P-2 – A decretação do fim do MILITARISMO 52

POR QUE O MILITARISMO TEM QUE ACABAR?

São vários os motivos para a derrocada do militarismo nas polícias brasileiras, seja pela forma aturdida, ora autoritária como se portou durante as manifestações recentes. Seja pelo modelo “Cosme – Damião”, onde se prioriza o modelo ostensivo em detrimento da inteligência, investigação e eficácia na antecipação do crime.

Isso a polícia militar, constitucionalmente falando, não deveria fazer.

Mas faz, muita das vezes usurpando a função precípua, que seria da polícia civil.

Alguns militares do serviço de inteligência, na verdade, quando não estão cometendo o crime de usurpação, se dão ao luxo de se prestarem como uma espécie de luxo de fuxiqueiros, a serviço sabe-se lá de quem ou do que.

Já viram algum policial militar ser preso pelo serviço chamado P-2? Agora reflita se é militar, quantos já foram prejudicados pelos fuxiqueiros anonimamente?

Outro argumento forte que por si, já seria suficiente o bastante para decretar o fim do militarismo, é quando alguma denúncia é feita, algo de podre é revelado, e sempre aparece um idiota conservador, e grita ao quatro ventos: – “num tá satisfeito, pede baixa”! – Isso é tão burro, quanto o curso de formação que esse infeliz fez.

Se fomos doutrinados a tratar com camaradagem os irmãos de farda; inclusive fizemos o juramento falando isso em alto e bom tom; se ainda fomos educados na cultura militar a respeitar os Direitos Fundamentais e Humanos, ter zelo e inteligência interpessoal seja com o andarilho, seja com o presidente da república…Então porque deveríamos aceitar os abusos cometidos dentro da caserna?

Para suportar e se colocar como mártir?

Como super homem?

Como “exemplo” de disciplina e submissão?

Se tem alguns retardados que aceitam lamber aqueles que os humilham isso é problema de quem aceita.

Só não podem é querer que todos tenham que aceitar.

Se assim o fosse, todos poderíamos fazer qualquer merda quando estivéssemos nas ruas, no tratamento com outro cidadão.

E por não podermos fazer isso, é que existem órgãos como o Ministério Público, para que façamos as denúncias.

Infelizmente muitos colegas têm tido condutas nas ruas, que refletem a forma como são tratados dentro dos quartéis.

Por isso muitos estão sendo afastados com distúrbios psicológicos, psiquiátricos, vícios no álcool, crack, cocaína; outros chegam ao suicídio inclusive.

Será que é esse o modelo ideal?

Alguns militares se sujeitam a isso, pela necessidade da profissão, mas, será que os civis, a população se submeteria a isso, em pleno século vinte um?!

É por essas e outras que o militarismo nas polícias brasileiras têm que acabar, pelo modelo paradoxal na relação Direitos Humanos versus Direitos Humanos.

FONTE – BLOG DO ANASTÁCIO

Um Comentário

  1. CONCORDO PLENAMENTE, DEMOROU PARA ESSE MILITARISMO ACABAR…………………………….
    1º – BOMBEIROS FORA DA PM (Policiais estão desesperados para sair dos braços da PM)
    2º – ANTIGA PM AOS CUIDADOS DA PREFEITURA
    3º – ACABAR COM AS CARREIRAS DE MAJOR, TENENTE CORONEL E CORONEL, POIS NINGUÉM CONSEGUE EXPLICAR O MOTIVO DA EXISTÊNCIA DESSAS CARREIRAS, OU SEI LÁ O QUE, TALVEZ FUNCIONÁRIO PÚBLICO SOMENTE, sei lá!!!!

    Curtir

  2. É NECESSÁRIO UMA PADRONIZAÇÃO DA POLÍCIA PARA QUE HAJA ORGANIZAÇÃO. EXEMPLO:

    POLICIA JUDICIÁRIA CIVIL TEM QUE SEGUIR O PADRÃO DA POLICIA JUDICIÁRIA FEDERAL, COM RELAÇÃO A CARREIRAS PADRONIZADA. ASSIM COMO:

    GUARDA PENITENCIÁRIO QUE É PADRÃO ESTADUAL E FEDERAL SE TRATANDO DE CARREIRAS.
    GUARDA CIVIL MUNICIPAL É PADRÃO.

    REESTRUTURAÇÃO DA POLICIA CIVIL DE SÃO PAULO

    http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_de_Minas_Gerais&oldid=18017974

    Curtir

  3. Desmilitarização é conversa de PC incompetente, que não é capaz de fazer seu trabalho e fica procurando problema no trabalho dos outros, se não fosse o P2 quem iria investigar o crime organizado? O DEIC? o DENARC? Sim, esses iriam cobrar propinas milionárias para não prender os bandidos. Quem iria passar as informações de paióis do tráfico? A PC? A PC só iria estourar depósito de droga se for pra cheirar o pó do PCC, falando em deposito, quanto a PM está apreendendo e quanto a PC está apreendendo? Até o MP e a PF estão preferindo formar forças tarefas junto ao P2 para não se juntar aos corruptos da PC. Meu conselho aos PCs honestos que trabalham duro, trabalhem mais, a população só pode contar com vocês dentro da PC, pro resto, vê se toma vergonha na cara e vá fazer trabalho de policia, faz o SEU serviço e não tente procurar problemas no trabalho dos outros

    Curtir

  4. 2 PMs são presos por semana acusados de homicídio

    Léo Arcoverde
    do Agora

    Dois policiais militares são presos por semana no Estado sob a suspeita de homicídio. É o que apontam dados obtidos pelo Agora por meio da Lei de Acesso à Informação.

    Segundo os números, de janeiro de 2010 a junho deste ano, 351 PMs deram entrada no presídio militar Romão Gomes, na Água Fria (zona norte), acusados desse crime, o que representa uma prisão a cada 3,6 dias. O levantamento não detalha a modalidade de cada homicídio –se foi doloso (com intenção), culposo (sem intenção), consumado ou tentado.

    Hoje, diz a Polícia Militar, dos 179 presos recolhidos no Romão Gomes, 98 (55%) respondem por homicídio. A PM não informou quantos aguardam julgamento e quantos cumprem pena.

    A PM diz não tolerar a prática de crimes pelos seus membros.

    http://www.agora.uol.com.br/saopaulo/2013/11/1372824-2-pms-sao-presos-por-semana-acusados-de-homicidio.shtml

    Curtir

  5. Nenhuma policia de investigacao do mundo consegue resolver o policiamento preventivo nao funcionA.
    A p2 e tao importante que colegas de farda sao mortos pelo crime organizado sem ninguem saber.
    Vai acabar a pc e a pm, mais por motivos financeiros, nao existe que governo que consiga manter 120% do efetivo de aposentados e a pm sp esta aproximando disto

    Curtir

  6. A informacao de mg e ultrapassada verifique a atual lei org 2013 os cargos de agentes foram extintos

    Curtir

  7. Avatar de PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! disse:

    Reajuste a maior para CLASSE ESPECIAL na ordem de 10% sem contrapartida de execução laboral específica e exclusiva em sede de reconhecimento de NÍVEL UNIVERSITÁRIO e um acinte à Constituição Federal em clara afronta ao PRINCÍPIO DA ISONOMIA.

    O reajuste vencimental deve ser isonômico entre servidores da mesma carreira que executam os mesmos serviços TRATAMENTO IGUAL AOS IGUAIS.

