Juizados móveis também vão apurar violência policial
09 Nov 2013
Gilberto Carvalho diz que força-tarefa terá que coibir todo tipo de abuso cometido durante as manifestações
Silvia Amorim – O GLOBO
SÃO PAULO – Os juizados móveis anunciados pelo governo federal anteontem vão apurar também a violência cometida por policiais durante as manifestações — e não apenas os casos de vandalismo. A informação foi dada ontem pelo ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
— O papel desse juizado é, de um lado, verificar a violência por parte dos manifestantes mas também olhar a violência policial praticada. Com esse juizado, você pode ter um testemunho mais qualificado em comparação ao que tem acontecido até agora — afirmou Gilberto Carvalho, após participar de almoço com a rainha Silvia, da Suécia. Na quinta-feira, ao anunciar e explicar o funcionamento da força-tarefa que acompanhará os protestos para coibir a violência, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou a ação do grupo em casos de vandalismo.
O Pronto Atendimento Judiciário, como foi batizada a proposta do governo, deverá funcionar nos mesmos moldes dos juizados especiais móveis que atuam em estádios de futebol, julgando e punindo abusos. Carvalho disse que conversou rapidamente com o ministro da Justiça anteontem à noite, e ainda não há detalhes sobre como será o trabalho desse grupo. A sugestão para a formação dos juizados não partiu do governo, mas do desembargador Flávio Sirangelo, do Conselho Nacional de Justiça ( CNJ), um dos presentes à reunião com Cardozo.
A presidente Dilma Rousseff gostou das medidas anunciadas, segundo Gilberto Carvalho. Muito criticado por ter defendido há algumas semanas que o governo federal chamasse representantes dos Black Blocs para conversar, o ministro afirmou que foi mal compreendido e destacou a importância da criação do Fórum Social de Diálogos das manifestações, anunciado anteontem: — Foi tomada uma iniciativa importante com a criação de um fórum com a sociedade para tentar discutir essa questão de maneira mais profunda, ir às raízes (do problema), lembrando sempre que o processo repressivo precisa estar combinado com um processo de compreensão do que está acontecendo.
Temos que agir sempre nos dois polos. Só a repressão não vai resolver. Conforme prometido, o fórum será um espaço para que cidadãos e agentes públicos apresentem queixas contra abusos nos protestos. — Achei equilibradas as duas medidas. Primeiro, permite um diagnóstico melhor do que está ocorrendo na hora. Segundo, chama a sociedade para um tipo de entendimento — defendeu Gilberto Carvalho, e concluiu: — Queremos uma atuação efetiva que reduza os prejuízos que hoje são causados nessas manifestações.
————————————-
O também acima significa APENAS!
É claro, eles estão financiando os Black Bobos!
CurtirCurtir
VOTA NO PSDB ENTÃO, TÃO TE PAGANDO BEM NÉ, TEM POLICIA QUE TINHA QUE APANHA NA CARA VIU.
CurtirCurtir
A violência tem que ser reprimida de ambos os lados, e quem a pratica tem que ser responsabilizado, isso é justiça, e como falam a justiça é cega ou pelo menos deveria ser.
O que devemos ter cuidado é não confundir o uso de força necessária e equivalente à violência policial, senão nenhum policial vai poder trabalhar mais.
CurtirCurtir
,
GERARDINHO O MESTRE DA ILUSÃO.
CurtirCurtir
UE??? NAO TO ENTENDENDO NADA…SE E O PROPRIO PT QUEM FINANCIA ESSES VAGABUNDOS…AGORA PRA TIRAR DA RETA FAZ ISSO??? ME AJUDA AI…
UMA COISA E O PSDB NOS ESCRACHAR EM TERMOS DE SALARIO; OUTRA COISA E ACHAR QUE ESSE BANDO DO P.T. DA JEITO…PELO AMOR DE DEUS…
PS: O MENSALAO…ESQUECERAM…ACBOU EM PINGA…??? O MOLUSCO DEVE TA LA BEBADO RINDO DA GENTE
OUTRO PS: LULA, ESTE SIM E UM FENOMENO: NUNCA TRABALHOU NA VIDA, VIROU MILIONARIO (COM DIREITO A CONFERENCIAS INTERNACIONAIS, REGADA A BLUE LABEL – POREM OS GRINGOS NAO ENTEDEM NADA DO QUE ELE FALA MESMO)…E AINDA CONSEGUIU FAZER DE SEU FILHO, TRATADOR DE ANIMAIS NO ZOOLOGICO, UM MEGA EMPRESARIO…ENTAO
E FENOMENO OU NAO E????
