Quem não morreu está vivo 7

26/09/2012-17h46

Após alta em homicídios, governo paulista troca comando da Rota

VERA MAGALHÃES EDITORA DO PAINEL FÁBIO ZAMBELI DO PAINEL

Atualizado às 19h44.

Um dia após a divulgação de nova alta na estatística de homicídios em São Paulo, o governo paulista trocou nesta quarta-feira (26) o comando da Rota, tropa de elite da Polícia Militar. O tenente-coronel Nivaldo César Restivo assumirá o lugar de Salvador Madia, que ocupava o posto desde novembro e será destacado para o 4º Batalhão do Choque.

Homem de confiança do secretário Antonio Ferreira Pinto (Segurança Pública), Madia é um dos réus do chamado “massacre do Carandiru”, que resultou em 111 mortes de presos em 92. Ele substituiu Paulo Telhada, hoje candidato a vereador pelo PSDB. Nos primeiros cinco meses do ano, levantamento da Folha mostrou que o grupo comandado por Madia aumentou em 45% sua letalidade em relação ao mesmo período de 2011.

No episódio mais polêmico, no último dia 12, confronto entre policiais da Rota e supostos integrantes da facção criminosa PCC resultou em nove mortes numa chácara da cidade de Várzea Paulista.

À ocasião, Geraldo Alckmin defendeu a ação da PM: “Quem não reagiu está vivo”, declarou o governador ao ser questionado por jornalistas a respeito da operação.

Em nota, a SSP (Secetaria de Segurança Pública) informou que a troca no comando da Rota faz parte de mudanças rotineiras da PM e não tem relação com o aumento nos índices de criminalidade no Estado.

A SSP disse ainda que a decisão foi tomada em agosto, mas só foi publicada hoje no “Diário Oficial”.

HOMICÍDIOS

Dados da Secretaria da Segurança divulgados ontem mostraram que o número de casos de homicídios dolosos (intencionais) subiu no Estado.

No mês passado foram registrados 391 homicídios dolosos no Estado, com 417 vítimas –em uma ocorrência pode haver mais de uma pessoa morta. Em todo o ano, foram 2.924 registros, com 3.109 vítimas.

O aumento no Estado foi de 8,6% em comparação com agosto de 2011 e de 6,3% se analisado o acumulado nos oito primeiros meses do ano.

Na cidade de São Paulo, o crescimento foi maior: 15,2 % em agosto e 15,4% no acumulado do ano.

Veja imagens

TRAJETÓRIA

Novo comandante, Nivaldo Restivo está desde 1982 na corporação, com passagens pelo COE (Comando de Operações Espeiciais) e pela assessoria policial militar da Secretaria de Segurança Publica. Até a mudança, dirigia o 4º Batalhão do Choque, destino do ex-titular da Rota.

Editoria de Arte/Folhapress


I

Um Comentário

  1. 26/09/2012 10:31
    PEC estabelece novo piso salarial para policiais civis
    Da assessoria do deputado José Bittencourt

    Deputado José Bittencourt
    José Bittencourt (PSD) encaminhou ao governo do Estado um documento no qual pede urgência nos trabalhos de análise para a fixação de um piso salarial para os policiais civis, militares e bombeiros de São Paulo. A indicação pede ainda que sejam tomadas providências que garantam melhorias nas condições de trabalho da categoria policial.
    De acordo com o parlamentar, se fazem necessárias também a qualificação dos policiais e a modernização do sistema. “A PEC federal 300, que estabelecia equiparação salarial da categoria no país aos valores praticados no Distrito Federal, foi apensada a outras PECs. Tem havido resistência por parte de alguns governadores à proposta, apesar de as pesquisas apontarem maioria na Câmara a favor da PEC.”
    “Em Caçapava, por exemplo, a vereadora Neide Aparecida da Costa Palmeira encaminhou um pedido à câmara municipal relativo a reajuste à categoria. Trata-se de uma necessidade em todo o Estado”, concluiu o parlamentar.

    jbittencourt@al.sp.gov.br

    Curtir

  2. e assim a população vai sendo “barrigada” com a INsegurança publica do estado de são paulo…

    Curtir

  3. 26/09/2012 20:10
    Da Tribuna
    Da Redação

    Bom momento

    Luiz Cláudio Marcolino (PT) elogiou o governo federal pelo bom desempenho econômico. O parlamentar listou alguns fatores motivadores do atual processo de crescimento do país: declínio da dívida do setor público, reservas internacionais elevadas, autossuficiência energética e crescimento da classe média e dos empregos formais, entre outros. “Trata-se de um belo momento da economia brasileira, resultado do bom trabalho desenvolvido pelo governo federal”, disse. (DA)

    Reaja São Paulo

    “Deixo meu pesar e minhas orações. Peço que Deus dê forças à família e aos amigos”, disse Olimpio Gomes (PDT). O deputado lamentou a morte de um policial militar provocada por um acidente em uma aula de instrução de tiro. O parlamentar convidou todos para uma audiência pública, que será realizada no dia 15/10, na Alesp: “Nesse dia será lançada a campanha Reaja São Paulo, com o objetivo de colher assinaturas para criar um projeto de iniciativa popular para tornar hediondos os crimes contra agentes da lei”. (DA)

