21/12/2013- 04h00
Assembleia aprova lei que acaba com ferros-velhos em SP
ROGÉRIO PAGNAN DE SÃO PAULO
A Assembleia de São Paulo aprovou anteontem um projeto de lei que visa acabar com o comércio irregular de peças de veículos no Estado –os famosos ferros-velhos.
Seis meses após a publicação da regulamentação da lei, todas as empresas que quiserem comercializar peças usadas terão de se cadastrar no Detran e na Secretaria da Fazenda e se enquadrar a uma série de exigências. Isso vale para compras de particulares e de leilões.
O estabelecimento interessado em revender peças terá, por exemplo, de ter um controle de cada item de seu estoque, inclusive com um sistema de rastreabilidade com todas as informações de qual veículo pertencia.
Não poderá haver no local nenhuma peça sem origem identificada. O que não acontece hoje, segundo a polícia.
Além disso, o piso do estabelecimento terá de ser totalmente impermeabilizado para evitar contaminação do solo, como com óleo de motores ou de câmbios.
“Não haverá milhares de pequenos estabelecimentos, mas empresas do ramo, regularmente constituídas, que serão credenciadas e habilitadas a comprar peças, desmontar e vender ao consumidor final”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.
LATROCÍNIOS
A secretaria era uma das mais interessadas na aprovação do projeto porque o governo acredita que possa haver redução da criminalidade com maior controle do setor. “Aproximadamente 50% dos latrocínios estão vinculados a roubos e tentativas de roubo de veículos, de duas e quatro rodas”, disse Grella.
De acordo com dados da violência divulgados pelo governo paulista, o número de carros roubados cresceu em 2013 mais de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro a outubro, foram 80.050. Em 2012, nesse mesmo intervalo, foram 72.712.
“Nós temos que fazer aqui e esperar que a medida seja adotada por outros Estados e até em nível nacional”, completou o secretário.
Parabéns ao Secretário
Em diversas oportunidades postamos comentários sobre essa desgraça chamada “desmanche” ou “ferrolho”. Fonte inesgotável de corrupção policial civil e militar em espécie e em peças para viaturas e carros particulares.
Destinatários finais de grande parte dos veículos roubados e furtados do Estado. Vários latrocínios gravados por monitoramento de câmeras nas ruas, foram praticados para subtrair veículos que, após serem desintegrados nos chamados “buracos”, em seguida estavam pendurados nas gôndolas desses estabelecimentos que representam verdadeiras organizações criminosas.
Não basta isso, tem que retirar da polícia a atribuição de fiscalização desses estabelecimentos. Na verdade passam no local para assinar um livro e receber o carnê.
A penalidade para quem descumprir a lei tem que ser cassação do alvará de funcionamento. A fiscalização tem que ser feita pela secretaria da fazenda, prefeitura e ministério público. Nada de polícia.
CurtirCurtir
Esse sempre foi o maior problema no que tange ao roubo de veículos, medida acertada, não é porquê foi implementada pelo Secretario do pinóquio bandeirante do PCCSDB deixa de ser uma medida boa!
CurtirCurtir
Boa! Tomara q saia do papel! Não será fácil!
CurtirCurtir
acabou a boquinha, né|?
