DESESPERO TUCANO: Secretário – homem de Serra – para se manter no cargo prepara “megaoperação” convocando maçanetas e papeleiros…( A derrota de Serra será o fim de Ferreira Pinto e da mamata de oficiais PM na prefeitura ) 28

Secretário põe homem de sua confiança na Rota

27 de setembro de 2012 | 10h 37
BRUNO PAES MANSO E MARCELO GODOY – Agência Estado

O tenente-coronel Nivaldo César Restivo é o novo comandante das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). Ele substitui Salvador Modesto Madia, no cargo havia 10 meses. A mudança acontece menos de 1 mês depois da morte, pela Rota, de nove acusados de pertencer ao Primeiro Comando da Capital (PCC), em Várzea Paulista, no dia 11. O secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, nega a ligação entre os fatos e diz tratar-se de “ação de rotina”. Outros 76 tenentes-coronéis trocaram de função na Polícia Militar.

Também na quarta-feira (26), um dia após a divulgação dos índices de criminalidade, que apontam crescimento nos homicídios tanto no Estado quanto na capital, Ferreira Pinto anunciou uma megaoperação policial, com 25 mil homens a mais nas ruas do Estado nesta quinta-feira.

Nivaldo, como é conhecido, é homem de confiança de Ferreira Pinto. Ele substitui Madia, considerado a mais polêmica nomeação do secretário desde que assumiu a pasta, em 2009 – mais até do que Paulo Adriano Telhada, que tem 35 mortes na ficha. Isso porque pela primeira vez um réu no processo do massacre de 111 presos do pavilhão 9 da Casa de Detenção, ocorrido em 1992, assumia o comando da Rota. E Madia não era um réu qualquer: fazia parte do pequeno grupo acusado por 73 das 111 mortes no presídio.

Sob seu comando, a Rota prosseguiu como um dos principais instrumentos de combate ao crime organizado no Estado, como já ocorria desde 2009. Mas foi também nesse período que, pela primeira vez na história, uma equipe da Rota foi presa em flagrante sob acusação de executar um preso durante uma ocorrência policial. “Sempre atuei dentro da legalidade”, afirmou Madia no dia da prisão.

O governo decidiu transferi-lo para o 4.º Batalhão de Choque – responsável por outras unidades de elite da PM, como o Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate).

Alguns oficiais disseram que a mudança já pode fazer parte de um plano do atual Comando-Geral de valorizar os cargos operacionais, que administram as tropas nas ruas. Três vezes por ano, por promoções, a PM sofre grandes alterações no comando. Coronéis ouvidos pelo Estado disseram que grande parte dessa movimentação é normal. “O que pode não ser normal é a mudança na Rota”, disse um deles. “Ele vai comandar uma tropa prestigiada”, rebateu Ferreira Pinto. O secretário negou problemas internos.

Na rua

A megaoperação anunciada na quarta-feira (26) por Ferreira Pinto – que deve ser a maior de combate à criminalidade feita no Estado durante o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) – vai colocar 8 mil homens a mais nas ruas só da capital.

“Até o pessoal que trabalha comigo no gabinete vai participar da operação”, disse.

O mesmo deve acontecer com os homens da Casa Militar e das assessorias militares de tribunais e da Assembleia, além do pessoal que trabalha nas diretorias administrativas.

Quatro helicópteros estarão no ar. “Vamos fazer essas operações sempre que possível.”

O secretário ressaltou que a operação estava sendo planejada havia 15 dias e negou qualquer relação com a divulgação de dados sobre a violência no Estado – os índices apontam crescimento de 15,2% dos homicídios na capital e de 6,3% no Estado nos oito primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2011.

A ação da Polícia Militar deve ir das 14 horas à meia-noite.

As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Um Comentário

  1. Isso é bom, divulga até o horário da operação, assim os malas ficam na encolha, depois da meia noite volta tudo ao normal, kkkkkk, viva o bozo.

    Curtir

  2. QUE NOTÍCIA BOA. TOMARA QUE RUSSOMANO GANHE NO PRIMEIRO TURNO E QUE ESSE SERRA NÃO CHEGUE NEM EM QUINTO.

    Curtir

  3. As operações “segura cadeira” da Polícia Civil chegaram à Secretária da Segurança Publica. Mais do mesmo com os resultados inexpressivos de sempre. Vamos ver quantos devedores de pensão alimentícia e de licenciamento de veículo vão ser presos e terem seus veículos multados ou apreendidos.

    Curtir

  4. Esse Picolé de Xuxu, o Pinto… os estrelinhas da PM…

    Me ajuda aí pô!

    Vcs já não são crianças… Mais de 30 anos de serviço… Parecem que estão brincando de segurança pública.

    vc acham realmente que isso funciona?

    Operações mal planejadas de um dia para outro?

    Será que realmente vcs estão lixando pra segurança pública?
    Será que pensam que somos escravos? Abusando do sistema “bruto” que é o militarismo… para colocar pessoal que não sabe nem atirar em alguém (já estão a muito tempo na papelada).

    vcs realmente acham que os policiais vão fazer algo? Vão abordar? Vão pegar um “flagrante”?

    A maioria vai ficar “na moita”, esperando o tempo passar, e preocupado com a ENORME PAPELADA que vão ter que fazer amanhã.

    PelamordeDeus! Segurança Pública se faz com seriedade, com investimento…

    Vcs acham que o policial vai se sentir valorizado, fazendo escala extra, se lixando se o filho vai ter que fica com a vó… se vai ter que faltar na faculdade…

    Essa merda de Operação, só serve para tirar fotos para o Jornal… NADA VAI MUDAR!

