Moradores de Paraisópolis quebram o silêncio contra os covardes procedimentos da Polícia Militar 34

Bombas e tiros da PM cegam menina em Paraisópolis

Desde novembro, policiais invadem favela para obrigar comércio a fechar as portas, segundo denúncia de moradores ao governo

07 de março de 2013 | 11h 50
Bruno Paes Manso – O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO – Uma menina de 17 anos saiu na noite de sábado com o irmão e o namorado em Paraisópolis, na zona sul de São Paulo. Era madrugada de 12 de janeiro quando eles chegaram à Rua Melchior Giola, centro comercial do bairro, com pizzarias, sorveterias, bares e jovens na rua. Policiais militares surgiram em cinco viaturas lançando bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, disparando tiros de borracha para obrigar o comércio a fechar. A menina se escondeu atrás de uma árvore e recebeu um disparo de bala de borracha no olho esquerdo, que a deixou cega.

Polícia faz ronda com  a cavalaria nas ruelas da favela, em novembro - Clayton de Souza/AE
Clayton de Souza/AE
Polícia faz ronda com a cavalaria nas ruelas da favela, em novembro

O ferimento da menina foi um dos relatos entre 40 depoimentos apresentados à Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) na semana passada descrevendo os abusos da Polícia Militar em Paraisópolis. Segundo os moradores, desde novembro, integrantes da PM entram nas ruas do bairro para estabelecer a lei do silêncio a comerciantes e jovens. As acusações estão sendo apuradas pela Corregedoria da PM e pela Delegacia Geral.

Em Paraisópolis, conforme os moradores relataram ao Estado, os procedimentos violentos começaram depois que a PM encontrou, em outubro do ano passado, uma lista com o nome de 40 policiais supostamente marcados para morrer. A lista seria um “salve” (ordem) feito por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) durante a onda de ataques no segundo semestre do ano passado.

Com as incursões da PM, um dono de bar disse que passou a vender cerveja só com fichas para evitar prejuízos. Os policiais soltavam as bombas e obrigavam todos a correrem sem pagar a conta. O mesmo problema foi enfrentado por donos de pizzarias e restaurantes da rua.

Outro morador que dá som em festas privadas no bairro relatou que, no começo do ano, os policiais jogaram uma bomba na laje em que ele tocava músicas em uma festa de aniversário. “Eles passaram a tratar a todos como traficantes. É como se todos nós fôssemos cúmplices do tráfico”, disse o DJ.

Anonimato. Ao contrário do que ocorreu outras vezes em Paraisópolis, e do que ocorre também em outros bairros de periferia, agora os moradores se organizaram para tentar denunciar os abusos dos policiais. Os depoimentos, todos anônimos, foram colhidos pela ONG Tribunal Popular. Eles também reuniram fotos e vídeos para levar à SSP. Foram ainda enviados os números das placas das viaturas e o nome do principal oficial acusado das arbitrariedades. Na favela, o grupo de policiais violentos é conhecido como o “bonde do careca”.

“Nós temos ciência do que é viver no terror. Só que esse medo não pode diminuir nossa força para denunciar e lutar”, diz a psicóloga Marisa Feffermann, do Tribunal Popular.

A defensora pública Daniela Skromov acredita que é preciso repensar as maneiras de se viabilizar as denúncias de abusos de autoridade, sem que as vítimas fiquem expostas ao risco. Os familiares da jovem atingida pelo disparo no olho, por exemplo, preferiram se esquivar. Eles estão com medo de sofrer retaliações dos PMs, que continuam em Paraisópolis.

Os programas de proteção à testemunha faria com que as vítimas deixassem a favela. “Quem acaba sendo penalizado, nesses casos, são as vítimas”, avalia a defensora. “O Estado não deve esperar denúncias para começar a investigar. E quando ocorrem, os suspeitos devem ser afastados”, diz.

