PEC 51 acirra conflito interno entre autoridades e operacionais 105

Proposta de desmilitarização acirra conflito entre agentes e delegados da PF.

Lucas Dantas/Futura Press

Proposta acirrou ânimos entre agentes e delegados da PF

Agentes veem item sobre reestruturação da carreira como ascensão, enquanto delegados apontam ‘trem da alegria’

A proposta de emenda constitucional que trata da desmilitarização da Polícia Militar e de mudanças na organização da Polícia Civil e Polícia Federal (PEC-51) acirrou os ânimos entre os agentes e delegados da PF.

De um lado, os agentes que enxergam na proposta uma possibilidade de ascensão na carreira por mérito. Eles defendem a aprovação da proposta e dizem que os delegados temem perder poder com as mudanças.

Do outro lado, os delegados, contrários à aprovação, classificam a proposta de “trem da alegria”. Segundo eles, o texto prevê o reenquadramento de servidores públicos sem a necessidade de concurso.

Os delegados, organizados por meio da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), alegam que a proposta é inconstitucional por não ser de iniciativa do Executivo. A argumentação é de que a aprovação da proposta pode gerar um acréscimo de 10% no custo da folha de pagamento da PF. Diante disso, não caberia uma ao Legislativo propor a mudança.

A estimativa é de que, com a aprovação da PEC, a folha de pagamento da PF seja elevada em R$ 20 milhões ao mês. Hoje, a PF gasta aproximadamente R$ 200 milhões por mês com pagamento de pessoal.

Esse percentual de aumento de despesas é indicado em uma nota técnica emitida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Apesar de reconhecer o impacto, a ANPR está do lado dos agentes, no apoio à proposta, que tramita no Senado. A relatoria está a cargo do senador Humberto Costa (PT-PE).

No âmbito da Polícia Federal, a PEC pode provocar a criação da chamada “carreira de cargo único”. Na prática, transformaria o cargo de delegado de polícia em uma função obtida por mérito. Isso permitiria, por exemplo, a quem entrou para a Polícia Federal como agente, chegar à condição de delegado. Os delegados reclamam que não existem critérios claros no texto da proposta de como ocorreriam essas progressões dentro da carreira policial.

Atualmente, o delegado de polícia começa a carreira após passar em um concurso público específico para essa função. O agente somente consegue chegar à condição de delegado, caso passe neste concurso. Além de promover essas mudanças na carreira da Polícia Federal o texto da PEC também atinge a carreira da Polícia Civil em todo o Brasil. O texto propõe os cargos na carreira policial às funções de delegados e não delegados e prevê o controle externo das atividades policiais.

Entre os delegados, há o receio dos delegados de que, pela falta de um concurso público específico para delegado de polícia, possam ocorrer situações classificadas por eles como absurdas. Um exemplo alegado é a existência de delegados sem ensino superior, mas promovido por tempo de serviço, comandar uma equipe de agentes com ensino superior.

“Para os delegados de Polícia Federal, ela é uma PEC que não tem razão de ser. A PF já é uma instituição que tem grande credibilidade perante a sociedade, sempre com índices de aprovação acima de 50%. É uma instituição que tem o reconhecimento da população e tentar uma modificação da estrutura da Polícia Federal não é nada salutar. Os delegados não aceitam uma carreira de cargo único. Qual o cargo que vai ser extinto? O de delegado?”, questionou o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro. “Causa estranheza que a ANPR, que representa uma categoria cuja uma das finalidades é ser fiscais da lei concorde com uma proposta inconstitucional”, complementou.

Além da ANPR, a PEC 51 tem o apoio da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). “Desde a Constituição já era para se ter regulamentado uma carreira única e isso nunca aconteceu. Toda a população acredita que o agente, com tempo de trabalho, vira delegado. E não vira. Por mais que você cresça na profissão, você não tem acesso à gestão nem ao comando dos processos de investigação. A PEC 51 corrige isso”, alega o vice-presidente da Fenapef, Luís Antônio Bouden.

Além das mudanças na carreira, a PEC 51 propõe um projeto de força de segurança unificada, acabando com o termo “Polícia Militar”. Cada estado teria autonomia para administrar as polícias e promover as funções de policiamento e investigação. Outra alteração proposta é a união dos procedimentos policiais. Atualmente, estas funções são especificadas para cada polícia. A Polícia Militar, por exemplo, cuida do policiamento ostensivo. Já as polícias Civil e Federal cuidam da investigação criminal.

Quando ocorre um assassinato, o primeiro atendimento é feito por policiais militares que depois encaminham o processo à polícia civil. A proposta pode criar situações, por exemplo, em que o mesmo policial que cuida de uma ronda e testemunha um assassinato se responsabilize pela abertura de um procedimento investigatório.

Um Comentário

  1. Isto será um caminho lógico, quanto so argumento do nível superior não persiste mais diante das exigências atuais de ingresso, ainda que seriam estabelecidos critérios para promoção os Delpol estão com medo de perder o “status quo” o sangue azul que acham que tem…. Faz me ri….

    Curtir

  2. O que nós temos hoje em dia é um monte de Delegados juristas e nenhum Delegado policia, fazem concurso entram mandando em um monte de policias com 10, 15, 20 anos de policia e acham que são os donos da verdade, na Policia Civil, muitas vezes quem tipifica o crime e elabora o Flagrante ou não é o escrivão de plantão muita das vezes sem a presença do Delegado , que tira plantão a distância , e quem corre atrás de informações? o investigador que aliás é quem tem as informações da rua, que tem seus informantes, então parem de palhaçada e comecem a realmente serem policia com “P” maiúsculo, tem mais é que começar por baixo mesmo para poder aprender o que é ser policia , só pode mandar quem sabe fazer!

    Curtir

  3. Vou ser sincero:

    Depois de reduzirem pela metade o vale coxinha, dar um aumento de 10,57 reais para o NU, falar em aumento de 60 reais para fevereiro de 2015 e A MAIS RECENTE: tiraram a partir de janeiro o auxilo transporte, vos digo:

    Tanto faz como fez.

    Eu quero que exploda tudo.

    Só esperando o tempo. Nem um minuto a mais.

    Curtir

  4. Pingback: PEC 51 acirra conflito interno entre autoridade...

  5. Pingback: PEC 51 acirra conflito interno entre autoridades e operacionais | EVS NOTÍCIAS.

  6. A policia civil tem sempre grandes delegados que foram grandes lideres, entretanto a policia deve evoluir como policia de carreira.
    Os delegados devem ser transformados em juizes de instrução, como de fato ja fazem.

    Curtir

  7. NA SEMANA PASSADA EM UM ENCONTRO DE AMIGOS, ESTA PRESENTE, UM JOVEM QUE HOJE ESTA. TRABALHANDO COMO ASSISTENTE DO MINISTÉRIO PUBLICO, E AO CONVERSAR COM ELE, FIQUEI SABENDO QUE HAVIA ABANDONADO A CARREIRA DE DELEGADO DE POLICIA. ABISMADO PERGU TEI O PORQUE DESTA DESISTÊNCIA. ELE COMENTOU QUE ESTE CONCURSO ALÉM DE PAGAR MUITO POUCO, EXIGIA MUITA RPESPONSABILIDADE, SEM TEMPO EXTRA PARA PODER ESTUDAR , ETC, NESTE NOVO CONCURSO DE AUXILIAR ELE TERIA CONDIÇÕES DE STUDAR PARA SEU OBJETIVO QUE SERIA A PROCURADORIA DO ESTADO.
    A CONCLUSÃO, E QUE HOJE EM DIA, A CARREIRA POLICIAL ESPECIFICAMENTE A DE DELEGADO DE POLICIA, FICOU COMO TRAMPOLIM PARA CONCURCEIROS, QUE VISAM PROFISSÕES MELHORES, E SEM O COMPROMISSO PORFISSIONAL QUE A POLICIA EXIGE, FORA O RISCO, MUITO COMENTADO POR ESTE RAPAZ.
    ASSIM, VEJO COMO ANTIGAO QUE A PROFISSÃO POLICIAL, ESTA COM SEUS DIAS CONTADOS, POR VOCAÇÃO, ESTA FORA DOS LIMITES, DOS NOVOS CONCURSOS. O RISCO DE NOSSA PROFISSÃO, NÃO DA CONDIÇÕES PARA ESTE NOVOS POLICIAIS, DANDO APENAS COMO PARTE DE CONCURSOS PARA OUTROS, DEIXANDO UMA LACUNA COM A FORMAÇÃO DESTES QUE NÃO SEGUIRAM A CARREIRA.
    A ACADEMIA DE POLICIA, SABE DESTA CONDIÇÃO, MAS NADA FAZ, O DELEGADO GERAL SABE DESTA CONDICOA E TAMBÉM NADA FAZ, EM FIM, A POLICIA JÁ ERA.
    OU MUDA A FORMA DE ADMINISTRAÇÃO COMI UMA CARREIRA ÚNICA, OU TEREMOS UMA GIGANTESCA LACUNA NA CARREIRA DE DELEGADOS. ESTES POR FORÇA DE LEI, ADMINISTRAM OUTRAS CLASSES, TAMBÉM DEFASADAS.
    COMO DIZIA UMA COLEGA TAMBÉM ANTIGAO, O ULTIMO QUE APAGUE A LUZ.

    Curtir

  8. Quando o cargo de Delegado de Polícia deixar de ser por concurso só conseguirá ser quem tiver padrinho. Quem apoia esse sistema ou é muito inocente e provavelmente incompetente para alcançar, ou tem um qi(que muitas vezes num ajuda nada e ilude o indivíduo). Parece brincadeira ver que todo mundo quer ganhar no tapetão, vai desde o Clube Fluminense até os operacionais da polícia.

    Curtir

  9. Também comentando sobre o assunto acima, um colega que esta chefiando um distrito de área, recebeu dois novos investigadores, e após muito tempo pedindo funcionários, acabou por receber.
    Ele precisava, deste para poder trabalhar na chefia, em investigações, o que exigiria a presença de segunda asexta, ao receber estes novos colegas, foi falar sobre o trabalho, porém ficou surpreso, pois ambos recusaram a trabalhar todos os dias, pois ambos tinham empregos fora da policia, e falavam que só queriam trabalhar em plantões pois a policia era apenas um bico.
    Este colega argumentou que eles não poderiam fazer plantões, pois a necessidade era para trabalhar na chefia, o resultado foi que ambos pediram recolha, e um deles, como as escalas estavam muito extensas, pediu exoneração em menos de seis meses.
    Estes são os novos policiais, que ingressam nas carreiras apenas para fazerem do trabalho policial um bico de meio período.
    Se o cargo de investigador esta assim, que dirá o de escrivão, sem constar o de delegado, que esta entrando em extinção, caso ninguém tome uma atitude radical.
    Concursos específicos, irão acabar com a policia civil e militar em muito pouco tempo.
    E o governo que estamos enfrentando , ira jogar uma pá de cal em cima de nossas instituições.

    Curtir

  10. Antônio meu amigo, você esta enganado, pois padrinho não da condição de promoção por tempo de serviço, basta olhar o tempo de carreira, quanto ganhar no tapetao como diz, seria um absurdo, pois promoção existe em qualquer empresa. Vê se acorda amigo. As coisas mudaram,

    Curtir

  11. Bel. Investipol, você está achando que tu vai virar autoridade? Vai virar autoridade o amigo do governador, do prefeito, do deputado etc. É dar um tiro no pé lutar por isso.

    Curtir

  12. PQ no Judiciário num tem dessas coisas? Vê lá se o Oficial de Justiça ou o Escrevente tão tentando no tapetão virar Juiz.