    Muda-se o nome da operação… (pacificadora, cavalo de troia, fecha quartel, 3 3 3, e por aí vai)
    Muda-se o nome das vítimas… (João, José, Marcelo…)
    Muda-se o nome dos policiais mortos… (Sd Fulano… Sgt Cicrano… Cabo Beltrano…)
    Muda-se o comando dos batalhões…

    E tudo fica na mesma merda de sempre!

    Fora PSDB!

    Curtir

  5. Já disse e repito. Se continuar crescendo o numero de assassinato de policiais pegos de forma covarde, e o governo continuar inerte sem nada fazer por seus policiais, nem mesmo pagando um salário digno o suficiente para que tenham condições de viver de forma digna, logo logo haverá uma explosão de grupos de justiceiros formados de policiais para vingar a morte dos seus.

    Da mesma forma com os tucanos que mandam neste Estado ignoraram e continuam ignorando o crescimento do PCC, o surgimento de centenas de grupos de justiceiros causará um banho de sangue nas ruas.

    Curtir

  6. VIVA O PSDBosta!!! VIVA O pinto!!!Fico com pena de mim mesmo e de minha familia, estar nas mãos desses INCOMPETENTES que dizem governar/administrar esse Estado. Salafrários. A urna irá dar uma resposta a esses MALDITOS.

    Curtir

  7. Avatar de AGORA ENTENDI!!! O Chuchu está com o Pinto entalado na garganta e o Quasímodo Nosferatu está sofrendo de sério travamento de c. u. devido ao Pinctus Purulentus! AGORA ENTENDI!!! O Chuchu está com o Pinto entalado na garganta e o Quasímodo Nosferatu está sofrendo de sério travamento de c. u. devido ao Pinctus Purulentus! disse:

    AGORA ENTENDI!!! O Chuchu está com o Pinto entalado na garganta e o Quasímodo Nosferatu está sofrendo de sério travamento de charlie uniforme devido ao Pinctus Purulentus!

    Imaginem o quanto não está sendo gasto na campanha eleitoral e vão nadar, nadar e morrer na água, levando Pinto!

    Está por vir graves denúncias sobre execuções de Civis, de PMs e de PCs, por PMs (paus mandados)!

    Caros amigos jornalistas:

    Nesta Sexta-Feira (28/09), a partir das 9h30hs, realizaremos uma Coletiva Internacional de Imprensa sobre os 20 anos do Massacre do Carandiru. Nela estarão presentes David, um dos sobreviventes do massacre; Pe. Valdir Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, e Débora Maria da Silva, coordenadora das Mães de Maio.

    Abaixo segue também uma compilação, um abecedário completo, de medidas concretas, que nós da Rede 2 de Outubro estamos aproveitando a ocasião para exigir de todas as autoridades responsáveis.

    Reforçamos a necessidade de nos telefonarem com antecedência para confirmar a participação na coletiva.

    Atenciosamente,

    Mães de Maio e Rede 2 de Outubro

    SEXTA-FEIRA, 28/09, às 9:30hs – COLETIVA INTERNACIONAL DE IMPRENSA no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rêgo Freitas, )

    9h30 – Lançamento Oficial do “Manifesto Pelo Fim dos Massacres”, da Rede 2 de Outubro

    10h – Coletiva Internacional de Imprensa no Sindicato dos Jornalistas, com a participação de:

    David (integrante da Pastoral Carcerária, sobrevivente do Massacre do Carandiru)

    Pe. Valdir Silveira (Coordenador Nacional da Pastoral Carcerária e Rede 2dO)

    Débora Maria da Silva (Coordenadora das Mães de Maio, membro da Rede Nacional de Familiares)

    PROPOSTAS PELO FIM DOS MASSACRES

    A luta pelo fim dos massacres, como se vê, é marcada pelo enfrentamento de interesses poderosos, e só pode ser levada à frente na medida em que as periferias, as quebradas, se levantarem e unirem forças para superar aqueles que as oprimem.

    A REDE 2 DE OUTUBRO, que passa a marcar o dia 2 de Outubro como o “Dia Pelo Fim dos Massacres”, quer somar e engrossar as fileiras dessa luta e reivindica, nesse momento histórico de resgate dos 20 anos de memória do Massacre do Carandiru, a sua Memória buscando atualizá-la em nome da Verdade, na Luta Presente por Justiça.

    Para aqueles que também pudessem nos questionar sobre “afinal, quais são as propostas”, finalizamos este manifesto com um abecedário inteiro de propostas concretas que, dentre muitas outras, acreditamos que tanto podem como deveriam ser tomadas de imediato, como certamente permanecerão em nosso horizonte cotidiano de resistência:

    A – Que seja assegurado plenamente o Direito à Memória, à Verdade e à Justiça de todas as, no mínimo, 111 vítimas oficiais do Massacre do Carandiru, e seus familiares; que se Respeite, se Repare (física, material e psiquicamente), se dê Assistência, e se Fortaleça da caminhada de familiares de vítimas da violência estatal e de pessoas presas, verdadeiros sujeitos diretos da transformação desse quadro de violência estrutural;

    B – Que sejam cumpridas em sua plenitude, pelo estado de São Paulo e pela República Federativa do Brasil, no mínimo as próprias recomendações estabelecidas em 03 de Março do ano 2000 ao país pela Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA referentes ao Massacre do Carandiru, todas elas ainda por serem cumpridas. Quais sejam:

    “A Comissão de Direitos Humanos recomenda à República Federativa do Brasil o seguinte:

    1. Realizar uma investigação completa, imparcial e efetiva a fim de identificar e processar as autoridades e funcionários responsáveis pelas violações dos direitos humanos assinaladas nas conclusões deste relatório.

    2. Adotar as medidas necessárias para que as vítimas dessas violações que foram identificadas e suas famílias recebam adequada e oportuna indenização pelas violações definidas nas conclusões deste relatório, assim como para que sejam identificadas as demais vítimas.