CurtirCurtir
é para se pensar no futuro, o que vira a mais.
CurtirCurtir
Que tal o pt e sua base aliada em Brasilia mudarem as leis para que a impunidade seja eliminada no Brasil. Demagogos.
CurtirCurtir
deixa quebrar tudo. que se dane. a população tem a policia que merece. pra que agir se vai responder depois?
CurtirCurtir
simanc
Nove por cento de bilhões não é “merreca” de guarda da esquina
9 de novembro de 2013 | 12:34
1331376A revelação, hoje, pela Folha, de que “testemunhas que resolveram colaborar com as investigações sobre fraudes em licitações no setor de transportes em São Paulo” disseram que a Alstom e a Siemens pagaram propina de até 9% do valor dos contratos para fazer negócios com o governo paulista é a indicação mais clara de que o favorecimento ia muito acima dos baixos escalões da Companhia de Trens ou do Metrô.
Um dos contratos foi com o Governo Mário Covas, outro com Alckmin. Mas é de lembrar que o mandato de Covas, a partir de 98, foi partilhado com Alckmin, por diversas licenças, com o poder de mando já muito partilhado..
E, ainda, porque os contratos se prolongam por anos e os “repasses”, é obvio, se dêem quando das liberações das parcelas contratuais, segundo a execução da obra ou serviço. Portanto, para o período no qual, a partir de 2001, Alckmin efetivou-se no comando do governo, com a morte de Covas.
É evidente que não se quer condenar Alckmin pelo “domínio do fato”, mas é igualmente claro que “consultores” externos ao governo não podem prometer sucesso a empresas em licitações por conta própria.
Ainda mais quando em montantes deste tamanho.
Mesmo abafgado durante anos e com manobras inacreditaveis como a do “esquecimento” do pedido da Justiça da Suíça, o escândalo do “trensalão” tomou dimensões de um trem desgovernado.
Por: Fernando Brito
CurtirCurtir
http://tijolaco.com.br/index.php/nove-por-cento-de-bilhoes-nao-e-merreca-de-guarda-da-esquina/
CurtirCurtir
Entre a prevaricação e o abuso de autoridade, é melhor o primeiro. Concordo com o colega: deixem quebrar tudo!!!!!
CurtirCurtir
camisanegra
Lei da Selva une black blocs e neoliberais
8 de novembro de 2013 | 15:17
No blog O Cafezinho, do nosso parceiro Miguel do Rosário – o homem na mira da Globo – o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos traça um tragicômico paralelo entre os mascarados de rua e os mascarados de tese, os neoliberais convertidos – ou que estão convertendo – à causa da sustentabilidade marinista.
Ponto em comum: desprezam o patrimônio público e são totalmente avessos ao Estado como regulador de conflitos: os sociais e os econômicos. Com as máscaras pretas ou as gravatas de seda, se parecem na depredação.
Os black blocs sem máscara
Wanderley Guilherme dos Santos
Um leitor bem humorado de Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, sugeriu a aproximação entre os blackbocs mascarados que atormentam a cidade e os economistas da pré candidata Marina Silva. Estes seriam, pela ideologia, blackblocs sem máscara. O exagero normal de piadas não deixa de ter fundamento, neste caso, na convergência real entre ideais confessos de uns e ações delinqüentes de outros.
Mascarados e sem máscara, ou desmascarados, são contra tudo que está aí. Sendo o país altamente complexo em sua produção material, vida associativa e política, “tudo que está aí” é muita coisa para ser conhecida e avaliada no atacado. A menos, deve ser reconhecido, que os juízes estejam possuídos por estereótipos bebidos em fundamentalismos religiosos ou ideológicos. Embora rezando por bíblias diferentes, não há dúvida que blackblocs mascarados e sem máscara confraternizam no credo essencial.