    Aplicação do reconhecimento salarial face à Lei 1067/2008 que passa exigir NÍVEL UNIVERSITÁRIO para ingresso na carreira de Investigador e Escrivão de Polícia deve ser linear a todas as classes com aplicação do mesmo percentual, uma vez que não há implemento laboral a ser executado única e exclusivamente pelo CLASSE ESPECIAL em detrimento do 3ª CLASSE em decorrência da aplicação da Lei 1067/2008, resumindo, os mais antigos nada fazem de diferente dos mais rasos na carreira que seja creditado no N.U

    Tempo de serviço já é reconhecido em pecúnia através de quinquênios e sexta-parte.

    Cargo de Chefia já é reconhecido em pecúnia no Adicional de Chefia e após interstício quinquenal o funcionário inclusive passa a ter direito à incorporação de décimos por conta do exercício do cargo de chefia.

    SIPESP na pessoa do Presidente João Rebouças e o SEPESP na pessoa do XAVIER devem interpelar os Deputados e pedir o acréscimo da diferença nesse paparico que está sendo dado aos anciãos policiais civis, que REPITO, é justo o pleito de diferenciação entre classes, mas que deve ser revisto em sede de REESTRUTURAÇÃO e não sem sede de RECONHECIMENTO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO.

    ENXURRADA DE AÇÕES PRA CIMA DO GOVERNO DO ESTADO SE OS MAIS NOVATOS FOREM LIMADOS!

    Curtir

  8. Falar que o P2 é usurpação é sacanagem né, eles fazem apenas o trabalho que não é feito por quem de Direito deveria fazer; mas vamos lá! me diga se os inúmeros bloqueios (leia-se operação cavalo-de-aço) a PC faz. Ah sim essa é a função de fato de PC, então seu “doto” não me venha com essa porra de usurpação que isso é só olhar para os defeitos do vizinho.

    Fora os policiais fardados que vemos por ai, // Camisa preta (escrito com letras garrafais nas costas “POLICIA”) Ah sim esse também é o serviço deles né, policiamento OSTENSIVO né ???

    Curtir

  9. Avatar de PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! disse:

    ADI 526 MC / DF – DISTRITO FEDERAL
    MEDIDA CAUTELAR NA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
    Relator(a): Min. SEPÚLVEDA PERTENCE
    Julgamento: 12/12/1991 Órgão Julgador: Tribunal Pleno

    “NÃO OBSTANTE, CONSTITUI FRAUDE AO MANDAMENTO CONSTITUCIONAL DO ART. 37, X, DISSIMULAR A VERDADE DO REAJUSTE DISCRIMINATÓRIO MEDIANTE REAVALIAÇÕES ARBITRÁRIAS.”

    “REAVALIAÇÕES APARENTEMENTE LEGITIMAS DE CARREIRAS E CARGOS ESPECÍFICOS (ARTS. 2 E 6 ); SUSPEITA PLAUSÍVEL DE DISSIMULAÇÃO ABUSIVA DE MERO REAJUSTE GERAL DA EXPRESSÃO MONETÁRIA DA REMUNERAÇÃO DO FUNCIONALISMO COM EXCLUSÕES DISCRIMINATÓRIAS (ART. 1). IV. ISONOMIA: DILEMA DA CARACTERIZAÇÃO DO VÍCIO DE LEGITIMIDADE DA LEI POR “NÃO FAVORECIMENTO ARBITRÁRIO” OU “EXCLUSÃO INCONSTITUCIONAL DE VANTAGEM:” INCONSTITUCIONALIDADE POR AÇÃO OU POR OMISSÃO PARCIAL”

    “NO QUADRO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO, CONSTITUI OFENSA A ISONOMIA A LEI QUE, A VISTA DA EROSÃO INFLACIONARIA DO PODER DE COMPRA DA MOEDA, NÃO DA ALCANCE UNIVERSAL A REVISÃO DE VENCIMENTOS DESTINADA EXCLUSIVAMENTE A MINORA-LA (CF, ART. 37, X), OU QUE, PARA CARGOS DE ATRIBUIÇÕES IGUAIS OU ASSEMELHADAS, FIXA VENCIMENTOS DISPARES (CF, ART. 39, PAR-1 )”

    Curtir

  10. Avatar de Investigador de policia é policia de verdade, carcereiro não é policia e agente é motorista Investigador de policia é policia de verdade, carcereiro não é policia e agente é motorista disse:

    Isso quando P2 não aborda pessoas ou invade casas sem mandados e depois falam que são da SIG ou DIG….
    Ja vi isso acontecer.

    Curtir

  11. esse serviço de investigação é somente mais um que a pc não faz corretamente… essa sim deveria acabar, aliás, tudo caminha pra isso, haja vista que alguns tipos de ocorrências já são registrados apenas o bopm.

    Curtir

  12. Avatar de PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! disse:

    ESCRIVÃES E EINVESTIGADORES DE 3ª e 2ª CLASSE VAMOS PRESSIONAR E ENTUPIR A CAIXA DE EMAIL DOS DEPUTADOS DA ALESP SOBRE A FRAUDE QUE SE CHAMA PLC 44/2013

    AINDA DÁ TEMPO DO TRANCAMENTO DA PAUTA E OBRIGAR O GOVERNO A REVER OS INDÍCES E VOLTAR PELO MENOS NA TABELA ANTERIOR, SIPESP E SEPESP QUE SÃO NOSSOS LEGÍTIMOS REPRESENTANTES NÃO PARTICIPARAM DA REUNIÃO DA VERGONHA ONDE LASCARAM COM OS 3ª e 2ª.

    SIPESP E SEPESP – salvem-nos dessa patifaria!

    12/11/2013 Entrada na Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho
    18/11/2013 Juntado pedido de Relator Especial
    18/11/2013 Comunicado Vencimento do Prazo
    18/11/2013 Presidente solicita Relator Especial

    Curtir

  13. Investigador de policia é policia de verdade, carcereiro não é policia e agente é motorista disse:
    18/11/2013 ÀS 16:56
    Isso quando P2 não aborda pessoas ou invade casas sem mandados e depois falam que são da SIG ou DIG….
    Ja vi isso acontecer.

    NA SUA FUNCIONAL ESTÁ ESCRITO INVESTIGADOR DE POLÍCIA , MAS DAÍ ATÉ VC SER POLÍCIA DE VERDADE ,VAI MUITO CHÃO ,GOSTARIA DE PEGAR O SEU ROMEU GOLFE E O MEU E COMPARAR OS RDO`S,CORTO O MEU PAU SE VC JÁ DEU ALGUMA CANA .MAIS CANA MESMO SEU LOOQ ,HORÁCIO,

    Curtir

  14. Putz, como é chato esses cozinhas fazendo comentários no nosso blog. Tenho certeza que o Dr. War criou esse espaço pra debatermos assuntos de interesse dos policiais civis e não pra sermos insultados por coxas. Caiam fora seus coxas do cara@$%. A desmilitarização vai acontecer mais cedo ou mais tarde e não adianta espernear. Queiram vocês ou não, vamos ser uma coisa só, e na verdade é pior pra nós, porque vocês vão querer contaminar nossas práticas, tentando impor esse linguajar horrível que é próprio de milicos.