    3. Desenvolver políticas e estratégias destinadas a descongestionar a população das casas de detenção, estabelecer programas de reabilitação e reinserção social acordes com as normas nacionais e internacionais e prevenir surtos de violência nesses estabelecimentos. Desenvolver, ademais, para o pessoal carcerário e policial, políticas, estratégias e treinamento especial orientados para a negociação e a solução pacífica de conflitos, assim como técnicas de reinstauração da ordem que permitam a subjugação de eventuais motins com o mínimo de risco para a vida e a integridade pessoal dos internos e das forças policiais.

    4. Adotar as medidas necessárias para o cumprimento, no presente caso, das disposições do artigo 28 da Convenção (Cláusula federal) relativas às matérias que correspondem à competência das entidades componentes da federação, neste caso o Estado de São Paulo. ” (http://www.cidh.oas.org/annualrep/99port/Brasil11291.htm);

    C – À luz da situação referente ao Massacre do Carandiru na esfera internacional e federal (esfera perante a qual pedimos novo parecer), reforçamos aqui o pedido por um parecer definitivo da Presidência da República também sobre o Pedido de Deslocamento de Competência, a Federalização das Investigações dos Crimes de Maio de 2006, outro caso extremamente emblemático desta era dos massacres. Naquela ocasião dos Crimes de Maio de 2006, foram mais de 500 mortes no curto período de cerca de 1 semana – mais pessoas assassinadas do que os já terríveis números de mortos e desaparecidos dos 20 anos de Ditadura Civil-Militar brasileira, no entanto praticamente TODOS os casos, tanto de 1992 como de 2006, seguem emperrados ou arquivados.;

    D – Pedimos, em caráter emergencial, o acompanhamento político e jurídico por parte da Esfera Federal (Presidência, Ministério da Justiça, Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Justiça, Ministério Público Federal, Defensoria Pública Federal e CNJ) da atual “Crise de Segurança Pública no estado de São Paulo”, que já vitimou mais de 250 pessoas ao longo destes últimos três meses – cujas raízes históricas, a nosso ver, remontam às mesmas práticas que provocaram o Massacre do Carandiru há 20 anos atrás. Todas as principais esferas executivas e jurídicas do estado de São Paulo têm demonstrado, recorrentemente, desde o Massacre do Carandiru (1992), a Chacina da Castelinho (2002), e os Crimes de Maio de 2006, sua incapacidade de lidar com crises de segurança pública como, novamente, esta agora de 2012, a exemplo do que já tinha ocorrido em Abril de 2010, dentre outros momentos.

    E – Nesse mesmo sentido, queremos também um encaminhamento efetivo no sentido de abolir definitivamente os registros de “Resistência Seguida de Morte”, “Auto de Resistência” e afins em todo país – essa verdadeira “licença para matar” inconstitucional usada a torto e a direito por policiais assassinos em todo país. Conforme já estava previsto no Programa Nacional de Direitos Humanos-3, é preciso urgentemente se abolir o artigo 329 do Código Penal, e melhorar profundamente o artigo 292 do CP. A exemplo de qualquer outro cidadão brasileiro, a investigação de todas as mortes violentas provocadas por agentes do Estado deve ser tratada como casos de homicídios (dolosos ou culposos). Há nesse exato momento um Projeto de Lei nº 4471-2012 apresentado recentemente pelo Deputado Federal Paulo Teixeira, junto a outros três Deputados Federais, que pode caminhar nesse sentido durante sua tramitação no Congresso Nacional. Que se avance!

    F – Ainda sobre essa temática da letalidade policial e seus desdobramentos jurídicos, também em caráter imediato e urgente, pedimos que o CNJ passe a acompanhar, junto às Defensorias Públicas Federal e Estadual, os casos emblemáticos de mortes violentas relacionadas aos seguintes períodos: Massacre do Carandiru (1992); dos Crimes de Maio de 2006; Crimes de Abril de 2010; a Matança de MCs na Baixada Santista; e os Crimes de Junho a Agosto de 2012 no estado de São Paulo, posto que o Executivo Estadual, o MP Estadual e o próprio Judiciário Paulista seguem se omitindo;

    G – Para além da situação em São Paulo, é preciso a urgente Efetivação e Fortalecimento de todas as Defensorias Públicas Estaduais – sobretudo o caso de Santa Catarina, bem como o Fortalecimento e Maior Atuação Estadual da Defensoria Pública Federal nos estados, incluindo São Paulo;

    H – Ainda mais do que essas medidas imediatas, dentro do quadro atual, propomos que sejam criados mecanismos efetivamente democráticos e populares para a participação de fato das pessoas presas, de seus familiares e das comunidades periféricas alvos preferenciais do poder policial, penal e punitivo, na elaboração da legislação penal, que tanto nos causa impacto – como, por exemplo, o Novo Código Penal;

    I – Que se assegure o devido Julgamento e as devidas Responsabilizações também de oficiais superiores, superiores hierárquicos, autoridades da segurança pública e do sistema prisional, responsáveis pelos agentes do Estado que cometeram ou cometem abusos, tortura e execuções extrajudiciais e/ou sumárias;

    J – É preciso se criar urgentemente uma Política Nacional voltada para os Familiares de Vítimas da Violência do Estado. Uma Política que aponte diretrizes de Amparo, Proteção, Assistência Psico-Social, Reparação (Material e Psíquica) e Indenização a todos os Familiares Diretos que são Vítimas Colaterais e Conexas da Violência do Estado;

    K – Também é preciso a Efetivação Real do Controle Externo da formação e da atividade policial, bem como da formação e atividade dos exércitos de Seguranças Privadas, pelo Ministério Público, e por Ouvidorias e Corregedorias Policiais externas, com participação e controle efetivo da população. Vale registrar bem registrado aqui que não somos apenas nós quem estamos exigindo isso, mas trata-se de uma Recomendação Pactuada em Nível Federal, para todas as instituições e instâncias do Pacto Federativo, conforme o Plano Nacional de Direitos Humanos – 3 (PNDH-) (Pág. 123 – http://portal.mj.gov.br/sedh/pndh3/pndh3.pdf ):

    “Criar ouvidoria de polícia com independência para exercer controle externo das atividades das Polícias Federais e da Força Nacional de Segurança Pública, coordenada por um ouvidor com mandato.

