PEC 51 – Ganso é um animal muito versátil, canta, voa, nada… faz tudo, e tudo mal 65

Brasil – O país dos Gansos

Quanto mais o tempo passa, mais eu tenho a convicção que vivemos num país-piada, atualmente um país ganso….

Mas por que Ganso?

Ganso é um animal mutio versátil, canta, voa, nada… faz tudo, e tudo mal.

No Brasil o povo é igual, aqui TODO mundo sabe um pouco de tudo, sabe palpitar desde a escalação de um time de futebol, até a decisão do mensalão, sem conhecimento, sem estudar, sem embasamento… tudo na teoria do “eu ouvi o galo cantar…”

Quando se fala nessa PEC 51 e os seus defensores, vemos sempre a mesma ladainha : “lá fora é diferente”, “lá fora é assim”… por acaso quem faz essas citações conhece o TODO, todo o sistema penal e de investigação criminal?

Vamos para um exemplo mais próximo, que tal a COLÔMBIA? Lá a polícia foi remodelada pelos americanos, ou seja, eles implementaram o “melhor modelo de polícia” para a Colômbia combater o narcotráfico, certo? Por acaso desmilitarizaram a polícia? Adotaram na polícia da Colômbia a estrutura das polícias americanas? NÃO.

Essa PEC 51 É LINDA… Acaba com a meritocracia, com o critério objetivo de nomeação para cargos. Transforma a ascensão profissional em uma caixinha preta, onde amigos poderão assumir cargos de chefia por “mérito” e bom desempenho… esquece, de forma explícita, todo os males da burocracia brasileira – que nunca foi eficiente e justa – achando que essa irá alçar bons policiais para o topo de carreira…. acorda Alice….

Quer ascender profissionalmente, estude…

Depois do bolsa-família querem criar o bolsa-polícia… Eita paisinho atrasado….

TADEU SOARES

Um Comentário

  1. Chega a parecer piada. A PEC 51 tenta acabar com um a antiquadíssima divisão de carreiras que existe nas polícias. Me parece um classista chamando essa revolução própria de “um país atrasado”. Como se a coisa estivesse boa mesmo com a existência de carreiras, em especial a dos Delegados, no caso da Polícia Civil, com alta taxa resolução de crimes e de delegacias que se assemelham à cartórios mal geridos.

    Curtir

  2. Legal é continuar como retardatário da história.
    Se está uma merda que continue uma merda só porque é bom para alguns manterem suas mordomias.

    Curtir

  3. Snif, Snif, Snif.
    Já era cara palida.
    Para ser chefe se essa PEC passar vai ter que amassar barro nas fileiras, pelo menos no mínimo sentar ao lado do protelariado no curso de formação policial.
    Isto é um avanço.

    Curtir

  4. ATÉ O DIREITO PODE SOFRER INFLUÊNCIAS EXTERNAS.

    Caro Tadeu, não se amofine , meu querido, num mundo globalizado era de se esperar que outros modelos de prestação de serviço policial fossem colocados em comparação ao modelo existente no Brasil. E certo que por aqui se tem maior cuidado com livros , do que com o resultado das investigações. Nas correicoes ordinárias são mais importantes as assinaturas do que as pistas colhidas efetivamente para a apuração dentro de um inquérito policial, isso porque na maioria das vezes o delegado não participa das apurações e somente assina ao final. Investigações dependem sim de conhecimentos multidiciplinares e com relação ao post ” MAIS REALISTA QUE O REI” só posso imaginar que existam aqueles que acreditam que ainda estamos no Brasil imperial, e que a verdade deve vir de umser superior…. UM DELEGADO…KKKKK.

    Curtir

  5. Mas no primeiro mundo esse papo de promoção já é aplicado faz décadas não? Pelo que ouvi certa vez o chefe de polícia é promovido da carreira, ou será que não? Será que nos países do primeiro mundo o chefe é concursado igual aqui?

    Curtir

  6. SEGUNDO INFORMAÇÕES, OBTIDAS NO CONGRESSO, MESMO COM O LOB DOS DELEGADOS E OFICIAIS, A PRESIDENTE DILMA IRA APROVAR A PEC 51/2013, pelo simples fato de acabar de vez com o militarismo. QTO A CARREIRA ÚNICA, NÃO E DE GRANDE IMPORTÂNCIA AO GOVERNO FEDERAL, AS CARREIRAS DE DELEGADOS E OFICIAIS, SAO SUBSTITUÍVEIS, SEGUNDO O GOVERNO FEDERAL.
    DAI PODEMOS ESPERAR MUDANÇAS RADICAIS, ESTAS POR SUA VEZ, IRÃO PREJUDICAR OS INVESTIGADORES E ESCRIVÃES, QUE ESTÃO EM PRIMEIRA E CLASSE ESPECIAL, POIS SERÃO MANDADOS GANHANDO UM POUCO A MAIS PARA ASSUMIR OS PLANTÕES, MAS DESTA VEZ, TENDO QUE PRESIDIR FLAGRANTES, TOCAR INQUÉRITOS, ETC, E COMO ESTÃO EM FINAL DE CARREIRA IRÃO APOSENTAR NOS PLANTÕES DA VIDA.
    COMO SEMPRE OPERACIONAL SÓ TOMA NO C………..

    Curtir

  7. POVÃO NAS ESTRADAS, FACULDADES, AEROPORTOS, PRAIAS, RESTAURANTES E AGORA NOS CARGOS DE COMANDO, O BRASIL SE PREPAROU PARA ISSO?

    Farei um primeiro aparte na nossa Polícia Civil Bandeirante:

    Os tiras N.U puros são em sua maioria medrosos na hora de irem dar uma cana não raro desprovidos de tirocínio policial, não são astutos e invariavelmente são ludibriados pela vagabundagem que ‘arreia’ no ouvido desses coitados tudo aquilo que lhes convém e pasmen, estes ainda colocam no papel.

    Ultimamente as melhores investigações tem sido feita por Carcereiros Policiais que são Nível Fundamental.

    As últimas turmas de Investigadores NU puros na verdade prestam concurso para Investigador devido terem fracassado na área de seu diploma de origem. Antigamente os Tiras 2º Grau concorriam com milhares de candidatos e tinham de ser astutos na preambular e ainda mais na oral(não vamos entrar na famigerada discussão de apadrinhados isto são outros quinhentos) que tinham que entrar na raça para se superar e superar os ‘percalços’ – em resumo – o cara tinha que ser de bom raciocínio.

    Hoje balizaram o ingresso na Polícia Civil por baixo e tornaram os Investigadores Burocratas que são mais servíveis no Cartório ou no Balcão de Atendimento Policial(com a devida vênia aos mais antigos alocados nessas repartições policiais devido a falta de QI – quem indica).

    Por que não prestigiar Escrivães e Investigadores com determinada cota de acesso à Carreira de Delegado de Polícia? Deveria haver uma reserva afim de que a experiência do cotidiano investigatório sob o olhar de um outro prisma, possa ser compartilhada com os dirigentes da instituição.

    Agora fazendo uma abordagem à nível nacional:

    Se a porteira abrir na Federal poderá ser o próximo passo para que toda engenharia de pessoal militar seja revista, contudo é inegável que tentarão mexer num vespeiro, um sistema elitizado de comando herdado da época de nossa colonização, afinal tanto na esfera civil quanto na esfera militar do funcionalismo público nacional, estadual e municipal desde que nossa terra passou a ser organizar há o ingresso no cargo de comando e o ingresso no cargo de comandado e para conseguir alterar isso será bem difícil.

    O PT primeiro fez o povão entrar para sua casa própria, depois fez ter seu carro, depois fez o povo conseguir chegar na faculdade, depois compartilhou aeroportos, restaurantes e praias, será que agora conseguirá colocar o POVÃO nos cargos de comando das instituições republicanas brasileiras?