    Curtir

  15. Avatar de PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! disse:

    LISTA DE DEPUTADOS PARA ENVIO DE EMAILS

    adilsonrossi@al.sp.gov.br;
    padreafonso@al.sp.gov.br;
    adiogo@al.sp.gov.br;
    alcidesamazonas@al.sp.gov.br;
    ademarchi@al.sp.gov.br;
    alencarsantana@al.sp.gov.br;
    alexmanente@al.sp.gov.br;
    depalexandredafarmacia@al.sp.gov.br;
    anadocarmopt@al.sp.gov.br;
    aperugini@al.sp.gov.br;
    anaperugini@yahoo.com.br;
    afernandes@al.sp.gov.br;
    andredoprado@al.sp.gov.br;
    asoares@al.sp.gov.br;
    amentor@al.sp.gov.br;
    scuriati@al.sp.gov.br;
    baleiarossi@al.sp.gov.br;
    barrosmunhoz@yahoo.com.br;
    bsahao@al.sp.gov.br;
    betotricoli@al.sp.gov.br;
    cmachado@al.sp.gov.br;
    carlaopignatari@al.sp.gov.br;
    carlosbezerrajr@al.sp.gov.br;
    carloscezar@al.sp.gov.br;
    carlosgiannazi@uol.com.br;
    deputadoneder@al.sp.gov.br;
    cauemacris@al.sp.gov.br;
    cleao@al.sp.gov.br;
    ccardoso@al.sp.gov.br;
    cgiglio@al.sp.gov.br;
    chicosardelli@al.sp.gov.br;
    depdiladorborges@al.sp.gov.br;
    dilmodossantos@al.sp.gov.br;
    edthomas@al.sp.gov.br;
    edinhosilva@al.sp.gov.br;
    echedid@al.sp.gov.br;
    eferrarini@al.sp.gov.br;
    eniotatto@al.sp.gov.br;
    egalvao@al.sp.gov.br;
    felicianofilho@al.sp.gov.br;
    fcapez@al.sp.gov.br;
    deputadotito@al.sp.gov.br;
    geraldocruz@al.sp.gov.br;
    gersonbittencourt@al.sp.gov.br;
    gilmacisantos@al.sp.gov.br;
    deputadogilson@al.sp.gov.br;
    hpereira@al.sp.gov.br;
    helionishimoto@al.sp.gov.br;
    heroilmastavares@al.sp.gov.br;
    isacreis@al.sp.gov.br;
    itamarborges@al.sp.gov.br;
    jcaramez@al.sp.gov.br;
    joaopaulorillo@al.sp.gov.br;
    hato@al.sp.gov.br;
    jcaruso@al.sp.gov.br;
    jbittencourt@al.sp.gov.br;
    jprado@al.sp.gov.br;
    leandroklb@al.sp.gov.br;
    lecibrandao@al.sp.gov.br;
    lbatista@al.sp.gov.br;
    lcgondim@al.sp.gov.br;
    lcmarcolino@al.sp.gov.br;
    luizmoura@al.sp.gov.br;
    marcoaurelio@al.sp.gov.br;
    mmartins@al.sp.gov.br;
    marcosneves@al.sp.gov.br;
    mzerbini@al.sp.gov.br;
    mlamary@al.sp.gov.br;
    mbragato@al.sp.gov.br;
    mleite@al.sp.gov.br;
    miltonvieira@al.sp.gov.br;
    molimpio@al.sp.gov.br;
    orlandobolcone@al.sp.gov.br;
    omorando@al.sp.gov.br;
    osvaldoverginio@al.sp.gov.br;
    ptobias@al.sp.gov.br;
    rsilva@al.sp.gov.br;
    ramalhodaconstrucao@al.sp.gov.br;
    reginagoncalves@al.sp.gov.br;
    reinaldoalguz@al.sp.gov.br;
    rpassos@al.sp.gov.br;
    rengler@al.sp.gov.br;
    rmassafera@al.sp.gov.br;
    rmorais@al.sp.gov.br;
    deputadorodrigomoraes@al.sp.gov.br;
    rnogueira@al.sp.gov.br;
    rbarbiere@al.sp.gov.br;
    rfalcao@al.sp.gov.br;
    samuelmoreira@al.sp.gov.br;
    sebastiaosantos@al.sp.gov.br;
    telmadesouza@al.sp.gov.br;
    ulyssestassinari@al.sp.gov.br;
    vdamo@al.sp.gov.br;
    vsapienza@al.sp.gov.br;
    welsongasparini@welsongasparini.com.br;

    Curtir

  16. Avatar de PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! PLC 44/2013 TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL = ENXURRADA DE AÇÕES CONTRA O GOVERNO! disse:

    SIPESP e SEPESP briguem por nós!

    Curtir

  17. O fim vem!

    O FIM VEM!!!

    Quer queiram ou não…, quer gostem ou não….
    O fim vem!

    O fim do Militarismo das Polícias Militares chegará…. até mais cedo do que imaginamos!
    Venho apregoando isso neste blog há tempos…
    O fim vem!

    O fim vem…!

    Esse modelo arcaico, ultrapassado, mofado em ideologias medíocres e autoritárias de uma Polícia MILITARIZADA
    – NÃO tem mais espaço para um Brasil que deseja uma Sociedade Democrática, mais justa e igualitária…

    Militarismo…. o seu FIM vem!

    Curtir

  18. vocês acham que não tem os ladrões do P2??? Vejam o monte de biqueira que funciona diuturnamente. Vejam as escoltas que eles fazem a serviço do crime organizado. Vejam eles fazendo o levantamento das cameras de segurança próximos a bancos, para depois darem cobertura para estourarem.

    Curtir

  19. Em conversas com amigos sempre falo, a Polícia Militar não durará mais dez anos. Não tem sentido uma polícia militar para cuidar da segurança pública. Sou policial civil, mas tenho mais amigos na policia militar, afinal, amigo independe do lugar onde trabalha.

    A tendência natural é a PM ser incorporada a PC, incorporada a Democracia. Dizer que somos corruptos, e a PM é incorruptível é desconhecer ambas, existe corrupção nas duas. Alguns policiais militares envolvem-se com caça níqueis, furto e roubos de caixas eletrônicos, cargas, fazem segurança de traficantes, transportes de drogas e armas. Existem ainda aqueles que são simplesmente psicopatas. Conheci um sargento do 16 BPM/M com mais de 50 “resistências”, dessas 50 quantas realmente foram? Uma ou duas. Quem mata mais de 50 pessoas não é uma pessoa normal, é um psicopata.

    Na PM existe uma ordem implícita para matar, desde que não exponha o comando.

    O que muitos PMs não entendem é que não conseguimos fazer nosso trabalho, com menos de um terço do efetivo deles, porque eles fazem o deles muito mal.

    Tem mais policiais maçanetando nas Compahias da PM do que no patrulhamento ostensivo (SV-01). Geralmente a maioria das Cia PM operam com três viaturas mais o CGP, ou seja, oito policiais no STATUS ZERO UM, enquanto nas Cia trabalham no mínimo vinte. Não fazem o trabalho preventivo e nós em razão da demanda não conseguimos fazer o repressivo.

    Os praças da PM sonham com o dia em que serão incorporados a Policia Civil, já os oficiais, tem pesadelo com isso, afinal, serão tão úteis quanto buzina em avião.

    Abraços a todos.

