COMUNICADO SÉRIO, COERENTE E DIGNO. ( AUTORIA: JUVENAL MARQUES) SÓ TEM NÍVEL QUEM POSSUI EDUCAÇÃO disse:
06/09/2013 ÀS 9:36
Caros colegas,
Não sei o teor das demais reuniões que ocorreram em todos as Diretorias e Seccionais sobre o tema que tanto nos aflige, mas posso explanar o que nos foi dito pelo Dr. Aldo Galeano, que se mostrou extremamente ético com todos os participantes.
Iniciou a reunião dizendo que a reunião se prestava a nos informar sobre o que havia sido discutido com o governador e que não pretendia mudar o pensamento de ninguém, nem tampouco fazer qualquer tipo de assédio.
Numa eventual greve decidida pela classe não poderia participar em razão de ocupar cargo de confiança, mas não iria em hipótese alguma punir ou sair atrás de quem participasse.
Reportou que desde a semana passada o Dr. Maurício tem feito reuniões com o SSP, que segundo ele apoia integralmente a nossa desvinculação da PM, que na verdade nunca houve.
Segundo o Diretor, na semana passada o grupo de estudo da administração veio com um monte de planilhas informando ao governador do alto impacto em se conceder um aumento nesse ano sem previsão orçamentária.
No entanto, o Dr. Maurício Blazeck contestou os números, pois como trabalhou na administração tem conhecimento sobre seu funcionamento e, demonstrou ao governador que na verdade o impacto seria bem menor, em decorrência do desconto do IR que o Estado desconta, mas aplica em investimentos, antes de repassar ao governo federal.
Nos disse ainda que o Cmt Geral quis participar da reunião com toda a cúpula da PM, salve engano uns trinta coronéis, mas o governador não permitiu, pois iria tratar somente com o SSP os chefes das duas polícias e os técnicos do governo.
Em razão da explanação do Dr. Blazeck, o governador determinou aos técnicos da fazenda que refizessem o estudo sobre o impacto na folha.
Conforme nos disse o Dr. Aldo, a razão do adicional de carreira jurídica e nível universitário para os investigadores e escrivães vir na forma de abono se deve a falta de previsão orçamentária e, para tanto será utilizada a verba de contingenciamento do governador.
A partir do início 1º semestre do ano que vem os valores seriam incorporados nos vencimentos, portanto, com repercussão geral, inclusive para os aposentados.
Não foram revelados os índices do aumento linear, para todas as carreiras policiais, nem tampouco o valor do abono.
Embora tenha dito que já saiba dos valores, o Dr. Blazeck pediu que não se dissesse nada a respeito, pois até o anúncio do governo algo poderia mudar e ele não quer sua credibilidade abalada por um anúncio não oficial que eventualmente não venha a se concretizar nos valores que serão revelados pelo governador.
Em relação a data do anúncio, embora o SSP tenha dito que seria anunciado na quarta-feira, a expectativa é que se desse até o dia 07/09, razão pela qual foi pedida a reunião com os Delegados para se evitar problemas antes dessa data, até porque quem esperou 20 anos, uma semana a mais ou a menos não faz diferença.
Falou ainda que a pressão do comandante geral foi bastante contundente na reunião em relação a insatisfação da tropa (na verdade dos oficiais), no entanto o Dr. Blazeck disse na presença deste que trocava qualquer aumento pela média dos salários dos coronéis estendida a todos os Delegados, quando este se calou.
O governador teria indagado o porquê dessa afirmação e o Dr. Blazeck teria dito que a folha de pagamento dos coronéis supera em muito a dos Delegados.
Disse ainda que a disposição do governador é de manter seu compromisso de até o final de governo retirar o nosso salário do patamar em que se encontra e aproximar das demais carreiras jurídicas.
Em relação as entidades de classe, segundo o Dr. Aldo o governador optou por tratar com os chefes das polícias, pois não contemplará o pleito de todas as entidades, salvo engano 19, uma vez que haverá um índice linear para todas as carreiras e abono somente para as carreiras de Delegado, investigadores e escrivães, o que certamente desagradará as demais. Não teceu qualquer comentário contra as entidades de classe, pelo contrário, elogiou o Melão e também a Marilda a qual destacou pela sua combatividade e mudança nos rumos da ADPESP.
No dia 07 de setembro estão programadas várias manifestações contra tudo e contra todos. Peço escusas aos que pensam contrariamente, mas não vejo qual o benefício de nos manifestarmos contra o governador neste momento, até porque eventual manifestação nossa seria apenas mais uma, dentre as várias que deverão ocorrer.
Penso que a prudência e a sabedoria mandam que eventuais manifestações sejam sobre fatos e não sobre boatos. Portanto aguardemos o anúncio que virá com certeza nos próximos dias. O teor creio que ninguém sabe com certeza e se nos será favorável ou não, saberemos somente após o anúncio. O resto é especulação que não ajuda em nada.
Juvenal Marques
Del Pol S.Vicente