Se ficar o ladrão rouba, se correr o ladrão mata
Se você ainda não vivenciou essa experiência incrível de ser roubado, mude-se para São Paulo. É pura adrenalina.O menú é variado, é roubo de carga, de carro, de residência, de condomínio, de banco e de qualquer tipo de comércio de modo isolado ou cumulativamente e se você contar com alguma sorte, da sua vida também, como tem acontecido muito ultimamente.
Fala-se tanto no avanço da criminalidade e na inércia do poder público em contê-la através de medidas preventivas e repressivas eficazes, que até mudar a mão de direção de toda a malha viária da capital serve como proposta a exemplo da solução encontrada para o “ladeirão” do Morumbi. É muito tecnocrata para pouco policial de verdade. Lugar comum em todas as mudanças administrativas na Pasta da Segurança Pública é a retórica em torno de temas como inteligência policial, estatísticas, reengenharia, etc. Anunciam a queda de todos os indicadores criminais, mas a sensação de insegurança da população não demonstra isso. Parece coisa de meteorologista, a temperatura é uma e a sensação térmica é outra.
Algumas medidas do pacote do marketing político do governo na área da segurança pública, demonstram a falta de visão, de boa assessoria e de experiência no assunto.
É inaceitável assistirmos atônitos uma pacata cidade do interior do Estado, distante apenas 100Km da capital, ser saqueada por uma quadrilha que dominou as forças de “insegurança” local e roubou 11 caixas eletrônicos, feriu dois munícipes e aterrorizou seus habitantes. Isso é coisa de sertão nordestino e mostrar a situação de caos que vivenciamos na área da segurança pública.
Gostaria de lembrar ao Governador que existem cidades do interior, mais distantes da capital, que possuem uma população três vezes menor que Piracaia e com uma população carcerária maior do que a população local.
Nos trabalhos sobre variação da criminalidade, é imprescindível a precisão e correção no que tange às informações sobre a modalidade criminosa e onde tenha ocorrido.Acompanhar os desdobramentos das tentativas de homicídio, mortes suspeitas e vítimas de roubos internadas em hospitais são cautelas indispensáveis para totalização correta dos dados e deveriam ser fiscalizadas por entidades da sociedade civil organizada.
Disponibilizar o auto-atendimento à vítima, possibilitando-lhe que registre pela internet o próprio roubo, é jogar na lata de lixo, informações valiosas para o seu esclarecimento. É o tiro que sai pela culatra. Facilitou a vida da vítima e a do bandido também, vez que o procedimento aumenta as chances de jamais ser identificado.
O monitoramento de câmeras é um recurso que a polícia parece só utilizar em casos de crimes graves. Desconheço um só caso onde uma vítima de furto ou roubo de veículo, ao chegar numa delegacia, antes de registrar o fato, tenha sido convidada a acompanhar um policial até o local onde teria acontecido, para que o mesmo analisasse eventual monitoramento por câmeras, a fim de resgatar as imagens que poderiam identificar não apenas os autores daquele fato, mas de outros tantos já ocorridos no mesmo local ou imediações. O procedimento só não é adotado em razão da absoluta falta de pessoal nas delegacias de polícia territorial. A equipe básica de plantão mal consegue atender a população que acorre à delegacia.
Elencar os distritos policiais onde a quantidade de veículos localizados é maior do que a de veículos roubados ou furtados é simplesmente dizer que lá residem ladrões de veículos que atuam em outras áreas. Com certeza, nas áreas desses distritos não existem grandes concentrações de desmanches, caso existisse, os veículos não seriam abandonados em via pública e sim em suas gôndolas. O que teria que ser levantado é onde ocorreram os furtos e roubos desses veículos localizados a fim de se estabelecer o elo entre eventuais ladrões residentes na área desses distritos e o local onde atuam. Não é surpresa nenhuma que em áreas mais periféricas e pobres a quantidade de veículos localizados supere a de roubados/furtados. Não existe qualquer “meritocracia” em razão disso.
Sequer o número de veículos roubados/furtados oficialmente divulgado pela Secretaria de Segurança Pública é confiável. O “quantum” mais correto, durante o período em análise (mês,ano,semestre,etc) poderia ser obtido junto a Prodesp, através da totalização das mensagens recebidas das unidades policiais para bloqueio de veículo por motivo de roubo ou furto. É sabido que muitas subtrações de veículos que ocorrem nos roubos à estabelecimentos(bancário, comercial, ensino) ou em residência e condomínios são subnotificadas.
Em outras oportunidades, postamos comentários sobre a vergonhosa situação dos inúmeros desmanches de motos encravados no centro de São Paulo, circunvizinhos de várias unidades policiais civis e militares, com os quais, ao que parece, convivem harmonio$amente. Reportagem da global, através do jornal “Bom dia São Paulo”, mostrou o descalabro da situação ao divulgar as imagens de inúmeros chassis de motociclos roubados descartados nas calçadas na cara de todo mundo.
O disque-denúncia em sua propaganda institucional do “webdenúncia” veiculada recentemente na televisão afirmou que das 2000 denúncias recebidas, 20 delas enviadas com imagens auxiliaram no esclarecimento de crimes, ou seja, apenas 1% das denúncias auxiliam a polícia no esclarecimento de crimes. Pergunta-se:
Quantos policiais o Estado disponibiliza para trabalhar no disque-denúncia? Quanto representa isso em termos de salários? Quanto é arrecadado do empresariado a título de colaboração para manutenção do serviço? A quem são prestadas as contas do arrecadado e se foi efetivamente investido na ampliação, modernização e manutenção do serviço? O Poder Público, além dos policiais disponibilizados, faz algum tipo de doação? Alguma entidade, além das polícias, compartilha informações sobre as denúncias recebidas? Em caso positivo, esse compartilhamento tem amparo legal? Todas as denúncias são averiguadas? Existem relatórios que comprovem isso? Por que na ouvidoria existem várias reclamações de denúncias que não foram averiguadas?. Tempos atrás, a polícia vivia problemas de abastecimento, com várias viaturas paradas. Nessa situação, com apenas 1% de sucesso entre as denúncias recebidas, é viável na relação custo/benefício, usar as viaturas para ficarem averiguando esse universo de denúncias recebidas? . Precisamos parar de mentir para a população a quem servimos.
Na direção da polícia sempre os mesmos, só muda a escalação do time principal. As renovações nada acrescentaram.
O DHPP destruído pela gestão anterior que o transformou em lavanderia de BO ensangüentado da PM.
No DECAP e no DEIC, empresários da área de segurança, titularizando várias unidades policiais.Pode não ser ilegal, mas não se afigura como moralmente correto.
O DPPC só atua bem se o MP estiver em cima. A Corregedoria só atua no interior, graças ao prestígio e acompanhamento dado pelos Gaeco’s. Na Grande São Paulo e Capital a coisa está leve e, segundo comentários, o ambiente de trabalho por lá está péssimo, pior que o DECAP na gestão anterior.
A Polícia Militar está treinando para o UFC coletivo, PM versus Black-Blocs. Faz de tudo, menos policiamento preventivo ostensivo fardado, pois caso o fizesse, não teríamos a ocorrência dessas centenas de milhares de roubos todos os meses. Os quartéis lotados de oficiais e praças fazendo serviços de escritórios ou nas unidades escolas como professores ou alunos. Por sua vez a Polícia Civil não investiga mais nada, mormente na capital, por conta da enorme defasagem de seu efetivo, o qual mal consegue documentar as ocorrências.
A Polícia Civil, com um efetivo menor do que o existente ha dez anos atrás, atende o dobro de ocorrências. Muitas delegacias de municípios do interior funcionam graças aos estagiários e funcionários municipais emprestados. Laudos periciais cujas finalizações se arrastam no tempo. Em contrapartida, a PM foi para mais de cem mil homens, somada a multiplicação do número de municípios que criaram suas guardas municipais, temos como resultado disso a piora significativa da qualidade de atendimento nas delegacias de polícia. Não se investiga mais nada e o efetivo existente, trabalhando em dobro, com escalas desumanas que impossibilitam qualquer tipo de “bico” para compensar o péssimo salário que o governo sempre nos pagou.
Se não bastasse tudo isso, somos enganados de forma recorrente pelo governo e administração superior da instituição, com recomposições salariais que, ao final, constatamos não representarem absolutamente nada, tais como: nível universitário e adicional de carreira jurídica, esta última, sequer alcançada pelos aposentados. Para aproximar o salário dos delegados às demais carreiras jurídicas usou dois pesos e duas medidas. Para defensores públicos, 50% de aumento, para os delegados 9%, excluindo os aposentados. Na fase da vida que você mais necessita em razão dos comprometimentos de saúde que são inevitáveis, o governo lhe vira as costas, mesmo sabendo tratar-se de um direito constitucional, sua recomposição salarial no mesmo nível do pessoal da ativa. Duvido que judicialmente esse descalabro não seja corrigido. Passou da hora de nossas entidades de classe provocarem o Judiciário com essa finalidade.
Só para lembrar: O tão festejado e aplaudido adicional, que mais se parece de burrice jurídica, valeu R$ 500,00 limpo no meu salário o que equivale ao valor do vale alimentação que a cúpula da polícia militar conseguiu para todos os seus patrulheiros, praças e oficiais. Além do mais, pensando em seus inativos, arrastou para todos os oficiais e praças que se aposentaram a partir de 2001 a inatividade no posto ou graduação superior.
Muito obrigado governador, secretário da segurança pública e cúpula da polícia civil, como delegado de polícia, eu e minha família agradecemos mais essa grande conquista da categoria profissional a que pertenço.
Resumo da ópera:
A Polícia Civil é uma instituição destinada aos membros da corte. Você jovem bacharel, não caia nessa arapuca.
Autor: Delpol PC
Lamentável!!! Isso não tem mais conserto!
CurtirCurtir
SP: 2 policiais civis morrem baleados em tentativas de roubo
19 de fevereiro de 2014 | 05h57 | atualizado às 06h00
Dois policiais civis morreram baleados após tentativas de assalto em um intervalo de quase quatro horas na noite dessa terça-feira na região metropolitana de São Paulo. Pouco antes das 20h, Fábio Luiz Gasparotti, 35 anos, estava de moto na avenida dos Estados, em Santo André, quando dois criminosos, também em uma motocicleta, armados o abordaram e anunciaram o assalto. Gasparotti reagiu e houve tiroteio. O escrivão foi baleado na cabeça e morreu no local, de acordo com informações da rádio CBN. O latrocínio foi registrado no 2º DP de Santo André, onde o incidente será investigado.
Quatro horas depois, outro policial civil morreu após uma tentativa de roubo, dessa vez no Cangaíba, na zona leste da capital paulista. O investigador André Makoto Hamazaki, 42 anos, deixava a casa da mãe com a mulher e a filha, de apenas 2 anos, quando foram abordados por suspeitos anunciando o assalto. O policial reagiu, teve tiroteio, e o agente acabou sendo atingido por vários disparos – ele ainda foi socorrido a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. A mulher e a filha não se feriram. O caso foi registrado no 24º DP – Ponte Rasa. Nos dois casos, os bandidos fugiram com as armas dos policiais civis, e não foram encontrados até o momento.
Policial militar é baleado
Um policial militar à paisana foi baleado na noite dessa terça-feira em Suzano, na Grande São Paulo. O incidente ocorreu depois que a pizzaria em que ele estava, com a família, foi invadida por dois homens armados. Temendo ser reconhecido como PM, o cabo deixou o estabelecimento correndo, mas foi seguido pelos criminosos até uma rua sem saída. O policial foi atingido três vezes e socorrido para um hospital da região, onde não corre risco de morte. Ninguém foi detido.
Fonte: portal Terra
CurtirCurtir
A Criminalidade está nas alturas pois os lixos sabem que se forem presos, é no máximo 5 e 4 meses de pena, mas com 1 ano e alguns dias estes estarão nas ruas novamente. Mesmo os casos de latrocínio, onde a pena chega a mais de 15 anos, o meliante passa no máximo 3 a nos e meio.
Lembrando ainda da estrutura oferecida aos bandidos, comida, cama, visitas íntimas, enfim férias, pois sequer passam por alguma situação degradante (por mais que Direitos Universais defendam, muitos países, de alguma forma, faz com que os apenados sofram de alguma forma, seja através de trabalho árduo, seja através de restrições impostas – sem visitas, poucas horas de banho de sol, espaços reduzidos, celas sem luz, etc).