    Curtir

  13. LÁ NA PF ELES BRIGAM POR UMA RESTRUTURAÇÃO TAMBÉM,MAS AQUI A NOSSA BRIGA É POR QUEM É MAIS BURRO QUE O OUTRO. OLHA O QUE O FLAVIÃO FALA – ARRASOU FLAVIÃO,COMO SEMPRE DIRETO NO ASSUNTO. PARABÉNS.
    \/
    \/
    \/

    FLAVIÃO – DEVEMOS AGUARDAR POR UMA REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS disse:
    26/12/2013 ÀS 23:01
    Caros senhores!

    Há muita FALTA DE INTELECTO nas cabeças dos nossos colegas policiais civis. E essa BRIGUINHA BIRRENTA que sempre encontramos aqui, onde é sempre a mesma conversa fiada de sujeito sem ter o que fazer, versa sobretudo sobre o seguinte:

    1- Pelo lado de alguns agentes policiais, carcereiros e agentes de tele é assim:

    – Eu façu u serviçiu de investigadô, intãum eu tenhu qui tê salariu mió! – Eu trampu muitu mió qui us investigadô e us iscrivãum juntu, purissu eu mireçu saláriu mió, pois eu sô mió, muitu mais mió qui tudu que tem di mió nessi mundiu!

    2-Já pelo lado de alguns investigadores e escrivães, o papo é sempre o seguinte:

    – Nóis sumu tudu mió qui us carceleru qui us motorola e qui us telefornista! – Óia só u quantu nóis é superiô qui elis; nóis sãmu niver superiô, nóis faiz intréga di intimaçãum nas rua, nóis fais Béó nos barcão di delegarcia, e nóis ainda leva ispedienti da delegarcia pá otras delegarcia, é purissu qui nóis mereci salário mió qui elis!

    Pois bem, o que está havendo entre os diversos POLICIAIS CIVIS DESTE ESTADO, é que um está mais PERDIDO NAS SUAS CONCEPÇÕES POBRES E FALSIFICADAS que o outro. Pois estão querendo JUSTIFICAR aquilo que NÃO POSSUI RAZÃO DE SER. Vejam por exemplo alguns agentepols, carcepols e agentels que vivem a JUSTIFICAR que DEVEM ser reconhecidos PORQUE EXECUTAM O TRABALHO DE INVESTIGADORES E ESCRIVÃES. Ora!! O agentepols, o carcepol, o agentel não merece um reconhecimento porque executa tais trabalhos, mas sim PORQUE É POLICIAL CIVIL, correndo risco de morte, trabalhando sob o estresse da natureza árdua dos trabalhos policiais, porque é partícipe fundamental no ANDAMENTO DA MISSÃO DA POLÍCIA CIVIL. Vocês tem que PARAR de alegar merecimento de causa, por exercerem uma função de UM OUTRO TÃO OPERACIONAL QUANTO A VOCÊS MESMOS!
    O merecimento esta inerente à CONDIÇÃO DE POLICIAL CIVIL que os senhores JÁ ESTÃO UNIFORMIZADOS! OS senhores não passaram num concurso público, não foram treinados pela ACADEPOL, não possuem uma arma de fogo emprestada pelo próprio Governo? Então, isso já não é o suficiente para entenderem que os senhores JÁ SÃO POLICIAIS CIVIS? E por essa condição que os senhores já estão incursos, NÃO É NECESSÁRIO “mostrar” pra quem quer que seja se os senhores SÃO ou NÃO SÃO melhores que os outros IGUAIS POLICIAIS CIVIS? Acordem! O reconhecimento tem de advir pela CONDIÇÃO de policial que os senhores JÁ DETÊM! Isso é óbvio!

    E aqueles investigadores e escrivães que ingressaram há centenas de milhares de anos, numa época em que Adão e Eva apreciavam a bela vista das praias do nordeste sobrevoando nas costas de pterodáctilos, e se permitia o ingresso com APENAS O NÍVEL MÉDIO que, agora, pelo advento de uma LEI COMPLEMENTAR passaram, como num PASSE DE MÁGICA, a estarem integrantes de uma CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR, e por esse motivo, seguem a DESMERECER aqueles outros policiais civis das outras carreiras, alegando serem eles OS ÚNICOS A MERECEREM MELHORIAS nas suas carreiras, pois agora são NUs? Ora, então querem dizer que o reconhecimento aos senhores só é motivo de ocorrer POR CAUSA DO NU, E NÃO PELA CONDIÇÃO DE POLICIAIS CIVIS que os senhores integram?

    Então como ficamos com relação aos PROFESSORES, FISIOTERAPEUTAS, SOCIÓLOGOS e demais funcionários públicos estaduais, que MESMO EXERCENDO UMA FUNÇÃO ESPECÍFICA DE UMA GRADUAÇÃO UNIVERSITÁRIA ESPECIFICADA, seguem auferindo salários TÃO BAIXOS, ou ATÉ MENORES que os nossos? Quanto ganha um PROFESSOR ESTADUAL, quanto ganha um FISIOTERAPEUTA do estado, quanto ganha um DENTISTA do SUS? Pesquisem, e verão que esses PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR,e não somente isso, mas de GRADUAÇÕES ESPECÍFICAS, os quais exercem suas funções com BASE NAQUILO QUE APRENDERAM NOS BANCOS DA FACULDADE, ganham BEM MENOS do que a COMPLEXIDADE UNIVERSITÁRIA dos trabalhos em que funcionam deles EXIGE.

    Ora, qual trabalho é mais COMPLEXO; o de um professor, que além de enfrentar o desrespeito dos seus alunos, as longas jornadas de horas aula, as diferenças e peculiaridades de cada sala de aula, e ter que se manter ANTENADO em tudo aquilo que APRENDEU durante ANOS DE FACULDADE, a fim de poder ENSINAR, ou o de um policial que senta diante de um balcão onde redige um histórico curto de BO, ou então aquele que sai às ruas a entregar uma notificação?

    Ora, se formos entrar no ÂMBITO da complexidade dessas FUNÇÕES, poderemos chegar facilmente num conceito de que estamos ganhando MUITO ALÉM do que um carteiro ganha, do que um balconista ganha, do que um escriturário ganha, do que um porteiro ganha, do que um telefonista de empresa ganha, do que um motorista ganha, do que um segurança pessoal ganha etc…TÔ ERRADO?

    Agora, se partirmos pra JUSTIFICAR o nosso MERECIMENTO com base “NO TRABALHO POLICIAL”, aí as coisas mudam radicalmente, pois profissionais que SE SUBMETEM AO PERIGO EM RAZÃO DA PROTEÇÃO ALHEIA, que doam suas vidas numa troca de tiros com marginais indiferentes à vida, que enfrentam o popular maldizente que o injuria durante o atendimento nas delegacias, que se submetem à pressão do volume excessivo de serviço cartorário sob curto prazo, que enfrenta um pavilhão abarrotado de presos astuciosos pra fugirem e matarem, que efetua horas de pesquisa e investigação no fim de encontrar uma pequena informação…..ai passamos a ter o DIREITO em afirmarmos o seguinte:
    – SOMOS MERECEDORES, POIS SOMOS P O L I C I A I S C I V I S !!!!!!!!!!

    Enfim, não é o NU da lei complementar de outrora que transformou todo mundo num balaio de “SUPERIORES”, ou o exercício de uma função que pertence ao fulano ou ao sicrano que nos faz MERECEDORES, mas sim a NATUREZA POLICIAL que TODO POLICIAL CIVIL, independente de carreira JÁ POSSUI!!

    Acordemos!

    Curtir

  14. E O NÍVEL SUPERIOR QUANDO TEREMOS A TÃO ESPERADA VALORIZAÇÃO? R$ 0,57?SE DEPENDERMOS DE SINDICATOS ESTAMOS FUDIDOS, DE MAJURAS ENTÃO PIOROU, SÓ PEGARAM CARONA NAS NOSSA LUTA E CONSEGUIRAM UMA VALORIZAÇÃO MUITO MELHOR E O CONCURSO PARA PERITO QUE ACEITA NÍVEL SUPERIOR EM DIREITO? QUEM SABE OS FILHOS DE DELEGADOS CONSEGUEM PASSAR NESTE CONCURSO QUE ESTÃO PEGANDO A LAÇO. A VERDADE É QUE EXISTEM DUAS CARREIRAS NA POLÍCIA CIVIL, DELEGADOS E RESTOPOL.

    Curtir

  15. Em países desenvolvidos, as Polícias tem Plano de Carreira, iniciando como Patrulheiro e podendo chegar a Promotoria.

    Por que aqui se luta para ficar na merda ? Não levar o trabalho Policial a sério ? Por que somos Colônia de Exploração ?
    Então vamos continuar com a mentalidade de só ver o nosso lado e não o coletivo ?

    As mudanças nas Polícias, já estão atrasadas à décadas.

    Curtir

  16. Ainda se não é o ideal, na PM já se tem um Plano de Carreira. O Policial inicia como Soldado e pode chegar a patente de oficial, competindo em concurso interno.

    Aqui na PC, você pode até regredir quando se aposenta.

    Aqui é o verdadeiro Titanic, a mentalidade dos dirigentes é: “pegue o que puder até que o barco afunde de vez”.

    Curtir

  17. Realmente, aceitar candidatos formados em Direito para os cargos de Perito Criminal demonstra o nível das pessoas que dirigem a Polícia Civil. Ridículo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  18. O importante é ganhar bem e realmente dar segurança á população e a nós próprios, e para isso, somente a criação de uma policia única daria conta do recado. Desmilitarizar é a ordem do dia, agora os federais estão em berços esplendidos, ganham muito bem, não são cobrados como as policias estaduais, não vivem o tremendo desconforto do ódio do mp, a concorrência insana entre duas policias. Que se danem delegados, oficiais, operacionais, praças,peritos, etc..(seja qual for a nomenclatura do cargo) o importante é dignidade profissional, e poder andar nas ruas sabendo que estão zelando pela sua segurança, e não o que vivemos hoje, todo mundo quer ser carreira juridica, todo mundo Doutor, Doutor Delegado, Doutor Oficial, Doutor Operacional,Doutor Praça, Doutor Perito, Doutor etc…, e policia que é bom ninguém faz, quer prevenindo o crime como o investigando, ou seja, ZERO, para as policias e seus dirigentes(das duas), que são ótimos teóricos e omissos, e os da base somente omissos.

    Curtir

  19. PRESENTE DA FIFA :

    Portaria DGP-46, de 26-12-2013

    ….

    Art. 1º…. “fica vedado o afastamento de Policiais Civis em virtude de férias ou licença-prêmio, durante o período compreendido entre 01-06-2014 e 15-07-2014”.