    Reaja São Paulo 2

    Jooji Hato (PMDB) comentou a audiência publica que será realizada no dia 15/10 na Alesp para colher assinaturas para projeto que torne crime hediondo qualquer ação contra agentes da lei. O deputado questionou se esse projeto não se estenderia ou teria que ter pena maior em caso de civis que sofrem atentados e não têm como se defender. Citou também o assassinato de um empresário em Alphaville, comparando o que vivemos em São Paulo com um filme de faroeste. (JF)

    Caos

    Carlos Giannazi (PT) disse que há uma falência da segurança pública no Estado de São Paulo por culpa da Secretaria da Segurança Pública: “A falta de investimentos nos servidores causou um caos na área”, disse. Pelas informações do parlamentar, há um extermínio de jovens pobres e negros da periferia. “A banda podre da Polícia Militar e o crime organizado estão exterminando nossos jovens e isto não pode ocorrer”, finalizou. (GA)

    Recursos federais

    Luiz Cláudio Marcolino (PT) informou que foi aprovada nesta terça-feira, 25/9, nas comissões de Finanças e Orçamento, e de Transportes, autorização para contrair empréstimo para a realização de duas grandes obras no Estado: a expansão da linha 5 ” Lilás do metrô e a duplicação da rodovia Tamoios, que vai de Taubaté até o Litoral Norte. Segundo o parlamentar, no dia 10/10, será realizada audiência pública para discutir as obras. “A presidente Dilma está alocando recursos no Estado”, finalizou. (IR)

    Problema complexo

    “Ouvimos propostas absurdas dos políticos e não podemos condenar quem as faz. Temos que pedir que entendam a realidade. Não adianta o mecânico ensinar ao médico como fazer medicina”, disse Rafael Silva (PDT). O parlamentar considera que o problema da segurança pública seja muito mais complexo do que os políticos imaginam. “Os ingredientes para resolver o problema são muitos. O ser humano é muito complexo”. O parlamentar disse esperar que, no futuro, políticos que entendem desse assunto possam governar. (IR)

    Manifestação de professores

    Carlos Giannazzi (PSOL) comunicou que os profissionais da Educação realizarão manifestação, no próximo dia 28/9, na Praça da Republica, em frente da Secretaria da Educação do Estado, para reivindicar o cumprimento da Lei 11.738/2008, que fixa a jornada de trabalho e o piso do magistério. O parlamentar criticou ainda a Lei 1.093/2009, que autoriza o Estado a contratar professor por tempo determinado, de 40 dias, o que prejudica milhares de alunos. (JF)

    Curtir

  4. O comando da PM deveria colocar como comandante da Rota alguém da banda de música da PM, assim quem sabe os pelegos ficariam satisfeitos.

    Curtir

  5. 27/09/2012 – Armas roubadas de firma estão nas mãos do PCC

    Parte das 70 armas roubadas da empresa Quality Inteligência em Segurança Ltda., no Butantã, zona oeste de São Paulo, na manhã do último domingo, pode estar ampliando o poder de fogo da facção criminosa PCC. Essa é uma das linhas de investigação do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Na segunda-feira, os policiais prenderam o vigilante Tiago Torres dos Santos, de 23 anos, que estava de plantão na firma, acusado de facilitar a ação da quadrilha. A reportagem é do jornal Diário de S. Paulo.

    Um dos assaltantes, Antonio Carlos Oliveira de Magalhães, de 35 anos, também foi preso. Ele estava foragido da penitenciária de Valparaíso desde a saída temporária do Dia das Mães. Outros dois ladrões já foram identificados.

    Uma adolescente de 16 anos, mulher de Douglas Maia da Silva, de 28 anos, um dos foragidos, estava na casa onde foram encontrados oito revólveres calibre 38, cinco coletes balísticos, 375 cartuchos para espingarda calibre 12 e 120 munições para revólver. Na residência, em Osasco, na Grande São Paulo, a polícia apreendeu diversos documentos, entre eles “salves” (ordens) escritos pela liderança do PCC.

    Os investigadores da 6ª Delegacia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro do Deic também estiveram na casa do quarto suspeito, Eudes Cristiano do Amaral, onde apreenderam uma pistola de calibre 45, com numeração raspada, que não pertencia à empresa assaltada.

    INVESTIGAÇÃO

    O delegado titular Márcio Martins Mathias explicou que, logo após o assalto, a polícia chamou os vigilantes que, teoricamente, haviam sido rendidos, e os ouviu sepradamente. “Tiago era um deles. Aparentava muito nervosismo e entrou em contradição quando indagado sobre alguns detalhes da dinâmica dos fatos. Por fim, percebeu que não tinha como esquivar-se e confessou ter participado do crime”, disse.

    Segundo Mathias, o vigilante morava na mesma região dos criminosos. Começou a trabalhar na empresa havia oito meses, quando recebeu a proposta de auxiliar no assalto. “Receberia quantia em dinheiro por informações e facilitação do crime”, disse o delegado.

    Os assaltantes dominaram o segundo vigilante em uma passarela e entraram na firma com uma Fiorino roubada. “Tiago deixou o colega entrar com desconhecidos. Estranhamos”.

    Curtir

Os comentários estão desativados.