CurtirCurtir
Senhores
Ao meu ver, esta lei também deveria conter um artigo, proibindo as seguradoras de leiloarem as “Bolas de ferro”, afinal, elas já receberam o bilhete de seguro da mercadoria, no ato do contrato. Deveriam sim, tais objetos o destino da reciclagem, (derretidos). Quanto aos sinistrados ou furtados e ressarcidos, também o mesmo destino. Afinal de contas não é possivel que se ganhe duas vezes com o mesmo “objeto”, uma vez, na contratação do seguro e ou ra, se for sinistrado de modo geral com o seu leilão. Basta que vejamos o valor cobrado por um bilhete de seguro de automóvel, e façamos depois a estatística de furtos e roubos, acidentes e sinistros. Creio eu, que seja um negocio altamente rentável, diga-se de passagem não apenas para as seguradoras. Apenas estas medidas, já reduziriam em grande quantidade a oferta de peças usadas. Com a oferta remanescente, se manteriam empresas sérias, fiscalizadas e tributadas. Mas com certeza, tal negocio não seria tão atrativo, o que realmente aumentaria seria a oferta de peças novas, geração de empregos e tributos. Enquanto vivermos com pensamentos pequenos, seremos pequenos. Qual o grande beneficio de uma peça usada para a cadeia produtiva? quanto arrecada? por outro lado, qual o custo desta atividade para a sociedade?…Resposta, vidas ceifadas, patrimonio que não seja segurado perdido, gastos com segurança(alarmes), patrimonio segurado, ressarcido de forma prejudicial ao segurado, aumento dos delitos relacionados ao patrimonio, (com o avanço tecnologico, furtar não é tão fácil, então o roubo aumenta), aumentando o roubo, a possibilidade de crime contra a vida também aumenta.
C.A.
CurtirCurtir
Caso algum Legislador, que leia o Flit, tenha o desejo de apropriar-se da idéia, fique a vontade. A SOCIEDADE HONESTA AGRADECE!!!
C.A.
CurtirCurtir
MAIS UMA ATRIBUIÇÃO INDO EMBORA DA POLÍCIA CIVIL:
Fiscalização de Desmanches bye-bye….
CurtirCurtir
Alkimista disse:
21/12/2013 às 18:38
acabou a boquinha, né|?
******************************
Tran$feriu para o DETRAN agora!
CurtirCurtir
Sr. Roubaix
Onde há crime, e vontade para elucidá-lo, continua sendo atribuição da Policia Judiciária, desculpe!
C.A.
CurtirCurtir
Senhores, já que entramos no assunto….
Ponderarei sobre o crime de “DESCAMINHO”, na moda hoje, cigarros, altamente lucrativos, devido a elevada tributação do produto nacional, que passa dos 200%. Se o crime do descaminho, já é consumado pois a “mercadoria” encontra-se no interior do Pais, digamos assim, estado de SP, não há apenas a sonegação de impostos sobre importação, também existe a sonegação no nosso baratíssimo ICMS, dentre outros. Além de que, por tratar-se de produto de origem duvidosa, também ocorre CRIME CONTRA A SAUDE PUBLICA, além de outros crimes acessórios que surgirão com o comércio. Por qual motivo se apreende a mercadoria (cigarros) e se encaminha para a Policia Federal? Se vários outros crimes são flagrantes e outros preveníveis? Nem chegarei ao ponto de dizer, que tais apreensões, são “BOI DE PIRANHA”, imagino eu, que fique bem claro, IMAGINO, que com a apreensão de uma carga deste calibre, os envolvidos se ocuparão com atividade de Policia Judiciária e deixarão o Posto sem fiscalização. O restante do mecanismo nem precisa ser comentado. Nosso sistema nacional de segurança, deve ser repensado e com urgência. Mas sem falácias, demagogias, medidas inócuas que só fazem bem a midia, pirotecnismos, achismos.
C.A.
CurtirCurtir
Por mim, desmanches não deveriam existir de nenhuma forma. Como disse o colega acima, é prejuízo para quem não tinha seguro e perdas de vidas humanas, ceifadas na hora do roubo. Como vai legalizar um desmanche e controlar a origem das peças???? O cara vai comprar um sinistrado de seguradora e picar uns 20 modelos iguais, “legalizando suas peças”. As seguradoras, na sua ganancia, devem parar de vender/leiloar veículos sinistrados, carcaças, veículos recuperados faltando peças, são justamente esses que terão as peças dos roubados instaladas neles. E aquela região da Gal Osorio??? aquilo deveria ser explodido prá nunca mais abrir as portas, é um discaramento muito grande. Já perdi uma moto com carnê no 155 ( menos mal, se fosse no 157 poderia não estar aqui!), em fração de segundos fiquei a pé e no prejuízo. Vamos torcer para intere$$e$ não prejudicarem essa idéia. Fui!!
