Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM) que passa por situação de risco vira “castigo” para policiais 11

Enviado em 25/05/2013 as 8:58 – FALA MUITO

É PROIBIDO SER POLICIAL EM SÃO PAULO, A TERAPIA PRO PM QUE ENTRA EM CONFRONTO É JOGAR BOLA. O COMANDO DEVE ESTAR PREPARANDO OS POLICIAIS PARA O ACOPA DE 2014.

Programa para PM que passa por situação de risco vira “castigo” para agentes

Programa tira das ruas PMs que passam por trauma durante ações de risco; receio de ir para o curso seria uma das justificativas para policias terem evitado confrontos na Virada Cultural

Wanderley Preite Sobrinho – iG São Paulo | 25/05/2013 06:00:00

Policiais militares de São Paulo que passam por tratamento psicológico vêm reclamando nos bastidores das avaliações recebidas no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar (PAAPM). Criado em 2002, auxilia na recuperação de agentes que passam por algum trauma durante ações de risco, como acidentes de trânsito ou confronto com criminosos.

Em conversa com o iG em condição de anonimato, policiais relatam o agravamento do quadro clínico de alguns, resultado do programa estar superlotado, da falta de profissionais e da sensação de que eles estão de “castigo” por terem se envolvido em ações impopulares ao comando da Polícia Militar (PM).

O PAAPM substituiu o Programa de Acompanhamento a Policiais Militares Envolvidos em Ocorrências de Alto Risco (Proar) – criado em 1996 -, que previa o afastamento automático do PM envolvido em uma ação que resultasse em morte. Com a mudança, o policial em qualquer ação de risco ou estresse passou a ser encaminhado para avaliação psicológica no Centro de Assistência Social (CAS) do PAAPM, que na capital fica no Canindé, na zona norte da capital.

Mas, de acordo com os relatos, uma ordem partida do Comando da Polícia Militar em fevereiro deste ano resultou em problemas em cascata. A decisão informal, negada pela PM, teria instruído os psicólogos a reterem no complexo até mesmo os profissionais avaliados como aptos para voltar ao trabalho.

Um deles ouviu a justificativa do próprio psicólogo, que teria se desculpado por mantê-lo no programa por seis meses. O resultado é a superlotação dos três módulos do curso. Sem profissionais suficientes para atender tanta gente, os policiais passam o dia “jogando bola”.

Essa é a atividade recomendada no primeiro módulo, a Educação Física, que dura 30 dias. Depois dessa fase, são exigidos mais 30 dias no setor de psicologia e mais um mês no Centro de Comunicação Social, onde o caso do policial é estudado. Ao todo, diz um relato, cerca de 225 pessoas passam por esse processo atualmente, o que causaria uma fila de espera para iniciar o programa.

Conforme apurou o iG , desses policiais, cerca de 15% chegam do interior do Estado. Eles reclamam que têm de pagar do próprio bolso a estadia em hotéis de São Paulo durante esses três meses, quando precisam comparecer ao curso das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Depois desses 90 dias, o oficial volta para o batalhão onde normalmente desempenha atividades administrativas por mais três meses, para só depois passar por mais uma nova bateria de exames e poder volta às ruas.

O resultado, dizem eles, é a sensação de castigo para quem passa pelo programa e de medo por quem trabalha nas ruas. O receio de terminar no PAAPM seria uma das justificativas para que policiais militares evitassem agir com mais rigor durante os 12 arrastões que amedrontaram fequentadores da Virada Cultural no último final de semana.

“Em São Paulo havia um nível de resistência maior por parte dos policiais por conta do efeito indireto no orçamento familiar do sujeito, que fica impedido de fazer bicos e permanece por longo período em tratamento”, afirma o tenente-coronel reformado Edson Güido de Moraes, ex-coordenador do PAAPM da cidade de Assis, responsável pelo atendimento dos policias das regiões norte e oeste do Estado. “Em uma época cheguei a propor que eles recebessem uma ajuda de custo para frequentar o curso.”

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar de São Paulo não comentou as afirmações feitas pelos policiais consultados pelo iG .
PROGRAMA EM UNIVERSIDADE

Moraes coordenou o tratamento em Assis, no interior de São Paulo, entre 2000 e 2004, quando recebeu carta branca para adaptar as regras do programa às necessidades locais. “O sucesso se deveu fundamentalmente a uma parceria com um campus de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Assis.”

A orientação ficou por conta do professor da universidade Claudio Edward dos Reis: “A princípio a recepção era de desconfiança porque o policial tem uma formação rígida, mas muitos perceberam que o programa ajudava com atividades descontraídas e nas vivencias corporais”, diz.

O atendimento era feito para um grupo máximo de dez pessoas, que permaneciam em tratamento por não mais do que duas semanas. “Ao final do período, era feita uma avaliação e, estando apto, o paciente retornava para a vida normal”, lembra Moraes. Em alguns casos, em que o profissional mantinha algum trauma, ele voltava para a unidade de origem. “O objetivo não era tirá-lo da sua rotina porque isso compromete a autoestima.”

