Vítimas de homicídios dolosos aumentam 12,4% em SP; latrocínios crescem 71,4% 15

            25/09/2012 | 21h26min

Dados divulgados nesta terça-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que o número de vítimas de homicídios dolosos no Estado cresceu 12,4% em agosto deste ano em comparação com o mesmo período de 2011.

No total, foram 417 vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar) no Estado em agosto de 2012, contra 371 no mesmo período do ano passado. Em média, mais de 13 pessoas foram assassinadas por dia no Estado em agosto.

As 417 vítimas de agosto deste ano morreram em 391 ocorrências de homicídio, já que há registros com duas ou mais vítimas –duplo ou triplo homicídio e chacinas. Em agosto de 2011, foram 360 ocorrências.

O aumento ocorre após uma queda de 3,6% nos homicídios dolosos em julho, na comparação com o mesmo mês de 2011. No primeiro semestre, em meio a uma escalada de violência no Estado, os homicídios subiram 21,8%.

As tentativas de homicídios também aumentaram na comparação com agosto do ano passado, de 410 para 512 (24,9%). Entre os crimes violentos, o que sofreu a maior alta foi o latrocínio (roubo seguido de morte): em agosto de 2011, foram 14 casos, contra 24 no mesmo mês deste ano –aumento de 71,4%. Com relação ao número de vítimas de latrocínio, o aumento foi de 75% (de 16 para 28).

Já os estupros aumentaram 31,8%, de 898 para 1.184 casos –mais de 38 estupros por dia no Estado. As ocorrências de tráfico de drogas também subiram, de 3.043 em agosto de 2011, para 3.696 no mesmo período deste ano, o que representa alta de 21,1%.

Roubos e furtos

Os dados indicam que houve queda no número de roubos em geral no Estado –que exclui roubo de veículo. Foram 21.579 casos em 2011, contra 20.539 em 2012, redução de 4,8%. Osroubos de veículos subiram 3,9%, de 6.974 casos para 7.244.

Com relação aos furtos (subtração de bem na ausência da vítima), os dados permaneceram praticamente estáveis: foram 47.049 casos em agosto de 2011, contra 47.358 neste ano –variação de 0,66%. Os furtos de veículos aumentaram 2% –9.532 para 9.719 ocorrências.

Números da capital

Na capital paulista, o número de vítimas de homicídios dolosos aumentou 20%, de 95 para 114. As tentativas de homicídios subiram 45,7% (92 para 134), os estupros, 33,2% (223 para 297), e as ocorrências de tráfico de drogas, 35,4% (557 para 754).

Embora tenham aumentado em todo o Estado, os casos de latrocínios caíram 50% na capital –de oito para quatro. O número de vítimas de latrocínio também caiu, de nove para quatro –redução de 66%. Também houve queda de 4,8% no número de roubos em geral (de 10.303 para 9.810).

UOL

Um Comentário

  1. O grande problema é que a Imprensa e o Governo divulgam apenas números de homicídios, que no Governo PSDB sempre baixam, com o intuito de atingir a meta determinada pela ONU.
    Nós policiais sabemos que o número de homicídios teve uma queda em SP devido à ordem do PCC que evita matar por dívidas de drogas, por outro lado agora o Governo sente o efeito colateral com o aumento de mortes pela PM, a meta determinada pela ONU fica mais distante

    Curtir

  2. O que é realmente revoltante, é que vai aparecer um artista dizendo que esta “tudo dentro de uma normalidade”, isto porque o cara não reside em periferia e seus filhos não precisam andar nas ruas, com um agravante de ser familiar de Policial. Mas as eleições futuras, acredito, vão corrigir este erro.

    Curtir

  3. UMA DAS MINHAS GRANDES ALEGRIAS NESSE ULTIMO ANO VER O VAMPIRO COM MAIOR INDICE DE REJEIÇÃO. PRO INFERNO TUCANALHAS MALDITOS!

    Curtir

  4. A ilustração ai de cima é perfeita, retrata o que o “ilustre” fez o governo todo.

    Será que ex governador tem direito a segurança particular paga pelo estado ? tomara que não, assim vai ter que viver como qualquer paulista normal e sofrer as mesmas privações.

    Curtir

  5. Eu sei quem sou :
    O grande problema é que a Imprensa e o Governo divulgam apenas números de homicídios, que no Governo PSDB sempre baixam, com o intuito de atingir a meta determinada pela ONU.
    Nós policiais sabemos que o número de homicídios teve uma queda em SP devido à ordem do PCC que evita matar por dívidas de drogas, por outro lado agora o Governo sente o efeito colateral com o aumento de mortes pela PM, a meta determinada pela ONU fica mais distante

    Onde esta escrito que tem que cumprir metas da ONU ?
    Outro dia li aqui que pra ter uma cadeira permanente na ONU o Brasil que que desmilitarizar as polícias, onde ta escrito isso ?

