SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) atrasa pagamento dos tutores de cursos da Rede de Ensino a Distância (Rede EAD/SENASP)…Cadê o Ministro da Justiça, José Cardozo ? 31

Enviado em 09/02/2014 as 13:02 – Cada um deve cumprir com a sua parte

Prezado Drº Guerra

Em época de criminalidade em alta, em todos os Estados da federação, bem como no Distrito Federal, capital da União, quero aproveitar este espaço virtual, visitado por inúmeras pessoas, policiais ou não, para manifestar minha indignação, extensiva a outros tutores na mesma situação, pelos recorrentes atrasos da SENASP(Secretaria Nacional de Segurança Pública) m relação ao pagamento de seu quadro de tutores na bem sucedida ferramenta de ensino que se transformou o EAD/SENASP.

A dedicação dos tutores ao que me parece não tem merecido por parte da administração EAD/SENASP o merecido reconhecimento.

Como as entidades de governo, vez ou outra, atiram pedras umas nas outras quando o assunto é segurança pública, cada qual deveria cuidar do seu quintal, antes de olhar o do vizinho.

Gostaria que a OUVIDORIA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA fosse cientificada desse problema.

Totário da Senasp

Um Comentário

  1. Pingback: SENASP (Secretaria Nacional de Segurança...

  2. Pingback: SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) atrasa pagamento dos tutores de cursos da Rede de Ensino a Distância (Rede EAD/SENASP)…Cadê o Ministro da Justiça, José Cardozo ? | EVS NOTÍCIAS.

  3. Já tenho dez cursos do SENASP, além de não ter nada em pecúnia ainda não serve para critério de promoção.

    Curtir

  4. CORAJOSO DARLAN PAGOU COM O PRÓPRIO CARGO O PREÇO DE SUAS IRREFUTÁVEIS PALAVRAS!

    Depois de 13 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Ceará, o soldado Darlan Menezes Abrantes, de 39 anos, foi expulso da corporação no mês passado. O motivo: a publicação do livro “Militarismo: um Sistema Arcaico de Segurança Pública”, de sua autoria, no qual questiona os aspectos ainda presentes nas PMs de todo o Brasil. A demissão, publicada no dia 17 de janeiro, acontece no ano em que o golpe militar completa 50 anos.

    A demissão foi o ponto-final em um caso que começou em 17 de julho de 2012, data em que, segundo a Controladoria-Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário do Ceará, Abrantes teria distribuído exemplares do seu livro no refeitório da AESP (Academia Estadual de Segurança Pública). Tal fato levou à abertura de uma investigação dois meses depois. O então PM permaneceu em trabalhos administrativos nesse período, até ser expulso.

    Em entrevista ao R7, Abrantes negou a versão apontada pela controladoria, dizendo que distribuiu exemplares sim, mas do lado de fora da academia. Para ele, um formado em filosofia pela UECE (Universidade Estadual do Ceará), a estrutura atual ainda remete ao período da Ditadura Militar, que durou entre 1964 e 1985 no País.

    — Infelizmente, a Constituição brasileira parece ter esquecido essa parte: ela continua com a mesma segurança da Ditadura. Esta acabou, mas a nossa segurança é a mesma (…). O militarismo é exatamente como uma frase do Rui Barbosa, que coloquei no livro, e que diz o seguinte: “O militarismo é para o Exército como o fanatismo é para a religião”. Ou seja, o militarismo é uma espécie de filosofia que deixa a pessoa fanática, deixa a pessoa louca.

    Policial expulso no Ceará vê PM despreparada para conter manifestações em 2014

    “Estrutura criada na Ditadura foi até aperfeiçoada”, dizem especialistas sobre PM no Brasil

    A vocação por ser policial fez Abrantes entrar para a PM pela primeira vez em 1995. Logo no começo de carreira, segundo ele, muitos policiais mais antigos já falavam sobre o quanto “arcaica” era a estrutura da PM. Isso o fez sair pouco tempo depois, mas a necessidade financeira o fez voltar, após obter a sua formação em filosofia. Mesmo o retorno não fez os seus questionamentos diminuírem, o que motivou a publicação do livro em 2012, com cerca de 60 entrevistas com policiais militares.