    Curtir

  20. Como se não bastasse não trabalhar, ficar apontando pro trabalho correto dos outros, agora fica com dozinha de bandido, sg com 50 resistências é psicopata? Auto forjados podem existir, agora, achar que a maioria foi forjado? Para de falar merda, se nego tem 50 mortes nas costas a corregedoria já tá babando do pescoço do cara a muito tempo, porque não pegou ainda? Pegam coisa muito menor, coisa menor até de oficiais, talvez um PC que nunca colocou o pé fora da delegacia não entenda, mas a rua é foda, imagina as buchas que o tático de Itaquera, da baixada não pegam, ali, ter 50 nas costas deve ser pouco, mas ai é da doutrina da PM, é o PM que não sabe compreender a vitima da sociedade que atira nele com fuzil, acho que não tem nenhum xarope aqui pra cair na idéia “Ai meu filho é inocente, ele tava armado mas não atirou no puliça, essa droga não é dele, a PM plantou ai” PM trabalha, e trabalha muito, por isso que vocês tem essas pilhas intermináveis no DP, agora, na hora de investigar? Qual tira tira o cu da cadeira pra botar grampo? Fazer campana? Dá pra contar nos dedos, vocês mesmo vivem dizendo que investigador só coça o saco. Incorporar a PM a PC seria uma boa idéia sim, assim os PMs investigariam legalmente, como já fazem clandestinamente, infelizmente, porque deixar na mão da PC é o mesmo que deixar em mão nenhuma, os bons que me perdoem, mas mesmo vocês sabem que é verdade

    Curtir

  21. Quem acessar o Projeto de Lei Complementar nº.: 44/2013 no portal da ALESP, verá que a Mensagem Aditiva A-nº198/2013 que contém a TABELA INCONSTITUCIONAL com percentuais diferenciados para servidores da mesma carreira, foi enviada pelo Governador depois que o Projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça, ou seja, a Comissão de Constituição e Justiça analisou e aprovou o Projeto com a 1ª Tabela e o que vai à votação é o Projeto com uma tabela totalmente inconstitucional pois o projeto em tela, trata de REMUNERAÇÃO DE NÍVEL UNIVERSITÁRIO EM CUMPRIMENTO À LEI 1067/2008 e não aumento salarial, tampouco de reestruturação.

    Esse projeto tem que voltar para a Comissão de Constituição e Justiça lá acabarão com essa patifaria!

    Curtir

  22. PROJETO DE LEI COMPELMENTAR Nº 52, DE 2013
    Mensagem A-nº 202/2013, do Sr. Governador do Estado
    São Paulo, 8 de novembro de 2013

    IV – ter interstício mínimo de:

    a) 3º Sargento: 2 (dois) anos;

    b) 2º Sargento: 4 (quatro) anos;

    c) 1º Sargento: 3 (três) anos;

    Resumindo, se aprovado for, todos os PM, quando aposentados (reserva) terão no seu contracheque a denominação de no mínimo 2ºTen PM

    Curtir

  23. Eu sempre achei o serviço reservado da meganha uma aberração, depois passei a considerar uma grande burrada. Barba feita, linguajar da caserna e disciplina militar no combate as biqueiras. Essa é a forma de infiltração da guarda pretoriana. Sem falar que a prática remonta de Hitler e Mussolini.

    Curtir

  24. Pingback: P-2 – A decretação do fim d...

  25. Pingback: P-2 – A decretação do fim do MILITARISMO « EVS NOTÍCIAS.

  26. FIM DA PM = POLÍCIA DE MENTIRA. FAÇAM O TESTE (OS JORNALISTAS – GLOBO, RÁDIO SUL AMÉRICA TRÂNSITO – JÁ ESTÃO FAZENDO): DE DIA OU DE NOITE NÃO HÁ POLÍCIA NAS RUAS. O 190 SÓ ATENDE QUANDO QUER. A POLÍCIA DE MENTIRA NÃO CUMPRE O SEU PAPEL CONSTITUCIOPNAL QUE É PATRULHAR. AO INVÉS DE FAZER A POLÍCIA PREVENTIVA ESTÃO FAZENDO: BANDA DE MÚSICA, CANIL, CAVALARIÇAS, COZINHANDO NOS QUARTÉIS, FAZENDO “INVESTIGAÇÕES” ESCUSAS, FAZENDO BICOS, DIRIGINDO PARA OS CORONÉIS e, PRINCIPALMENTE – O QUE MAIS FAZEM – DÃO DESCULPAS FURADAS.

    Curtir

  27. SAIU NO D.O. DE HOJE;

    PLC 56/2013, SOBRE A EXIGÊNCIA DE NIVEL SUPERIOR PARA OFICIAL DE JUSTIÇA.

    DIFERENTEMENTE DO QUE FIZERAM COM ESCRIVÃES E INVESTIGADORES, O PROJETO CONTEMPLA DE IMEDIATO O REENQUADRAMENTO SALARIAL DA CARREIRA, EM FACE DA NOVA EXIGÊNCIA.

    PARABÉNS AOS SENHORES OFICIAIS DE JUSTIÇA. PARABÉNS AO DR IVAN GARISIO, PRESIDENTE DO TJ QUE ENVIOU O PROJETO DE LEI A ASSEMBLÉIA.

    ENQUANTO NÓS, ESCRIVÃES E INVESTIGADORES ESPERAMOS 5 ANOS, PARA RECEBERMOS MIGALHAS A TÍTULO DE NU, NO JUDICIÁRIO, POR UMA QUESTÃO DE LÓGICA, SUA APLICAÇÃO É IMEDIATA.

    E OLHA QUE NÃO MUDARAM AS ATRIBUIÇÕES DAS FUNÇÕES DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA, NEM TAMPOUCO OS MESMOS EXERCEM FUNÇÕES DE DIREÇÃO, COMO PREGAM DIVERSOS INVEJOSOS AQUI NO FLIT, PARA JUSTIFICAREM O NÃO REENQUADRAMENTO SALARIAL AOS TIRAS E ESCRIBAS.

    PERGUNTO. POR QUE TANTA DISCREPÂNCIA? QUEM SERÁ QUE ESTÁ ERRADO. PORQUE O GOVERNO TRATA SEUS SERVIDORES DE FORMA DESIGUAL.

    É POR ESSAS COISAS QUE CONCLUIMOS QUE O PSDB NÃO GOSTA E NÃO VALORIZARÁ SUA POLÍCIA, N U N C AAAA.

    MAIS UMA VEZ, MEUS PARABÉNS AOS OFICIAIS DE JUSTIÇA.

    Curtir

  28. JClaudio:

    Sinceridade absoluta nas vossas palavras, notadamente ao afirmar que tem muitos amigos na PM. Não são os policiais militares, individualmente, desprovidos de caráter, desonestos, farsantes. Não tenho dúvida que a maioria é honesta. O grande paradoxo reside no modelo (sistema). Como pode um jovem tenente, dedicado, inteligente, desistente do curso de Medicina para ingressar na PM, estar no Presídio Romão Gomes, certamente “comemorando” a façanha de ter sido o primeiro colocado da turma, de pelo menos uns duzentos formandos?

    É esse o sistema macabro da imperfeição absoluta. Essa imperfeição, aliás, nasce da teimosia. Quando a PM empreende qualquer mudança, esta já não mais se sustenta, torna-se obsoleta. Lembro-me que quando surgiu o telefone celular, a primeira medida da PM foi proibir o uso, por policiais em serviço, e, pior, o sistema de comunicações na PM era simplesmente ridículo. A PM é muito resistente às mudanças. Continua com as premissas do “bumbo no pé direito” e “não ‘tá’ contente pede baixa”!