    Curtir

  6. HÁ UNS ANOS ME DISSERAM O SEGUINTE: A CARA DA VÍTIMA É SER VÍTIMA, A CARA DO LADRÃO É SER LADRÃO, E A CARA DO POLÍCIA É SER POLÍCA!
    A MINHA ESTÁ SEMPRE NA CINTURA!!
    PARA QUEM ENTENDEU ABRAÇOS!!

    Curtir

  7. JOSÉ MANOEL..VULGO ZÉ MANÉ DA PC :
    HÁ UNS ANOS ME DISSERAM O SEGUINTE: A CARA DA VÍTIMA É SER VÍTIMA, A CARA DO LADRÃO É SER LADRÃO, E A CARA DO POLÍCIA É SER POLÍCA!
    A MINHA ESTÁ SEMPRE NA CINTURA!!
    PARA QUEM ENTENDEU ABRAÇOS!!

    A sua esta na cintura e a da sua família (namorada, esposa, filhos, pais, amantes, etc)?

    Curtir

  8. Com a palavra o corno do capitão do mato ferreira pinto.
    Pinto? cadê, onde, quando, sumiu.
    É assim a segurança pública do Estado de São Paulo, dirigidas por um governador “chuchu”, incompetente, omisso, sem vergonha, etc e um secretário”pinto”, despreparado, corno, letárgico, etc.
    Enquanto o Estado do Rio tem um secretário preparado (Beltrami), que o seu trabalho vem dando resultado em prol da sociedade, o Estado de São Paulo tem o “Pinto”, que o seu trabalho tambem vem dando resultados, pois ele está acabando com as duas polícias e favorecendo seus parceiros do P.C.C

    Curtir

  9. Mais uma baixa na guerra contra a ditadura tucana.

    Este é o último post do Blog do Pannunzio. Escrevo depois de semanas de reflexão e com a alma arrasada — especialmente porque ele representa um vitória dos que se insurgem contra a liberdade de opinião e informação.

    O Blog nasceu em 2009. Veiculou quase oito mil textos. Meu objetivo era compor um espaço de manifestação pessoal e de reflexão política. Jamais aceitei oferta de patrocínio e o mantive exclusivamente às expensas do meu salário de repórter por achar que compromissos comerciais poderiam conspurcar sua essência.

    Ocorre que, em um País que ainda não se habituou à crítica e está eivado de ranços antidemocráticos, manter uma página eletrônica independente significa enfrentar dificuldades que vão muito além da possibilidade individual de superá-las.

    Refiro-me às empreitadas judiciais que têm como objetivo calar jornalistas que não se submetem a grupos politicos, ou a grupos dei interesse que terminaram por transformar a blogosfera numa cruzada de mercenários virtuais.

    Até o nascimento do Blog, enfrentei um único processo judicial decorrente das milhares de reportagens que produzi para a televisão e o rádio ao longo de mais de três décadas. E ganhei.

    Do nascimento do blog para cá, passei a responder a uma enxurrada de processos movidos por pessoas que se sentiram atingidas pelas críticas aqui veiculadas. Alinho entre os algozes o deputado estadual matogrossense José Geraldo Riva, o maior ficha-suja do País; uma quadrilha paranaense de traficantes de trabalhadores que censurou o blog no fim de 2009; e o secretário de segurança de São Paulo, Antônio Ferreira Pinto, cuja orientação equivocada acabou por transformar a ROTA naquilo que ela era nos tempos bicudos de Paulo Maluf.

    A gota d`água foi uma carta que recebi do escritório de advocacia que representa Ferreira Pinto num processo civil, que ainda não conheço, comunicando decisão liminar de uma juíza de primeiro grau que determinou a retirada do ar de um post cujo título é “A indolência de Alckmin e o caos na segurança pública”. O texto contém uma crítica dura e assertiva sobre os desvios da política adotada pelo atual secretário e pelo governador, mas de maneira alguma contém afirmações caluniosas, injuriosas ou difamatórias.

    A despeito dessa convicção, o post já foi retirado do ar. Determinação judicial, no entendimento deste blogueiro, á para ser cumprida. Vou discuti-la em juízo assim que apresentar minha defesa e tenho a convicção de que as pretensões punitivas de Antônio Ferreira Pinto não vão prosperar.