    Curtir

  20. DECRETO Nº 60.020,
    DE 26 DE DEZEMBRO DE 2013
    Dá nova redação a dispositivos do Decreto nº
    57.235, de 15 de agosto de 2011, que regula-
    menta o artigo 3º da Lei Complementar nº 826,
    de 20 de junho de 1997, que cria, na Secretaria
    da Segurança Pública, a Ouvidoria da Polícia do
    Estado de São Paulo, e dá providências correlatas
    GERALDO ALCKMIN, Governador do Estado de São Paulo,
    no uso de suas atribuições legais,
    Decreta:
    Artigo 1º – Os dispositivos adiante indicados do Decreto
    nº 57.235, de 15 de agosto de 2011, passam a vigorar com a
    seguinte redação:
    I – o artigo 4º:
    “Artigo 4º – Caberá ao Conselho Estadual de Defesa dos
    Direitos da Pessoa Humana – CONDEPE estabelecer as regras
    do processo de escolha dos candidatos que integrarão a lista
    tríplice para nomeação do Ouvidor da Polícia, observadas as
    disposições deste decreto.”. (NR)
    II – o artigo 5º:
    “Artigo 5º – A lista tríplice elaborada pelo Conselho Esta-
    dual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana – CONDEPE
    será encaminhada ao Governador do Estado, para a finalidade
    prevista no artigo 3º da Lei Complementar nº 826, de 20 de
    junho de 1997.
    Parágrafo único – Na hipótese de descontinuidade entre o
    final do período de 2 (dois) anos de exercício pelo Ouvidor da
    Polícia e nova nomeação, responderá pelo expediente do órgão
    seu último titular, até conclusão do processo nos termos a que
    alude o “caput” deste artigo.”. (NR)
    Artigo 2º – Este decreto entra em vigor na data de sua
    publicação, ficando revogados os §§ 1º a 5º do artigo 4º e as
    Disposições Transitórias do Decreto nº 57.235, de 15 de agosto
    de 2011, e o Decreto nº 58.416, de 27 de setembro de 2012.
    Palácio dos Bandeirantes, 26 de dezembro de 2013
    GERALDO ALCKMIN
    Fernando Grella Vieira
    Secretário da Segurança Pública
    José do Carmo Mendes Junior
    Secretário-Adjunto, Respondendo pelo Expediente da Casa
    Civil
    Publicado na Casa Civil, aos 26 de dezembro de 2013.

    Curtir

  21. em casa que não tem pão todos gritam e ninguém tem razão.
    as polícias tem competências definidas na constituição mas, quando deixam de cumprir seus deveres constitucionais, quando uma invade a competência da outra dá no que dá.
    ninguém se entende e, para os governos e os altos mandatários parece que quanto pior melhor.
    ninguém tem interesse em colocar cada polícia no seu devido lugar.

    assim, fica fácil “forças ocultas” proporem essas mudanças.

    essa tal pec-51 interessa a muitos e tal qual q pec 37 parece que vai vingar.

    a mídia ajudará como ajudou no caso da pec 37.

    tanto os delegados da polícia federal quanto os da civil são contra.
    ao que parece oficiais da pm tem interesse em comandar investigações.

    o mp já usa e abusa de policiais militares para suas investigações.

    a corda arrebentará do lado do mais fraco e, no presente momento, sabemos quem é o lado mais fraco.

    de sargento para baixo e de delegado para baixo essas carreiras só podem ficar na expectativa pois não tem poder e nem voz para se fazer ouvir.

    Curtir

  22. Transferência excepcional

    Servidor deve atuar no cargo para o qual é concursado
    Por Gabriel Mandel

    ImprimirEnviar por emailFacebook<0Twitter<0Google+<0O servidor público deve trabalhar no cargo para o qual prestou concurso, sendo sua atuação na função direito líquido e certo. Esse foi o entendimento que baseou a 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao analisar Recurso em Mandado de Segurança impetrado por um servidor público do estado de São Paulo.

    Os ministros acolheram o recurso e determinaram que Claudionor Tamura, aprovado em 1988 para o cargo de escrevente técnico judiciário, volte a exercer a função. Após ser aprovado, ele foi designado por meio de portaria para exercer a função de contador judicial. Ele entrou com Mandado de Segurança para retornar ao cargo para o qual foi aprovado, e seu pedido foi rejeitado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, sob a argumentação de que a experiência na função, a qualidade do trabalho e a falta de outro funcionário que desempenhe tal função justificam a permanência. De acordo com a decisão do TJ-SP, não há “qualquer ilegalidade ou violação de direito líquido e certo do impetrante” que demandem a troca de função.

    No recurso ao STJ, Claudionor Tamura apontou que não é formado em contabilidade e recebe salário menor do que o pago a um contador judicial, o que representa violação aos princípios da legalidade, moralidade e discricionariedade. Segundo ele, o Provimento 439/1991, que regulamenta o remanejamento de servidores dentro dos Tribunais de Justiça, não pode se sobrepor à Constituição. Relator do caso, o ministro Mauro Campbell Marques afirmou que a legalidade permite ao administrador público agir apenas de acordo com o expresso pela lei.

    Os servidores, para ele, têm o direito de ser designados “para exercer as atividades que correspondam àquelas legalmente previstas”. Só em casos excepcionais é permitido que seja exercida função diversa, apontou o relator. De acordo com ele, apesar da Fazenda do Estado de São Paulo alegar que não há funcionários para exercer tal atividade, “não é admissível que o recorrente exerça atribuições de um cargo tendo sido nomeado para outro, para o qual fora aprovado por concurso público”. Mauro Campbell Marques votou por dar provimento ao RMS, determinando o retorno do servidor ao cargo para o qual foi aprovado em concurso público, sendo acompanhado pelos demais ministros da Turma.

    Clique aqui para ler a decisão.

    Curtir

  23. POLÍCIA CIVIL DO ESTADO
    CONSELHO DA POLÍCIA CIVIL
    Portaria CPC-28, de 26-12-2013
    O Presidente do Conselho da Polícia Civil, resolve:
    Art. 1º – Fica instaurado, a partir desta data e nos termos da
    Lei Complementar 1.151, de 25-10-2011, o processo de promoção
    na carreira de ESCRIVÃO DE POLÍCIA.
    Art. 2º – Estão em concurso as seguintes vacâncias:
    I – 72 vacâncias na Classe Especial, por Merecimento.
    II – 69 vacâncias na 1ª Classe, por Antiguidade.
    III – 70 vacâncias na 1ª Classe, por Merecimento.
    IV – 102 vacâncias na 2ª Classe, por Antiguidade.
    V – 102 vacâncias na 2ª Classe, por Merecimento.
    Art. 3º – Para a organização da lista de promoção ficam
    convocados, extraordinariamente, os Membros do Conselho da
    Polícia Civil.
    Art. 4º – Esta Portaria entra em vigor a partir de sua
    publicação.

    Executivo I de 27/12/2013 – pág. 45

    Curtir

  24. Os delegados perderão o detran e agora os funcionários vao ter aumento de salario e poderão virar diretor de ciretran, coisa que 80 anos os delegados não ou não quiseram exergar nomeando funcionários para esta função.
    IC/IML, saiu da policia e aumentou os cargos de direção para os peritos e medicos e o salario aumentou.
    Estão acabando com as cadeias, na sap tem os cargos de diretores para os agentes penitenciários, o que nunca ocorreu que uma cadeia publica fosse nomeado um carcereiro como diretor.
    Estes são exemplos que ocorrem fora das policias, onde o servidor e valorizado. Quer um exemplo pega o mais importante escrivao de policia e pergunta a ele quantos oficios ele assinou para alguma autoridade?

    Curtir

  25. Foi publicado no DOE de hoje (27/12/2013) listagem provisária com os nomes dos que ascenderão de classe por merecimento ou antiguidade na classe; nas carreiras de Carcereiro e Papiloscopista (pág. 11 e 12)

    Curtir

  26. Esses imbecis já tomaram uma decisão JUDICIAL na cabeça, pensando que podem ser DELEGADOS do dia pra noite, SEM CONCURSO.
    A pec 51 vai tomar o mesmo rumo, ou seja, NENHUM.

    Curtir

  27. PROXIMAS PECs:

    oficial de justiça e escrevente = virar JUIZ
    oficial de promotoria = virar PROMOTOR
    estagiário da procuradoria = virar PROCURADOR….

    ah! tudo sem concurso público…..viu?
    …vai esperando……

    Curtir

  28. Vejo a PEC 51 como uma luz no final do túnel.

    Antonio, como vai?
    Entendo a sua preocupação, mas desculpe discordar. A questão da lisura do concurso interno para promoção é algo importante, assim como no concurso externo, ambos precisam ser fiscalizados, bem como de critérios objetivos e de um processo transparente, porque ambos são vulneráveis.

    Aparecido, tudo tranquilo?
    É bem compreensível que, neste momento, haja essas desconfianças, mas eu acredito sinceramente que a PEC 51 é a melhor proposta para a Polícia que eu já vi desde sempre. Uma Polícia de carreira única é muito mais eficiente e bem mais barata; o ciclo completo é outro aspecto fundamental na apuração de um crime, com menos burocracia e mais velocidade.

    Enfim, todos os policiais precisam mesmo ficar com um pé atrás e acompanhar tudo bem de perto, porque qualquer boa ideia pode ser distorcida, mas até aqui eu só vi vantagens, principalmente para os delegados que vão ter uma instituição bem melhor para trabalhar.

    Manuel, tudo bem?
    Realmente o Judiciário considerou que não pode haver promoção entre carreiras distintas, mas o caso da PEC é criar uma carreira única e extinguir as castas, como em qualquer Polícia pelo mundo.

    Feliz 2014 para todos!

    Curtir

  29. Boa Tarde!

    Senhoras e Senhores.

    A sociedade há anos vaticina por melhoras na administração, porém, muitas vezes por questões políticas ou até por questões financeiras, as coisas nunca caminham como de fato deveriam e, devido também a alguns “fatores” que agregados às conveniências de alguns grupos que insistem em dominar a todos, o Estado acaba ficando à margem do desespero ou até jogado ou esquecido numa maca de algum desafortunado Pronto Socorro de alguma pequena e desgraçada cidade.

    Enquanto existir picuinhas e revanchismos entre às Classes, alguém com um sorriso maroto por detrás dos panos nos bastidores zombam e se locupletam loucamente das delicias oferecidas em nome de todos.

    É preciso mais energia por parte das Entidades Representativas, que se busque justiça, que se resgate e que se garanta não somente os direitos perdidos destes últimos anos como também os seus respectivos valores pecuniários restituídos imediatamente.

    É imperativo que os poderes legalmente constituídos haja com mais energia, austeridade e imparcialidade e que não se prenda às somenos.

    Quando de fala que de fato os médicos recém-formados deveriam efetuar exame compatível em âmbito ou ordem profissional. Da mesma forma, estamos falando no âmbito jurídico, pois apesar de não estarem lidando com a saúde de outrem, eles estão sim é lidando com algumas restrições e também com a liberdade alheia, pois é tão ou mais sério do que a própria vida. Estamos falando da liberdade de um povo e de uma nação.

    Quando se comenta que a Polícia deveria ter mais liberdade para exercerem suas atividades, estamos nos referindo às questões investigativas onde muitas das vezes quando resvala numa pessoa pública e muito influente, ai meus caros a coisa muda de figura e até de lado e sinceramente falando, a corda rompe sempre no lado mais fraco.

    Quando falo que todas as carreiras públicas e principalmente às de grande relevância, deveria “a priori”, serem ocupadas por pessoas lúcidas, capazes, práticas e acima de tudo imparciais, estou simplesmente falando o que de fato deveria existir, pois muitas das vezes, por sermos apenas seres humanos, passíveis de “N” defeitos, somente atinamos os reais valores, depois de muita lambança ou muitos desacertos e mais ainda que se diga sem um senhor professor, fatalmente o nomeado, o eleito ou o concursado, falhará nos seus apontamentos e o que é pior, mais uma infeliz alma apodrecerá numa daquelas tantas celas abarrotadas de outros infelizes pecadores.

    É necessário que todos indistintamente comecem seu ofício em carreira ascendente até chegar ao topo pelos seus próprios dotes, sem necessariamente ser agraciado por superiores porque simplesmente possui olhos verdes ou azuis ou que simplesmente lhe oferte sempre às belas tardes um ótimo cafezinho.

    Caronte.