    Curtir

  29. HÉLIO,

    Imagino que o Senhor seja PM, se for, em quantas “resistências seguidas de morte” se envolveu? Quantos policias conhece que se envolveram? As resistências na PM são sempre as mesmas pessoas e os mesmos formatos: o ladrão que desce atirando do “caráter geral” ou o favelado que atirou com um poderoso revolver velho contra a equipe da rota ou da força tática em uma viela.

    Você que diz que não trabalhamos, saiba que já participei de mais de uma dezena de ocorrências com troca de tiros, inclusive, com “resistência seguida de morte”. Ocorre, que vocês tem uma visão limitada da ocorrência, acham que o depoimento de vocês é o único que conta, que tão logo tenham assinado o depoimento e o Recibo de Entrega de Preso nada mais acontece. Confundem presunção de veracidade (iuris tantum), com fé pública. Já ouvi PM dizendo que sua palavra tem fé pública.

    Quem mata 50 pessoas é sim psicopata, pois sente prazer nisso. Somos policiais e não juízes e carrascos para sentenciarmos e executarmos a sentença, ademais, em nosso ordenamento jurídico não existe pena capital. Não tenho “dozinha” de bandido como diz, procuro andar o mais atento possível, pois sei que o bandido não pensará duas vezes para me matar se tiver chance, porém, essa é uma das diferenças entre nós policiais e os bandidos, devemos cumprir a Lei, ainda que não concordemos com ela.

    Hélio, concordar ou discordar, até mesmo criticar, faz parte do embate de idéias, porém, mesmo para criticar tem que se ter respeito pelo interlocutor, ataque o argumento, não a pessoa. Um grande abraço.

    VALDIR,

    Obrigado pelas palavras, creio que compartilhamos da mesma visão com relação a Segurança Pública. Um grande abraço.

    Curtir

  30. VALDIR,

    Simplesmente perfeita a segunda parte do seu comentário com relação ao celular, e ainda tinha que está acondicionado em uma capa preta, posicionado do lado oposto ao da arma e pasmem, DESLIGADO. Quantas vezes essa norma ridícula foi utilizada para perseguir policiais? Vi e informo o lugar, frutaria próximo ao Shopping Continental, área da 1CIA/16 BPM/M a Correg/PM canetar um PM porque estava com o celular ligado no bolso.

    Quem defende a Polícia Militar, no mínimo não a conhece. Lá as normas são draconianas para muitos (praças), rígidas para alguns (oficiais subalternos) e simplesmente inexistentes para a cúpula (oficiais superiores).

    Abraço.

    Curtir

  31. VALDIR sinceros parabéns pelas colocações, sempre exatas, corretas e sinceras, só quem vive ou viveu na caserna, sabe as barbaridades que ocorrem ali diariamente, o assédio moral impera, superiores confundem subordinados com submissos e P-2 não passa informação trabalhada para policiamento nenhum, apenas fofocas para Oficiais perseguirem qualquer um que viva ali.
    ex: “Chefe o senhor tem que abrir os olhos, o fulano de tal esta com um carro novo, deve estar acharcando” este é o verdadeiro trabalho do P-2, basta isto isto para um PM trabalhador, que comprou um carro, financiado em 60 vezes, ser escrachado e colocado como acharcador. Usurpam sim as funções da PC e não sabem fazer investigações, não sabem analisar Imposto de Renda, não saber verificar empréstimos pessoais etc…
    Deveria haver um entendimento dos MAJURAS para que casos assim fossem coibidos nos DPs, autuando-os por “USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PUBLICA”, asim com a PM fazia quando um GCM abordava um cidadão, detia-o por usurpação de função publica e conduzia o ao DP.
    Quantos PMs estão trabalhando no PROJETO PROERD? heim P-2? voces sabem pelo menos isto? esta adiantando muito este projeto da PM, é só usar a inteligencia e constatar quantos jovens entram no mundo da droga, inclusive faça uma pesquisa entre os drogados, e veja quantos fizeram este tal de PROERD.

    HÉLIO: VOCE TEM SÉRIOS PROBLEMAS MENTAIS: SUGIRO UM PSICOLOGO SEU COXINHA DISFARÇADO, COM CERTEZA É PM E DO P-2.

    Curtir

  32. Votação do PLC 44/2013
    Será decido hoje (19/11/2013) as 15h00min no Colégio de Lideres, se o projeto de Lei 44/2013 irá à votação no plenário da ALESP. A informação vem do gabinete do Deputado Barros Munhoz.
    Convidamos a todos que compareça na ALESP para protestar, pelo não cumprimento do governo com as carreiras de Investigador e Escrivão de Policia do anuncio no portal do governo.

    Curtir

  33. ola, fui pm , oito anos e investigador por vinte e um anos, e digo,,, a policia militar não pode acabar… ela e o melhor termômetro criminal e a única organização capaz de de enfrentar a crise da segurança publica reinante no estado de são Paulo, e do brasil…. e é fácil fazer um teste,,, pois todas as vezes que precisei de folga , de uma viatura , os únicos a chegarem … foram os pms ,,, não havia gcm, colegas policiais civis…. e outros… e quando ia para delegacia conduzindo preso,,,, tomava a maior canseira no plantão, e ainda era taxado de ziquento…. e que deveria fazer outra coisa na folga do que levar serviço para o plantão…logo, por mim,,, o sistema de segurança publica deveria ser totalmente entrege a policia militar…. abraços…

    Curtir

  34. Avatar de O MILITARISMOS É UMA FORÇA ARMADA DE COAÇÃO,AMEAÇA,INTIMIDAÇÃO ,PRESSÃO CONTRA A MASSA A FAVOR DOS PODEROSOS COM SEUS CÃES LOUCOS POR UM PODER O MILITARISMOS É UMA FORÇA ARMADA DE COAÇÃO,AMEAÇA,INTIMIDAÇÃO ,PRESSÃO CONTRA A MASSA A FAVOR DOS PODEROSOS COM SEUS CÃES LOUCOS POR UM PODER disse:

    Muito bem colocado ,e isso não aflige só os PMs e sim seus familiares que acabam adoecendo devido o comportamento extra corporação que vai para dentro de casa ,e não so atingindo a parte material mas sim a emocional de todos .

    Mas isso é por culpa dos próprios praças que se sujeitam a todos os descasos ,humilhações ,explorações em troca de um falso status,de um poder que lhes sobe a cabeça ,basta ver os CHAMADOS FACA NA CAVEIRA ,UM BANDO DE HOMENS FRUSTADOS QUE DEVEM ATÉ AS CUECAS NO BB,QUE CAGAM DE MEDO ATÉ DA PRÓPRIA SOMBRA QUANDO ESTÃO DE FOLGA ,MAS QUE EM SERVIÇO VIRAM FERAS A DESSERVIÇO DE UM ESTADO E DE UMA SOCIEDADE QUE ESTÁ CAGANDO E ANDANDO PARA OS MESMOS .

    Se julgam os donos da verdade,aplicam as leis muitas vezes sem se quer ter moral para tanto,a maioria tem condutas que deixam a desejar ,não honram não o só a calças que vestem mas o que tem no meio das pernas,mas o que importa é a casca ,o que aparentam ser,o militarismo é a escória da humanidade ,pois não estão a serviço da coletividade em nome da ordem e da integridade física,estão a serviço de um grupo tão corrompido quanto os meliantes que eles prendem .