Prótese. A jovem de 17 anos vai passar por três novas cirurgias e terá de viver com uma prótese no lugar do olho. Enquanto isso, ela mantém as pálpebras costuradas e evita sair de casa. No ano passado, a família dela já havia perdido um filho supostamente assassinado por PMs.

“Ocorreram casos semelhantes em Paraisópolis que não foram apurados. Por isso, as situações se repetem cada vez com mais gravidades”, afirma a desembargadora Kenarik Boujikian, cofundadora da Associação Juízes para Democracia.

A SSP-SP informou, por meio de nota, que já havia determinado a apuração imediata, tanto pela Polícia Civil quanto no âmbito da Corregedoria da PM, das denúncias encaminhadas pelas entidades.

No caso da adolescente que perdeu a visão, segundo informou a nota, a Corregedoria da PM já havia chamado a vítima e familiares para prestarem esclarecimentos a fim de ajudar nas apurações – até hoje, no entanto, ninguém compareceu para depor. Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para investigar o caso e está em andamento.

Sobre as demais ações de PMs denunciadas, o caso está sendo apurado no âmbito do Comando de Policiamento de Área Metropolitano-5. O objetivo é identificar os policiais acusados de práticas abusivas.

Vídeo:

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,bombas-e-tiros-da-pm-cegam-menina-em-paraisopolis,1005623,0.htm

Um Comentário

  1. NOSSA QUE COMUNIDADE SOFRIDA!!!!!!! COITADOS !!!!! A PM ESTÁ TIRANDO AS PESSOAS DE DENTRO DAS IGREJAS E AGREDINDO-AS, ESTÁ TIRANDO OS TRABALHADORES DE DENTRO DE CASA E SENTANDO O SARRAFO, ATÉ POR QUE A COMUNIDADE DE PARAISÓPOLIS NÃO CURTE FUNK, NÃO TEM VAGABUNDOS, NÃO TEM TRAFICANTE, NÃO TEM USUÁRIO DE DROGAS E NÃO SÃO DE PARAISÓPOLIS OS BANDIDOS QUE ROUBAM NO “TOBOGAM” .
    A DEFENSORIA QUE É PAGA COM O MEU IMPOSTO DEVERIA SE PREOCUPAR COM OS POLICIAIS QUE FORAM COVARDEMENTE ASSASSINADOS, ATÉ PORQUE ESSE POVO DE PARAISÓPOLIS SEGUNDO AS “CAGUETAGENS” SÓ ESTÁ SOFRENDO ALGUMA INTERVENÇÃOO , ABUSO DE AUTORIDADE, TEMPERADO COM UMAS PORRETADAS, SÓ. ISSO PERTO DE HOMICÍDIO CONTRA POLICIAIS NÃO É NADA!!!!!!!!!!!! E ESSA ONG TRIBUNAL POPULAR, O ÚNICO TRIBUNAL POPULAR É O TRIBUNAL DO P.C.C., ESSE SIM PODE AGIR NÉ!!!! VAI LÁ ONG TRIBYNAL POPULAR VAI BATER DE FRENTE COM O PCC, PORQUE VCS NÃO CAGUETAM OS CHEFES DO CRIME AI DE PARAISÓPOLIS , FICA SIMPLES AI A POLÍCIA OS PRENDE E SAI FORA E VCS SE MATAM À VONTADE.

