Arquivo diário: 18/03/2013
Delegado do 2º DP de Mogi das Cruzes poderá ser responsabilizado por PECULATO CULPOSO 18
Boa noite Dr. Guerra, nem a porta das delegacias estão livre dos ladrões de carros.
Veículo é furtado em frente a delegacia, em Mogi das Cruzes
O carro tinha sido apreendido e, depois disso, deixado diante da delegacia. Veículos ficam na rua por falta de espaço no pátio, diz polícia.
Pedro Carlos LeiteDo G1 Mogi das Cruzes e Suzano
2º DP de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes (Foto: Pedro Carlos Leite/G1)Uma caminhonete foi furtada na Avenida Henrique Peres, bem em frente ao 2º Distrito Policial de Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, Região Metropolitana de São Paulo.
O furto foi percebido na noite de domingo (18) quando o delegado de plantão encerrou o turno e ia para casa. O veículo foi apreendido pela polícia no dia anterior porque estava abandonado. O guincho entregou o veículo em frente à delegacia porque o pátio municipal está lotado.
A Polícia Militar recebeu a denúncia anônima sobre o abandono da caminhonete prata por volta das 12h de sábado (17). Ao chegar à Rua João Gualberto Mafra Machado, a equipe encontrou o veículo, com placa de Guarulhos, com as portas abertas, sem sistema de som, sem bateria, nem equipamentos obrigatórios.
Após pesquisa, a polícia descobriu que “o veículo apresentava bloqueio administrativo por restrição de comunicação de venda”, conforme registra o boletim de ocorrência. Nenhum responsável pelo veículo foi localizado. Em razão da suspeita de envolvimento em crime, a caminhonete foi apreendida e a perícia requisitada. O veículo foi deixado embaixo do viaduto em frente à delegacia, na Avenida Henrique Peres “por falta de vagas no pátio municipal”, ainda segundo o BO.
No domingo, o delegado Vinícius de Mello Coutinho percebeu o furto quando deixava a delegacia por volta das 22h, no fim do seu plantão. Ele é o mesmo delegado que registrou o boletim de ocorrência da apreensão do veículo.
Coutinho e o delegado que assumiu o novo plantão, Thales Magno Monteiro Filho, fizeram buscas para encontrar o veículo. Equipes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) também deram apoio, mas nada foi encontrado.
A falta de espaço no pátio de Mogi das Cruzes é um problema antigo, que já foi relatado pelo G1.
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes disse que “o pátio de veículos vem sendo administrado por funcionários da própria pasta, enquanto tramita uma licitação pública para a definição da empresa que fará a administração do espaço. Esta empresa também terá de apresentar uma nova área, com no mínimo 20 mil metros quadrados”. A nota informa ainda que o pátio está operando com pouco espaço para novos veículos, ainda assim existe uma entrada e saída de carros sempre que necessário. A prefeitura ainda informou que haverá um leilão que retirará cerca de 300 veículos do local, o que deve ocorrer dentro de 45 dias.”
————————–
O Delegado não tem a menor culpa, mas é bem provável que apareça quem pretenda por a culpa no plantonista.
Violência diminui (só) nos computadores da SSP-SP 18
Sr. Guerra por favor, divulgue este artigo a todos…
Direito Criminal ARTIGO: Prof Luiz Flávio Gomes
Violência diminui (só) nos computadores da SSP-SP
Ao contrário do divulgado pela Secretária de Segurança Pública, os números de homicídios no Estado de São Paulo, em janeiro de 2013, não obtiveram queda de 21%, sim, observou-se um crescimento de 16,9%, se comparado ao mesmo período de 2012: passou de 356 para 416. Na cidade de São Paulo o aumento foi de 16,6% (anunciaram diminuição de 31,17%). Na Grande São Paulo o incremento foi de 24,2%.
É o sexto crescimento consecutivo: agosto, aumento de 9,2%; setembro, +27%; outubro, +38%; novembro, +32%; dezembro, +30,8%; janeiro, +16,9%.
A queda fictícia anunciada pela Secretaria da Segurança do governo Alckmin deveu-se a uma comparação entre os meses de dezembro de 2012 e janeiro de 2013, feita de maneira errônea, visto que o correto seria comparar os mesmos períodos: janeiro com janeiro, 1 semestre com 1 semestre etc. Isso consta do Manual de Interpretação de Estatísticas da SSP-SP.
Não foi só o número de homicídios que teve crescimento. Latrocínio cresceu 61,9%; roubo de veículos, mais 18,7%; roubo em geral, mais 9,3%; estupro, mais 20% etc. Em relação à cidade de São Paulo temos:
Os roubos, na cidade de São Paulo, passaram de 8.582 em janeiro de 2012, para 9.463 em janeiro de 2013; os furtos foram de 14612 em 2012 para 16627, em 2013; e os furtos e roubos de veículos, somados passaram de 6.752, em 2012 para 7.655, em 2013.
Há seis meses crescem os homicídios intencionais no Estado de São Paulo. Quais seriam as causas? Licença para matar (concedida veladamente aos policiais), ordem para matar (dada pelo crime organizado), baixíssimo índice de apuração dos crimes (o que confirma a licença para matar), conflito entre PCC e PM, sucateamento quase absoluto da polícia civil, do Instituto Médico Legal e do Instituto de Criminalística (polícia científica), salários irrisórios pagos aos policiais (um dos mais baixos do país), ausência de uma política de prevenção integral (primária, secundária e terciária), crença mágica no efeito dissuasório da pena (que não encontra base empírica), deflagração da guerra entre a Rota e o PCC, ausência da polícia comunitária, precaríssima estrutura das polícias, especialmente a civil, retenção de gastos com a segurança pública etc. Com todos esses ingredientes, é lógico que o Estado de São Paulo é uma zona epidêmica de violência.
Autor: Luiz Flávio Gomes