João Alkimin – É O MINISTÉRIO PÚBLICO INDEPENDENTE? 12

É O MINISTÉRIO PÚBLICO INDEPENDENTE?

Acredito que não. Dizer-se que o MP conduzirá melhor as investigações é uma falácia que venho ouvindo ha muito tempo, vejamos:

Dizem que o Delegado de Polícia pode ser influenciado, constrangido por Prefeitos, Deputados ou qualquer político a fazer o que não quer, ou não fazer o que quer. E que com o MP nas investigações, as coisas seriam diferentes… Não acredito.

Como se pode falar em independência se o MP é braço independente do Poder Executivo? Mas de qualquer maneira fortemente a ele ligado, pois quem nomeia o Procurador Geral é o Governador, quem lhes dá ou não aumento, é o Governador. Portanto, que diabos de independência é essa? Se nem o Poder Judiciário é totalmente independente, afinal, depende de verbas do Governo Estadual e o Quinto Constitucional para preenchimento de cargos de Desembargador no Tribunal de Justiça, tanto de oriundos do MP como da Advocacia, é prerrogativa do Governador, quando é encaminhada para o Governador a lista tríplice com nome dos três candidatos à Desembargador pelo quinto ou a Procurador Geral de Justiça o Governador escolhe a seu bel- prazer, não sendo obrigado a escolher o mais votado da lista.

Assim, escolhe de acordo com seu interesse político pessoal. Muitas vezes não levando em conta a escolha do MP para Procurador Geral nem a do Tribunal para Desembargador do quinto.

Se isso for independência, realmente a mim assusta…

Os integrantes do MP deveriam ser antes de tudo os Fiscais da Lei e como tal se portarem. Mas segundo depoimento de um Coronel PM o anterior e o atual Procurador de justiça sabiam das interceptações telefônicas, feitas pela PM em Presidente Prudente. Isso é fiscalizar a Lei ou é ser conivente com a ilegalidade? Pois a meu sentir e o que diz a Constituição, é que a Policia Judiciária, ou a Policia que investiga é a Policia Civil, logo, interceptações e mandados de busca e apreensão realizados pela PM são evidentemente ilegais.

O mesmo MP que é o Fiscal da Lei permite que um Policial seja demitido antes de uma sentença judicial transitado em julgado e não raras vezes em suas manifestações, defendem o ato. Se assim não fosse, não ter-se-ia demitido ao Delegado Conde Guerra, Frederico, Bibiano, Porrio, Verduraz e tantos outros…

Em realidade o próprio MP não se sente confortável e a vontade para ir contra decisão oriunda do Secretário de Segurança Publica que pertenceu as suas fileiras, ou do Governador que um dia escolherá o Procurador Geral em uma lista tríplice. Então que dependência é essa?

Para ter independência há que se ter primeiro, independência financeira, coisa que o MP, Poder Judiciário nem a Policia têm, sendo a Policia Civil pior ainda. Pois, a escolha do Delegado Geral não é sequer feita com lista tríplice, com o voto de todos os Policiais civis e não somente dos Delegados de Policia, mas simplesmente pelo gosto pessoal do Governador, que na maioria das vezes tira o nome do bolso do colete e nos enfia garganta abaixo.

Portanto, é meu entendimento que a investigação deverá continuar nas mãos da Policia Civil e o MP que é parte, assim como o Advogado, fazendo seu trabalho, não simplesmente de acusador publico, mas de fiscal da Lei, impedindo inclusive injustiças e violações das garantias constitucionais.

Desejo às mães de todos os policiais um dia feliz e que se orgulhem de seus filhos, que ganham pouco, são mal amados pela população, não tem reconhecimento por parte do Estado e ainda assim passam as noites no frio de uma viatura ou de uma Delegacia de Policia acordados para que nós população durmamos em paz. A todas vocês, mães admiráveis um feliz dia das mães.

João Alkimin é radialista – http://www.showtimeradio.com.br/

joaoshowtimejornalismo

Um Comentário

  1. Pingback: Delegado George Melão – MINISTÉRIO PÚBLICO “versus” SOCIEDADE | SCOMBROS

  2. No dia que promotor receber ligação mandando aliviar pro filho do amigo da doméstica do deputado, ai a gente pode começar a conversar.
    No dia em que promotor levar bonde vai dar pra dizer que MP não tem independência.
    Mas pra tirar o poder investigatório do MP, só no dia em que delegado puder investigar político do psdb.

