES JORNAIS DE TODO O PAIS, E JÁ É NOTICIADO ATÉ NO EXTERIOR.

    ENQUANTO ISSO OS MANIFESTOS DOS POLICIAIS CIVIS, NÃO RENDERAM MAIS QUE ALGUMAS TIRINHA EM ALGUM JORNALECO. , POR AI NOTA-SE A IMPORTÂNCIA DE CADA CATEGORIA.

    Curtir

  20. GERALDO ALKIMIN NÃO NEGOCIA COM GREVISTA, MAS NEGOCIA COM O CRIME ORGANIZADO (PCC)!

    Curtir

  21. Sr GREVE Geral Já devo esclarece-lo que sou PC não escondo meu nome é uma opinião pessoal , posso estar errado ,a gente viaja mais de 600 KM ,para chegar no CDP os grevista em tom insolente não receber os presos ai os colegas voltam puto da vida. Fazem sua greve mas não atrapalha os que estão trabalhando . Escriba e Thais Helena parabens pelo vosso comentários…..

    Curtir

  22. QUEM MERECE PARABÉNS MESMO, É O AGENTE PENITENCIÁRIO ACIMA, QUE POSTOU A FRASE “O GOVERNO NÃO NEGOCIA COM GREVISTA, MAS NEGOCIA COM O PCC.”, EXCELENTE E OPORTUNA COLOCAÇÃO, MAIS UMA VEZ PARABÉNS IRMÃO. ‘

    Curtir

  23. ATENÇÃO!

    O DESGOVERNO DE SP COM ESSA ATITUDE ACABOU DE ACENDER O ESTOPIM NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA!

    A TROPA DE CHOQUE E OS DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL VÃO REALIZAR AS REVISTAS NAS VISITAS ESSE FINAL DE SEMANA NAS CADEIAS?

    QUEM SERÁ QUE VAI APAGAR ESSE ESTOPIM?

    Curtir

  24. Cicero Valle em primeiro respeito a sua profissão, já que diz ser PC… Porém amigo se a greve fosse feita para não incomodar, não se chamaria GREVE… talvez se chamaria “Ajude a todos e se ferre sozinho ou se foda sozinho”… não gostaríamos de atrapalhar vosso trabalho. Mais existe uma solução para que não viaje os 600km e volte com os presos… simplesmente não vá porque não vamos voltar atrás em nossa decisão… Se quiserem entrar sem problemas não vamos confrontar simplesmente vamos entregar as chaves na sua mão e ai o Sr. decide o que fazer…

    Curtir

  25. IRMÃOS, VOU CONFESSAR UMA COISA; ACOMPANHEI HOJE O BONDE DE PRESOS PARA UM CDP NUM MUNICÍPIO VIZINHO DAQUI, E PENSEI QUE QUANDO NÓS CHEGÁSSEMOS LÁ, OS AGENTES PENITENCIÁRIOS FOSSEM ARREGAR, O QUE NÃO OCORREU, POIS TIVEMOS QUE DAR MEIA VOLTA E RETORNAR.
    DAI COMENTEI COM O PARCEIRO DE VIAGEM SOBRE O QUANTO ESTÁVAMOS ERRADOS EM PENSAR QUE AGENTE PENITENCIÁRIO É IGUAL O CARCEREIRO, QUE FALA AMÉM PRA TUDO, FAZ DE TUDO, CUIDA DE CADEIA SOZINHO SEM RECLAMAR, FICA ABANDONADO NESSAS CADEIAS DO INTERIOR TIRANDO PLANTÃO SOZINHO, E AINDA RECEBE DESAFORO DE TODO MUNDO DESSA POLÍCIA INGRATA.
    PERCEBI QUE AGENTE PENITENCIÁRIO NÃO É O CARCEREIRO PACÍFICO E PISADO QUE NÓS TEMOS E NÃO DAMOS NENHUM VALOR.
    POR ISSO TOMO A LIBERDADE E VENHO PEDIR DESCULPAS POR TODOS OS DESAFOROS QUE A MINHA CARREIRA JÁ PROFERIU CONTRA ESSA ILUSTRE CARREIRA DOS NOSSOS CARCEREIROS, QUE NINGUÉM DA O VALOR QUE MERECEM.
    DE CORAÇÃO MESMO.

    Curtir

  26. Sou investigador e apoio a greve dos ASP…

    Vergonha deveriam ter os colegas de “casa” que não possuem a mesma coragem e força para fazer um movimento igual.

    Curtir

  27. PEÇO DESCULPA AOS IRMÃOS CARCEREIROS disse:
    20/03/2014 ÀS 21:20
    IRMÃOS, VOU CONFESSAR UMA COISA; ACOMPANHEI HOJE O BONDE DE PRESOS PARA UM CDP NUM MUNICÍPIO VIZINHO DAQUI, E PENSEI QUE QUANDO NÓS CHEGÁSSEMOS LÁ, OS AGENTES PENITENCIÁRIOS FOSSEM ARREGAR, O QUE NÃO OCORREU, POIS TIVEMOS QUE DAR MEIA VOLTA E RETORNAR.
    DAI COMENTEI COM O PARCEIRO DE VIAGEM SOBRE O QUANTO ESTÁVAMOS ERRADOS EM PENSAR QUE AGENTE PENITENCIÁRIO É IGUAL O CARCEREIRO, QUE FALA AMÉM PRA TUDO, FAZ DE TUDO, CUIDA DE CADEIA SOZINHO SEM RECLAMAR, FICA ABANDONADO NESSAS CADEIAS DO INTERIOR TIRANDO PLANTÃO SOZINHO, E AINDA RECEBE DESAFORO DE TODO MUNDO DESSA POLÍCIA INGRATA.
    PERCEBI QUE AGENTE PENITENCIÁRIO NÃO É O CARCEREIRO PACÍFICO E PISADO QUE NÓS TEMOS E NÃO DAMOS NENHUM VALOR.
    POR ISSO TOMO A LIBERDADE E VENHO PEDIR DESCULPAS POR TODOS OS DESAFOROS QUE A MINHA CARREIRA JÁ PROFERIU CONTRA ESSA ILUSTRE CARREIRA DOS NOSSOS CARCEREIROS, QUE NINGUÉM DA O VALOR QUE MERECEM.
    DE CORAÇÃO MESMO.