Pelo passado de uns, os desmascarados, e presente de outros, os blackblocs mascarados, todos têm por objetivo o desmanche do patrimônio público, seja por destruição material direta, seja por supressão legal ou, ainda, por alienação a terceiros. A variação e bom gosto no modo de vestir dos sem máscara, em contraste com o militarizado uniforme negro dos mascarados, não disfarça a hostilidade à propriedade pública que compartilham. Com ou sem máscara são todos destrutivos blackblocs.
A mídia tradicional e as redes sociais funcionam como atraentes espelhos das manifestações de violência verbal, escrita ou de comportamento. Exibicionistas, anunciam onde vão agir pela força de paus e pedras ou pela compulsão das leis que pretendem elaborar. Discrição e modéstia não fazem parte do cardápio de moral e cívica desses autoritários em disponibilidade.
Entre as convergências avulta a doentia incapacidade de organizar algo construtivo. São parasitas dos movimentos sociais. Não se conhece uma instituição de defesa de coletividades que tenham criado. Mas estão sempre presentes no aproveitamento das atividades e organizações de construtores sociais, sugando-lhes a fama, a energia ou os propósitos. Foi o que fizeram em tempos idos, os sem máscara, com as empresas estatais criadas com os recursos e sacrifício da população. E voltariam a fazê-lo se lhes fosse concedida outra oportunidade. Não facilitaram a emergência de ações coletivas, empreitada sempre difícil e não raro cheia de perigos. Mas os mascarados se aproveitam das naturais e legítimas mobilizações dos setores mais carentes para sugá-los e macular os propósitos de suas paradas e manifestações.
Desprezam as instituições de representação popular (sindicais, políticas, pacificamente reivindicatórias) a elas dirigindo permanente crítica difamatória e humilhante, no que são coadjuvados pela imprensa blackbloc, muito mais do que marrom. Pontificam nas colunas jornalísticas os acometidos de dandismo intelectual, cheios de si pela ausência de contraditório que lhes devolveria a altura própria. Esnobes, só conversam entre si e acham lindas, exemplos de “democratização da democracia” (redundância charlatanesca), as tentativas selvagens de invasão de assembléias legislativas.
Finalmente, o anarquismo cruzado em benefício próprio. Face às tensões entre interesses populares e mercado, são radicalmente contra a regulação do Estado nos conflitos da sociedade (blackblocs mascarados) e no funcionamento a mãos livres do mercado (blackblocs desmascarados).
Há muito mais parentesco entre os blackblocs mascarados e os sem máscara do que é capaz de imaginar o inocente bom humor de observadores. Daria uma narrativa interessante fantasiar o que aconteceria em uma comunidade submetida à ideologia e à ação desses primos em barbárie. Os dois grupos, enjaulados, provariam da própria medicina.
Por: Fernando Brito
CurtirCurtir
Publicado em 09/11/2013
PF IDENTIFICA REPASSE DE
R$ 19,5 MILHÕES DO TRENSALÃO
Parte dessa quantia foi parar na conta de um escritório que tinha como sócios ex-dirigentes de primeiro escalão da CPTM durante os governos dos tucanos Mário Covas e Geraldo Alckmin.
COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+24) | Imprimir Imprimir
Saiu no Estadão:
CARTEL DE TRENS REPASSOU R$ 19 MILHÕES A SUSPEITOS DE INTERMEDIAR PROPINA, DIZ PF
Dinheiro saiu das contas de multinacionais com contratos no governo paulista, chegou a empresas de consultoria e acabou, parte dele, em conta de escritório que tinha como sócios ex-dirigentes da CPTM
por Fausto Macedo
A Polícia Federal identificou repasse de quase R$ 20 milhões do cartel dos trens para consultorias suspeitas de intermediar o pagamento de propina a integrantes do governo de São Paulo. Parte dessa quantia foi parar na conta de um escritório que tinha como sócios ex-dirigentes de primeiro escalão da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no período de 1999 a 2003, durante os governos dos tucanos Mário Covas e Geraldo Alckmin.