    Curtir

  3. NÃO É !!!

    NENHUMA INSTITUIÇÃO TEM SIGNIFICATIVA AUNTÔNOMIA

    INDEPENDÊNCIA JAMAIS

    EM UM AMBIENTE DE ESCRAVOS

    ABAIXO DO PODER . . ESCRAVOS

    NENHUM PODER É MAIOR QUE O GRUPO QUE DESGOVERNA . . .

    INFELIZMENTE CONTINUAMOS A VER

    UM MODELO HETERODOXO DE DESGOVERNOS . .

    AS LEIS, QUE SÃO FEITAS POR KRIMINOSOS PARA FAVORECER OS KRIMINOSOS

    O RESTO É RESTO

    ENFIEM O MP O JUDICIÁRIO AS POLICIAS EM QUALQUER SACO

    PQ AS LEIS JÁ NÃO PERMITEM QUE SE GOVERNE !!!

    EM REGRA NAS COLONIAS

    AS LEIS SÃO ATENDIMENTOS DE INTERESSES ALIENÍGENAS

    E GARANTEM TÃO SOMENTE O GRUPO DE PODER DOMINANTE E GENOCIDA . . .

    não muito tempo eu fiz um cálculo aproximado da quantidade de litros de sangue que escorreu das vitimas dos últimos 20 anos de assembleia prostituinte e parece que ninguém deu atenção ou “””achou””‘ que fosse piada . . . deve estar arquivado em algum lugar do flit . . revejam e atualizem os números . .dou graças que nenhum de nós policiais fomos para esta litragem . . .

    AS POLICIAS OSTENSIVAS , REPRESSIVAS, AINDA NÃO PERCEBERAM QUE ESTÃO SENDO USADAS PARA ESTE MODELO HETERODOXO DO CONTROLE DO CRIME . . EM VÃO . . POIS OS DESGOVERNOS SÃO O PRÓRPIO KRIMI E IRÃO USÁ-LOS ATÉ A PRÓXIMA CONVENIÊNCIA, CORREIÇÃO, TÚMULO . . .

    QUALQUER INSTITUIÇÃO HOJE NA BRUZUNDANGA É DESGOVERNADA PELO KRIMI

    E LEILOA REMUNERAÇÃO AOS SERVIDORES FIEIS !!!!!!!! UMA COSA NOSTRA !!!

    ESTE É O HORROR DA GUERRA PRESENTE

    E A MASSA ACREDITA PIAMENTE

    QUE DEUS É BRASILEIRO

    E QUE VIVEMOS NO MELHOR PAIS DO MUNDO . . . . . ???????

    LES MISERABLES . . .

    Curtir

  4. SIC . . .Os integrantes do MP deveriam ser antes de tudo os Fiscais da Lei e como tal se portarem. Mas segundo depoimento de um Coronel PM o anterior e o atual Procurador de justiça sabiam das interceptações telefônicas, feitas pela PM em Presidente Prudente. Isso é fiscalizar a Lei ou é ser conivente com a ilegalidade? Pois a meu sentir e o que diz a Constituição, é que a Policia Judiciária, ou a Policia que investiga é a Policia Civil, logo, interceptações e mandados de busca e apreensão realizados pela PM são evidentemente ilegais.

    E O MMP NÃO FEZ ISTO SOZINHO ALGUÉM ASSINOU A INTERCP, O MANDADO E OUTROS . .

    ISTO É UM DOS EXEMPLOS DO MODELO HETERODOXO . . .

    EXISTEM INÚMEROS . . .

    PQ O MODELO HETERODOXO EXISTE E SE IMPÕEM COMO LEGAL ???

    PQ NÃO EXISTE MAIS GOVERNABILIDADE EM RAZÃO DO CIPOAL NORMATIVO . .

    ISTO É UM DOS SINAIS DA GUERRA PRESENTE

    CONSIDEREM SRS QUE ISTO JÁ É UM SINAL DE GUERRA . . .