    SEU TROUXA, VOCÊ AINDA NÃO PERCEBEU QUE HOJE EM DIA O CARCEREIRO E VOCÊ, E A CADA CARCEREIRO APOSENTADO, DEMITIDO, OU FALECIDO, E O INVESTIGADOR QUE PASSARA A CUMPRIR AS TAREFAS DO CARCEREIRO, O QUE JÁ ACONTECE EM TODOS OS PLANTÕES POLICIAIS E DELEGACIAS DE MUNICÍPIOS, OU VOCÊ AINDA NÃO CONHECE A PORTARIA DGP 30, QUE DEU O PONTAPÉ INICIAL, NAS NOVAS ATRIBUIÇÕES DOS POLICIAS CIVIS INCLUINDO A DO INVESTIGADOR DE POLICIA, PORTANTO, PREPARE-SE SE VOCÊ NÃO BATE GRADE AINDA, NÃO TARDARA PARA ISSO ACONTECER.

    Curtir

  28. Parabéns a PM, sempre fazendo o serviço sujo, digo ilegal. Se bem que a justiça manda não ter greve, mas não resolve o problema. Oh, sistema imundo do cão.
    Em tempo: Parabéns EROS GRAUS, mais um super ministro supremo, vai acredita em historinha, tem mais é que haver manifestações, pra pelo menos sacudir o poder. A elite preguiçosa insiste em permanecer no poder, mesmo não produzindo nada de útil, e se escondendo atrás de cães adestrados.

    Curtir

  29. Paulo Antunus da Silva disse:
    20/03/2014 ÀS 14:34
    Quem disse que não iria receber preso ?, que iria enfrentar os policiais civis ? que iria agredir os Delegados de Polícia ?
    Acabou a machesa ? Como minha avó sempre dizia, passarinho que come pedra, sabe o c…. que tem.

    SEU VERME FILHO DA PUTA, QUE PORRA E VC CARA, DE QUE LADO VC JOGA SEU BORRA-BOSTA, APROVEITA SEU ARROMBADO, E VAI DAR MEIA HORA DE CU PRO JUMENTO, CARA FILHO DA OUTA MEU, ATE AGORA EU NAO VI NENHUM DELEGADO POR LA, OU SERA QUE EXISTEM ALGUEM NESTE MUNDO QUE VAI OBRIGAREM ALGUEM A TRABALHAREM NA MARRA, E SO NINGUEM IR TRABALHAR, FIQUEM EM SUAS CASAS MEUS CAROS ASPS, ENTREGAM AS CHAVES PARA QUEM FOR LA ENCHER O SACO, E VAO EMBORA, QUERO VER OS POLICIAIS MILITARES E CIVIS FAZEREM AS ESCOLTAS, ENTREGA DE MARMITAS, RECEBEREM VISITAS, EU DUVIDO E O DO.

    Curtir

  30. Nem quero ler comentários. Vou dar a dica; ASP, a hora que chegar o bonde saiam andando fora, greve é direito de vcs, se ficarem na frente e peitarem pode dar problema, se vcs não estiverem na frente não da nada

    Curtir

  31. Cicero Vale disse:
    20/03/2014 ÀS 15:16
    Está na hora de privatizar os presidios ai acaba esta palhaçada ,quando entraram já sabiam quanto ia ganhar. Agora ficam atrapalhando todo os os sistema prisional . A PC e PM cabe cumprir a decisão judicial usando a força necessaria….Isto tem dedo dos PETISTA…….

    CICERO, DA MISSA VC NAO CONHECE O NOME DO PAI, ESSE MERDA DE GOVERNO NAO REPOEM NEM A INFLAÇAO, NAO RESPEITA A AS LEIS, NAO RESPEITA A DATA BASE, NAO RESPEITA NADA, OS ASP APENAS QUEREM UM SALARIO DIGNO PARA DAR CONDIÇOES DE SOBREVIVENCIA PARA SEUS FAMILIARES HONESTAMENTE, SEM TER QUE ACEITAR DINHEIRO ILEGAL, QUEREM TABEM MEIOS E CONDIÇOES DE TRABALHO, E NAO TRABALHO ESCRAVO, ONDE PODEMOS ACEITAR UMA DETERMINADA PENITENCIARIA SER FEITA PARA ABRIGAR 700 PESSOAS, E ESTAREM COM 2000, ONDE JA SE VIU ISSO, ENTAO PARA QUE EXISTEM AS LEIS, SE O PROPRIO GOVERNO E O PRIMEIRO A NAO CUMPRIR, AGORA QUERO VER AS POLICIAS MILITAR E CIVIL, OBRIGAREM OS ASPS A TRABALHAREM NA MARRA, COMO OS POLICIAIS VAO USAREM A FORÇA, UMA VEZ QUE O MOVIMENTO E 100% PASSIVOS, QUEREM ENTRAREM QUE ENTRAM E TOMAM CONTAS DOS PRESOS, E SO ENTREGAR AS CHAVES, QUERO VER ATE ONDE O GOVERNO VAI AGUENTAR, VAI MANDAR TODOS EMBORA, DUVIDO E O DO, QUANTO A PRIVATIZAÇAO CONCORDO PLENAMENTE, MAS O RESTO QUE VC FALOU E BALAELA OK MEU CARO CICERO.