A constatação sobre os repasses ocorreu a partir de uma análise de câmbio que a Polícia Federal promoveu nos balanços da Procint Projetos e Consultoria Internacional Ltda. e da Constech Assessoria e Consultoria Internacional. Essas duas consultorias são apontadas como elo das multinacionais acusadas de formar o cartel com dirigentes da CPTM e o Metrô de São Paulo.
Investigadores suspeitam que o cartel metroferroviário atuou em São Paulo pelo menos entre 1998 e 2008, combinando preços a fim de obter contratos vantajosos com as estatais. A Siemens, multinacional alemã, admitiu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a existência do cartel. Os Ministérios Públicos brasileiro e suíço também investigam o pagamento de propina a agentes públicos do Estado.
(…)
Clique aqui para ler “Trensalão: Procurador acusado de ajudar tucanos”.
E aqui para ler “Justiça manda abrir o trensalão. Padilha vem aí”.
CurtirCurtir
Publicado em 08/11/2013
MP DE SP MIRA
KASSAB PARA LIVRAR O CERRA
“Qualquer pessoa minimamente antenada com a política paulista sabe que os fiscais da prefeitura respondiam à Secretaria de Finanças, cujo titular era Mauro Ricardo, que respondia exclusivamente a José Serra”
COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+45) | Imprimir Imprimir
Saiu no GGN, de Luís Nassif:
AS ACUSAÇÕES A KASSAB E OS VÍCIOS DOS INQUÉRITOS DOS MPS
Luis Nassif
Qualquer pessoa minimamente antenada com a política paulista sabe que os fiscais da prefeitura respondiam à Secretaria de Finanças, cujo titular era Mauro Ricardo, que respondia exclusivamente a José Serra.
Não se conclui, a partir dai, que Mauro seja culpado ou não. Há que se juntar mais evidências, além do fato de ele ter trancado as investigações contra os fiscais ou a constatação de que bastaria uma mera análise dos processos de pagamentos de ISS pelos empreendimentos imobiliários para se desvendar os crimes.
A questão é esse empenho dos promotores e dos jornais de, a partir de uma declaração solta, jogar toda a conta no colo de Gilberto Kassab. Quem pode garantir que, por trás dessas denúncias, não exista a intenção de livrar outros suspeitos? Apesar da seriedade dos procuradores, ninguém pode garantir, devido ao amplo desvirtuamento dos inquéritos, por essa simbiose com o jornalismo sensacionalista.
Aliás, as primeiras versões do caso diziam que a corregedoria da Prefeitura abriu inquérito para apurar as denúncias e Mauro Ricardo ordenou seu arquivamento. Depois, essa versão sumiu do noticiário.
Nos processos judiciais, não existe o poder absoluto. O procurador está preso às provas colhidas pelo inquérito conduzido pela Polícia Federal e por ele próprio; depois, apresentado à Justiça, com a possibilidade dos suspeitos mostrarem sua versão. Tudo de modo público e transparente, evitando que qualquer parte disponha do poder absoluto sobre os fatos.
Quando se monta essa parceria procurador-jornalista, todos esses filtros desaparecem.
Cada inquérito tem, por assim dizer, duas pastas. Na pasta A, os documentos e provas obtidas legalmente, com autorização da Justiça e cumprindo os procedimentos legais. Na pasta B, os documentos e provas de procedência duvidosa, quebras de sigilo telefônico sem autorização judicial, buscas irregulares etc. É a pasta mais apimentada – e aquela cuja existência pode contaminar o inquérito.
Em geral, essas pastas são a moeda de troca dos procuradores e jornalistas. Ambos se tornam os juízes finais do caso, porque podem selecionar as provas que quiserem, escandalizarem a parte que lhes interessa, direcionar a opinião pública para a linha de investigação que planejarem, mesmo porque a maior parte das manchetes será feita em cima de elementos que não constarão dos autos.
