O Delegado Geral de Polícia, Dr. Marcos Carneiro Lima, terá de se explicar no Judiciário. A decisão é da 3ª Vara da Fazenda Pública, Foro Central, que proferiu despacho, no último dia 31/8, para que Carneiro Lima informe, num prazo de 10 dias, o quadro de cargos de Delegados de Polícia, a lotação circunstanciada, os claros existentes, e ainda os critérios aplicados para o preenchimento dos cargos e para a efetivação de remoções.
O despacho foi motivado pela Ação Civil Pública (0039025-41.2012.8.26.0053), a primeira na história, ajuizada pela Associação dos Delegados de Polícia (Adpesp). Ela foi protocolada no último dia 22 de agosto, com respaldo na defesa da garantia do acesso à prestação Jurisdicional e da transparência administrativa. O objetivo foi o de sanar grave omissão do Delegado Geral no cumprimento da Resolução SSP 303/2009.
Histórico
A Resolução determina a elaboração, pela Delegacia Geral de Polícia, de um fluxograma sistematizado do quadro de efetivo de cada unidade administrativa policial. A finalidade é gerir, de forma eficiente, a lotação dos Delegados de Polícia nos diversos Distritos paulistas. A orientação, contudo, não foi respeitada e a negligência fez a Adpesp recorrer ao Judiciário.
Até esta data ninguém sabe informar com exatidão para onde irão os 200 novos Delegados de Polícia em curso na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, haja vista a inexistência desse estudo que apontaria, extreme de dúvidas, quais cadeiras e delegacias necessitam dos novos profissionais, deixando a designação no plano subjetivo o que acarreta a mais clara demonstração de descumprimento da lei.
“Assim, procurando zelar pelas garantias fundamentais constitucionais do povo de São Paulo, através do eficiente e transparente trabalho dos Delegados de Polícia, espera-se que o Poder Judiciário continue cumprindo a legislação vigente, proporcionando a prestação de serviço público de qualidade, tão árdua e diuturnamente buscada pelos Delegados de Polícia de São Paulo”, registrou a Adpesp na ação.
A íntegra da Ação Civil Pública está disponível na área reservada do site para seus associados.
TEM MUITOS DELEGADOS QUE TOMAM BICAS SÓ PORQUE O CHEFE NÃO FOI COM A CARA DELE…..EXPLICA AI AS ARBITRARIEDADES NESSE ÚLTIMOS 20 ANOS DE PSDB !!! NÃO É MILITAR PARA OBEDECER ORDENS OU RECEBER BUTINADAS NA BUNDA !!! BEM FEITO, TEM QUE EXPLICAR ISSO DIREITINHO, TEM ALGUNS DELEGADOS DE 2ª CLASSE MANDANDO MAIS QUE ALGUNS DE 1ª CLASSE !! TEM ALGUNS QUE PODERIA SER TITULARES E NÃO SÃO, JÁ OS PROTEGIDOS NÃO PEGAM A FILA !!! TEM CIDADES QUE TEM BASTANTE DELEGADOS E OUTRAS NEM TEM DELEGADOS !!!!! TEM UM MONTE DE ASSISTENTES QUE SÓ ASSISTEM , TRABALHAR QUE É BOM NADA !!!! É PRECISO FAZER UMA REDISTRIBUIÇÃO DOS DELEGADOS NO ESTADO INTEIRO E COM CRITÉRIOS BASEADOS NO DIREITO PELA ANTIGUIDADE E CLASSE !!! OS MAIS NOVOS TEM QUE TOCAR DISTRITOS, JÁ AS ESPECIALIZADAS TEM QUE SER TOCADAS POR DELEGADOS MAIS ANTIGOS!!!! FAZ TEMPO QUE O POSTE FAZ XIXI NO CACHORRO, JÁ VIROU ATÉ HÁBITO DE NÃO SE RESPEITAR A HIERARQUIA !!!! DIZEM QUE É ASSIM “MANDA QUEM PODE E OBEDECE QUEM TEM JUÍZO”. AGORA CHEGOU A HORA DE EXPLICAR OS ABUSOS !! DEMORA MAIS VEM A BRONCA!!! ESSE MODELO IMPLANTADO DURANTE ESSES 20 ANOS DE PSDB ONDE O PROTECIONISMO E DISTRIBUIÇÃO DE DELEGADOS DE ACORDO COM INTERESSES PARTICULARES TEM QUE ACABAR!!! TRANSFERIR DELEGADOS EM RAZÃO DE INTERESSES DE PARTICULARES TAMBÉM É MUITO ERRADO !