CurtirCurtir
Muita boa a ideia do secretario, chega dessas corjas de arrecadar dinheiro sujo as custas de sofrimento alheio (milhares de roubos e furtos). O único problema é o Detran fiscalizar isso.
CurtirCurtir
C.A. disse:
21/12/2013 às 19:07
Sr. Roubaix
Onde há crime, e vontade para elucidá-lo, continua sendo atribuição da Policia Judiciária, desculpe!
C.A.
*************************
Sem dúvida alguma, mas a Fiscalização sendo transferida para o DETRAN, no meu humilde entendimento, PM e PC só poderiam ingressar no estabelecimento em busca de veículo roubado ou peça de veículo roubado, mediante mandado de busca e apreensão ou prisão em flagrante delito e ao que tudo indica e até que se prove o contrário, essa lei veio para proteger desmancheiro e acabar com a liberdade de trabalho do policial civil dentro de um desmanche, ficamos nivelados com a PM nessa.
CurtirCurtir
Sr. Roubaix
Um bom investigador, sabe onde começa o fio da meada, que culmina com um “Mandado de Busca” ou qualquer outra medida cabível.
C.A.
CurtirCurtir
C.A.
Você falou de cigarro que ENTRA no país… Na verdade TEÓRICA, são produzidos aqui e exportados. Depois, ilegalmente entram no pais. Eu ouvi dizer (ha ha ha) que na verdade, os ‘coitados’ que trazem meia-dúzia de pacotes atravessando o rio num barquinho são exatamente isso: COITADOS. A imensa maioria desses cigarros NUNCA SEQUER SAÍRAM DAQUI. Mas quem vai prender os donos das indústrias tabagistas? Isso o MP não investiga, né?
Abraços e Feliz Natal a todos.
CurtirCurtir
C.A. disse:
21/12/2013 às 21:30
***********************
Realmente o fio da meada com certeza até o faxineiro da delegacia sabe onde começa e onde termina também, com o poderoso chavão do majura:
“Porra precisa pedir Mandando? Depois tem que justificar e não sei o que lá….Não consegue pegar o cara trazendo flagrante? Faz assim, faz um campana e quando o cara chegar vc gruda ele e cai pra dentro, fica até melhor e….”
CurtirCurtir
Em tempo, ‘MANDADO’
CurtirCurtir
Srº Secretário,
Faltou estabelecer na lei, dispositivos em relação a uma fiscalização rigorosa nas estradas em relação ao transporte desse tipo de mercadoria ilícita(“pacotes”). O Estado se tornou exportador desse tipo de mercadoria ilícita(“pacotes”) para os Estados circunvizinhos. Não adianta fiscalizar os estabelecimentos no Estado se continuarem roubando ou furtando os veículos, levando para os “buracos” e no dia seguinte as peças(“pacotes”) já estiverem nos caminhões a caminho de outro Estado.
Vamos fazer serviço completo Srº Secretário., ou seja, barba, cabelo e bigode.
CurtirCurtir
QUEM NÃO SABE QUE OS VEÍCULOS FURTADOS OU ROUBADOS SÃO DESMANCHADOS (PICADOS) E COMERCIALIZADOS NOS FERROS VELHOS? SÓ O ALCKIMIM QUE NÃO SABIA kkkkkkkk
CurtirCurtir
Pingback: Comércio de peças de veícu...
Pingback: Comércio de peças de veículos na mira do secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira | EVS NOTÍCIAS.
FOI EXTINTO A CARREIRA DE CARCEREIRO, COM ELA FOI TAMBÉM O CARÁTER ADMINISTRATIVO, POIS FIZERAM COMO AQUELE VÍDEO QUE CIRCULA POR AI NA INTERNET, O SUJEITO CONTANDO TODO SEU BOM COMPORTAMENTO O ANO TODO E PAPAI NOEL CHEGA COM UM PRESENTE RUIM…… PAPAI NOEL FDP !
CurtirCurtir
MAIS LEIS INÓCUAS, PARA TAPAR O SOL COM A PENEIRA.