    — Um professor meu mesmo, holandês e da UECE, me perguntava se eu era do Exército, e eu dizia que não, que era da polícia. Então ele perguntava se a polícia daqui tinha militarismo, porque não existe isso na Europa. Militarismo é para as Forças Armadas, é a quem ele serve. Polícia vem da palavra grega “polis”, que significa “cidade”. Ou seja, o policial para fazer a segurança do cidadão, não reprimir o cidadão como a Polícia Militar faz. Então, essas ideias foram se acumulando, tive essa ideia [do livro], publiquei e deu no que deu.

    “Fui expulso no grito”

    No livro publicado, Darlan Abrantes divide a Polícia Militar do Ceará em duas classes: a dos “senhores feudais”, como ele se refere aos oficiais, e os “escravos”, como são identificados os praças e soldados. A razão de tais atribuições seria o excesso de benefícios aos oficiais e a falta de direitos aos soldados da corporação. Ele cita uma situação pessoal para ilustrar o problema.

    — No meu treinamento, sabe o que um oficial fez comigo? Pegou uma folha em branco e disse “Darlan, aqui estão todos os seus direitos”, em uma folha sulfite em branco, e jogou na minha cara. Para você ver. Coloquei no livro que “a escravidão ainda existe no Brasil e mora na PM”. Do subtenente para baixo, o soldado não tem direito a nada. Oficial manda e desmanda, é escravidão mesmo.

    Ele completa:

    — Tem uma frase de um colega meu que achei muito interessante: “Sou policial por vocação e militar por obrigação”. Ou seja, eles têm vocação para serem policiais, mas o militarismo é um sistema que… teve um argentino que veio aqui e até disse que sabia que não seria mais convidado a vir para cá, mas ele disse que o militarismo na polícia trava o policial. É tanta ordem, tanta picuinha, você vai trabalhar e fica pensando no boné limpo, na bota. Tive um colega meu que foi preso porque o boné estava sujo, 24 horas nas ruas pensando nisso. São coisinhas idiotas.

    Questionado pela reportagem sobre o status “repressor” e “violento” que a PM possui, sobretudo nas periferias e comunidades carentes de todo o País, o policial vê essa constatação como justificável. Ele coloca o próprio caso como um exemplo de “falta de liberdade de expressão” e uma postura “antidemocrática” por parte da atual estrutura militar. Tal fator contribuiu para a formação incompleta de muitos soldados, na opinião dele.

    Livro gerou polêmica na PM do Ceará
    Livro gerou polêmica na PM do Ceará
    Reprodução/Facebook
    — A minha colocação é que eu sou a prova que a Polícia Militar não respeita liberdade de expressão. Eu sou a prova disso. Ela não respeita a democracia. O grande questionamento é que como uma polícia antidemocrática pode fazer a segurança de uma sociedade democrática? A questão do livro é essa, ao longo de todo ele. É o que você vê nas ruas, uma polícia antidemocrática que não sabe agir com uma população democrática. Por isso que você vê tanto escândalo nas manifestações, tanto policial batendo em manifestante, jornalista. Essa polícia não dá mais. É uma polícia que parece que solta pit bulls nas ruas, para querer pegar os cidadãos.

    Embora demitido, Abrantes ainda está recorrendo da decisão, na tentativa de retomar o seu posto dentro da Polícia Militar cearense. Apesar das críticas feitas por ele em seu livro, ele diz que dois motivos o fazem ainda querer voltar ao antigo emprego: a questão financeira e a vocação, a qual, segundo ele, vai além do militarismo. Nem que seja para seguir em trabalhos administrativos, como vinha fazendo, estando longe do que gosta, que é estar nas ruas.

    — É como te falei, é vocação de policial, mas não pelo militarismo. E também continuar esclarecendo policiais diretamente. Muitos, por conta do militarismo que faz uma lavagem cerebral, têm que explicar devagarinho para eles entenderem, a se libertarem, digamos assim (…). Encontrei um militar na rua, pessoal de moto chegou, perguntando como eu estava, e falei que estava tudo bem. Eles me incentivaram a seguir na Justiça, continuar na luta (…). Bem, se não puder voltar, provavelmente, quando sair esse resultado, acho que vou dar aula.