CurtirCurtir
13/09/2012 06h37 – Atualizado em 13/09/2012 07h10
Policial civil morre após trocar tiro com colegas na Zona Norte de SP
Sem saber, duas equipes trabalhavam em uma mesma investigação.
No momento de fazer o flagrante, elas entraram em conflito.
Do G1 SP
12 comentários
Um policial civil de 29 anos morreu após ser baleado por um colega na noite desta quarta-feira (12), na Zona Norte de São Paulo. Os dois faziam parte de delegacias diferentes, mas trabalhavam, sem saber, na mesma investigação de roubo de caminhão. No momento do flagrante, uma equipe achou que a outra era o grupo de criminosos e começou a troca de tiros.
Os investigadores da Divecar, uma divisão especializada do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), e do 90º Distrito Policial, do Parque Novo Mundo, na Zona Norte, estavam à paisana em um terminal de cargas para flagrar suspeitos de roubar um caminhão.
Os investigadores das duas equipes aguardaram a chegada dos criminosos ao terreno próximo da Rodovia Fernão Dias, na Vila Medeiros, usado como estacionamento de caminhões.
O delegado do 90º Distrito Policial, Edvaldo Faria, contou que quatro policiais do Deic decidiram ver o caminhão de perto. Nesse momento, os investigadores da outra equipe fizeram a abordagem. Eles imaginaram que os policiais do Deic fossem os ladrões. “Existe comunicação, sim, mas não num caso como esse”, explicou Faria.
No tiroteio, dois investigadores foram baleados. Um levou um tiro de raspão. Leonardo Andres Rodrigues Aguiar, do 90º DP, morreu no hospital. Ele estava na polícia desde dezembro de 2010.
No terminal de cargas, quase sem iluminação, os peritos recolheram pelo menos oito cápsulas de dois calibres diferentes. O caso vai ser investigado pela Corregedoria Geral da Polícia Civil. Os delegados do Deic estiveram no local, mas não quiseram comentar o caso com a equipe de reportagem do Bom Dia São Paulo.
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e Senhores.
É extremamente maléfico e totalmente prejudicial à saúde, comentar determinados assuntos, especialmente àqueles que façam alusão à questão administrativa de determinados, principalmente no que tange aos nossos Superiores.
Outro dia, fiquei indignado com uma conduta não muito respeitosa entre companheiros de trabalho. Mas, não era tão somente uma discussão, aos olhos de um leigo, dava-se nítida impressão de humilhação e imposição ditatorial.
Estas atitudes geralmente não são muito bem vistas e muito menos bem receptivas, visto que do lado contrário tratava-se de subalterno e, este certamente não engoliu o desaforo.
Não tenho por hábito recriminar ou condenar alguém, muito menos discutir “Sexo de Anjo”, mas de uma coisa eu sei:
“O meu sangue não é de barata e muito menos levo contendas para minha casa e, Rostinho que mamãe acariciou, malandro não bate não”. Por isso que eu sempre digo:
“Respeito, sensatez, discernimento, companheirismo e um bom tempero, servem para fazer um bom caldo” e, nunca fez mal a ninguém.
Seria ilógico e irracional de minha parte atestar ineficiência administrativa de alguém ao bel prazer, a menos que estes me avocassem e gentilmente pedissem minha opinião profissional a respeito.
Portanto: “Colocar a colher de pau no angu dos outros não é inteligente e muito menos salutar ou prazeroso”.
Agora eu pergunto:
Quem não tem problemas?
E digo mais: Se eventualmente aparecer uma alma me contestando, esta certamente não é deste mundo.
Caronte.
CurtirCurtir
E as associações e sindicatos do “restopol”… não irão ingressar com qualquer ação na justiça para obrigar as “Autoridades Policiais” a efetivamente cumprirem a lei e exercerem as suas funções sem delega-las ao “restopol”???
Enquanto isto vemos a Adesp se organizando cada vez mais e buscando tornar forte a classe que ela representa. Meus parabéns por isto.
Até quando o “resto” vai continuar inerte e desunido… Será que o “resto” aguarda cair alguma migalha do céu? Ou quem sabe tentar ficar no rabo de saia dos delegados para ver se recebe algo?
Parece uma multidão sendo refém de um indivíduo armado… ninguém quer ser o primeiro a morrer… e enquanto isto todos ficam presos a medos injustificáveis, com mordaças psicológicas…
De nada adianta muita firula, conversa fiada sem ação.
CurtirCurtir
Um dos maiores dramas que vivemos é o déficit de pessoal. Não é possível a Polícia Judiciária do maior, mais rico, mais populoso e mais povoado estado da federação não chegar a 50 mil profissionais.