    Curtir

  8. São Paulo terá disputa acirrada nas eleições de 2014
    Por iG São Paulo , Aldo Fornazieri* | 06/01/2014 06:00
    Texto
    21 pessoas lendo
    13
    Comentários

    Parcela do eleitorado paulista anseia por mudanças, mas não conseguiu vislumbrar, até o momento, uma alternativa

    As eleições para o governo do Estado de São Paulo, em 2014, deverão implicar uma dura batalha. O cenário atual indica que o governador Geraldo Alckmin entrará na disputa na condição de favorito. Mas depois de quase 20 anos de governos tucanos e de um certo marasmo na política estadual, abrem-se brechas para mudanças. A permanência de um mesmo partido por muitos anos no poder provoca um desgaste natural e uma acomodação política e administrativa. O governo e o partido perdem parte de sua vitalidade. O escândalo do cartel do Metrô também provoca desgaste no governador, mas não ao ponto de tornar-se um fator capaz de decidir as eleições.

    Conheça a home do Último Segundo

    Desta forma, parcela do eleitorado paulista anseia por mudanças de rumos na condução política e administrativa do Estado. Mas este eleitorado não conseguiu vislumbrar, até o momento, uma alternativa capaz de geral confiança suficiente para que se transforme em uma aposta segura. As oposições procurarão gerar essa alternativa no próprio decurso da campanha.

    Assim, a conjuntura eleitoral no Estado de São Paulo será ambígua: parte da sociedade quer a continuidade do atual governo e parte da sociedade quer mudanças. Isto abre a perspectiva de uma disputa acirrada e para uma decisão no segundo turno, algo que não vinha ocorrendo desde 2002.

    Quem se credenciará para ser o principal oponente de Alckmin também é uma questão em aberto. O PT, cujo candidato deverá ser o ministro Alexandre Padilha, é um partido forte e tem estrutura de campanha. Já Paulo Skaf, que deverá ser o candidato do PMDB, vem semeando sua candidatura há alguns anos com uma forte presença na mídia em anúncios da Fiesp.

    Salvo surpresas, que sempre podem ocorrer em eleições, o quadro principal de candidaturas deverá girar em torno desses três nomes. Há que se prestar atenção sobre os rumos do PSB: para encorpar a candidatura presidencial de Eduardo Campos, a lógica recomenda que lance um candidato próprio em São Paulo.

    É preciso acompanhar também os prováveis protestos de rua, que deverão ocorrer já durante a copa. Eles poderão influir sobre o rumo das campanhas e sobre as opções de voto. E tendo em vista o baixo prestigio dos políticos e a crise de representatividade das instituições, é bastante provável que haja um aumento dos votos nulos e branco e do abstencionismo no dia das eleições.

    *Aldo Fornazieri é cientista político e professor da Escola de Sociologia e Política

    Curtir

  9. BEL.INVESTIPOL

    Primeiro: Presidente da República não mete o bedelho em emenda constitucional, sequer há sanção presidencial para essa espécie normativa. Aliás, o máximo que o chefe do executivo pode fazer é apresentar uma PEC (projeto de emenda constitucional), e neste caso sequer foi proposta pelo executivo. Então a Dilma não aprova nada nesse sentido, em que pese, óbvio, ter muitos parlamentares nas mãos.

    Segundo: Trata-se apenas de uma PEC, e nada mais. O procedimento de discussão disso é gigantesco, passando por comissões temáticas, onde serão avaliadas uma infindável gama de variantes, orçamento público, ingerência excessiva da esfera federal , constitucionalidade, extinção de cargos, direito adquirido, etc, etc, etc). Só depois passa-se a uma discussão plenária, onde após todo um trâmite extremamente rigoroso, passa-se a uma votação, devendo haver um quórum qualificado altíssimo para a aprovação em dois turnos, em ambas as casas.

    Bom, quanto ao âmago da questão, uma breve análise. Desconstitucionalizar as polícias é perigoso e pode realmente vai ficar realmente uma beleza. Cada governo estipula a Polícia que quiser. No mais, imaginem em nosso país provincial uma polícia controlada por prefeitos, dá pra imaginar nos rincões como será o negócio.

    Ademais, nosso federalismo é extremamente concentrado no âmbito da União. Os municípios quase não arrecadam (exceto alguns, óbvio), ou seja, são fraquíssimos economicamente. Para se ter uma ideia, em conversa com um prefeito de uma cidade de médio porte, quase 200 mil habitantes, este me confidenciou que o orçamento anual é de apenas 30 milhões de reais, e se não fosse ajuda federal, mal daria para pagar as pequenas contas. Imaginem financiar uma polícia! É só olhar o salário de alguns funcionários municipais para perceber o que será da polícia e de seus servidores.

    Finalizando, os adeptos da PEC criticam o comando da investigação nas mãos de uma bacharel em Direito, mas se esquecem que, transversalmente, o comando ficará nas mãos de outro bacharel em Direito, um Membro do Ministério Público.
    Aqui nem vou citar outros aspectos relacionados a essa pseudo meritocracia ventilada por alguns, pois no Brasil sabemos quem são as pessoas que costumam ser agraciados com chefias e cargos de confiança.

    O melhor seria é aproximar os salários dos operacionais dos delegados, valorizar mais as funções e desburocratizar o inquérito. Ficar querendo adotar um modelo de primeiro mundo num país de centésimo mundo não vai funcionar. Isso aí é apenas para dar satisfação aos grandes entendidos da segurança pública e aumentar o poder de alguns.

    Curtir

  10. REESTRUTURAÇÃO

    DELEGADO DE POLICIA
    ESCRIVAO DE POLICIA
    INVESTIGADOR DE POLICIA
    AUXILIAR DE POLICIA ( AGENTE, CARCEREIRO, OPTEL) – FUNÇÃO: ATENDER PÚBLICO, TELEFONE, B;O, I.P, DIRIGIR VIATURA!!!

    OBS: NÃO PRECISARIA CONTRATAR MAIS FUNCIONÁRIO E BASTARIA VALORIZAR OS POLICIAIS!!!

    Curtir

  11. CARREIRA ÚNICA TAMBÉM NA JUSTIÇA E NO MINISTÉRIO PÚBLICO.

    Que tal, o oficial de promotoria virando promotor?

    E o motorista do fórum passando a escrevente e depois a juiz?

    KKK – valha-me esse Lindenberg Farias – PT do RJ que fez essa pec 51.

    Curtir

  12. Pingback: PEC 51 – Ganso é um animal muito v...

  13. Pingback: PEC 51 – Ganso é um animal muito versátil, canta, voa, nada… faz tudo, e tudo mal | EVS NOTÍCIAS.

  14. kkkkkkk! “os amigos serão beneficiados e terão cargo de chefia” e hoje é diferente? só chega a especial quem tem correria política, pedigree de pai especial, ou adulador do rei, alguns que chegam lá, mal passam de um divisionário de porra nenhuma, servindo de despachador extra oficial do chefe! “de ordem do sr. Dr….”

    Curtir

  15. voçês acreditam no papai noel?, voçês se lembram da PEC 300?, coincidência ; não é mesmo?

    deixem de ser bobinhos…

    se não se lembram da pec 300, procure-a no google, ai ficarão sabendo;

    parem , acordem , isso nunca vai ser aprovado, é só para ganhar nossos votos , as eleições estão chegando,

    êles vão enrrolar , enrrolar, enrrolar, e daqui a uns 23 anos garanto que não chegaram a um acordo , e nós como trouxas aqui esperando, como muitos estão esperando aquela enrrolação da pec 300 , até hoje nos iludimos com éla , e olhe que ja faz um tempão que teve inicio esta enrrolaçao conosco

    Curtir

  16. Tadeu,

    Desculpe, mas gostaria de discordar em alguns pontos dos seus argumentos.

    1. Dizer que a PEC 51 acaba com a meritocracia significa dizer que o Estado é incapaz de avaliar e promover, mas então como é capaz escolher entre os desconhecidos?

    E hoje as promoções e chefias são realizadas na base da meritocracia?