    Curtir

  32. AMIGOS.
    SÓ QUEM TRABALHOU QUANDO TINHA AS CADEIAS DA POLÍCIA CIVIL PODE FALAR A DIFERENÇA QUE TEM ENTRE AS CADEIAS FRACAS E SEM ESTRUTURA DA PC COM OS CDP E PENITENCIÁRIAS DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS.
    NAQUELA ÉPOCA VIVÍAMOS SOB FORTE TENSÃO, NÃO SOBRAVA TEMPO NEM PRA ATENDER AS INTIMAÇÕES, ERA DIA E NOITE BATENDO FERRO, AJUDANDO OS CARCEREIROS A REVISTAR PRESOS E PROCURAR BURACOS COMEÇADOS DENTRO DAS CELAS. ENFIM, ERA UM INFERNO TOTAL EM QUE VIVÍAMOS.
    QUANDO SURGIU A SECRETARIA PENITENCIÁRIA, PASSAMOS A RESPIRAR MELHOR, FOMOS DESATIVANDO UMA CADEIA AQUI, OUTRA ALI, ATÉ QUE FICAMOS LIVRES DESSA ATRIBUIÇÃO QUE SEMPRE ATRAPALHOU A POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO.
    REVENDO ESSE PASSADO SUJO DA POLÍCIA CIVIL, É QUE DOU MAIS VALOR AINDA AOS AGENTES PENITENCIÁRIOS, PORQUE ELES ALÉM DE TEREM AJUDADO A GENTE SE LIVRAR DE UMA ATRIBUIÇÃO ERRADA ANTES JOGADA NAS NOSSAS MÃOS, ELES FIZERAM DO SISTEMA PRISIONAL PAULISTA UM DOS SISTEMAS MAIS SEGUROS DO MUNDO.
    NA NOSSA ÉPOCA EU VIA CADÁVERES NOS PÁTIOS QUASE TODA SEMANA, AS FUGAS ERAM CONSTANTES, OS TAIS CAVALOS DOIDOS ERAM COMUNS. UM GRANDE INFERNO NAS NOSSAS MÃOS.
    COM ESSES CDPs AS FUGAS FICARAM ZERADAS, AS MORTES NÃO CHEGAM NEM A 5% DO QUE ERA QUANDO DAS CADEIAS PÚBLICAS. E ISSO TUDO MESMO COM OS CDPs LOTADOS.
    O TRABALHO QUE OS AGENTES PENITENCIÁRIOS FAZEM VALE OURO, ELES SEGURAM O FARDO PESADO DE CARREGAREM CENTENAS DE MILHARES DE PRESOS, E MESMO ASSIM CONSEGUEM MANTER FUGA ZERO E MORTE MUITO RARA.
    TENHO UM AMIGO ASP E BRINCO COM ELE DIZENDO QUE ESSA CATEGORIA É MÁGICA, NÃO É POLÍCIA, POIS SE ISSO AINDA ESTIVESSE NAS NOSSAS MÃOS, CERTAMENTE NUNCA CONSEGUIRÍAMOS CHEGAR NEM PERTO DA EFICIÊNCIA QUE ESSA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA TEM COM SEUS PRESÍDIOS.
    A POLÍCIA CIVIL TEM O DEVER DE AGRADECER OS AGENTES POR ESTAREM LIVRES DESSE PROBLEMÃO DE TER QUE CUIDAR DE 200 MIL PRESOS.
    EU FAÇO VOTOS QUE O GOVERNADOR ABRA OS OLHOS E VEJA QUE OS ASPs MERECEM TUDO ISSO QUE ESTÃO PEDINDO E MUITO MAIS.
    ABRE OS OLHOS GOVERNADOR ALCKMIN, ESSA CATEGORIA É MAGICA PELO QUE FAZEM. DÁ LOGO O QUE ELES PEDEM.

    Curtir

  33. POLICIA CIVIL DE 03 ESTADOS DA FEDERAÇÃO ESTÃO EM GREVE E AQUI EM SÃO PAULO NADA.

    EM TODOS OS ESTADOS O GOVERNO ESTÁ NEGOCIANDO, MAS AQUI EM SÃO PAULO O DESGOVERNO NÃO QUER DIALOGAR.

    O DESGOVERNO DE SP É DITADOR!

    Curtir

  34. A greve teve seu dia mais tenso ontem. Pelo que se tem notícia, todos os Centros de Detenção Provisória do estado foram abordados por policiais militares que tentaram ingressar com novos presos. Em muitos CDPs, os servidores em greve resistiram e os policiais não conseguiram seu intento. A imprensa fez inúmeros registros.

    Houve episódios de truculência policial. NO CDP de Hortolândia os policiais chegaram a cortar o alambrado lateral da unidade para entrar, e depois ainda tiveram que tirar à força os grevistas, que sentaram na frente do portão para impedir a passagem dos veículos. À tarde chegaram outros veículos com presos, mas desta vez os grevistas mudaram a tática e conseguiram bloquear a passagem sem conflito direto com os policiais.

    Em Sorocaba, Capela do Alto e São José do Rio Preto houve muita discussão entre grevistas e policiais pela manhã. Mas, ao final, os policiais desistiram de entrar. Em Belém II os policiais chegaram a espirrar spray de pimenta nos grevistas, mas os servidores resistiram. No CDP de Campinas e no CDP de Jundiaí, quando os policiais chegaram todos os servidores saíram da unidade; como não tinha ninguém para receber os novos presos, os bondes retornaram.

    Em Caiuá a Tropa de Choque encontrou um bloqueio formado por 300 servidores. Chegou a cortar cadeados e correntes, mas pararam diante da ameaça que os grevistas fizeram de abandonar os postos e deixar a unidade sob responsabilidade única dos policiais.