DE NOVO DIGO, SEGURANCA PUBLICA E PARA QUEM ENTENDE, E NÃO PARA QUEN ACHA QUE ENTENDE.
CurtirCurtir
Não vai mudar nada, ingênuo quem pensa o contrário.
CurtirCurtir
Boa Tarde!
Senhoras e Senhores.
Muita gente comenta sobre uma eventual conivência policial, mas, o que ninguém comenta é a falta de responsabilidade de eventuais Seguradoras que ao invés de darem baixas nos veículos que efetivamente foram restituídos às vítimas de vários danos, sejam de fato revertidos ao consumo somente como sucata, independentemente das condições e das aparências do objeto.
Em meados do inicio do ano 2000, tentou-se este procedimento junto à Brasília, mas infelizmente o lobby nesta área é muito grande e pelo viso, os maiores prejudicados serão sempre os de menor poder aquisitivo. Pois os ricos, quando suas belas naves ficam com apenas uma ralada e o air bag dispara, há a indenização e, para o pobre, quando tem seu veículo prejudicado, mesmo retorcido, na maioria das vezes não é dado como perda total e ai meus caros estas verdadeiras cadeiras de roda voltam para o mercado como uma verdadeira arma de guerra.
É necessário que haja mais interesse e responsabilidade neste sentido, pois se de fato fizerem este dever de casa,
indiscutivelmente, haverá menores procuras e poucas ofertas de peças de origem duvidosa e possivelmente tanto o furto e o roubo diminuirão como também o respectivo seguro ficará mais barato e convidativo.
Sempre se comenta e se critica a menor esfera que é a Polícia, mas o que não se comenta é a grande quantia que se ganha com estas modalidades de custos e benefícios junto à população ao vender segurança que realmente deixa muito a desejar..
Caronte.
CurtirCurtir
SE SEGUIR ISSO ABAIXO A CRIMINALIDADE CAI EM UM MÊS.
TODO MUNDO SABE DISSO, MAS DÁ UMA DE LOUCO.
QUER ACABAR COM O CRIME EM SP É SÓ FECHAR BIQUEIRAS, VENDA GÁS, ACABAR COM CIGARROS MANDE IN PARAGUAI, PUTEIRO, BICHO, DESMANCHE, MAQUININHA E A MALDITA RECOLHA.
CurtirCurtir
3° Divecarrrrrr…..
CurtirCurtir
agora sobe mais ainda o ‘ J ” ,/KKKK
CurtirCurtir
Entendo o Post, mas não consigo esquecer do presente ruim do papai noel fdp. em 2014 eu, meus famíliares, amigos e conhecidos daremos o troco nas urnas…nos aguarde papai noel corno fdp
CurtirCurtir
21/12/2013 13h50 – Atualizado em 21/12/2013 13h50
Carro da Polícia Militar é flagrado em vaga para idosos em Santa Bárbara
Internauta que não quis se identificar fotografou veículo na área central.
Corporação afirmou que vai apurar conduta de policiais no dia retratado.
Internauta, Santa Bárbara d’Oeste, SP
7 comentários
Internauta de Santa Bárbara d’Oeste flagra carro da PM em vaga de idoso (Foto: VC no G1)
Internauta de Santa Bárbara d’Oeste flagra um veículo da PM em vaga de idosos (Foto: VC no G1)
Um veículo da Polícia Militar de Santa Bárbara d’Oeste (SP) foi flagrado estacionado em uma vaga destinada a idosos. Um internauta, que preferiu não se identificar, disse que o flagrante foi realizado no início de dezembro deste ano na Rua General Câmara, no Centro, por volta das 16h50.
“A polícia é aquela que orienta a população e até multa. A mesma deveria dar exemplo de cidadania, mas não é isso que podemos observar no flagrante de puro abuso da autoridade”, afirmou o internauta de 26 anos após enviar a foto por meio do VC no G1.
Nota da redação: A Polícia Militar (PM) informou que, segundo o item VII do artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito, e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente”. Informou que isto permite que viaturas policiais estacionem e parem em locais destinados a idosos como na foto em situações de serviço de emergência. Mesmo assim, o Comando do 19º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI) instaurou uma investigação preliminar para apurar a conduta no dia do fato retratado.