O Brasil compensa para o criminoso, seja ele de colarinho, seja ele de farol.
CurtirCurtir
A respeito dos roubos/ furtos aos caixas eletrônicos, tem que investigar bem, pois na maioria destes há pm’s envolvidos.
CurtirCurtir
Na época do Maluf todos os Jornalistas e “todo mundo” diziam que a responsabilidade da Segurança Pública é do Governador do Estado e massacravam o Maluf.
Depois que o PSDB assumiu o poder, aí parou a cobrança e até dizem que a responsabilidade é do Governo Federal, realmente deveria haver intervenção no Estado de São Paulo e mandar o chinfrim pra casa.
CurtirCurtir
Nenhum órgão de “imprensa” noticiou os dois homicídios dos policiais até o momento. Se fosse um ladrão……
CurtirCurtir
quando começar a morrer politico;talves alguem tome alguma providencia
CurtirCurtir
Sem um salário minimamente decente querem o quê? Talvez mágica! Com esse povo totalmente ruim, inculto, mal educado pelos pais querem o quê, um povo ordeiro? Essa erotização infantil, querem o quê? Esse assistencialismo governamental em que corrompem o homem a viver daquilo que não conquistou, querem o quê? Uma polícia dividida entre os senhores do feudo é o restopol, sendo os últimos dignos de nada, querem o quê? Alguém nesta história está de má-fé ou é muito burro.
CurtirCurtir
Parabéns pela postagem
Se não bastasse tudo isso, a falta de escrivães na Polícia Civil é caótica. Muitos do último concurso já se exoneraram, por conta disso, as centenas de procedimentos das unidades policiais são secretariados do jeito que dá e graças a dedicação dos que ainda não adoeceram, não se exoneraram ou não morreram. Cadê o “escrivão de meu cargo”? .
CurtirCurtir
Belo texto. Parabéns.
A verdade nua e crua.
CurtirCurtir
falencia da policia civil, mas nao por causa dos policiais sim por causa da forma que acham que a pc tem que trabalhar, se fala muito de inteligencia policial, escutas, mas se nao tiver o policial de carreira como era antigamente, nao adianta nada por um computador para cada policial se ele nao tem informantes na rua , faz campanha, nao infiltra com os malas.
os tiras do ultimo concurso so sabe fazer musculaçao e ficar vendo internet, sao todos nu.
agora o governador vai voltar dar apoio para que a pm volte a ter escutas para fortalezar o p2 deles, pra ver se eles melhoram as investigaçoes.
CurtirCurtir
Parabéns, pelo texto, um belo slogan para nossa cidade, São Paulo a capital do roubo…….não esqueça que aqui é o paraíso das drogas também, temos cocaína, extase, crak, maconha, e tudo isso bem pertinho de voce, em qualquer bairro de São Paulo, é muito simples de achar, Há biqueiras em abundância, se estiver com dificuldade de achar, vai a dica, carros com o som no último volume tocando Fank,…… pode encostar que ali voce vai fumar e cheirar.
CurtirCurtir
E enquanto isso a policia civil será obrigada a tomar conta do patrimonio da empresa que ganhou a licitação para destruicao dos carros no patio da zona sul, isso mesmo, uma empresa irá ganhar dinheiro transformando so carros em sucata e já foi decidido que a policia civil irá tomar conta do maquinário da empresa, no fim da zona sul onde nem radio nem telefone funcionam, se a empresa ganhou porque não coloca vigilantes patrimoniais no local???
CurtirCurtir
Ouvi dizer por aí que a qualidade do trabalho policial caiu; metodologia feijão-com-ou-sem-arroz.
Ouvi dizer também que, quem tiver juízo e ponderar sobre si, a família e os amigos leais, vai tentar levar na flauta, pois a maré está bravia e são muitos espetos tentando atravessar os homens de bem.
Ouvi dizer que os melhores cérebros partiram e outros não vieram e nem virão.
Ouvi dizer que com a crescente impunidade, não há ‘papel’ jurídico que dê jeito.
É o que ouço dizer, por aí, por populares, em qualquer feira, mercado, farmácia, praça,…
CurtirCurtir
ENQUANTO ISSO NO DECAP…
ENQUANTO A POPULAÇÃO CLAMA POR SEGURANÇA, O DIRETOR DO DECAP NUMA ATITUDE DE “GÊNIO”, COLOCA UMA VIATURA COM DOIS POLICIAIS CIVIS ESTACIONADOS COM PREJUÍZO NO PÁTIO SANTO AMARO SOB O PRETEXTO DE TOMAR CONTA DOS VEÍCULOS APREENDIDOS LÁ DEPOSITADOS.
O LOCAL NÃO TEM A MÍNIMA INFRA ESTRUTURA PARA ABRIGAR OS POLICIAIS! NÃO TEM BANHEIRO, NÃO TEM ABRIGO, NÃO TEM ÁGUA, NÃO TEM NADA!
OS POLICIAIS TEM QUE DESCANSAR DENTRO DA VIATURA E PASSARÃO A NOITE AO RELENTO, NUMA JORNADA DESUMANA DE 14 (QUATORZE) HORAS!
A ESCALA É DAS 18 ÀS 08 HORAS DO DIA SEGUINTE!
O PRETEXTO É CUIDAR DOS VEÍCULOS LÁ EXISTENTES MAS, A VERDADE É QUE O DONO DA EMPRESA QUE GANHOU A LICITAÇÃO PARA COMPACTAR AS SUCATAS, ALEGOU QUE A MÁQUINA É ALUGADA E QUE PRECISA DE SEGURANÇA PARA NÃO ROUBAREM A MÁQUINA.
ORA, SE O CARA ESTÁ GANHANDO PRÁ ISSO, ELE QUE PROVIDENCIE SUA SEGURANÇA PARTICULAR! CONTRATE ÍNDIOS DO LOCAL PARA TOMAR CONTA DO “PÁTIO”!
OS CARROS QUE ESTÃO LÁ, NÃO TEM MAIS NADA PARA SER ROUBADO.
É UM MONTE DE CARCAÇA ENFERRUJADA QUE TEM ATÉ MATO CRESCENDO POR DENTRO E SERVE APENAS PARA CRIADOURO DE MOSQUITOS, PERNILONGOS E ALGUMAS COBRAS.
SIM, COBRAS POIS, O LOCAL FICA NOS CONFINS DE GUARAPIRANGA NA MATA ATLÂNTICA!
TODOS SABEM QUE AS DELEGACIAS ESTÃO SOFRENDO COM FALTA DE FUNCIONÁRIOS!
FICA A PERGUNTA: É JUSTO ESCALAR UMA VIATURA COM DOIS POLICIAIS CIVIS PARA FAZER O SERVIÇO DE VIGIA NOTURNO EM DETRIMENTO DA INVESTIGAÇÃO?
POBRE POLÍCIA CIVIL!
POBRES POLICIAIS CIVIS!
NOSSA AMADA INSTITUIÇÃO, COM ESSA ADMINISTRAÇÃO, CAMINHA CADA VEZ MAIS PARA A EXTINÇÃO!
CurtirCurtir
Ola Vladimir Granadier, o que você disse é corretíssimo.
Na periferia é só ir a um PANCADÃO e/ou BAILE FUNK e você vera crianças usando DROGAs, crianças ESCRAVIZADAS(aviãozinhos) TRAFICANDO DROGA pela madrugada a fora e VICIADOS por todos os lados e o PCC se fortalecendo. É crime que não acaba mais, na cara da população que quando liga para a POLICIA MILITAR essa nem no local comparece, tem que anotar o nome do atendente e levar isso até a Corregedoria e responsabilizar alguém pela PREVARICAÇÃO. Acabou com as BIKEIRAS, DESMANCHE, as RECOLHAS e POLICIAMENTO nas COMUNIDADES o CRIME cai em 70% com CERTEZA. E não há muito gasto para isso não, só falta vergonha na cara e uma administração eficiente, mas isso esta longe de acontecer, pois o DECAP esta acabado, UMA ESCALA QUE ULTRAPASSA AS 40 HRS SEMANAIS, RONDA TELLUS, RONDA DAQUILO ETC ETC ETC E AGORA TEMOS QUE OLHAR PÁTIO DE CARRO E O EFETIVO DE POLICIAIS É O MENOR DE TODOS OS TEMPOS. Há muitos POLICIAIS se aposentado, pedindo exoneração, licença premio e pedido de afastamento, esta uma escravidão total, salve se quem poder, e o SALÁRIO Ó!!!!
CurtirCurtir
Se isso q o Luizinho piu disse for verdade anotem ai:
Vão assaltar e matar esses 2 policiais para tomarem as armas.
A violência ta nesse pé. Ladrão ta indo pra cima de policia pra tomar arma.
Fim do mundo.
Trágico e lamentável
CurtirCurtir
Pode gritar,chorar e espernear, + é a única máquina que vi girar com grave defeito nas engrenagens, e no final da linha alimentando interesses de muitos. Assim desde a invenção da roda.
CurtirCurtir
UTOPIA…
SEI QUE É DELÍRIO MAS, SERÁ QUE SE TODOS OS POLICIAIS DO DECAP PEDISSEM RECOLHA COLETIVA, MUDARIA ALGUMA COISA?
É UMA IDÉIA À SER PENSADA…
EU NEM SEI SE ISSO PODERIA SER FEITO E NEM COMO, POIS PODERÍAMOS IR AO DECAP E PEDIR RECOLHA DO PRÓPRIO DECAP?
SÓ SEI É QUE SE ISSO ACONTECESSE DE ALGUMA FORMA, ALGUÉM IRIA SAMBAR!
CREIO QUE À PARTIR DAÍ, OS DIREPONES IRIAM PENSAR UM POUCO MAIS ANTES DE ESCRAVIZAR SEUS SUBORDINADOS EM PROL DO SEU PRÓPRIO STATUS!
É MUITO FÁCIL: “SOU O DIRETOR! ESCALO QUANDO , ONDE E COMO QUISER! TRANSFIRO! DOU BONDE!” QUEM PODE MANDA E QUEM TEM JUÍZO OBEDECE!
COMO PODERÍAMOS MUDAR ESSA SITUAÇÃO?
O PRIMEIRO PASSO SERIA A UNIÃO QUE NÓS NEM DE LONGE TEMOS.
MAS, O FATO DE PARARMOS PARA PENSAR JÁ É UM COMEÇO!
E RESPONDENDO AO COLEGA “IMPUNIDADE” ACIMA, O QUE EU DISSE É A MAIS PURA VERDADE E AS ESCALAS ESTÃO NAS DELEGACIAS DO DECAP PARA QUEM QUISER VER. É SÓ PROCURAR OS POLICIAIS E PERGUNTAR.
CurtirCurtir
Não acredito em roubo e sim execução de policiais, mas quando alguns policiais de coragem vão e fazem a limpeza a polícia civil se empenha e prende policiais e não consegue prender nos matadores desses policiais militares e civis mortos covardemente, esta na hora da cumplicidade.
CurtirCurtir
e ACHAM pouco…..????
Colegas policiais…… podem escrever…..
Estão achando ruim a Criminalidade generalizada e desenfreada……???
VAI FICAR PIOR……
VAI FICAR PIOR DO QUE JÁ ESTÁ……
É isso….
É a total falta de investimento em Segurança Pública…. a falta da valorização e motivação para qualquer POLICIAL…..
a Segurança Pública foi sendo abandonada, desmantelada e definhando aos poucos, aos poucos, em 20 anos de DesGovernança PSDBosta……
a nossa PULIÇA está totalmente Falida e combalida…….já não existe mais uma POLÍCIA CIVIL……
– Para nós, policiais que pelejamos nesse marasmo institucionalizado…. só resta uma solução…
UNIÃO… UNIÃO em prol de uma GREVE….
Já disse antes….. GREVE na COPA é a Solução…..
único caminho para “forçar” o DesGoverno PSDBosta a voltar investir e VALORIZAR os policiais……
GREVE NA COPA…… é a solução…..
No demais,……. se NÃO houverem atitudes enfáticas, reais soluções….
a CRIMINALIDADE continuará ganhar mais e mais espaço…..
a “coisa” vai de mal a PIOR….