    BRAVOS GUERREIROS!

    PENSARAM QUE IAM NOS INTIMIDAR?

    E AGORA SIM!

    A GREVE CONTINUA POR UNÂNIMIDADE DAS ASSEMBLÉIAS REALIZADAS MAIS FORTE E DISPOSTA DO QUE NUNCA!

    OBRIGADO DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL!

    OBRIGADO POLICIAIS MILITARES!

    OBRIGADO DE VERDADE! DO FUNDO DO CORAÇÃO!

    OBRIGADO POR UNIREM AINDA MAIS OS AGENTES PENITENCIÁRIOS E SEUS SINDICATOS E FORTALECER A GREVE!

    Curtir

  35. Diretor enfrenta grevistas e quebra portão do CDP

    A corrente e o cadeado que prendiam o portão da entrada principal do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Rio Preto foram arrebentados a golpes de marreta e talhadeira ontem à tarde. O gesto, protagonizado por dois diretores da unidade prisional, deu o tom do clima tenso instalado no local. De um lado os agentes penitenciários em greve, que prenderam o portão para bloquear o acesso e forçar o Estado a negociar com a categoria. De outro, o inusitado: presos trazidos da região “engaiolados” em veículos escoltados pela polícia, sem poder ingressar no CDP.

    A situação se arrastou durante todo o dia e só teve um desfecho depois que o diretor geral do CDP, Alecssandro Junior Petek, e o de disciplina, Walcrei Edilson Bosso, tomaram a iniciativa de abrir caminho a marretadas para entrada de 32 presos vindos das cadeias de Catanduva e Penápolis. O clima tenso no prédio superlotado – 1.682 encarcerados onde só caberiam 768 – tende ainda a se agravar neste final de semana, já que os manifestantes prometem impedir a entrada de familiares nas visitas aos detentos.

    Os dois caminhões com os presos chegaram ao CDP por volta das 10h30, mas os grevistas já haviam bloqueado a entrada. Equipes da Polícia Militar e do Grupo de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, tentaram por pelo menos duas horas negociar a entrada dos veículos com os detentos. No início da tarde, a possibilidade de uma invasão pela polícia acirrou os ânimos. Porém, como não havia funcionários para receber o comboio, os veículos retornaram para as cidades de origem. A Secretaria de Administração Penitenciária, ao ser avisada da situação, deu ordem para que a direção do presídio resolvesse o impasse. Os caminhões, que ainda não haviam chegado às cadeias de Catanduva e Penápolis, retornaram.

    Junior Petek permaneceu em silêncio enquanto arrombava o portão. Ele se recusou a responder de quem seria a ordem para quebrar o cadeado e como seria feita a segurança, já que dos 44 agentes penitenciários apenas 12 – mínimo de 30% do efetivo como manda a lei – não tinham abandonado o posto. Os grevistas não reagiram a abertura forçada e os veículos puderam enfim entrar sem retaliações.

    Os 20 presos vindos de Penápolis e os 12 de Catanduva entraram no CDP sem a presença da tropa de choque da PM. “Os agentes penitenciários não ofereceram resistência, por isso não foi preciso acionar o choque. Recebemos ordem superior para trazer os presos e conseguimos cumprir”, afirmou o delegado do GOE, Paulo Grecco. “Temos que cumprir a determinação do Estado”, disse o delegado e diretor da cadeia de Penápolis, Heweraldo Weber Gonçalves, que tem sob sua guarda 90 detentos, sendo seis menores, em um prédio onde só cabem 30.

    AGORA VAMOS DEIXAR AS CHAVES DA UNIDADE PENAL NA MÃO DELES PARA QUE ELES COLOQUEM AS VISITAS PARA DENTRO DA CADEIA NO FINAL DE SEMANA!

    Curtir

  36. Polícia não consegue fazer integração de presos no CDP

    Detentos precisaram retornar para cadeias de Piracaia e Jundiaí.
    Não havia agentes para ajudar na documentação necessária para entrada.

    Os policiais civis, acompanhados por policiais militares, conseguiram levar os presos transferidos para dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí (SP), na tarde desta quinta-feira (20). No entanto, após permanecer no local até as 22h, o grupo não ficou porque não foi possível fazer a integração dos homens, ou seja, a documentação necessária para a entrada dos presos, pois os agentes penitenciários que deveriam fazer este trabalho estavam em outras tarefas dentro da unidade prisional. Os detentos, então, deixaram o CDP.

    Entrada no CDP
    Às 17h, a polícia cortou o cadeado que os agentes penitenciários, que estão em greve desde 12 de março, colocaram para impedir a transferência de presos. Assim que abriram o portão, os grevistas, que estavam sentados em frente à unidade, se levantaram e, de forma irônica, aplaudiram a ação dos policiais.

    Com a entrada do grupo, o problema foi outro. Os policiais e os presos ficaram parados no saguão de entrada sem saber como proceder, já que os agentes se recusaram a ajudar.

    Os presos que esperavam para entrar no CDP de Jundiaí vieram da cadeia de Piracaia (SP) e outros 15 de cadeias de Jundiaí. O grupo de Piracaia chegou de manhã, mas impedidos, chegaram a voltar para cadeia da cidade, retornando ao CDP de Jundiaí no período da tarde.

    Os agentes penitenciários estão em greve em várias unidades prisionais do Estado de São Paulo. Eles pedem reajuste salarial e melhores condições de trabalho, como o aumento da mão de obra.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    QUE CENA!

    PARABÉNS COMPANHEIROS!

    ISSO MESMO!

    ENSINEM AS POLICIAS MILITARES E CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO O QUE É UNIÃO E FORÇA!