    O MILITARISMO SO SERVE PARA INTIMIDAR,COAGIR,AMEAÇAR, COIBIR PRESSIONAR OS MAIS FRACOS E ASSIM PROTEGER OS INTERESSES DOS QUE ESTÃO NO ALTO ESCALÃO DO PODER E QUE DEPENDEM DE UMA FORÇA ARMADA QUE SE SUJEITA ATÉ A SERVIÇOS VIS PARA IMPEDIR O AVANÇO DA MASSA.

    E O PODER MEUS CAROS CRESCE AOS OLHOS DE QUEM VEM DE BAIXO ,SEM ESTUDO ,SEM STATUS,BERÇO NÃO CONSEGUIRIA TER TÃO FÁCIL DE OUTRA FORMA, A NÃO SER SENDO SUBSERVIENTE,CAPACHO DO ESTADO.

    Curtir

  35. Avatar de JÁ QUE TEMOS GRUPOS DE APOIO A CANDIDATURA DO DEPUTADO MAJOR OLIMPIO ENTÃO QUE ELE NOS APRESENTE UM PROJETO PARA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E QUE SEJA AOS MOLDES COBRADOS DOS TUCANOS JÁ QUE ELE DIZ SER POSSÍVEL JÁ QUE TEMOS GRUPOS DE APOIO A CANDIDATURA DO DEPUTADO MAJOR OLIMPIO ENTÃO QUE ELE NOS APRESENTE UM PROJETO PARA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E QUE SEJA AOS MOLDES COBRADOS DOS TUCANOS JÁ QUE ELE DIZ SER POSSÍVEL disse:

    PUTIS ,POSTEI ERRADO ACIMA COLOQUEI O LINK DE UM BLOG Ao INVÉS DE UM COMENTÁRIO ,DESCULPA AÍ !

    Curtir

  36. Avatar de JÁ QUE TEMOS GRUPOS DE APOIO A CANDIDATURA DO DEPUTADO MAJOR OLIMPIO ENTÃO QUE ELE NOS APRESENTE UM PROJETO PARA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E QUE SEJA AOS MOLDES COBRADOS DOS TUCANOS JÁ QUE ELE DIZ SER POSSÍVEL JÁ QUE TEMOS GRUPOS DE APOIO A CANDIDATURA DO DEPUTADO MAJOR OLIMPIO ENTÃO QUE ELE NOS APRESENTE UM PROJETO PARA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E QUE SEJA AOS MOLDES COBRADOS DOS TUCANOS JÁ QUE ELE DIZ SER POSSÍVEL disse:

    GOSTARIA DE PEDIR UM FAVOR AO DEPUTADO MAJOR OLÍMPIO GOMES ,QUE ANTES DA DATA DO PLEITO ,JÁ ANTI MÃO VIESSE AQUI DURANTE SUA CAMPANHA ELEITORAL NOS APRESENTAR UM PROJETO DESTINADO A CADA CLASSE DOS RESPECTIVOS SERVIDORES PÚBLICOS ,SENDO ESTES;

    SERVIDORES DA ÁREA DA SEGURANÇA ( QUE TANTO SE VANGLORIA EM DEFENDER ,MAS QUE EM PRÁTICA NADA FEZ A NÃO SER PARA SI MESMO ,CRESCER EM SUA VIDA COMO TODOS )

    SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

    SERVIDORES DO JUDICIÁRIO

    SERVIDORES DA SAÚDE

    Para que assim após o Pleito caso venha ser eleito e ou mesmo dependendo da sua coligação e apoio venha a abocanhar algum cargo ,possamos COBRAR DE VOSSA EXCELÊNCIA TAIS PROMESSAS E PROPOSTAS,estas tão cobradas dos governos tucanos ,que segundo ele poderiam ter sido realizadas devido ser o Estado que mais arrecada .

    Daí quero ver se haverá desculpas como,SOU ÚNICO NA BANCADA ,O EXECUTIVO E SEUS PARES NÃO APOIAM MEUS PROJETOS E ASSIM VAI!

    DE DESCULPAS ESFARRAPADAS,DE PROMESSAS QUE NÃO SAÍRAM DOS DISCURSOS INFLAMADOS DE UMA OPOSIÇÃO QUE SÓ SERVIU PARA DESQUALIFICAR A ADMINISTRAÇÃO DO OUTRO COM O INTERESSE MERAMENTE PESSOAL DE TOMAR O 1º LUGAR DO PODIUM ,E DE TEORIAS FALIDAS OS SERVIDORES JÁ ESTÃO CANSADOS!

    Curtir

  37. SÓ FALO ISSO PARA OS ARROGENTES E PREPOTENTES:

    CADA CASO É UM CASO, O SERVIÇO DE INVESTIGAÇÃO PM É BOM, PARA SER INVESTIGADOR NÃO PRECISA MUITO BASTA TER VONTADE DE BUSCAR INFORMAÇÕES E, QUEM INVESTIGA MESMO É O PERITO QUE COLHE VESTIGIOS, POIS A ETIMOLOGIA DA PALAVRA INVESTIGAR VEM DE VESTIGIO, OS ATUAIS INVESTIGADORES SUPER POLÍCIA NÃO SÃO INVESTIGADORES SÃO APENAS DETETIVES QUE VEM DE DETECTAR, OU SEJA, UM MERO AGENTE DA AUTORIDADE POLICIAL!

    http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Pol%C3%ADcia_Civil_do_Estado_de_Minas_Gerais&oldid=18017974

    Curtir

  38. Ao Hélio

    Já fiz denúncias a Corregedoria da PM, mas eles não estavam interessados em investigar, afinal não foi um caso de mídia. MAs poderia ficar sem te dar resposta, você é um pm com visão restrita e militarizada, você impõe suas ideias e vê todos como paisanos, a não ser seus pares, milicos com cabecinha.

    Dificilmente você consegue trocar uma boa ideia com um pm, é tudo cabeça restrita e só vê o lado que melhor lhe convém, lógico com tem exceções, mas em sua maioria usam os trejeitos militares até com suas esposas, inclusive tratando-as como se fossem “paisanos”, você sabe que é verdade.

    Os concursos da Pm são fáceis de entrar, basta ver a chuva de erros de português no bo’s lavrados por vocês. Alguns aprendem a falar e escrever um pouco melhor na Escolinha.

    A Pm tem que acabar não tem mais o porquê de se mantê-la, a não ser pelos oficiais que criam verdadeiros embustes e fazem os praças acreditarem (afinal, dos praças somente uma minoria consegue ter a visão das consequências do militarismo) de manterem uma polícia militarizada. Só no Brasil, graças a suas raízes, que se mantém este modelo totalmente inviável e com poucos resultados satisfatórios.

    Curtir

  39. Restopol vamos parar de ajudar…
    Vc é um coxinha se passando por restopol,né?Porque para dizer bobagens como essas vc só pode ser um PM frustrado e não entender nada de investigação.
    Hélio;
    E muitas vezes quando se constata na perícia que um individuo morto pela Rota levou um tiro á queima roupa de coma para baixo e estava ajoelhado??E a PM como vc diz fazendo o trabalha direitinho dela,né?? E a quantidade enorme de pms envolvidos em explosões de caixas eletrônicos??A PM mais uma vez fazendo seu excelente trabalho como vc diz,né??Rsrs Corrupção há em quase todas as instituições inclusive na sua querida PM. A P.C de S.P foi durante muitos anos sucateada por este governo e agora esta em uma situação difícil principalmente devido a falta de pessoal.Enquanto isso,a PM sempre recebeu muito mais apoio por parte do governo recebendo bem mais investimentos e concursos todos os anos e por isso não há falta de recursos humanos como há na P.C
    E vá falar mal da P.C em um blog de algum P.M porque aqui é um espaço para policiais civis.