Investigam, julgam e condenam – pela imprensa – sem direito ao contraditório e sem mostrar o conjunto de provas. Depois, no julgamento formal, ou as provas obtidas legalmente são insuficientes ou, com o vazamento das irregulares, se fornece o argumentos de que os advogados necessitam para anular o inquérito.
Ambos os MP – o Federal e o Estadual – são constituídos de procuradores sérios e empenhados. A questão é que o método adotado não permite separar o joio do trigo, induz a abusos, sim.
Em ambos os casos, afeta-se profundamente a imagem da Justiça.
Tome-se o procurador Rodrigo de Grandis. Seu primeiro caso célebre foi o inquérito contra o contrato da MSI com o Corinthians.
Conforme a descrição bombástica da Veja:
“Um dos maiores escândalos já ocorridos no esporte brasileiro. E o caso está longe de terminar: há possibilidade real de que os principais envolvidos na parceria terminem presos. As investigações da Polcia Federal e do Ministrio Público identificaram uma longa lista de crimes no clube. Há suspeitas de evaso de divisas e sonegação fiscal. Gravações telefônicas interceptadas com autorização judicial mostram Kia falando abertamente em lavagem de dinheiro. Um inquérito da PF também investigará dirigentes do clube e da MSI por formação de quadrilha”.
Até hoje não há sequer sentença de primeira instância. Cadê a imensidão de provas?
Ou, agora, essa enxurrada de matérias sobre os inquéritos do Metrô. Antes disso, 16 inquéritos haviam sido arquivados em São Paulo e motivado uma representação do PT junto ao CNMP (Conselho Nacional do MInistério Público). A satisfação dada vem na forma desse vazamento seletivo de provas, que nem se sabe se têm valor legal ou se representam de fato a essência das acusações.
Em boa hora o novo Procurador Geral da República Rodrigo Janot anunciou a intenção de disciplinar o manuseio de documentos pelo Ministério Público. Na medida, a intenção de devolver ao inquérito seu papel sério de peça jurídica, acabando com essa história de jogar apenas para a mídia.
Clique aqui para ler “De quem é o rosto que a Folha não mostra ?”
Aqui para “Auditor preso: aliados de Cerra sabiam tudo”
E aqui para “Haddad peita PiG de São Paulo”
CurtirCurtir
Publicado em 08/11/2013
DE QUEM É O ROSTO
QUE A FOLHA NÃO MOSTRA ?
Mauro Ricardo, o homem-bomba do Cerra !
COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+108) | Imprimir Imprimir
Imagem publicada na página C3 da Folha (*)
A Folha (*) dedica duas páginas ao assunto e não menciona o nome do Mauro Ricardo no texto.
Por que ?
Porque Mauro Ricardo é o elo entre Cerra, Kassab e o que a própria Folha chama de “máfia do ISS”.
Clique aqui para ler “Quem liga Cerra ao rombo na Prefeitura de SP”.
Na foto, o rosto sem a proteção da Folha (foto: Ciete Silvério / site do Governo de SP)
(*) Folha é um jornal que não se deve deixar a avó ler, porque publica palavrões. Além disso, Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele achou da investigação; da “ditabranda”; da ficha falsa da Dilma; que veste FHC com o manto de “bom caráter”, porque, depois de 18 anos, reconheceu um filho; que matou o Tuma e depois o ressuscitou; e que é o que é, porque o dono é o que é; nos anos militares, a Folha emprestava carros de reportagem aos torturadores.
CurtirCurtir
Olha esta Brasil !!!
Usuários de drogas podem ter 10% de vagas em concurso
http://www.otempo.com.br/cidades/usu%C3%A1rios-de-drogas-podem-ter-10-de-vagas-em-concurso-1.670509
Como Rui Barbosa: TENHO VERGONHA DE SER HONESTO NO BRASIL !!!
CurtirCurtir
Temos que limpar o Brasil extinguindo os PT, PSol, PCB e PCdoB, PSDB e PMDB, nesses partidos só tem corrupto e tranqueiras.
CurtirCurtir
Maravilha!!! fiquei empolgado com a notícia, mais uma pá de cal na realização da copa, onde eu realmente espero que tudo vire de ponta cabeça.