    Curtir

  37. Juiz diz que Estado tem que agir para evitar rebeliões

    20/03/2014 – 17:53

    Agencia Estado

    O juiz da 3ª Vara Criminal de Campinas, Nélson Augusto Bernardes, afirmou nesta quinta-feira, 20, que a situação nos presídios é de risco para a segurança pública e que o governo do Estado de São Paulo precisa agir rapidamente para solucionar o problema gerado pela greve dos agentes penitenciários, que já dura 11 dias.

    “Existe um risco de pessoas que foram detidas não serem julgadas a tempo e serem colocadas na rua, mesmo sendo casos em que deveriam estar presos. Existe também um risco de rebeliões”, afirmou o magistrado, que desde o início do movimento diz ter deixado de realizar pelo menos 25 audiências de detentos. “O Executivo tem que mostrar boa vontade para resolver a questão rapidamente. Não pode se valer do argumento que tem uma decisão judicial que precisa ser cumprida”, afirmou o juiz. Segundo ele, se os pedidos de aumento são inflacionários, eles são direitos da categoria.

    MEU DEUS! AGORA SIM!

    APARECEU UM ILUMINADO, UM JUSTO!

    PARABÉNS SR. JUIZ.

    Curtir

  38. Quem está contra a greve dos ASP não tem honra de usar farda ou distintivo. A verdade é que os ASPs formam a única classe da segurança pública que teve “cojones” de enfrentar o governo e mesmo ameaçados continuam lutando por seus ideais. Não arregaram pra PM, não arregaram pra Delegado, não arregaram pro governo e nem pra justiça!
    .
    Parabéns aos Agentes Penitenciários! Parabéns pela união de vocês, pela garra, por fazerem mágica como disse o colega “OS ASP SÃO MÁGICOS”!! Eu sei o que vocês passam… a responsabilidade “da chave e do clique” e que sozinhos arredondam os problemas de presídios e cdps ultralotados!!
    .
    Vergonha para os que estão contra! Se a greve está atrapalhando o serviço da Polícia Civil, os PCs tinham mais é que aderir à greve também! Ao invés de enfrentar, se unir pq o estado não fez nada pela Polícia Civil! O problema é que POLICIAL CIVIL pode ser cana dura que for, pode ser “polícia pa carai”, mas na hora de lutar pelos seus direitos são PREGUIÇOSOS E CAGÕES! E nem adianta por culpa em sindicado pq os sindicatos dos ASPs já deram pra trás na greve, mas os AGENTES SOZINHOS estão lutando ainda por seu ideal!!
    .
    Parabéns Agentes Penitenciários! Eu torço por todos vocês! Que vocês consigam 100% das exigências! Rezo todo dia por isso e que nenhum agente saia prejudicado, seja pelo governo seja pelos ladrões… Ah é! “governo” e “ladrões” é a mesma coisa… Vamos mudar: pelos ladrões de paletó e gravata e pelos detentos encarcerados nos CDPs e Presídios.
    .
    Viva aos Agentes Penitenciários! Mostrem o valor que vocês tem!! E a importância da função de vocês! Tomem os noticiários! Divulguem as mazelas a que estão submetidos e tentem melhorar vossa situação! Não faça como Policial Civil que reclama reclama e reclama mas não AGE!!!
    .
    Três “urras” aos Agentes Penitenciários!!
    .
    E pros babacas de plantão, só digo uma coisa: deixem de recalque! Se for pra comentar contra a greve, pede pra sair logo! Ou então vai lá na sala do plantão abrir o facebook e se contentar com seu salário b**** de tira/escrivão ou seja lá qual é o seu cargo!

    Curtir

  39. POLICIAIS MILITARES E CIVIS UNIDOS NO PROPÓSITO DE FURAR A GREVE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO, COLOCANDO PRESOS PARA DENTRO DE UNIDADES PENAIS SUPER LOTADAS ESTÃO SENDO APLAUDIDOS DE PÉ PELOS AGENTES PENITENCIÁRIOS QUE SE ENCONTRAM NA FRENTE DAS UNIDADES.

    PARABÉNS AOS POLICIAIS MILITARES E CIVIS DO ESTADO DE SÃO PAULO!

    VOCÊS ESTÃO DEMONSTRANDO O QUE É UNIÃO E TRABALHO CONJUNTO!

    NÃO É A TOA QUE SE CHAMAM DE “CO-IRMÃS”!

    Curtir

  40. A Coordenação de Mobilização e Negociação dos servidores do sistema prisional paulista vem a público parabenizar os funcionários pela união e mobilização demonstradas durante todo o dia desta quinta-feira. Continuaram firmes na greve, enfrentaram todo tipo de ameaça, aprovaram a continuidade da greve. Tudo em um único e histórico dia. Mostraram garra, coragem e disposição para lutar pelo que acreditam e merecem. Parabéns.

    Tendo em vista a situação crítica e precária em que se encontram os presídios paulistas, seja pela superlotação de presos, falta de funcionários e demais mazelas, estamos chegando ao 12º dia de greve devido à inflexibilidade do governo de São Paulo.

    A Coordenação decide, em vista do governo do estado anunciar à imprensa toda a sua “boa vontade” em negociar com as entidades representativas do sistema, que:

    1) Repudiamos toda a truculência e o desrespeito com que o governo trata os seus trabalhadores, quando opta pela força da polícia ao invés de privilegiar o diálogo. Certamente, virar as costas para os problemas do sistema prisional e tentar sufocar e intimidar os trabalhadores somente trarão consequências irreparáveis e irreversíveis para o sistema penitenciário.