    Curtir

  30. …………..AQUI , NA POLICIA CIVIL ESSA PORRA DE PROMOÇÃO , POR MERECIMENTO , SEMPRE FOI E SEMPRE SERÁ UM GRANDE SACANAGEM , DEVIAM É ACABAR COM ESTA MARMELADA , DO CARALHO , ESTOU CANSADO, DE VER NEGUINHO CALÇA BRANCA, TER PROMOÇÃO , , NA VERDADE É SÓ OS PUXA SACOS QUE PEGAM ESTA PORRA , SE VOCÊ, NÃO TIVER UM PADRINHO VOÇÊ TÁ FODIDO , E PODE ESPERAR UMA POR ANTIGUIDADE…

    Curtir

  31. A meritocracia sempre foi e será a sobra assustadora que paira sobre os incompetentes e apadrinhados.

    Me desculpem aqueles que conquistaram seus cargos e promoções com seus esforços, mas sabemos que nem todos os obtiveram desta forma.São exatamente estes que temem mudanças.

    Curtir

  32. Engraçado, quando falam em Carcereiro e Agente Policial aglutinar a carreira de Investigador os senhores Investigadores metem o pau em nós, que é no tapetão, na canetada, isso não pode .

    Mas se falam em Investigador passar para Delegado no tapetão a coisa muda de figura ?

    BANDO DE HIPÓCRITAS DO CAR*LHO

    Curtir

  33. … NÃO ACREDITAS ??? É FACIL ;TU VAI CONSTATAR ESTA GRANDE SACANAGEM.

    === É SÓ CONSULTAR A LISTA DE PROMOÇÃO , NO DIARIO OFICIAL CADERNO EXECUTIVO ii , DESTE MÊS…… DE INVESTIGADORES POR MERECIMENTO, O MEU CAMARADA (TIRA) ESTA A MAIS DE 15 ANOS NA PC ,E ACREDITEM O COITADO AINDA ESTA , NA 3 CLASSE, ATÉ QUE ENFIM AGORA NESTA LISTAGEM, O COITADO FOI PARA A SEGUNDA CLASSE POR ANTIGUIDADE ,( OLHE SÓ QUE SACANAGEM) SÓ QUE AO ANALIZARMOS POR NR DE RG A IDADE DOS PROMOVIDOS POR MERECIMENTO ,FICAMOS SURPRESOS AO DESCOBRIRMOS , QUE MUITOS (TIRAS) SÃO BEM MAIS NOVOS DE CARREIRA, E DE IDADE DO QUE MEU CAMARADA ( TIRA ,) E QUE NÓ CONHECEMOS VÁRIOS DOS PROMOVIDOS … SÃO DAQUELE JEITO NÉ ??? ( ÓTIMO POLICIAL , LINHA DE FRENTE , POLICIAL DE PRIMEIRA , GENTE FINISSIMA , AQUI TODOS GOSTAM DELE ELE É MERECEDOR , FICAMOS CONTENTE POR ELE SER PROMOVIDO A SEGUNDA CLASSE, A BOSTA E QUE ELE FOI POR ANTIGUIDADE, ) EU SOU TESTEMUNHA QUE ESTE TIRA É POLICIAL MERECEDOR.. EU TIRO O CHAPEL) …

    Curtir

  34. ……………….ESSA TAL DE PROMOÇÃO POR MERECIMENTO , TEM QUE ACABAR JÁ , CHEGA DE INJUSTIÇA;;; TEM QUE PROMOVER QUEM TRABALHA , E MERECE, E NÃO COMO ESTA , SOMENTE PARA OS = SAFADOS, E PUXA- SACOS, ZUMBIS,PILANTRAS, VAGABUNDOS, ETC… ETC… ETC…
    X9, CANALHAS, CONHEÇO TIRA QUE ESTA COM 10 ANOS DE POLICIA E JA É SEGUNDONA, PORRA, TENHA DÓ NÉ ????? TEM QUE SER TODO MUNDO POR ANTIGUIDADE…

    Curtir

  35. 3º classe 10 ANOS
    2º classe 15 anos
    1º classe 20 anos eu penso que esta forma seria a ideal,justa
    sem apadrinhamentos.

    Curtir

  36. ….. TODOS TEM QUE SER PROMOVIDOS , POR ANTIGUIDADE, POIS SOMENTE ASSIM ACABARÃO COM ESTAS INJUSTIÇAS , E , FAZENDO ESTES FAVORECIMENTOS , PARA MAUS POLICIAIS, QUE NÃO MERECEM, ;;; ENQUANTO CONTINUAREM COM ESTE MODELO DE PROMOÇÃO, A PALHAÇADA VAI CONTINUAR, E VIVA O APADRINHAMENTO
    AAIIIIIII QUE RAIVA;; QUE ÓDIO DESTE MODELO, SACANAGEM , SACANAGEM, SACANAGE, SACANAGEM, ….

    Curtir

  37. Eu penso que promoção por tempo de serviço é mais justa de todas,, independente de ser filho,sobrinho ou amigo de fulano,sicrano ou beltrano.

    Curtir

  38. …………………. E TEM MAIS , A SACANAGEM É COM TODAS AS CARREIRAS, OU TÔ ERRADO???????
    MUITOS, SE SENTEM PREJUDICADOS, POR ESTE MODELO , OU TÔ ERRADO ??? EU MESMO ME SINTO ,UM DOS PREJUDICADOS, VENDO UM MONTE DE BABA ÓVOS, INCOMPETENTES , PASSAR NA MINHA FRENTE, ESTOU NA SEGUNDA CLASSE, E EU ACHO QUE PELA MINHA COMPETÊNCIA, EU JÁ PODERIA ESTAR NA PRIMEIRONA , MAS NÃO;;; POR CAUSA, DESTA PORRA DE MERECIMENTO , ESTOU ME FUDENDO , A TEMPOS ESPERANDO ESTA PROMOÇÃO QUE NUNCA CHEGA, FICO FUDIDO , QUANDO VEJO NEGUINHO PASSAR NA MINHA FRENTE( promoção ). pois as vezes conheço o fulano ,e sei que não é merecedor de promoção porra nenhuma …

    Curtir

  39. É mais do que justo as coisas mudarem, o sistema nos dias de hoje é ultrapassado e não funciona, é correto a mudança e, espero logo que a carreira única tenha seu inicio, pois, não existe mais lugar para fatos ultrapassados e que não melhoram nada, tenho certeza que essa PEC 51, vem em ótima hora, só espero que não demore.

    Curtir

  40. .PEDIDO PARA O GOVERNADOR

    …..POR FAVOR SR GOVERNADOR………….; É SÓ DAR UMA CANETADA NESTA INJUSTIÇA, DE PROMOÇÃO POR MERECIMENTO, E EXTINGUI-LA DE VEZ , POIS ESTE MODELO DE PROMOÇÃO NÃO SERVE PARA OS VERDADEIROS POLICIAIS DE VERDADE, QUE PENSA NA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO , E TRABALHA COM DIGNIDADE, POIS ALTERANDO ESTE PROCEDIMENTO DE PROMOÇÃO , COM CERTEZA O SENHOR , EXMO DIGNO GOVERNADOR DE SÃO PAULO , ESTARÁ PRESTIGIANDO OS VERDADEIROS POLICIAS CIVIS DE SÃO PAULO , QUE SÃO COMPOSTA DE TODAS AS CARREIRAS DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO…..

    ASS ————- TODAS AS CARREIRAS FICARÃO AGRADECIDAS …

    Curtir

  41. Isto nunca vai ocorrer. PEC 51 é “Nati mortus”.

    No muito reduzir em apenas duas carreiras.

    Delegado de Polícia e Agente de Polícia (ou assistente de Polícia; Auxiliar da Autoridade; ou, Analista de Polícia Judiciária; ou, Sub-delegado; ou, Ajudante do delegado, etc…)

    Curtir

  42. Não entendo algumas considerações!
    promoção por merecimento. Todas grandes empresas do setor privado as promoções são por merecimento. Não há promoção por antiguidade! E assim caminha a evolução. por merecimento, conheço varios que não mereciam nem sair da quinta classe.

    Só para informar todas as minhas promoções foram por antiguidade! de 5ª,4ª,3ª,2ª. Nem por isso dou descredito aos meios empregados! As vezes alguém deixa de ser promovido por punição. hoje ainda começa na 3ª. antes era 5ª tres anos para promoção que demorava cinco anos pra vir no dindin

    Curtir

  43. SERIA O MAIS JUSTO:

    3º classe 10 anos

    2º classe 15 anos

    1º classe 20 anos

    CLASSE ESPECIAL 30 ANOS.

    Curtir

  44. Bomba relógio, por Sonia Racy.

    “Há quem aposte em novas emoções sobre a máfia do ISS logo no começo do ano.

    Desta vez, envolvendo empresas de segurança privada. Bem como vereadores da base aliada de Haddad.

    Bomba 2

    E mais: o Ministério Público negocia depoimento de auditora fiscal que comprometeria um ex-secretário de Kassab.”

    Fonte: http://blogs.estadao.com.br/sonia-racy/bomba-relogio/

    Bem que poderia cair junto a casa do FP cair por causa de sua empresa GP.

    Curtir

  45. a polícia militar, constitucionalmente é policiamento preventivo, art 144, da c.f., então tem que ser atendida estas ocorrência, em caso de morte, ( crime) deve preservar o local a P.C., vez que, é carreira jurídica, então foge alçada da P.M., preservar tal local, devido começar as primeiras investigações…isto é um absurdo, se recebe por este serviço, como polícia judiciária, que cumpra sua missão de polícia ¨Judiciária) Pedro Baiano, de São João da Fortaleza – Ba.

    Curtir

  46. Para mim, o que ocorre, é a disparidade salarial enorme entre as carreiras policiais civis (vulgo ‘operacionais’, como muitos a eles se referem) e a dos delegados de polícia.
    Caso fosse utilizado um fator de equiparação da ordem de 0,88 entre os policiais civis, a questão, pecuniariamente, estaria resolvida.
    Exemplo hipotético:
    Delegado de Polícia – Terceira Classe R$ 10.000,00 / mês
    Demais carreiras de ensino superior – Terceira Classe R$ 8.800,00 / mês (10.000,00 x 0,88)
    Demais carreiras de ensino médio – Terceira Classe R$ 7.744,00 / mês (8.800,00 x 0,88)

    PS: Sou favorável a que as atuais carreiras de ensino médio venham a possuir exigência, para ingresso, de curso superior e, obviamente, enquadramento salarial respectivo.

    Curtir

  47. Sonho de poucos e ser delegado nesta policia atual. O sonho de muitos e serem policiais de uma policia moderna com meriticracia

    Curtir

  48. REESTRUTURAÇÃO

    DELEGADO DE POLÍCIA
    ESCRIVÃO DE POLÍCIA
    INVESTIGADOR DE POLÍCIA
    AUXILIAR DE POLICIA ( AGENTE, CARCEREIRO E OPTEL) – PARA ATENDEREM TELEFONE, PÚBLICO, CARCERAGEM, B.O, E AJUDAR A TOCAR INQUÉRITO!!!!!!

    NÃO PRECISARIA ABRIR MAIS VAGAS E AUMENTAR O ORÇAMENTO!!!!!!