    Curtir

  2. Pera aí o Fubica sempre elogiei suas postagens, mas não é porque a povo e pobre que da direito de regaçar não, a maioria das pessoas de lá e gente sofrida sem oportunidade, que tem vagabundo la tem , mas tem empregada domestica, pedreiro, trabalhador braçal sem passagem nenhum, gente religiosa CONGREGAÇÃO CRISTA DO BRASIL, e por aí a fora. Se os malas tão usando A ou B para fazer carga contra a policia e coisa que eu não duvido, mas dar aval para levantar a mão contra homem de bem e coisa que nós da turma do BEM não podemos fazer de forma nenhuma, to mal pago , endividado , desanimado, MAS por DEUS não vou admitir nunca levantar a mão contra gente decente. Se a PM quer resolver de vez para de fazer de conta e monta uma base dentro do local identifica os vagabundos e vai para cima deles deixa de molecagem indo meia hora no local e fazendo merda. Se esta MERDA de POLICIA ainda vale alguma coisa e porque aqui voce pode defender aqueles que ninguém quer defender, meu pai homem analfabeto, como eu, me disse certa vez : E FÁCIL DEFENDER MULHER BONITA E RICO, O DURO E DEFENDER POBRE E MULHER FEIA, VC FAZER O FÁCIL E PARA TODOS, FAZER O DÍFICIL E PARA POUCOS. Não confundir pobre com ladrão, vagabundo e tráficante, este e no porrete.

    Curtir

  3. Pingback: Moradores de Paraisópolis quebram o silêncio contra os covardes procedimentos da Polícia Militar | " F I N I T U D E "

  4. Olha, se um policial der um empurrão em algum cidadão folgado que não gosta de policiais, esse cidadão, que já não gosta de policiais, sairá de lá falando que tomou em cacetada, uma cusparada na cara, e 5 tapas na cara, e a imprensa, que também não vai muito com a “cara” da polícia, divulgará umas 300 vezes seguidas tudo aquilo que o cidadão folgado e metido a bandidão vida loka, falou que sofreu.
    Então, pessoas que frequentam esse blog, podem ter a plena certeza de que isso tudo que disseram contra os policiais, está encomendado pela demagogia de odiar a polícia, bem como, muitas das vezes, encomendado por marginais que alí traficam ou escondem os nossos carros que eles vem nos furtar.
    Uma coisa é mais que certa nesse País de gente que adora se demonstrar “malandrão”, não esperem que esse tipo de gente vá algum dia estar do lado do policial.
    Uma vez indo pro plantão (fui de ônibus), ouvi uma senhora e um senhor, os 2 já de certa idade, dizendo o seguinte: Esses pulicias que tão morrendo aí são tudu invorvidu cos bandidu! [sic] Eles pega droga cos bandidu i depois num qué pagá, i ai us bandidu vai i mata elis! [sic].
    Pois é, esse aí é o pensamento de 99% da população desse País, que adora “tomar uma”, ouvir um som bem alto, falar asneira no bar da esquina, e querer “pagar” uma de vida loka pros seus amigos.
    E solta a bandidagem que eles gostam!!!

    Curtir

  5. CACETE E BALA nesses vagabundos, parabéns PM, se fossem gente boa e inocentes denunciavam os bandidos que moram lá e não ficavam passando um pano pra eles.

    Curtir

  6. Fala muito, falou tudo. Fubica, mandou muito bem, é isso mesmo. Quem está criticando, acredito que não é policial, policial não é tão inocente de acreditar que as bombas foram para trabalhadores, é só ir na perifa numa quarta, quinta sexta, sábado e domingo à noite para ver quem consegue dormir com esses bailes funk nojentos.

    Curtir

  7. O QUE ESSE POVO DA VAVELA DIZ , JUNTAMENTE COM ESSA ONG, É TUDO A MANDO DOS CRIMINOSOS DA FAVELA. O POVO DA FAVELA É TUDO COVARDE, É MAIS FÁCIL FALAR MAL DE POLICIA DO QUE DE LADRÃO QUE VIVE LADO A LADO COM ELES. E TEM MAIS ESSES FILHOS DA PUTA NÃO PAGAM IPTU, AGUA, LUZ, ESGOTO E AINDA TEM AUXILIO ALUGUEL SE O BARRACO PEGAR FOGO. QUE SE FODAM ESSES FAVELADOS PUTOS E OS PM TAMBÉM. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  8. País dos CORONÉ , policinha MILITAR , povo tacanho tem mais é que apanhar , não sabem votar , tem o governador mediocre e a polícia que merecem !!!!!