    2) As 11 assembleias de categoria realizadas ao longo do estado de São Paulo deliberaram pela continuidade da greve, até porque se os funcionários recuarem e deixarem que tudo continue do jeito que está, significará o fim da perspectiva de melhoria para aqueles que labutam heroicamente nos presídios falidos e abandonados do estado de São Paulo. Temos certeza que diante desta crise sem precedentes, somente um governo democrático, afeito ao diálogo, conduzirá a uma solução pacífica e efetiva.

    3) Esperamos que nesta sexta-feira, 21 de março, o governo anuncie em caráter urgente uma agenda para negociações com uma proposta de valorização e uma política voltada para as condições de trabalho e saúde do trabalhador.

    4) Também temos certeza de que o sistema prisional paulista é desumano para os funcionários, os presos e todos os seus familiares. Irresponsáveis não são os funcionários, mas sim aqueles que teimam em não enxergar a situação crítica das nossas prisões. Diante disto, a Coordenação delibera que haverá visita normal no final de semana, aguardando que o governo estadual também cumpra o seu papel e agende em caráter emergencial uma reunião para definir a pauta de reivindicação 2013 da categoria.

    São Paulo, 21 de Março de 2013

    Coordenação de Mobilização e Negociação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de São Paulo

    Curtir

  41. SE O GOVERNO NÃO NEGOCIAR ESSE FINAL DE SEMANA A TAMPA DA CHALEIRA VAI VOAR!

    Curtir

  42. Greve dos agentes penitenciários

    Ciro Monteiro

    Dráuzio Varella, em seu livro intitulado ‘Carcereiros’, descreve o agente penitenciário como um herói por lidar com os principais criminosos do país e relata o quão depreciativo e estressante é nossa atividade profissional: “Viver em estado de alerta cria um clima de estresse generalizado que é inerente à atividade profissional. A necessidade de complementar o salário como segurança de lojas, supermercados, casas lotéricas, cassinos clandestinos e inferninhos aumenta sobremaneira a carga de trabalho, priva-os do sono regular, do lazer dos dias de folga, afasta-os do lar e do convívio com a família, e dá origem aos desacertos que explicam o grande número de casamentos desfeitos”.

    Além da necessidade de trabalhar nas horas de folga para complementar a renda, temos que lidar com o número crescente encarceramento e déficit de vagas nos presídios. Os últimos dados do Departamento Penitenciário Nacional (2012) apontam para um déficit de 93.383 vagas no Estado de São Paulo de uma população carcerária de 195.695 (a maior do Brasil). As consequências dessa superlotação são vivenciadas diariamente por nós que trabalhamos em estabelecimentos prisionais insalubres e lidamos diariamente com as reclamações dos presos e familiares, com o crime organizado, ameaças, agressões e com as doenças espalhadas pela maioria dos setores. Dessa forma, a greve iniciada por nós em 10 de março é uma tentativa de alertar a sociedade para o que está acontecendo em alguns dos principais órgãos responsáveis por assegurar segurança à sociedade, onde trabalham profissionais que exercem serviço essencial e estão perecendo pela desvalorização. Recentemente o governo de São Paulo fez divulgação ampla e eleitoreira exaltando na imprensa uma possível estratégia de fuga dos principais líderes do crime organizado, utilizando-se da política do medo para promover seu partido. Esse mesmo governo que não valoriza seus trabalhadores e faz planos de reeleição.

    Reivindicamos melhores condições de trabalho e reajuste salarial, já que as consequências de tais medidas são essenciais não só para melhorar a convivência do agente penitenciário com sua família, mas para que seja reestruturado o sistema punitivo e a preso possa retornar à sociedade com melhores condições de reintegração e assim não cometer delitos que afligem a todos nós cotidianamente.

    O autor, Ciro Monteiro, é professor de História, agente penitenciário, mestre em Ciência da Informação e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Encarceramento da USP – Ribeirão Preto.

    Curtir

  43. O asp são ligeiro! Não deram milho pra ser espancado pelo choque. Se quisessem teria partido pro pau. O cara convive com violencia todos os dias. vive no meio de ladrão. Será que alguem que entra pra trancar um pavilhão desarmado onde convive mais de 300 ladrões são bunda mole, ou medroso?Deixa o pau quebrar. Não sou dono de cadeia, nem de delegacia. Quem quiser por o prédio abaixo que o faça, é a cara do governador resolver.

    Curtir

  44. Agente Penitenciário disse:
    20/03/2014 ÀS 21:05
    ATENÇÃO!

    O DESGOVERNO DE SP COM ESSA ATITUDE ACABOU DE ACENDER O ESTOPIM NO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA!

    A TROPA DE CHOQUE E OS DELEGADOS DA POLÍCIA CIVIL VÃO REALIZAR AS REVISTAS NAS VISITAS ESSE FINAL DE SEMANA NAS CADEIAS?

    QUEM SERÁ QUE VAI APAGAR ESSE ESTOPIM?

    AVISO AOS POLICIAIS QUE FARÃO REVISTAS NOS CDPS, CDP NÃO É CADEIA DE DISTRITO NÃO, VAI ENTRAR TUDO EM BAIXO DOS SEUS NARIZES , ISSO SE AINDA NO FIM DO HORÁRIO FECHAREM TUDO E NENHUMA VISITA PODER SAIR. NÃO SEI SE ENTRA CRIANÇA EM VISITA DE CDP, MAS SE ENTRAR E NÃO APARECER NENHUMA , É PIÇA NA CERTA.

    Curtir

  45. IRMÃOS! FIQUEI SABENDO DE DUAS COISAS QUE NÃO SEI SE É VERDADE.
    NESSE FINAL DE SEMANA O SISTEMA TODO VAI FAZER REBELIÃO, E OS AGENTES PENITENCIÁRIOS VÃO FAZER GREVE NA ÉPOCA DA COPA SE NÃO FOREM ATENDIDOS POR ESSE GOVERNO.
    PELO SIM PELO NÃO, TODOS OS POLICIAIS FIQUEM ATENTOS, POIS O PCC PODE APROVEITAR DESSA ZONA QUE ESSE GOVERNO ESTÁ FINANCIANDO EM NÃO CONVERSAR COM OS AGENTES E COLOCAR A POLÍCIA CONTRA ELES, PRA FAZER ESSA MEGA REBELIÃO NESSE FIM DE SEMANA.
    CUIDADO IRMÃOS.