    Curtir

  40. Segue matéria do JORNAL AGORA com participação da Adv. Marcatto.

    Revisão da URV pode dar até R$ 63 mil em atrasados

    O servidor estadual com direito à revisão da URV (Unidade Real de Valor) poderá ganhar até R$ 63 mil em atrasados, sem contar a correção monetária e os juros, que são aplicados ao pagamento.

    A bolada é prevista no acerto de contas com os investigadores de polícia que estavam na ativa em fevereiro de 1994 e continuam trabalhando até hoje.

    O advogado Rafael Marcatto explica que as perdas da revisão incluem, além da variação salarial, as gratificações da profissão, que também são calculadas sobre o salário-base e, por isso, ficaram defasadas.

    Marcatto diz ainda que o valor dos atrasados pode quase dobrar com a correção monetária e os juros.

    Acesse http://www.advocaciamarcatto.com.br/noticias/direitos-do-servidor-publico/revisao-da-urv-pode-dar-ate-r-63-mil-em-atrasados e leia a cópia da edição impressa exemplos de quanto médicos, policiais e outras categorias do funcionalismo poderão ganhar.

    Para mais informações, favor entrar em contato pelo email adv@advocaciamarcatto.com.br ou pelos telefones ao lado.

    Equipe Advocacia Marcatto

    Curtir

  41. 20/11/2013 20h46 – Atualizado em 20/11/2013 20h53
    PF indicia consultor por lavagem de dinheiro em cartel no Metrô de SP
    Arthur Teixeira foi indiciado por lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
    Ele é dono de empresas suspeitas de receber propina de multinacionais.
    Do G1 São Paulo

    Um brasileiro investigado pelo Ministério Público da Suíça foi indiciado pela Polícia Federal por lavagem de dinheiro e evasão de divisas: Arthur Teixeira era dono de duas empresas de consultoria, suspeitas de receber propina de multinacionais, como a Siemens e a Alstom – para que fossem beneficiadas em concorrências públicas.
    Teixeira foi citado, também, nas investigações sobre a formação de cartel em licitações do governo de São Paulo – para a compra e a manutenção de trens – entre 1998 e 2008, durante as gestões de Mario Covas, Geraldo Alckmin e José Serra – todos do PSDB.
    saiba mais
    Siemens quer saber dano de suposto cartel aos cofres, diz presidente
    Entenda o caso do suposto cartel em licitações do Metrô em SP e no DF
    Alckmin diz que é ‘lamentável’ ter que ir à Justiça por dados sobre cartel
    Governo de SP vê ‘polícia política’ em caso de cartel no Metrô; Cade repudia
    O Jornal Nacional teve acesso a um dos depoimentos dados à Polícia Federal pelo ex-executivo Ronaldo Cavalieri, que trabalhou na empresa alemã Siemens durante 30 anos. Ele diz que autorizou pagamentos a duas empresas de consultoria – a Procint e a Constech – ligadas a Arthur Teixeira e a Sergio Teixeira.
    Teixeira morreu dois anos atrás. A Procint e a Constech são apontadas nas investigações como sendo empresas que recebiam o dinheiro de propina do cartel.
    Cavalieri contou que a justificativa para autorização dos pagamentos era um contrato firmado entre o consórcio Sistrem e as consultorias de Arthur Teixeira. De acordo com o relatório do CADE, que apura a formação de cartel, o consórcio Sistrem foi formado pela empresa Siemens e outras sete grandes do setor, para a construção da Linha-5 do Metrô de São Paulo. A linha foi construída pela companhia paulista de trens metropolitanos.
    No relatório do Cade, a formação do contrato foi apontada como sendo onerosa para o governo. “Deve-se lembrar que o preço foi resultado de diversas rodadas de coordenação e negociações. O preço dificilmente seria o mesmo em uma competição aberta”. No depoimento não há menção de pagamentos a funcionários públicos e políticos.
    Arthur Teixeira também é investigado em um outro inquérito: o de pagamento de propina pela empresa francesa Alstom. Ele teve os bens, no valor de R$ 30 milhões, bloqueados aqui no Brasil.

    Atendendo a um pedido do Ministério Público da suíça, a Polícia Federal ouviu e indiciou Arthur Teixeira por vários crimes, entre eles lavagem de dinheiro e evasão de divisa. Também a pedido do MP suíço, foram indiciados o ex-diretor da CPTM, João Roberto Zaniboni, e as duas filhas dele. Os advogados dos indiciados negam que eles tenham cometido irregularidades.

    Acordo conhecido na CPTM
    O Ministério Público Estadual (MPE) ouviu na terça-feira (19), pela primeira vez, a testemunha que deu origem à investigação sobre formação de cartel para a compra e a manutenção de trens em São Paulo.

    Identificado como Sr. “A”, a testemunha diz que o resultado de licitação vencida pela Siemens foi antecipado por um diretor da CPTM e que a reunião do cartel de empresas que definiu o processo foi realizado no escritório de uma consultoria.

    A testemunha ouvida pelo MPE contou detalhes sobre os acordos para a licitação dos trens das séries S2100 e S3000. Segundo a testemunha, o edital da concorrência já estava em vigor quando houve uma reunião com representantes de todos os concorrentes, na sede da empresa Alstom. Na ocasião, já estava acertado como seria a divisão dos projetos.

    “A Siemens apresentou uma proposta para a manutenção da série S2000, para posteriormente vencer o projeto S3000”, relata Sr. “A”. A testemunha disse ainda que o então diretor de operações da CPTM, João Roberto Zaniboni, o chamou à sede da empresa, para assegurar que a Siemens seria a vencedora do projeto S3000. Isso, algumas semanas antes da entrega da proposta.

    No depoimento, o Sr. “A” diz ainda que uma terceira reunião acertou o resultado. Ela teria acontecido na sede da consultoria de Arthur Teixeira, que se dizia representante da CPTM, e é investigado na suíça por lavagem de dinheiro.
    Além da Siemens, teriam participado da reunião executivos de outras cinco empresas. Ele diz que nesse encontro foram decididos “os preços a serem apresentados, sendo que a proposta vencedora deveria ser um pouco abaixo do valor de orçamento, e a proposta de cobertura um pouco acima do preço daquele que venceria”. O combinado nas reuniões foi o que ocorreu ao final da licitação.

    Em nota, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos diz que colabora com as investigações e que o governo do estado é o maior interessado em esclarecer as denúncias para garantir o ressarcimento aos cofres públicos. O então diretor da CPTM, João Roberto Zaniboni, nega veementemente as acusações e diz que não soube, não incentivou nem participou de qualquer acordo.

    A Alstom afirma que está colaborando com as investigações e nega que tenha havido combinações de preços. A Siemens diz que sempre colaborou com as investigações, que, inclusive, tem como fonte a denúncia da própria empresa. O PSDB, também em nota, reafirmou que espera apuração do caso e punição rigorosa dos culpados. Arthur Texeira, dono da consultoria onde teria havido a reunião que acertou o resultado, não respondeu às mensagens deixadas pela nossa equipe.