    Responsáveis: Ministério da Justiça; Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República

    Recomendação: Recomenda-se aos estados e ao Distrito Federal a criação, com marco normativo próprio, de ouvidorias de polícia autônomas e independentes, comandadas por ouvidores com mandato e escolhidos com participação da sociedade civil, com poder de requisição de documentos e livre acesso às unidades policiais, e dotadas de recursos humanos e materiais necessários ao seu funcionamento”.

    Tais medidas devem ter correlatas, tanto para Ouvidoria como para Controle e Corregedoria Externas e Autônomas, no que se refere à atuação do exército de segurança privada, atualmente 5 vezes maior do que o exército oficial de policiais, sobre cuja atuação não há qualquer trabalho de ouvidoria e controle externo popular efetivo.

    L – No estado de São Paulo, é necessária a implantação urgente do Mecanismo Estadual de Combate à Tortura dentro dos Presídios, conforme determinações já estabelecidas em âmbito Federal e também Estadual, perante as quais o estado de São Paulo segue atrás de outros como o Rio de Janeiro e Ceará, que já implantaram os mecanismos em pleno exercício;

    M – Na mesma linha, é preciso Ampliar e Fortalecer os espaços, efetivamente democráticos e populares, com poder deliberativo, para aumentar o acompanhamento, fiscalização, transparência e controle da população em relação à atuação do Ministério Público, Desembargadores e Juízes;

    N – Revisão dos critérios, divulgação e informação para formação do chamado “ Júri Popular”, de modo que represente efetivamente a sociedade (que em sua maioria é mulher, pobre e não branca), e seja corretamente informado e motivado;

    O – Contra a proibição de familiares e amigos de vítimas comparecerem com roupas com símbolos e fotos nas sessões de julgamento de agentes do Estado violadores de direitos humanos;

    P – Contra as decisões judiciais que concedem liberdade a agentes do Estado acusados de violações de direitos humanos, quando tal liberação significar ameaça e intimidação a familiares, testemunhas, movimentos sociais e defensores dos direitos humanos;

    Q – Contra as decisões judiciais de adiamento de julgamentos de agentes do Estado acusados de violações de direitos, por alegações fúteis ou duvidosas como problemas de saúde de advogados dos réus;

    R – Condenação do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e outros semelhantes, vigentes no sistema prisional brasileiro (com destaque especial para o estado de São Paulo), como contrários à dignidade e aos direitos humanos e como forma de tortura;

    S – Respeito à integridade física d@s pres@s e de suas famílias (sobretudo na decisão sobre transferências e nas visitas), e aplicação efetiva de todos os direitos assegurados a@s pres@s pela Lei de Execuções Penais; Nesse mesmo sentido, propomos o fim das Revistas Vexatórias, e a garantia dos Direitos Políticos dos presos e presas (como o direito ao voto);

    T – Ampla vistoria pelo Judiciário dos abusos ocorridos em todo sistema prisional brasileiro (incluindo as verdadeiras prisões de menores, crianças e adolescentes), e aceleração da soltura das milhares de pessoas que já cumpriram suas penas e/ou poderiam ser beneficiadas tendo-as reduzidas, e uma clara reversão do processo recente de encarceramento em massa e privatização dos presídios públicos (tanto as medidas estaduais, como os planos de incentivo federais); Criação de Comissões Especiais no Judiciário que aprofunde medidas efetivas para diminuir as violências específicas, dentro das instituições totais estatais, contra Mulheres, Negros, LGBTTs, Indígenas, Ciganos;

    U – Acompanhamento mais ativo pelo Poder Judiciário do cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescentes integralmente, em especial para crianças e adolescentes cumprindo as medidas chamadas de “sócio-educativas”, as quais na prática tem sido de “privação de liberdade” e repressão intensiva; Tendo em vista o ECA, propomos o fim da Fundação Casa (SP), devido à persistência reiterada de casos e situações de tortura e violações graves dos direitos humanos das crianças e adolescentes ali reclusos;

    W – Condenação e proibição das chamadas “Operações Saturação” como as ocorridas recentemente nas comunidades de Paraisópolis, Heliópolis e, atualmente, na chamada “Cracolândia” em São Paulo-SP;

    X – Desmilitarização total da Gestão Pública (a começar pelas Subprefeituras e pelos cargos legislativos, em todos os níveis), dos Conselhos de Segurança Comunitária (Consegs) e da própria Polícia Militar; Lembrando que tal proposta não somos apenas nós quem estamos fazendo, mas trata-se de um enário que tem preocupado crescentemente a opinião pública e diversos órgãos especializados em Direitos Humanos não apenas brasileiros, mas também diversas entidades mundo afora. Tendo em vista tudo isso, recentemente, multiplicaram-se no noticiário internacional demonstrações contundentes de preocupação por parte desses órgãos em relação ao Brasil: o recém-lançado “Estudo Global sobre Homicídios – 2011” (http://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/statistics/crime/global-study-on-homicide-2011.html), realizado pelo Departamento de Drogas e Crimes da ONU (UNODC) confirma que, dentre as 207 nações pesquisadas, o país apresenta o maior número absoluto de homicídios anuais: 43.909, em 2009 – sendo que já passou de 47.000 em 2011; a Anistia Internacional voltou a denunciar, em seu relatório anual de 2012, a violência e “o abuso policial como um dos problemas mais crônicos do país” (http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2012/05/anistia-internacional-volta-denunciar-violencia-policial-no-pais.html); até o Departamento de Estado Norte-Americano, na sequência, afirmou que “a violência policial mancha os Direitos Humanos no Brasil” (http://m.estadao.com.br/noticias/nacional,abuso-policial-mancha-direitos-humanos-no-brasil-dizem-eua,877472.htm); e, ainda mais recentemente, o Conselho de Direitos Humanos da ONU recomendou explicitamente que o Brasil trate de “combater a atividade dos ‘esquadrões da morte’ e que trabalhe para suprimir a Polícia Militar, acusada de numerosas execuções extrajudiciais” (http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2012/05/30/paises-da-onu-recomendam-fim-da-policia-militar-no-brasil.htm).