    “Legalista”, PM diz que soldado cometeu crimes militares

    Representando a Polícia Militar do Ceará, o relações-públicas da corporação, tenente-coronel Fernando Albano, disse ao R7 que a expulsão do soldado Darlan Abrantes apenas seguiu de acordo com o que está previsto nos códigos militares. Segundo ele, a controladoria é um órgão independente e que, ao final das investigações, nas quais foi fornecido “amplo direito de defesa” ao PM, foi apenas cumprida a decisão de expulsão, baseada nas provas do processo militar.

    — Se você cometeu algum ato que foi em desacordo com o decoro da sua classe, obviamente você tem que ser punido. Ele [Abrantes], no bojo do processo, foi circunstanciado [por envolvimento em] tudo isso. Nada foi feito de forma intempestiva, açodada ou ilegal. Pelo menos foi o que a trinca processante ao final opinou e, assim, respaldou a sua decisão de forma legal, dentro dos valores da PM, dentro do que está estabelecido no nosso Código Disciplinar e no Código Penal Militar.

    Leia mais notícias de Cidades

    Embora Abrantes alegue não ter distribuído livros dentro da unidade e que não existam provas de qualquer irregularidade em sua conduta, Albano discorda e garante que a decisão de expulsão apenas atendeu a uma orientação do órgão que apurou o caso.

    — Ele distribuiu [os livros] dentro da Academia Estadual de Segurança Pública, sem autorização do comandante da unidade. Ele tem obrigação de pedir a autorização, além de, no livro, ele ter tecido várias críticas. Ele foi deselegante e cometeu o crime de publicar ofensas, o que configura em crime militar. Ele ofendeu superiores da PM através do livro.

    O relações-públicas da PM procurou não comentar as acusações do soldado, como a de que a corporação seria “antidemocrática”. Ele comentou ainda que o caso continue sendo discutido e que, caso Abrantes reverta a situação na Justiça, a polícia irá reintegrá-lo.

    — Ele foi um soldado. Querendo voltar… como falei, somos uma instituição legalista. Se ele conseguir junto à Justiça a sua reintegração à Polícia Militar, só nos caberá cumprir. Ele será reintegrado. Mas isso será decidido em nível de Justiça, terá uma série de questionamentos e posições.

    http://noticias.r7.com/cidades/expulso-por-defender-desmilitarizacao-pm-desabafa-temos-a-mesma-seguranca-da-ditadura-09022014

    Curtir

  5. A maioria dos inscritos nos cursos do SENASP são policiais do Estado de São Paulo, mais os policiais de São Paulo não fazem jus aos R$400,00 e outra, esses cursos não contam para promoção, os cursos do SENASP não acrescentam nada aos policiais de São Paulo, mesmo a maioria dos participantes sendo policiais de São Paulo, nos policiais assíduos participantes dos cursos do SENASP, não temos vantagem nenhuma em participarmos desses cursos, resumindo esses curso não servem para porra nenhuma…

    Curtir

  6. Os agentes da S.A.P recebem praticamente o mesmo salário que nos policiais, porque os agentes da S.A.P inscritos no programa do SENASP recebem os R$400,00 e nos policiais não?

    Curtir

  7. karlap disse:
    09/02/2014 ÀS 23:00
    VOTAÇÃO DO PROJETO LEI 300/2014

    AMIGOS, IRMÃOS , O PROJETO LEI 3OO/2014 , QUE VERSA SOBRE A REESTRUTURAÇÃO , TRARÁ MELHORAS SIGNIFICATIVAS PARA NOSSAS CARREIRAS , VEJA A TABELA SALARIAL :
    INVESTIGADOR E ESCRIVAO – 6500,00
    AGENTES DE POLICIA 4500,00

    ISSO SERÁ UM AVANÇO , TENHAMOS BOM ANIMO E NOS REUNAMOS PARA GRANDE VOTAÇÃO QUE SE REALIZARÁ EM 30 DE FEVEREIRO DE 2014 , DISSE DIA 30, CONTO COM TODOS VOCE , FORÇA , FÉ NO DIA 3O DE FEVEREIRO . .