    Se o processo interno tem problemas, o externo também e ambos precisam de transparência, critérios objetivos e acompanhamento externo.

    2. Lembra da curva de Gauss? Existe um ponto ideal de especialização, de mais cria apenas burocracia e custos elevados, de menos cria ausência de conhecimento e desperdício de dinheiro. Em ambos os casos elas são igualmente prejudiciais.

    O que as Polícias pelo mundo fazem normalmente é dar cursos de especialização, aprimoramento e atualizações para pessoas em áreas específicas mas todos são apenas policiais, sem carreiras em castas, e isso se torna muito mais barato e eficiente, basta ver os números das resoluções.

    3. Não sei o que aconteceu na Colômbia e nem no Iraque, mas as Polícias de ambos os países são iguais? Dentro dos Estados Unidos elas não são idênticas, há Polícias dos municípios, dos condados, dos estados e as federais, cada uma tem a sua formação de acordo com as suas funções e suas necessidades e orçamentos; não tenho certeza, mas para entrar, por exemplo, no FBI, a pessoa precisaria de 3 anos de experiência numa Polícia e, pelo pouco que sei (posso estar enganado) os cargos de chefias nas Polícias são daqueles promovidos internamente ou externamente mas com experiência no cargo.

    E lá o sistema é perfeito? Claro que não, mas a eficiência em números é um argumento de peso.

    Em meu pobre entendimento, o que precisa haver na PEC 51 é a presidência do IP com o delegado e não com o promotor, porque isso desequilibraria o peso em favor da acusação em detrimento da defesa. Se o delegado terá o mesmo nome ou será chamado de juiz de instrução tanto faz.

    Curtir

  17. e tem mais.. aqui na policia civil de são paulo, tem muitos policiais que entrou ontem , e daqui a 10 anos , o policial já esta na segunda classe . auguns na 1º , e até na especial ,E o mais importante, não é que êle é um policial super competente, nada disso;é porque ele tem (QI FORTE ou FORTÍSSIMO ) ,exemplo =padrinho forte, isso mesmo ; conheço vários, um monte de policiais,há isso é válido para todas as carreiras, vai do EX CARCEPOL ATÉ O DELPOL…, gente, isso tem que acabar , promoção tem que ser por competência, entenderam ? e nunca por QI . imaginem , se acabar a concorrencia por concurso para promoção , ai sim vai virar a maior bagunça, muito maior do que está. onde hoje temos esta tal de ( MARMELADA )= promoção por (MERECIMENTO ) isto sim, tem mais é que acabar, para que seja feito justiça, e que para ser promovido que sejam os verdadeiros policiais, profissionais,merecedores , dignos, honestos …

    Curtir

  18. Tadeu, vc perdeu uma chance de se calar e não falar bobagem. Quem é contra a PEC 51 e defende o sistema atual está tentando manter a teta gorda em que está mamando e, certamente, no seu caso não é diferente. Ou pra vc ta bom assim, ou tem algum parente seu que está numa boa e vc tem vantagem com isso. Acorda, aqui a maioria é de policiais e não tem bobinho não. PEC 51 NA CABEÇA!

    Curtir

  19. SE UM POLICIAL QUE ESTÁ A MAIS DE 05 ANOS NA SEGUNDA CLASSE:SE PERGUNTA

    o cara não falta:
    o cara não chega atrazado:
    o cara não tem bronca na corregedoria:

    o cara não briga com os colegas de serviço:
    o cara não briga com o público:
    o cara não briga com o chefe:
    o cara não briga com o delegado:
    o cara é honesto:
    o cara é gente fina:
    o cara é trabalhador:
    o cara é boa praça:

    PERGUNTA = ESSE CARA NÃO É MERECEDOR DE UMA PROMOÇÃO PARA A 1º CLASSE ? PORQUE TÁ CHEIO DE POLICIAIS QUE ULTRAPASSARAM ELE ?, E ÊLE CONTINUA NA SEGUNDONA ? TEM QUE MUDAR ISTO OU NÃO?
    É JUSTO ESSE SISTEMA? É O MAIS CORRETO ? percebo , que para ser promovido, nos moldes atuais, o policial civil de são paulo , tem que fugir de todas estas qualidades, que ele carrega consigo, se querer ser promovido, .. caso contrario nunca terá promoção alguma………………………… tá certo isso ??????????????????????????????????????

    Curtir

  20. cribasempreatento disse:
    07/01/2014 às 11:34

    Tadeu, vc perdeu uma chance de se calar e não falar bobagem. Quem é contra a PEC 51 e defende o sistema atual está tentando manter a teta gorda em que está mamando e, certamente, no seu caso não é diferente. Ou pra vc ta bom assim, ou tem algum parente seu que está numa boa e vc tem vantagem com isso. Acorda, aqui a maioria é de policiais e não tem bobinho não. PEC 51 NA CABEÇA!
    ——————————————————————————————————————————————————-

    Ô COLEGA , NÃO SE ILUDA COM ISSO NÃO, PROCURE NO GOOGLE, O QUE É PEC 300…. AI MEU CARO AMIGO ,
    VAI VER QUE É OUTRA PALHAÇADA DESTES POLITICOS , QUE NÃO TÃO NEM AI CONOSCO, ÊLES SÓ QUEREM GANHAR VOTO DOS POLICIAIS, ENGANANDO A GENTE ENTENDEU ? , VOÇÊ ACHA QUE OS CORONEIS DA PM , POIS A ( PM É FORÇA AUXILIAR DO EXÉRCITO) ,E OS GENERAIS DO EXERCITO, VÃO DEIXAR UMA LEI DESTA APROVAR ? POIS TE DIGO ; NUNCA;;;, EU SEMPRE ACHEI QUE QUEM MANDA EM NOSSO PAÍS , SEMPRE FOI, E SEMPRE SERÁ O EXERCITO BRASILEIRO…OU SEJA AS FORÇAS ARMADAS…UM EXEMPLO DISTO, SÃO A COMPRA DOS AVIÕES , QUE O PRESIDENTE LULA QUERIA , OS AVIÕES FRANCESES, MAS A (FAB) NÃO QUIS, E ESCOLHERAM OS SUECOS , LEMBRA DISTO ? É QUE ESTES PAPOS NUNCA VAI CHEGAR PARA O POVÃO , NUNCA, NUNCA, POIS VIVEMOS EM UMA DEMOCRACIA, E DEMOCRACIA QUEM MANDA É O PRESIDENTE , NÈ ? … PORTANTO COLEGA NÃO SE ILUDA COM ESSA DE POLITICO FAZER ALGUMA COISA EM PROL DOS POLICIAIS CIVIS… POIS ATÉ AGORA NÃO ENTENDO PORQUE QUE OS PMS TEM APOSENTADORIA ESPECIAL COM INTEGRALIDADE E PARIDADE MAIS AS PROMOÇÕES E NÓS NÃO TEMOS NADA DISTO, PORTANTO PENSE DIREITO , PARA NÃO FICAR ILUDIDO, COM MENTIRAS E ENGANAÇÕES DESTES POLITICOS , IMUNDOS, PORCOS,BANDO DE VAGABUNDOS , QUE SÓ QUEREM SER FAVORECIDOS E NADA MAIS ….. E MUITOS SO SABEM $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ DO POVO
    ESPERO , COM ISTO FAZER COM QUE REFLITAS E CALMA NÃO SE ILUDA………….

    Curtir

  21. Os delegados estao na mesma situação de dom pedro I, “ou faça a mudança ou será mudado”., e simples, faca carreira unica na policia hoje e os atuais delegado ficarão mais 50 anos no poder.