CurtirCurtir
Cadê o Vale Alimentação digno pra PC??? cadê o sistema de promoção de classe mais justo???
Data base chegando e nada de ninguem falar nada, disseram que iriam respeitar isso mas acho que mais uma vez vai passar batido.
Esse ano tem Copa e parece que não estão preocupado com isso, a polícia está totalmente desmotivada.
CurtirCurtir
A falência não é apenas na Polícia Civil, na PM, na Educação Pública, na Saúde Pública, no Poder Executivo, no Poder Legislativo, no Poder Judiciário também, é só o Contribuinte e o Eleitor, jogar uma pedra no lodo do fundo da lagoa, que a sujeira sobe e mostra a situação de falência, ineficiência, imoralidade, ilegalidade, e outras mazelas vão aparecer.
CurtirCurtir
So nos resta pedir a proteçao de DEUS, e tentar no mínimo estar empatado no fator surpresa… O resto as quadradas fazem….
Deus, rogo proteção a todos policiais de bem..
Rogo também para que estes políticos queimem eternamente no inferno..
CurtirCurtir
Meus sentimentos aos familiares dos colegas mortos. Conhecia o Makoto, não trabalhávamos junto, mas sei que era um bom colega de trabalho. Deixa mulher e a filha de 02 anos, provavelmente com uma pensão de menos de R$2.000,00. Que tenham familiares que as amparem.
Deus………………….receba estas almas………………………e dessa o chicote nesses maus governantes.
CurtirCurtir
ATENÇAO OS DIAS ESTAO PASSANDO, MESES E O MES DE MARÇO DATA BASE DOS POLICIAIS TEREM ALGUM AUMENTO PORTANTO TEMOS QUE PREPAR UMA REAÇAO SE NAO VAMOS FICAR SEM NADA AI VEM A COPA E ESTAREMOS FUDIDOS MAIS UMA VEZ ==================NAO ESQUEÇAM BOAS NOVAS DE MERDA, E 7% VERGONHOSO E TOMAMOS UMA RASTEIRA EM TERMOS DE RETROATIVO A MARÇO DE 2013??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????OS SINDICATOS E ASSOCIAÇOES NAO VAO SE PRONUNCIAR NAO ???????????????????????????????????????????????
CurtirCurtir
FALOU A REALIDADE. MAS, PARA SEGURAR CADEIRA A CÚ…PULA FAZ TUDO, INCLUSIVE, OBRIGAM OS POLICIAIS CIVIS, FAZEREM O SERVIÇO QUE A PM NÃO FAZ, ISTO É, POLICIAMENTO OSTENSIVO E PREVENTIVO! AINDA QUEREM QUE OS PCS ESCRAVOS INVESTIGUEM! A CADEIRA É MESMO LEGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
Estamos vivendo momentos difíceis.
Vamos ficar esperto!
CurtirCurtir
Na verdade a segurança pública perdeu o controle sobre o crime, os limites da violência já foram ultrapassados, as leis continuam de faz de conta, aquela vaca da Dilma continua a levar a segurança pública na brincadeira, assim como nossos governadores.
CurtirCurtir
A derrama a serviço da origem transnacional . .
vc não tem o dever do estado em te proporcionar segurança . . .
vc não tem o dever do estado em te proporcionar saúde . . .
vc não tem o dever do estado em te proporcionar educação . . .
mas um interesse particular privado alienígena tem isto . . .
soberania ??? estado ???
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1414430-dilma-diz-que-exercito-pode-agir-contra-manifestacoes-anti-copa.shtml
sic. . . Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1414430-dilma-diz-que-exercito-pode-agir-contra-manifestacoes-anti-copa.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo.
CurtirCurtir
Fui um privilegiado pois pertenci á época áurea da Policia. época do Maluf e do Erasmo Dias. Recordo-me, ainda como aluno da Academia o cel. pessoalmente e diretamente á mim deu uma ordem para que reunisse os alunos e de plano identificasse os estudante da USP ETC.. que faziam passeatas na avenida. Ele alegou que aquilo não era manifestantes e sim baderneiros que desrespeitavam a ordem. E em pouco tempo a passeata acabou. Depois veio o governo do Alkmin e então ao invés de colocar ordem “acabou com a policiai” “demitiu policiais aleatoriamente” conservando a elite no poder, e o pior fez aconchavos com o PCC. no sentido de que a “criatura” desse tempo ao tempo e não mais atacasse e destruísse a cidade. Vergonha. E que dizer daqueles Delegado estampados em jornal que supostamente denegriam ou denegriram a imagem da Instituição? Foi tomada alguma providencia Corregedora? Ministério Publico etc..Eu como cidadão que fui policial e “mandado embora por perseguição” -Seccional, Procuradoria, Delegado Geral, Governador, etc. quero saber pois o meu procedimento grave foi por causa de extravio dde duas irrisórias armas apossadas por um ex agente e que todos sabiam mas não perdoraram. Agora a denuncia do Jornal são gravíssimas. O jornal mesmo pode responder por eventual denunciação caluniosa e outros crimes se não for verdade. De uma forma de outra tem que ser apurada. À época ótimos professores ministravam na Academia, O bondoso, humano, integro. dr Ivo de Ulhôa Canto- DR Nilton, DR. Rafael, pessoas de 1976(grandes homens honrosos) e o estudo era “puxado” três meses – aulas das 8:00 ás 11:00 e depois aula pratica das 13:00 ás 17:00 e depois das 20:00 hs ás 23:00 – menos aos sábados e domingos. Ainda havia uma avaliação preliminar após o termino do curso, já prestando serviços em algumas Delegacias. E agora? Não posso dizer muita coisa, sem conhecimento de causa, mas soube através de policiais que se ensina a manusear talheres e outros procedimentos lunático. Ensina-se também, a ser medroso e covarde pois qualquer deslize: primeiro direitos humanos, Corregedoria, imprensa e dpoios o MP. que tem certa autonomia e gerenciamento interno nas Policiais. Cadê as forças vivas -políticos -MP. representantes de classe -sindicatos, mídia, etc.. para dar um basta nisso? Só balela e promoções. Até a Rede Globo com suas hipocrisias. Certo repórter por sinal da Rede Globo perguntou ao cel. Erasmo Dias á época: “O Senhor não acha que para diminuir a criminalidade não deveria desarmar as policiais? E a população? Cel respondeu: Solerte repórter, Desarmar a população eu desarmo até a curto prazo, desarmar a Policia (cara de riso) também desarmo com Portaria, determinações etc. “da noita para o dia”. E os bandidos? Você desarma repórter, pois as policiasi a estas alturas não estarão mais armadas. Eu morri de ri, porque o repórter engasgou e sumiu com a câmara e micorofone. KKKKKKK
Fali muito, Outra coisa. Nunca vi na história do Judiciário tantas convocações ou chamamentos a juízo de Autoridades e seus agentes e também de profissionais da imprena para servirem como depoentes(testemunhas) e declarantes na fase de Ação Penal junto aos Foruns principalmente na Capital. A imprensa é implacável nesse mister em acompanhar, infiltrar e até investigar alguns eventos policiais. Os policiais de hoje e os responsáveis pela segurança e Judiciário também se esbaldam nos holofotes. Viram celebridades muitas vezes conseguem até se promover e ganhar eleições. E nós pobres anônimos que demos o sangue a Policia e hoje muitos vivem á mingua, no esquecimento e no recôndito dos espectros sórdidos das injustiças.
CurtirCurtir
ATENÇÃO COLEGAS DO 80 DP VILA JOANIZA!
O CÉSAR TROLHA,, AQUELE MESMO…DO COLETINHO DA FEDERAL…AFIRMOU NA TV, ENTRE CARAS DE INDIGNAÇÃO E INCONFORMISMO, QUE FALTA EMPENHO DE VOCÊS, DA DELEGACIA DO BAIRRO, PRA SOLUCIONAR CRIMES DE FURTO E ROUBO!
POR FAVOR PESSOAL!! VAMOS TRABALHAR VAI!! PÕE EMPENHO AÍ!!!!!!
SOBRANDO FUNCIONÁRIO, VIATURA, ESTRUTURA E RECURSOS, E MESMO ASSIM VOCÊS SEM EMPENHO?!
PÔXA…..EMPENHO AÍ GALERA!!!!
CurtirCurtir
Policiais executados no estado de São Paulo . . .
. . . mas na bruzundanga
isto não é latrocínio . . . é EXECUÇÃO e tenham certeza
que esta aparência do motivo ser patrimonial é só uma mera aparência
para satisfazer os crédulos e lançar a duvida permanente do que deve ser feito
POLICIAIS FORAM ELEITOS PARA SEREM EXECUTADOS
E ASSIM ESTA SENDO FEITO COM A OMISSÃO OPORTUNA E CONVENIENTE
DOS QUE SE SENTEM MUITO INCOMODADOS COM A VIDA, O TRABALHO E OS PRINCÍPIOS
DOS HOMENS E MULHERES POLICIAIS . . .
1 olho por 10 olhos, 1 dente por 10 dentes . . .
o meu desejo sincero E IMEDIATO é ver o REI pcc$$$$db E O SANGUE DO REI SEREM VITIMAS DA MESMA COINCIDÊNCIA . . .
perdi qualquer traço de humanidade nesta terra . . .
sinceramente eu gostaria de prestar meus sentimentos a família
mas hoje eu não tenho mais estes sentimentos até pq eu sei a falta que faz um ente querido
e condolências ! ? ! ? !
me brutalizei ou me brutalizaram a tal ponto que só me satisfaço vendo um criminoso morto
eu disse apenas morto . . . .
me perdoem a sinceridade . . . . meu coração e meus conhecimentos só indicam um caminho:
MORTE AOS CRIMINOSOS E NÃO LEVEM VIVO PARA O PL4NT4AO . . .
se um canalha executor terrrorista latrocida pode progredir e sair em 6,66 aninhos . . . então ???
CurtirCurtir
Parabéns pelo desabafo, com certeza muitos participariam do mesmo coro.
Mas vale lembrar que a sociedade como um todo está falida, não apenas as instituições públicas. E isto, não apenas no Brasil, o mundo inteiro vive uma onde de caos. No Brasil a coisa é pior pela péssima educação do povo.
O cidadão reclama que não tem segurança. Reclama que não tem saúde. Reclama que não tem educação. Enfim, reclama de tudo, e não está errado, afinal, não temos nada no Brasil mesmo.
Mas existe o outro lado da moeda. O político que hoje está no poder não é um alienígena, ele é do povo. É um cidadão, e como tal, carregou consigo inúmeras máculas do jeitinho brasileiro.
Brasileiro reclama da corrupção, mas quando é abordado pela polícia rodoviária tenta logo pagar uma caixinha pra não ser autuado ou não ter o carro apreendido.
Brasileiro reclama da corrupção, mas por ter um salário baixo ou achar o preço da TV a cabo caro, participa do “gato net”.
Brasileiro reclama da corrupção da impunidade dos políticos e dos servidores públicos, mas não respeita das leis de trânsito. Quando está numa fila, se alguém marcar bobeira, passa na frente.
Brasileiro reclama da desonestidade dos outros, mas quando recebe um troco errado, trata de deixar o estabelecimento rápido se gabando da vantagem que auferiu.
O que vivemos hoje é a mais completa inversão dos valores. O que um dia foi certo, ou não necessariamente é, e o que um dia foi errado, hoje é o certo.
Hoje psicólogos afirmam que uma criança de 2 anos de idade pode se sentir e querer ser do sexo oposto ao que nasceu.
Hoje os pais delegam a educação dos filhos às escolas, mas, muito embora não queiram educar seus próprios filhos, brigam, processam, esperneiam se alguém coloca seus filhos no devido lugar.
Hoje quase nenhum cidadão respeita a polícia, mas, isto tem por origem, dentre outros fatores, na falta de respeito que os policiais tem para com as leis.
Hoje querem obrigar o cidadão a não ter ideia própria sobre certos assuntos, como sexualidade, religião, política.
Hoje praticamente todas as propagandas tentam mostrar que se você usar o produto exibido, quer seja cerveja, etc, fará muito sexo.
Hoje as letras das músicas falam basicamente de orgia, sexo.