    E O MMD E SUAS PASTAS COM UM CHAPÉU BOLIVARIANO NA CABEÇA !!!

    Curtir

  5. Todos dependem do EXECUTIVO que tem a Secretaria da Fazenda(DINHEIRO), quem sabe puxar mais o saco ganha mais.

    Curtir

  6. TA BRINCANDO P/ ADVOGADO DO DIABO
    NO DIA QUE A POLICIA [ NÃO PRECISA SER DELEGADO]
    CONSEGUIR INVESTIGAR ALGUNS DOS POLITICOS
    A ASSEMBLEIA E A CAMARA FECHA POR FALTA DE FUNCIONARIOS
    PRINCIPALMENTE DO ALTO ESCALÃO
    NÃO QUERENDO CONDENAR NINGUEM POUCOS VÃO ESCAPAR E
    AINDA ACHO QUE SO AQUELES QUE NÃO CONSEGUIRAM ENTRAR NA MAFIA

    Curtir

  7. O MP nunca investigou o desvio de verba do Fundeb em São Vicente. Segundo se diz à boca pequena, o MP teve dois cargos na administração municipal dos prefeitos Márcio França e Tércio Garcia. Seria por esse motivo que as investigações nunca avançaram? O MP se rendeu ao fisiologismo? Para que eles querem poder? Investigações somente seletivas (dos inimigos dos poderosos)?

    http://blogdojoaogabriel.blogspot.com.br/2009/04/gaeco-entra-no-caso-do-desvio-de-verbas.html

    http://blogdojoaogabriel.blogspot.com.br/2009/08/professores-ganham-mal-e-educacao-e-de.html

    Curtir

  8. JOÃO ALKIMIN – seu comentário foi sábio e responsável. O MP se titula o 4º poder, ou melhor, o nosso antigo PODER MODERADOR.

    Veja bem, os membros do “parquet” se dizem que são os imaculados da justiça brasileira. Piada! Uma instituição que o cargo Excelsior é por indicação do governador e o aumento do salário se dá também pelo mesmo poder executivo não se pode ter o título de imaculado. Sou policial civil e, acredito, que o MP, como já foi exaustivamente explanado, não tem o direito de investigar, pois se fere e muito o que está lançado em nossa carta maior; pois, sequer, a aludida instituição possui instalação física; agentes para investigar ( a não ser os cochas); capacidade estrutural; técnicas de investigação e interrogatório e, mais, a coragem de entrar em um beco de favela para “trocar tiros” e prender marginais.

    COMO JÁ FALADO: a polícia civil investiga; o MP denúncia e o poder judiciário julga, essa seria a ordem natural e legal prevista em nossa legislação.

    O que está faltando na POLÍCIA CIVIL do Estado de São Paulo é uma reestruturação significativa, investimentos em técnicas modernas de investigação e interrogatório, investimento pesado em inteligência policial e, sobretudo, na valorização financeira ao salário do policial.

    Esperar-se-emos por uma mudança radical na eleição para governador em 2014, fora isso, infelizmente, não haverá mudança alguma e o progresso regredir-se-á se mantiver a atual gestão política.

    FALA SÉRIO

    Curtir

  9. Sabias palavras ” fala serio”, e também digo que neste governo, nunca teremos estas medidas serias para a mudança das policias, e digo mais, não adianta possuirmos um cão com duas cabeças, (pc,Pm)’, pois na ação de ataque, ambas não raciocinam juntas, então, as mudanças devem ser serias e profundas, mas hoje em dia não acredito mais.

    Curtir

  10. Boa Noite!

    Senhoras e Senhores.

    Certa vez me disseram:

    “Fusca não é carro e o Bradesco não é Banco” Pois bem:

    Quem criou o famoso fusca e que por anos faz um tremendo sucesso, foi um nazista; e, Quem criou o Bradesco foi um maquinista.

    Agora!

    Quem criou esta polêmica e qual será o seu verdadeiro objetivo e, quem de fato são os interessados?

    De uma coisa eu sei:

    Cada macaco no seu galho.

    Caronte.

    Curtir

Os comentários estão desativados.