    Nas últimas semanas, por conta de nova onda de violência policial no estado de São Paulo, voltou-se a falar na opinião pública desta questão, e a Rede Nacional de Familiares e Amigos de Vítimas, junto à REDE 2 DE OUTUBRO, construiu uma petição pública “PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS NO BRASIL”, petição que já conta com quase 5.000 assinaturas: http://www.avaaz.org/po/petition/Desmilitarizacao_das_Policias_do_Brasil ;

    Y – Nós requeremos também à Presidência da República e ao Ministério da Justiça os primeiros encaminhamentos para a “Criação de uma Comissão da Memória, Verdade e Justiça para as vítimas de agentes do estado durante o período democrático”. Como já vimos, no Brasil, ao longo dos últimos anos, têm morrido assassinadas cerca de 48.000 pessoas anualmente, segundo estudos recentes publicados pela ONU e divulgados pelo próprio Ministério da Justiça Brasileiro. Boa parte dessas mortes e desaparecimentos cometidas por agentes do estado em pleno cumprimento de suas obrigações, as quais deveriam ser garantir o direito à vida e à liberdade de ir e vir em paz de todos os cidadãos. A exemplo dos esforços recentes que têm sido feitos sobre a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1988), em especial pela Comissão Nacional da Memória e da Verdade, é preciso se avançar no Direito à Memória, à Verdade e à Justiça das vítimas do período democrático (também conforme recomendação do PNDH-3);

    Z – Por fim, exigimos também a Criação de uma Comissão da Anistia para os Presos, Perseguidos, Mortos e Desaparecidos Políticos por agentes do estado durante o período democrático. A exemplo do que foi instituído, no âmbito do Ministério da Justiça, em relação aos familiares e vítimas da Ditadura Civil-Militar, é preciso se avançar no mesmo sentido quanto aos Presos, Perseguidos, Mortos e Desaparecidos Políticos da Democracia. Além das taxas de homicídio de países em guerra, temos atualmente no Brasil mais de 540 Mil pessoas presas, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). Há ainda inúmeras pessoas perseguidas políticas, ameaçadas de morte ou mesmo desaparecidas – como o nosso companheiro Paulo Alexandre Gomes, um dos desaparecidos dos Crimes de Maio de 2006 que exatamente hoje estaria completando 30 anos de idade. Os 111 mortos durante o Massacre do Carandiru são vitimas de um massacre político, crime de lesa-humanidade perante o qual o Estado deve ser responsabilizado moral, jurídica e politicamente. O estado precisa assegurar o Direito à Verdade e à Justiça para todos esses cidadãos e seus familiares.

    O mais importante de tudo, que essa série de propostas concretas visando à preservação da vida, acima de tudo, junto ao direito à memória, à verdade e à justiça, bem como uma nova forma de sociabilidade totalmente igualitária, desmilitarizada, abolicionista, pacífica e plenamente livre, que todas e cada uma dessas propostas de curto e médio prazo sejam conquistadas por meio da organização e da luta autônoma dos trabalhadores e trabalhadoras.

    REDE 2 DE OUTUBRO – PELO FIM DOS MASSACRES

    http://www.sjsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3930:sindicato-protocola-denuncia-contra-jornal-a-tribuna-na-oit&catid=36:destaque

    A Organização Internacional do Trabalho (OIT) recebeu a denúncia do O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) contra a direção de A Tribuna. O órgão deverá se manifestar em 30 dias sobre a situação exposta no documento, encaminhado em dois idiomas (inglês e francês), além de português.

    Esse foi apenas um dos inúmeros passos dados pela Regional do SJSP contra a empresa que, além de adotar uma postura antissindical, desafia o Sindicato, a Constituição Federal, as leis trabalhistas e tratados internacionais aos quais o Brasil é signatário.

    Ainda insatisfeita com a a infeliz decisão, a empresa, agora, tenta dividir a categoria, ameaçando punir jornalistas por fazerem horas extras. “É como se A Tribuna não fosse a principal responsável pelo excesso de trabalho imposto aos trabalhadores, que não recebem o salário que merecem e, para não serem punidos injustamente, são obrigados a se humilharem batendo o cartão e voltando ao trabalho”, diz o diretor da Regional Baixada Santista, Calos Alberto Ratton.

    Antes das manifestações públicas, que estão ganhando notoriedade não só na categoria, como em vários segmentos da população, o Sindicato tentou resolver o problema – a demissão de um diretor – de forma amistosa, mas A Tribuna se manteve irredutível e ainda fez uma proposta ilegal e indecente.

    Segundo Ratton, a empresa propôs que o jornalista ingressasse na Justiça do Trabalho para depois fazer um acordo, pagando uma quantia irrisória para que ele não mais reclamasse. Essa proposta foi feita no Sindicato, na presença de seu presidente, José Augusto Camargo (Guto) e vários outros diretores. “É séria uma empresa que age dessa forma?”, questiona o dirigente da Baixada.