E, nem se alegue que eventual “inchaço” na Instituição traria prejuízos aos “holleriths”, pois a situação salarial nem tem como ficar pior.
Como está a Instituição hoje, acaba sendo transformada em “xerox preta e branca” do fórum. Preta e branca, porquanto sem o “colorido” do conforto, do prestígio e dos altos subsídios dos integrantes do Judiciário.
Hoje, as Especializadas fazem alguma produção (por produção leia-se “estatística”) e as Delegacias de base territorial ficam limitadas a produzir toneladas de papel, trabalhando quase que exclusivamente na “autoria conhecida”.
Onde está a investigação da autoria desconhecida, grande vocação da Polícia Civil?
Este problema não começou com o Dr. Marcos Carneiro, que também herdou uma situação já bastante caótica em termos de “claros” existentes, mas ele mesmo poderia fazer uma gestão mais proficiente se contasse com mais pessoal.
Minguando na autoridade e na “alteridade”, a Polícia Civil acabará engolida por outras instituições/corporações. Apetites para isto não faltam!
CurtirCurtir
A redução dos quadros da PC decorre das “teorias” inoculadas pelo especialista Cel. José Vicente da Silva, que entre outras impropriedades, já nos anos 1990, pregava que a polícia judiciária não poderia contar com um quadro beirando a metade do policiamento ostensivo. Afirmava que em outros países a polícia judiciária contava cerca de 10%%; quando muito apenas cerca de 25%. O PSDB comprou a ideia, tanto que as vagas e concursos foram diminuindo durante o “reinado” Tucano. Assim, a PM vem crescendo enquanto a PC diminui. Os vencimentos da PM, por meios tortos, só aumentam. A PC agora só forma escrivães plantonistas e investigadores de crimes cibernéticos, pois quase ninguém mais ingressa na PC com a finalidade de fazer polícia nas quebradas.
CurtirCurtir
XÔ PSDBOSTA!!!XÔ TUCANALHAS!!! E TODOS AQUELES MALEDITOS QUE SE ARGOLARAM À ESSES desADMINISTRADORES DE MERDA, AFUNDARAM O ESTADO DE SÃO PAULO E JUNTO A POLICIA CIVIL.
CurtirCurtir
precisamos de mais policiais civis urgentemente, temos que aumentar a presença da pc no estado, sob pena de termos nossas funções usurpadas (mais ainda) a pretexto de colaboração amiga e desinteressada. não vamos baixar a cabeça. exemplo deram os policiais rodoviários federais, que fizeram greve e entregaram os cargos de confiança (chefia). compromisso com a carreira e não com a “cadeira”
CurtirCurtir
Vc conhece algum chefe da PC que entregaria o cargo? Eu não.
CurtirCurtir
nen eu
CurtirCurtir
ACREDITO QUE O NOSSO SILÊNCIO FAZ MAS MAL, FOI ISSO QUE ACONTECEU DURANTE 20 ANOS DE PSDB NO GOVERNO……..DEVEMOS OPINAR, CRITICAR, DENUNCIAR, ENFIM, BOTAR A BOCA NO TROMBONE SIM. TEMOS EXEMPLOS DE SOBRA QUANTO A COVARDIA INSTALADA DURANTE ESSES 20 ANOS, NEM DÁ PARA CONTAR NOS DEDOS, SÃO ABUSOS E MAIS ABUSOS COMETIDOS PELA ADMINISTRAÇÃO DO ALTO ESCALÃO, UMA DELAS É DEMISSÃO DO DR. GUERRA, MAS EXISTE MUITOS ABUSOS E NÓS SEMPRE FICAMOS CALADOS COM MEDO DE RECEBER UMA FLECHADA, MESMO ASSIM ESTAMOS COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU. EU PERGUNTO ….ADIANTOU ALGUMA COISA NOSSO SILÊNCIO? ESTAMOS NUMA MERDA DANADA, EXCETO OS PROTEGIDOS E OS QUE RECEBEM OS PFs. PORTANTO AMIGO, EU ENTENDI PERFEITAMENTE SUA COLOCAÇÃO, MAS NÃO CREIO QUE DEVEMOS NOS SILENCIAR NÃO, SABEMOS PERFEITAMENTE QUEM JOGA NO TIME DA POLÍCIA CIVIL E AQUELES QUE EM RAZÃO DOS BENEFÍCIOS PREFEREM FICAR DO LADO DOS QUE SÃO CONTRAS. NOSSA POLÍCIA CIVIL SÓ ESTA RUIM PORQUE NÃO EXISTE POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA ADEQUADA, ISSO COM TOTAL AMPARO DO ALTO ESCALÃO, SE NÃO FOSSE ISSO JÁ TERÍAMOS RESOLVIDO ESSA QUESTÃO Á MUITOS ANOS !