    Curtir

  22. ==== AOS COLEGAS POLICIAIS CIVIS DE TODAS AS CARREIRAS DE SÃO PAULO
    TOMAREM CIÊNCIA, E APÓS ISTO SÓ RESTA MEDITAREM:

    aprovada Aposentadoria Especial para a Guarda Civil Metropolitana

    13/12/13 – Hoje (dia 11 de dezembro de 2013) entra para a história da GCM SP, foi aprovado por unanimidade com 48 vereadores votando a favor o projeto da Aposentadoria Especial para a GCM SP. vejo o texto final Art. 1º O art. 88 da Lei Orgânica do Município de São Paulo passa a vigorar com a seguinte redação:

    Art. 88 – O Município manterá sua Guarda Municipal, a qual se denomina Guarda Civil Metropolitana, destinada à proteção da população da cidade, dos bens, serviços e instalações municipais, e para a fiscalização de posturas e do meio ambiente.

    § 1 º . Os seus integrantes serão aposentados, de forma voluntária, nos termos do art. 40, § 4º, II e III, da Constituição da República, sem limite de idade, com paridade e integralidade do ultimo salário que receber, desde que comprovem:
    ——————————————————————————————————–
    I – 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, contando com pelo menos 15 (quinze) anos de efetivo exercício em cargo da Carreira de Guarda Civil Metropolitano, para mulher.

    II – 30 (trinta) anos de contribuição, contando com pelo menos 20 (vinte) anos de efetivo exercício em cargo da Carreira de Guarda Civil Metropolitano, para homem.

    § 2 º – A Guarda Civil Metropolitana poderá exercer dentro de suas funções a segurança e proteção nas escolas públicas municipais, no âmbito da cidade de São Paulo.

    Art. 2º Esta emenda à Lei Orgânica entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

    Ê NÓS HEIN ?

    APOSENTADORIA DOS POLICIAIS CIVIS DE SÃO PAULO: É ASSIM
    ——————————————————————————————-

    60 ANOS DE IDADE
    35 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO
    SENDO NO MÍNIMO 20 ANOS ESTRITAMENTE NA POLICIA

    SE O POLICIAL CIVIL DE SP, NÃO TIVER ESTES REQUISITOS, VAI SER APOSENTADO PELA LEI= ART 40, I , IV COMBINADO COM A LEI 1062/2008, E TER OS SEUS PROVENTOS , CALCULADOS PELA LEI 10.887/2004,
    E SIMPLESMENTE VOÇE VAI TER UM DESCONTO DE MAIS OU MENOS 1.500.00 , VOÇÊ VAI GANHAR 60% DO QUE GANHA HOJE ;;; TÁ BOM ASSIM ?
    ISSO É APOSENTADORIA ESPECIAL? AONDE?

    Curtir

  23. O atual sistema possibilita que um Delegado recém-formado na ACADEPOL com 25 anos de idade, três de advocacia e nenhuma experiência policial emita ordens de serviço para investigadores e escrivães com 30 anos de experiência e vivencia em todo tipo de situação.

    QUEM É O GANSO DA HISTÓRIA AFINAL?

    Curtir

  24. Discordo de você “seth vader”, Se os Investigadores de Polícia e os Escrivães de Polícia com trinta anos de experiência querem mandar, então estudem e prestem concurso para Delegado de Polícia. O concurso público é a maneira mais democrática de melhora profissional.

    Curtir

  25. Os majuras mandam. Sempre mandarão.
    Tem um agetel, recém-ingresso na polícia – menos de um ano. Ele já ser revelou muito, mas muito mesmo, melhor que uma på de tira com trinta anos de casa.
    Då cana pra caramba. Faz o trampo de agetel. E ainda ajuda no plantão.
    Moral da história: tempo, na polícia, não quer dizer muita coisa, não.
    Quer ser delegado, estude

    Curtir

  26. Trabalho há 25 anos como tira. E, posso dizer: os piores delegados com os quais trabalhei eram justamente aqueles egressos de outras carreiras. Todos já cheio de cacoetes e com alto nível de soberba.
    Sempre gostei de ser tira. Quem quer ser delegado, que preste o concurso.

    Curtir

  27. —–DELEGADO SEMPRE TEVE E SEMPRE TERÁ,:
    —–JUIZ SEMPRE TEVE E SEMPRE TERÁ :
    —–PROMOTOR SEMPRE TEVE E SEMPRE TERÁ :

    E TODOS ÊLES SEMPRE MANDADAM, E SEMPRE MANDARÃO, O RESTO TEM MAIS É QUE OBDECER, E JA ÉRA:
    TÁ VENDO ; FORAM INVENTAR ESSE TAL DE NU ,,, AGORA MUITOS , ESTÃO SE ACHANDO , SE LIGUEM CAMBADA
    SÓ FALTAVA ISSO , O CACHORRO QUERENDO ABANAR O RABO ……..VÃO ESTUDAR SE QUEREM MANDAR EM ALGUEM , OU ENTÃO VIRE CHEFE , CERTO ? AI SIM VOÇÊS VÃO MANDAR EM UM MONTE DE PEÕES, QUE NEM VOÇÊS ESTÃO AGORA KKIKIKIKIKIKIKIKIKIKIKIKIKKKEKEKEKEKEKKEKEKEKEKEKE

    Curtir

  28. EEEEEE REALMENTE CONCORDO COM O COLEGA ACIMA, QUEM QUER MANDAR, QUE ESTUDE, E SAIA DESTA PORCARIA DE INSTITUIÇÃO, POIS COM ESTE SALÁRIO NÃO SENDO DELEGADO, SÓ SE ESTIVER ACHARCANDO PESSOAS E EMPRESAS. KKKKKKKKKKKKK
    ESTOU A 25 anos nesta porcaria e sempre ouvi que mudara isto OU aquilo, a real e que quem não estiver satisfeito que corra atrás, pois isto aqui sempre foi assim, UM LIXO ETERNO, E NOS ENTERRADOS NELE ATÉ A CABEÇA.
    O ERRO E TERMOS CARREIRAS DEMAIS, E PESSOAS DE MENOS, E QUEM MANDA, NÃO SABE NEM O QUE ESTA FAZENDO ALI. DELEGADO DE POLICIA TEM SUA CARREIRA DELINEADA EM LEI, O RESTO E SÓ UM MERO CUMPRIDOR DESTA CARREIRA.
    DETALHE, EM UMA FACULDADE DE DIREITO, NÃO SE ENSSINA A INVESTIGAR, ESTA QUALIDADE SE APRENDE NAS RUAS. A ACADEMIA, ENSINA COMO ADMINISTRAR, E NADA MAIS.
    A REAL E QUE ESTA INSTITUIÇÃO ACABOU COM A CONSTITUIÇÃO DE 1988, ALI FOI O SEPULTAMENTO DE TODA A POLICIA CIVIL.

    Curtir

  29. QUER SER DELEGADO DE POLÍCIA? ESTUDE!!!!!
    QUER SER INVESTIGADOR DE POLÍCIA? ESTUDE!!!!!
    QUER SER ESCRIVÃO DE POLÍCIA? ESTUDE!!!