CurtirCurtir
É inacreditavel imbecilpol acima falando que Black Bosta é financiado pelo PT! O PT iria financiar gente pra protestar contra a Copa e Olimpiadas!!??? kakakakak Vai ser alienado politico assim no Gabinete do Olimpiu-piu
CurtirCurtir
De factoide em factoide caminha a administração brasileira, esta Nau em franco processo de naufrágio.
Já que não conseguem por em prática as leis que eles mesmos aprovam, aliado ao fato que todas as leis sem exceção são feitas para não serem cumpridos, estes jumentos transvestidos de políticos e secretários de (in) segurança inventam e reinventam um monte de m….e b…..que não terão resultado prático algum.
Este “novo” juizado itinerante é do mesmo nível daqueles que o TJ de São Paulo criou e que teve fim melancólico o mesmo aconteceu com aquelas delegacias “moveis”, na minha seccional tinha uma VTR DUCATO zerinho que nunca foi usada, sumiu do mesmo jeito que apareceu de um dia para noite, até hoje ninguém sabe dizer o paradeiro daquela VTR.
Outro factoide as Centrais de Flagrantes, constatação de drogas nas próprias delegacias acabaram sem ninguém perceber, que só mudaram as moscas a m…..é a mesma de sempre.
Outro factoide, em maio deste ano o picolé de chuchu mandou montar aquele circo de sempre quando ele faz anúncios na área de segurança, naquela época o inútil “anunciou” o “Bônus” produtividade, pois bem já estamos em novembro e até agora a ONG “Sou da Paz” e a ONG do Walter Maierovitch não apresentaram uma pagina do tal projeto.
É assim que os “especialistas” e ilusionistas combatem o crime, no final de todo os policiais deste país em vez de trazer uma arma na cintura irão ter um factoides no lugar das suas armas é só uma ideia vai que…..
CurtirCurtir
ALGUEM ME FAÇA DESCER A TERRA…
O TAL “Escafandrista” E AQUI DO NOSSO PLANETA???
OU ESTA NAS PROFUNDIDADES MARINHAS COM SEU ESCAFANDRO???
PROCURE UM MEDICO…VOCE E DEBIL MENTAL
E REFIRA-SE A MIM COMO DR. INVESTIGADOR
PARE DE IR TAO AO FUNDO DO OCEANO DO RIO TIETE AI SEU XAROPE
ACORDA PRA VIDA
CurtirCurtir
TIRA 13 disse:
09/11/2013 ÀS 23:06
ALGUEM ME FAÇA DESCER A TERRA…
O TAL “Escafandrista” E AQUI DO NOSSO PLANETA???
OU ESTA NAS PROFUNDIDADES MARINHAS COM SEU ESCAFANDRO???
PROCURE UM MEDICO…VOCE E DEBIL MENTAL
E REFIRA-SE A MIM COMO DR. INVESTIGADOR
PARE DE IR TAO AO FUNDO DO OCEANO DO RIO TIETE AI SEU XAROPE
ACORDA PRA VIDA
……………………………………………………………………………………………………………………..
Tenha calma “TIRA 13” ás vezes é melhor se conter, e dissimular ter A DOCE CALMA DA IGNORÂNCIA, do que esbravejar no primeiro momento, e perder a razão, por ter agido sem pensar.
CurtirCurtir
Pingback: PT cria Juizados móveis para verificar v...
Pingback: PT cria Juizados móveis para verificar violência policial contra manifestantes | EVS NOTÍCIAS.
Três em cada quatro municípios do país não têm estrutura de segurança5
Carlos Madeiro
Do UOL, em São Paulo 10/11/201306h00
Comunicar erroImprimir
A maioria dos municípios brasileiros não possui qualquer tipo de estrutura específica de segurança pública. Os dados são do Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).
O ano de referência da pesquisa é 2012, e a íntegra do estudo pode ser acessada aqui.