Hoje existem letras de músicas falando “senta aqui novinha… mama o meu”… e depois querem reclamar que tem maior de idade fazendo sexo que adolescentes e crianças que frequentam tais bailes, praticamente sem roupas e sem qualquer moral a ser corrompida.
Hoje você entra em qualquer site e as notícias são “fulana pagou peitinho”.. “fulana emagreceu e agora está pelada”.
Enfim, vivemos numa sociedade sem limites, sem freios morais, sem respeito ao próximo, sem patriotismo, sem nada.
Então fica meio difícil de reclamar, afinal, é literalmente sentar no rabo e falar do rabo alheio.
CurtirCurtir
http://noticias.r7.com/sao-paulo/dois-policiais-civis-sao-mortos-em-tentativas-de-assalto-19022014
CurtirCurtir
Impressionante, só o brasileiro não vê ….
“VERGONHA INTERNACIONAL
A edição da revista FRANCE FOOTBALL esta semana veio com a capa toda negra, onde se lê “Peur sur le Mondial”, algo como: “Medo do Mundial”, sendo que a letra “O” da palavra “mondial” está a bandeira do Brasil, e onde deveria estar escrito “Ordem e Progresso”, foi colocada uma tarja negra. (foto ilustrativa)
No subtítulo diz: Atingido por uma crise econômica e social, o Brasil está longe de ser aquele paraíso imaginado pela FIFA para organizar uma Copa do Mundo, a menos de 5 meses do mundial, o Brasil virou uma terrível fonte de angústia.
A revista pode ser acessada no site: http://www.francefootball.com mas apenas se vê a capa, a reportagem, de 12 páginas, não está liberada no Brasil. (CENSURA!)
ALGUNS FATOS SOBRE A COPA:
POLÍTICA:
– A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta.
– A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo.
– A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.
– Tudo se desenvolve a base de propinas.
– Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.
– Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada.
– O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política.
– A carga tributária do Brasil é altíssima maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo.
– Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA.
– A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Apartheid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.
– O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.
– A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha. http://www.youtube.com/watch?v=urmR5fXMJu8
– Só ela pensa assim, na FIFA se fala em maior erro estratégico da história da Instituição.
CONFRONTOS:
– Ano passado os brasileiros saíram as ruas para manifestar, pela primeira vez se viu um movimento assim num país acostumado a inércia, mas o Governo disse que eles eram baderneiros e reprimiu o movimento com violência. 2 mortos, mais de 2000 feridos, mais de 2000 prisões. Ninguém responsabilizado…
– Analisando mortes em estádios: http://www.youtube.com/watch?v=8bn17OLPyOY
OBRAS:
– O Brasil foi o país que teve mais tempo na história de todos os mundiais para prepará-lo: 7 anos, mas o Brasil é o mais atrasado.
– O Francês Jérome Valcke, secretário geral da FIFA criticou o Brasil pelos atrasos. O governo brasileiro disse que não conversaria mais com Jérome Valcke.
– A França teve apenas 3 anos, e finalizou as obras 1 ano e 2 meses antes.
– A África do Sul teve 5 anos, e terminou com 5 meses de antecedência.
– Há pouco mais de 3 meses da Copa, o Brasil ainda tem que fazer 15% do previsto.
– O custo do “Stade de France” foi de 280 milhões de Euros (o mais caro da França), uma vergonha se comparado ao “Olimpiastadium” sede da final da Copa da Alemanha em 2006, que consumiu menos de 140 milhões de Euros.
– Mas perto do Brasil isso não é nada. Cada estádio custa em média mais de 1/2 bilhão de Euros.
– E o dinheiro sai do bolso do Brasileiro. Tudo é financiado com recursos públicos. Na França tudo foi financiado com recursos privados.
– As empreiteiras é que ganham muito e há muita corrupção para os políticos.
– Na França, os Estádios são multi-uso, servem para competições olímpicas, jogos de Rugby, e são centro de lazer, com lojas e restaurantes e estacionamento nos outros dias da semana. No Brasil são usados só para jogos.
– Em Brasília estão construindo um Estádio para 68.000 pessoas, sendo que o time local está na quarta divisão do campeonato brasileiro e tem média de público de 600 pagantes. Tudo com financiamento público.
– Em São Paulo há 2 estádios, Morumbi e Pacaembú, ao invés de reformá-los, construíram um 3o. estádio, Itaquerão, 23km do centro da cidade e sem metrô até lá.
– O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente para que construíssem este estádio em vez de reformar um dos outros 2 já existentes.
– Exceto seus correligionários, ninguém acredita que Lula foi movido por amor ao “Timão” .
– Lula é amigo íntimo de Marcelo Bahia, Diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. Um reforma custaria menos de 100 milhões de Euros, um novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros (mas já passou de 500 milhões) um dos mais caros da história da humanidade. Lula e Marcelo são constantemente vistos em caríssimos restaurantes de Paris, tomando bons vinhos franceses.
TRANSPORTES:
– A atual presidente Dilma Rousseff garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, que ligaria 4 cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. A promessa está gravada em redes sociais. (www.estadao.com.br/noticias/esportes,governo-garante-trem-bala-pronto-ate-a-copa-de-2014,381839,0.htm)
– Em 2009 foram aprovados 13 bilhões de Euros no PAC, uma soma gigantesca de dinheiro, suficiente para construir um TGV de Paris a Cabul no Afeganistão. Nunca se viu um orçamento tão alto.
– Nenhuma das cidades-sede tem metrô até o Aeroporto.
– Para os taxistas não há cursos de inglês financiados pelo governo, mas para as prostitutas sim. Parece piada, mas é verdade: (vide:www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/01/1211528-prostitutas-de-bh-tem-aulas-gratis-de-ingles-para-se-preparar-para-a-copa.shtml)
– Metrôs não funcionam bem, não cobre nem 10% das cidades ou simplesmente não existem.
– O sistema de ônibus é complicadíssimo e ineficiente.
– O aeroporto da Megalópolis São Paulo tem uma capacidade de receber vôos inferior ao Aeroporto da pequena cidade de Orly, no interior da França.
– Os preços de passagens de aviões dispararam. Por um trajeto de 400km chegam a cobrar 1.000Euros durante a copa.
– Como o Brasil não tem infraestrutura, não aproveitará a alta demanda, devendo permitir que empresas aéreas estrangeiras atuem durante a Copa, o lucro virá para a Europa ou os EUA.
– Aluguel de carros é caríssimo, e, como disse um ex-presidente brasileiro, Fernando Collor, também afastado por corrupção, os carros brasileiros são carroças, sem os principais itens de segurança.
– Faixa de pedestre não serve para nada, não espere que os carros parem. Atropelam, matam e fogem.
– Apesar do Brasil ser autossuficiente em petróleo e estar do lado de países da OPEP, como Venezuela e Equador, a gasolina uma das mais caras do mundo, e de péssima qualidade, misturada com etanol e solvente de borracha, não há fiscalização nos postos.
– Mas o Brasileiro defende o monopólio do petróleo. É o único país do mundo onde os consumidores acham que o monopólio é bom para o consumidor, e não para o monopolista.
SAÚDE:
– Nos últimos 10 anos o número de leitos em hospitais públicos caiu 15%. videhttp://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/em-11-anos-taxa-de-leitos-hospitalares-caiu-15-no-brasil-o-bravateiro-no-entanto-dava-licoes-a-obama-vinda-de-cubanos-serve-para-demonizar-medicos-brasileiros-e-e-projeto-ideologico-dos-paises-do/
– O Brasil precisa importar médicos de Cuba, já que não tem competência para formar médicos no próprio país. Acredite: Há um programa governamental para isso.
– O Brasil gasta apenas 4% do seu PIB com saúde, e 12% com pagamentos de funcionários públicos. Nos últimos anos o gasto com funcionários cresceu, e com saúde encolheu.
– A França gasta 12% com saúde e 4% com funcionalismo.
HOSPEDAGEM:
– Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China.
– São Paulo perde para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades Sul americanas.
– Amarga o posto 68 na lista das mais visitadas do mundo.
– No entanto, um hotel em São Paulo custa em média 40% mais do que se hospedar em um equivalente hotel em Paris.
– Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe no Brasil, e muda a cada 4 ou 5 anos, gerando milhões para algumas empresas.
TELECOMUNICAÇÕES:
– Minuto de celular mais caro do mundo. videhttp://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1352956-minuto-do-celular-no-brasil-e-o-mais-caro-do-mundo.shtml
– O sinal é péssimo, um dos piores do mundo.
– 4G não existe na maioria das cidades.
– A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. videhttp://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao
SEGURANÇA:
– Se você não gostou do que leu até agora, o pior está aqui.
– No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS.
– No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA.
– A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata a mesma quantidade em um ano.
– Ano passado foram 50.177 segundo o governo, segundo a ONGs superam 63.000 mortes.
– Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado.
– 1% dos casos resultam em prisão.
– Este 1% não chega a cumprir 1/6 da pena, e é beneficiado por vantagens que se dão aos criminosos.
– Não leve o cartão consigo, você pode ser vítima de uma espécie de sequestro que só tem no Brasil: “Sequestro Relâmpago”.
– Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc… vista-se da forma mais simples possível.
– Não ande pelas ruas após as 22hs.
– Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas. Existe uma grande quantidade de moeda falsa e estrangeiros são alvo fácil.
CONCLUSÃO:
– O que falta no Brasil é educação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com seus vizinhos sul americanos.
– O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai;
– A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil??? Zero!
– Entre as 300 melhores Universidades do mundo, não tem nenhuma Universidade Brasileira.
– No Brasil há 33.000.000 de analfabetos funcionais.
– Ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos.
– No ranking da ONU de 2012 o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.)
– UMA VERGONHA INTERNACIONAL mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol. Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como sede.
CurtirCurtir
ESSA É A MELHOR DE TODAS:
Depois do último roubo, ela e o filho foram ao 80º Distrito Policial, na Vila Joaniza, para registrar um boletim de ocorrências. “Perguntei para o policial o que ele faria, se ele viria fazer uma diligência. Ele deu risada na minha cara e falou: ‘Essa rua onde a senhora mora tem assalto a cada dez minutos e, se nós tivermos que sair daqui para ir fazer diligência, a gente não tem funcionário para isso. A gente só pode ficar dentro da delegacia’ ”, afirmou.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) determinou que o delegado titular investigue o caso. O delegado afirmou que, se ficar provado que o policial deu esta declaração, ele sofrerá consequências administrativas. Uma equipe especializada, ainda de acordo com o delegado, investiga os roubos na Rua David Eid.
É CERTO QUE EXISTEM MANEIRAS E MANEIRAS DE DIZER A VERDADE, MAS O QUE MAIS O POLICIAL PODERIA TER DITO?????
CurtirCurtir
E´ um grande pesar que na nossa instituição,cada um pensa no próprio “rabo”.Acredito que está na hora de nos unirmos e comermos a caçar esses marginais que matam policiais.
Somente no São Paulo é que as a coisas não funcionam. Se fosse na Bahia,por exemplo,todos os policiais sairiam a caça dos vagabundos. É só começar a caça que eles recuam, é uma questão de lógica. Se combatermos,com certeza ficariam mais temerosos.
O problema é que a notícia vem,passa,e ninguém toma uma atitude. Acredito que este tema deveria ser mais confrontado neste único site sério do policial civil. Gostaria que o dr. Guerra entrasse nesta seara para quem sabe discutimos o assunto com mais seriedade.
Caso contrário, o que está ruim,com certeza, tornará muito pior.
CurtirCurtir
É VERDADE O QUE AFIRMOU O “VOU MORAR NO BARRIL DO CHAVES” COM RELAÇÃO AO CESAR TRALHA, SÓ QUE O TAL DO TRALHA QUIS FORÇAR UMA CRÍTICA SOMENTE AO DP , EXIMINDO TOTALMENTE O ESTADO DA SITUAÇÃO CALAMITOSA NA QUAL SE ENCONTRA O ESTADO. AGORA A ATITUDE DO MAJOR COMENTARISTA FOI MAIS, UM POUQUINHO MAIS, REALISTA E JUSTA. ELE AFIRMOU QUE TANTO A MIKE QUANTO A PC ESTÃO DEFASADAS QUANDO O ASSUNTO É O NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS E QUE SERIA ESTE O MOTIVO PELO QUAL A POLÍCIA NÃO DÁ MAIS CONTA DE TANTOS CASOS DE VIOLÊNCIA .