    Curtir

  49. é CAPAZ……

    TUDO é possível………

    Sobre o teor do “tema” postado aí em cima……

    TUDO é possível……

    É bem possível em 2014 essa PEC – 51 (chamada Pec “BOA IDÉIA”) ganhar “força” e ser aprovada……

    Sou até favorável, em parte, à PEC – 51 – Boa Idéia……

    a aprovação da PEC – 51 seria bom para acabar com o EGOÍSMO e EGOCENTRISMO dos Delegados…….
    (vão tomar bem no meio do……c);

    a aprovação da PEC – 51 seria bom para acabar, de vez, e afundar com o MILITARISMO arcaico, imperial das Polícias Militares…… (vão tomar também, principalmente o Oficialato)……

    Que VENHA A PEC – 51

    “Boa Idéia”

    Curtir

  50. A PEC-51 é muito boa, mas não acredito que seja aprovada. Já fui PM e hoje sou Agente Policial (com nível superior) e creio que a estrutura policial brasileira é ridícula. Polícia tem que ser carreira única, assim como a Policia Rodoviária Federal. Só no Brasil pra ter uma salada policial com civil, federal e militar. Lembro-me de um xerife americano (matéria da Revista Veja) que ficou espantado com nossa confusa estrutura policial que não apresenta carreira única. O Brasil está evoluindo aos poucos, no futuro isso será uma realidade.
    Foi-se aquele tempo em que o guarda tinha que ir aos pés do Doutor para saber se era caso de polícia ou não. Assim como no conto “O Famigerado” de Guimarães Rosa, onde o vaqueiro procura o Doutor para esclarecer o significado de uma palavra.
    Fora isso, todos nós sabemos que no ciclo penal a palavra final é do Juiz de Direito.

    Curtir

  51. SOMENTE A VERDADE E NADA MAIS disse:
    27/12/2013 às 16:39
    … NÃO ACREDITAS ??? É FACIL ;TU VAI CONSTATAR ESTA GRANDE SACANAGEM.

    === É SÓ CONSULTAR A LISTA DE PROMOÇÃO , NO DIARIO OFICIAL CADERNO EXECUTIVO ii , DESTE MÊS…… DE INVESTIGADORES POR MERECIMENTO, O MEU CAMARADA (TIRA) ESTA A MAIS DE 15 ANOS NA PC ,E ACREDITEM O COITADO AINDA ESTA , NA 3 CLASSE, ATÉ QUE ENFIM AGORA NESTA LISTAGEM, O COITADO FOI PARA A SEGUNDA CLASSE POR ANTIGUIDADE ,( OLHE SÓ QUE SACANAGEM) SÓ QUE AO ANALIZARMOS POR NR DE RG A IDADE DOS PROMOVIDOS POR MERECIMENTO ,FICAMOS SURPRESOS AO DESCOBRIRMOS , QUE MUITOS (TIRAS) SÃO BEM MAIS NOVOS DE CARREIRA, E DE IDADE DO QUE MEU CAMARADA ( TIRA ,) E QUE NÓ CONHECEMOS VÁRIOS DOS PROMOVIDOS … SÃO DAQUELE JEITO NÉ ??? ( ÓTIMO POLICIAL , LINHA DE FRENTE , POLICIAL DE PRIMEIRA , GENTE FINISSIMA , AQUI TODOS GOSTAM DELE ELE É MERECEDOR , FICAMOS CONTENTE POR ELE SER PROMOVIDO A SEGUNDA CLASSE, A BOSTA E QUE ELE FOI POR ANTIGUIDADE, ) EU SOU TESTEMUNHA QUE ESTE TIRA É POLICIAL MERECEDOR.. EU TIRO O CHAPEL) …

    …………………………………………………………………………………………………………………………………
    A promoção do teu colega investigador por antiguidade na classe, foi mais um passa moleque”deste desgoverno. Explico, de acordo com o artigo 22 da Lei Complemetar 1151/2011, ele passaria a receber salário de 2ª classe A PARTIR DA DATA QUE COMPLETOU 15 ANOS DE FETIVO EXERCÍCIO NA CARREIRA; independentemente da data da publicação, em ATOS DO GOVERNADOR no DOE (RECONHECENDO A PROMOÇÃO, É RETROATIVO). Agora nos critérios por merecimento ou ntiguidade NA CLASSE, não são retroativos a data em que foi completado os QUINZE ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO NA CARREIRA, prevalece a data em for publicado foi publicado no DOE, Atos do Governador, reconhecendo a promoção Se meu nome aparecer na próxima listagem de promoção por merecimento, coisa que não creio que acontecerá, pois não tenho “QI” elevado, ou se aparecer na listagem por antiguidadde na classe, estou bem acima da metade lista; vou fazer requerimento ao Conselho da Polícia Civil, para que meu nome seja excluído; pois nem que demore um pouco mais de tempo, que a L.C 1151/11 (art. 22) seja cumprida, quero receber salário de 2ª classe retroativo a data em que competei 15 anos de efetivo exercício na carreira, e isso ocorreu em outubro de 2013.

    obs.: Hoje saiu publicado no DOE listagens provisórias para promoçõ de Carcereiros, por merecimento (essa não aparece o tempo na classe enem o tempo na carreira) e por antiguidade; 2/3 dos colegas policiais pertencentes a carreira de Carceiro, que estão nessa listagem completaram 15 nos de efetivo exercício na carreira, há poucos meses atrás. Será que os colegas terão seus direitos garantidos de receberem salário de 2ª classe retroativo a data em que completam 15 anos de efetivo exercício na carreira????????????

    Curtir

  52. Os Delegados….. (sempre eles)….

    Os Delegados também confiavam que a PEC-37 seria aprovada….

    E o que aconteceu……..??????

    Na esteira dos movimentos ditos “populares”, “sociais” que ocorreram no primeiro semestre…..

    – e com o “lobby” FORTE do M.P., apoiado por uma “mídia jornalística de Direita”, uma “mídia” que NÃO gosta de Polícia….

    O que aconteceu, afinal…….????

    – a PEC – 37 foi REJEITADA à contragosto dos Delegados de Polícia, que confiavam na sua aprovação…..

    ALGUÉM

    ALGUÉM por acaso DUVIDA que a PEC – 51 possa ser APROVADA……?????

    Tudo é possível……..

    Curtir

  53. – tendências…..

    – TENDÊNCIAS, tender a tender para um Lado ou outro…..

    SÓ não vê quem NÃO quer ver……

    – Bastaria um pouco de inteligência social e política para perceber o cenário POLÍTICO que se avizinha, o que está se aproximando para os próximos anos, ou décadas…. ou seja:

    – o POLÍTICO brasileiro está propenso à adequar o “nosso Modelo” de Segurança Pública para um “modelo Americanizado” ou similar aos Países de primeiro mundo….

    as nossas PULIÇAS, tanto Militar como CIVIL, estão fadadas às mudanças, e estes “sinais de mudança” já se esboçam por meio de PEC -51 e outras que “virão”…..

    As policiais ditas Militares deverão SIM, serem DESMILITARIZADAS, pode demorar, mas vai ocorrer
    (porque só existe praticamente esse modelo no Brasil)

    As Policiais Civis (inclusa a Federal) deverão ser de caráter propriamente e meramente investigativo, sob o “duro crivo” do Ministério Público, que CHEFIARÁ efetivamente a investigação, propondo a AÇÃO PENAL;
    – o Delegado de Polícia terá um caráter de atribuição semelhante à um COMISSÁRIO de Polícia e nada mais, com seus agentes subordinados….

    É o que traz de “novo” a PEC – 51
    Chamada PEC “boa Idéia”……

    a PEC – 51 traz um modelo mais Americanizado (ou estamos caminhando para esse modelo)…

    uma só PULIÇA, ÚNICA (ou unificada)….
    – com um braço uniformizado (policiamento ostensivo), mas DESMILITARIZADO…..
    – com um braço investigativo (fazendo efetivamente polícia judiciária)….. com Comissário de Polícia (e não Delegado), através da carreira “única” (pelo menos, possível valorização do policial civil)….

    E por fim, o Min. Público NADANDO por cima da carne seca…..

    É estamos próximos de mudanças profundas nesse modelo “arcaico e ultrapassado” de POLÍCIA……

    Quem sabe, no futuro, uma nova ideologia e modelo de Segurança Pública….

    Que venha a PEC – 51…..

    para aplacar o ORGULHO, EGOÍSMO e EGOCENTRISMO de muitos Delegados de Pelúcia…….

    Curtir

  54. Até que enfim! Alguém descobriu a maneira exata de melhorar a polícia no brasil. Agora há a possibilidade de colocar pessoas capacitadas e vocacionadas na direção da policia. Não adianta preencher as vagas de delegado com pessoas sem experiência alguma de polícia operacional. Estão pensando pelo menos. Parabéns ao projeto!

    Curtir

  55. SOMENTE A VERDADE E NADA MAIS disse:
    27/12/2013 ÀS 17:27
    .PEDIDO PARA O GOVERNADOR

    …..POR FAVOR SR GOVERNADOR………….; É SÓ DAR UMA CANETADA NESTA INJUSTIÇA, DE PROMOÇÃO POR MERECIMENTO, E EXTINGUI-LA DE VEZ , POIS ESTE MODELO DE PROMOÇÃO NÃO SERVE PARA OS VERDADEIROS POLICIAIS DE VERDADE, QUE PENSA NA SEGURANÇA DA POPULAÇÃO , E TRABALHA COM DIGNIDADE, POIS ALTERANDO ESTE PROCEDIMENTO DE PROMOÇÃO , COM CERTEZA O SENHOR , EXMO DIGNO GOVERNADOR DE SÃO PAULO , ESTARÁ PRESTIGIANDO OS VERDADEIROS POLICIAS CIVIS DE SÃO PAULO , QUE SÃO COMPOSTA DE TODAS AS CARREIRAS DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO…..

    ASS ————- TODAS AS CARREIRAS FICARÃO AGRADECIDAS …

    Pelo AMOR DE DEUS nunca mais fale em nome da polícia. Seu vocabulário é bizarro, dá vontade de chorar. E se for falar por mim, qunado se tratar do pau na lomba, nunca o trate de senhor, exmo, digno, kkkkkk puxa saco analfabeto!!!

    Curtir

  56. Uma coisa vos digo: Tenho mais de quatro quinquenios, mes retrasado recebi alguns atrasados, LP vendida….ganhei limpinho mais de 9000 reais, passei um mes de rei cheio de mordomias, gastei em algumas coisas que eu precisava, já em novembro e dezembro caí na minha triste realidade, que é não receber nem metade disso. Eu vou trabalhar????? Nem fodendo, quando entrei ganhava mais de dez mínimos, hoje tive 80 reais de “aumento”, perdemos metade da alimentação e todo o transporte. Vão querer o que?????

    Curtir

  57. ESCRIBA 2013

    vai estudar VAGABUNDO!! tá pensando que é fluminense pra ganhar no “tapetão” ?
    Acha que uma PEC vai te transformar em delegado ou “chefe” ?
    estudar que é bom….NADA !!

    Curtir

  58. Essa PEC 51 é nati morta. Para ocupar qualquer cargo no serviço público, o ingresso é através de concurso público e o candidato tem que preencher os requesitos para a investidura no cargo, exceto para os cargos de confiança, no que diz respeito a ingresso através de concurso público, mas nesta hipótese, o ocupante pode ser exonerado do cargo de confiança, a qualquer tempo.

    Curtir

  59. Sem Choro…………. disse:
    27/12/2013 ÀS 10:52
    Ainda se não é o ideal, na PM já se tem um Plano de Carreira. O Policial inicia como Soldado e pode chegar a patente de oficial, competindo em concurso interno. E não tem nada de ganhar no tapetão; as coisas são sempre distorcidas para o bem do maior.

    Aqui na PC, você pode até regredir quando se aposenta.

    Aqui é o verdadeiro Titanic, a mentalidade dos dirigentes é: “pegue o que puder até que o barco afunde de vez”.

    Curtir

  60. Seguindo a mentalidade de alguns colegas…………………sugiro que exijam concurso público para Cb, Sgt., Ten., Cap, Cel. da PM…………………….não sei hoje…………mas nas forças armadas……….havia a possibilidade de se ingressar como Sgt, sem passar pelas graduações anteriores.