    Curtir

  9. povinho que para tudo por carnaval , futibór e nuvela , tem o governo que merece , estado de sp e povinho do vai curintiaaa!!!! queriam o q , tem mais é que apanhar da policinha MILITAR !!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  10. OBS> É lógico que eu lamento muito pela menina. Pergunta pro Geraldo Alckimim se ele tbem lamenta ??

    Curtir

  11. Esse pessoal do paraisópolis, anda assistindo muito o programa dos Chaves, onde a personagem CHIQUINHA, por qualquer motivo sai correndo gri
    tando que lhe bateram, deram lhe chutes, socos, sem realmente isto ter ocorrido. Com uma diferença, lá seu pai o Madruga, conhecendo sua filha, em nada acredita, enquanto aqui o Dr. Grelo, além de acreditar em tudo ainda manda ferrar os policiais.

    Curtir

  12. Concordo com o SEM MENTIRAS. Pra mim foi perfeito..

    Num trabalho sério e com inteligência, os alvos seriam identificados e atacados, aí sim, do jeito que tiver que ser..

    Operações do jeito que são realizadas, só da merda……… Precisam de foco

    Curtir

  13. Esse bando de coxa fdp tentou bater até em nós, policiais civis, quando estávamos em greve pedindo condições dignas de trabalho e um salário justo, que dirá bater em pessoas comuns, desarmadas. Pelo jeito, neste tópico, quem postou ou é pm ou entrou na polícia civil depois de 2008, pra defender essa raça (pm) dessa forma.

    Curtir

  14. infeliz, o nome que você escolheu foi perfeito. Você é um imbecil ao se referir a PM como “raça”, guarde seu ranço de 2008 e não entre nessa de defender favelado só poque tomou um cacete na situação da greve. Não sou a favor do que houve, mas digo que o policiamento de choque que desceu a lenha, e digo mais, quem lançou o estopim que deu ensejo a pancadaria, foi um tira “infeliz” igual a você que queria ver a merda ocorrer.

    Curtir

  15. É, não vejo a hora desse povo trabalhador e sofrido começar a entregar os “benfeitores” da comunidade. Só assim vou acreditar que ali mora pessoas engajadas para o fim da criminalidade na região. Enquanto isso o deputado do PSDB Walter Feldman ta lá na Bolívia ajudando a comunidade e arrumando alguns cabos eleitorais….http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2013/03/09/deputado-brasileiro-chega-a-bolivia-para-tentar-libertar-corintianos.jhtm, ou defendo os direitos humanos de todos os brasileiro mundo afora.

    Curtir

  16. Tenho ranço mesmo. Para cada coxa que vai preso e eu fico sabendo, solto uma caixa de rojões para comemorar.

    Revolta disse:
    09/03/2013 ÀS 18:51
    infeliz, o nome que você escolheu foi perfeito. Você é um imbecil ao se referir a PM como “raça”, guarde seu ranço de 2008 e não entre nessa de defender favelado só poque tomou um cacete na situação da greve. Não sou a favor do que houve, mas digo que o policiamento de choque que desceu a lenha, e digo mais, quem lançou o estopim que deu ensejo a pancadaria, foi um tira “infeliz” igual a você que queria ver a merda ocorrer.

    Curtir

  17. Enquanto estão metendo o pau em PM….eles se mexem…
    Alguém já viu quanto ganha o seu equivalente na PM….1. , 2. ou 3 sargento, sub-tenente etc ???
    Ganham mais….façam a conta, pegue no site Transparencia (enquanto ainda dá, pois já ganharam na Justiça o direito de tirar “do ar”)
    Eles tem 1 associaçao bem ativa…..então:
    TROUXAS somos nós que ficamos reclamando e pouco agimos… Na greve de 2008 eu tb estive e NOSSO ESFORÇO foi conduzido pra (pequeno, mas teve) aumento pras 2 polícias….ou seja, eles não fazem desgaste na imagem, vão direto onde tem que ir…fora as escutas clandestinas, em q. delegados ou outros mais estão sob a mira ( O Min. Público tem o Guardião, não se esqueçam disso)