CurtirCurtir
VERDADE HITTMAN!
O ESTRELINHA ‘GAROTO JUCCA’ QUIS ABORDAR O CERNE DO PROBLEMA…MAS PRA VARIAR A ‘GRANDE EMPRESA’ E SEUS FANTOCHES SÓ FICAM NA SUPERFÍCIE! TEVE LOGO A PALAVRA TOLHIDA!
ESSE PROPOSTA DA ‘GRANDE EMPRESA’ DE SE APROXIMAR DA GRANDE MASSA, O POVO, ATRAVÉS DE UM JORNALISMO MAIS HUMANIZADO, QUAL SEJA, APRESENTADORES DE PÉ, EXPRESSÕES FACIAIS ONDE ANTES SÓ HAVIA CARA E OLHAR DE BONECO, ME DÁ NOJO!
AS CARAS DE INDIGNAÇÃO, DE INCONFORMISMO….HIPÓCRITAS É CLARO, REVIRAM-ME O ESTÔMAGO!
CurtirCurtir
SÓ ESQUECERAM DE DIZER QUE ESSE TAL JOANIZA É LUGAR ONDE NEM CARTEIRO E CAMINHÃO DAS CASAS BAHIA ENTRA….CULPA DO DP TAMBÉM??
INÚMEROS CORPOS, INCLUSIVE DE BEBÊS, JOGADOS NAQUELE ESGOTA A CÉU ABERTO NA PARALELA DA YERVANT É CULPA DO DP TAMBÉM??? É FALTA D EMPENHO TAMBÉM??
CurtirCurtir
Agora para acabar com a insegurança no Brasil é só mudar o sentido das ruas, vide LADEIRÃO DO MORUMBI.
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/02/ladeirao-do-morumbi-tera-trecho-de-mao-unica-para-evitar-assaltos.html
CurtirCurtir
Se a corrupção na PC acabar, se os recolhas acabarem, se os chefes forem indicados por classe ( 1a e Especial somente ) , se o propinoduto for selado, tudo começa a melhorar. Porém como foi colocado em um post acima, cada um olha o seu rabo e se um terceira classe é chefe e beneficia alguns em detrimento de outros por razões óbvias, se um chefe “com corrida” “nomeia” um titular e por aí vai, nunca teremos nada a não ser a extinção da Polícia que já foi a melhor do País, onde Policiais da Scotland Yard vieram fazer cursos aqui nos velhos tempos.
Perdemos a corregedoria, perdemos a científica, perdemos a vergonha na cara, perdemos a vontade de trabalhar, perdemos a dignidade.
Onde vamos parar ? Na extinção, na PM tomando conta de tudo e os excelência chamando coronel de “senhor coronel”.
Parabéns aos dirigentes da PC, conseguiram acabar coma instituição. A culpa não é do governo, mas da letargia conveniente de alguns ! Parabéns, o crime agradece e São Paulo padece !
CurtirCurtir
KARMA INSTITUCIONAL OU SOCIAL?
Com pesar que opino sobre o falecimento de dois policiais civis, vitimados em assaltos enquanto desfrutavam de seus momentos de folga.
Derrubar Homem da Lei gera benefícios e hierarquia no sistema penitenciário.
A sociedade por sua vez reclama da criminalidade mas adora comprar uma ‘pecinha mais barata’ no desmanche que todos sabem que é o destino final de automóveis roubados ou furtados nas ruas brasileiras.
A Polícia Militar que preza pela excelência no bom andamento da papelada nos quartéis e nas cuidanças diversas que se arvora à exercer, totalmente desafetas à atividade policial militar, esquece de cumprir sua função constitucional no policiamento ostensivo deixando as ruas paulistas sem ver uma viatura policial durante horas e esta quando aparece, vem com a ‘talonário de multas’ na mão para penalizar pecuniariamente o cidadão bandeirante, predileta vítima contumaz em nosso estado nas diversas esferas da administração, do Partido do Crime inclusive.
A Polícia Civil que faz vistas grossas nas fiscalização hodierna aos desmanches e desmontes possibilitando que estes criem verdadeiras empresas criminosas que receptam veículos roubados, pejorativamente conhecidos como ‘PACOTINHOS’ que transitam do ‘BURACO’ para as ‘GÔNDOLAS’ em caminhões baú sem a menor importunação. Isso quando de forma descarada não colocam os maçaricos para cortar a todo vapor dentro do próprio estabelecimento comercial disfarçadamente através de PAREDE, CHÃO, PRATELEIRA E BALCÃO ‘falsos’ mas que não suportam o primeiro assopro para serem desmascarados.
A indústria de automóveis que agradece à cada veículo roubado que invariavelmente se traduz na venda de um zero km devidamente facilitado pelo crédito abundante na praça.
As seguradoras que pulverizam seus prejuízos entre os demais segurados, afinal uma empresa busca o lucro e não pode perder, tornando os preços do seguro cada vez mais exorbitantes, mesmo que sob a batuta do IRB por trás no caso de necessidade.
Analisando friamente não há como negar que a sociedade promove o roubo de auto do qual ela própria se alimenta e não há como escapar de um karma negativo desse porte – conforme já dizia o sábio yogue Vasistha “Não há força maior na Terra do que a ação correta no momento presente” – e justamente por conta disso sangue continuará a ser derramado e vidas serão ceifadas para que o comércio de peças roubadas coloque a peça na prateleira.
Peça essa que vai para a prateleira ainda que marcada pelo sangue da vítima, que o removedor Veja não conseguiu tirar, para ser vendida com o aval estatal concedido pelas autoridades mediante a propina cabível. Peça essa que será comprada pelo mesmo cidadão que recrimina a corrupção de agentes públicos e se arrepia ao cogitar a condescendência criminosa. Com dinheiro na mão o empresário do crime encomendará mais um ‘PACOTINHO’ que para chegar novamente à gôndola poderá derramar o sangue de um cidadão que nada teve haver, seja policial ou não, mas a sociedade como um organismo uno e indivisível haverá de pagar esse karma negativo que recairá sobre algum desafortunado, policial ou não, que nada teve haver com o BATER DE ASAS DE UMA BORBOLETA no culhão da zona sul que desencadeou um FOGO NO LADEIRÃO.
Mas nossos governantes são exímios queimadores de sofá, afinal LADEIRA FOI PARA SER DESCIDA, coloquemos os embriagados pela incompetência no cimeiro e empurremo-los ladeirão abaixo.
Atemildo José Nepomuceno Reis da Silveira
Delegado Titular
86ª Delegacia de Polícia
Departamento de Polícia Judiciária da Capital – DECAP
POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
CurtirCurtir
Acho que to ficando mesmo muito velho, acabei de ver o GOVERNADOR exigindo punição exemplar para os envolvidos no caso do metro. Agora acho que ja vi de tudo, o chefe do bando pedindo para ser punido. Esta deve ser a perola numero um do show de hipocrisia. Quanto a mim continuo fazendo o que sempre faço, ou seja , não vou fazer nada, ja trabalhei de demais esperando falsas promessas de administração e governo, por favor amigos quero pedir licença para mandar o PSDB e outros para a p q par.
CurtirCurtir
com muita tristeza, fiquei sabendo do assassinato do escrivão Fábio Gasparotti, gordo bonachão,sempre sorrindo,nunca levantou qualquer comentário maldoso, para se ter uma idéia o Faluga,assim carinhosamente era chamado, tinha uma ocupação fora da policia, que era de animar festas infantis. Lembro-me bem em 2007 quando na quarta seccional promoveu-se uma comemoração do dia das crianças, o Faluga sem explicação desaparareceu, e para surpresa de todos, repentinamente surgiu um palhaço grande e espalhafatoso, que arrancou sorrisos e risos de crianças e adultos,policiais e não policiais, poís bem, era o nosso Fabião,que num calor fortíssimo animou os corações naquele sabado animado. Deus o receba Faluga em seus braços, que no reino divino vc. tenha paz e respeito, que alguns não tiveram com vc. nesta vida terrena, cuja vaidade e crueldade reinam absolutos. Peço aos colegas do DECAP(Goe) , Sto André e DHPP,que se dediquem a encontrar as almas sebosas que ceifaram a vida do nosso bondoso “Palhaço”, a exemplo do que estão fazendo para encontrar o matador do policial federal, aliás, façam mais até, já que Fabio é um policial civil, nosso irmão !
CurtirCurtir
http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/130698/Governo-do-DF-reajusta-benef%C3%ADcios-de-militares.htm
CurtirCurtir
Triste saber que o escrivão Fabio, foi morte em mais um roubo de moto quando estava indo a casa da sua namorada fazer uma festa surpresa devida a ser o aniversario dela, tanto se fala em mudanças na legislação para proteger os repórter nas manifestações, eu também sou a favor as mudanças.
Deixo uma pergunta no ar, e para quem mata um policial não é necessário mudanças na legislação.
FABIO TENHO CERTEZA QUE VOCÊ ESTA EM UM LUGAR MUITO ESPECIAL AMIGO, DESCANSE EM PAZ….. .
CurtirCurtir
O colega assassinado Fábio “faluga” (Fábio Luiz gasparottu) era aquele policial que tratava todos com dignidade. Até os cachorrinhos do DP gostavam dele. Brincalhão, esses dias mesmo postou foto no facebook fazendo um jantar japonês e brincando. SE A POLICIA CIVIL AINDA TRM UM PINGO DE DIGNIDADE RACHA ESSE CRIME JÁ E MANDA PARA O INFERNO ESSES VAGABUNDOS PQ O POLICIAL Q MORREU ERA DO BEM.
NOS MEUS TEMPOS DE DHPP NENHUMA EQUIPE ENCERRAVA TALÃO SEM OS MALAS NA MÃO….
Hj é capaz de ta lotado o bar do Léo de policia.
Puta q pariu….isso aqui acabou.
CurtirCurtir
Só corrigindo o sobrenome do colega; gasparotti
CurtirCurtir
O foda é que mesmo esclarecendo, a vida desse nobre colega foi ceifada, sua família marcada pelo sofrimento, e mesmo esses vagabundos presos, duvido que cumpram mais de 5 anos em regime fechado, a justiça desse país é um lixo e o crime age cada vez com mais violência e crueldade.
CurtirCurtir
SUGESTÃO::
A POLÍCIA CIVIL NÃO FALA MAIS COM A IMPRENSA!! PRA NADA…..EM SITUAÇÃO ALGUMA!!
-GOSTARIA DE UMA ENTREVISTA COM O DELEGADO DO DP! ELE NÃO FALA…PROCURE A SSP!
-GOSTARIA DE FAZER TAL MATÉRIA! PROCURE A SSP!
-QUER FILMAR A PORTA DO DP? OK!! NINGUÉM DA EQUIPE FALA!!!!
A IMPRENSA NÃO APOIA A POLÍCIA EM NADA…SÓ APARECE PRA CRITICAR E DESCER A LENHA!!
ENTREVISTA É O CARALHO!
QUE CORRÓ DARÁ ESSA POSTURA?? ENCAMINHA O JORNALISTA PRA SSP!!! CHEGA DE FICAR COLABORANDO COM IBOPE DESSES JORNALECOS!!!!
ALGUÉM CONCORDA?????
CurtirCurtir
socorro,os malas estão nos matando como matar pulga pode ser aposentado,militar ,civil.
cade o governo,sindicatos,mp e outros orgãos.
CurtirCurtir
estamos em gerra civil e ninguem se toca a colombia é mais clama . flata vergonha na cara .
nÃO HÁ INTERESSE $$$$$$$$$$$$$$$$$, POR PARTE DO estado . AFINAL SOMOS DESCARTAVEIS .
NECESSITA DE GREVE MESMO .
NÃO VEJO ALTERNATIVA .
SE ALGUEM TIVER ME AVISA E OIS OUTROS .
CurtirCurtir
Vejo sempre os colegas dizendo: “cadê os sindicatos?”, “os sindicatos não vai fazer nada?” … os sindicatos não está nem aí com ninguém. Tendo quem paga mensalidade está muito bom. Eu já fiz minha parte em 2006. Me desfiliei e desde então já economizei um bom dinheiro com sindicatos.
Fico pensando: “Nossa! Ainda tem gente que paga sindicato!!!”.