    Ocorre que o simples fato de ter que constituir um advogado e arcar com o ônus financeiro da defesa já representa um castigo severo para quem vive exclusivamente de fontes lícitas de financiamento, como é o meu caso. E é isso o que me leva à decisão de paralisar o Blog. A cada processo, somente para enfrentar a fase inicial, há custos que invariavelmente ultrapassam cinco ou dez mil reais com a contratação de advogados — e ainda assim quando os honorários são camaradas.

    É por estas razões que esta página eletrônica vai entrar em letargia a partir de agora. O espaço vai continuar aqui, neste endereço eletrônico. O acervo produzido ao longo dos últimos quatro anos continuará à disposição dos internautas para consulta. E eventualmente, voltarei a dar meus pitacos quando entender que isso é necessário. Mas a produção sistemática de textos está encerrada.

    Espero voltar a esta atividade quando perceber que o País está maduro a ponto de não confundir críticas políticas com delitos de opinião. Quando a manifestação do pensamento e a publicação de fatos não enseje entre os inimigos da liberdade de imprensa campanhas monstruosas como esta que pretende ’kirsnhnerizar’ o Brasil, trazendo de volta o obscurantismo da censura prévia.

    Por fim, digo apenas que essa pressão judicial calou o blog, mas não conseguiu dobrar a opinião do blogueiro. E que me sinto orgulhoso por ter conseguido cumprir o compromisso que me impus de respeitar a opinião alheia mesmo quando ela afronta a do editor. Aqui, nunca houve censura a comentários dos leitores que discordavam da minha maneira de ver o mundo. E esta é minha prova de apreço pela liberdade de expressão — inclusive quando ela me desfavorece.

    A vocês que me acompanharam deixo meu muito obrigado. A gente vai continuar se encontrando em outra seara, a da televisão.

    Muito obrigado. E até breve.

    Curtir

  10. EM NÚMEROS ABSOLUTOS

    CONTINUAMOS COM NÚMEROS DE GUERRA

    AS VARIAÇÕES PERCENTUAIS

    ESCONDEM A QUANTIDADE DE SANGUE DERRAMADO

    JÁ QUE ISTO NÃO SE CONSEGUE VIASUALIZAR

    NOS ÍNDICES “””””TÃO BEM TRABALHADOS ESTATISTICAMENTE”””””

    QUEM SABE ASSIM FICA MELHOR:

    “”””SIC Por incrível que possa parecer nos últimos 20 anos o número de assassinatos em nosso país cresceu 237% recente pesquisa divulgada pela ONU indicou que todos os anos 40.000 pessoas perdem suas vidas no Brasil vítimas da violência, isso representa 11% das vítimas de todo o planeta. “”””” http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1663/Os-numeros-da-violencia-urbana-no-Brasil-no-seculo-XXI//

    EU SOU PÉSSIMO EM MATEMÁTICA MAS VOU ME ESFORÇAR

    40,000 POR ANO

    VOU CONSIDERAR QUE CRFB DE 1988
    TENHA SIDO O MARCO GARANTISTA DE ALGUM DIREITO !!!!!

    ENTÃO 40.000 X 20 ANOS IGUAL 400.000

    MEIO MILHÃO DE ALGUMA COISA MORREU

    PQ PESSOAS??? NÃO SOMOS, SERES HUMANOS???NÃO SOMOS, BRASILEIROS??? NÃO SEI O QUE É????

    ENTÃO SRS VEJAM

    SÃO 25 CAMINHÕES ENFILEIRADOS DE 2O.000 LITROS DE SANGUE
    quando vc for para rua hoje e ver um caminhão destes imagine !!!! só imagine !!!!

    JOGADOS NO ESGOTO

    É O SANGUE DO SEU FAMILIAR, DO SEU AMIGO, DO SEU IRMÃO

    QUE FOI DERRAMADO

    PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGAMASSA CHAMADA

    FALACIA DEMONIOCRATICA DE NENHUM DIREITO

    PRECISA TER IDEOLOGIA PARA SE INDIGNAR????

    PRECISA PERTENCER A UM PARTIDO POLÍTICO PARA QUERER FAZER ALGUMA COISA ???

    PRECISA DESENHAR MAIS O QUE ????

