Psiquiatra forense surta em 40 dias e deixa o cargo de chefe da Polícia Técnico-Científica de SP 18

Enviado em 11/04/2013 as 23:02 – Toninho

Após 40 dias, chefe da Polícia Técnico-Científica de SP deixa cargo

Paulo Vasques vai trabalhar junto à Secretaria da Segurança Pública de SP.

Diretora do Instituto de Criminalística passa a ser a nova superintendente.

Kleber Tomaz Do G1 São Paulo

Comente agora Quarenta dias após assumir a superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, Paulo Argarate Vasques deixou o cargo nesta quarta-feira (10) para trabalhar como assessor especial da Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP). Norma Sueli Bonaccorso, que ocupava a diretoria do Instituto de Criminalística (IC), foi nomeada a nova superintendente. O IC e o Instituto Médico Legal (IML) são subordinados à Polícia Técnico-Científica. Vasques havia sido anunciado para o comando da Polícia Técnico-Científica em 1º de março, quando Celso Perioli deixou a função após 15 anos à frente do órgão.

Por meio de nota, a pasta informou que a troca de Vasques por Bonaccorso ocorreu a convite do próprio secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. O antigo superintendente vai “auxiliar projetos de integração entre as polícias.”

Um Comentário

  1. 11/04/2013 16h45 – Atualizado em 11/04/2013 18h29
    Associação da PM denuncia suposta venda de policiamento em Piracicaba
    Segundo denúncia, policiais tinham ordem de estacionar na CJ do Brasil.
    Empresa diz que solicitou patrulha devido aos frequentes furtos e roubos.
    Do G1 Piracicaba e Região

    Comente agora
    Uma denúncia anônima enviada à Associação das Praças Policiais Militares da Ativa e Reformados do Estado de São Paulo (APPMARESP), sobre supostos crimes de favorecimento pessoal e “venda de policiamento” em Piracicaba (SP), foi encaminhada pela entidade à Corregedoria da PM.
    De acordo com a denúncia, a coordenação operacional do 10º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado na cidade, determinou que comandantes do Grupo de Patrulha tinham de mandar uma viatura da PM permanecer estacionada na empresa CJ do Brasil, no bairro Itaperu, entre os dias 8 e 11 de janeiro, das 22h30 à 1h.
    saiba mais
    Comandante da PM em Piracicaba e
    região é afastado pela Corregedoria
    Coronel afastado do comando da PM
    de Piracicaba anuncia aposentadoria
    Denúncias contra policiais crescem
    23% no interior de SP, diz ouvidoria
    A associação divulgou em sua página na internet imagens de uma ordem de serviço interna, que, se comprovada a autenticidade, pode provar as irregularidades apontadas (veja foto abaixo). Segundo a entidade, a denúncia foi encaminhada à Corregedoria da PM para que o caso seja investigado.
    “Decidimos tornar o documento público após votação em assembleia. Ainda não sabemos do resultado das investigações, mas a entidade aguarda os procedimentos da Corregedoria”, afirmou Marco Ferreira, membro do conselho deliberativo da associação de policiais militares.
    Resposta da CJ
    Em nota, a administração da CJ informou que solicitou à PM o patrulhamento das vias públicas de acesso à empresa depois que colaboradores relataram uma tentativa de assalto no local. “Nossa empresa fica na Estrada Professor Messias José Baptista, uma área onde não há fluxo regular de veículos e, por isso, os assaltantes visualizaram uma oportunidade para cometer crimes. Nossa solicitação à PM teve o objetivo de garantir a segurança e integridade dos colaboradores no trajeto para o trabalho e vice-versa”, escreveu a empresa.
    Resposta da PM
    A Polícia Militar afirmou, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa, que irá apurar, por meio da Corregedoria da PM, a denúncia da APPMARESP veiculada em seu site oficial, na qual relata utilização de viaturas da PM, especificamente da região de Piracicaba, para segurança privada de determinada empresa do município.

    Suposta ordem para patrulhamento em empresa de Piracicaba (Foto: Reprodução/Site da APPMARESP)

    Curtir

  2. Pingback: “CANSEI”: ATÉ O TOMATE ABANDONA A OPOSIÇÃO | EVS NOTÍCIAS

  3. O anterior ficou 15 anos. O ex ficou 40 dias. Aposto que a atual ficará UMA SEMANA.
    Tem denúncias contra ela na COMISSÃO DA VERDADE…
    .
    E assim o Estado vai afundando…
    .
    2014 será o ano da mudança !!