Violência no Brasil – 16 vídeos
Governo%20cria%20cronograma%20para%20a%E7%F5es%20contra%20vandalismo
Governo cria cronograma para ações contra vandalismo
Caminhoneiros%20abandonam%20profiss%E3o%20com%20medo%20da%20viol%EAncia
Caminhoneiros abandonam profissão com medo da violência
11%25%20dos%20im%F3veis%20no%20Brasil%20j%E1%20t%EAm%20sistema%20de%20seguran%E7a
11% dos imóveis no Brasil já têm sistema de segurança
Brasil%20%E9%20l%EDder%20mundial%20em%20blindagem%20de%20autom%F3veis
Brasil é líder mundial em blindagem de automóveis
Pol%EDcia%20investiga%20chacina%20que%20deixou%20cinco%20mortos%20em%20Minas
Polícia investiga chacina que deixou cinco mortos em Minas
Chacina%20deixa%20sete%20mortos%20na%20zona%20oeste%20do%20Rio%20de%20Janeiro
Chacina deixa sete mortos na zona oeste do Rio de Janeiro
Tr%EAs%20policiais%20do%20caso%20Amarildo%20entregam-se%20%E0%20pol%EDcia%20no%20Rio
Três policiais do caso Amarildo entregam-se à polícia no Rio
Justi%E7a%20decreta%20a%20pris%E3o%20de%20mais%20tr%EAs%20PMs%20do%20caso%20Amarildo
Justiça decreta a prisão de mais três PMs do caso Amarildo
Manifestantes%20entraram%20em%20confronto%20com%20a%20pol%EDcia%20no%20Rio
Manifestantes entraram em confronto com a polícia no Rio
Pol%EDcia%20investiga%20morte%20de%20jovem%20ap%F3s%20festa%20em%20Jaguari%FAna
Polícia investiga morte de jovem após festa em Jaguariúna
Homens%20encapuzados%20incedeiam%20quatro%20%F4nibus%20na%20Grande%20S%E3o%20Paulo
Homens encapuzados incedeiam quatro ônibus na Grande São Paulo
Protesto%20na%20zona%20leste%20de%20S%E3o%20Paulo%20termina%20em%20confronto%20com%20a%20PM
Protesto na zona leste de São Paulo termina em confronto com a PM
MTST%20tenta%20invadir%20C%E2mara%20dos%20Vereadores%20de%20S%E3o%20Paulo
MTST tenta invadir Câmara dos Vereadores de São Paulo
Manifesta%E7%E3o%20acaba%20em%20confronto%20e%2056%20detidos%20em%20S%E3o%20Paulo
Manifestação acaba em confronto e 56 detidos em São Paulo
Corpo%20de%20universit%E1ria%20morta%20por%20colega%20%E9%20enterrado%20no%20Rio
Corpo de universitária morta por colega é enterrado no Rio
Distribuidora%20da%20Grande%20BH%20foi%20assaltada%20oito%20vezes%20em%20um%20ano
Distribuidora da Grande BH foi assaltada oito vezes em um ano
Próximo
Anterior
Segundo o documento, apenas 1.273 dos 5.565 municípios –ou 77,1% do total—possuem estrutura específica na área de segurança. A grande maioria –4.292– não possuía guarda municipal, plano de segurança ou fundo municipal.
INSEGURANÇA
77,1%
Cidades não possuem qualquer estrutura de segurança
81,1%
Municípios não têm guarda municipal
Entre os Estados, o Rio é que tem mais cidades estruturadas: 78% dos municípios têm algum dos três itens. Na outra ponta, segundo a pesquisa, aparece o Acre, que não tem nenhum dos 22 municípios com estrutura específica de segurança.
Nos últimos quatro anos, o número se manteve praticamente estável. Em 2009, 77,9% dos municípios não possuíam qualquer tipo de estrutura de segurança. Três anos depois, esse percentual reduziu apenas 0,8 ponto percentual.
Queda de planos e fundos
Desde 2009, o número de cidades com planos específicos e fundos municipais de segurança caiu. No caso dos planos, apenas 230 tinham elaborado. Já no caso dos fundos municipais de segurança, só 310 fecharam 2012 com recursos.
