Policiais civis usarão armas apreendidas de criminosos 13

01 Mar 2013

Cidades

Com quantidade de armamento insuficiente para distribuir ao efetivo, Polícia Civil quer doação de material apreendido

Alana Berto

As armas apreendidas com criminosos que estiverem em bom estado, em vez de serem encaminhadas para o Exército para destruição, poderão ser doadas para a Segurança Pública do Estado.

De acordo com o delegado Medson Maia, diretor de Estatística e Informática da Polícia Civil, existem armas novas que são apreendidas e se adaptam à necessidade da Polícia Civil, como pistolas 380. “São armas caras e que atendem ao interesse da polícia”, disse o delegado.

Medson falou que nos últimos dois anos a Polícia Civil de Alagoas não teve nenhuma aquisição de armas. “Nós temos um processo que visa à compra de mil pistolas e as doações das armas apreendidas seria uma economia de R$ 1,6 milhão.”

Ele acrescentou ainda que a Polícia Civil do Estado não possui armas suficientes para que seja feita uma divisão individual entre os policiais e após a nomeação dos aprovados no concurso para agente, os novos policiais irão entrar sem armamento. “O policial deixa a arma com outro colega e vai para casa desarmado. Isso é um perigo”, ressaltou.

Segundo Medson, a realidade de estados vizinhos, como Sergipe, é bem diferente da situação de Alagoas, pois naquele estado cada policial tem sua arma. “Para que essas armas sejam doadas, nós temos o apoio do Ministério Público Estadual”, destacou.

O delegado explicou ainda que, após serem apreendidas pela polícia, essas armas são encaminhadas para o Instituto de Criminalística (IC) para serem periciadas. O laudo é anexado ao inquérito e as armas são encaminhadas para o depósito do judiciário, e emitidas posteriormente ao Exército para serem destruídas ou doadas.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, disse que o posicionamento do sindicato é contrário à decisão da Polícia Civil. As armas apreendidas não devem ser doadas ao policial m – ele defende -, mesmo que para trabalho. “A gente é de acordo que o Estado compre armas novas”, relatou.

Josimar lembrou que doações de armas para a Polícia Civil ocorreram no passado, o que teria ocasionado muitos problemas. “Foram doadas armas da Polícia Rodoviária Federal e não deu certo, imagine com armas apreendidas”, argumentou.

Ele disse ainda que o Sindipol defende que as armas sejam registradas pela Polícia Civil e que fiquem sob responsabilidade do policial. “A arma doada pode apresentar defeito e não se sabe como ela está registrada”, alegou.

 http://www.tribunahoje.com/noticia/56528/cidades/2013/03/01/policiais-civis-usaro-armas-apreendidas-de-criminosos.html

Um Comentário

  1. Pistolas 380 para Policial em serviço ???? Não seria melhor estilingues com esferas de aço ??????
    Coloca uma 380 no coldre e vai pra rua dar cana aqui em São Paulo e vai levar uma bela corrida !!!!!!!

    Curtir

  2. Pingback: Policiais civis usarão armas apreendidas de criminosos | " F I N I T U D E "

  3. O mais correto seria: “Policiais Civis de ALAGOAS usarão armas apreendidas de criminosos”

    Curtir

  4. .380 nao da pow…. acho que o caro falow errado ……… prefiro um .38…………….

    Curtir

  5. Defeito por defeito, As Imbeis .40 que a PC distribuiu a pouco tempo, também estão dando defeito pra cacete.

    Curtir

  6. pois a política nacional é comprar marcas nacionais, igual Cuba faz, sob desculpa de valorizar a marca acabam censurando como comunismo. Nos EUA as pistolas são as melhores do mundo, as austríacas Glock, e nem por isso eles ficam pobres porque compram armas importadas. Mas aqui…..

    Curtir

  7. 380? Calibre bom para o serviço policial é o .45 ACP, já testado e aprovado há décadas.

    Curtir

Os comentários estão desativados.