    Curtir

  4. A situação da SPTC chega a beirar o ridículo, unidades do IML que se forem vítimas de uma visita da vigilância sanitária seriam fechados sumariamente ( isso se a vigilância sanitária fosse séria), pois são antros da mais imunda das práticas, amontoam cadáveres, imundície a toda parte, restos mortais espalhados e tudo mais que já vimos na imprensa. A situação do IC não esta diferente, totalmente sucateado, faltam peritos criminais que são submetidos a escalas de dar vergonha, vide a situação de unidades no vale do paraíba onde uma equipe de plantão acumula 17 cidades para atender. Se um psiquiatra surtou, imaginem a situação dos pobres “mortais” submetidos a uma quantidade de trabalho impossível de ser cumprida.

    Curtir

  5. E agora colocaram uma medica que nada entende que o Ícone esta falindo…….só pé ela mora no prédio do secretários. Competência não e valida na policia.. Pena, enquanto isso assistimos a falência dos órgãos de segurança do estado de são Paulo

    Curtir

  6. Deveriam colocar a Dra Jane Pacheco, é perita, mas tem sangue de policia nas veias e na indole, é filha de delegado de policia, que muito atuou em guarulhos, casada com policial, trabalhou muitos anos no dhpp, incentivava o contato entre os peritos e os policiais, havia um entrosamento total, além de ser uma profissional dedicada, a palavra vaidade não consta em seu dicionário, pessoa extremamente simples. Só saiu do dhpp por não ceder as ingerências do então diretor do dhpp, antecessor da atual diretoria, logo, se vê que é gente boa mesmo! Somente assim o ic. irá funcionar! Forte abraço DRa. JANE PACHECO, lhe respeito muito, e espero vê-la na superintendencia,irei em sua posse! SR. Secretário ela é a saida para a crise que vive o i.c.!

    Curtir

  7. Está mau explicado este negócio de “auxiliar na integração entre as policias”…

    Curtir

  8. Acredito q a SPTC retornara ainda este ano para a civil. Acredito q talvez tb seja aprovada a Lei Geral Da Policia Civil ainda este ano e por isto este tal papo de integração visto q a SPTC basicamente perdeu o prazo q o MP deu para q a mesma se separasse da Civil ou integrasse o MP. Detalhe depois de 15 anos de Perioli(perito), assume um Médico e depois de 40 dias o mesmo deixa o cargo e agora mais um Perito irá assumir, ou seja, nenhum Médico quer assumir o filho visto q IML para os mesmos não passa de BICO. Deveria outro médico assumir de acordo com a Lei então pq uma Perita ira assumir a frente? Volta logo para a civil reestrutura essas carreiras e pau no gato, até parece que SPTC tem status!!! Chega de condições subhumanas de trabalho.

    Curtir

  9. em primeiro lugar a sptc pertence a policia civil, quer um exemplo da uma olhada na lei do ale, os cargos sao da pcesp, na pratica a sptc e um puxadinho da pc.

    Curtir

  10. Creio que retornar a SPTC ao controle da polícia cívil não seja o caso, já que a própria polícia cívil caminha para o caos e apresenta os mesmos graves problemas enfrentados pela SPTC.
    A SPTC carrega ainda o agravante de ter poucos funcionários e atender vastas áreas com poucas equipes de plantão. O grande senão é: O descaso do governo estadual com as polícias, seja civil, militar ou científica.
    A separarão da polícia científica da polícia cívil foi um grande acontecimento, um amadurecimento a muito esperado, mas que foi mal aproveitado por seus diretores, mas que, definitivamente é o caminho certo a se seguir, não é cabível em nenhum lugar do mundo uma polícia técnica atrelada a outras forças policiais, a independência deste setor deve ser mantida e fortalecida com valorização profissional, plano de carreira, salários dignos e com isso aumentar a motivação dos funcionários que esta em baixa, isso em todas as carreiras policiais.
    Com certeza uma reestruturação da PC é inevitável, já que esta instituição a muito não mais atende aos anseios da sociedade, mas reestruturação sem salário é um tiro no escuro, não vai produzir nada de concreto.
    Abraço a todos.