    Moção de repúdio

    A campanha contra o Jornal A Tribuna de Santos, encabeçada pelo Sindicato, acontece por que a empresa demitiu o jornalista e sindicalista Eraldo Santos, com 25 anos de empresa e há um ano da aposentadoria. As manifestações de repúdio ganharam o apoio do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (GRTE-Santos), que agrega 98 entidades sindicais. Também durante o 14º Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado em Caraguatatuba, no último final de semana, a demissão arbitrária recebeu moção de repúdio, aprovada por todos os delegados participantes.

    Curtir

  8. Votar nulo também é uma forma de protesto, pelo menos para as pessoas que estão insatisfeitas com a situação atual.

    Olhe só quanta coisa a gente não sabe…

    ENTENDA PORQUE NÃO EXISTE A TECLA NULO NA URNAS !!!!

    Vamos divulgar para todos os nossos contatos, vamos dar uma limpeza neste país e deixar que nossos filhos e netos tenham uma vida melhor que a nossa, livres desses bandidos, mentirosos e debochados.

    VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE. Ufa !!!!!!!!

    Uma informação boa!!!!!!! Tá esperando o que?

    Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez? Isso mesmo, em uma única vez…

    Preste muita atenção:

    CLIQUE 000 E EM SEGUIDA, A TECLA VERDE.

    Você sabe para que serve o VOTO NULO ?

    Não sabe, não é mesmo?

    Não se preocupe, eu acredito que menos de 1% da população saiba algo sobre isso…

    Agora, você sabe por que você não sabe para que serve o VOTO NULO?

    Então, vamos a um exemplo: Imagine uma eleição qualquer, onde os candidatos sejam corruptos ou corruptores contumazes, que respondem, responderam ou que são procurados pela justiça pública ou internacional, dentre outros. Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras (o tal do “menos ruim”) e com isso acaba afundando mais o nosso país !!!Mas, aí você diz: “Nesse caso, não temos saída!” Engano seu!

    OQUE VOCÊ NÃO SABE É QUE SE UMA ELEIÇÃO FOR GANHA POR “VOTOS NULOS” É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS DIFERENTES DAQUELES QUE PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!!

    Ainda não entendeu?

    Se, no exemplo de eleição acima, você e todo mundo votasse nulo, seria obrigatório haver uma NOVA ELEIÇÃO e esses pilantras não poderiam concorrer ao mesmo cargo político pelo menos por mais 4 anos! Isso, imagino que (como eu) você ainda não sabia, né?

    Agora você entendeu por que isso nunca foi divulgado?

    Acha que é mentira?

    Ligue para o Superior Tribunal Eleitoral… Ligue para OAB… Aproveite e ligue também para a Folha de São Paulo, O Estado de SãoPaulo, O Globo, O Diário Catarinense, O Estado do Paraná, A Gazeta do Povo… e todas as revistas e jornais importantes deste país, e então lhes pergunte por que isso nunca foi divulgado.

    Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente; e os candidatos concorrentes são

    IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESSA NOVA ELEIÇÃO!!!

    É disso que o Brasil precisa: um susto nessa gente! Esta campanha vale a pena! N U L O neles!!!

    Curtir

  9. tá no Holerith de outubro valor da mensalidade da Aipesp aumentou de R$ 17,82 para R$ 39,56.

    Curtir

  10. karalho aumentaram a contribuição da aipesp…graças a Deus não faço parte disto…e viva o bozo…detalhe….zeraram o cabo bruno…que ele encontre a luz…

    Curtir

  11. NÃO SEI SE TAIS OPERAÇÕES FUNCIONAM OU NÃO. NÃO SEI O QUE É NECESSÁRIO PARA MELHORAR A SEGURANÇA NESTE MOMENTO (AUMENTO DE SALÁRIOS, MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E ETC COM CERTEZA). MAS DO JEITO QUE ESTÁ, ALÉM DE SÓ OUVIR CRITICAS, O QUE TODOS SABEM FAZER, GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM ALGO DE BOM PRÁ ESCREVER A RESPEITO DE SOLUÇÕES. (DUVIDO QUE APAREÇA UMA SÓ IDÉIA BOA).

    Curtir

  12. do Interior :
    tá no Holerith de outubro valor da mensalidade da Aipesp aumentou de R$ 17,82 para R$ 39,56.

    Tá certinho! Quem quer ter NU te que pagar mais e TOMAR NO CU KKK!

    Curtir

  13. NO INÍCIO DO MANDATO DA PRESIDENTE DILMA, UM CIDADÃO( C.A.T. – 68 ANOS) DO ESTADO DE SÃO PAULO FOI À BRASÍLIA E CHEGANDO AO PALÁCIO DA ALVORADA (SEDE OFICIAL DO GOVERNO FEDERAL) APROXIMOU-SE DA GUARDA REPUBLICANA E PERGUNTOU A UM DOS SOLDADOS:

    – POSSO FALAR COM O PRESIDENTE JOSÉ SERRA?

    MUITO EDUCADAMENTE O GUARDA LHE REPONDEU:

    – MEU SENHOR, HÁ UM EQUÍVOCO DE VOSSA PARTE, POIS A PRESIDENTE ELEITA FOI DILMA HOUSSEF.

    O HOMEM AGRADECEU PELA RESPOSTA E AFASTOU-SE.

    NO DIA SEGUINTE AQUELA MESMA PESSOA DIRIGIU-SE NOVAMENTE À SEDE DO GOVERNO E MAS UMA VEZ PERGUNTOU A UM DOS GUARDAS DE SERVIÇO:

    – COM LICENÇA, EU PODERIA FALAR COM O PRESIDENTE SERRA?