    Curtir

  30. RESPOSTA PARA ‘OMAISREALISTA”

    omaisrealista disse:
    07/01/2014 ÀS 13:05
    ==== AOS COLEGAS POLICIAIS CIVIS DE TODAS AS CARREIRAS DE SÃO PAULO
    TOMAREM CIÊNCIA, E APÓS ISTO SÓ RESTA MEDITAREM:
    aprovada Aposentadoria Especial para a Guarda Civil Metropolitana

    COLEGA, EU NÃO FAÇO NEM IDÉIA SE A PEC 51 SERÁ APROVADA OU NÃO, PORÉM EU APOIO E FAÇO CAMPANHA PARA QUE ESSA PEC SEJA APROVADA SIM. NA MINHA OPINIÃO SERIA UM AVANÇO NO SISTEMA ADMINISTRATIVO POLICIAL E ISSO, TENHO CERTEZA, TRARIA GRANDES BENEFÍCIOS PARA A SEGURANÇA PÚBLICA. E POSSO LHE AFIRMAR QUE APÓIO A PEC 51 POR QUE PENSO NO BEM COMUM SEM FICAR PREOCUPADO COM A CADEIRA QUE OCUPO E NEM COM O MEU SALÁRIO, POIS EU NÃO ME ILUDO E NÃO FICO ESPERANDO A NOSSA POLÍCIA MELHORAR E, JUSTAMENTE POR ISSO, EU FAÇO CAMPANHA PELA MELHORA DA POLÍCIA COMO UM TODO, AFINAL, O SISTEMA SENDO MELHOR, A POLÍCIA SERÁ MELHOR E ISSO TRARÁ BENEFÍCIOS PARA MEUS FAMILIARES, PARENTES E AMIGOS. ESCOLHA UMA POSIÇÃO E SEJA FIRME NELA. MENOS “CADEIRA”; MENOS “BOLSO”; MAIS FIRMEZA DE OPINIÃO. DOA A QUEM DOER

    Curtir

  31. Alguma coisa precisa MUDAR…..

    Alguma “coisa” precisa mudar nesse modelo Brasileiro de (in)Segurança Pública….

    as Polícias Militar e Civil, nesse “Modelo” de Segurança Pública, SÓ existe aqui no Brasil, há mais de trinta anos;

    – um “modelo” ultrapassado, arcaico, defasado, desgastado, ineficiente, letárgico…. (entre outros atributos nefastos)

    – e precisa MUDAR….

    – o Brasil, a Sociedade, a Justiça, as LEIS, a Segurança, todos precisam de MUDANÇA….

    SE, se pretende para o futuro das gerações uma sociedade moderna, igualitária, democrática, etc., etc., etc.,
    (aquele velho discurso que todos conhecemos, mas nunca se vê em prática).

    PRECISAMOS de um novo “MODELO” de Segurança Pública, que contenha, “também”, mudanças na Justiça e nas Leis
    (senão nenhum modelo prosperará);

    ACREDITO que a PEC-51, chamada de PEC “Boa Idéia”, não prosperará por causa do “lobby” contrário….MAS,
    MAS,
    Mas, tudo é possível…..
    “Os Delegados contavam com a aprovação da PEC 37, mas, na esteira dos movimentos ditos “sociais”, em meio a “baderna social” do primeiro semestre de 2013, o Congresso fêz “rejeitar” a PEC 37, e o MP “ganhou mais força e valor próprios”….

    – Pode ser que a PEC 51 venha à ser aprovada, ou mesmo modificada…. tudo é possível….

    PRECISAMOS rever, repensar a Segurança Pública neste País
    (e obrigatoriamente as reformas tem que ocorrer nas LEIS penais e na Justiça também, senão não funciona)

    PARA QUÊ…???? existir uma Polícia – MILITAR, militarizada…..????
    onde o “inimigo do Estado” é considerado como um “inimigo de Guerra”, e se travam guerras nas ruas todos os dias…

    a POLÍCIA deveria existir para tratar o “bandido” o “ladrão” como INFRATOR das Leis, e detê-lo, levá-lo à prisão para estar sujeito às Leis que forem ofendidas, violadas….., ou estou errado…????

    PARA QUÊ….??? existir uma Polícia – CIVIL, que deveria SER, na sua essência, uma Polícia JUDICIÁRIA, no sentido literal de apurar as infrações penais e sua autoria e apresentar à Justiça o resultado do seu trabalho, ainda que na forma ultrapassada do Inquérito Policial…..????

    Sou favorável, em parte, à PEC – 51… não somente pelo que integra uma “nova concepção” de Polícia, instituindo, inclusive uma “POLÍCIA MUNICIPALIZADA”, mas porque representa a primeira tentativa de “mudança do modelo atual”, merece um mínimo de credibilidade….

    a PEC – 51 pode até NÃO ser aprovada, mas de saudável, traz as polêmicas, as discussões, os debates….
    a PEC – 51 abrirá caminho para a visão de um novo modelo de Segurança Pública….

    Por fim,

    (apenas um “parêntesis”)

    – da mesma forma que muito “soldado” experiente SERIA melhor que muito OFICIAL por aí….
    – conheço muitos valorosos policiais civis, operacionais mesmo (linha de frente), conheço muito “puliça” que SERIA muito melhor do que muitos Delegados de Pelúcia que existem nos plantões da vida!!

    Curtir

  32. N.U disse:
    07/01/2014 ÀS 0:19
    REESTRUTURAÇÃO

    DELEGADO DE POLICIA
    ESCRIVAO DE POLICIA
    INVESTIGADOR DE POLICIA
    AUXILIAR DE POLICIA ( AGENTE, CARCEREIRO, OPTEL) – FUNÇÃO: ATENDER PÚBLICO, TELEFONE, B;O, I.P, DIRIGIR VIATURA!!!

    OBS: NÃO PRECISARIA CONTRATAR MAIS FUNCIONÁRIO E BASTARIA VALORIZAR OS POLICIAIS!!!

    meu caro NU ai de cima, vc acha mesmo que os cargos que vc aglutinou e citou como auxiliar de policia não tem condições de exercerem os serviços de investigadores e escrivães, se na prática estes já a muito tempo já exerce essas funções com as mesmas eficácias dos originais ou estou falando alguma mentira!, cara a grande maioria dos escrivães e investigadores só tem o ensino médio, e da mesma forma que existem vários com NU também estas mesmas porcentagens atingem os considerados restopol ou auxiliares de policia como vc citou, então meu caro, basta para uma boa policia e eficaz a seguintes funções:

    Delegados de policia e agentes de policia, exigindo para todos o NU.

    OBS: QUE OS CARGOS DE DELEGADOS SEJAM PREENCHIDOS COM PUBLICO INTERNO, COM EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 05 ANOS NA CARREIRA DE AGENTE DE POLICIA.ai sim teríamos verdadeiros profissionais alem de valorização da carreira inferior. temos que parar de ficarmos olhando para nosso próprio umbigo, e nos auto valorizarmos simplesmente desmerecendo aos colegas de profissão que são policia do mesmo jeito, e pior, partes destes ainda ganha mais do que esses borra-bosta que ficam se achando.

    Curtir

  33. Discordo de você TUBARÃO BANGUELO, se você realiza trabalho que não é pertinente à sua carreira, me desculpe, você não se valoriza, ou seja, está fazendo papel trouxa. Não venha me dizer que comete desvio de função apenas em prol de Polícia e da população.

    Curtir

  34. Não é questão de NU ou ensino Médio, é questão de cada um no seu quadrado.

    Se um Auxiliar de Papi sabe investigar, então preste concurso para Investigador de Polícia.

    Se um Investigador gosta do serviço de Auxiliar de Papi, então preste concurso para a carreira.

    Curtir

  35. O homem chegou na lua;
    A União Sovietica extinguiu;
    O muro do Berlim caiu;
    O aparthaid da africa do sul acabou;
    Os euas elegeram um presidente negro.

    Se alguem acha que as mudanças acima que ocorreram são mais dificeis que modernizar a policia estão enganados.

    Curtir

  36. Avatar de GANSO PIADA COLEGA A PEC 51 VAI ACABAR COM O CABIDE DE CARREIRA DOS DELEGADOS E CORONEIS GANSO PIADA COLEGA A PEC 51 VAI ACABAR COM O CABIDE DE CARREIRA DOS DELEGADOS E CORONEIS disse:

    É UMA PIADA ISSO MESMO AINDA TEM POLICIA QUE QUER VIVER NA CHICOTE DO PODER DISCRICIONÁRIO DE UMA POLICIA TOTALMENTE ATRASADA, NÃO ADIANTA O CALDO VAI FERVE VCS QUEIRAM OU NÃO A PEC 51 VAI SER APROVADA, QUER VIVER NA DITADURA ABRAÇA , AQUI NÃO…………………………………………………………………………A PRESIDENTE DILMA JÁ DISSE QUERO A POLICIA CIVIL E MILITAR UNIFICADA EM 2014 , ALÉM DO QUE O POVO APOIA A UNIFICAÇÃO JUNTO COM O SENADO AGORA SÓ FALTA OS SENADORES APERTAREM O BOTÃO……………………..