    ——————————————————————————————————

    SHERLOCK HOLMES, ESTA KARLAP SUPEROU VOCE NA FUMAÇA HEIN KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  8. A carreira de carcereiro já foi reestruturada rsrsrsrsrs…Foram extintos de vez do Estado de São Paulo…Agora essa reestruturação para o dia 30 de fevereiro, só se for em um ano trisexto rsrsrsrs…

    Curtir

  9. Respondendo a Escrivã Gatinha: Só faz jus aos R$400,00 do SENASP os inscritos que recebem até R$3.200,00 líquidos de salário mensais, por essa razão os agentes penitenciários faz jus aos R$400,00 do SENASP. A Polícia Civil não reconhece os cursos do SENASP com valor de promoção por não ter a mesma qualidade dos ministrados pela Academia de Polícia. Espero ter esclarecido a todos.

    Curtir

  10. Desperado – Errata, só recebe os R$400,00, o Policial que ganhar ATÉ 1.700,00 LÍQUIDOS, conforme dispõe o ciclo 30 do SENASP, já que o ciclo anterior era pra quem recebia isso Bruto, tendo essa benese que em termos atinge apenas GCM´s e Alguns ASP além dos fodidos que pagam muito de pensão alimentícia.
    O curso não vale de nada, exceto conhecimento profissional, fiz 1 curso e farei vários ainda enquanto eu tiver gás e estiver motivado vou fazendo os cursos que posso fazer tanto pelo SENASP e pela ACADEPOL, já os cursos pagos só no dia em que a Divisão/Seccional pagar pra mim rsrsrsrsrsrsrs

    Curtir

  11. Fiz alguns cursos, pelo senasp, e quando perguntei em nossa administração, recebi a informação de que nada, serve para nosso prontuário, assim, abandonei os cursos, e passei a fazer outra faculdade, com o intuído de sair desta porcaria de instituição.
    Policia civil, um dia ela vai ferrar vc.

    Curtir

  12. Não faço, não fiz e nunca farei curso algum, seja ele ministrado pela SENASP ou da loucademia de pelúcia, em vez de perdem tempo com estas m…todas que no frigir dos ovos não resulta em um centavo a mais no meu salário, ou para promoção, eu prefiro mil utilizar o meu tempo para fazer bico, combino a carga horário dou o meu preço e recebo o combinado, com garantia de por algum no bolso, estes cursos não sevem para phorra nenhuma.
    Todas as senhas do INFOSEG dos pasteleiros, lá da minha pastelaria, foram canceladas, dizem que para que conseguir uma nova senha você tem que ter 200 cursos da SENASP e ainda apresentar mapa astral, exame de sangue, ou seja, certidão negativa do SERASA e mais um montão de m….só para conseguir a tal senha.
    Então para que perder tempo fazendo cursinho on-line de jogos que não presta para nada, melhor seria fazer curso de jogos de tabuleiros ou de cartas, seria menos perda de tempo.

    Curtir

  13. EM SÃO PAULO TEMOS LADEIRÃO DO MORUMBI….ALMIRANTE DELAMARE….
    QUE INVEJA DA SUÍÇA!

    Curtir

  14. Porra sherlock ! dia desses vc. alardeou uma tal de reestruturação para abril, sitou o dia 7 (sete) para promulgação ! Agora, diz que é tudo fumaça ! O cara , vc. é mais um que não sabe o que escreve ! ou é mais um bipolar postando no flit?

    Curtir

  15. Acabou a gasolina, acabou o alcool e agora cruzemos os braços para o serviço, com meu carro não trabalho,kkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Curtir

  16. Os ASP ao fazarem o curso do SENASP contam como critério para promoção.
    Precisamos da PLC 23/09
    Reestruturar as carreiras,
    Planos de carreiras,
    Aposentadoria especial

    Curtir

  17. Realmente, a PM é instituição antidemocrática e anticonstitucional. Os Oficiais da PM são contra a Constituição Federal e Constituições Estaduais. A maioria dos Oficiais ignoram os preceitos constitucionais. Para os Oficiais, esses ficariam muito felizes, se os xadrezes nos quartéis e punições aplicadas como o silêncio, chibatadas e o fornecimento da ração de pão e água retornassem como no passado quando aplicavam aos praças. Aos pesquisadores, é só procurarem os anais das punições como eram aplicadas no passado. O Estado de direito vai ter vergonha desse passado.