A Prefeitura de Santa Bárbara disse, por meio de assessoria de imprensa, que as vagas destinadas a idosos são regulamentadas por duas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que, por isso, trata-se de legislação federal.
CurtirCurtir
“terão de se cadastrar no Detran e na Secretaria da Fazenda”
Medida que irá acabar apenas com aqueles de “porta aberta”….e os verdadeiros ladrões “de porta fechada” ?
CurtirCurtir
SE GRITAR PEGA LADRÃO NÃO FICA UM MEU IRMÃO……..FERROLHOS BHA kkkkkkkkkkLADRÃOZADA DA POHA.
CurtirCurtir
Onde há indicios de crime, as policias tem mais é que fiscalizar sim!!! Será que tem gente capacitada para fiscalizar autopeças no Detran??? Tem policial capacitado pacas prá fiscalizar isso, conhecem como ninguém, duvido o Detran entrar em desmanche, não possuem poder de polícia algum prá isso e ainda correm o risco de tomar tiro, aí chamam a polícia……
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que pena que acabou……vai sobrar tempo para a policia trabalhar , pois nao vai precisar fiscalizar desmanche! que presente de natal para os r………
CurtirCurtir
A partir de maio de 2014, todas as placas de veículos do Brasil, sem custos para os proprietários serão substituídas.
CurtirCurtir
Não sejam ingênuos, a tal cadastramento e regularização é simplesmente para possibilitar uma melhor cobrança de impostos , ou será que alguém acredita que estão preocupados com a segurança do de povinho.
CurtirCurtir
isso não vai funcionar, pois como ficará os recolhas que passa um pano para os donos de desmanche?
CurtirCurtir
ALGUEM SABE QUE O ALIMENTAÇÃO DE R$580,00 VAI ESTAR INCLUSA NA REESTRUTURAÇÃO ?
CurtirCurtir
Como tem policial desinformado, pois desde 2007, atraves da lei estadual 12.521 a fiscalizacao dos desmanches é de competencia do órgão de transito. Essa nova lei somente vem regulamentar a lei de 2007. Portanto, nada muda. Os atos decorrentes do poder de polícia continuam valendo.
CurtirCurtir
PARABÉNS AOS INVESTIGADORES DE POLÍCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO!
LEI Nº 14.575, DE 4 DE OUTUBRO DE 2011
( Projeto de lei nº 832/10,do Deputado Campos Machado – PTB)
Institui o “Dia do Investigador de Polícia”
O GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:
Artigo 1º – Fica instituído o “Dia do Investigador de Polícia”, a ser comemorado, anualmente, em 23 de dezembro.
Artigo 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Palácio dos Bandeirantes, 4 de outubro de 2011.
Investigador de polícia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Investigador de Polícia ou Inspetor de Polícia é o policial responsável pelas investigações de campo (de rua), no intuito de descobrir indícios de autoria e materialidade1 de ações delituosas (crimes e contravenções). O Investigador de Polícia levanta provas, e as traz aos autos do inquérito policial. É uma carreira privativa instituições policiais que detenham atribuições de polícia judiciária (Polícias Civis ePolícia Federal), tendo em vista que tal cargo atua investigando quando o crime já ocorreu (diferente da polícia ostensiva, que atua na prevenção, ou seja: antes do crime ocorrer). A investigação de campo, faz parte da Investigação Policial, atividade-fim das polícias judiciárias. O Investigador de polícia realiza, ainda, outras atribuições da polícia judiciária, tais como: efetuar prisões, buscas, trabalhar na inteligência policial, entregar intimações, etc.
Utilizado pela maioria das Polícias Civis, o nome “Investigador de Polícia” é substituído em alguns estados pela denominação Inspetor de Polícia, Detetive de Polícia, e ainda Agente de Polícia. Na Polícia Federal, as investigações de campo ficam a cargo do Agente de Polícia Federal (Agente Federal) muito embora este cargo da PF, além de investigar, detenha também outras atribuições específicas2(referentes à natureza daquele órgão).