    Curtir

  46. AGENTES PENITENCIÁRIOS FORMAM CORDÃO HUMANO PARA IMPEDIR ENTRADA EM CDP

    Agentes formam cordão na porta de CDP para impedir entrada de presos – Detentos foram trazidos de Santa Rosa de Viterbo para Ribeirão Preto, SP – Policiais precisaram fazer transferência; grevistas atearam fogo em pneus.
    Do G1 Ribeirão e Franca

    Agentes penitenciários formaram um cordão humano em frente ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Ribeirão Preto (SP) na manhã desta sexta-feira (21) para tentar impedir a transferência de 45 detentos vindos da cadeia de Santa Rosa de Viterbo (SP). Eles foram retirados pela Polícia Militar e em seguida atearam fogo em pneus na frente da unidade.

    Segundo o diretor regional do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de São Paulo (Sindasp), José Carlos dos Santos Ernesto, embora tenha havido resistência, os agentes entregaram as chaves da unidade prisional às polícias militar e civil, que conseguiram efetuar a transferência dos presos e alojá-los no CDP. Ninguém ficou ferido.

    Em Ribeirão Preto, os agentes penitenciários estão em greve desde o dia 10 de março. Trabalhadores de Pontal (SP), Jardinópolis (SP), Franca (SP), Serra Azul (SP) e Taiúva também suspenderam as atividades.

    Agentes penitenciários impedem saída de detentos do CDP de Franca – Em meio à greve, agentes negociam transferência de detentos em Pontal – Agentes penitenciários param em Taiúva, Franca e Jardinópolis, SP.

    De acordo com o diretor regional do Sindasp, no início da manhã, cerca de 50 agentes formaram um cordão humano em frente ao CDP de Ribeirão Preto para impedir a entrada de 45 presos que vieram de Santa Rosa de Viterbo. A polícia retirou os agentes do caminho e realizou a transferência sem os agentes. “Não houve agressão. Os agentes que estavam dentro da unidade se retiraram e entregaram as chaves nas mãos das autoridades”, diz Ernesto.

    Em seguida, os grevistas atearam fogo em pneus para protestar contra a pressão que dizem sofrer por parte do governo. “Nós somos conhecidos como carrascos e corruptos, mas fazemos parte dessa sociedade que nos julga. Temos pais de família, trabalhadores e pessoas honestas aqui”, disse.

    Na semana passada, o juiz Sérgio Serrano Nunes Filho, da 1ª Vara da Fazenda Pública, determinou que os agentes penitenciários que estão em greve não impeçam familiares dos presos, advogados e funcionários públicos de terem acesso às dependências dos presídios, sob ameaça de multa de R$ 100 mil por dia em caso de desobediência.

    A categoria reivindica reajuste salarial de 20,64%, redução das classes de oito para seis e aposentadoria especial com 25 anos de carreira. Ernesto informou que enquanto o governo não oferecer os benefícios, a greve continuará. “O número de agentes agredidos é enorme dentro das unidades prisionais devido à superlotação e ao déficit de funcionários”, critica.

    De acordo com Ernesto, as visitas de familiares aos detentos nas unidades prisionais da região de Ribeirão Preto serão mantidas neste final de semana. “O intuito da nossa greve não é confrontar presos e familiares. Nossa paralisação, além do motivo financeiro, tem caráter humanitário. É um pedido de socorro para chamar a atenção das autoridades para a realidade do sistema penal no Estado. Queremos mais transparência”, disse.

    Os agentes penitenciários do Estado de São Paulo estão de braços cruzados desde o dia 10 de março. A categoria reivindica diversos benefícios, como correção salarial de 20,64%, referente à inflação entre 2007 e 2012, o fim do teto base, a instituição do bico legal, a redução do número de classes de carreiras e o pagamento de auxílio-refeição.

    http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/03/agentes-formam-cordao-na-porta-de-cdp-para-impedir-entrada-de-presos.html

    Curtir

  47. ESSA GREVE CO CERTEZA IRA SER UM MARCO NA HISTÓRIA DAS MOBILIZAÇÕES DE CATEGORIA DE CLASSE DE FUNCIONÁRIOS DO ESTADO, TENHO CERTEZA DE QUE OS AGENTES PENITENCIÁRIOS SAÍRAM VITORIOSOS, NESSA GUERRA, E A CATEGORIA VAI GANHAR MUITO COM ISSO O GOVERNO DO ESTADO FINALMENTE ESTA VENDO A IMPORTÂNCIA A FORÇA, E A VALENTIA DESSA CLASSE TÃO SOFRIDA, QUE ESTAVAM PRATICAMENTE NO ANONIMATO.

    CONTINUEM FORTES E COESOS IRMÃO AGENTES PENITENCIÁRIOS, A VITÓRIA ESTA PRÓXIMA, PARABÉNS GUERREIROS, MOSTRARAM PARA AS DEMAIS CATEGORIAS, QUE NÃO PRECISA DE MERDA DE SINDICATO PARA REPRESENTA-LOS.