    Curtir

  37. Avatar de GANSO PIADA COLEGA A PEC 51 VAI ACABAR COM O CABIDE DE CARREIRA DOS DELEGADOS E CORONEIS GANSO PIADA COLEGA A PEC 51 VAI ACABAR COM O CABIDE DE CARREIRA DOS DELEGADOS E CORONEIS disse:

    É UMA PIADA ISSO MESMO AINDA TEM POLICIA QUE QUER VIVER NA CHICOTE DO PODER DISCRICIONÁRIO DE UMA POLICIA TOTALMENTE ATRASADA, NÃO ADIANTA O CALDO VAI FERVE VCS QUEIRAM OU NÃO A PEC 51 VAI SER APROVADA, QUER VIVER NA DITADURA ABRAÇA , AQUI NÃO…………………………………………………………………………A PRESIDENTE DILMA JÁ DISSE QUERO A POLICIA CIVIL E MILITAR UNIFICADA EM 2014 , ALÉM DO QUE O POVO APOIA A UNIFICAÇÃO JUNTO COM O SENADO AGORA SÓ FALTA OS SENADORES APERTAREM O BOTÃO NOVA POLICIA E PONTO FINAL ……………………..

    Curtir

  38. JOCA disse:
    08/01/2014 ÀS 9:59
    Discordo de você TUBARÃO BANGUELO, se você realiza trabalho que não é pertinente à sua carreira, me desculpe, você não se valoriza, ou seja, está fazendo papel trouxa. Não venha me dizer que comete desvio de função apenas em prol de Polícia e da população.

    JOCA disse:
    08/01/2014 ÀS 10:05
    Não é questão de NU ou ensino Médio, é questão de cada um no seu quadrado.

    Se um Auxiliar de Papi sabe investigar, então preste concurso para Investigador de Polícia.

    Se um Investigador gosta do serviço de Auxiliar de Papi, então preste concurso para a carreira.

    vc esta é com inveja cara e ciuminho, coisa de bicha mesmo

    Curtir

  39. NOVA REESTRUTURAÇÃO TODOS QUE TEM NIVEL UNIVERSITARIO PODERAM VIRAR INVESTIGADOR TOMAR MUITO SOL NA RUA OU ESCRIVÃO FICAR DIGITANDO O DIA INTEIRO NO DP, ASSIM COMO NA ÉPOCA DA GUARDA CIVIL ESTADUAL QUE OPTARAM PELA PM OU PC….

    FIM E TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE,

    Curtir

  40. Tem delegado de polícia que chega no plantão, muitas vezes atraso, é claro, e quando chega um flagrante, diz ao Escrivão (esse sim trabalha, faz tudo, o flagrante inteiro, inclusive tipifica e colhe as oitivas de todos), faz aí o flagrante , pega a viatura e sai, vai ao bar , conversar com o titular e todos os coleguinhas e depois de já terminado o flagrante, apenas assina e diz : ” Nossa hoje fiz dois flagrantes” , kkk

    Isso é mérito, só se for mérito da preguiça, e mais, Escrivães e Investigadores ( formados em direito e práticos do direito) somente não passam em concursos, primeiro, porque até alguns anos atrás não eram aprovados em concurso para delegado para não defasar os quadros, principalmente Escrivão de Polícia e agora, por não ter os operacionais muito tempo parta estudar TEORIA para passar nos concursos por ganharem mal e viver de bicos para sua subsistência, enquanto um bando de mauricinhos , filhinhos de papai que muitas vezes nunca trabalharam na vida e não sabem nada sobre ela, ingressem na polícia já como delegados só porque tiveram tempo para coçar o saco e estudar tudo na teoria sem qualquer experiência profissional de polícia, e pior, ainda querem mandar , mandar o tempo todo e asneiras para variar.
    Só no Brasil existe esse sistema de delegados e oficiais pms, e esta provado que não deu certo, vejam a anarquia em que virou o Brasil, mas com certeza viram os iluminados doutores, excelências e iminências e majestades e vão dizer que “é tem da alegria”, kk

    Curtir

  41. SHERLOK GOMES disse:
    NOVA REESTRUTURAÇÃO TODOS QUE TEM NIVEL UNIVERSITARIO PODERAM VIRAR INVESTIGADOR TOMAR MUITO SOL NA RUA OU ESCRIVÃO FICAR DIGITANDO O DIA INTEIRO NO DP, ASSIM COMO NA ÉPOCA DA GUARDA CIVIL ESTADUAL QUE OPTARAM PELA PM OU PC….

    FIM E TODOS VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE,

    ————————————————————————————————————————

    kkkkkkkk E PANETONE TERÁ TAMBÉM KKKKKKKKKKKKKKKK

    REESTRUTURAÇÃO

    DELEGADO
    ESCRIVAO
    INVESTIGADOR
    AUXILIAR DE POLICIA

    OBS: QUEREM VIDA MANSA NÉ KKKKKKK

    Curtir

  42. NOVA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO disse:
    08/01/2014 às 17:14

    NOVA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO disse:
    08/01/2014 às 17:02

    Extintopol disse:
    05/01/2014 às 19:39

    Não entendo o ciumes de algumas carreiras em relação aos carcereiros. Por que os carcereiros incomodam tanto? Daria pra fazer uma tese de mestrado. A carreira conta com 3.500 policiais, dos quais mais de 2000 somente em SP. Temos oito seccionais com cadeiras de transito, as quais possuem aproximadamente 50 Carcereiros. Vamos a matematica: 50×8 =400. Nesse Caso sobraria em tese mais de 1200. Ora bolas, nada mais natural do que trabalharem onde houver necessidade, seja plantões, Deic , Denarc etc. Depende sim da competência e corrida de cada um. Conheço Carcereiros com duas faculdades e pós graduação. Chega de preconceito, já está enchendo o saco.

    ——————————————————————————————————————————-

    …. meu caro camarada ;ESTINTOPOL é o seguinte ; sua conta não condiz com a realidade. Eu mesmo fiz um levantamento e constatei, que ,como voçê disse, temos um total de 3.500.00 carcepol na pc de sp , destes uns 2.000.00 estão no decap né?… nós temos 08 seccionais, sendo que cada uma tem 01 cadeia de trânsito: totalizando 08 cadeias de trânsito, correto ? e ainda temos mais 04 cadeias de pensão alimentícia,= 18 DP-/-33 DP-/-40DP/–97 DP -/-e mais 01 cadeia de prisão temporária que é o 77ª dp… com certeza são as que temos, não tem mais ;;; o fio da meada ,é que cada cadeia, tem somente em média pasmem ; ( 05 mízeros, minguados carcepols ) portanto, a conta é o seguinte :

    total geral de carcepa na pc. de sp == 3.500.00
    total de carcepa no decap = 2.000.00
    08 cadeia de trânsito= 5X8 = 40
    04 cadeias de pensão alimentícia= 4X5= 20
    01 cadeia prisão temporária = 05

    … vamos fazer a conta, 40+20+05 = 65 carcepas.
    … sobrando = ( 1935 carcepas no decap ) atualmente em desvio de função:

    …….. resumindo: temos somente, 65 carcepas trabalhando em cadeia, aqui no decap:
    isto significa , um número ridículo de , pasmem = 3,5 % de um total de 2.000.00 no decap
    tambem significa que carcepol há muito tempo não trabalha em cadeia ,

    isto é um motivo justo, para que o governo faça o mais rápido possível, esta reestruturação nas carreiras da pc , pois os carcepas , hoje; é uma carreira que esta enrraizada em todos os setores , e departamentos da pc,pra quem não sabe, quer seja no . POUPATEMPO,IIRGD,,DIPOL,DAP,,DGP,CORREGEDORIA, DEIC, DENARC, DPPC,DDMS,DIDOSOS,CAPTURAS , DAS, GARRA,GOE, SOE, … E todos trabalhando com aptidão ,cumprindo as atribuições que seu superior hierárquico lhes confia , todos com afinco, e responsabilidade , no quadro da instituição, o governo de são paulo, para se fazer justiça com os carcepas tem que dar , novas atribuições aos carcepas , pois o governo sabe, e muito bem , que esses valorosos, e corajosos profissionais , estão e são muito bem treinados , não devendo , nada as outras carreira, no quesito profissionalismo, dinamismo , e que êles, alias todos . não precisam aprender nada, pois já estão , desenvolvendo, várias atribuições a muito tempo.