Além do Acre, Alagoas e Piauí, por exemplo, não possuem nenhum município com plano se segurança. No caso de Alagoas, o anuário apontou, pelo sexto ano consecutivo, o Estado como o mais violento do país.
Para o delegado federal aposentado José Pinto de Luna, muitos municípios usam o argumento de que, como a segurança não é prevista como obrigação constitucional do município, não devem fazer investimentos no setor.
“Se você tem saúde, educação e segurança como pilares fundamentais, não têm porque o município desprezar. Sem dúvida isso contribui para o fomento da violência nessas cidades. A ação dos prefeitos pode ajudar muito”, analisou.
Mais guardas municipais
Nos últimos anos, o único dos três itens da estrutura analisados pela pesquisa que cresceu foi o de guardas municipais. Entre 2009 e 2012, 128 deles instituíram órgãos. Mesmo assim, somente 993 municípios do país possuíam suas guardas, o que representa menos de 20% do total do país.
SAIBA MAIS
70% dos brasileiros não confiam na polícia
Todos os Estados do país registram homicídios em níveis epidêmicos
MG, PE e outros cinco Estados têm mais presos provisórios do que condenados
Ao todo, são 96 mil guardas atuando nas cidades. O integrante do Conselho de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Luis Flavio Sapori, destaca que o número de guardas municipais já representa 18% do efetivo das polícias estaduais. para ele, as prefeituras passaram a se interessar mais pela instituição de órgãos municipais.
“É a confirmação robusta de que os municípios estão cada vez mais inseridos na questão da segurança pública e, nesse sentido, há a necessidade premente de se regulamentar as atribuições das guardas municipais”, disse.
Em muitos casos, porém, as guardas municipais são desarmadas. Em 2012, 430 não usavam armas letais ou mesmo de baixa letalidade. O número é menor que o de 2009, quando 385 não usavam armamento.
Para Pinto de Luna, a queda vai na contramão da lógica das guardas, já que a falta de armas desvia o foco dos guardas municipais. “Assim eles atuam atuam somente como porteiros, vigilantes, mas não têm poder de repressão algum. É preciso ter guardas estruturadas, pois a estrutura da PM na maioria dos estados está falida. Têm cidades onde a PM tem só um policial cuidando da segurança, e os municípios devem se estruturar”, afirmou.
CurtirCurtir
PT ,PSDB,PMDB,PSOL etc..e agora quem podera nos defender???? Sarã o fim de tudo????
CurtirCurtir
PT ,PSDB,PMDB,PSOL etc..e agora quem podera nos defender???? Será o fim de tudo????
CurtirCurtir
CADE O ESCAFANDRISTA???
AMIGA ESCRILUDIDA, TEMOS QUE MANTER A CALMA, MAS CHEGA A HORA QUE PERDEMOS “A RAZAO’ COMO VC DISSE…
ESSE SITE DEVERIA FILTRAR MELHOR AS PESSOAS QUE NELE POSTAM SUAS OPINIOES…
POREM, APOS A MOMENTANEA “PERDA DE RAZAO” CONTINUO ACHANDO ESSE MERGULHADOR AI UM DEBIL MENTAL, NEM POLICIAL DEVE SER..CONTINUO ACHANDO QUE ELE DEVE IR, AGORA, A P.Q.P..
ASSINADO
DR INVESTIGADOR
CurtirCurtir
AI ESCAFANDRISTA…
VOCE SABE O QUE SIGNIFICA A PALAVRA ALIENADO???
TE DOU UM DOCE..
CurtirCurtir
FINALIZANDO, VOCE, Escafandrista, DEVE SER MAIS UM DA CORJA DO P.T. INFILTRADA AQUI…LEVAO UM BLACK FILHINHO DE PAPAI E APOIADO PELO PT´PRA SUA CASA, QUEM SABE O PRESIDENTE, SIM, O PRESIDENTE POIS A DILMA GUERRILHEIRA E MERA COADJUVANTE, LULA TE DE ALGUM CARGO…VAI PRARA A PUTA QUE O PARIU
CurtirCurtir
Fala-se de tudo, menos atender as reinvidicações do povo que protesta.
CurtirCurtir