    Curtir

  18. Pronto! agora a PM é quem esta errada!!!!!!!!!!!!!!!! é fazendo o bem e tomando porrada!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  19. Viva a PM, Parabéns PM; Parabéns alguns PC só pra fazer justiça, ainda tem muita gente boa na PC, a maioria não gosta de trabalhar e atrapalha quem trabalha. Senta a borracha nos vagabundos é só assim que o zé povinho entende.

    Curtir

  20. Concordo com você. Mas depois de 2008, estou contra a PM…sempre. Entre a palavra da população e da pm: a população. Entre a palavra de um ladrão e a de um pm: a do ladrão. Que se foda a pm.

    Mendigopol disse:
    11/03/2013 ÀS 10:44
    Eu tô com o meu canhão sempre na cinta…
    Que se dane a população!

    Curtir

  21. Bares e pizzarias abertas de madrugada no meio da favela de heliopolis, é bricadeira, jovem essa hora andando ,curtindo ,é traficante ou é bandido comemorando a pegada criminosa que realizou,pode ter matado alguém inclusive, então, é isso aí praças sentem o porrete nesta cambada de vagabundos,poís, de madrugada trabalhador está dormindo,descançando para uma jornada diurna de trabalho, e a zoeira dos jovens vagabundos incomoda muito. Não generalizo, tem pm que é uma merda(inclusive tem uns que postam no flit),como tem pc de igual extirpe, mas esperai, infeliz ,dá um tempo, se tá parecendo promotor e juíz de uma determinada cidade da região nordeste da gde sp porra !, “vale mais a palavra de um ladrão que de dez policiais” .Ouvi várias vezes isso no forum, é lamentável.

    Curtir

  22. Liberdade é pra quem sabe usar!

    O povo dessa `comunidade´ teve liberdade e o que fizeram com ela: roubaram, sequestraram, traficaram, se uniram a organização criminosa, mataram policiais.

    Estão tendo um pouco do que merecem, na verdade, a PM deveria ser mais rígida com esses `lixos´.

    Quanto a essa criança ferida, a culpa é de quem tem a guarda dela, essa sim, deveria ser presa por deixar uma criança exposta a risco.

    Curtir

  23. Na verdade, a moça ferida tem 17 anos e já teve um irmão morto por policiais. É tudo gente de bem, de bem com o PCC.

    Curtir

  24. 11/03/2013 19:45
    Da Tribuna
    Da Redação

    Policiais militares

    Olimpio Gomes (PDT) falou do PLC 8/13, que prevê incorporação do Adicional por Local de Exercício a servidores da segurança pública. Lamentou que policiais sofrerão perda salarial e comentou problemas na concessão de benefícios salariais para a categoria, sem contar o atraso no pagamento a policiais da Operação Delegada da Prefeitura de São Paulo. “Em 8/3, pensionistas se manifestaram em frente ao Palácio dos Bandeirantes, contra a cassação de 22 mil pensões de civis e militares. Apelo às autoridades para uma solução.” (GA)

    Rodovias duplicadas

    Osvaldo Vergínio (PSD) disse que presenciou acidente em rodovia que passa por Avaré. “Se as rodovias fossem duplicadas não ocorreriam acidentes.” Vergínio ainda solicitou ao governador a construção de um centro oftalmológico na região Oeste de São Paulo. “A demora no atendimento acaba deixando as pessoas precocemente sem visão”, concluiu. (GA)

    Reforço partidário
    José Bittencourt (PSD) agradeceu a visita de cidadãos do Japão e se mostrou solidário às vítimas do tsunami ocorrido há dois anos naquele país. O deputado disse que os novos parlamentares, Osvaldo Verginío e Leandro KLB, vieram reforçar o partido. Bittencourt afirmou que a sua bancada está atuando em comissões “sempre na busca para o melhor para São Paulo”, disse. (GA)