Segundo o tenente, o receio do agente é que seus colegas de farda possam julgá-lo fracassado por precisar de apoio psicológico depois de uma ação. “Mais do que a sensação de castigo e a distância da família, eles receiam a opinião interna.”

Para Moraes, “o curso tem uma finalidade muito boa para a sociedade”: “Já que o Estado dá o poder letal, que é a arma, espera-se que esse profissional tenha equilíbrio mental para usá-la”, diz ele, com uma ressalva: “A coordenação do curso precisa se envolver, cuidar dos detalhes para reduzir a impressão de que se trata de um castigo”.

Um Comentário

  1. O PSDB sistematicamente retirou dos policiais de São Paulo o PODER de REAÇÃO aos criminosos , punindo arbitrariamente todas as reações oportunas contra o crime usando as corregedorias policiais e até manipulando promotores públicos , o que outrora foi a policia mais respeitada da federação virou hoje motivo de chacota , TODOS policiais estão desmotivados sem excessão agora o incompetente Geraldo Alckimim , não consegue frear a onda de crimes que assola o Estado , PARABÉNS PSDB !!!

    Curtir

  2. MANIFESTO

    WALDEN LAKE

    NAQUELES DIAS ONDE O TERRITÓRIO JORRAVA DINHEIRO E RIQUEZAS

    POR 500 ANOS ININTERRUPTOS

    COM PREVISÃO DE MAIS TANTOS NA MESMA INTENSIDADE . . .

    OS SELVAGENS LOCAIS POSSUIDORES

    ALIADOS AOS ALIENÍGENAS ESPECULADORES

    INVENTARAM UMA TAL DE REPRESENTATIVIDADE POPULAR LEGITIMA

    UM TAL DE SUFRÁGIO VIRTUAL COMPULSÓRIO

    PARA ESCOLHER ENTRE OS QUE ROUBAM MATANDO E OS QUE ROUBAM SIMULANDO

    ESTES ERAM OS DIAS

    NAQUELE TERRITÓRIO COLONIA . . .

    EM QUE SE REPETIAM MENTIRAS TRILHÕES DE VEZES

    QUE O DNA SE IMPREGNOU

    COM AS FALACIAS DOS 3 PHODERES

    QUE O ESTADO PROVERIA . . .

    O MÉDICO SÓ FAZ CIRURGIA PLÁSTICA

    O PROFESSOR DA FFGGV COBRA E COBRA CARO PELO CONHECIMENTO

    QUE MUITOS ACREDITAM QUE ESTA DISPONÍVEL . . . FUNDAÇÃO HEIM !!!

    A POLÍCIA, A SEGURANÇA PÚBLICA É UM LOTE DE UM PARTIDO !!!

    QUE LUGAR É ESTE ???

    ONDE SE CRIA A LEI PARA PROTEGER O CRIME ????

    ONDE O NASCITURO INCAUTO TEM OS DIAS CONTADOS ???

    ONDE O PROFESSOR É EXECUTADO DENTRO DA SALA DE AULA ???

    ONDE O MÉDICO OPTA EM SER DERMATOLOGISTA ???

    ONDE A MULHER POLICIAL É EXECUTADA NA FRENTE DOS FILHOS ???

    ONDE O REI ESTA PROTEGIDO EM MEIO A FAVELAS ???

    ONDE O JUIZ DE DIREITO LAVA AS MÃOS ???

    ONDE O FISCAL DA LEI SABE QUE A LEI É EM FAVOR DO CRIME E SE SILENCIA ???

    ONDE O TRIBUNAL MÁXIMO DE DECISÃO É REFÉM DE DOSSIÊS ???

    ONDE OS CAPAZES, OS QUE PENSAM, SÃO PRESOS, PUNIDOS, BANIDOS, EXECUTADOS ???

    ONDE 500 ANOS NÃO FORAM SUFICIENTES PARA SE CONSTRUIR NO MÍNIMO

    UM TRANSPORTE PÚBLICO QUE NÃO EXTINGUISSE 40 % DO TEMPO DE VIDA VIGÍLIA ????

    ONDE . . . PARA ONDE SE OLHE NO HORIZONTE SE VEJA UMA PONTA DE MISÉRIA DE FAVELA ???

    ONDE A CADA 4 ANOS SE PASSAM E TODOS ENTRAM COMPULSORIAMENTE NO BRETE DA LEGITIMIDADE ???

    ONDE A LEGITIMA DEFESA É PROIBIDA ???

    ONDE O REFERENDO E O PLEBISCITO SÃO VICIADOS ???

    ONDE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, AS CONCESSÕES DO QUE DEVERIA SER PÚBLICO SÃO LEILOADOS ???