Além de atuar na polícia, o Investigador de Polícia também pode atuar nas investigações a cargo do Ministério Público, realizando investigações de campo em apoio a este órgão. Tal fato ocorre sobretudo nos estados da federação onde existem os GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).3 Nessa modalidade, o Investigador de Polícia trabalha em estrita cooperação com os Promotores e Procuradores de Justiça, realizando todo o serviço de campo nas investigações gerenciadas pelo Ministério Público.
Nos países desenvolvidos, como Áustria, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Alemanha – países onde as polícias são unificadas e estruturadas em carreira4 – o Investigador é um policial graduado, que necessariamente precisou ingressar como policial uniformizado, até ser promovido a Investigador5 . Ressalte-se que, em tais instituições – dotadas de carreira única – o policial pode chegar à posição de Chefe de Polícia.6
São atribuições do cargo de Investigador de Polícia, entre outras:
• Proceder a ações e pesquisas investigativas, para o estabelecimento das causas, circunstâncias e autoria das infrações penais e administrativas (por exemplo: campanas, interceptações telefônicas, etc);
• Efetuar diligências policiais, dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão;
• Participar na gestão de dados, informações e conhecimentos pertinentes à atividade investigativa e na execução de prisões;
• Executar as ações necessárias para a segurança das investigações policiais;
• Diligenciar para o cumprimento de atos interlocutórios e expedir, mediante requerimento e despacho da autoridade policial, certidões e traslados;
• Executar a busca pessoal, a identificação criminal e dactiloscópica de pessoas (na ausência do Papiloscopista Policial) para captação dos elementos indicativos de autoria de infrações penais;
• Coletar dados objetivos e subjetivos pertinentes aos vestígios encontrados em bens, objetos e em locais de cometimento de infrações penais para os fins de apuração de infrações penais;
Requisitos para o Ingresso
Para ingressar na carreira é exigida a conclusão de Nível Superior em qualquer área, exceto nos estados de Pernambuco, Roraima, Rondônia e Acre, onde ainda é exigido apenas o Nível Médio.
A maioria das polícias estaduais também considera como requisito obrigatório para o ingresso o candidato possuir Carteira Nacional de Habilitação (Categoria B), já que uma das atribuições do cargo é a necessidade de dirigir viatura.
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkAKA VCS ACHAM QUE VAO SECAR A FONTE NEM A PAU JUVENAL ESTA E A MAIOR MENTIRA DE 2013 VAI DAR MEIO DE B, ACHAM QUE SOMOS IDIOTAS ME AJUDAI COM O NOSSO AUMENTO DE 7% E NU )%
CurtirCurtir
É o cu de quem ta falando em reestruturação em março de 2014…é pau mandado do governo que esta enfiltrado aqui para jogar mais areia nos trouxas que acreditam. Não tem porra nenhuma para os Carcereiros, melhor, ex Carcereiros, esses canalhas estinguiram a carreira só para sobrar mais vagas para as demais carreiras e ponto final. Quem fica aqui propagando informações mentirosas são os mesmos que mentiam que o governo daria um bom salário aos N.Us e Delegados, são os mesmos vendedores de fumaças, são os interessados em acalmar os ãnimos dos Policias para não prejudicar o picolé de chuchu na próxima eleição, porque se houvesse vontade de reestruturar a polícia isso já havia acontecido, diria mais, se os Carcereiros fossem utilizados em outras carreiras isso já haveria acontecido no mesmo diário oficial que publicou a extinção.
CAMBADA DE SAFADOS MENTIROSOS QUE FICAM AQUI PASSANDO FALSAS INFORMAÇÕES, VOCÊS DEVERIAM PROCURAR O QUE FAZER E NOS DEIXAR EM PAZ SEUS FDP PUXA SACOS DO GOVERNO, VOCÊS ESTÃO GANHANDO QUANTO PARA FICAR AQUI DEFENDENDO AS SAFADEZAS DO GOVERNO? SEUS LIXOS !