    ESTRANHANDO A PERGUNTA, O MILICIANO ESCLARECEU ÀQUELE SIMPÁTICO “VELHINHO”:

    SENHOR, CREIO QUE SAIBA, NOSSA PRESIDENTE É A SENHORA DILMA…

    ALEGRE, O HOMEM FOI EMBORA.

    NO 3º DIA DE SUA PRESENÇA EM BRASÍLIA, ESTE MESMO CIDADÃO PAULISTA RETORNA AO PALÁCIO PRESIDENCIAL E DESTA VEZ INDAGA AO MESMO GUARDA QUE HAVIA CONVERSADO PELA 1º VEZ QUE ALI ESTEVE:

    – MEU BOM GUARDIÃO DA PÁTRIA, EU PODERIA FALAR COM O PRESIDENTE JOSÉ SERRA?

    DESTA VEZ O GUARDA PERDEU A PACIÊNCIA:

    OLHA AQUI SENHOR, ESTOU SABENDO QUE ESTA É A 6º VEZ QUE VEM AQUI, NA GUARDA DE DIA E DE NOITE, SEMPRE COM A MESMA PERGUNTA “POSSO FALAR COM O PRESIDENTE JOSÉ SERRA?”. ESTE FATO JÁ CHEGOU AO CONHECIMENTO DA PRESIDENTE DILMA E COMO INSISTE TANTO NESTA PERGUNTA ELA MESMA PESSOALMENTE VIRÁ AQUI PARA LHE RESPONDER! VOLTE AMANHÃ.

    COM UM SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO, O HOMEM FOI EMBORA ANCIOSO PELO ENCONTRO COM A PRESIDENTE.

    NO DIA SEGUINTE PELA MANHÃ, LÁ ESTÁ ELE E PARA SUA SURPRESA E ALEGRIA DESCE A RAMPA DO PLANALTO A PRESIDENTE DILMA.

    AO APROXIMAR-SE DO ANCIÃO, DILMA OUVE AQUELA MESMA E INTRIGANTE PERGUNTA ( A ESSA ALTURA TODA ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS ESTAVA SABENDO DA HISTÓRIA):

    – POSSO FALAR COM O PRESIDENTE SERRA?

    DILMA LEVANDO NA ESPORTIVA, DISSE-LHE:

    OLHA, MEU AMIGO, DEVE SER ALGUM TIPO DE BRINCADEIRA, PEGADINHA OU COISA ASSIM, MAS TODAS AS NAÇÕES SABEM QUE EU, DILMA HOUSSEF, FUI ELEITA A PRESIDENTE DO BRASIL! A MAIORIA DOS BRASILEIROS ME ESCOLHEU! MAS ME DIGA, O PORQUÊ QUE INSISTE TANTO EM PERGUNTAR “POSSO FALAR COM O PRESIDENTE SERRA?”

    O VELHINHO APÓS DAR UMA PROLONGADA GARGALHADA RESPONDEU:

    PORQUE SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO APOSENTADO DO ESTADO DE SÃO PAULO (POLICIAL CIVIL) E A SENHORA NÃO IMAGINA COMO É MARAVILHOSO OUVIR QUE O SERRA NÃO FOI ELEITO NOSSO PRESIDENTE!

    Curtir

  14. Mario :
    NÃO SEI SE TAIS OPERAÇÕES FUNCIONAM OU NÃO. NÃO SEI O QUE É NECESSÁRIO PARA MELHORAR A SEGURANÇA NESTE MOMENTO (AUMENTO DE SALÁRIOS, MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E ETC COM CERTEZA). MAS DO JEITO QUE ESTÁ, ALÉM DE SÓ OUVIR CRITICAS, O QUE TODOS SABEM FAZER, GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM ALGO DE BOM PRÁ ESCREVER A RESPEITO DE SOLUÇÕES. (DUVIDO QUE APAREÇA UMA SÓ IDÉIA BOA).

    Vc realmente acredita que o PSDBosta quer ouvir soluções?

    Solução envolve comprometimento, seriedade, verdade, realidade…

    Quem quer solução? Os coroneis da PM… preocupados apenas com solenidades, com preminhos, com aposentadoria turbinada… com glamour…

    Quem quer solução? Os Cardeais da PC? que estão pouco lixando para a população?

    Os tucanalhas então? Esses tiveram 20 anos e NADA fizeram em segurança pública…

    Idéias surgirão! Na medida que forem sendo feitos mudanças SÉRIAS a respeito da Segurança Pública

    Fora PSDB!

    Curtir

  15. Tá com nojo?
    Tá com medo?
    Tá meiguinho e facinho?
    Ou o João era mais forte que o José?
    Nem assim o Ibope sobe, já que o Pinto, o Chuchu, a Imperatriz e o Quasímodo Nosferatu estão em queda astrolábica!
    Vote 000 na urna, vá de nulo!
    Se 51% dos eleitores votar nulo, a eleição é encerrada e anulada e reinicia-se um nofro sufrágio, excluindo-se obrigatoriamente os candidatos anteriores!
    VAMOS DE NULO!

    Curtir

  16. 27/09/2012 – Armas roubadas de firma estão nas mãos do PCC

    Parte das 70 armas roubadas da empresa Quality Inteligência em Segurança Ltda., no Butantã, zona oeste de São Paulo, na manhã do último domingo, pode estar ampliando o poder de fogo da facção criminosa PCC. Essa é uma das linhas de investigação do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Na segunda-feira, os policiais prenderam o vigilante Tiago Torres dos Santos, de 23 anos, que estava de plantão na firma, acusado de facilitar a ação da quadrilha. A reportagem é do jornal Diário de S. Paulo.