    Curtir

  43. Avatar de Ganso é um animal muito versátil, canta, voa, nada… faz tudo, e tudo mal verdade por isso mesmo que tem unificar tudo Ganso é um animal muito versátil, canta, voa, nada… faz tudo, e tudo mal verdade por isso mesmo que tem unificar tudo disse:

    A pec 51 é uma realidade PESSOAL ACORDA A PRESIDENTE DILMA JA DEIXOU CLARO QUE ATÉ 2014 QUER A POLICIA CIVIL E MILITAR UNIFICADA O SENADO TAMBÉM E PRINCIPALMENTE O POVO POLICIA DE CABRESTO JA ERA PODER DISCRICIONÁRIO DE DELEGACIA JA ERA CARREIRA ÚNICA . VAI UNIFICAR E O LOBE E GRANDE ABRAÇA QUE NÃO VAI DAR CERTO CHEGA DE CHARLIE 04 NA POLICIA UNIFICAÇÃO JÁ

    Curtir

  44. Ganso é um animal muito versátil, canta, voa, nada… faz tudo, e tudo mal verdade por isso mesmo que tem unificar tudo disse:
    08/01/2014 ÀS 18:44
    A pec 51 é uma realidade PESSOAL ACORDA A PRESIDENTE DILMA JA DEIXOU CLARO QUE ATÉ 2014 QUER A POLICIA CIVIL E MILITAR UNIFICADA O SENADO TAMBÉM E PRINCIPALMENTE O POVO POLICIA DE CABRESTO JA ERA PODER DISCRICIONÁRIO DE DELEGACIA JA ERA CARREIRA ÚNICA . VAI UNIFICAR E O LOBE E GRANDE ABRAÇA QUE NÃO VAI DAR CERTO CHEGA DE CHARLIE 04 NA POLICIA UNIFICAÇÃO JÁ

    ——————————————————————————————-

    SOU A FAVOR VINDO AUMENTO SALARIAL !!!!!!!!!!!!!! QUEM TEM QUE SE PREOCUPAR É QUEM TEM CADEIRA !!!!!!!

    Curtir

  45. JOCA disse:
    08/01/2014 ÀS 10:05
    Não é questão de NU ou ensino Médio, é questão de cada um no seu quadrado.

    Se um Auxiliar de Papi sabe investigar, então preste concurso para Investigador de Polícia.

    Se um Investigador gosta do serviço de Auxiliar de Papi, então preste concurso para a carreira

    vc é um fanfarão mesmo né joca do caralho, se o papi já prestou um concurso e hoje o seu cargo esta quase extinto, isto é problema do estado, porque motivo este papi não pode virar investigador ou escrivão, se ate o salários dos pápis é mais que os de NUs, ate porque a grande maioria destes investigadores e escrivães existentes hoje na ativa no máximo 20% tem NU pois os demais são simples ensino médio, são os verdadeiros fanfarrões, querendo usar o toba dos outros para dar um pum grande, vai se danar seus falsários da porra.

    Curtir

  46. Cidadania
    Os desajustes da polícia brasileira » Por: Juvêncio da Silva

    As recentes manifestações populares em todo o Brasil reacenderam o debate sobre o papel de nossas forças policiais. Muitas manchetes de jornais e opiniões de especialistas destacaram a desmilitarização da polícia como tema central.

    Na verdade, essa questão é apenas a ponta do iceberg. Somente uma abordagem abrangente, a partir de uma visão global e sistêmica do problema, poderá resultar em uma melhoria efetiva da estrutura policial brasileira. Entre outros pontos, três merecem destaque como símbolos de nosso atraso, na comparação com as principais polícias do mundo:

    1) A polícia brasileira é a única que investiga por meio de um procedimento burocrático, inquisitivo e ineficiente: o inquérito policial. Enquanto nos outros países a polícia procura implantar medidas para agilizar e integrar o ciclo de investigação, no Brasil insistimos num instrumento que anda na contramão da moderna técnica de investigação por apresentar baixíssimos resultados na elucidação de crimes e na produção de provas materiais e periciais. Ademais, pela rigidez de seus procedimentos, o inquérito policial contribui para afastar os policiais das ruas e as ruas dos policiais, já que exigências cartorárias acabam prevalecendo sobre o escopo do trabalho investigativo.

    2) O Brasil também é o único país em que a chefia da investigação policial é reservada a uma determinada categoria profissional. Enquanto aqui limitamos o acesso, a gerência e a inteligência policiais aos bacharéis em Direito, a polícia nos demais países do mundo recruta profissionais com formação em diferentes especializações. Isso porque o combate ao crime organizado, em mundo baseado no conhecimento, precisa ser feito por uma equipe multidisciplinar. O FBI, a polícia federal americana, por exemplo, seleciona profissionais de diversas áreas, como: Contabilidade, Finanças, Línguas Estrangeiras, Direito, Ciências, Informáticas, etc.

    3) No Brasil não temos uma carreira policial, mas sim diferentes unidades policiais (civis e militares) integradas por comandantes e comandados. Essas estruturas, centralizadoras e pouco flexíveis, não possibilitam o desenvolvimento dos trabalhadores do setor, pois, na contramão dos princípios da administração moderna, não permitem que o talento e o mérito sejam reconhecidos. Além disso, contribuem para a ineficiência, a corrupção e a desmotivação funcional, já que a falta de perspectivas profissionais resulta em baixa qualidade na prestação de serviços à sociedade. Do ponto de vista gerencial, destaca-se a falta de sinergia entre as nossas forças policiais, já que o modelo atual estimula a competição, o retrabalho e o aumento de custos decorrentes da separação das atividades de polícia judiciária (Polícia Civil) e de polícia ostensiva (Polícia Militar).

    Em resumo, o Brasil precisa reorganizar o seu sistema policial, adotando princípios testados e aprovados em outros países do mundo. Não é possível que os nossos indicadores de desempenho sejam mantidos nos patamares atuais. Afinal, basta comparar o índice de elucidação dos crimes de homicídio no Brasil, de menos de 8%, com o de outros países (90% no Reino Unido, 80% na França e 65% nos Estados Unidos), para se verificar a ineficiência do nosso sistema policial. Como consequência deletéria deste quadro, temos que a quase certeza da impunidade leva ao aumento da violência e da criminalidade no País.

    Vale destacar ainda que, em quase todo o mundo, a polícia possui uma estrutura de ciclo completo, isto é, que concentra numa mesma corporação policial as atividades de prevenção aos delitos, de investigação policial e de polícia judiciária. Além disso, a atividade policial é exercida por civis, os quais ingressam na carreira para realizar funções de policiamento ostensivo e, com o passar do tempo, podem se desenvolver atuando em cargos de investigação e, posteriormente, alcançando cargos de direção na mesma polícia.

    Infelizmente ainda estamos muito distantes destas práticas modernas de fazer polícia. Existem, inclusive, muitas propostas em debate no Congresso caminhando no sentido contrário, ou seja, aprofundando o modelo atual. Há pouco tempo foi aprovada a Lei nº 12.830/13, e se tentou aprovar a PEC 37, o que só não aconteceu pela pressão exercida pelo Ministério Público e pelas manifestações populares contra a proposta. No entanto, outras emendas em trâmite tentam afastar, cada vez mais, a polícia de suas funções típicas, por meio de projetos que representam o interesse de grupos e não os da sociedade brasileira.