CurtirCurtir
24/12/2013 15h43 – Atualizado em 24/12/2013 18h08
Vítimas de latrocínio em SP crescem em relação a novembro de 2012
Foram 11 casos no último mês; no ano passado, SP teve 8 registros.
Estado teve 25,3% menos homicídios em novembro deste ano.
Do G1 São Paulo
84 comentários
O número de vítimas de latrocínios (roubo seguido de morte) subiu na capital paulista em novembro deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado. Foram 11 casos no último mês, 37,5% mais que os 8 casos registrados em novembro de 2012. Os dados da criminalidade foram divulgados nesta terça-feira (24) pela Secretaria da Segurança Pública.
saiba mais
Para reduzir criminalidade, SP volta a anunciar bônus de R$ 8 mil a policiais
Onda de violência pode ter matado 370 pessoas em 2012, diz defensoria
Assembleia de SP aprova lei que regulamenta atividade de desmanche
O número de vítimas de homicídios dolosos, no entanto, fez o caminho inverso. A queda foi de 170 vítimas para 110, uma redução de 35,2%. Em novembro do ano passado, o estado ainda vivia uma alta expressiva nos números em razão da onda de violência marcada por confrontos entre criminosos da facção que age dentro e fora dos presídios e policiais militares.
Se considerados os casos em que houve homicídio, e não o número total de vítimas, a redução foi de 144 para 101 em novembro deste ano – redução de 29,8%. Foi o sexto mês consecutivo em que houve redução no número de homicídios. De janeiro a novembro deste ano houve 11% menos homicídios que no mesmo período de 2012 na capital.
Os dados da segurança também apontaram alta nos roubos (19,55%). Foi o sexto mês seguido de aumento. Já o roubo de veículos foi 38,8% maior em novembro em comparação com o ano passado. Os furtos caíram 2,9%, com 492 ocorrências a menos na comparação com novembro de 2012.
Estado
Em todo o estado de São Paulo, houve redução nos casos de homicídios dolosos: foram 25,3% casos a menos do que novembro do ano passado. Em relação às vítimas desse crime, também houve redução de 535 em novembro de 2012 para 376 neste ano, uma queda de quase 30%.
A queda deixa o índice em 10,8 homicídios para cada 100 mil habitantes. A taxa de todo o ano passado foi de 11,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes.
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, informou por meio da assessoria de imprensa da pasta que atribui a redução a medidas adotadas durante o ano, como as reuniões bimestrais com os chefes das polícias para discutir ações integradas, o investimento em inteligência, incluindo a implantação do Ragisp – relatório que fornece uma espécie de mapa do crime, e a valorização das carreiras policiais.
“São ações que visam, principalmente, as áreas de inteligência, investigação e integração entre as polícias. Só assim poderemos combater a criminalidade de forma eficiente”, afirmou o secretário.
O número de vítimas de latrocínios no estado também caiu de 29 em novembro do ano passado para 26 neste ano. A Secretaria da Segurança Pública registrou menos casos de roubo a bancos no mês passado (queda de 6,3%), mas houve alta de 32% nos roubos de veículos. Os furtos caíram 3,5% em relação a novembro de 2012.
Estupro
O número de estupros caiu de 295 para 197 na capital – redução de 33,2%. No estado, a redução foi de 1.068 para 912, queda de 14,6%.
CurtirCurtir
Fernão dias mega desmanches de caminhões!! Parque novo mundo!! Será que fecha?? Kkkkkk
CurtirCurtir
25/12/2013 12h20 – Atualizado em 25/12/2013 14h29
Após 1 ano de promessa por reforço, DP de Holambra fica fechado no Natal
Situação atrapalha os moradores que estão sem o serviço no feriado.
Restrição no atendimento também ocorre em outras 14 cidades da região.
Do G1 Campinas e Região
9 comentários
Apesar da promessa do remanejamento para reforçar o efetivo na delegacia de Holambra (SP) feita pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) há um ano, a única unidade da Polícia Civil na cidade está com as portas fechadas nesta quarta-feira (25). Outras 14 cidades da região também restringiram o horário de atendimento por conta do feriado.