CurtirCurtir
Quanto sangue derramado para manter o comércio ilegal de veículos e pecas roubadas.
CurtirCurtir
é coincidência . . . não se preocupem . . . tudo coincidência . . .
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,comandante-e-corregedor-da-guarda-civil-sofrem-atentado-no-interior-de-sp,1131703,0.htm
. . . matando a conta gotas e o pcc$$$$$$$$$db agradece . . .
não paga mais teu salario . . não tem in itineri . . . não paga pensão nem aposentadoria . . .
MAS É TUDO COINCIDÊNCIA E
AMANHÃ É OUTRO DIA
NÃO FUI EU NÉ BRESILEIRO ???!!!
CurtirCurtir
NOVO CANGAÇO EM PIRACAIA, COXINHAS ENCURRALADOS NA BASE ?
OXENTE, VAMOS A UM RACIOCÍNIO LÓGICO, A CIDADE DE PIRACAIA SÓ TEM 3 SAÍDAS:
UMA PARA BRAGANÇA NA RODOVIA FERNÃO DIAS, OUTRA PARA ATIBAIA NA RODOVIA DOM PEDRO E UMA PARA JOANÓPOLIS QUE TAMBÉM SAÍ NA FERNÃO DIAS.
ONDE ESTARIA O APOIO CHAMADO VIA “R Á D I O” NO MOMENTO DO ATAQUE A BASE EM PIRACAIA, VINDOS DE BRAGANÇA ONDE É A SEDE DO BATALHÃO QUE FICA A CERCA DE 35 KMS?
AONDE ESTAVA A FORÇA TRÁGICA DE ATIBAIA QUE FICA A CERCA DE 25KMS ?
A CIDADE DE JOANÓPOLIS FICA A CERCA DE 25 KMS DE PIRACAIA.
COM UM TEMPO DE RESPOSTA TANTO DE BRAGANÇA QUANTO DE ATIBAIA SERIA ENTRE 20 E 30 MINUTOS.
QUANTO TEMPO DEMOROU A AÇÃO CRIMINOSA NO MUNICÍPIO ? DE 20 A 30 MINUTOS ?
E SE EXISTEM 3 SAÍDAS RODOVIÁRIAS DA CIDADE, ENTÃO ?
SERÁ QUE A PRF NA RODOVIA FERNÃO DIAS FOI INFORMADA E OS “VIGILANTES” RODOVIÁRIOS DA RODOVIA DOM PEDRO, ESTAVAM DORMINDO NA BASE ?
NÃO É DO BATALHÃO DE BRAGANÇA PAULISTA QUE TEMPOS ATRÁS FORAM PRESOS COXAS ENVOLVIDOS EM ROUBOS A BANCOS ?
A FORMAÇÃO DE UMA FORÇA TAREFA FORMADAS PELAS SECCIONAIS DE BRAGANÇA, JUNDIAÍ, CAMPINAS E MOGI MIRIM CIDADES ONDE CONSTANTEMENTE PAPAS MALAS SÃO PRESOS EM ROUBO DE CAIXAS ELETRÔNICOS MOSTRA QUE A SITUAÇÃO É PIOR DO QUE SE IMAGINA.
ENTÃO SE A COISA É SÉRIA MESMA PEÇAM UM APOIO A PF, E GARANTO QUE IRÃO LOTAR O ROMÃO GOMES COM DIREITO A ESTRELINHAS NA LINHA DE FRENTE.
NAS REGIÕES NORTE E NORDESTE QUANDO DAS FORMAÇÕES DE FORÇAS TAREFAS PARA INVESTIGAREM OS ROUBOS RECENTES DO NOVO CANGAÇO TEM-SE DESCOBERTO O CONSTANTE APOIO DE ACARAJÉS (COXINHAS) COMO “COITEIROS” NAS AÇÕES, COM A MORTE DE OUTROS POLICIAIS E O CONHECIMENTO DA REGIÃO.
LEMBREM-SE NO PASSADO ALGUMAS VOLANTES ERAM ALIADAS DOS CANGACEIROS, MUITOS “MACACOS” VENDIAM ARMAS, MUNIÇÕES E INFORMAÇÕES AOS CABRAS DE LAMPIÃO.
SERÁ QUE A HISTÓRIA ESTÁ SE REPETINDO EM SÃO PAULO DO PICOLÉ DE CHUCHU ?
SÓ FALTA AGORA O “CORONÉ DITO PÃO COM MANTEIGA” PEDIR PARA MUDAREM O SENTIDO DAS RODOVIAS PARA IMPEDIR O NOVO CANGAÇO EM SP.
DEVE-SE PERGUNTAR QUEM É O COXINHA QUE DESESPERADO ATIROU CONTRA REPÓRTERES E SAIU ALARDEANDO QUE NÃO PODIA FAZER O CERCO NA ESTRADA POR CAUSA DO PODERIO BÉLICO DA QUADRILHA E NÃO IRIA MORRER PARA DEFENDER DINHEIRO DO BANCO, ATÉ AI TUDO BEM.
MAS E A VIDA DOS SEUS COMPANHEIROS ENCURRALADOS NA BASE DE PIRACAIA ?
FICAR FAZENDO POSE DE SUPER POLICIAL COM REPÓRTER E CÂMERA DENTRO DE VIATURA PARA APARECER NA TELEVISÃO ABORDANDO “NÓIA”, DANDO FLAGRANTE DE 5 GRAMAS DE MACONHA E 20 PEDRAS DE CRACK, E REPETIR DISCURSO DE FANFARRÃO É MUITO FÁCIL, EU QUERO VER E BATER DE FRENTE COM O CAPETA, E DIZER QUE QUANDO MORRER VAI PARA O INFERNO ATORMENTAR O MESMO.
ESSA É PARA VOCÊS FANFARRÕES DE PLANTÃO.
CurtirCurtir
Pior que (estão acabando) com aqueles que tem atitude. Então só posso dizer… que a justiça seja feita.
CurtirCurtir
NOSSSO GOVERNADOR DEVERIA APRENDER, OU VAI ESPARAR SÃO PAULO FICAR IGUAL AO MARANHÃO PARA SE MEXER.RSRSSRSRS
Em meio a uma crise nos sistema penitenciário e a protestos no Maranhão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciou nesta quarta-feira (19) um reajuste salarial de 100% para os servidores do Estado.
Roseana é provável candidata ao Senado neste ano e tenta emplacar o nome de seu secretário de Infraestrutura, Luís Fernando (PMDB), para a sucessão eleitoral em outubro.
Segundo o governo, o reajuste vai atender a servidores ativos e inativos. O anúncio tem como base o Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores Estaduais, de 2012, que prevê o investimento de mais de R$ 800 milhões até 2015.
“Como determina a lei aprovada, o reajuste possível seria de 62,03% sobre o total do que estava previsto. No entanto, decidi aplicar o reajuste integral, ou seja, 100%, previsto no Plano Geral de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos”, afirmou a governadora.
Em nota, o governo disse que o plano “é um reconhecimento a dedicação e aos trabalhos realizados pelos funcionários do Estado.”
Para garantir o pagamento, o governo promete cortar investimentos. O reajuste passa a valer a partir do mês de fevereiro e, para os professores, será pago de maneira retroativa a partir de janeiro de 2014.
“Há necessidade de se cortar 30% de investimentos. Vamos sentar com os secretários, ver onde podemos fazer esses cortes sem que prejudiquemos a população”, afirmou a governadora.
CurtirCurtir
NOVA MODALIDADE DE PAULISTAS SACAR DIM DIM NO CAIXA ELETRÔNICO, CASO ESQUEÇA SEU CARTÃO
OU ATÉ MESMO A SENHA NÃO FIQUE TRISTE USE A DINAMITE…KKKKKK
CurtirCurtir
– O texto da PC Falida é muito bom…..
– Muito bom o texto da PC Falida…..
SÓ,
SÓ uma correção…….
– O “metrô” ainda que uma porcaria, ele chega até o ITAQUERÃO….!!!!
No demais, é hilário….. prostituta precisa de curso de Inglês ao contrário dos taxistas…. para poder dizer…..
– fuck me boy!, fuck me for U$ 20!!!!……..
É o fim do BRAZIL…….. com “z”
CurtirCurtir
TENHO UMA DÚVIDA, A POLÍCIA TÉCNICO CIENTÍFICA EXISTE MESMO LEGALMENTE FALANDO, OU É SÓ UMA ILUSÃO DOS PERITOS AFOITOS POR SE DESVINCULAREM DE VEZ DA NOSSA MÃE POLÍCIA CIVIL?
O VÍDEO A SEGUIR, RETIRADO DO YOUTUBE, NOS DÁ A IDEIA DE QUE A POLÍCIA TÉCNICO CIENTÍFICA, DESDE 2007, NÃO É MAIS SUBORDINADA À POLÍCIA CIVIL.
É MESMO ISSO? SE FOR MESMO, PORQUE ELES AINDA USAM OS PRÉDIOS, MATERIAIS, VERBAS, FUNCIONÁRIOS, VIATURAS NOSSAS?
CurtirCurtir
Resposta…..
Já postei aqui antes colega “PORQUÊ”….
É a velha história do DIVÓRCIO……
Aquele ‘divórcio’ em que o cara só se ferra e têm que pagar “pensão” para ex-mulher….
(diga-se de passagem, ex-mulher que só quer te ferrar….)
É a mesma coisa…..
a então autoproclamada POLÍCIA CIENTÍFICA quis o “divórcio”, litigioso, não querendo aceitar os desmandos dos Delegados….
Então, estamos pagando pensão para “ela” até hoje….
Eles usam nosso pessoal, nossas viaturas, nossa infraestrutura, e até armas!
Larga da tua mulher para ver o que você arruma para a cabeça!!!!
Paga pensão…..
CurtirCurtir
Segundo fontes fidedignas a reestruturação vem ai….
Em março vai para assembleia a tão esperada reestruturação dos cargos operacionais…
Mas nem se animem muito….
Papi, Agentel, Aux. Necropicia, e fotografo = Agente de Polícia I
Agenpol, Carcepol, Auxpapipol, Atendente Necroterio = Agente de Polícia II
Motivo de divisão, o governador não quis igualar salarios.
Resumindo, pega tudo divide em dois e joga em cada balaio….
Salário nada muda.
CurtirCurtir
Estratégia de guerrilha, segundo alguns informes nesse episódio de Piracaia temos a dobradinha de pão com manteiga e periquito.
Tem Polícia sendo ”latrocidado” e ninguém corre atrás, quero mais é que o sistema se foda e pau no cú da Febraban!
CurtirCurtir
Não tem reestruturação nenhuma, tá tudo sobrestado aguardando a definição da PEC 51 o resto é balela.
CurtirCurtir
POXA VIDA TRES POLICIAIS BALEADOS DOIS FORAM MORTOS SUAS FAMILIAS CHORANDO E E E NADA!!!!!!
TENHO VERGONHA DESTE PAIS MQUE NÃO DA VALOR PARA SUAS FORÇAS NEM PARA SEUS FUNCIONARIOS,,,,,,
ACORDA BRASIL!!!!!
CurtirCurtir
CARREIRA JURÍDICA é a dos Defensores Públicos, que já começam com R$ 18.000,00, e é para soltar vagabundos.
E o governo aplicou mais um passa-moleque nos delpols deste Estado, que, enquanto passaram a receber um adicional merreca negado aos aposentados, em contra-partida a PM está promovendo até na inatividade.
Como é fácil enganar trouxas!
CurtirCurtir
Não está tão ruim para os delegados! Não se arriscam para nada, ainda mais no interior a maioria recebem G.A.T, ainda possuem certo poder e prestígio, a coisa tá desanimadora para os operacionais, esses sim estão no osso, os Investigadores e Escrivães foram praticamente feitos de otários quando ao Nível Universitário, quanto as carreiras de Nível Médio e Nível Fundamental a coisa anda ainda pior. A Polícia Militar está cada vez obtendo mais vantagens frente a Polícia Civil, desde os praças aos oficiais estão sendo agraciados com benefícios que a Polícia Civil nem sonha. Tanto que agora em abril 21 mil policiais militares serão promovidos, e o auxílio alimentação da PM é R$580,00 enquanto a Polícia Civil em sua maioria recebem R$120,00, os oficiais já se encontram em um patamar bem mais elitizado mesmo em comparação aos delegados, a Polícia Civil foi esquecida e abandonada, falta de organização, efetivo e valorização leva qualquer instituição a falência e a extinção.
