O desprestígio da advocacia e dos advogados 14

Snap 2013-08-16 at 10.53.21

RAIMUNDO HERMES BARBOSA

A TRIBUNA DE SANTOS

Os advogados nunca estiveram tão desprestigiados como nos dias atuais. Todas as mazelas do Judiciário são deslocadas para os ombros da advocacia, como se a mesma fosse a responsável pelos desmandos do poder público com a Justiça. Se o processo demora colocam a culpa no excesso de recursos, como se fosse verdade. Entretanto, cumpre realçar que se o processo demora a culpa não é dos advogados, e sim, do Judiciário desaparelhado e carente de profissionais, tanto no campo dos serventuários, como no número reduzido de juízes, bem como nas Varas criadas e não instaladas por falta de pessoal.

O processo vai se arrastando, e ponha-se a culpa nos advogados, que recorrem das sentenças mal elaboradas, até mesmo por falta de tempo material dos juízes de primeira instância. Os juízes, por sua vez, sempre contam com os advogados para agilizar os processos de suas Varas. Toda via, a consideração com os advogados é nenhuma, basta que chegue atrasado para uma audiência, minutos que seja, e o mundo desaba sobre sua cabeça, pois no mínimo será considerada falta de zelo, afinal, onde já se viu um causídico chegar minutos atrasados, deixando sua excelência esperando.

Contudo, os advogados permanecem horas e horas aguardando ser chamado para uma audiência previamente marcada com horário distinto da realização da mesma. E a nossa querida Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil silente, apática e tratando de várias outras questões, esquecida do exercício profissional e dos advogados guerreiros, sofredores do dia a dia do Fórum.

Não se tem conhecimento de uma reunião entre o presidente da OAB/SP e o presidente do TJ/SP para tratar de assuntos sérios relacionados com a Justiça, que cada dia se afasta mais do povo. Basta verificar o Peticionamento Eletrônico sem as devidas salvaguardas e alternativas para o cidadão. Por exemplo: caso o sistema saia do ar ou não funcione, como tem ocorrido, como ficarão os advogados que não conseguiram interpor o recurso e o prazo se exauriu? Como ficarão perante seus clientes, posto que não tiveram alternativa.

O desrespeito com os advogados é tão grande que o TJ/SP baixou uma resolução decretando que, mesmo que os advogados já estejam na fila às 19h, o expediente será encerrado. E aqueles que chegaram às 18h com um recurso, dentro do prazo fatal, e a fila não andou? Ele será responsabilizado pelo cliente mediante indenização, previsto no Estatuto, porém a culpa foi da fila, pois ele chegou a tempo de protocolizar.

Não podemos aceitar essa passividade da nossa entidade. Dentre as preocupações da Seccional de São Paulo da OAB, a primeira deveria e tem que ser com o exercício do mister do advogado no seu dia a dia, pois, através dele estará defendo em cada ponto do Estado, de maneira inquestionável, a cidadania.

(Raimundo Hermes Barbosa, presidente da Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo (Fadesp) http://www.fadesp.adv.br)

Um Comentário

  1. SEM FALAR, NO QUE SE REFERE A PRECATÓRIOS, O GOVERNO FAZ O DEPÓSITO EM NOME DO CREDOR, EXISTE ACORDO DO PODER JUDICIÁRIO, COM BANCOS, EM PERMANECER O DINHEIRO POR DOIS, N BANCO, E ESTE BANCO, COBRE ÀS DEFICIÊNCIAS, EM TROCA DE SER POSTO COMPUTADORES E OUTROS, ENQUANTO OS CREDORES, PAGA ALTOS JUROS, NOS CARTÕES DE CRÉDITO E AINDA EM EMPRÉSTIMOS. PEDRO BAIANO, DE CÍCERO DANTAS – BA. – MONGAGUÁ – SP.

    Curtir

  2. Os advogados não são culpados pela demora, mas adoram-na, bem como todas as brechas desta lei arcaica e cheio de perfumaria lhes concedem e aos seus “clientes” e se no final apesar de tudo houver condenação, ai até processo perdido já teve. Brasilllll.

    Curtir

  3. Robson disse:
    16/08/2013 ÀS 12:01
    Se a situação dos advogados está assim, imagine a de nós, policiais!
    ___________________________________________________
    NÓS virgula, Não nos misture com essa raça maledeta!!