A situação se repete pelo segundo ano consecutivo e incomoda os moradores, já que interrompe o registro das ocorrências e as atividades no distrito policial. Caso ocorra algum ato criminoso, inclusive de flagrante, as vítimas têm como opções as delegacias de Jaguariúna (SP) e Mogi Mirim (SP), ou então registrar o boletim de ocorrência pela internet.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) indica também o atendimento da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Por meio da assessoria de imprensa, informou que a Delegacia de Holambra está funcionando em sistema de plantão no feriado. “Um funcionário está de sobreaviso para registrar as ocorrências”, informou a SSP.
Delegacia de Holambra (Foto: Reprodução/ EPTV)
Delegacia de Holambra interrompeu o atendimento
no feriado do Natal (Foto: Reprodução/ EPTV)
As cidades da região que também fecharam neste feriado são Cordeirópolis (SP), Saltinho (SP), Tuiuti (SP), Charqueada (SP), Águas de Lindóia (SP), Santo Antônio do Jardim (SP), Monte Alegre do Sul (SP), Lindóia (SP), Mombuca (SP), Morungaba (SP), Santo Antônio de Posse (SP), Pinhalzinho (SP), Estiva Gerbi (SP) e Iracemápolis (SP). As delegacias reabrem nesta quinta-feira (26), mas voltam a fechar no feriado de Ano Novo.
Reincidente
Durante visita à região, o governador disse que o caso seria verificado e que todas as cidades com delegacia não deveriam interromper os trabalhos durante o feriado. Para sanar a demanda, o governador fez a promessa de fazer um remanejamento e completar o quadro de efetivo.
CurtirCurtir
Prrrrrrrrrrrrrr, a boquinha só vai mudar de mãos!
CurtirCurtir
REESTRUTURAÇÃO
DELEGADO DE POLÍCIA
ESCRIVÃO DE POLÍCIA
INVESTIGADOR DE POLÍCIA
AUXILIAR DE POLICIA ( AGENTE, CARCEREIRO E OPTEL) – PARA ATENDEREM TELEFONE, PÚBLICO, CARCERAGEM, B.O, E AJUDAR A TOCAR INQUÉRITO!!!!!!
NÃO PRECISARIA ABRIR MAIS VAGAS E AUMENTAR O ORÇAMENTO!!!!!!
CurtirCurtir
xiiii ,vai cortar a renda de muita gente
CurtirCurtir
AO FINAL DA DÉCADA DE 90 , EU ESTAVA DE PLANTÃO ;;, EM UMA CERTA DELEGACIA,(CADEIA) TINHA UM PRESO, QUE ERA UM EXPERIENTE DESMANCHEIRO DE VEICULOS AQUI EM SÃO PAULO… ÊLE ME DISSE A SEGUINTE FRASE ;;;
SENHOR ………………SE ALGUM DIA, ;; ALGUM DESMANCHEIRO DAQUI DE SÃO PAULO , FALAR PARA O SENHOR, QUE TRABALHA HONESTAMENTE, ;;; É MENTIRA DÊLE , POIS SE ALGUM DELES ; PENSAR EM TRABALHAR HONESTAMENTE COM TODA CERTEZA ÊLE IRÁ PARA A FALÊNCIA …
CurtirCurtir
POR ISTO QUE EU ACHO QUE TODOS OS DESMANCHES , TEM MAIS É QUE FECHAR , SENÃO VAI CONTINUAR A MESMA COISA, COMO É HOJE…
CurtirCurtir
E AGORA ? , AQUELE MONTE DE PULIÇA QUE FISCALIZAVA OS DESMANXE O QUELES VÃO FAZÊ PÔ ???
COITADOS VÃO TRABAIÁ NO QUE ? XXXXXIIIIIIIIIIIII
CurtirCurtir
O N.U. quando você escrever essa lista novamente inclua a sua carreira como auxiliar de policia por favor, não se deixem fora disso, afinal é o que vocês são, assim como todos, a diferença é que vivem nas sombras.
CurtirCurtir