    Curtir

  48. Eu também nem lembrava que existia a categoria de agente penitenciário. Agora com essa greve dos caras, deu pra ver o quanto é importante pra todo mundo. Sem eles tudo fica parado, nada funciona.
    Em 2008 nós policiais civis passamos por isso, só que o nosso trabalho é feito pela guarda pretoriana encabrestada, que pra fazer graça com o governador, registram BO, fazem investigação, até mesmo eles se vendem na zona como travestis, e dai a nossa greve não causou a revolução que a greve dos ASP ta causando pro sistema, praticamente implodindo todo o sistema.
    Eu acho que pela repercussão que está dando, esse governador vai ter que ceder, e fazer uma reunião com eles, senão corremos o risco de acontecer uma tragédia, que vai acabar causando essa rebelião que já estou ouvindo falar.
    Se acontecer essa rebelião, podemos nos preparar para o pior, pois o PCC vai querer se aproveitar da fragilidade do sistema e voltar a ataques aos órgãos de segurança.
    Onde esse governador está que não convoca reunião com os agentes penitenciários pra tentar por as cartas na mesa. Ta dormindo governador? Pense que você está criando um gigante que vai fazer o caos na segurança de são paulo.
    Se liga governador.

    Curtir

  49. Avatar de Respeito os Asp.,repeito o SIPESP, mas cada um faça sua parte,sem um ferrar o outro ! reestruturação já ! Respeito os Asp.,repeito o SIPESP, mas cada um faça sua parte,sem um ferrar o outro ! reestruturação já ! disse:

    Os Asp. não são mágicos, eles são treinados para cuidarem de presos, logo se vê que o dono da postagem, deve ser alguém que nunca trabalhou efetivamente em unidade territorial, policia não é feita para cuidar de presos, nem a pc. e nem a pm. Cada um na sua,. Para terminar, se os presos não forem colocados à força nos cdps. quem vai acabar se danando serão os policiais civis, já estão ocorrendo rebeliôes em delegacias que estão superlotadas, não é missão dos pcs. tomar conta de presos da justiça, não é e nunca foi nosso dever, então os ASps. não são mágicos .

    Curtir

  50. Existe uma decisão judicial que manda (manda e tá acabado) os CDPs recebem os presos das Delegacias. É uma questão simples, se ecusar a receber, umas boas borrachadas no lombo, e se for o caso para os mais nevorsinhos, uma boa cana, tudo resolve, com posterior demisão a bem do serviço público. Quem pode manda, quem tem juízo obedece;

    Curtir

  51. se estão liberando visita, recebendo presos, advogados e saídas para audiência, a greve foi pro espaço!

    Curtir

  52. Alguns idiotas metendo o pau na PM, vocês falam tanto em cumprir as Leis, bando hipócritas, leiam o Código Penal MiIitar e Regulamento Disciplinar da PM. PC, ASP e AEVP, não estão regidos por essas leis, é fácil falar, difícil quando se estar na pele. E são graças a merda dessas leis (CPM / RDPM) que se vocês necessitarem do 190, que “2 idiotas” de viatura vão até vocês hipócritas.

    Curtir

  53. ****ATENÇÃO ****

    SEGUNDO INFORMAÇÕES, O CDP DE FRANCA ACABOU DE SER DOMINADO PELA POLÍCIA CIVIL. OS AGENTES PENITENCIÁRIOS ABANDONARAM A CADEIA, E AGORA QUEM VAI CUIDAR SÃO OS POLICIAIS CIVIS.

    A COISA TA FICANDO FEIA.

    Curtir

  54. DEMORO PARA OS POLICIAIS CIVIS IREM FAZENDO UM ESTÁGIO NAS PENITAS, POIS GRADATIVAMENTE, COM A APOSENTADORIA, FALECIMENTO, DEMISSÃO E READAPTAÇÃO DA CARREIRA DE CARCEREIRO JÁ EXTINTA, OS PCs GRADATIVAMENTE IRAM CUIDAR DOS PRESOS CUSTODIADOS NAS CADEIAS DE TRÂNSITO, E TAMBÉM NAS CADEIAS QUE CERTAMENTE SERÃO REATIVADAS DEPOIS DESSE LEVANTE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS, POIS DEPOIS DESSE SUSTO O GOVERNADOR, IRA APROVEITAR OS PRÉDIOS DE CADEIAS QUE EXISTEM PARA REFORMA-LA E DAR UTILIDADE AOS PRÉDIOS, E AI, QUEM IRA TRABALHAR NESSAS CADEIAS, CARCEREIROS NÃO SERÁ, TENDO EM VISTA QUE A CADA DIA OS VALOROSOS CARCEREIROS ESTÃO ENTRANDO EM EXTINÇÃO, SEM REPOSIÇÃO, VAI SOBRAR PARA QUEM CUIDAR DOS PRESOS, RESPOSTA, É LOGICO QUE É PARA OS INVESTIGADORES E AGENTES POLICIAIS, E ISSO NÃO TARDA A ACONTECER, POIS A MÉDIA DE IDADE DOS CARCEREIROS E DE 40 ANOS DE IDADE, SENDO QUE A GRANDE MAIORIA JÁ CONTA COM MAIS DE TRINTA ANOS DE SERVIÇO, ENTÃO QUEM VIVER VERÁ.

    Curtir

  55. ALGUNS INVESTIGADORES ANTIGOS DISSERAM QUE BATERAM GRADE JUNTO COM CARCEREIROS POLICIAIS AGORA COM A EXTINÇÃO DO CARGO DE CARCEREIRO DA POLICIA OS INVESTIGADORES DE N U VÃO BATER GRADE SOZINHOS!
    EM TERRA DE CEGO QUEM TEM UM OLHO É REI!

    Curtir

  56. AGENTE PENITENCIÁRIO DIZ: E esse fdp do Lourival Gomes da Sap que também é outro pau mandado pelo picolé de chuchu!?Esse rato de esgoto está no comando da Sap a muito tempo,portanto está chegando a hora de tirá-lo do buraco.

    Curtir

Os comentários estão desativados.