    Curtir

  18. SHERLOCK HOLMES e KARLAP ESTÃO VENDENDO FUMAÇA GERAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    karlap disse:
    09/02/2014 ÀS 23:00
    VOTAÇÃO DO PROJETO LEI 300/2014

    AMIGOS, IRMÃOS , O PROJETO LEI 3OO/2014 , QUE VERSA SOBRE A REESTRUTURAÇÃO , TRARÁ MELHORAS SIGNIFICATIVAS PARA NOSSAS CARREIRAS , VEJA A TABELA SALARIAL :
    INVESTIGADOR E ESCRIVAO – 6500,00
    AGENTES DE POLICIA 4500,00

    ISSO SERÁ UM AVANÇO , TENHAMOS BOM ANIMO E NOS REUNAMOS PARA GRANDE VOTAÇÃO QUE SE REALIZARÁ EM 30 DE FEVEREIRO DE 2014 , DISSE DIA 30, CONTO COM TODOS VOCE , FORÇA , FÉ NO DIA 3O DE FEVEREIRO . .

    ——————————————————————————————————

    SHERLOCK HOLMES, ESTA KARLAP SUPEROU VOCE NA FUMAÇA HEIN KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkk

    Curtir

  19. Avatar de Thoreau do laboratório núcleo terceirizado de estudos especialistas em poltronas ar condicionado bio ético sustentável ficção Thoreau do laboratório núcleo terceirizado de estudos especialistas em poltronas ar condicionado bio ético sustentável ficção disse:

    Não existe nenhuma perspectiva a curto prazo de evolução, justiça, razão para:

    NU

    NJ

    14 carreiras

    justa remuneração . . . não existe . .2014 acabou . . .

    a única coisa que existe é a mansidão, covardia, em enfrentar

    este desgoverno kriminoso srs desde 19888 pcc$$$$$$$db e pes associados

    desgovernando para o krimi

    cooptando as funções essenciais do istadu e delegando à a$$cips ong$$$ e a$$$$$emelhados

    àquilo que um estado social teórico deve fazer . . . portanto

    a ÚNICA COISA QUE NOS RESTA FAZER É NO MÍNIMO

    PARALISAR POR COMPLETO A SEGURANÇA PÚBLICA DA BRUZUNDANGA

    POIS DESDE A POSSE DO PARTIDO DO KRIMI PCC$$$$$$DB

    É ISTO QUE ELES QUEREM e produzem. . .parafraseando

    PCC$$$$$$$db escreve errado por linhas certas . . . .

    A quantidade de krimis é proporcional a quantidade de kriminosus que nos desgovernam . . .

    e se eu estiver enganado me digam

    Curtir

  20. Avatar de Thoreau do laboratório núcleo terceirizado de estudos especialistas em poltronas ar condicionado bio ético sustentável ficção Thoreau do laboratório núcleo terceirizado de estudos especialistas em poltronas ar condicionado bio ético sustentável ficção disse:

    Os banqueiros fugiram

    FUGIRAM . . .

    pela primeira vez na história do mundo da bruzundanga . . .

    os que matam e executam tiveram que fugir

    pq fugiram ?????

    1- Capital, terra, dinheiro, riquezas, HOTS. . . CHILDS ???

    2- aparência de qualquer estado para agradar a central OONNUU

    3- poder da violência, justiça, sistema eleitoral, administração, tributação, polícia

    4- os escravos, a massa, as vitimas, o gado para trabalhar, pagar impostos derrama

    e participarem da grande arena genocídio onde são obrigados a matar e morrer

    para as delícias do REI alcool in mim dead ou alcool in id amim dada e seus asseclas . . . .