    Um dos assaltantes, Antonio Carlos Oliveira de Magalhães, de 35 anos, também foi preso. Ele estava foragido da penitenciária de Valparaíso desde a saída temporária do Dia das Mães. Outros dois ladrões já foram identificados.

    Uma adolescente de 16 anos, mulher de Douglas Maia da Silva, de 28 anos, um dos foragidos, estava na casa onde foram encontrados oito revólveres calibre 38, cinco coletes balísticos, 375 cartuchos para espingarda calibre 12 e 120 munições para revólver. Na residência, em Osasco, na Grande São Paulo, a polícia apreendeu diversos documentos, entre eles “salves” (ordens) escritos pela liderança do PCC.

    Os investigadores da 6ª Delegacia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro do Deic também estiveram na casa do quarto suspeito, Eudes Cristiano do Amaral, onde apreenderam uma pistola de calibre 45, com numeração raspada, que não pertencia à empresa assaltada.

    INVESTIGAÇÃO

    O delegado titular Márcio Martins Mathias explicou que, logo após o assalto, a polícia chamou os vigilantes que, teoricamente, haviam sido rendidos, e os ouviu sepradamente. “Tiago era um deles. Aparentava muito nervosismo e entrou em contradição quando indagado sobre alguns detalhes da dinâmica dos fatos. Por fim, percebeu que não tinha como esquivar-se e confessou ter participado do crime”, disse.

    Segundo Mathias, o vigilante morava na mesma região dos criminosos. Começou a trabalhar na empresa havia oito meses, quando recebeu a proposta de auxiliar no assalto. “Receberia quantia em dinheiro por informações e facilitação do crime”, disse o delegado.

    Os assaltantes dominaram o segundo vigilante em uma passarela e entraram na firma com uma Fiorino roubada. “Tiago deixou o colega entrar com desconhecidos. Estranhamos”.

    Curtir

  17. Não desperdice a única arma como cidadão que vc possui. Nunca houve eleição anulada por causa de votos nulos. Não existe isso de anular pleito e excluir candidato. Isso é lenda da carochinha. Quem vai ganhar a eleição é o Russomano. O que podemos fazer é tirar o Serra do segundo turno votando no Haddad. Pense bem.

    Vou de nulo 000 e confirma! :
    Tá com nojo?
    Tá com medo?
    Tá meiguinho e facinho?
    Ou o João era mais forte que o José?
    Nem assim o Ibope sobe, já que o Pinto, o Chuchu, a Imperatriz e o Quasímodo Nosferatu estão em queda astrolábica!
    Vote 000 na urna, vá de nulo!
    Se 51% dos eleitores votar nulo, a eleição é encerrada e anulada e reinicia-se um nofro sufrágio, excluindo-se obrigatoriamente os candidatos anteriores!
    VAMOS DE NULO!

    Curtir

  18. Operação anunciada um dia antes, ridículo, parece a polícia da terrinha, creio que seja prá não pegar nada mesmo, além de pensão e licenciamento vencido. Na tarde de hoje, algumas se avistava de longe, facilitando a fuga pela primeira à esquerda ou à direita, além de provocar imensos congestionamentos. Aglomera-se um grande número de policiais num lugar só e, à tres quadras dalí, o crime ocorrendo, essa tal de mega operação é mais uma “fumaça” vendida aos olhos sei lá de quem. Na minha modesta opnião, tais policiais, em grupos de 3 ou 4, em duas ou quatro rodas ou a pé, conforme o local,surtiriam muito mais efeito. E torno a dizer, ainda existe cia da PM na área central com uma, sim, apenas uma viatura para atender a área e, no seu páteo, inúmeras viaturas quebradas aguardando conserto. Mega operação, mega bloqueio??????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Fui!!!

    Curtir

  19. Tenho que ser sincero nem perco o meu tempo lendo o que o secretino rumina na mídia, nem ele e nem o comando da mega, blater, plus fala são de uma obviedade de dar inveja a qualquer alienado mental.
    Estes caras quando não fala m….falam b….., não necessariamente nesta ordem no Estado de São Paulo o que está ocorrendo é uma guerra só quem não vê são o secretino, os oficiais da mega, o (des) governador e alguns Drs da policia civil que não citarei o nome do Cordeiro para não perder o bom humor.

    Curtir

  20. Fim da linha para a PC, Amigos, estive um dia desse, acompanhando um amigo no plantão policial de itanhaém, e fiquei abismado com as condições de trabalho que se sujeitam os colegas. Aquilo mais parecia uma pocilga, do que um lugar adequado para exercer suas funções e mesmo para atendimento do público. A sala do plantão fica nos fundos de um corredor escuro, sem acomodações, caso esteja chovendo, a escrivã digitando o bo, com as partes se debruçando em cima dela, pois não há espaço de separação, em fim, quando cheguei em casa, tirei as roupas, separei as e fui tomar um banho, porque a imundice naquele plantão, poderia me contaminar de alguma doença. Quem não acredita, faça uma visitinha. VERGONHA…

    Curtir

  21. To quase acreditando que o PCC já se infiltrou neste site, quanta merda, jogos e intrigas…enquanto isso policiais morrendo na frente dos filhos. a culpa será de quem hein.

    Curtir

  22. A Policia do estado alem de ficar totalmente a merce de um governo imconpetente , omiso e mentiroso ,que encoberta a verdadeira realida , esta totalmente desamparada !!!.
    Enquanto sao somente policias mortos ,para o governo tudo bem !
    Quando PCC atacar diretamente em emboscadas esses Politicos ( tendo acesso aos seus endereços e rotinas ) , talvez alguma mudança ocorra ….
    Que Deus e as Armas protejam a todos os Policiais !!!
    E Parabens a Rota e aos demais Policiais , que estão no Combate diario !!!
    Que PCC e PSDB encontrem o mesmo Fim!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.