    RIFADOS ??? LICITADO$$$$$$$$$$???

    ONDE A MUTI FLEX FÉ GOOOOOOZAAAAAAAA DE IMUNIDADE TRIBUTÁRIA

    E UMA ESCOLA BENEMERENTE NÃO ???

    ONDE SE MARCHA PELA LUXURIA, PELOS BURACOS E PELOS EXCESSOS MAS PELA VIDA NÃO ???

    ONDE UM MENINO QUE ACORDA 05;00H PARA ESTUDAR E TRABALHAR

    E TENTA VOLTAR VIVO PARA CASA AS 23;00H E COMO PRÊMIO É EXECUTADO

    COM UM TIRO NA CABEÇA PELO DIMENOR CLÁSSICO DA ARIELE DO ROSARIO ???

    ONDE TODOS SE ACOMODARAM ATERRORIZADOS DEBAIXOS DE SEUS LENÇOIS CONVENIENTES

    ACREDITANDO QUE AMANHÃ,, ORA O AMANHÃ ,,,O QUE É O AMANHÃ ???

    EU QUERO O MEU HOJE, SÓ HOJE ???

    QUE LUGAR É ESTE ?????

    QUE LUGAR É ESTE EU NÃO SEI . . .

    MAS EU SEI QUE EXISTEM LUGARES NO MUNDO

    ONDE O REI TEVE SUA CABEÇA CORTADA JUNTO A DA RAINHA

    E SEU SANGUE FOI DERRAMADO EXTINTO . . .

    EU SEI QUE ESTES LUGARES EXISTEM

    E NÃO FAZEM QUESTÃO NENHUMA DE SABER QUE NÓS EXISTIMOS

    ALIAS FAZEM . . .

    NA PRÓXIMA REUNIÃO DO G9 . . . .

    QUE LUGAR É ESTE ???

    ONDE MEIA DUZIA DE FALSÁRIOS DOMINAM COM A GUARDA PRETORIANA

    MILHÕES ??????

    6 X 200.000.000 . . . .

    QUE LUGAR É ESTE ONDE NEM A LEI NATURAL DA MAIORIA É INCAPAZ DE SER EFICAZ ???

    HÁ ALGO DE MUITO MAIS DO QUE PODRE NO REINO DA DINAMARCA !!!!

    Curtir

  3. É Piada o Policial é punido por ser policial, coitado se o cara for do interior toma no rabo mais ainda arcando com despesas de hospedagem, perde o bico, a família sofre. Governo Sem Vergonha com Comandantes bostas que aceitam tudo por um trocado. Faz bem aqueles policiais que fazem olho de vidro. Foda-se a população ingrata que vota no PSDB, continuem sendo assaltados e morrendo como moscas. Depois saiam às ruas fazendo passeatas pedindo Paz, e pra legalizar maconha.

    Curtir

  4. Se o negocio ta tão ruim assim, para tudo.
    Não faz mais nada, não prende ninguém, não faz flagrante, etc.
    Passou na frente, olha para o outro lado.
    Caiu no colo, vira de costa e vai embora.
    Uma hora o Governo vai valorizar o policial, ou então, que tudo se exploda.
    O que não da e ficar reclamando e trabalhando como o Governo quer.

    Curtir

  5. Vamos parar o país e arrancar os corruptos do congresso. Fomos nós que colocamos eles lá lembram-se? Para o seu salário e sua segurança ser justa temos que ter pessoas justas no congresso e não corruptos. 2014 vamos parar e não votar mais vamos pintar a cara de verde, amarelo e irmos as ruas. Todos os dias surgem roubalheiras e escândalos de milhões de reais. E para os trabalhadores nunca tem verba. Virou farra, e político, de servidor público virou proprietário. Porque? porque entregamos o galinheiro para as raposas tomarem conta. Eu não preciso de político? vocês precisam? Agora, eles precisam de nós correto. Vocês já viram políticos fazerem greve?

    Curtir

  6. Pingback: Sigam este rastro: Tocqueville x Schoelcher | SCOMBROS

  7. Onde estão o jacaré sem dente, o flavião, e outros que acham que a pm e seus oficiais são os melhores do universo, agora ninguém comenta nada, sem elogios, sem iso9001, onde estão os anti retrogrados. A pm é a mesma porcaria que a pc. cheia de interesses escusos, a estrela acima do bem público, do ser humano, da sociedade. As instituições são iguais, seus dirigentes idem.!

    Curtir

  8. PARA MIM NOS DIAS DE HOJE SER POLICIAL:- CIVIL , MILITAR OU FEDERAL É SITUAÇÃO DE RISCO PERMANENTE, POREM, MORRER OU TER QUE ATIRAR EM ALGUÉM, TAMBÉM É ÔNUS DA NOSSA PROFISSÃO, A QUAL ESCOLHEMOS

    Curtir

Os comentários estão desativados.