    Curtir

  4. Esse PEDRO BAIANO, DE CÍCERO DANTAS – BA. – MONGAGUÁ – SP toda vez que posta bate o recorde nacional de groselha escrita por paragrafo. O cara gasta uma porrada de letra à toa e o pior de tudo nos faz de otários perdendo lendo suas besteiras…

    Curtir

  5. Já diziam anteriormente: Advogado é o ” elo entre a polícia e a corrupção”, poucos advogados exercem a profissão dentro do “juramento” acadêmico, em grande maioria são os responsáveis pelo “jeitinho brasileiro” de levar vantagem, compra-se vítimas, criam-se defesas entre outros…. se a corrupção está nesse nível, não vamos deixar de citar os advogados que também tem grande parcela de culpa, hoje advogado filiado ao pcc é sinal de lucro, poucos se aprofundam em defesas na forma da lei , muitos são os verdadeiros formados em “porta de cadeia’, na escala de semideuses, estão bem próximos de promotores, juízes, parlamentares etc…conversar com um advogado recém formado é sinônimo de que “tudo pode, nada acontece.

    Curtir

  6. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Tenho como hábito e fundamental princípio o zelo pela satisfação do cliente, muito embora alguns clientes não mereçam as devidas, por serem muitas vezes, ignorantes, mal educados e preconceituosos. Muitos até chegam a comer mortadela de segunda só para saírem a esmo rotando filé mignon.

    Verdade seja dita: Em qualquer profissão, seja ela qual for sempre encontraremos bons ou maus profissionais e, destarte a isto e somente isto, não se isenta de maneira alguma os de cargos ilibados cobiçados ou de altas patentes. Pois estes meus queridos sempre serão questionados justamente pelo simples fato de que sempre se consideraram os suprassumos do pedaço.

    Sabemos que “morosidade” neste País é crônica e, se de fato existisse bons exemplos vindo lá de cima, obviamente aqui embaixo as coisas seriam diferentes.

    Pois vejamos:

    Se fechássemos todos os Fóruns do Brasil hoje e a partir de amanhã cuidássemos somente dos processos que lá já estão, fatalmente e sem sobra de dúvidas, estes somente se extinguiriam daqui a mais ou menos uns “cem anos”.

    A falta de profissionais capacitados em todos os setores é visível e não é de hoje.

    É imperativo que se faça uma revisão em todos os setores e que haja novos concursos imediatamente e, que se faça e se reveja também a “toque de caixa”, uma fiscalização acirrada nos diversos setores onde se abriga inúmeros parasitas com altos salários que definitivamente vêm a onerar por demais os custos do Estado e a folha de pagamento do servidor público.

    Pois seguramente se todos estes que se locupletam de determinadas Leis existentes forem expurgados juntamente com estas malditas Leis de verbas que se incorporam, seguramente haveria muito mais verbas para que fossem empregados muito mais profissionais.

    É necessário que se faça uma varredura nestas Leis e que se faça também uma cassação nos benefícios, pois pelo pouco que se sabe, existem pessoas que sempre receberam altíssimas pensões e benefícios de privilegiados falecidos e que nunca trabalharam ou se casaram para não perderem as respectivas mordomias.

    Isto sim é uma afronta com o povo brasileiro.

    Dizem os especialistas que gordura nunca fez bem à saúde e, já este mais do que na hora de se fazer um regime em algumas obesas folhas de pagamento de algumas personalidades públicas, pois aos olhos do povão, isto é uma tremenda vergonha.

    Caronte.

    Curtir

  7. Cambada de BURROS, já me cansei de ler aqui: não se isenta de maneira alguma e outras desse “naipe” QUANDO SE USA O não, usamos após NENHUM ou NENHUMA, mas nunca ALGUM. Cambada de burros.Escrevam corretamente: “não se isente de maneira NENHUMA”. Caruncho.

    Curtir

  8. colegas, desculpe discordar de alguns, mas na hora do aperto, quando temos dedos injustos de promotores, juizes, e até mesmos de colegas policiais, em riste contra nossos não blindados rostos, é o advogado que nos socorre, certo que não de graça, mas eles, somente eles são pagos para nos defenderem, ou vcs.acham que em qualquer situação o fiscal da lei,que é muitobem pago pelos cofres públicos, fará as vezes do causidico lhes defendendo?,NUNCA isso acontecerá. Tenho 28 anos de profissão policial, e somente constatei o valor dos advogados quando fui injustamente acusado por colegas e por promotores de justiça, se não fosse os advogados,carreira comprometida com a defesa, seja lá de quem for, consegui fazer a justiça a tirar a venda do preconceito contra policiais,e somente assim, houve imparcialidade, e os ouvidos ignoraram a sanha famélica do mp. Fui absolvido por inexistência de fato delituoso, mas mesmo assim a guerra não havia terminado, restava a area administrativa, e novamente o advogado fez seu papel. É claro que em toda a profissão tem suas maçãs podres, mas generalizar é intolerância.estupidez, então senhores sou a favor do respeitar das prerrogativas dos advogados,vejam bem, dos advogados no exercicio da profissão. Quanto eles serem elos da corrupção, pode ser que o sejam, mas somente o serão se o policial permitir. Se vc. demonstrar que não é aberto á corrupção, “o anel, não pensará,nem de longe em lhe oferecer uma nota” . O verdadeiro culpado pela corrupção é psdb, e não os advogados.