QUEM ACEITA O CARGO É PORQUE ADMITE E COMPACTUA COM O MODELO DE POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA.
EU PERGUNTO: PORQUE EXISTE UM GRUPO DE DELEGADOS QUE ESTÃO DO LADO DO GOVERNO E TEM OUTRO GRUPO QUE ESTÃO CONTRA? QUEM NÃO QUER ASSUMIR A BRONCA ENTÃO NÃO ACEITE O CARGO !
CurtirCurtir
Pois é, Dr. Guerra. Enquanto Juiz aposentado e coronel de Força Pública forem considerados “especialistas” em Polícia, e, pior, forem ouvidos, continuaremos na situação em que estamos, com tendências à piora.
CurtirCurtir
Bom Dia!
Senhoras e Senhores.
Meu caro “SILVA”.
Primeiramente eu gostaria de externar algumas considerações:
1) Diuturnamente as Polícias do Estado de São Paulo, vem combatendo infindáveis problemas atinentes ao que podemos chamar de “verdadeiros descasos” que acintosamente a sociedade hoje sofre, porém, todos sabem que muitos destes problemas são oriundos infelizmente de uma péssima gestão e ou uma “máxima” em que muitos membros de Diretoria de alguns Setores Públicos insistem em manter para satisfazer o seu ego ou vaidade. Dando-se nitidamente a impressão de que ainda estamos vivendo numa “Ditadura Governamental”. Pouco importando se de fato toda aquela luta que muitos no passado tiveram com muito idealismo, sofrimentos, cerceamentos, encarceramentos e chegando-se inclusive com alguns exílios e desaparecimentos, com muito suor e muita lágrima, para que hoje nós pudéssemos desfrutar da tão sonhada “Democracia”.
2) Sabemos também que este fato gerador insiste em permanecer anônimo e praticamente invisível, como uma bactéria infecta e mortal, pois nada e absolutamente nada interessa àqueles pertencentes à tão famigerada minoria, de que alguns reles mortais e insignificantes números de estatísticas pertencentes a uma classe tão sofrida e dominada possa um dia conquistar o direito à visão plena da tamanha desfaçatez e do pouco caso que sempre nos apresentaram com versinhos e prosas coloridas.
3) Se de fato estamos hoje sendo vitimados com estes atentados e com estes abjetos inúmeros escabrosos, é porque fatalmente existe um problema crônico e nocivo ao meio e que indubitavelmente sabemos a sua origem e razão. A nós pelo que se apresenta neste palco de eventos, o que nos resta é: Aceitar este inconformismo calado ou levantarmos a bandeira e em ato continuo e por fim, expulsar estas doninhas nocivas.
4) Começar a exigir que se faça realmente justiça e que se ponha um fim nestes abusos que nos é tão nocivo e caro e, que nos cerceia por demasia da nossa almejada liberdade de legitimo cidadão que somos.
5) Se hoje estamos assim meus caríssimos é porque nunca nos foi apresentado soluções obvias e categoricamente objetivas e praticas neste intuito.
6) Se hoje a sociedade mostra-se mais vítima do que nunca é porque pelo que vislumbramos e percebemos, nunca houve de fato interesse neste sentido.
7) Se hoje somos vítimas destes incautos, é porque passamos, atestamos e autenticamos através do nosso voto estes plenos poderes.
8) Se ontem não soubemos votar, hoje ou amanhã tampouco saberemos, pois por mais que se faça ou se tente, muda-se somente a cor da lata, pois o conteúdo é sempre o mesmo e todos sabem que nunca existirá interesse desta afamada minoria em apresentar soluções práticas quer seja no social ou em outros setores porque nunca nos quererão seus próximos para também poder desfrutar da nossa merecida fatia deste enorme bolo e, por serem verdadeiras lagartas egoístas e mesquinhas, somente nos oferecerão como esmolas as abundantíssimas migalhas que caem no chão, que aos olhos destes é o que realmente acham que merecemos.
Sem mais para o momento.
Caronte.
CurtirCurtir
Tem mais, deveria colocar Oficiais Administrativos nas Seccionais, cerca de 10% dos PC estão em Seccinais fazendo serviços de protocolo, pessoal, financeiro, que poderiam ser executados por Oficiais Administrativos.
CurtirCurtir
Eu nunca conheci em meus 26 anos de polícia um delegado geral tão incompetente como esse Dr Carneiro , foi a pá de cal que Ferreira Pinto precisava derramar em cima de nossa instituição , se explicar no judiciário é pouco pra este incompetente !
CurtirCurtir