    Curtir

  11. “Indignado”
    parabens pela avaliação correta da situação da SPTC!
    Só para completar, a autonomia da SPTC, desvinculada da Polícia Civil, está em consonância com a legislação federal, que prevê:
    LEI FEDERAL Nº 12.030, DE 17 DE SETEMBRO DE 2009.
    Dispõe sobre as perícias oficiais e dá outras providências.
    O Presidente da República faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
    Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais para as perícias oficiais de natureza criminal.
    Art. 2o No exercício da atividade de perícia oficial de natureza criminal, é assegurado autonomia técnica, científica e FUNCIONAL, …

    Curtir

  12. discordo da uma lida em decisão do stf a respeito do instituto de pericias do rio grande so sul, policia sao aquelas arroladas no art 144, nop maximo que o governador pode fazer um laboratório para fazer pericias, sem ser policial., tanto e assim que tem um montao de peritos respondendo na corregedoria pela demora na expedição de laudos.
    Ja estão falando que a hora que começar as punições nao podera ser dada suspensão, senão fecha a sptc.
    A existencia da sptc, se deve em parte em razão do bondulismo policial e outra ceguismo policial.
    A lei acima reflete que quando um servidor realizar (atividade) pericia tera autonomia cientifica e funcional.

    Curtir

  13. O STF em 2010 vetou a inclusão no Instituto Geral de Perícias na Constituição riograndense, mas manteve sua existência , desvinculado da Polícia Civil, como órgão autônomo subordinado à Secretaria da Segurança Pública.

    Curtir

  14. VOCÊS SABEM PORQUE A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO RECEBE O 2º PIOR SALÁRIO DO BRASIL?
    RESP: PORQUE A CLASSE DESISTIU DE LUTAR E MUITOS DEBANDARAM PARA O LADO DO DINHEIRO FÁCIL, FORAM EM BUSCA DAS PROPINAS COMO COMPLEMENTOS DA RENDA, COM ISSO ACOSTUMARAM E ESQUECERAM DE LUTAR PELO SALÁRIO. MAS, VOU MAIS LONGE, AS RECOLHAS DE PROPINAS CONTAMINARAM O ALTO ESCALÃO E ISSO VIROU UMA FONTE DE RENDA PARA UMA GRANDE PARTE DA POLÍCIA, MAS Á QUEM DIGA QUE AS PROPINAS CHEGAM NOS POLÍTICOS QUE OCUPAM OS CARGOS MAIS IMPORTANTES NO GOVERNO. ISSO TROUXE A TRAGÉDIA NA INSTITUIÇÃO,

    OUTRA PARTE DA POLÍCIA HONESTA, PASSARAM A COMPLEMENTAR SUAS RENDAS COM BICOS EM PADARIAS, SUPERMERCADOS, LOJAS ETC; COM ISSO TAMBÉM DEIXARAM DE LUTAR POR SALÁRIO JUSTO, NÃO PORQUE DESISTIRAM. NÃO SOBRA TEMPO, SÓ TRABALHAM E DORMEM, ESTÃO SEMPRE MUITO CANSADOS.

    O GOVERNO POR SUA VEZ, DIGA SE DE PASSAGEM, MUITO BEM CONFORTÁVEL E PROTEGIDO PELA CÚPULA DA POLÍCIA, NÃO SE MEXE PARA VALORIZAR OS POLICIAIS CIVIS, DANDO A ENTENDER QUE TODOS POLICIAIS SÃO DESONESTOS E COMPLEMENTAM SUAS RENDAS COM PROPINAS.

    OS LÍDERES SINDICAIS POR SUAS VEZES, ESTÃO MUITO CONFORTÁVEIS NA CONDIÇÃO DE REPRESENTANTES DAS CATEGORIAS, NÃO LEVANTAM UMA QUESTÃO QUE DESAGRADE O GOVERNO, PREFEREM MANTER O BOM RELACIONAMENTO E LAÇO DE AMIZADE COM O GOVERNO DO QUE LUTAR PELOS INTERESSES DOS ASSOCIADOS.

    CONTUDO, AFIRMO, É MELHOR ESPERAR MELHORIAS SALARIAIS EM QUALQUER OUTRO GOVERNO, SEJA ELE DE QUALQUER PARTIDO, MENOS DO PSDB. ESSA É A NOSSA ESPERANÇA !

    Curtir

  15. o que me deixa de boca aberta em ler as vezes esse blog, são as rixas . Um se diz melhor que os outros porque é investigador, outro se diz melhor porque é doutor , outro diz sou melhor porque sou perito e vem outro e diz sou melhor que carcereiro porque sou escrivão. Fico aqui pensado quando alguém do Governo ler isso se é que leem deve se divertir e comentar: Caramba pago absolutamente mal para todos e ainda assim eles se atacam ferozmente!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.