    PQ NA ISLÂNDIA ISTO NÃO ACONTECE ????

    Curtir

  21. Esses cursos do SENASP são a maior enganação, servem pra nada! Esse limite de R$1700,00 é uma aberração, policial ganhar R$1700,00 é uma heresia, não faço esses cursos nem a pau, esses cursinhos lixos foi o que a Presidente Dilma fez pela segurança pública em 4 anos, é uma piada. SENASP a maior enganação do ministério da justiça, não caiam nessa, e nem percam seu tempo com essas porcarias, afinal aprovar a PEC300 aquela vaca não quer! O ideal seria uma greve nacional bem orquestrada na COPA, para presidente aprender a dar valor e a não levar a segurança pública na brincadeira.

    Curtir

  22. ENQUANTO MAJOR OLÍMPIO ENDURECE COM A BANDIDAGEM SENADORA PETRALHA QUER AUTORIZAR FURTOS

    VÃO TODOS PETRALHAS PARA PUTA QUE OS PARIU!

    Autor(a): SENADORA – Ana Rita
    Ver imagem das assinaturas Download do documento em PDF

    Ementa: Altera o art. 155 do Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal, para estabelecer penas alternativas no caso de furto de coisa de pequeno valor.

    Explicação da ementa:
    Clique para abrir / ocultar a explicação da ementa Clique para abrir / ocultar a explicação da ementa
    Assunto: Jurídico – Direito penal e processual penal
    Data de apresentação: 16/02/2011
    Situação atual: Local: 23/12/2013 – Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
    Situação: 23/12/2013 – AGUARDANDO DESIGNAÇÃO DO RELATOR
    Tramita em conjunto com:
    Clique para abrir / ocultar lista de matérias anexadas Clique para abrir / ocultar lista de matérias anexadas
    Indexação da matéria:
    Ver a indexação da matéria Clique para ver/ocultar a indexação da matéria

    http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=99147

    REPASSEM PARA SEUS AMIGOS VIA EMAIL – FACEBOOK – TWITTER – WHATSAPP – WECHAT – EOCARALEOA4

    Curtir

  23. Ao invés de criarem leis que reprimem e impõem a ordem, esses filhos da puta só afrouxam as leis e as penas, afinal estamos seguindo firmes rumo a sermos um México e a inevitável guerra civil, de um lado o povo de bem contra os bandidos protegidos pelo sistema e pelo direito dos manos.

    Curtir

  24. Ônibus é incendiado na Zona Norte de SP, é o 36º ônibus incendiado em São Paulo desde o dia 1º de janeiro, ataque ao coletivo ocorreu na Brasilândia, segundo a Polícia Militar.

    Do G1 São Paulo – 41 comentários
    10/02/2014 16h45 – Atualizado em 10/02/2014 17h42

    Um ônibus foi incendiado por volta das 13h15 desta segunda-feira (10) na Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, de acordo com informações da Polícia Militar. O ataque ao coletivo ocorreu na altura do número 800 da Rua Ibiraiaras. É o 36º ônibus incendiado em São Paulo desde o dia 1º de janeiro.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/02/_onibus-e-incendiado-na-zona-norte-de-sp.html

    Curtir

  25. na bruzundanga

    Desgraçada fdp tem a mão manchada com o sangue do Kosel

    outra fdp igual a eluisio o cagueta alcool in mim e todos os pes associados fdps

    ela pode sequestrar, aterrorizar, torturar. .. mas agora ela é vidraça !!!!

    sic . . .

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/129746/No-Twitter-Dilma-aciona-PF-e-bate-duro-em-v%C3%A2ndalos.htm

    “Não é admissível que os protestos democráticos sejam desvirtuados por quem não tem respeito por vidas humanas”, escreveu a presidente . . .

    do krlh fdp vk sgraç4d4 . . .vc ensinou a fazer isto desgraçada . . .vc ensinou a m4t4r , , ,

    Curtir

  26. Guerra, é uma vergonha, o último ciclo da Senasp terminou em novembro do ano passado e até agora existem tutores sem receber. CALOTE FEDERAL

    Curtir

Os comentários estão desativados.