    Curtir

  11. Desiludido :

    Eu sei quem sou :
    O grande problema é que a Imprensa e o Governo divulgam apenas números de homicídios, que no Governo PSDB sempre baixam, com o intuito de atingir a meta determinada pela ONU.
    Nós policiais sabemos que o número de homicídios teve uma queda em SP devido à ordem do PCC que evita matar por dívidas de drogas, por outro lado agora o Governo sente o efeito colateral com o aumento de mortes pela PM, a meta determinada pela ONU fica mais distante

    Onde esta escrito que tem que cumprir metas da ONU ?
    Outro dia li aqui que pra ter uma cadeira permanente na ONU o Brasil que que desmilitarizar as polícias, onde ta escrito isso ?

    http://www.journalmural.com/2009/06/o-brasil-no-conselho-de-segurana-da-onu/

    Curtir

  12. As policias fardadas estaduais, atual PMs, foram impostas na constituição por força das imposições que seus estrelinhas fizeram junto aos congressistas.

    Em meu entendimento, militar são os integrantes do Exército, da Marinha e Aéreonautica.

    Se liga São Paulo,

    Acorda Brasil

    Curtir

  13. 26/09/2012 20:10
    Da Tribuna
    Da Redação

    Bom momento

    Luiz Cláudio Marcolino (PT) elogiou o governo federal pelo bom desempenho econômico. O parlamentar listou alguns fatores motivadores do atual processo de crescimento do país: declínio da dívida do setor público, reservas internacionais elevadas, autossuficiência energética e crescimento da classe média e dos empregos formais, entre outros. “Trata-se de um belo momento da economia brasileira, resultado do bom trabalho desenvolvido pelo governo federal”, disse. (DA)

    Reaja São Paulo

    “Deixo meu pesar e minhas orações. Peço que Deus dê forças à família e aos amigos”, disse Olimpio Gomes (PDT). O deputado lamentou a morte de um policial militar provocada por um acidente em uma aula de instrução de tiro. O parlamentar convidou todos para uma audiência pública, que será realizada no dia 15/10, na Alesp: “Nesse dia será lançada a campanha Reaja São Paulo, com o objetivo de colher assinaturas para criar um projeto de iniciativa popular para tornar hediondos os crimes contra agentes da lei”. (DA)

    Reaja São Paulo 2

    Jooji Hato (PMDB) comentou a audiência publica que será realizada no dia 15/10 na Alesp para colher assinaturas para projeto que torne crime hediondo qualquer ação contra agentes da lei. O deputado questionou se esse projeto não se estenderia ou teria que ter pena maior em caso de civis que sofrem atentados e não têm como se defender. Citou também o assassinato de um empresário em Alphaville, comparando o que vivemos em São Paulo com um filme de faroeste. (JF)

    Caos

    Carlos Giannazi (PT) disse que há uma falência da segurança pública no Estado de São Paulo por culpa da Secretaria da Segurança Pública: “A falta de investimentos nos servidores causou um caos na área”, disse. Pelas informações do parlamentar, há um extermínio de jovens pobres e negros da periferia. “A banda podre da Polícia Militar e o crime organizado estão exterminando nossos jovens e isto não pode ocorrer”, finalizou. (GA)

    Recursos federais

    Luiz Cláudio Marcolino (PT) informou que foi aprovada nesta terça-feira, 25/9, nas comissões de Finanças e Orçamento, e de Transportes, autorização para contrair empréstimo para a realização de duas grandes obras no Estado: a expansão da linha 5 ” Lilás do metrô e a duplicação da rodovia Tamoios, que vai de Taubaté até o Litoral Norte. Segundo o parlamentar, no dia 10/10, será realizada audiência pública para discutir as obras. “A presidente Dilma está alocando recursos no Estado”, finalizou. (IR)

    Problema complexo

    “Ouvimos propostas absurdas dos políticos e não podemos condenar quem as faz. Temos que pedir que entendam a realidade. Não adianta o mecânico ensinar ao médico como fazer medicina”, disse Rafael Silva (PDT). O parlamentar considera que o problema da segurança pública seja muito mais complexo do que os políticos imaginam. “Os ingredientes para resolver o problema são muitos. O ser humano é muito complexo”. O parlamentar disse esperar que, no futuro, políticos que entendem desse assunto possam governar. (IR)

    Manifestação de professores

    Carlos Giannazzi (PSOL) comunicou que os profissionais da Educação realizarão manifestação, no próximo dia 28/9, na Praça da Republica, em frente da Secretaria da Educação do Estado, para reivindicar o cumprimento da Lei 11.738/2008, que fixa a jornada de trabalho e o piso do magistério. O parlamentar criticou ainda a Lei 1.093/2009, que autoriza o Estado a contratar professor por tempo determinado, de 40 dias, o que prejudica milhares de alunos. (JF)

    Curtir

Os comentários estão desativados.