    Curtir

  42. O VERDADEIRO MOTIVO DE NÃO TERMOS AUMENTO SALARIAL DIGNO, ESTE É O PSDB E SEUS AFINS.
    Em relatório entregue no dia 17 de abril ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer afirma que o hoje secretário da Casa Civil do governo Geraldo Alckmin (PSDB), deputado licenciado Edson Aparecido (PSDB), foi apontado pelo lobista Arthur Gomes Teixeira como um dos recebedores de propina das multinacionais suspeitas de participar do cartel dos trens em São Paulo.
    O ex-executivo, que é um dos seis lenientes que assinaram um acordo um mês depois com o Cade em que a empresa alemã revela as ações do cartel de trens, também cita o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), aliado dos tucanos, como possível beneficiário.
    Trata-se do primeiro documento oficial que vem a público que faz referência a supostas propinas pagas a políticos ligados a governos tucanos. Até agora, o Ministério Público e a Polícia Federal apontavam suspeitas de corrupção que envolviam apenas ex-diretores de estatais como a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
    As acusações do ex-diretor da Siemens foram enviadas pelo Cade à Polícia Federal e anexadas ao inquérito que investiga o cartel de trens no Estado de São Paulo e no Distrito Federal.
    No texto, Rheinheimer afirma ainda ter em seu poder “uma série documentos que provam a existência de um forte esquema de corrupção no Estado de São Paulo durante os governos (Mário) Covas, Alckmin e (José) Serra, e que tinha como objetivo principal o abastecimento do caixa 2 do PSDB e do DEM”. “Trata-se de um esquema de corrupção de grandes proporções, porque envolve as maiores empresas multinacionais do ramo ferroviário como Alstom, Bombardier, Siemens e Caterpillar e os governos do Estado de São Paulo e do Distrito Federal”, escreveu.
    Outros quatro políticos são citados pelo ex-diretor da Siemens como “envolvidos com a Procint”. A Procint Projetos e Consultoria Internacional, do lobista Athur Teixeira, segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, é suspeita de intermediar propina a agentes públicos.
    O documento faz menção ao senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), os secretários estaduais José Aníbal (Energia), deputado (PSDB-SP); Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Econômico).
    Rheinheimer foi diretor da divisão de Transportes da Siemens, onde trabalhou por 22 anos, até março de 2007.
    Ele e outro leniente prestaram depoimento à Polícia Federal em regime de colaboração premiada – em troca de eventual redução de pena ou até mesmo
    perdão judicial, eles decidiram contar o que sabem do cartel. Esses depoimentos estão sob sigilo.
    As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

    Curtir

  43. Enquanto isso, o Estado mais rico da Federação, paga o menor salário aos seus Policiais, mas para piorar, é o Estado que esta na mão do crime organizado conhecido como “pcc”,, morre mais gente assassinada do que em um País em guerra declarada; Como se isso não bastasse, tudo que esta ruim, ainda pode piorar, a mídia em geral noticía que o trensalão do metro tem vários políticos atolados até o pescoço, mas curiosamente na ALESP , poucos Deputados da oposição querem instalar uma CPI para apurar o caso , jás a maioria dos Deputados do partigo do Governador Geraldo Alckimim do PSDB, estes não querem nem ouvir falar sobre CPI para apurar os pagamentos de propinas nas licitações e formação de cartel do metro de São Paulo. Acho que a população esta perplexa e com toda razão, pois é muita lama correndo ladeira abaixo. AS áreas de Segurança Pública, Saúde Pública, Educação Pública e Transportes Públicos, não se vê investimentos nessas áreas, apenas muita conversa e pouca ação, aliás é isso que temos assistido nesses últimos 20 anos de PSDB governado SP, são muitas propagandas para pequenos feitos e assim caminham para disputar a eleição de 2014 na tentativa de perpetuar no poder. Pobre população paulista, sofrem muito, produzem muito, pagam muitos impostos, mas recebem muito pouco em benefícios públicos.

    Agora cá para nós, smj, medalhas e medalhas distribuidas numa receptividade aconchegante onde se reuniram várias autoridades em um belo Hotel para comemorar o que? me digam por favor, qual foi o avanço que tivemos no estado de São Paulo para comemorar? absolutamente nada, aliás tivemos foi um crescimento da criminalidade de maneira assustadora em todas cidades do estado de SP, inclusive ataques ás forças de seguranças, com muitas mortes, muitas execuções de Policiais Civis, Policiais Militares e Agentes Penitenciários, portanto não há nada a comemorar e sim de repudiar a maneira como são tratadas as Policias do Estado de SP que ganham um dos menores salários do Brasil. Não podemos esquecer que 50% dos integrantes da Polícia Civil estão em plenas condições de aposentadorias por tempo de serviços, porém não se aposentam porque o salário diminui mais ainda, esse é o prêmio que o Governadores do PSDB deram para os heróis que estão com as cabecinhas brancas e andam com dificuldades. Nós não podemos esquecer que o contingente da Polícia Civil paulista é defasado em pelo menos 15 mil policiais incluindo todas carreiras, muitas Delegacias foram fechadas por falta de Policiais, muitas Delegacias funcionam em condições precárias tanto de pessoal como os prédios estão caindo por falta de manutenção, os armamentos são incompátiveis com a atualidade, coletes a mprova de balas estão vencidos etc. Creio que não exista nada a comemorar e sim a lamentar como a Polícia Civil paulista é tratada pelos nossos políticos, eles debocham, pisoteiam, desdenham , praticam malvadezas políticas, por consguinte debocham da sociedade que os elegeram, é assim que os paulistas são tratados pelos Governos de SP e pela a maioria dos Deputados também, mas dinheiro nunca faltou para corrigir essas mazelas, faltou foi boa vontade política em valorizar o setor de segurança pública, até dá para desconfiar á quem é favorecido com uma Polícia fraca, qual interesse nisso? Eu acredito que o crime organizado agradece aqueles que não querem segurança pública de boa qualidade.

    Faz 03 meses que o Governador faz propagandas de suposto reajuste salarial de 7% concedido aos Policias Civis e Militares , também para os Agentes Penitenciários, mas até hoje nenhum recebeu um centavo de reajuste salarial em seus contra cheques, é assim que a polícia paulista é tratada pelo governador Geraldo Alckimim do PSDB e foi assim tratada também pelo ex- governador José Serra do PSDB, até parece que são clones, agem igual, fazem poucas coisa e grandes propagandas só para perpetuar no Governo de SP. Agora, convenhamos, reunir meia dúzia para festejar enaltecendo algo que nunca aconteceu, ai é demais né? Talvez comemoram vtórias próprias e não das Polícias e muito menos da sociedade. NÓS POLICIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO, NÃO TEMOS NADA A COMEMORAR, ESTAMOS TRISTES, DESMOTIVADOS, GANHANDO UMA MISÉRIA DE SALÁRIOS, TUDO FICOU MAIS CARO E NOSSOS SALÁRIOS DIMINUIRAM E OS EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS AUMENTARAM EM NOSSA FOLHA DE PAGAMENTO, ESTAMOS ENDIVIDADOS E ABANDONADOS PELO NOSSO GOVERNO E POUCOS DEPUTADOS AINDAM BRIGAM POR NÓS NA ALESP. ESSA É A MAIS PURA E CRISTALINA REALIDADE DA POLÍCIA PAULISTA.

    Curtir

  44. Tem um bizu quente, a policia militar vai ser municipalizada, se tornarão guardas civis subordinados as prefeituras.

    Curtir

  45. O militar é treinado para a guerra e não para o diálogo; nós já ultrapassamos o militarismo na Política, agora em caráter de urgência falta a desmilitarização da policia e uma melhor gestão para a Segurança Pública.

    Curtir

Os comentários estão desativados.