    Curtir

  61. A coisa está ruim……………………vamos deixar pior. …………..para que melhorar………………. e ter pessoas com

    experiência profissional nos cargos de comando ……

    Curtir

  62. MILITAR é diferente de CIVIL
    na área CIVIL precisa concurso, pq se trata de “cargo”, portanto necessário concurso público.
    na MILITAR, é possível alcançar “postos”, por “méritos” internos na corporação, por força do regimento militar. O erro, aqui, é o tal dos “sangues azuis”, oficiais que ingressam DIRETAMENTE como aspirantes a oficiais, sem um dia ter sido da “BASE”….
    Apenas isso é que deveria mudar!

    Curtir

  63. Aprovada a PEC 51 – APOIADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, os governos estaduais irão aproveitar para extinguir carreiras, assim como SP fez com os carcereiros, então os aposentados perderão a paridade uma vez que seus cargos foram extintos, e os que estão para se aposentar não terão parâmetros de paridade: por fim, todos serão jogados na vala comum.

    Aqui em Sampa já podemos antever o que o governo irá fazer: na prática os atuais coronéis PM serão os delegados. KKK

    Curtir

  64. ESSA PEC ESTÁ SENDO APOIADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO.

    E AINDA TEM POLICIAL APOIANDO ESSA PEC.

    NA PRÁTICA O MP IRÁ DOMINAR TUDO COM OS ATUAIS CORONÉIS PMs.

    Curtir

  65. PEC 51, carreira única, e como ficaria as atuais carreiras de Delegado, Escrivão, Investigador, Agente Policial, Agente Tele os que estão para se aposentarem e os aposentados. Aconteceria o mesmo que aconteceu com os carcereiros, Estas carreiras citadas usaria qual para referencia de Paridade na carreira. Algumas dúvidas.

    Curtir

  66. A aprovação da Referida Pec depende do Congresso. Se dependesse de mim, já estaria aprovada. Importamos tudo que não presta de outros paises. Por que não importar o modelo existente nos Estados Unidos??? O policial ingressa em uma carreira e vai galgando outros cargos de acordo com seu merecimento e competencia. Todos nós sabemos que se colocassemos uma empresa séria de REcursos Humanos como por exemplo a Artur Andersen para acompanhar a rotina e o trabalho realizado na Polícia Civil, mais da metade perderia o emprego. Temos muitos policiais Vocacionados, porém desapadrinhados, que perderam a vontade de trabalhar e produzir.

    Curtir

  67. JOSÉ ANTONIO
    Em vez de o governo prestigiar e melhorar as polícias tal como estão concebidas, irá mudar tudo com essa PEC 51 – APOIADA PELO MP, para dar a ilusão de que será bom para a sociedade.
    Segue a mesma lógica da CAMPANHA DO MP PELA REJEIÇÃO DA PEC 37.
    Iludiram o povão aproveitando as manifestações de maio deste ano.
    Todos sabemos que o MP só quer mais poder, e a PEC 37 corrigia os desmandos e os abusos que estão sendo cometidos pelo órgão.
    Agora vai ser a PEC 51 como forma de enquadrar de vez as polícias.
    O MAIS CURIOSO É QUE OS AGENTES DA PF ESTÃO COM OS PROMOTORES, POIS PENSAM QUE TERÃO ALGUMA VANTAGEM.
    NO FUTURO IRÃO SE ARREPENDER, POIS ESTÃO SENDO FEITO DE “MASSA DE MANOBRA” PELOS ASTUTOS DO MP.

    Curtir

  68. EU APOIO A PEC 51 !!!!!!!!!!!!!!! QUEM NÃO DEVE ESTAR GOSTANTO SÃO OS QUE TEM CADEIRA, O QUE É PARA POUCOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    TORÇO PELA PEC 51 !!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  69. Antes de criticar…..

    Antes de criticar e reclamar……

    Faça como Eu, vá ler…..

    Vá LER primeiro o inteiro teor da PEC 51, depois reclama…..

    vejam o artigo 5º da PEC – 51

    Art. 5º Ficam preservados todos os direitos, inclusive aqueles de caráter remuneratório e previdenciário, dos profissionais de segurança pública, civis ou militares, integrantes dos órgãos de segurança pública objeto da presente Emenda à Constituição à época de sua promulgação.

    SE

    SE,

    se houver novamente “lobby” forte do M.P. e interesse da mídia jornalística….

    Pode acontecer da PEC-51 chamada de PEC Boa Ideia ser aprovada……

    Curtir

  70. aquele deputado do Rio, que aparece nos filmes Tropa de Elite I e II, o Marcelo Freixo, vejam o que ele escreveu, acerca deste tema:

    Marcelo Freixo

    TENDÊNCIAS/DEBATES

    É preciso desmilitarizar a polícia?

    SIM

    Medida urgente

    O que a sociedade deve esperar de policiais militares que, ao longo de sua formação, são obrigados por seus superiores a se sentar e a fazer flexões sobre o asfalto escaldante, que lhes provoca queimaduras nas mãos e nas nádegas?

    Como esses soldados, submetidos a um treinamento cruel e humilhante, se comportarão quando estiverem patrulhando as ruas e atuando na “pacificação” das comunidades? Como uma instituição que não respeita os direitos de seus membros pode contribuir com a democracia?

    Dar respostas a essas perguntas se tornou ainda mais urgente após a morte do recruta da Polícia Militar do Rio de Janeiro Paulo Aparecido Santos de Lima, de 27 anos, em novembro. Membro da 5ª Companhia Alfa, ele foi parar no CTI (centro de terapia intensiva) do hospital central da PM após ser submetido a um treinamento que mais pareceu uma sessão de tortura, no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças).

    Além de Paulo, outros 33 recrutas passaram mal e 24 sofreram queimaduras nas mãos ou nas nádegas. Segundo relatos de colegas, quem não suportava os exercícios sob a temperatura de 42 graus Celsius –a sensação térmica era de 50 graus Celsius– levava um banho de água gelada ou era obrigado a se sentar no asfalto.

    E o caso não é isolado. Após a morte de Paulo, o Ministério Público ouviu recrutas da 5ª Companhia Alfa. Eles confirmaram os castigos cruéis e contaram que os oficiais não davam tempo suficiente para que se hidratassem. Alguns tiveram que beber água suja na cavalaria. Segundo informações da enfermaria da unidade, alunos chegaram a urinar e vomitar sangue. O secretário estadual de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, classificou a morte como homicídio.

    Até policiais experientes não resistem a esses treinamentos. Neste mês, na Bahia, os soldados Luciano Fiuza de Santana, 29, e Manoel dos Reis Freitas Júnior, 34, morreram após passarem mal num teste de aptidão física para ingressar no Batalhão de Choque. Outros precisaram ser hospitalizados.

    A tragédia envolvendo o recruta fluminense e os policiais baianos, infelizmente, não é só do Rio e da Bahia, mas de toda a sociedade brasileira. Em todos os Estados do país, a PM é concebida sob a mesma lógica militarista e antidemocrática.

    Ninguém precisa ser submetido a exercícios em condições degradantes e a castigos cruéis para se tornar um bom policial. Em vez de se preocupar em formar soldados para a guerra, para o enfrentamento e a manutenção da ordem de forma truculenta, o Estado precisa garantir que esses profissionais atuem de forma a fortalecer a democracia e os direitos civis. A realização dessa missão passa necessariamente por mudanças na essência do braço repressor do poder público.

    Desde as manifestações dos últimos meses em todo o país, quando os excessos da PM e a sua dificuldade em conviver com o regime democrático ficaram evidentes, o debate sobre sua desmilitarização se tornou urgente. A PM é uma herança dos anos de chumbo, uma força auxiliar do Exército. Mas o que nós precisamos é de uma instituição civil.

    Nesse sentido, é fundamental que o Congresso Nacional aprove a proposta de emenda constitucional (PEC 51/2013) que prevê a desvinculação entre a polícia e as Forças Armadas; a efetivação da carreira única, com a integração entre delegados, agentes, polícia ostensiva, preventiva e investigativa; e a criação de um projeto único de polícia.

    Esse debate deve envolver os próprios policiais e as organizações da sociedade civil. Essa proposta não significa estar contra a polícia, mas estar a favor dos servidores da segurança pública e da cidadania.

    MARCELO FREIXO, 46, professor de história, é deputado estadual pelo PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) no Rio de Janeiro

    Curtir

  71. e o que o C.el Camillo, escreveu no mesmo Jornal defendendo a PM, em oposição ao Marcelo Freixo:
    Próximo texto

    Alvaro Batista Camilo

    TENDÊNCIAS/DEBATES

    É preciso desmilitarizar a polícia?

    não

    Depreciar, desmerecer, desmilitarizar

    O desconhecimento do que é a Polícia Militar no Brasil leva as pessoas a pensarem, erroneamente, em treinamento de guerra e inimigos. Segundo esse pensamento, a desmilitarização seria a solução para eventuais deslizes e ações violentas.

    Só neste ano, em São Paulo, mais de 55 policiais militares perderam a vida defendendo o cidadão e cerca de 400 ficaram feridos, alguns com sequelas para o resto da vida. Isso aconteceu porque eles internalizaram valores que lhes foram transmitidos no consistente e demorado curso de formação, reiterados pelos comandos diuturnamente.

    O militarismo nas polícias é a forma de internalizar valores éticos, morais, de ordem e respeito às pessoas. Essa conduta é responsável por tornar os policiais militares homens e mulheres diferenciados por seu comprometimento com a defesa da vida e da dignidade, morrendo por seu ideal, se necessário for. Pelos indicadores apontados, isso não é apenas retórica.

    A polícia de hoje é uma polícia cidadã, focada na prestação de serviço. O policial militar não tem inimigo a ser eliminado. Tem um infrator da lei que deve ser preso e entregue à Justiça (Giraldi, 1999).

    O treinamento nas escolas da Polícia Militar –todas de nível superior– tem esse foco. Há uma disciplina específica de direitos humanos, e seus conceitos, junto com a filosofia de polícia comunitária e de gestão pela qualidade, norteiam as ações policiais. Lá se ensina que a razão de ser da polícia é o cidadão.

    Os erros e desvios, quando acontecem –e acontecem, como em qualquer profissão–, são rigorosamente punidos por meio de uma corregedoria forte e atuante, que não sobresta procedimentos, que não transfere policial como solução, que não prescreve aposentadoria com salário integral como punição, que não se intimida e expulsa os policiais que não honram seu “compromisso com o cidadão” (slogan da PM de São Paulo em 2010).

    Agora que os indicadores não estão tão bons, fala-se muito em mudanças. Mas se ignora que a polícia de São Paulo foi o fator fundamental no maior exemplo de combate à criminalidade no mundo ao fazer cair os homicídios nas 645 cidades do Estado consecutivamente por 12 anos em 72%.

    Destaque-se: a queda não se efetivou em apenas uma cidade, como Bogotá ou Nova York.

    Erra quem compara os indicadores de letalidade policial com aqueles existentes nos Estados Unidos e demais países com legislação forte e poucos confrontos. Não considerar essas premissas é o mesmo que comparar banana com laranja.

    Caro leitor, a Polícia Militar exerce papel principal nessa conquista, pois o indicador cai quando o crime não acontece. Para isso, é fundamental a prevenção feita pela PM, com planejamento e inteligência, de forma competente.