    Curtir

  9. com 28 anos de profissão e com essa “mente” fechada, oras ao advogado tem a obrigação de fazer o serviço correto, ele tem seus honorários cobrado, ou seja sua defesa é proporcional ao seu juramento acadêmico, se fez a defesa bem feita parabéns a ele caso contrário é incompetente, não foi generalizado e sim dito a grande maioria, certo ! “o anel, não pensará, nem de longe em lhe oferecer uma nota”, isso é uma frase de um policial “experiente em 28 anos de carreira ?? que polícia vc está? maçaneta será ? desculpe tá parecendo frustação de não ter feito uma faculdade de direito, é por isso que muitos que são apenas profissionais do ramo se acham semi-deuses, amigo os 28 anos estão passando mas por favor se atualize, mais credibilidade aos seus tempo de serviço e menos tapete vermelho, fico imaginando você á frente de um delegado classe especial, deve ser seu ídolo, menos colega…por isso é importante nível universitário para a classe , pois assim alguns policiais percebem que o estudo faz bem pra todos. aproveite e vai advogar melhor que ficar babando. Quanto a corrupção é um todo,partidos, policia , advogado enfim é uma doença.

    Curtir

  10. Pingback: O desprestígio da advocacia e dos advogados | Blog do Luciano Cesar Pereira

  11. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Caro Caruncho:

    Admito a minha preocupação no tocante a sua inquietação em querer buscar a perfeição, mas depois de uma cólera, compreendi e por fim conclui que vossa pessoa obviamente no passado já tenha sido vítima do pente-fino do inestimável Doutor Sérgio, mais comumente conhecido como “Serginho Malvadeza” – meu conhecido e ilustre ortográfico.

    Mas o que me deixa estarrecido é intuir que vossa pessoa ao invés de opinar nos tópicos apresentados, atém-se somente aos erros ortográficos de quem obviamente registra.

    Não descarto a hipótese também de que lá no seu mais imaculado intimo vossa pessoa conclua de que esta sua atitude de correção além de positiva seja extremamente benéfica, principalmente no que tange a evolução das narrativas.

    Mas sinto-me na obrigação de alertá-lo de que nem sempre as intenções são bem vistas ou bem vindas, mas imagino que vossa pessoa também não esteja nem um pouco interessada, pois certamente se estivesse não agiria ou se referiria a este que vos escreve com tremenda indelicadeza.

    De certo modo e indistintamente falando, todos que aqui frequentam nem sempre estão preocupados com posturas e delicadezas, mas se tendes o interesse de corrigi-los, os faça com mais sutileza e educação.

    Abraços.

    Caronte.

    Curtir

  12. Paulo, vc. se ofendeu tanto, por que? será um promotor de justiça travestido de policial postando, um pm oficial que está irritado porque a oab é a favor da extinção da gloriosa? Camarada, vc. ao me ofender tanto faz aflorar meus instintos de velho policial civil, ou seja, vai tomar no seu arrombado cú, canalha sem vergonha, no mínimo vc. teu rosto mimado , blindado pelas prerrogativas dos sangue azuis. Vc. é filho da puta, vou me atualizar em tiro, para caso venha a descobrir qual a identidade da sua afeminada pessoinha, de rostinho rosado,então meter-lhe uma brasa no meio do seu focinho de bambi. Moleque sem respeito, por acaso vc. conhece a favela da funerária, fale o nome de um mala de lá? Conhece o bairro do cantinho do céu, fala onde ele fica, o nome de um representante de moradores? logico que vc. não conhece nada! bem ,os jardins vc. conhece, o campo belo vc. conhece, e outros lugares pomposos, onde naturalmente seja convivio de homossexuais, a lapa de cima e de baixo e seus pentelhos tá na sua boca, manja tudo! Em nenhum momento procurei lhe ofender, caso tivesse sido menos filho da puta em sua postagem, até pediria desculpas, mas como a bichinha soltou o verbo, vc. que se foda viado sem vergonha, filhinho da mamãe e comidinha dos vizinhos!

    Curtir

Os comentários estão desativados.