CurtirCurtir
o depol pc o meu virou 400 liquido sou mais mendigo que o nobre colega.
CurtirCurtir
Não terá nenhuma reestruturação, o que vai acontecer será a promoção de 21 policiais militares agora em abril, a Polícia Civil não terá nada, e tenham certeza a Polícia Civil caminha a passos largos para extinção definitiva, em São Paulo o governo só tem olhos para Polícia Militar.
CurtirCurtir
A PC VAI MAL? artigo 144, § 4º da constituição. (este artigo da constituição só vale para os que detem cargos de seccional para cima). os demais são iguais os das demais carreiras.não tem poder de mando. e não me venham colocar a culpa nos outros. afinal, não são os outros quer dirigem a instituição.
CurtirCurtir
delpol pc
eu acho que o choro da dra marilda foi de alegria a mensalidade foi para 170 metade da minha cj.
CurtirCurtir
Estou lembrada de uma entrevista do DGP, acho que li em alguma página de algum sindicato, não me lembro qual, onde ele deixou certa a reestruturação, e mais de 3500 promoções para o mês de marços de 2014, assim não ficaríamos chupando dedo diante das vantagem da Polícia Militar.
CurtirCurtir
Não sei do que estão reclamando, foram só 3 policias mortos fora do horario de serviço, se fossem cinegrafistas teriam variam materias ate no jornal nacional
CurtirCurtir
sofri tudo o q foi relatado, perdi veículo, etc…
saí da capital, ñ deu pra suportar
CurtirCurtir
Caso fossem pessoas ligadas a imprensa, com certeza criariam até novas leis, agora como são policiais, seres sub humanos na visão do povo, da imprensa e do governo, a carnificina continua numa boa, afinal, matar policial é coisa banal, o que é um policial? Um soldadinho qualquer, um ser imundo que incomoda muita gente, na visão da imprensa e do governo matar esses seres em série, é coisa normal, afinal, quem liga para um policial?
CurtirCurtir
19/02/2014 12h28 – Atualizado em 19/02/2014 13h03
Alckmin espera ‘punição exemplar’ para envolvidos em caso Alstom
Governador diz que é preciso comprovar irregularidade.
Nesta terça, Justiça abriu processo contra 11 por propinas no caso.
Márcio Pinho
Do G1, em São Paulo
187 comentários
Alckmin visita Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)
Alckmin visita Instituto do Câncer do Estado de
São Paulo (Foto: Márcio Pinho/G1)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (19) que se ficarem comprovadas irregularidades que teriam sido praticadas por funcionários públicos em relação a contratos firmados com a companhia Alstom, deve haver “punição exemplar”.
“Se ficar comprovada qualquer irregularidade, punição exemplar”, disse. Ele afirmou ainda que nenhum dos suspeitos que se tornaram réus na Justiça Federal trabalha atualmente no governo do estado.
A Justiça abriu processo contra onze pessoas após denúncia do Ministério Público Federal.
“Estamos fazendo toda a colaboração para se buscar a verdade”, disse Alckmin.
Sobre abertura de inquérito para investigar o vereador Andrea Matarazzo, o governador disse que não há processo em relação ao correligionário. “Ele mesmo se colocou à disposição para esclarecer”, disse.
Alckmin visitou nesta quarta-feira projeto do Instituto do Câncer que utiliza o robô Da Vinci para cirurgias de próstata.
Processo
A Justiça Federal de São Paulo abriu processo criminal nesta terça-feira (18) e tornou réus 11 acusados de participar de um suposto esquema de pagamento de propinas pela empresa Alstom a políticos e funcionários públicos, ocorrido entre 1998 e 2002. A decisão é do juiz Marcelo Cavali, que também decretou o fim do sigilo do processo.
arte alstom (Foto: Arte/G1)
A denúncia foi apresentada em janeiro pelo Ministério Público Federal em São Paulo contra 12 acusados de pagar cerca de R$ 23,3 milhões em propinas a funcionários públicos para obter um aditivo sem licitação no projeto Gisel II (Grupo Industrial para o Sistema da Eletropaulo), assinado em junho de 1990 com o objeto de modernizar a transmissão de energia no estado. Neste período, o estado foi governado por Mário Covas e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB.
O juiz federal Marcelo Cavali também autorizou a abertura de inquérito para que a investigação continue contra o vereador Andrea Matarazzo (PSDB), ex-secretário de energia, Eduardo José Bernini, então presidente da Eletropaulo, e os ex-executivos da multinacional Michel Louis Charles Mignot, Yves Jaques Marie Barbier de La Serre e Patrick Paul Ernest Morancy.
O magistrado deu o prazo de dez dias para que os acusados apresentem defesa. O juiz também considerou que o crime contra um dos acusados está prescrito e que o processo não deve permanecer sob sigilo.
“Tem-se que a denúncia, em síntese, descreve, como panorama de fundo, um amplo e sofisticado esquema de corrupção internacional, por meio do qual empresas do grupo francês Alstom, um dos maiores conglomerados globais da área de energia, obteriam, através do pagamento de propinas a políticos e funcionários públicos mundo afora, vantagens e benefícios ilegais em contratos com o poder público”, escreveu na decisão.
O aditivo foi assinado entre Eletropaulo e a Cegelec, empresa pertencente ao grupo Alstom, no valor original de 251.789.192 francos franceses (cerca de R$ 181 milhões atualmente). Segundo o MPF, foram oferecidas vantagens indevidas que chegaram a 15% do valor do contrato a funcionários da Eletropaulo, à época uma empresa estatal, EPTE (Empresa Paulista de Transmissão de Energia), Tribunal de Contas e Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.
Ainda segundo o MPF, o grupo também atuou em conjunto para “lavar” o dinheiro sujo – ou seja, para ocultar a origem, a movimentação e a propriedade do lucro obtido a partir dos crimes praticados contra a administração pública.
saiba mais
Diretor da Alstom diz à Justiça que empresa autorizou pagar propina
Procurador investigado por corregedorias retoma caso Alstom
MPF de São Paulo voltará a colaborar com Suíça no caso Alstom, diz PGR
Corregedoria vai investigar conduta de procurador do caso Alstom
Denúncia sobre caso Alstom aponta propina a ex-servidores de SP
Justiça Federal abre processo contra 11 por propinas no caso Alstom
A propina teria sido paga de outubro de 1998 a dezembro de 2002, por meio de falsos contratos de consultoria. Outra parte foi depositada em diversas contas de empresas offshore no exterior, principalmente na Suíça e em Luxemburgo, e posteriormente, transferida a outras contas bancárias no exterior ou em território nacional por meio de doleiros, denunciaram os procuradores.
O conselheiro do Tribunal de Contas e ex-secretário de Covas, Robson Marinho, é investigado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) por suspeita de ter recebido propina para aprovar a inexigibilidade de licitação para esse aditivo irregularmente. Ele tem foro privilegiado.
Em nota, a Alstom afirma que “a empresa está atualmente enfrentando acusações no Brasil relativas à não-conformidade com leis e regras de competição, que são referentes a temas do começo dos anos 2000 ou anteriores”.
“A Alstom gostaria de ressaltar que a empresa tem implementado, em toda a sua organização, regras estritas de conformidade e ética que devem ser aderidas por todos os funcionários. O atual programa de conformidade da Alstom foi certificado pela ETHIC Intelligence, uma agência independente, e classificado como ‘atingindo aos mais altos padrões internacionais'”, diz a nota.
Denúncia
Segundo o MPF, Jonio Kaham Foigel (diretor da Cegelec), Thierry Charles Lopez de Arias (diretor comercial) e Daniel Maurice Elie Huet (ex-diretor da multinacional) coordenavam o esquema. Em 1997, como diretor da Cegelec Engenharia, Jonio “recebeu informações de que políticos do estado de São Paulo entendiam conveniente que o projeto Gisel, décimo aditivo, fosse colocado em vigor, em troca de apoio financeiro para o partido”, diz a denúncia.
Conforme a acusação, os três ficaram responsáveis por encontrar “consultores” no Brasil para os repasses de dinheiro da Alstom e se aproximar de funcionários da Eletropaulo e da EPTE. Cláudio Luiz Petrechen Mendes e Jorge Fagali Neto, em razão da influência que exerciam sobre a cúpula do poder do estado, atuaram como lobistas ou intermediários, diz a denúncia.
Jorge Fagali Neto foi secretário de Transportes Metropolitanos no governo Luiz Antonio Fleury Filho (PMDB) e é irmão de José Jorge Fagali, ex-presidente do Metrô. A Polícia Federal apontou que, de 2004 a 2007, ele teve aumento de patrimônio incompatível com seus ganhos.
Ainda segundo o MPF, José Geraldo Villas Boas (ex-diretor da Eletropaulo), Jean Marie Marcel Jackie Lannelongue (banqueiro aposentado), Jean Pierre Charles Antoine Courtadon (da Cegelec), Romeu Pinto Junior (que administrava a MCA) e Sabino Indelicato (dono da Acqualux, empresa suspeita de intermediar subornos) ficaram encarregados de distribuir os valores aos destinatários por meio de suas empresas offshore.
Todos vão responder por lavagem de dinheiro. São réus por corrupção passiva o então diretor presidente da EPTE José Sidnei Colombo Martini e o ex-diretor técnico da estatal Celso Sebastião Cerchiari. Jonio, Thierry Arias, Cláudio Mendes e Sabino Indelicato respondem também por corrupção ativa.
O G1 procurou os acusados, que ainda não se pronunciaram sobre o processo. Apenas o advogado Pedro Lokoi, que representa Celso Sebastião Cerchiari, enviou nota sobre a denúncia do MPF envolvendo o cliente no caso. Veja a íntegra do documento ao final do texto:
Os demais acusados têm negado as acusações. Os advogados de Thierry Arias e Romeu Pinto Junior não foram localizados.
Henrique Fingermann, diretor financeiro da Eletropaulo até abril de 1998, também não foi denunciado, pois, em razão da idade superior a 70 anos, o crime já havia prescrito.
O juiz entendeu que a acusação contra Jean Marie Marcel Jackie Lannelongue prescreveu, porque ele já tem mais de 70 anos e o prazo se conta pela metade. O processo contra ele está encerrado.
Nota do advogado Pedro Lokoi:
“Celso Sebastião Cerchiari não assinou ou teve qualquer participação na celebração do contrato GISEL em 11/02/1983, também não assinou ou teve qualquer participação no X Aditivo (compra de equipamentos para a segunda fase da subestação Miguel Reale) em 15/06/1990, da mesma forma não assinou ou teve qualquer participação quando foi dada a eficácia ao X aditivo em 13/05/1998. Até esse momento o Sr. Celso era um empregado da CESP e sequer morava em São Paulo.Celso participou da Terceira Diretoria da CTEEP e da EPTE, a partir de 18/10/1999. Portanto, nunca negociou a compra dos equipamentos da ALSTOM para a Subestação Miguel Reale.
A Defesa pode garantir que CELSO nunca recebeu qualquer centavo de fornecedores e provará tal fato com abertura ampla e irrestrita de seu sigilo bancário e fiscal. CELSO é um funcionário de carreira, especialista na área de energia e nunca teve qualquer cargo ou vinculação política.
Agora a defesa está aguardando a citação do Sr. Celso para tomar conhecimento das imputações e do processo para apresentar todos os documentos que permitirão ao Juiz absolve-lo sumariamente”.
CurtirCurtir
Ahhhhh restruturação vem ai!!!! Exterminam assacinando todos os policiais dignos e abrem concurso para novos policiais essa eh a reestruturação! Quem fica plantando essa idéia aqui no flit deve ser alguém do governo interessado em criar uma falsa esperança para nos! Não somos trouxas não! Depois do estelionato que foi o nível universitária, quando o delegado geral veio a público por meio de suas monções, fez um barulho danado e quando vimos depois de quatro meses nada de salário digno, a restruturação vem ai esperem sentados, estão criando um grupo de estudos…logo logo vem
CurtirCurtir
colega….. você “assacinou” o português!!!