    Cada país tem a sua peculiaridade, o seu arcabouço legal, a sua herança cultural, e no Brasil não é diferente. As Polícias Militar, Civil e Federal têm missões definidas e se completam, na medida de sua competência constitucional. Precisamos aperfeiçoá-las, com melhor treinamento e salários dignos, e exigir que cada vez mais prestem melhores serviços aos cidadãos, aprimorando os seus processos demissórios para banir de seus quadros aqueles que não se enquadrarem na nova ordem.

    A Polícia Militar é o sustentáculo da democracia, a garantidora do Estado democrático de Direito, o último anteparo do cidadão contra a criminalidade e, em muitos locais, o único. Devemos trabalhar para que ela melhore sempre, a cada dia, dentro do princípio da melhoria contínua que também a norteia. Depreciá-la, desmerecê-la, desmilitarizá-la é um grande erro.

    ALVARO BATISTA CAMILO, 52, administrador de empresas, é vereador de São Paulo pelo PSD. Foi comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo (de 2009 a 2012)

    Curtir

  72. qual a diferença de um promotor ou delegado para o policial civil, nenhuma que ambos estao para fude-lo e sem dar apoio. Portanto tanto faz o promotor ou delegado, mandando na policia ambos vao ver seus interesses e fuder que estao abaixo.

    Curtir

  73. PEC – 51
    UMA PÉSSIMA IDÉIA!

    A desmilitarização da PM será a maior vitória do PCC com o apoio das ONGs de direitos humanos.

    Falta muito pouco para o crime organizado vencer a guerra contra a PM.

    Curtir

  74. PEC 51 – UMA PÉSSIMA IDÉIA!

    Sob a bandeira da DESMILITARIZAÇÃO os governos estaduais irão jogar todos os policiais civis na mesma vala da indigência (no caso de SP já estamos bem próximos).

    Escrivães, investigadores, delegados, após seus cargos extintos, tal como os atuais carcereiros, não terão parâmetros para a aposentadoria. Portanto, mesmo aqueles com direito à paridade, ficarão no limbo da previdência.

    E o sujeito que fez essa PEC é o do PT do Rio de Janeiro.

    PSDB – PT – e agora a possibilidade real de ser o SKAF com o FP o futuro governador – QUE TRISTE FIM.
    QUÊ TAMANHO KARMA CARREGAMOS!

    Curtir

  75. CARACAS VÉIO!!! O CRIME ESTA A SOLTA POR CAUSA DA PORRA DA LEI, PASSARINHO NÃO COME PEDRA PORQUE SABE O C… QUE TEM. O DIA QUE A LEI DEIXAR DE SER BENEVOLENTE COM LADRÃO, ACABAR COM ESTA MERDA DO ECA E COLOCAR OS DIREITOS HUMANOS PARA OS HUMANOS DIREITOS, NÃO VAMOS PRECISAR DE TANTA SEGURANÇA, TANTO POLICIAL, TANTO GASTO DESNECESSÁRIO COM PRESIDIÁRIOS ETC ETC, A SOLUÇÃO É 30 ANOS DE PONTA A PONTA, SEM SAIDINHA, SEM VISITA INTIMA. ACABAR COM O CRIME NÃO VAI, MAS QUE VAI DIMINUIR DRASTICAMENTE PODE TER CERTEZA . O PAÍS ESTA SE ACABANDO E FICA UM MONTE DE IDIOTAS DISCUTINDO O SEXO DOS ANJOS, PODE DESMILITARIZAR, MILITARIZAR, AUMENTAR EFETIVO, ETC ETC ETC, O CRIME, A MATANÇA E A DESORDEM VAI CONTINUAR, PORQUE BANDIDO SÓ TEM MEDO SE BOTAR MEDO, AQUI NESTE PAÍS PARECE QUE HÁ UM INCENTIVO PARA O CARA SER BANDIDO, EX: O TRAFICO ESTA ACABANDO COM O PAÍS E AS CRIANÇAS E NINGUÉM FAZ NADA. O AUTOR SER PRIMÁRIO É OUTRO PREMIO AO BANDIDO, O ECA PROTETOR DE BANDIDOS MENORES, O LEGISLATIVO PERMISSIVOOO, OS DIREITOS HUMANOS EM PROL DOS BANDIDOS, A IMPRENSA EM PROL DE BANDIDOS, O HEDIONDO QUE NÃO É MAIS HEDIONDO, COD DE 1940 E SE MUDAR VAI CONTINUAR A MESMA MERDA. OS BRASILEIROS QUE TEM GRANA ESTÃO COMPRANDO TODA ORLA DE MIAMI, ISSO É FATO, LÁ VC PODE ANDAR COM UM CELULAR E CHEGAR VIVO EM CASA.COISA QUE AQUI NÃO ACONTECE, UM ABSURDO. O NEGOCIO ESTA TÃO RUIM QUE NINGUÉM ESTA INDO AOS BARZINHOS TOMAR UMA GELADA PORQUE TEM MEDO DE UM ARRASTÃO, COMERCIANTES ESTÃO TIRANDO CAIXAS ELETRÔNICOS DE SEUS ESTABELECIMENTOS COM MEDO DA DESTRUIÇÃO QUE PODE OCORRER EM SEU COMÉRCIO. SE ESQUECI ALGO ME AJUDA AI, SALVE-SE QUEM PODER.

    Curtir

  76. Fabrica de Louco, vc está certo!!! A criminalidade aumentou devido à impunidade que reina em nosso país, terra sem lei. Sempre preguei aqui cana dura fechada sem benefícios e demais regalias prisionais para os crimes de roubo latrocínio e porte de arma, para os que possuem antecedentes de crimes contra o patrimonio. Existem também os menores, que fazem o que bem entendem certos da impunidade que possuem., além de DUPLICAR a pena para quem atentar contra qualquer agente do estado ( PM, GCM, PC, PF, TJ….). Semana passada houve um flagrante de saidinha de banco no DP onde trabalho, res furtiva recuperada e vítima machucada. Os malas não estavam nem aí, demonstravam total tranquilidade, chegavam a rir, daí perguntei: qual a piada ladrão??? Ele me respondeu que não estava nem aí, que em dez dias o advogado dele o “sacava” da cadeia. Portanto, se as leis não seguram o vagabundo preso, nosso trabalho é em vão, a criminalidade aumenta, a população teme sair às ruas, ir para uma praia ou um sítio, possuir uma motocicleta……e viver torna-se cada vez mais arriscado!!! Senhores governantes, mudem as leis, não esperem das Polícias um resultado que só essas mudanças proporcionarão. Fui!!!

    Curtir

  77. Colega Sergio, seu comentário esta mais que correto, querem cobrar da policia, sem dar condições a esta. O cod. penal tem que ser mudada pelo legislativo para hoje, caso contrario o País vai virar uma carnificina, ladrão só entende uma coisa “o medo” , sem isso, qualquer meio para melhorar a segurança publica será em vão. Pode votar pec. 51, 171, 121 e por ai vai, nada vai melhorar.

    Curtir

  78. O modelo atual é equivocado e ineficiente.
    Delegado deveria ser o último posto de uma carreira que começaria como Agente.
    A carreira policial é diferenciada. Para se chegar ao topo, deveria ser exigido conhecimento de todas as atividades exixtentes dentro da instituição, o que não ocorre no modelo atual.

    Curtir

  79. 30/12/2013 18h15 – Atualizado em 30/12/2013 18h15
    PGR recebe do Supremo inquérito sobre caso Siemens
    Procuradoria deve emitir parecer sobre o caso para STF dar continuidade.
    Justiça Federal remeteu apuração para Supremo devido a foro privilegiado.
    Do G1, em Brasília

    1 comentário
    arte_cartel_siemens_metro_sp (Foto: Editoria de Arte / G1)
    A Procuradoria-Geral da República (PGR) recebeu na última sexta-feira (27) os autos do inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga a suposta formação de cartel em São Paulo entre fornecedores do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A investigação só pode ser concluída no STF após a emissão de parecer da PGR.
    O ministro do STF Marco Aurélio Mello, relator do inquérito, encaminhou os autos da investigação à PGR no último dia 20. Apesar de ser obrigatória a emissão de parecer da PGR, não há prazo definido para a manifestação do órgão.
    O suposto esquema de cartel estava sendo investigado pela Justiça Federal de São Paulo, mas foi encaminhado ao STF devido ao foro privilegiado de parte dos envolvidos na denúncia. O inquérito apura denúncias sobre o período referente aos governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB, em São Paulo.
    Além do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP), são alvos da investigação os secretários estaduais de São Paulo Edson Aparecido (Casa Civil), José Aníbal (Energia) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico) – todos deputados federais licenciados; três ex-dirigentes da CPTM; duas parentes de um ex-diretor da companhia; e o lobista Arthur Gomes Teixeira. Os suspeitos negam envolvimento.
    Denúncia
    O caso foi remetido da Justiça Federal de São Paulo para o STF no último dia 12. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Polícia Federal investigam a suposta formação de cartel para licitações tanto em São Paulo quanto no Distrito Federal.

    A empresa alemã Siemens, que admitiu fazer parte do esquema, entregou ao conselho documentos nos quais afirma que o governo de São Paulo sabia e deu aval à formação de um cartel que envolveria 18 empresas.

    No fim de novembro, reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” mostrou que o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer declarou ter “documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no estado de São Paulo” durante os governos tucanos. No texto, o ex-funcionário disse que o arranjo “tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM”.

    Tanto a cúpula do PSDB quanto a gestão de Geraldo Alckmin negam envolvimento de políticos e afirmam ter adotado rigor nas apurações.

    Falha em preços
    Em 9 de agosto, o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação de uma comissão, formada por representantes de entidades e organizações da sociedade civil, para acompanhar as investigações sobre a formação de cartel. O grupo já divulgou ter identificado falhas na metodologia para determinar preços pagos pela CPTM e pelo Metrô nas contratações.

    O principal problema apontado pelo chamado Grupo Externo de Acompanhamento das Apurações Administrativas é que, até 2008, a CPTM definia preços aplicando correções monetárias em valores atingidos em licitações anteriores. Mesmo depois de uma mudança sugerida pelo Tribunal de Contas (TCE), a companhia se limitou a fazer pesquisa prévia junto aos mesmos fornecedores que depois participariam de licitações.

    Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, as empresas têm aprimorado continuamente seus processos licitatórios, seguindo sempre as imposições da Lei 8666/93.

    Curtir

  80. TEM UMA BESTA AI QUE DISSE 30 ANOS PARA CLASSE ESPECIAL. DEVE SER O FILHO DO ALKIMISTA.
    COISA DE DOIDO.

    AS PROMOÇOES DEVERIAM SER DE CINCO EM CINCO ANOS NO LIMITE.

    DA FORMA QUE ESTA, MAIS PARECE UMA “PENA” PARA SE CUMPRIR.

    5 ANOS NA TERCEIRA,

    5 ANOS NA SEGUNDA

    5 ANOS NA PRIMEIRA

    5 ANOS NA ESPECIAL

    APOSENTADORIA COM 25 ANOS DE POLÍCIA.

    Curtir

  81. É mais; na real muitos dos colegas que já completaram 15 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO NA CARREIRA, ainda recebem salário de 3ª classe; estão vibrando por verem seus nomes nestas listagens provisórias de fim de de ano, promovendo-os à 2ª classe por “merecimento” ou antiguidade na classe, que passará a vigorar, a partir da publicação do “Ato do Gonernador”, no DOE e não retroativa a data em que foi completado os 15 anos de efetivo exercício na carreira). “Quantas promoções”………..