    Mudanças no Brasil
    “O Brasil está no caminho certo, o da evolução”, discorreu o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), referente ao anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, no dia 8/3, da redução no valor dos itens da cesta básica. Comentou sobre outras reduções que vem ocorrendo, como o da tarifa de energia elétrica. (JF)

    Direito à manifestação

    Carlos Giannazi (PSOL) disse que requereu à Comissão dos Direitos Humanos, o comparecimento de representante da empreiteira Mofarrej, para explicar ação judicial movida pela empresa contra Ricardo Fraga Oliveira, que coordena as manifestações contra um empreendimento na Vila Mariana. “As manifestações são pacíficas, envolvendo arte e cultura”, afirmou. Para Giannazi, a construtora está desrespeitando os direitos humanos, especificamente o direito a se manifestar. (JF)

    Moradias e sindicatos

    Ramalho da Construção (PSDB) recordou a entrega de 73 moradias, no bairro do Bom Retiro, no dia 9/3. Citou a quantidade de pessoas que não possuem casas ou que moram em situações precárias. Endossou a manifestação de Giannazi quanto à especulação imobiliária e a defesa dos ambientalistas. (JF)

    Dedos de silicone

    “Lamento que isso ocorra na profissão mais nobre que existe”, disse o deputado Jooji Hato (PMDB) sobre o caso da médica do SAMU detida com dedos de silicone, para fraudar pontos eletrônicos em hospital público. Citou caso semelhante, ocorrido na cidade de Sorocaba e lembrou outras fraudes com dedo de silicone, como as que envolvem auto-escolas. (JF)

    Curtir

  25. infelizmente é isso mesmo que acontece em paraisópolis,nós trabalhadores honestos estamos sendo confundidos com traficantes,nossos filhos adolescente ,estudantes estão sendo tratados como pequenos trombadinhas e não é bem assim não.aqui tem muita gente descente,muito adolescente honesto…a policia sabe sabe exatamente onde achar quem é do interesse deles ,mas preferem chegar jogando bomba,spray de pimenta ,onde tem gente honesta.

    Curtir

  26. adolescente honesto,estudante vai dormir após as 2300, poís tem que trabalhar no dia seguinte, agora se o rebento,inocente, fica de madrugada em baladas, não merece outra coisa, senão borracha e spray na fuça. Quem ama filho não permite que ele fique na zona de madrugada, primeiramente dá bom exemplo, ou seja, respeita o direito alheio do repouso noturno, e não fica rebolando o cuzinho de shortinho pra mala encoxar ( peguei pesado, mas a situação exige) ao som de funck de cadelas. Local lotado de bandido, cidadão honesto recolhe cedo para descançar, senão aguenta o tucho, quem se banha com gasolina não pula fogueira! PM continue seu trabalho de saneamento básico!

    Curtir

  27. Ótimos policiais colocaram respeito na comunidade, dormíamos tranquilo não havia furtos.

    Após o afastamento destes, o pancadão voltou, o consumo de drogas é muito grande.

    Queria que alguém dormisse em minha casa, nas madrugadas de sexta, sábado e domingo, não há possibilidade de dormir, na segunda feira estamos arrebentado, o final de semana que deveria ser lazer, virou um inferno para nos.

    E mais quantas ONG já entrou nos transportes públicos lotados às 5 horas da manhã para perguntar, quantos moradores estão virados devido a farra dos pancadões??

    Acredito que farra não é falta de lazer, e sim falta de umas boas porradas nestes viciados nóias que deixam as portas repletas de pinos de cocaína, vidros de lança perfume e garrafas de bebidas.

    Será que eu tenho direito de dormir!!!

    Repito, estes policiais são excelentes dentro da comunidade, principalmente após as 22 horas.

    Pois tenho o direito de dormir.

    Curtir

Os comentários estão desativados.