    Pode-se concluir afirmando que o dever de casa é imenso para que tenhamos no Brasil uma força policial compatível com os desafios do século XXI. Mas, com a mobilização e a participação de todos, é possível vislumbrar um futuro melhor. Quando teremos uma polícia de Estado e não de governos. Quando teremos uma maior integração entre a Polícia, o Ministério Público e a Justiça. Quando, enfim, teremos os direitos de cidadania consagrados como fundamentos do Estado Democrático de Direito, inscritos em nossa Constituição Federais, verdadeiramente respeitados e protegidos.

    Curtir

  47. NA POLÍCIA DO SÉCULO XXI.

    É NECESSÁRIO HAVER MUDANÇAS TRANSPOSIÇÃO DE CARGOS DESNECESSÁRIOS PARA OS DIAS DE HOJE.
    ASSIM COM HOUVE A MUDANÇA DA GUARDA CIVIL ESTADUAL NO SÉCULO XX, ASSIM COMO TEVE A GUARDA NACIONAL NO SÉCULO IX.

    MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS PARA O BEM DA POPULAÇÃO

    O DELEGADO QUE SABE ENQUADRAR O INDIVIDUO APLICAR DENTRO DA LEI , E OS CHEFES DE POLÍCIA TEM A EXPERIÊNCIA DE COMO AGIR, O RESTO É RESTO, NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL NA POLICIA.

    AGENTES DE TELE: FICA RECEBENDO E MAIL NO AR CONDICIONADO O DIA INTEIRO, SENDO QUE O RDO JÁ FAZ TODOS OS PROCEDIMENTO DE COMUNICAÇÃO, FALAR NO RÁDIO TODOS FALAM;
    AGENTE POLICIAL: MOTORISTA, TODOS SABEM DIRIGIR NA POLICIA.
    CARCEPOL: EXTINTO, SABE: DIRIGIR, FALAR NO RÁDIO, MEXER EM CPU, DIGITAR E INVESTIGAR.

    AGORA VEJAMOS:
    O INVESTIGADOR FICA FAZENDO DILIGÊNCIA NO SOL O DIA INTEIRO QUAL É A VANTAGEM????
    O ESCRIVÃO DIGITA O DIA INTEIRO NO DP.

    ENTÃO, CARREIRAS DESNECESSÁRIA SÓ ONERA OS COFRES PUBLICO, POR ISSO TER QUE HAVER REESTRUTURAÇÃO OU TRANSPOSIÇÃO DE CARGOS…

    Curtir

  48. Após concluir a faculdade de Direito, estudei, durante três, oito horas por dia, para me preparar para o concurso de Delegado de Polícia. No ano de 2008, após algumas tentativas, fui aprovado. Valorizo muito a função que ocupo, pois sei o como foi difícil ocupá-la. Assumi o cargo (meritocracia) após preencher as regras previamente estipuladas num edital devidamente publicado (concurso público). Aqui vai uma pergunta aos defensores da PEC 51, não seria injusto alguém ascender ao cargo de Delegado sem trilhar o caminho descrito acima? Oportuno ressaltar que a ascensão não é admitida pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 como forma de provimento de cargo público. Respeito os Agentes, os Escrivães de Polícia e os demais servidores da área da Segurança Pública – tenho grandes amigos na Insituição, mas essa situação deve ser repensada, senão será uma tremenda injustiça com aqueles que legitimamente exercem hoje as funções de chefia.

    Sempre haverá alguém para dar ordens, esse discurso retrógrado de “não precisamos de chefe”, sinceramente. Irá ocorrer o seguinte, caso aprovada a PEC 51, os cargos de chefia não serão preenchidos através de concurso público, mas sim pelos amigos do Rei, como hoje são preenchidos os cargos em comissão. Será um retrocesso.

    Boa sorte a todos nós.

    Curtir

  49. Com todo o respeito…

    Com todo o respeito a você, FÁBIO….. pelos seus méritos
    e considerando o que postado por MANOEL acima…..

    VEJO que a chamada PEC – 51 está em “discussão”, em debates, um NOVO MODELO DE POLÍCIA…

    ou melhor uma NOVA IDEIA em SEGURANÇA PÚBLICA, a Sociedade Brasileira, o “momento político e social”, CLAMAM por um NOVO MODELO DE POLÍCIA neste País….

    Vejo que é disso que trata a PEC – 51, não é apenas uma MUDANÇA de “cargos, carreiras, atribuições ou prerrogativas”…

    o MODELO atual de POLÍCIAS Brasileira NUNCA atendeu e JÁ NÃO atende aos anseios da população, da nossa Sociedade….
    – as POLÍCIAS Brasileiras, sejam CIVIL ou MILITAR, já NÃO conseguem responder com eficiência, com produtividade, com resultados contra a criminalidade, já NÃO atende à Sociedade….

    Estamos vivendo um TEMPO de MUDANÇAS…..

    Vejo que a PEC – 51, pela primeira vez, está propondo um NOVO MODELO em substituição desse nosso modelo de POLÍCIA que existe há mais de trinta anos, ultrapassado, arcaico, ineficiente, letárgico, burocrático, e etc.

    o “texto” postado por MANOEL reflete toda essa realidade….

    SE,
    SE, buscamos para o FUTURO das gerações uma SOCIEDADE melhor, democrática e justa….

    Temos que “rever” o modelo atual, onde há POLÍCIA CIVIL e outra MILITAR (para quê?????)

    as mudanças requerem uma fase de TRANSIÇÃO.

    SE, a PEC-51 for aprovada, lógico, virá uma “fase de transição”…..

    Não se sai de um modelo antiquado de Polícia, para outro novo, da noite para o dia….

    como você postou Fábio, SORTE para todos nós!

    Curtir

  50. AH TAH!!
    Agora mudando o “modelo” da polícia vamos ter segurança sim !!! rs….
    cada uma !!

    Curtir

  51. Quem sabe….

    Quem sabe, num NOVO Modelo de Segurança Pública…

    – os que JÁ trabalham, verdadeiramente, se sintam valorizados, sejam realmente prestigiados…

    – os que NÃO trabalham, os agentes “Abelha”, agora, podem ser cobrados, exigidos, e tenham que trabalhar….

    Para quem TRABALHA, já sabe fazer (e faz) Polícia de Verdade, não está se incomodando com mudanças…

    Quem sabe… o que o Futuro nos reserva…mas,

    MUDANÇAS terão que vir…. sejam lá como for…

    Curtir

  52. Na policia civil não funciona assim, se aproveita o profissional dentro daquilo que ele melhor se destaca, a carreira em si não tem significado algum, você não pode por exemplo pegar um dinossauro rex e por para investigar, mesmo ele sendo investigador de direito porque de fato ele nunca será.

    Curtir

  53. Nessa época de vacas magras, orçamento curto, o governo tem que investir em eficiencia (mellhorar o sistema sem gastar ou gastar pouco), e melhorar a eficiencia nas Polícias é aprovar a PEC51. CICLO COMPLETO, CARREIRA ÚNICA e DESMILITARIZAÇÃO.
    Temos que reformular esse sistema que começou na época do império e se mostra totalmente ineficiente. Chega de meias-polícias. Chega de achar que um formado em direito tem q ser chefe de polícia. Nao se aprende ser policia no curso de direito, muito menos ser chefe de polícia.
    Para conduzir uma investigação é preciso conhecer direito. Todo servidor público precisa conhecer o direito, em alguma área, dependendo do órgão. Achar que é necessário um bacharel de direito para conduzir uma investigação e controlar sua legalidade é menosprezar o curso de direito
    Lutemos para o fim de algumas funcóes como a MINHA PRÓPRIA (Escrivao de Policia). Investigacao formalizada na forma de Inquerito como é hoje é uma piada de mal gosto com a população brasileira. É um gargalo gerador de impunidade.

    Curtir

Os comentários estão desativados.