    Curtir

  82. …….. COLEGAS; É O SEGUINTE, LEMBRAM-SE DA TAL PEC .. 300 … ESSA TAL DE PEC 51 , TA ME PARECENDO. OUTRA ENGANAÇÃO, SÉ PORQUE ESTAMOS PROXIMOS DAS ELEIÇÕES, É PARA NOS AGRADAR, E PENSARMOS QUE ÊLES GOSTAM DA GENTE,

    Curtir

  83. ÊLES NÃO TÃO NEM AI CONOSCO. ÊLES FICAM PENSANDO E INVENTANDO PROJETOS, PARA GANHAR VOTOS DOS POLICIAIS, PENSAM QUE SOMOS TROUXAS, CAMBADA DE VA……NDOS , FICAM BRINCANDO COM OS POLICIAIS , ESSA FITA É TUDO CONBINADA, ÊLES NUNCA IRÃO APROVAR PROJETO QUE BENEFICIEM OS POLICIAIS , ELES QUEREM QUE OS POLICIAIS DO PAIS INTEIRO SE ESPLODAM…

    Curtir

  84. SE TIVESSEM COM BOA VONTADE COM OS POLICIAIS , JA TERIAM APROVADO A MUITO TEMPO A PEC 300… NÃO SE ILUDAM , É MAIS UM PASSA MOLEQUE DESTES POLITICOS , QUE FICAM BRINCANDO COM OS POLICIAIS , O NEGOCIO DELES NÃO É DEFENDER POLICIA NÃO;;

    Curtir

  85. O NEGÓCIO DOS POLITICOS BRASILEIROS , E DEFENDER VAGABUNDOS E TRAFICANTES ( DEPUTADO DE MINAS GERAIS ENVOLVIDO COM DROGAS EM SEU AVIÃO)… MENORES BANDIDOS, E TAMBEM LEI MARIA DA PENHA , EU ACHO QUE ELES PENSAM QUE DA MAIS VOTOS ESTA CAMADA DA SOCIEDADE , ELES ACHAM QUE POLICIAIS NÃO PRECISA DE NADA , QUE JÁ GANHA MUITO, …….POREM NÃO ACREDITEM NELES,, É MAIS UM PASSA MOLEQUE
    DESTES ORDIINÁRIOS POLITICOS ,

    Curtir

  86. VOCÊS ACHAM QUE ÊLES NÃO ESTÃO VENDO QUE POLICIAIS MILITARES DE SÃO PAULO ESTÃO MORRENDO ASSASSINADOS , TODOS OS DIAS , QUE TÁ A MAIOR PALHAÇADA , E ELES NÃO TOMAM PROVIDÊNCIAS NENHUMA , POIS TODOS SABEMOS QUE SÃO ELES QUE TEM QUE MUDAR AS LEIS . E ELES NÃO TÃO NEM AI NESTE PAIS…
    PORTANTO COLEGAS NÃO SE DEIXE ENGANAR , POIS ELES NÃO MERECEM A NOSSA CONFIANÇA…….

    Curtir

  87. CORONEL CAMILO DISSE:

    A Polícia Militar é o sustentáculo da democracia, a garantidora do Estado democrático de Direito, o último anteparo do cidadão contra a criminalidade e, em muitos locais, o único. Devemos trabalhar para que ela melhore sempre, a cada dia, dentro do princípio da melhoria contínua que também a norteia. Depreciá-la, desmerecê-la, desmilitarizá-la é um grande erro.

    ALVARO BATISTA CAMILO, 52, administrador de empresas, é vereador de São Paulo pelo PSD. Foi comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo (de 2009 a 2012)

    PELO AMOR DE DEUS QUANTA BESTEIRA DEVEMOS APOIAR PEC 51 DEVE SIM SER APROVADA………………………………..

    Curtir

  88. Como especialista em segurança pública, creio que para amenizar os problemas existentes temos que MUNICIPALIZAR A POLICIA MILITAR, uma vez que a mesma j exerce esse papel. Não pode rodar mais de 20km por turno, não pode sair do setor, etc, etc, etc.Se tiver um debate entre autoridades estarei lá para defender essa ideia.

    Curtir

  89. Se a coisa for conduzida com sabedoria, a polícia pode sair ganhando. A figura da autoridade policial civil sairá fortalecida, após a unificação, seguindo a tendência atual, expressa pelo poder recém adqurido de requisitar informações, durante as investigações, pela uniformidade de tratamento protocolar em relação às outras funções de atividade jurídica, pelo reconhecimento expresso da atividade como jurídica, em diversas Constituições Estaduais, entre outras realidades atuais e que estão por vir, como a conquista da inamovibilidade, para poder conduzir investigações contra figurões corruptos, influentes, sem pressões indevidas. A autoridade policial civil terá mais gente sob o seu comando, na polícia única. O chefe da nova polícia terá maior contingente, maior rol de atribuições, abrangendo o ciclo completo. Todo o efetivo da polícia militar, por exemplo, deixará de estar sob a égide da legislação penal militar e poderá ser investigada pelos crimes funcionais, ocorridos durante o trabalho, pela autoridade policial civil, com o poder para prender em flagrante ou instaurar o inquérito. As polícias municipais ficarão com os crimes menores, o que engrandecerá, ainda mais, a figura da polícia estadual, que ganhará status, importância e poderá se dedicar ao que realmente importa e dá notoriedade e reconhecimento por parte da população. A figura do delegado de polícia, da autoridade policial civil, para presidência e condução dos atos policiais, continuará a existir, ainda mais forte e turbinada – o que vai mudar é só a forma de acesso ao cargo.
    Na polícia única, oficiais da pm, provavelmente, após a habilitação necessária, prenchidos os devidos requisitos, com a extinção da polícia militar, serão transformados em delegados, em autoridades policiais civis. Haverá muitos delegados, autoridades policiais civis, na polícia única. Isto é bom para a população (que ganha em oferta de serviço) e para os delegados (que ganham em número, em lobby, em poder de união e articulação, como chefes iguais da mesma polícia). Certamente, no entanto, restarão pouquíssimas vagas para o “trem da alegria”, nas polícias estaduais. Para os agentes, seria mais fácil concorrer, em igualdade de condições, com todos, para mais vagas – do que internamente, com todas as dificuldades internas, para os raros assentos que ficarão disponíveis na polícia única. A curto e médio prazo, o tiro sairia pela culatra, para os agentes que pensam que podem ascender ao cargo de delegado mais facilmente, pois os quadros ficariam plenamente preenchidos. Para os agentes, enfim, em um primeiro momento a PEC 51 só aumentaria a quantidade de chefes. Isso só não ocorreria na Polícia Federal, em relação aos agentes federais, a quem a PEC realmente interessa, para ascensão sócio-econômica, sem concurso público específico, aberto a todos, porque lá não tem Polícia Militar com os respectivos cargos de comando para a equiparação ao comando civil e todas as vagas de delegado seriam, desde já, destinadas para o concurso interno.
    Creio que, em âmbito estadual, os delegados de polícia podem sair ganhando com esta PEC, assim como os oficiais da pm, se souberem reunir seus lobbys e suas forças, para a concretização de uma figura forte de autoridade policial, com o ciclo completo de polícia sob o seu comando, completando as conquistas já realizadas, para que a autoridade policial civil única, da polícia única, possa fazer uma investigação livre de influências indesejadas, como o povo merece. Creio que é a hora de delegados e oficiais da pm se unirem, pois, juntos, podem transformar a PEC 51 numa oportunidade sem igual para o fortalecimento da figura da autoridade policial civil.
    Quanto ao chamado “trem da alegria”, o acesso interno ao cargo de autoridade policial, creio que seria desarrazoado restringir totalmente a concorrência e suprimir a liberdade de pessoas capacitadas de terem acesso direto à função, forçando-as a antes exercer atividades policiais subordinadas. Por outro lado, o sistema de cotas, tão em voga, atualmente, pode ser uma solução intermediária, que também fará justiça àqueles que, embora não consigam se mostrar como os melhores, em uma avaliação aberta, de ampla concorrência – já adquiriram certa experiência que deve ser levada em conta, como vantagem competitiva, para que possam ter acesso ao cargo – servindo até como uma maneira de retribuir, com justiça, os serviços já prestados à instituição.

    Curtir

    • Ah, claro, tem, sim!… Quem sabe vc consiga fazer isso? Ou até já pensou em algum argumento para juntar uma turma com lobby suficiente para tanto??
      Vc deve ser muito esperto, isso deve ser fácil de acontecer, na sua cabeça!!
      Para que articular forças e convergir interesses, não é?
      O MP, que apóia a PEC 51, a qual, por si só, já divide ainda mais a Polícia – vai adorar ver a PC lutando para municipalizarem a PM, vai adorar ver a Polícia se digladiando, ainda mais.
      Até eu sou a favor da municipalização da PM, mas te enxerga, o mané !!!

      Curtir

  90. Oha qu maravilha, se você ligar, por qualquer situção que não resultará eum auto de prisão em flagrante. Ouvirás: o(a) Srº(a) tem que se dirigir a uma delegacia, para registrar o “BÓ”, e qdo. perguntares o endereço da delegacia onde deverá registrar o “BÓ”, vão te passar o primeiro endereço que ele encontrarem, geralmente é o mais próximo de onde, ele, atendente estiver; e se for delto cometido em outra cidade, o endereço fornecido será o mais próximo do BPM, daí quando chegares no endereços indicado, receberás a informação de que o delito cometido, não pertence àquela “ZONA” e que seu “”BÓ” será registrado e encaminhado para a área onde houve o delito, para a autoridade titular da área onde o delito foi cometido, dê o prosseguimento das diligências cabíveis, para a elucidação. VIVA O COPOM COM FALTA DE INFORMAÇÕES. A BANDIDAGEM AGRADECE.

    Curtir

  91. TEM QUE MUNICIPALIZAR A POLICIA MILITAR, eles trabalham em setor e subsetor não há a necessidade de ser estadual.

    Curtir

  92. Há o camarada, já temos representatividade para isso é só uma questão de tempo, e tenha certeza de uma coisa, se tudo der certo você vai assistir de camarote, Acho que não vai dar tempo nem de vc aposentar. kkkk

    Curtir

  93. O policial federal não pode ser comparado com nenhum outro servidor público, seja do Judiciário, seja do Legislativo, uma vez que a Constituição Federal prevê que a Polícia Federal é constituída em “CARREIRA” e não em “CARREIRAS”. Ao arrepio desta previsão Constitucional, criou-se o concurso público diferenciado para os cargos de Delegado e para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista, com uma diferença salarial em início de carreira, de pelo menos 90 por cento a maior em favor dos delegados . Isto tem gerado grande revolta e insatisfação por parte dos EPAs como são conhecidos os Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, sobretudo porque o acesso por concurso exige o nível superior de escolaridade para todos os cargos. De igual sorte, também atualmente, os EPAs vêm exercendo atividades bastante complexas e estressantes como o serviço de análise de inteligência e investigações de alto grau de complexidade envolvendo análise econômica, financeira e contábil, o que, por si só já justificaria uma melhoria em seus salários em pelo menos 50 % além dos míseros R$ 7.000,00 reais que hoje ganham, o que é ínfimo se comparado com os de outras carreiras de Estado como Oficiais da ABIN E advogados da União (AGU) que percebem salários iniciais superiores a R$ 14.000,00 reais. A Policia Federal precisa mudar urgentemente. è uma questão de justiça para com estes verdadeiros heróis anônimos que têm ajudado incansavelmente a passar este país a limpo. Tenho dito.

    Curtir

  94. Rs o cara é agente de polícia e quer ganhar igual advogado da união?!!! Amigão, vamos pegar leve tb né?!
    De todo modo, Investigador de polícia em SP tb é nível superior, se a moda pegar, eu tb quero ganhar igual procurador do estado de sp, uai!!!! rs

    Curtir

Os comentários estão desativados.