(rs rs rs)
CurtirCurtir
PQP! conheço agente que investiga melhor do que investigador é por isso q esta porra não melhora, será q não tem nenhuma autoridade de verdade pra fazer esta reestruturação:
A Polícia Civil do Estado do Minas Gerais é uma das polícias do Estado do Minas Gerais, Brasil, órgão do sistema de segurança pública ao qual compete, nos termos do artigo 144, § 4º, da Constituição Federal e ressalvada competência específica da União, as funções de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, exceto as de natureza militar1 .
Índice [esconder]
1 Planos de carreira
2 Organização policial
2.1 Estrutura básica
2.2 Delegacia de policia
2.3 Investigação especializada
2.4 Operações especiais
2.5 Constatação científica
3 Referências
4 Ver também
5 Outras Instituições
6 Ligações externas
Planos de carreira
de forma ascendente 2
Delegado de Polícia
Nível I > Nível II > Nível Especial > Nível Geral
Médico Legista:
Nível I > Nível II > Nível III > Nível Especial
Perito Criminal:
Nível I > Nível II > Nível III > Nível Especial
Agente de Polícia:
Nível I > Nível II > Nível III > Nível Especial
Escrivão de Polícia:
Nível I > Nível II > Nível III > Nível Especial
Auxiliar de Necropsia:
Nível I > Nível II > Nível III > Nível Especial
Obs.: Observa-se que o cargo de Agente de Polícia é uma denominação nova na polícia civil mineira, pois levava o nome de DETETIVE (mantendo-se o mesmo plano de carreira, ou seja, Classe I, II, III e Especial). Os antigos cargos de Identificador, Vistoriador e Carcereiro foram incorporados ao cargo de Agente de Polícia.
Existem cargos comissionados em todas as carreiras acima denominadas. Delegado pode ocupar o cargo comissionado independente de sua classe, como: Delegado Adjunto de determinada delegacia, chefe de departamento ou até mesmo Delegado Regional. Já Escrivão de Polícia pode ser nomeado chefe de cartório. E por fim, Agente de Polícia poderá ser sub-inspetor de Agentes ou até mesmo Inspetor de Agentes.
Organização policial
Ficheiro:PCMG 2.jpg
Viaturas da Polícia Civil
Estrutura básica
– Gabinete do Chefe de Polícia
– Conselho Superior de Polícia Civil
– Assessorias
– Superintendência-Geral de Polícia Civil
– Superintendência de Polícia Técnico-Científica:
– Instituto de Identificação
– Instituto de Criminalística
– Instituto Médico-Legal
– Superintendência Regional de Polícia Civil:
– 1º Departamento de Polícia – Belo Horizonte
– 2º Departamento de Polícia – Contagem
– 3º Departamento de Polícia – Vespasiano
– Departamento de Investigações
– Departamento de Registro e Controle Policial
– Departamento Estadual de Operações Especiais
– Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças
– Academia de Polícia Civil
– Corregedoria-Geral de Polícia Civil
– Coordenação-Geral de Segurança
– Departamento de Trânsito de Minas Gerais
(legislação pertinente)3
Delegacia de policia
A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, dirigida pelo Chefe de Polícia Civil, desenvolve os serviços públicos da sua competência, basicamente, através das Delegacias Policiais. As delegacias distribuídas pelo território estadual, são, nas suas circunscrições, o centro das investigações e dos demais atos de polícia judiciária e pontos de atendimento e proteção à população. São 24 delegacias distritais, 47 seccionais e 52 regionais.
Investigação especializada
Em apoio as delegacias distritais, surgiram as delegacias especializadas decorrentes do desenvolvimento da atividade criminosa que também se especializou, organizou-se em quadrilhas e estendeu as suas ações por largas faixas territoriais. As principais delegacias especializadas reprimem o tráfico de entorpecentes, o roubo e o furto, inclusive de automóveis, as fraudes ou defraudações, sendo certa a inclusão das delegacias de homicídios dentre essas unidades pela importância do bem jurídico protegido que é a vida humana. A Polícia Civil de Minas Gerais conta com as seguintes especializadas:
Divisão de Tóxicos e Entorpecentes
Divisão de Crimes contra o Patrimônio
Del.Especializada de Ordem Econômica
Del.Esp. de Falsificações e Defraudações
Del.Esp. de Repressão do Roubo a Bancos
Del.Esp. de Furtos e Roubos
Del.Esp. de Repressão a Sonegação Fiscal
Del.Esp. de Repressão ao Crime Informático e Fraudes Eletrônicas
Del.Esp. em Vigilância Geral
Del.Esp. em Capturas
Del.Esp. em Crimes contra a Vida
Del.Esp. em Homicídios
Del.Esp. em Repressão a Organizações Criminosas
Del.Esp. em Latrocínio
Del.Esp. em Proteção a Criança e Adolescente
Del.Esp. de Crimes contra o Idoso
Del.Esp. de Crimes contra a Mulher
Del.Esp. de Armas e Munições
Operações especiais
Existem unidades especializadas de apoio operacional para pronto emprego nas situações em que as demais unidades policiais necessitem de reforços durante diligências ou prisões de marginais, principalmente, em áreas de criminalidade violenta. Essas unidades de operações especiais, como a Patrulha Metropolitana Unificada de Apoio (PUMA) e o Grupo de Resposta Especial (GRE), pelo preparo profissional para as situações de risco e a presença permanente na linha de frente dos confrontos com a criminalidade, tendem a desenvolver um forte compromisso institucional e grande devotamento à causa da sociedade.
Constatação científica
As perícias criminalística e médico-legal integram as atividades da polícia judiciária por força do perfeito entrosamento que deve haver entre o investigador policial e o perito para a elucidação dos crimes. No Estado de Minas Gerais o segmento técnico-científico é representado por três órgãos: Instituto de Identificação, Instituto Médico-Legal e Instituto de Criminalística. Estão subordinados à Superintendência de Polícia Técnico-Científica.
CurtirCurtir
Os policiais estão sendo mortos, a violência e o crime explodindo, não é apenas a cidade de São Paulo que está sendo a capital do crimes, a região de Campinas e Baixada Santista o crime está alcançando índices absurdos, Campinas e Baixada Santista seriam as metrópoles do crimes, enquanto o governo leva e polícia e a segurança pública na brincadeira o crime explode literalmente o Estado de São Paulo.
CurtirCurtir
MORTE AOS ASSASSINOS IMUNDOS DOS POLICIAIS, SEJAM ELES CIVIS, MILITARES OU FEDERAIS, VAMOS MANDAR ESSAS LIXOS PARA O INFERNO…….
CurtirCurtir
Primeira e irrevogável exigência pra se reestruturação a policia do estado de sp:
– vencimento mínimo de dez salários mínimos para o policial em inicio de carreira;
– depois do delegado, carreira única para os demais. A final, todos ganham uma arma, uma funcional, sabem ler e manusear um computador;
– Promocao automática com vencimentos de 20 porcento dos vencimentos a cada cinco anos;
Obs: primeiro salário, segundo salário, terceiro salário, quarto …… Depois a gente pensar em ouvir qualquer outra proposta.
Vamos dar o troco. O governo goza com nossa cara. A mídia somente nos desqualifica. É o posso deseja que a gente se f…..
CurtirCurtir
SENHORES DECAPIANOS… AINDA TEM MAIS ESSA! UMA PORRA DE ESCALA PRA TOMAR CONTA DA PRENSA LÁ NO PÁTIO SANTO AMARO. COM DIREITO A MOSQUITOS PERNILONGOS, RATAZANAS, DENGUE, ENTRE OUTRAS INSALUBRIDADES. NÃO TEM BANHEIRO, ÁGUA, MERDA ALGUMA… NEM BUTECO PERTO PRA TOMAR UMA! DETALHE: DAS 18:00 ÀS 08:00H ( 14 HORAS) VAI A MERDA! QUANDO VC ACHA QUE JA VIU DE TUDO… POR QUE A EMPRESA QUE GANHOU A LICITAÇÃO NÃO TERCERIZA A SEGURANÇA NO LOCAL? DEPOIS QUEREM PRODUÇÃO! VAI TOMAR NO C… POR QUE A GLOBO NÃO NOTICIA ESTA PORRA….
CurtirCurtir
CADÊ O ANÚNCIO DA DATA BASE ?????
CADÊ A REESTRUTURAÇÃO ??????
CADÊ A AJUDA DE TRANSPORTE ?????
CurtirCurtir
A REESTRUTURAÇÃO APENAS FOI COGITADA NO FINAL DE 2013, MAS ELA NÃO VAI MAIS ACONTECER EM MARÇO, POR FALTA DE RECURSOS, OS RECURSOS SERÃO DESTINADOS APENAS PARA AS PROMOÇÕES DOS 21MIL POLICIAIS MILITARES.
É UMA PENA MAIS EM 2014 NÃO TEREMOS NEM PROMOÇÕES E NEM REESTRUTURAÇÃO, É UMA PENA…
CurtirCurtir
Por favor Dr. Guerra cria um tópico sobre o senado, e a recusa da diminuição da maioridade penal.
CurtirCurtir
Ligar na PM, relatar o que ocorreu, vão te encaminhar para o 1º DP da cidade onde o fato ocorreu, ninguém vai te questionar o que? e onde ocorreu????
CurtirCurtir
Será proposital, para que o BÓ do furto ou roubo não encontre o BÓ da “rés” apreendida por procedência duvidosa????????????????
CurtirCurtir
Este texto ficou perfeito , diz o que muitos queriam dizer.
Acabem logo com essa PC , falida , largada, liderada por porcos egoístas que não estão nem aí pra instituição, e sim interessados em aparecer na mídia como se fossem heróis.
CurtirCurtir
Presídios: OAB discute poder de facções e ouve agentes penitenciários
Brasília – Durante reunião de posse e início das atividades da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB, ocorrida na tarde de terça-feira (4), a Ordem suscitou o debate em torno de um dos temas mais importantes ligados à questão penitenciária: o nível de poder das facções dentro e fora dos presídios. O mediador da atividade foi o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia.Ricardo Breier, secretário-geral da OAB-RS e membro da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário, criticou a inércia dos governos estaduais. “Há uma clara ausência de ações efetivas nos estados. É a consequência dás más gestões nos presídios, que tanto é reflexo como também se reflete na violência que assola a sociedade. Estamos, infelizmente, diante de um ciclo. O pior desdobramento disso tudo é assustador: quem determina as regras gerais são as facções. São economicamente fortes, comandam e corrompem leis”, disse.Breier sugeriu transparência por parte das autoridades governamentais estaduais. “ É urgente a necessidade de cada estado divulgar quais grupos e facções agem em cada presídio do seu território. Porque garanto que o sistema penitenciário estadual tem essa informação. Se políticas públicas não forem implantadas com urgência, estaremos num colapso ainda mais agudo”, alertou Ricardo Escorizza dos Santos presente no encontro.Maíra Fernandes, membro da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário da OAB e do Fórum de Conselhos Penitenciários, crê que a situação chegou ao limite. “É impossível imaginarmos que pode piorar. Mas a realidade é que pode. Queremos o fim imediato dos massacres nos presídios, afinal, os detentos foram condenados à pena de prisão e não de morte. Mas apesar de perceber que os presos continuam mandando no sistema, eu já consigo enxergar uma queda de poder das facções”, opinou.
Visão dos agentes
De posse da palavra, José Roberto Neves, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen-PR), agradeceu ao convite do Conselho Federal da OAB. “Nosso maior diagnóstico no Paraná foi feito em conjunto com a Comissão de Direitos Humanos da OAB paranaense. Com base nos resultados e na nossa vivência, afirmo que o caso de Pedrinhas (MA) foi só o estopim de uma longa história em todo o Brasil”, disse.
Fernando Anunciação, oficial penitenciário e presidente da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), aponta a terceirização da mão de obra como a maior falha nos presídios. “É vergonhoso, inadmissível colocar uma empresa de vigilância para administrar o sistema penitenciário. Nada contra o vigilante, mas o preparo dele não é específico para essa lida. Os senhores, advogados, sabem o tamanho da especialização necessária para trabalhar no universo prisional”, criticou.
O membro da Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário e conselheiro Gilvan Vitorino (OAB-ES), e a presidente da Comissão do Sistema Penitenciário da OAB-TO, Ester Nogueira, também contribuíram com o debate levando ao plenário relatórios detalhados da situação carcerária em seus estados de origem.
CurtirCurtir